A Natureza do Ser Humano
Lição 3 CPAD - Janeiro 2020 – 2ª Parte
Estudo subsídio Pastor e professor univ. Osvarela
Texto Áureo
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso
espirito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5.23
“23. Ipse autem Deus pacis sanctificet vos totos: et integer
spiritus vester, et anima et corpus sine reprehensione in advento Domini nostri
Iesu Christi custodiatur:”
Texto Bíblico
Gênesis 1.26-28
26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre
o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou;
macho e fêmea os criou.
28 - E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e
multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do
mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2.7
7 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus
narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Continuando:
Jó 32.8 – “Na verdade há um espírito no homem (corpo),
e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido.”
Mt 10.28 – “Não
temais os que matam o corpo (soma) e não podem matar a alma (yuxh\n) temei, antes,
aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”
Veja na tabela abaixo a etimologia de cada parte do Ser Humano, na visão bíblica:
Os pensamentos sobre a natureza do Ser Humano.
Monismo: Mono (um), quase sempre na visão holística – “o homem é o que é”
Dicotomia: 2 (dois) e tomo (parte); Há aqueles que
entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas
partes: corpo e alma (ou espírito). Os defensores da dicotomia do homem unem
alma e espírito como sendo uma e a mesma coisa.
Tricotomia: 3 (três) e tomo (parte)
Existem no mínimo 3 (três) visões sobre a natureza e divisão da natureza
do ser humana.
O termo tricotomia significa “aquilo que é dividido em três”
ou “que se divide em três tomos”. Quando há separação é só por
causa da morte!
“Porque,
qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem,
que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de
Deus.” 1 Coríntios 2:11
A origem do homem e na origem do pecado diz respeito
fundamentalmente à natureza do relacionamento entre o homem e Deus, tanto em
sua comunhão original quanto em sua posterior oposição negativa e desobediente
à vontade de Deus. O relacionamento original sempre é considerado como o ideal
e a meta de todos os procedimentos futuros de Deus com o homem. As misericórdias
de Deus são estendidas aos homens, em Jesus Cristo, o segundo Adão perfeito.
Precisamos entender a questão central da natureza do ser humano:
O homem foi feito à imagem de Deus, porém, há que se entender, que “tendo
certa semelhança com a realidade”, mas carecendo, contudo, da plenitude.
O homem é, como, diz as Escrituras: “o homem à nossa imagem, conforme a
nossa semelhança”, tendo similitude geral com Deus, mas homem não é uma
duplicata exata de Deus, aliás, Deus criou outros seres, os angelicais e nenhum
deles teve esta expectativa, o que teve se transformou em um anjo caído:
“E
tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus
exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do
norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E
contudo levado serás ao inferno, ...” Isaías 14:13-15
A Natureza do Ser Humano, envolve certas qualidades concedidas ao,
mesmo.
O fôlego da vida (nishmat chayyim) e a alma vivente (nefesh
chayyah) têm muito em comum. Ambas podem ser usadas para referir-se tanto a
animais como ao homem.
Fôlego (nishmat) embora seja mais associado com o homem, também
é designado a animais em 7.22.
Alma vivente se aplica a todos os tipos de animais em Genesis 1.20,21,24,30;
2.19; 9.12,15,16.
O termo hebraico nefesh tem conotação mais ampla que o termo
nishmat. Ambos podem significar “respiração, fôlego, hálito”,
mas nefesh
também inclui estes significados: ser vivo, alma, vida, ego, pessoa,
desejo, apetite, emoção e paixão. O homem é único. Ele é o que é,
porque Deus... soprou em seus narizes o fôlego da vida.
Deus nunca fez isso com um animal.
O Homem Feito à Imagem de Deus”.
1) Um ser espiritual apto para a imortalidade;
2) Um ser moral que tem a semelhança de Deus;
Um ser intelectual com a capacidade da razão e de governo. (G. B.
Williamson).
3) Governo:
Uma das marcas da imagem de Deus foi Ele ter dado ao homem o status
e o poder de governante.
O pensamento tricotômico encontrou apoio em vários pais da igreja
grega, nos primeiros séculos da era cristã.
A posição do homem, após a morte:
A natureza do ser humano necessita ser visualizada nos aspectos de
sua formação (do pó da terra, do espírito – ruach - em suas narinas e
sua alma vivente) e considerando-se a questão homem natural e homem espiritual,
e sua queda. Deus inalou vida no homem, ato que realça o fato de que a
vitalidade do homem e a dinâmica interna vêm diretamente de Deus.
“porquanto és pó e em pó te tomarás (Genesis 3.19).
O tipo imediato de morte que o homem sofreu foi espiritual: resultando
na separação de Deus, que é espírito.
“E
aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão;
e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando
em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.” Lucas 16:22,23
O corpo é o veículo adequado para a expressão da alma.
“E o
pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”
Eclesiastes 12:7
O corpo é apenas a parte tangível, visível e temporal do homem (Lv
4.11; 1Rs 21.27; Sl 38.4; Pv 4.22; Sl 119.120; Gn 2.24; 1Co 15.47-49; 2Co 4.7).
O corpo é a parte que se separa na morte física.
“A morte é um estado anatural para o homem. E natural para o homem
sempre ser corpo. Na morte, o homem fica sem o que é muito importante nele, o
corpo .O estado intermediário refere-se à nossa presença consciente com Cristo
no céu, como almas sem corpo, entre a morte e a ressurreição de nossos corpos.”
Composição do Homem – tricotomia:
1 Ts
5.23. “O mesmo Deus vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma
e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo.” A Natureza Constitucional do Homem; Heber Carlos de
Campos
A alma: A alma como um todo é responsável por diversas coisas:
inteligência, vontade, fantasias, etc.
É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. A alma
precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A alma é
identificada no hebraico do Velho Testamento por nephesh e no grego do Novo
Testamento por “psiquê”.
Esses termos indicam a vida física e racional do homem. Os vários
sentidos da palavra alma na Bíblia, como sangue, coração, vida animal, pessoa
física; devem ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está
contida a palavra “alma”.
De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio
inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos como agentes na exploração das coisas
materiais, para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior.
Nephesh dá o sentido literal de “respiração da vida” (Sl 107.5,9;
Gn 35.18; 1Rs 17.21; Dt 12.23; Lv 17.14; Pv 14.10; Jó 16.13; Ap 2.23; Ecl 11.5;
Sl 139.13-16).
“Sai-lhe
o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus
pensamentos.” Salmos 146:4
O espírito: No hebraico é ruach e no grego, pneuma.
O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal (Ec
12.7; Lc 20.37; 1Co 15.53; Dn 12.2). O espírito é o princípio ativo de
nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre
Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que “corpo, alma e espírito
não são outra coisa que a base real dos três elementos do homem: consciência do
mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”. Elienai
Cabral - CPAD News
É importante destacar que a tricotomia busca esclarecer que há o
homem natural e há o homem carnal.
Coisas diferentes.
Efésios 1.17 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo,
o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno
conhecimento dele” e “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais
e mais em pleno conhecimento e toda a percepção”. Filipenses 1.9
A revelação é ocorre primeiramente em nosso espírito.
O Espírito Santo transmite uma verdade ao nosso espírito, e o nosso
espírito para a nossa mente. A mente por si só não pode ter revelação de Deus;
esta função é do nosso espírito.
Muitos membros de igrejas
estão vivendo apenas como homens naturais, não conseguem discernir as coisas do
espírito, pois não sabem usar seu próprio espírito para discernir a verdade de
Deus.
Distinguindo:
“Mas
Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as
coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas
do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém
sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o
espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos
conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não
com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo
ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o
homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem
loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.”1
Coríntios 2:10-15
O homem pode ser cristão e ser carnal. Mas, o homem natural são
todos os homens, antes da conversão a Cristo.
“Ora,
o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe
parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem
espiritualmente.” 1 Coríntios 2:14
“E
eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais,
como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda
não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois,
havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais,
e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro:
Eu de Apolo; porventura não sois carnais?” 1 Coríntios 3:1-4
Fonte:
O Estado Intermediário, R. C. Sproul
A tricotomia do homem -
Comentário Bíblico – Genesis a Deuteronômio
Nenhum comentário:
Postar um comentário