quarta-feira, janeiro 15

A Natureza do Ser Humano Lição 3 CPAD - Janeiro 2020 - 1ª Parte


A Natureza do Ser Humano
Lição 3 CPAD - Janeiro 2020
Estudo subsídio Pastor e professor univ. Osvarela
Texto Áureo
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espirito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5.23
“23. Ipse autem Deus pacis sanctificet vos totos: et integer spiritus vester, et anima et corpus sine reprehensione in advento Domini nostri Iesu Christi custodiatur:”
Texto Bíblico
Gênesis 1.26-28
26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 - E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2.7
7 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Exórdio:
A questão da imagem e a Natureza do Ser Humano mostra e revela uma questão do poder criativo, ou a Imago Dei possibilitando a geração de outro ser à imagem do próprio Adão (E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.” Gênesis 5:1-3). E isto, entendemos que se dá, independente da questão o que seja realmente a Imago Dei, pela cruz que garantiu a integridade da imagem de Deus no homem; ou sob outro pensamento, a cruz trouxe a restauração dessa imagem no homem, através do sacrifício vicário, doutra forma Jesus não seria exaltado, como no texto da Kenosis - Filipenses 2.6ss, pois Ele nos trouxe a redenção (aos que N’Ele crerem - João 1.12.ss) pelo Seu sangue.
“O homem, [...] é a imagem e glória de Deus, ...; Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 1 Coríntios 11:7; 2 Coríntios 3:18
Champlin AT V.1: Cristo é a perfeita imagem de Deus (Colossenses 1.15), e, na redenção, o homem passa a participar da imagem do último Adão (Cristo), embora ainda retendo a imagem do primeiro Adão (I Coríntios 15.45-49).
Cristo é a imagem de Deus, porquanto traz a estampa mesma de Sua natureza (Hebreus 1.3); mas ao ser remido, o homem chega a compartilhar da imagem de Deus, dessa maneira (Romanos 8.29; II Coríntios 3.18).
“No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.” Gênesis 5:1-3
Acho importante ressaltar o texto paulino, que deslinda esta questão da imagem, cm clareza, mesmo que estudemos a Imago, antes e após a queda, o texto resgata a Natureza do Homem:
O apóstolo Paulo mostra o homem “natural”, termo que literalmente quer dizer “pertencente à alma”, o homem carnal e o homem “espiritual”. Este mesmo texto, podemos rever, abaixo, interagindo com a noção da natureza do Ser Humano.
“..., corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão (Inserção minha: Jesus) em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.” 1 Coríntios 15:44-49
בית -bayith; casa - corpos humanos (fig.)
בשר - basar; n. m. carne - referindo-se ao corpo - de seres humanos
גויה - g ^eviyah; n f. um corpo (referindo-se a seres viventes)
ανακυπτω - anakupto; v. levantar ou erguer-se- o próprio corpo - a própria alma
πνευμα – pneuma; espírito racional, o poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide; alma; um espírito, i.e., simples essência, destituída de tudo ou de pelo menos todo elemento material, e possuído do poder de conhecimento, desejo, decisão e ação; espírito que dá vida; a disposição ou influência que preenche e governa a alma de alguém; a fonte eficiente de todo poder, afeição, emoção, desejo, etc.
πνευματικος - pneumatikos; adj. relacionado ao espírito humano, ou alma racional, como a parte do homem que é semelhante a Deus e serve como seu instrumento ou órgão - aquilo que possue a natureza da alma racional
ψυχη - psuche; n. f. respiração - fôlego da vida - força vital que anima o corpo e é reconhecida pela respiração; de animais; de pessoas – vida; aquilo no qual há vida - ser vivo, alma vivente; alma - 2a) o lugar dos sentimentos, desejos, afeições, aversões (nosso coração, alma etc.) - a alma (humana) na medida em que é constituída por Deus; pelo uso correto da ajuda oferecida por Deus, pode alcançar seu o seu mais alto fim e eterna e segura bem-aventurança.
A alma considerada como um ser moral designado para vida eterna; a alma como uma essência que difere do corpo e não é dissolvida pela morte (distinta de outras partes do corpo)
ψυχικος - psuchikos; o principal da vida animal, o que os seres humanos têm em comum com os animais - governado pela respiração - a natureza sensual com sua dependência dos desejos e das paixões.
σωματικος – somatikos; corporal, corpóreo - que tem forma ou natureza corpórea; que pertence ao corpo
σωμα - soma; n. n. o corpo tanto de seres humanos como de animais - corpo sem vida ou cadáver - corpo vivo
Exortação à santificação (da comunidade)
A exortação para uma vida na santificação (4.1-12) inicia com a lembrança das admoestações feitas por Paulo quando da fundação da comunidade. Deus quer a santificação da comunidade. Como exemplo o apóstolo cita a abstinência de "paixões (sexuais) cobiçosas" e a renúncia às vantagens em negócios com outros cristãos. Quem rejeita esse caminho da santificação "não rejeita o homem e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo" (4.8)
A constituição do homem Adam é o assunto deste estudo.
Biblicamente, em alguns textos bíblicos, é dito que o homem consiste simplesmente de corpo e alma;
Como entender?
O Homem total.
Aceitamos e cremos na composição tricotômica do homem!
Corpo
Alma
Espírito
Paulo ao escrever aos de Tessalônica os exorta dede o capítulo 4 (quatro) a ter uma vida de santidade, tendo cuidado com o  corpo e é sob o termo santificação, que se dá a renovação do homem.
- “o vosso espírito”. A santificação de todo o homem é quando ele se conserva íntegro, ou puro, e incontaminado, em espírito, alma e corpo, (o que nos pode informar sobre a formação do homem e sua queda), até o dia de Cristo.
Que Dizer sobre a Alma?
Os teólogos históricos judeus afirmam que o conceito de uma alma imaterial não surgiu no pensamento hebraico senão já na época dos Salmos e dos Profetas.
Apoio Doutrinário:
CREMOS, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente,[...] o ser humano é constituído de três substâncias, uma física, corpo, e duas imateriais, alma e espírito.[...] Rejeitamos a ideia de ser o corpo a prisão da alma e do espírito ou de ser inerentemente mau e insignificante, pois ele é templo do Espírito Santo e templo de Deus, uma vez que o Espírito Santo habita em nós.” Declaração de Fé das AD’s
A Declaração de Fé das AD’s ainda releva a questão da exegese de textos bíblicos que apontam sobre alma e espírito:
1 Coríntios 2.14-16; 3.1-4, o apóstolo Paulo mostra o homem “natural”, termo que literalmente quer dizer “pertencente à alma”, o homem carnal e o homem “espiritual”.
Assim, além do corpo o homem é formado por uma parte interna, denominada “homem interior”, composta do espírito e da alma.
“Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” Lucas1.46,47.
“..., ainda que o nosso homem exterior (corpo)se corrompa, o interior (alma e espírito), contudo, se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4:1
Os Pais da Igreja e a natureza do Homem:
Tricotomia — a ideia de que, segundo a Bíblia, o homem consiste de corpo, alma e espírito. Um dos proponentes mais antigos da tricotomia, como vimos, é Irineu, que ensinava que enquanto os incrédulos possuíam somente almas e corpos, os crentes adquiriam espíritos adicionais, que eram criados pelo Espírito Santo. Uma visão pessoal de Irineu.
O outro teólogo que usualmente está associado com a tricotomia é Apolinário de Laodicéa, que viveu de 310 a aproximadamente 390 AD. Ensinava que o homem consiste de corpo, alma e espírito ou mente (pneuma ou nous).
Teólogos:
Watchman Nee, Charles R. Solomon (que afirma que através do seu corpo, o homem relaciona-se com o ambiente, através de sua alma com os outros, e do seu espírito com Deus), e Bill Gothard.
Divisão das partes constituintes do homem.
Na Bíblia há versículos, que usam os termos alma e espírito de forma intercambiável (Mateus 10:28; Lucas 1:46-47; 1 Coríntios 5:3; 7:34), outras passagens bíblicas não apresentam a alma e o espírito como precisamente a mesma coisa.
Há também passagens que sugerem a separação entre a alma e o espírito (Romanos 8:16; 1 Tessalonicenses 5:23, Hebreus 4:12).
Hebreus 4:12 afirma: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito." Este versículo nos diz duas coisas:
(1) há um ponto de divisão entre a alma e o espírito, e
(2) esse ponto de divisão só é discernível para Deus.
A visão da natureza do homem:
Gênesis 2.7
7 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
1.    O homem é uma criatura dotada de parte material e parte imaterial.
2.    Ao estudarmos este assunto, dentro da temática do semestre vemos que a esperança, esteve presente, até mesmo na boca de Eva e foi a mola definitiva para o pós-queda.” A restauração do homem  se dá por meio dos dois elementos básicos para a redenção são: graça da parte de Deus e da parte do homem. Gênesis 15.16 declara que Abraão creu nas promessas do Senhor: “E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça". Esta passagem figura proeminentemente no desenvolvimento da teologia de Paulo (Romanos 4.3,9,22,23).”
Em estudo em nossa página, estudandopalavra.blogspot.com em Fevereiro de 2019, que transcrevo:
A questão de alma, corpo e espírito, para formação de um ser humano tricotômico, passa pela questão da divindade do próprio Jesus Cristo.”
A partir, de dois pressupostos básicos:
1) o ser humano foi criado, por Deus, segundo a sua imagem e semelhança, e
2) que somos compostos por duas substâncias: uma espiritual e outra material. Somos formados por dois elementos: um físico e outro metafísico. Do primeiro, faz parte o nosso corpo. E, do segundo, nossa alma e espírito. o ser humano é formado pelo homem exterior e o interior.
O missionário Eurico Bergstén (o qual tive a honra de conhecer e ser vizinho de bairro, além de o mesmo, ter frequentado a casa e igreja, de meus pais, no RJ)ensinava em seu livro de Teologia Sistemática, com muita propriedade:
A Bíblia subdivide o homem em duas partes: ‘o homem exterior’, que é o seu corpo, e ‘o homem interior’, que é composto da alma e do espírito (2 Coríntios 4.16; Efésios 3.16).
A parte exterior do homem é visível e mortal, enquanto a parte interior é imaterial, invisível e imortal”. Mais adiante, explica Bergstén: “A alma, junto com o espírito, forma o ‘homem interior’, a parte imaterial de todo o ser humano”. Compilado de Dicotomia ou tricotomia? Eis a questão que não existe; Claudionor de Andrade, acessado em 09/02/2019
“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4:16
“Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;” Efésios 3:16
Nós que cremos na tricotomia acreditamos, que: o corpo físico é o que nos conecta com o mundo físico que nos rodeia, a alma é a essência do nosso ser, e o espírito é o que nos conecta com Deus. É por isso que pode se dizer que os não salvos são espiritualmente mortos (Efésios 2:1; Colossenses 2:13), embora estejam de corpo e alma "vivos".” Osvarela,
O exemplo do segundo Adão – Jesus:
..., não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, ...” Filipenses 2:6-8
O próprio Jesus na hora do Getsemani, em seu sofrimento dá-nos a entender onde estão as emoções, alma, e a decisão de atender pelo espirito do homem, e as dores, com a hematidrose, e na Cruz e pós a ressurreição, a tricotomia humana.
“Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora” João 12.27
“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” Lucas 24.39
“E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou” Lucas 23.46.
Os israelitas, os judeus, adotam na teologia a dicotomia.
Disso ensina Champlin em sua coletânea 1 sobre o AT –
Que Dizer sobre a Alma?
Os teólogos históricos judeus afirmam que o conceito de uma alma imaterial não surgiu no pensamento hebraico senão já na época dos Salmos e dos Profetas. E mesmo ali o conceito nem sempre é claro. É verdade que a lei mosaica nunca prometeu a vida eterna aos bons, nem a condenação eterna aos maus. As doutrinas do céu e do inferno não emergem daquela coletânea.
A Expressão Imagem de Deus.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 - E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
A teologia e a fé dos hebreus, em seus primeiros anos, não incluía a ideia de uma alma imaterial, estou supondo que esse conceito fazia parte necessária do sentido da expressão imagem de Deus.
A alma possui duas faculdades principais
o entendimento e a vontade – a Escritura costuma mencionar em alguns casos estas duas coisas separadamente, quando propõe expressar o poder e a natureza da alma; mas, neste caso, o termo alma é empregado no sentido da sede das afeições, emoções e sentimentos, de modo que é a parte que se opõe ao espírito.
Quando usado o termo alma, faz-se referência ao movimento vital, e, pelo espírito, àquela parte do homem que foi renovada;
Isaías diz: “Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, madrugarei a buscar-te” (Isaías 26:9).
“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. [...] Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” Gálatas 5:14-18
“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.” 1 Tessalonicenses 4:4,5
Adão e sua esposa Eva andaram com/e conheceram a Deus, como nenhum outro ser humano pode vivenciar.
Porque a relação inicial na pureza de seus corpos, nenhum outro homem, mesmo os chamados amigos de Deus, vieram a relacionar-se com Javé pós-era adâmica.
"E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus." Tiago 2:23
“..., meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas, ...” Números 12:7,8 
INSERÇÃO: Resolvi inserir este texto compilado pois entendi que muitos crentes e em especial alunos que estudam este trimestre na EBD ainda mantém em suas mentes, como que numa inconsciência do pensamento grego que o espírito é parte do corpo humano inatingível pelos erros (pecado):
"O primeiro aspecto da morte foi instantâneo, a morte espiritual. Na criação, Deus equipou o homem com um espírito. Ele formou o homem do pó da terra, soprou nele o fôlego de vida, que passou a ser o seu espírito e o homem tornou-se alma vivente (Gn2:7). A função do espírito humano é dar ao homem consciência e comunhão com Deus. Através dele Adão tinha percepção de Deus, podia conhecer a vontade divina e ter comunhão com Ele. Ao pecar, o homem morreu espiritualmente, seu espírito morreu." PIB Passo Fundo -RS
Na morte física do ser humano, alma e espírito são separados do corpo, mas nós, e todos os cristãos que partiram desse mundo são chamados de “espíritos dos justos aperfeiçoados” Hebreus 12.23.
“Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus”. Romanos 2.29
Na ação do gerente da terra, Adão, o pai de todos os viventes, pecado produziu consequências que se estendeu a toda humanidade. Assim, quando falamos da morte de Adão, não nos referimos à morte física, sim espiritual. O seu espírito morreu para o Eterno, esta morte se estendeu a todos os homens “naturais”.
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele: porque havemos de vê-lo como ele é”. I João 3.2
O nascer de novo é no espírito – João 3.6 “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”.
Assim, a regeneração atinge o espírito humano que estava morto, e é o homem, dito natural, e ressurge o espírito pela ação do Espírito Santo
1Coríntios 2.14 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
- “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” João 4.23, 24.
O apóstolo Paulo ao nos ensinar a orar:
Corpo, alma e espírito.
A ação do espírito, a ação da emoção, a alma, a ação executada pelos lábios- a carne!
“Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento” 1 Coríntios 14.15.”
https://estudandopalavra.blogspot.com/2019/07/a-mordomia-da-alma-e-do-espirito-2.html
A Pessoa Total, Tricotomia ou Dicotomia? Anthony Hoekema
http://www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_hoekema.htm
Comentário À Primeira Epístola De Paulo Aos Tessalonicenses - João Calvino
O Antigo Testamento Interpretado - Versículo Por Versículo - Russell Norman Champlin, Ph. D.
Tricotomia versus dicotomia – qual visão é a correta?
Beranos – EBD
Lição CPAD; EBD 1º Trimestre 2020
Apontamentos do site do autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger