Os Atributos Do Ser Humano
LIÇÃO 4 – CPAD Janeiro 2020
Estudo E Subsídio Do Pr. e Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm
entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a
ti.” Salmos 32.9
Leitura Bíblica
Romanos 12.1-10
1- Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis
o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto
racional.
2- E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela
renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa,
agradável e perfeita vontade de Deus.
3- Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que
não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a
medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4- Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos
os membros têm a mesma operação,
5- assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas
individualmente somos membros uns dos outros.
6- De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é
dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7- se é ministério, seja em ministrasse é ensinar, haja dedicação
ao ensino;
8- ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o
com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com
alegria.
9- O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros.
Pensamento introdutório.
apud Beacon:
Conselho (32.8-11)
À luz da última cláusula do versículo 8, lemos esses
versículos como uma resposta do Senhor à declaração de confiança do seu servo.
Sempre, o perdão e a fé devem levar à obediência e à retidão.
1-
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo
em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
O “aspecto da obediência” ao evangelho deve ser seguido do “aspecto
do comportamento”. Guiar-te-ei com os meus olhos (8), ou seja, para a
direção certa; ou como algumas versões mais recentes colocam: “Guiar-te-ei com
meus olhos sobre ti” (cf.33.18; 34.15); “Instruir-te-ei e te mostrarei o
caminho que deves seguir” (Anchor).
Em contraste com a obediência voluntária da alma perdoada
está o cavalo (9) ou a mula, cuja obediência deve ser compelida por meio do cabresto
e freio.
A expressão: para que se não atirem a ti seria melhor traduzida
como “para que possas aproximar-te deles” (Anchor).
Introdução:
Não seja Burro!
O salmo 32 é um poema davídico que fala sobre a importância
de não se esconder o pecado, mas confessá-lo e abandoná-lo. No meio desse
poema, o leitor é alertado de uma forma inusitada: "Não seja burro!"
(Salmo 32.9). É um Salmo de arrependimento, une arrependimento pessoal
com instrução.
O poema tem o profundo propósito de mostrar as bênçãos do perdão.
Foi escrito depois de Davi ter cometido o grave pecado com Bate-Seba e é um
registro de sua confissão e do perdão obtido (ver 2Sm 11;12) em um momento em
que foi falto de inteligência e para receber o perdão teve que ser puxado pelas
narinas, pelo profeta. A finalidade desta dura instrução era: alertar e impedir
que, no futuro, se repetisse sua trágica experiência ou que houvesse uma queda
moral de qualquer natureza, o que ele mais precisava era de uma reconsagração
da vontade para que Deus pudesse guiá-lo desse momento em diante.
Após a instrução: "Eu o instruirei e o ensinarei no
caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você."
(Salmo 32.8), Deus mostra, que aquele, que não se aplica a suas orientações sem
dúvida, aprenderão como os animais citados no texto. O verso citado, mostra
como Deus quer que seja o nosso relacionamento com ele
A "burrice" está na necessidade que a pessoa tem de ser
controlada, freada, machucada para seguir seu caminho, a exemplo de um cavalo
ou burro, que precisa apanhar e sofrer com esporas , freios e rédeas para
seguir o caminho que seu dono determina. O ser humano não precisa passar por
isso.
Ao estudarmos os Atributos do Ser Humano, sabemos que este
foi criado, com:
Ao criar o homem, Deus o criou, para ser uma pessoa que tivesse, os
atributos:
a- autoconsciência,
b- autodeterminação
c- auto
procriação (na relação macho-fêmea)
d- amar
ao próximo
e-
santidade interior (Ec 7.29; Ef 4.24; Cl 3.10). para se relacionar
com Deus o Ser Humano deveria manter a santidade, em forma da Inocência: Deus
deixou claro sua relação soberana com o homem e a relação subordinada do homem
com Ele. Deus tinha este direito, porque Ele é o Criador e é Santo.
O Que São Atributos?
Atributos são características marcantes e diferenciais. São itens que
identificam uma espécie, dando-lhes condições de agir marcando sua
personalidade. O homem tem atributos inerentes.
Substantivo masculino O que é próprio, característico de algo ou de
alguém; particularidade: a palavra é um atributo do homem. Característica
positiva; o que confere um bom conceito a: o professor falava sobre os
atributos intelectuais do aluno. Símbolo distintivo: o gládio e a balança são
os atributos da Justiça.
Atributos são as particularidades, qualidades e características que
são próprias de alguém ou algo. Por norma, os atributos estão relacionados com
aspectos positivos.
Os atributos costumam ser características exclusivas de determinada
pessoa, grupo ou coisa. Exemplo: “A comunicação escrita e a fala, são
atributo dos seres humanos”.
No âmbito filosófico e religioso, os atributos são as
particularidades da moral do indivíduo e, do ponto de vista teológico,
entendido como as qualidades que pertencem à Deus.
De acordo com alguns teólogos, entre os principais atributos de
Deus, a partir dos princípios do cristianismo, está: sabedoria, soberania,
santidade, trindade, onisciência, infinitude, fidelidade, onipresença e
onipotência.
Aliado a estes atributos o homem recebeu de Deus:
I-
domínio - lavrar e o guardar.
II-
privilégio de explorar a natureza, conservação dos recursos
naturais, responsável por
III-
controlar a natureza de modo que a natureza supra as necessidades, de
todas as criaturas vivas e não só as necessidades do homem (ver 9.3 sobre a
permissão de comer carne).
2- E
não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do
vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa,
agradável e perfeita vontade de Deus.
O homem é um ser com capacidade interior e entendimento
para ter consciência que possui estes atributos e reconheceu de imediato a bênção
da procriação e pôde responder a ela, multiplicando a quantidade de seres
humanos no Éden.
“Abençoar” em relação a um ser racional é ato de transmitir
um senso da vontade de Deus para o abençoado. Isto é especialmente
significativo para o homem, pois a ordem de procriar coloca a aprovação de Deus
no ato de reprodução e o ser humano, não o faz apenas (primariamente), por
instinto, como animais, mas o faz por amor, ou não, mas conscientemente, do que
está fazendo (é claro. há, que se levar em conta a questão da deturpação,
advinda do pecado- a Bíblia diz: “Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o
leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a
fazer o mal .”).
Essencialmente, a relação homem-mulher na procriação é boa, está dentro
da vontade de Deus e é básica para o bem-estar deles.
6-
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia,
seja ela segundo a medida da fé;
7-
se é ministério, seja em ministrasse é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8-
ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com
liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com
alegria.
9- O
amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Estes atributos, e imagem foi distribuída sem distinção de macho e
fêmea, tornando-os iguais diante de Deus: Ser humano!
Definindo os Atributos de Deus.
Definimos o conhecimento de Deus como aquela perfeição pela qual
Ele, de maneira singular, conhece a Si mesmo e todas as coisas existente e
possíveis, as que são e as que poderiam ser. Sentimos que a maneira é a
extensão deste conhecimento são incompreensíveis para nós, mas parte destes
atributos foram compartilhados com o Ser Humano de maneira finita..
Os estudos teontológicos, demonstram que, na criação do Imago Dei – Ser Humano – partes da natureza de Deus,
pode e é compartilhada com o ser humano, que podemos chamar de: "atributos
comunicáveis". Sempre partindo do princípio de que o Ser Humano não tem
capacidade intelectual para compreender a natureza de Deus em sua plenitude,
visto que "Deus é Espírito" (Jo 4.24). Podemos e conseguimos conhecer
somente aquilo que a mente humana alcança; atinge.
Embora, Paulo nos diga de alguma forma, que há como conhecer Deus,
mas no sentido de observar a Sua Existência, como Criador e Soberano:
“Porquanto
o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque
as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu
eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente
se vêem pelas coisas que estão criadas, ...” Romanos 1:19,20
Tais como:
- palavra. Um atributo que nenhum outro ser da criação tem
capacidade natural em utilizar. Os animais que dissemos que falam, na realidade
palram, ou seja, imitam som de voz humana, ou de sons. A palavra é a forma de
sociabilização dos homens, desde o Éden.
- o amor,
a santidade,
a justiça,
a mansidão,
a bondade, etc.
Embora, pela compreensão teológica e pela própria razão, nos ensinam,
que pela devida distância entre o Ser Humano criado – Criatura – devemos
compreender, que estas virtudes foram dadas ao ser humano de forma finita,
limitada, o que equivale dizer que ninguém, em vida, será plenamente santo,
justo, bom, etc.
Além destas, podemos citar:
Inteligência superior
Volição
Sentimentos
Autoridade sobre a criação.
Características especiais que nos tornam semelhantes a Deus (características
que Adão possuía antes da queda (pecado).
O Homem foi criado justo - Deus é justo
O Homem foi criado obediente - Deus vela pela sua palavra
O Homem foi criado sem pecado - Deus é santo
O Homem foi criado em amor - Deus é o amor
O Homem foi criado misericordioso - Deus é misericordioso
O Homem foi criado com a capacidade de perdoar – Deus é perdoador
O Homem foi criado sábio – Deus é fonte de toda a sabedoria
Então, para não ser “burro, ou uma mula, ou cavalo” é preciso ser
gente, inteligente, pensante, que confia na bondade do Senhor ao invés de
sofrer com a dor - Salmo 32.10.
Na verdade, Deus está dizendo:
“Não seja um animal irracional!”
Deus: Seja o ser humano usando os atributos, que Eu dei a vocês;
você é uma pessoa conforme a imagem e semelhança de Deus. O Ser Humano, não foi
criado para ser um pequeno Deus, mas definitivamente tinha de estar relacionado
com Deus e ser o portador das características distintivas espirituais, e inteligência,
que o marcam exclusivamente como ser superior aos animais.
O animal é conduzido pelo cabresto, mas o homem tem inteligência,
para escolher seus próprios caminhos, e o crente, é conduzido pela voz interior
da mente de Cristo que nele habita (1Coríntios 2.13).
Deus formou, o Ser Humano, e o equipou para agir como governante,
ou seja, uma mente superior, entre todos os seres criados.
1- A aptidão
para governar implica em capacidade intelectual adequada para argumentar,
organizar, planejar e avaliar.
2- A
aptidão para governar implica em capacidade emocional adequada para desejar o mais
alto bem-estar dos súditos,
3- Apreciar
e honrar o que é bom, verdadeiro e bonito,
4- Repugnar
e repudiar o que é cruel, falso e feio,
5- Ter profunda
preocupação pelo bem-estar de toda a natureza e
6- Amar
com todo seu Ser – o interior e o exterior, a Deus que o criou.
“E a
unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que
alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é
verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” 1
João 2:27
A inteligência, um atributo do Ser Humano, foi fundamental para
determinar uma Instrução divina, de limites, ao Ser Humano.
O Ser Humano foi criado num estado em que deveria: conhecer, amar e
obedecer a Deus.
Deveriam viver em harmonia uns com os outros e exercer domínio
sobre o restante da criação, mas, esses relacionamentos e essa função
pressupõem que esse homem seja ativo nesses relacionamentos e no exercício
dessas funções, pois estaria assim cumprindo o “telos”, o propósito de
Deus para ele.
Nos capítulos iniciais são mostradas informações sobre a formação
do Jardim do Éden e a criação de animais, árvores frutíferas, a árvore da vida
e a árvore do bem e do mal (desta o homem não poderia comer).
“E
tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o
guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim
comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não
comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis
2:15-17
A narrativa bíblica coloca este limite como algo imperativo, a
partir da quebra desta proibição poderia levar o homem a morte.
Para expressar proibição, aqui é empregada a maneira mais forte possível
em hebraico para colocar a árvore da ciência do bem e do mal (17) fora da
alçada do homem.
A narrativa é direta e inerentemente pessoal, a ordem:
“Não comerás”, é pessoal e a qualidade do negativo hebraico a
coloca em negação permanente.
A importância da ordem é aumentada pela severidade do castigo. Isto
é muito forte na sintaxe hebraica, sendo que a força é um tanto quanto mantida
na tradução com a palavra certamente.
Fonte:
Apontamentos do autor
Dicionário Strong
http://blogdopastortulio.blogspot.com/2014/03/nao-seja-burro-salmo-329.html
CBASD – Comentário Bíblico, vol. 3, p. 794 a 797.
ICP Responde - Alguns atributos de Deus são inerentes ao ser
humano?
Atributos do homem, Vitor Germano da Silva Oliveira
Significados Significado de Atributos, acessado em 20/01/2020 às
17:31 h, https://www.significados.com.br/atributos/
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