sábado, janeiro 25

Os Atributos Do Ser Humano LIÇÃO 4 – 2ª Parte - CPAD Janeiro 2020

Os Atributos Do Ser Humano
LIÇÃO 4 – 2ª Parte - CPAD Janeiro 2020
Estudo E Subsídio Do Pr. e Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti.” Salmos 32.9
Leitura Bíblica
Romanos 12.1-10
1- Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2- E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3- Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4- Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5- assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6- De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7- se é ministério, seja em ministrasse é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8- ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
9- O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Continuação:
Na questão dos atributos, Deus nos comunicou alguns atributos, ao atributos comunicáveis.
Pois, Ele não nos poderia conceder, como criaturas suas, seu atributos como Eterno.
 E, como o caráter de um homem é formado pela sua avaliação do que é bom e do que é mau, a restauração da visão moral gradativamente transforma todo o ser do homem”.
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” Romanos 7:14
Há, uma natural (no homem natural) resistência moral, por causa do pecado.
A ‘nous’ do pecador despertado percebe, até certo ponto, a lei de Deus, mas está muito fraca para libertar-se da escravidão do pecado (7.14-25).
A ideia da renovação aqui, portanto, sugere um poder moral renovado pela ação do Espírito Santo, para que a mente que percebe a vontade de Deus com clareza crescente reine e seja vitoriosa.
Os nossos corpos devem ser puros e livres de todas as manchas da paixão: a nossa ‘mente’ e o nosso ‘intelecto’ não devem mais estar escravizados pela nossa natureza carnal, mas sim renovados e purificados pela dádiva do Espírito Santo”.
Esta é a capacidade de experimentar (dokimazein, “apreciar” ou “discernir”) qual seja a vontade de Deus (ou seja, aquela que é) boa (agathon), agradável a Deus (euarestonf e perfeita (teleion, que nos permite perceber o verdadeiro fim da nossa existência humana e também a nossa perfeição).
Retomo, à partir, do texto seguinte, para que o leitor entenda a sequência que escrevo, sobre qualidades e atributos, e sinais característicos dos muares (mula, ou jumento) ou equinos, em geral, desde:
O “aspecto da obediência” ao evangelho deve ser seguido do “aspecto do comportamento”. Guiar-te-ei com os meus olhos (8), ou seja, para a direção certa; ou como algumas versões mais recentes colocam: “Guiar-te-ei com meus olhos sobre ti” (cf.33.18; 34.15); “Instruir-te-ei e te mostrarei o caminho que deves seguir” (Anchor).
Em contraste com a obediência voluntária da alma perdoada está o cavalo (9) ou a mula, cuja obediência deve ser compelida por meio do cabresto e freio.
A expressão: para que se não atirem a ti seria melhor traduzida como “para que possas aproximar-te deles” (Anchor).
Quando disse: Não seja Burro! Estava buscando demonstrar que a origem deste animal.
Leia isto:
"O cavalo e a égua domam, o burro e a mula se acostumam." Via Criatório Bonfim
Burro é o nome dado ao filhote macho do cruzamento entre o jumento, também chamado de asno ou jegue (Equus asinus), com a égua, ou cavalo fêmea (Equus caballus). Quando se trata de uma fêmea resultante desse cruzamento, falamos em mula.
 “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti.” Salmos 32.9
O texto não está apontando para falta de instinto, mas na necessidade de controle da força ou do instinto animal.
Os Asininos e os Muares apresentam algumas características neurológicas peculiares.
Quando a Bíblia cita mula e o cavalo, em algumas versões, é para que haja uma forma de entendimento das características destes animais.
אתון- ’athown; n. f. mula, jumenta;
פרדה- pirdah; n. f. mula, mulo;
סוס - cuwc ou סס cuc; significando pular; cavalo; cavalos de carruagem
רבקה – Ribqah; significando obstruir amarrando as patas do cavalo novo, no grego Ρεβεκκα; n. pr. f. Rebeca = “que pega com laço”
שוט - showt; n. m. açoite, chicote - açoite (para castigo severo) - chicote (para cavalo)
Mula é filha problemática de égua com jumento!
Publicado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 30 jun 1997, 22h00
A Mula - Mula é o híbrido entre um jumento e uma égua. -, ou também chamado de burro, pertence à família Equidae, a mesma dos cavalos (Equus caballus) e do jumento (também chamado de asno e jegue - Equus asinus).
Quando a referência é feita em cavalos são geralmente chamados de equinos, já os jumentos como asininos e as mulas como muares. O seu habitat natural seriam as regiões temperadas, semiáridas ou montanhosas, mas devido a sua eficácia no trabalho pesado, é criado em todos os continentes e regiões.
É um animal híbrido, oriundo do cruzamento de um cavalo com uma jumenta ou égua com um jumento.
Como esses animais pertencem a espécies diferentes, mas são do mesmo gênero, e por via de regra, animais que não são da mesma espécie não geram prole férteis, as mulas são estéreis.
O processo estéril deve-se do cruzamento de espécies diferentes e da diferença genética quanto ao número de cromossomos (Eqqus caballus - 2n = 64; Equus asinus - 2n = 62).
Ao cruzarem geram uma prole de híbridos que apresentam células 2n = 63 cromossomos e são estéreis em quase sua totalidade, sendo registradas na literatura algumas exceções estimadas como uma em um milhão.
Caso o indivíduo oriundo deste cruzamento nasça fértil, deve-se ao que é considerado distúrbio em outros animais, o Mosaicismo - um processo de não disjunção cromossômica.
Compilado e adaptado de: Mula - Por Carla Araújo Vieira, Graduada em Ciências Biológicas (USU, 2009)
A mula e o burro são bichos cheios de problemas porque seus pais são de espécie diferente, cujos descendentes são estéreis.
Porque se usa a mula: “A união entre o jumento e a égua é estimulada porque o burro é um animal apropriado para trabalho pesado.”
Equídeos domésticos:
Precisam ser contidos com argolão e um cabo longo, que possa propiciar segurança ao condutor
Os animais domésticos que representam essa família são os:
Cavalos – Equus caballus  – usamos o termo técnico equinos para nos referirmos a eles.
Jumentos = asnos = jegues – Equus asinus – nos referimos a eles como asininos.
Burros = mulas – são animais híbridos, ou seja, resultam do cruzamento entre duas espécies diferentes. No caso, do cavalo e do jumento.  Tecnicamente, chamamos eles de muares. Por serem animais híbridos, são inférteis. Portanto, não podem reproduzir.
Características destes equídeos:
2- E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3- Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Os asininos e os muares são poucos seletivos na aceitação de alimentos, ingerindo alimentos com sabor doce, azedo, salgado. Lhes falta entendimento, para discernir o que comem.
Espécie Equus asinus x Equus cabalus
Os muares não se reproduzem.
No caso do olfato, este não é um dos sentidos mais acentuados, tanto que ambos, asininos e muares, ingerem a campo alimentos mais grosseiros em relação àqueles selecionados pelos equinos no pastejo.
Olfato e paladar mais rudes, permitindo com que sejam bem menos seletivos quanto à alimentação, ingerindo alimentos com sabor doce, azedo, salgado.
As mulas chegaram ao Brasil na época da colonização. Elas foram trazidas da Europa e ganharam reconhecimento por serem mais rústicas no trato em comparação com o cavalo. Nosso Campo, TV TEM, 27/08/2017 06h35  Atualizado há 2 anos.
“..., cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti...,”.
O muar tem temperamento inquieto, ou que está sentindo dor.
Quando o muar abana as orelhas ou abre a boca, pode ser um indicativo de um muar que está com pouca resistência.
O muar é um dos animais que mais estranham mudanças de hábitos.
Um bom exemplo é a troca de ‘muladeiros’ ou arreamento. Não têm entendimento do que necessitam para trabalhar.
Nas mãos de ‘muladeiros’ inexperientes, aprende facilmente a empacar, "encostando" em determinados locais.
O termo “Muladeiro” é usado para definir peões que compram ou negociam Muares domados e refazem a doma.
Diferente do que possamos tirar do texto, o que a Bíblia ensina, não é quanto ao aprendizado, mas quanto ao fato, de como são domesticados, ou são conduzidos com facilidade.
Cavalo - Quando nos aproximamos do animal com objetos, geralmente, ele olha, vira a cabeça em direção ao objeto, solta ar pelas narinas, mostrando desconfiança; - O sinal mais perigoso e merecedor de todo o cuidado são orelhas totalmente voltadas para trás, cauda entre as pernas e olhos esbugalhados. Cuidado!
Assim, o crente não pode ser como “como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento”, ou seja, não tem raciocínio, mas tem comportamento como diz um especialista:
Destaco em grifo, os termos a serem observados:
..., o muar tem temperamento inquieto, ou .... Quando o muar abana as orelhas ou abre a boca, pode ser um indicativo de um muar que está com pouca resistência. O muar com a cauda mais cheia e longa tem bom temperamento de sela (pode ser conduzido).
O muar que apresenta espuma branca na boca é sinal que está aceitando bem sua embocadura. O muar é um dos animais que mais estranham mudanças de hábitos.
Um bom exemplo é a troca de muladeiros ou arreamento (não aceita trocas de comando).
O tato pode se destacar a extrema sensibilidade dos muares, através dos seus cascos (por isto usam os cascos para agredir e atacar).
Nas mãos de muladeiros inexperientes, aprende facilmente a empacar, "encostando" em determinados locais (não vai para frente e nem para trás).
O jumento é de contenção mais difícil e teimosa. Precisa ser contido com argolão e um cabo longo, que possa propiciar segurança ao condutor. A rufiaçao em si é menos agressiva que nos equinos.
ιππος - hippos; n. m. cavalo
ιππευς - hippeus; n. m. cavaleiro
ιππικον - hippikon; adj. eqüestre, à cavalo, cavalaria
Voltando a comentar a questão pauina:
1-    Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
λογιος – logios; racional, culto; instruído, homem de letras, experimentado em literatura e artes, esp. versado em história e em antiguidades; hábil no discurso, eloquente.
πνευμα – pneuma; o espírito, i.e., o princípio vital pelo qual o corpo é animado - espírito racional, o poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide.
πνευματικος - pneumatikos; adj. relacionado ao espírito humano, ou alma racional, como a parte do homem que é semelhante a Deus e serve como seu instrumento ou órgão - aquilo que possui a natureza da alma racional - que pertence ao espírito, ou um ser superior ao ser - alguém que está cheio e é governado pelo Espírito de Deus.
O Apóstolo Paulo ao escreve em Romanos o capítulo 1 e versículo 1, estava chamando os crentes de Roma, o que é ser crente, diferente de animais que tem força, mas são falto de entendimento, e usam o instinto para realizarem seus atos, sendo, pois, dominados pelos instintos naturais e quando se quer tirar alguma coisa deles, se usam os cabrestos ou são guiados pelo nariz e pela boca.
Já o crente sendo pneumático, ou seja espiritual é dominado, e precisa saber disto, que deve usar o seu entendimento para servir, a Deus, não é como o animal ou mesmo o homem natural, que não discerne o serviço a Deus, a Graça de Deus em toda a sua vida tricotômica: corpo, alma e espírito. Devem servir para glorificar ao nome do Senhor!
Como homem natural usávamos o corpo para os prazeres e instintos da natureza sanguínea.
O Apóstolo Paulo ensina, que agora, como pneumáticos (espiritual), como templo e habitação divina e dominados e ligados espírito humano, com Espírito Santo, e espiritualmente: i.e., pela ajuda do Santo Espírito conseguimos entender e discernir, as coisas que agradam ao Santo Espírito.
Devemos seguir o exemplo de Nosso Senhor Jesus “entregar” os membros de nosso corpo como "instrumentos de justiça" (Romanos 6:13) para o Espírito Santo realizar a obra de Deus, devemos ser sacrifícios vivos, como Jesus.
Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, ...” Filipenses 1:20,21
É um privilégio adorar e servir ao Senhor.
Jesus se apresentou para pagar nossos pecados, sendo Ele, mesmo sem pecados, crucificado fora da cidade (arraial).
2- E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Paulo ensina na sequência do capítulo no versículo 2, que não devemos entrar no esquema do mundo, ou tomar a forma do mundo (aqui como era referindo-se a um sistema que não acredita em Deus! Era cujo príncipe do mal é Satanás), mas buscar a transformação do entendimento, afinal temos o raciocínio a inteligência, a qual, os muares não têm.
Desta forma, devemos nos deixar ser transformados em nosso entendimento, renovados e comprometidos com os ideais do Reino de Deus, cujo Senhor é, o Kurios de Deus, Jesus Cristo, Exaltado!
Não somos coma a mula, porque somos:
ασυνετος - asunetos; adj. ininteligente, tolo, sem entendimento, estúpido.
Nós somos e temos entendimento no espírito e somos instruídos pela palavra, como corpo da ekklesia:
συνετος - sunetos; adj. inteligente, que tem entendimento, sábio, instruído.
Experimentar significa praticar a renovação par alcançara a: “boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
σχημα - schema; n. n. forma ou aparência, que engloba tudo o que numa pessoa afeta os sentidos, a forma, o comportamento, o discurso, ações, forma de vida, etc; forma ou aparência, que engloba tudo o que numa pessoa afeta os sentidos, a forma, o comportamento, o discurso, ações, forma de vida, etc.
συσχηματιζω - suschematizo; v. conformar-se (i.e., mente e caráter de alguém) ao padrão de outro, (moldar-se de acordo com)
προαγω - proago; v. apresentar, trazer para fora
Beacon ensina:
“O termo "apresentar", neste versículo, significa "apresentar-se de uma vez por todas". Ordena uma entrega definitiva do corpo ao Senhor, como os noivos se entregam um ao outro na cerimônia de casamento. É essa entrega definitiva que determina o que fazem com o corpo. Jesus ensinou: “faça a Tua vontade e não a Minha”
“Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Romanos 7:15,19
Paulo apresenta dois motivos para essa consagração:
1-    a atitude certa diante de tudo o que Deus fez por nós - "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus (ênfase do autor);
2-    essa entrega é nosso "culto racional" ou nossa "adoração espiritual", o que significa que, quando consagramos nosso corpo ao Senhor, cada dia é uma experiência de adoração. A mente controla o corpo e a volição controla a mente. Muitos acreditam que é possível controlar a volição (vontade própria) pela "força de vontade".
Da mesma forma devemos entregar a nossa anima – alma, nossa mente, a sede de nossas emoções e entendimento.
Quem controla amente de uma pessoa, tem poder em todo o seu corpo e ações, Paulo nos ensina a apresentar a nossa mente ao Senhor e Ele vai nos conduzir.
“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;” Efésios 4:17-21
Entregar nosso espírito, agora regenerado e vivo em Cristo.
O termo em sua tradução, no versículo, equivale a transformar é o mesmo traduzido por transfigurar em Mateus 1 7:2. Grafado, no português, com a equivalente palavra "metamorfose".
Infere que há uma mudança que ocorre de dentro para fora.
συνεσις - sunesis; n. f.  conhecimento – entendimento - o entendimento, i.e., a mente, na medida em que compreende.
Paulo nos ensina que o mundo deseja mudar nossa mente e, para isso, exerce pressão externa. Mas o Espírito Santo transforma nossa mente, liberando poder interior.
μεταβαλλω – metaballo; v. girar, volver; virar-se, ou transformar-se; mudar de opinião
μεταθεσις - metathesis; n. f. transferir: de um lugar para outro; trocar - de coisas instituídas ou estabelecidas.
2- “..., apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
4- Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5- assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
O Apóstolo Paulo continua usando formas antropomórficas para ensinar o que é um culto e o que é sacrifício.
Continua e nos ensina que somos corpo do Corpo, o corpo místico de Cristo a Igreja.
Assim, o corpo, que somos nós temos que oferecer um sacrifício vivo, que seja agradável a Deus, um culto do entendimento, o culto racional.
A palavra racional está intimamente, pela etimologia, encontrada em λογιος – logios – com o significado de: instruído, racional. Nos liga ao Logos (λογος), a Palavra que é Jesus.
Somos renovados como: alma viva, com vida e a absoluta plenitude da vida, tanto em essência como eticamente, que pertence a Deus e, por meio dele, ao “logos” hipostático e a Cristo, em quem o “logos” - Jesus, assumiu a natureza humana.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
“εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογοςJoão 1:1
θρηκος é alguém que é diligente na realização do culto (ou religião, ou algo devocional – adaptação deste autor) exterior a Deus. Aplica-se especialmente à adoração cerimonial.
Dons é Graça:
χαρισμα - charisma; n. n. favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio; dom da graça divina; dom da fé, conhecimento, santidade, virtude; economia da graça divina, pela qual o perdão do pecados e salvação eterna é apontada aos pecadores em consideração aos méritos de Cristo conquistados pela fé; graça ou dons que denotam poderes extraordinários, que distinguem certos cristãos e os capacitam a servir a igreja de Cristo.
A recepção desses dons é devido ao poder da graça divina que opera sobre suas almas pelo Espírito Santo.
Na questão dos atributos, Deus nos comunicou alguns atributos, ao atributos comunicáveis.
Pois, Ele não nos poderia conceder, como criaturas suas, seu atributos como Eterno.
Graça e dom é um dos aspectos da economia divina, que gratuitamente concede, também, atributos e dons a Igreja e aos membros (corpos) da Igreja. Graça e dom é um dos aspectos da economia divina, que gratuitamente concede, também, atributos e dons a Igreja e aos membros (corpos) da Igreja.
O Apóstolo Paulo ensina que recebemos uma diversidade, de Dons, de carismas, para serem uteis à Igreja.
Cristo foi feito ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos pais;” Romanos 15:8
- Ministério –
- Ensinar – Ide e ensinai
- Exorta – exortando – “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2
- Reparte – atividade de diaconia. É ação da igreja através de seus diáconos. Atos 6. 1,3 ss
- Preside – colunas apostólicas, como Tiago, que presidiu sobre a Igreja apostólica. Gálatas 2.9
- Misericórdia: um dos atributos que Deus nos concede, ou comunica aos homens.
“Assim, também fez com que deles tivessem misericórdia os que os levaram cativos.” Salmos 106:46
Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.” Judas 1:2
- Misericórdia – atributo compartilhado com o homem.
O Apóstolo ensina como se deve utilizar os Dons, que não são disponibilizados, de forma aleatória ou serem usados em benefício ou orgulho próprios.
Ιοαννας - Ioannas; n. pr. m. Joanã = “graça ou dom de Deus
προσφορα – prosphora; aquilo que é oferecido, presente, dom. No NT, sacrifício, seja de sangue ou não: oferta pelo pecado, oferta expiatória
Os Dons espirituais são instrumentos que devem ser usados para a edificação, não brinquedos para a recreação, nem armas de destruição.
6- De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7- se é ministério, seja em ministrasse é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
Os Atributos Do Ser Humano
Ao criar o homem, Deus se comunicava com o homem, de forma que Adão nunca sentiu-se solitário, em meio a Criação. Adão era um ser que tinha a plenitude da shalom, pela sua inocência e estado de pureza, sem pecado.
“E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, ...” Gênesis 3:8
Sociabilidade
“nós temos a mente [nous] de Cristo” (1 Co 2.16)
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
O homem, a raça humana foi criada com o propósito de ser um ser social. Read More

A multiplicação (via Adão e Eva) criou relacionamentos, a imago Dei mostra o relacionamento “social” com a divindade, como vemos em Genesis 2.
A relação atribuída ao homem como imago Dei foi sempre de Amor. Esta relação foi Graça dada a criatura pelo Criador.
“Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:36-39
Assim, como homens transformados somos impelidos a amar ao próximo.
Qual a qualidade deste amor?
Esta é a grande doutrina neste trecho do ensino paulino.
9- O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Criatividade:
“o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome.
Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo, ...” Gênesis 2:19,20
Este texto mostra como Deus deu ao homem, um atributo, que vem do entendimento e do raciocínio lógico, a cada animal Adão deu nome e determinou como seriam chamados pela suas características e forma.
Fonte:
Dicionário Strong
Beacon Vol. 1 de Gênesis a Deuteronômio

Comentário Bíblico Expositivo, Warren W. Wiersbe
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor
Bíblia on line
Bíblia Plenitude
Condutas típicas dos Asininos e Muares - Fonte: N1 Cavalos, Autor: André Luiz Ferreira Silva, Adaptação: Escola do Cavalo
Burros e mulas (Gênero Equus) - Mariana Araguaia, Bióloga, especialista em Educação Ambiental
https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodecavalos/artigos/como-entender-os-sinais-e-o-comportamento-dos-cavalos
Obs.:
A OMS – Organização Mundial de Saúde considera que, o homem para ter saúde devem ser atendidos em todas as áreas da vida, assim acaba definindo que os homens são formados de forma tricotômica, esta importante informação da ciência não é para comparar com a Revelação bíblica, mas para termos uma ideia, disto a OMS considera, que até o ateu tem sua espiritualidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar
físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger