segunda-feira, janeiro 20

Os Atributos Do Ser Humano LIÇÃO 4 – CPAD Janeiro 2020


Os Atributos Do Ser Humano
LIÇÃO 4 – CPAD Janeiro 2020
Estudo E Subsídio Do Pr. e Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti.” Salmos 32.9
Leitura Bíblica
Romanos 12.1-10
1- Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2- E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3- Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4- Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5- assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6- De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7- se é ministério, seja em ministrasse é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8- ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
9- O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Pensamento introdutório.
apud Beacon:
Conselho (32.8-11)
À luz da última cláusula do versículo 8, lemos esses versículos como uma resposta do Senhor à declaração de confiança do seu servo.
Sempre, o perdão e a fé devem levar à obediência e à retidão.
1- Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
O “aspecto da obediência” ao evangelho deve ser seguido do “aspecto do comportamento”. Guiar-te-ei com os meus olhos (8), ou seja, para a direção certa; ou como algumas versões mais recentes colocam: “Guiar-te-ei com meus olhos sobre ti” (cf.33.18; 34.15); “Instruir-te-ei e te mostrarei o caminho que deves seguir” (Anchor).
Em contraste com a obediência voluntária da alma perdoada está o cavalo (9) ou a mula, cuja obediência deve ser compelida por meio do cabresto e freio.
A expressão: para que se não atirem a ti seria melhor traduzida como “para que possas aproximar-te deles” (Anchor).
Introdução:
Não seja Burro!
O salmo 32 é um poema davídico que fala sobre a importância de não se esconder o pecado, mas confessá-lo e abandoná-lo. No meio desse poema, o leitor é alertado de uma forma inusitada: "Não seja burro!" (Salmo 32.9). É um Salmo de arrependimento, une arrependimento pessoal com instrução.
O poema tem o profundo propósito de mostrar as bênçãos do perdão. Foi escrito depois de Davi ter cometido o grave pecado com Bate-Seba e é um registro de sua confissão e do perdão obtido (ver 2Sm 11;12) em um momento em que foi falto de inteligência e para receber o perdão teve que ser puxado pelas narinas, pelo profeta. A finalidade desta dura instrução era: alertar e impedir que, no futuro, se repetisse sua trágica experiência ou que houvesse uma queda moral de qualquer natureza, o que ele mais precisava era de uma reconsagração da vontade para que Deus pudesse guiá-lo desse momento em diante.
Após a instrução: "Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você." (Salmo 32.8), Deus mostra, que aquele, que não se aplica a suas orientações sem dúvida, aprenderão como os animais citados no texto. O verso citado, mostra como Deus quer que seja o nosso relacionamento com ele
A "burrice" está na necessidade que a pessoa tem de ser controlada, freada, machucada para seguir seu caminho, a exemplo de um cavalo ou burro, que precisa apanhar e sofrer com esporas , freios e rédeas para seguir o caminho que seu dono determina. O ser humano não precisa passar por isso.
Ao estudarmos os Atributos do Ser Humano, sabemos que este foi criado, com:
Ao criar o homem, Deus o criou, para ser uma pessoa que tivesse, os atributos:
a-    autoconsciência,
b-    autodeterminação
c-    auto procriação (na relação macho-fêmea)
d-    amar ao próximo
e-    santidade interior (Ec 7.29; Ef 4.24; Cl 3.10). para se relacionar com Deus o Ser Humano deveria manter a santidade, em forma da Inocência: Deus deixou claro sua relação soberana com o homem e a relação subordinada do homem com Ele. Deus tinha este direito, porque Ele é o Criador e é Santo.
O Que São Atributos?
Atributos são características marcantes e diferenciais. São itens que identificam uma espécie, dando-lhes condições de agir marcando sua personalidade. O homem tem atributos inerentes.
Substantivo masculino O que é próprio, característico de algo ou de alguém; particularidade: a palavra é um atributo do homem. Característica positiva; o que confere um bom conceito a: o professor falava sobre os atributos intelectuais do aluno. Símbolo distintivo: o gládio e a balança são os atributos da Justiça.
Atributos são as particularidades, qualidades e características que são próprias de alguém ou algo. Por norma, os atributos estão relacionados com aspectos positivos.
Os atributos costumam ser características exclusivas de determinada pessoa, grupo ou coisa. Exemplo: “A comunicação escrita e a fala, são atributo dos seres humanos”.
No âmbito filosófico e religioso, os atributos são as particularidades da moral do indivíduo e, do ponto de vista teológico, entendido como as qualidades que pertencem à Deus.

De acordo com alguns teólogos, entre os principais atributos de Deus, a partir dos princípios do cristianismo, está: sabedoria, soberania, santidade, trindade, onisciência, infinitude, fidelidade, onipresença e onipotência.
Aliado a estes atributos o homem recebeu de Deus:
I-             domínio - lavrar e o guardar.
II-            privilégio de explorar a natureza, conservação dos recursos naturais, responsável por
III-          controlar a natureza de modo que a natureza supra as necessidades, de todas as criaturas vivas e não só as necessidades do homem (ver 9.3 sobre a permissão de comer carne).
2- E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O homem é um ser com capacidade interior e entendimento para ter consciência que possui estes atributos e reconheceu de imediato a bênção da procriação e pôde responder a ela, multiplicando a quantidade de seres humanos no Éden.
Abençoar” em relação a um ser racional é ato de transmitir um senso da vontade de Deus para o abençoado. Isto é especialmente significativo para o homem, pois a ordem de procriar coloca a aprovação de Deus no ato de reprodução e o ser humano, não o faz apenas (primariamente), por instinto, como animais, mas o faz por amor, ou não, mas conscientemente, do que está fazendo (é claro. há, que se levar em conta a questão da deturpação, advinda do pecado- a Bíblia diz: “Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal .”).
Essencialmente, a relação homem-mulher na procriação é boa, está dentro da vontade de Deus e é básica para o bem-estar deles.
6- De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7- se é ministério, seja em ministrasse é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8- ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
9- O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Estes atributos, e imagem foi distribuída sem distinção de macho e fêmea, tornando-os iguais diante de Deus: Ser humano!
Definindo os Atributos de Deus.
Definimos o conhecimento de Deus como aquela perfeição pela qual Ele, de maneira singular, conhece a Si mesmo e todas as coisas existente e possíveis, as que são e as que poderiam ser. Sentimos que a maneira é a extensão deste conhecimento são incompreensíveis para nós, mas parte destes atributos foram compartilhados com o Ser Humano de maneira finita..
Os estudos teontológicos, demonstram que, na criação do Imago Dei – Ser Humano – partes da natureza de Deus, pode e é compartilhada com o ser humano, que podemos chamar de: "atributos comunicáveis". Sempre partindo do princípio de que o Ser Humano não tem capacidade intelectual para compreender a natureza de Deus em sua plenitude, visto que "Deus é Espírito" (Jo 4.24). Podemos e conseguimos conhecer somente aquilo que a mente humana alcança; atinge.
Embora, Paulo nos diga de alguma forma, que há como conhecer Deus, mas no sentido de observar a Sua Existência, como Criador e Soberano:
“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, ...” Romanos 1:19,20
Tais como:
- palavra. Um atributo que nenhum outro ser da criação tem capacidade natural em utilizar. Os animais que dissemos que falam, na realidade palram, ou seja, imitam som de voz humana, ou de sons. A palavra é a forma de sociabilização dos homens, desde o Éden.
- o amor,
a santidade,
a justiça,
a mansidão,
a bondade, etc.
Embora, pela compreensão teológica e pela própria razão, nos ensinam, que pela devida distância entre o Ser Humano criado – Criatura – devemos compreender, que estas virtudes foram dadas ao ser humano de forma finita, limitada, o que equivale dizer que ninguém, em vida, será plenamente santo, justo, bom, etc.
Além destas, podemos citar:
Inteligência superior
Volição
Sentimentos
Autoridade sobre a criação.
Características especiais que nos tornam semelhantes a Deus (características que Adão possuía antes da queda (pecado).
O Homem foi criado justo - Deus é justo
O Homem foi criado obediente - Deus vela pela sua palavra
O Homem foi criado sem pecado - Deus é santo
O Homem foi criado em amor - Deus é o amor
O Homem foi criado misericordioso - Deus é misericordioso
O Homem foi criado com a capacidade de perdoar – Deus é perdoador
O Homem foi criado sábio – Deus é fonte de toda a sabedoria
Então, para não ser “burro, ou uma mula, ou cavalo” é preciso ser gente, inteligente, pensante, que confia na bondade do Senhor ao invés de sofrer com a dor - Salmo 32.10.
Na verdade, Deus está dizendo:
Não seja um animal irracional!”
Deus: Seja o ser humano usando os atributos, que Eu dei a vocês; você é uma pessoa conforme a imagem e semelhança de Deus. O Ser Humano, não foi criado para ser um pequeno Deus, mas definitivamente tinha de estar relacionado com Deus e ser o portador das características distintivas espirituais, e inteligência, que o marcam exclusivamente como ser superior aos animais.
O animal é conduzido pelo cabresto, mas o homem tem inteligência, para escolher seus próprios caminhos, e o crente, é conduzido pela voz interior da mente de Cristo que nele habita (1Coríntios 2.13).
Deus formou, o Ser Humano, e o equipou para agir como governante, ou seja, uma mente superior, entre todos os seres criados.
1-    A aptidão para governar implica em capacidade intelectual adequada para argumentar, organizar, planejar e avaliar.
2-    A aptidão para governar implica em capacidade emocional adequada para desejar o mais alto bem-estar dos súditos,
3-    Apreciar e honrar o que é bom, verdadeiro e bonito,
4-    Repugnar e repudiar o que é cruel, falso e feio,
5-    Ter profunda preocupação pelo bem-estar de toda a natureza e
6-    Amar com todo seu Ser – o interior e o exterior, a Deus que o criou.
“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” 1 João 2:27
A inteligência, um atributo do Ser Humano, foi fundamental para determinar uma Instrução divina, de limites, ao Ser Humano.
O Ser Humano foi criado num estado em que deveria: conhecer, amar e obedecer a Deus.
Deveriam viver em harmonia uns com os outros e exercer domínio sobre o restante da criação, mas, esses relacionamentos e essa função pressupõem que esse homem seja ativo nesses relacionamentos e no exercício dessas funções, pois estaria assim cumprindo o “telos”, o propósito de Deus para ele.
Nos capítulos iniciais são mostradas informações sobre a formação do Jardim do Éden e a criação de animais, árvores frutíferas, a árvore da vida e a árvore do bem e do mal (desta o homem não poderia comer).
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:15-17
A narrativa bíblica coloca este limite como algo imperativo, a partir da quebra desta proibição poderia levar o homem a morte.
Para expressar proibição, aqui é empregada a maneira mais forte possível em hebraico para colocar a árvore da ciência do bem e do mal (17) fora da alçada do homem.
A narrativa é direta e inerentemente pessoal, a ordem:
“Não comerás”, é pessoal e a qualidade do negativo hebraico a coloca em negação permanente.
A importância da ordem é aumentada pela severidade do castigo. Isto é muito forte na sintaxe hebraica, sendo que a força é um tanto quanto mantida na tradução com a palavra certamente.
Fonte:
Apontamentos do autor
Dicionário Strong
http://blogdopastortulio.blogspot.com/2014/03/nao-seja-burro-salmo-329.html
CBASD – Comentário Bíblico, vol. 3, p. 794 a 797.
ICP Responde - Alguns atributos de Deus são inerentes ao ser humano?
Atributos do homem, Vitor Germano da Silva Oliveira
Significados Significado de Atributos, acessado em 20/01/2020 às 17:31 h, https://www.significados.com.br/atributos/

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger