sábado, janeiro 18

A Natureza do Ser Humano Lição 3 CPAD - Janeiro 2020 – 2ª Parte


A Natureza do Ser Humano

Lição 3 CPAD - Janeiro 2020 – 2ª Parte

Estudo subsídio Pastor e professor univ. Osvarela

Texto Áureo

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espirito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5.23

“23. Ipse autem Deus pacis sanctificet vos totos: et integer spiritus vester, et anima et corpus sine reprehensione in advento Domini nostri Iesu Christi custodiatur:”
Texto Bíblico

Gênesis 1.26-28

26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

28 - E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis 2.7

7 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Continuando:

Jó 32.8 – “Na verdade há um espírito no homem (corpo), e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido.”

Mt 10.28 – “Não temais os que matam o corpo (soma) e não podem matar a alma (yuxh\n) temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”
Veja na tabela abaixo a etimologia de cada parte do Ser Humano, na visão bíblica:
Os pensamentos sobre a natureza do Ser Humano.

Monismo: Mono (um), quase sempre na visão holística – “o homem é o que é

Dicotomia: 2 (dois) e tomo (parte); Há aqueles que entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas partes: corpo e alma (ou espírito). Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como sendo uma e a mesma coisa.

Tricotomia: 3 (três) e tomo (parte)

Existem no mínimo 3 (três) visões sobre a natureza e divisão da natureza do ser humana.

O termo tricotomia significa “aquilo que é dividido em três” ou “que se divide em três tomos”. Quando há separação é só por causa da morte!

“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:11

A origem do homem e na origem do pecado diz respeito fundamentalmente à natureza do relacionamento entre o homem e Deus, tanto em sua comunhão original quanto em sua posterior oposição negativa e desobediente à vontade de Deus. O relacionamento original sempre é considerado como o ideal e a meta de todos os procedimentos futuros de Deus com o homem. As misericórdias de Deus são estendidas aos homens, em Jesus Cristo, o segundo Adão perfeito.

Precisamos entender a questão central da natureza do ser humano:

O homem foi feito à imagem de Deus, porém, há que se entender, que “tendo certa semelhança com a realidade”, mas carecendo, contudo, da plenitude. O homem é, como, diz as Escrituras: “o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, tendo similitude geral com Deus, mas homem não é uma duplicata exata de Deus, aliás, Deus criou outros seres, os angelicais e nenhum deles teve esta expectativa, o que teve se transformou em um anjo caído:

“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ...” Isaías 14:13-15

A Natureza do Ser Humano, envolve certas qualidades concedidas ao, mesmo.

O fôlego da vida (nishmat chayyim) e a alma vivente (nefesh chayyah) têm muito em comum. Ambas podem ser usadas para referir-se tanto a animais como ao homem.

Fôlego (nishmat) embora seja mais associado com o homem, também é designado a animais em 7.22.

Alma vivente se aplica a todos os tipos de animais em Genesis 1.20,21,24,30; 2.19; 9.12,15,16.

O termo hebraico nefesh tem conotação mais ampla que o termo nishmat. Ambos podem significar “respiração, fôlego, hálito”, mas nefesh também inclui estes significados: ser vivo, alma, vida, ego, pessoa, desejo, apetite, emoção e paixão. O homem é único. Ele é o que é, porque Deus... soprou em seus narizes o fôlego da vida.

Deus nunca fez isso com um animal.

O Homem Feito à Imagem de Deus”.

1) Um ser espiritual apto para a imortalidade;

2) Um ser moral que tem a semelhança de Deus;

Um ser intelectual com a capacidade da razão e de governo. (G. B. Williamson).

3) Governo:

Uma das marcas da imagem de Deus foi Ele ter dado ao homem o status e o poder de governante.

O pensamento tricotômico encontrou apoio em vários pais da igreja grega, nos primeiros séculos da era cristã.

A posição do homem, após a morte:

A natureza do ser humano necessita ser visualizada nos aspectos de sua formação (do pó da terra, do espírito – ruach - em suas narinas e sua alma vivente) e considerando-se a questão homem natural e homem espiritual, e sua queda. Deus inalou vida no homem, ato que realça o fato de que a vitalidade do homem e a dinâmica interna vêm diretamente de Deus.

“porquanto és pó e em pó te tomarás (Genesis 3.19). O tipo imediato de morte que o homem sofreu foi espiritual: resultando na separação de Deus, que é espírito.

“E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.” Lucas 16:22,23

O corpo é o veículo adequado para a expressão da alma.

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7

O corpo é apenas a parte tangível, visível e temporal do homem (Lv 4.11; 1Rs 21.27; Sl 38.4; Pv 4.22; Sl 119.120; Gn 2.24; 1Co 15.47-49; 2Co 4.7). O corpo é a parte que se separa na morte física.

A morte é um estado anatural para o homem. E natural para o homem sempre ser corpo. Na morte, o homem fica sem o que é muito importante nele, o corpo .O estado intermediário refere-se à nossa presença consciente com Cristo no céu, como almas sem corpo, entre a morte e a ressurreição de nossos corpos.”

Composição do Homem – tricotomia:

1 Ts 5.23. “O mesmo Deus vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” A Natureza Constitucional do Homem; Heber Carlos de Campos

A alma: A alma como um todo é responsável por diversas coisas: inteligência, vontade, fantasias, etc.

É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. A alma precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A alma é identificada no hebraico do Velho Testamento por nephesh e no grego do Novo Testamento por “psiquê”.

Esses termos indicam a vida física e racional do homem. Os vários sentidos da palavra alma na Bíblia, como sangue, coração, vida animal, pessoa física; devem ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está contida a palavra “alma”.

De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos  como agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior.

Nephesh dá o sentido literal de “respiração da vida” (Sl 107.5,9; Gn 35.18; 1Rs 17.21; Dt 12.23; Lv 17.14; Pv 14.10; Jó 16.13; Ap 2.23; Ecl 11.5; Sl 139.13-16).

Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” Salmos 146:4

O espírito: No hebraico é ruach e no grego, pneuma. O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal (Ec 12.7; Lc 20.37; 1Co 15.53; Dn 12.2). O espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que “corpo, alma e espírito não são outra coisa que a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”. Elienai Cabral - CPAD News

É importante destacar que a tricotomia busca esclarecer que há o homem natural e há o homem carnal.

Coisas diferentes.

Efésios 1.17 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” e “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção”.  Filipenses 1.9

A revelação é ocorre primeiramente em nosso espírito.

O Espírito Santo transmite uma verdade ao nosso espírito, e o nosso espírito para a nossa mente. A mente por si só não pode ter revelação de Deus; esta função é do nosso espírito.

 Muitos membros de igrejas estão vivendo apenas como homens naturais, não conseguem discernir as coisas do espírito, pois não sabem usar seu próprio espírito para discernir a verdade de Deus.

Distinguindo:

“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.”1 Coríntios 2:10-15

O homem pode ser cristão e ser carnal. Mas, o homem natural são todos os homens, antes da conversão a Cristo.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” 1 Coríntios 2:14

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?” 1 Coríntios 3:1-4

Fonte:

O Estado Intermediário, R. C. Sproul

A tricotomia do homem -

Comentário Bíblico – Genesis a Deuteronômio

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger