sábado, fevereiro 15

A Queda do Ser Humano -2ª Parte Lição 7 – CPAD

A Queda do Ser Humano -2ª Parte
Lição 7 – CPAD – Fevereiro 2020
Estudo Pastor Professor Univ Osvarela
Texto Áureo
"Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." Romanos 5.12
Leitura Bíblica
Gênesis 3.1-7
1 - Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 - mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 - Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 - Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 - E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 - Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Etimologia:
דחי – d^echiy; n. m. um tropeço, queda
כשלון - kishshalown; n. m. um tropeço, uma queda, uma calamidade
מכשול - mikshowl ou מכשל mikshol; n. m. um tropeço, meio ou ocasião para tropeço, pedra de tropeço; tropeço, queda; meio ou ocasião para tropeço, pedra de tropeço
מפלת - mappeleth; n. f. cadáver, ruína, queda; cadáver; ruína, queda
תבוסה - t ^ebuwcah; n. f. o calcar aos pés, opressão, ruína, queda, destruição
αποκαταστασις apokatastasis; n. f. restauração; de uma teocracia verdadeira; do estado perfeito antes da queda
πτωμα - ptoma; n. n. queda, caída; metáf. falha, defeito, calamidade; erro, apostasia; aquilo que caiu; corpo caído de
πτωσις - ptosis; n. f. queda, caída
Continuação:
Pontos importantes a serem estudados na Queda
Perfeição
Puros
Inconsciência do pecado
Ação ou estímulo externo
Decisão estimulada - "É assim que Deus disse"
Dúvida -
Decisão individual
Ação por pensamento alheio
Ação por mímica
Confiança na palavra alheia
Esquecer o que Deus fala
Dramatização do erro dos Homens

Um Drama que se perenizou na Geração dos Homens
A Queda da Raça Humana – Homem – impôs restrições severas ao ser humano.
Necessitamos entender, alguns aspectos da Queda.
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1:27,28
A árvore da Vida foi um benefício dado ao homem. Deus fez brotar as duas (2) árvores para benefício do homem. Havia um propósito divino na existência destas árvores no Jardim.
“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gênesis 2:9
Deus não faz nada sem propósito.
A Sua ordenação, imperativa, determinava a morte ou avida do Ser Humano.
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:15-17
A sabedoria da escolha estava latente no ser criado, o Homem, pelas próprias mãos de Deus.
Uma das questões é sobre o juízo pela Queda.
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:17
Mitigação: ação, processo de mitigar; aliviamento; efeito de mitigar; alívio, lenitivo
Mitigar é verbo que descreve o ato de diminuir a intensidade de algo, fazer com que fique mais brando, calmo ou relaxado. Em determinados âmbitos também se refere a tomar cuidado com situações que possam ser prejudiciais ou diminuição de sentimentos excessivos que precisam ser aplacados. Assim como uma grande quantidade de palavras em língua portuguesa, o verbo mitigar tem sua origem na língua latina. Derivado de mitigo, seus significados originais incluem “amolecer” e “abrandar”. Também é possível utilizar o termo aplicado ao comportamento de uma pessoa, ou pessoas. Quando reduzem-se os gestos ou ações de um indivíduo, pode-se dizer que o mesmo foi mitigado, assim como seus sentimentos excessivos, como raiva ou rancor.
Deus havia determinado a morte do homem. Como estamos estudando, nestes estudos sobre a formação do homem e cremos na Doutrina da tricotomia – corpo, alma e espírito – poderemos entender, melhor esta questão da morte do Homem na Queda. Portanto, mitigar significa diminuir ou abrandar algo. Por exemplo: mitigar preços, mitigar custos, mitigar riscos, etc. Em todas essas expressões temos como objetivo diminuir o que está sendo descrito ou tomar precauções necessárias.
Primeiro Deus mitigou a pena, pela Sua misericórdia, amor e plano Redentivo, para com o elemento principal da Sua Criação.
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, ...” Gênesis 1:28
A mitigação em Eva:
Após o pecado, a mulher daria a luz em meio a dores. Gênesis 3:16-19
“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” Gênesis 3:15,16
Na sentença que Deus proferiu contra a mulher, temos a demonstração de que a maldição foi mitigada. Isto porque, a gravidez era uma bênção visto que a mulher daria à luz e se multiplicaria sobre a terra e o descendente nasceria para pisar a cabeça da serpente. Mas a dor e o desconforto do parto são consequências da queda.
A mulher não morreu!
Mas, ficou evidente, que o processo de mitigação foi usado por Deus, não tirou a vida de Eva, mas lhe acrescentou, o que ela nunca havia sentido: dores ao dar à luz.
De adjutora, passou a ter o desejo pessoal atrelado ao desejo do marido – Adão.
A mitigação em Adão:
Adão não morreu!
Acrescento, que ambos, Adão e Eva morreram, espiritualmente, em função da ação mitigadora divina.
Deus não fez o homem para morrer, tanto que lhe concedeu vida. Mas, a volição do homem em escolher desobedecer em detrimento a Palavra de Deus.
“E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:17-19
maldita é a terra por causa de ti
dor comerás dela todos os dias da tua vida
Espinhos, e cardos também, te produzirá
A Morte determinada, pela falta do fruto da árvore da vida: No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra
 A queda do Ser humano, aponta para o discernimento sobre serão ambos uma só carne:
                  "7 - Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais."
Após o pecado, a morte alcança o homem. (v 19), a pior Morte é a espiritual, foi esta que atingiu o Ser Humano:
     "Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida, ...”   Romanos   8:6
A palavra “morte” ocorre na Bíblia, com 3 sentidos diferentes, embora o conceito de separação seja comum aos três:
a) Morte Física: Eclesiastes 12:7
b) Morte Espiritual: Romanos 6:23; 5:12
c) Morte Eterna: Mateus 25:46
As Escrituras descrevem esta maldição em três (3) maneiras:
Após o pecado, a Terra foi amaldiçoada. Gênesis 3:17
A natureza sofre junto com a humanidade, compartilhando assim as consequências da queda.
a) Sustento será obtido com fadiga v 17.
Assim como a mulher passou a ter seus filhos com dor, o homem – Adão - haverá de comer o fruto da Terra por meio de trabalho penoso. Antes da queda, o trabalho de Adão no jardim era prazeroso e agradável, mas de agora em diante, seu trabalho, bem como o dos seus descendentes será seguido de cansaço e tribulação.
b) A Terra produzirá cardos e abrolhos v 18.
O cultivo da terra seria mais difícil do que antes.
Significado:
Cardos e abrolhos -i significam: plantas indesejáveis, desastres naturais, enchentes, insetos, secas e doenças.
A natureza foi subvertida com o pecado do homem. Romanos 8:20-21.
c) No suor do rosto comerás v 19.
O trabalho árduo foi a porção do homem, que não levou a morte, mas mitigou com a pena do trabalho árduo. A vida que era fácil se tornou árduo, O lavrar a terra que era fácil, se tornou difícil.
A Questão da moralidade, pós queda:
7 - Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Vergonha - Após o pecado foram dominados por um sentimento de vergonha. v.7
Não pensemos que antes da queda o homem não sabia que estava nu. Adão e Eva tinham plena consciência da nudez, mas não tinham vergonha. Gênesis 2:25
 “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventaisGênesis 3:7.
Antes tinham consciência da nudez, mas não tinham vergonha.
“Ora um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonharamGênesis 2:25.
As Escrituras ensinam como eles viviam, no estado de nudez. E logo após, se mostraram Veja o texto abaixo:
O resultado de terem comido o fruto proibido, não foi a aquisição da sabedoria sobrenatural, como satanás havia dito (v. 5), ao contrário, agora eles descobriram que foram reduzidos a um estado de miséria
O processo mental alterado: imputar culpa a outro:
Após o pecado Adão e Eva apontaram o erro, como culpa um do outro e da serpente, tentaram arranjar uma justificativa. Gênesis 3:12
Adão: “... a mulher que Tu me deste”.
Adão respondeu de forma alterada, e culpou até mesmo Deus, pelo que ele anteriormente se alegrara (E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” Gênesis 2:22,23) chega a ser insolente.
“A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor.” Provérbios 19:3
Adão não aceitou, o fato que ele, mesmo, comera voluntariamente, não disse: “A mulher me deu do fruto e eu comi ...”, mas disse: “A mulher que Tu me deste ...”. Adão colocou Deus como culpado, como a dizer “..., eu não pedi uma mulher, ...”. Adão estava dizendo: “Se tu não me tivesses dado essa mulher, eu não teria caído”.
Esta forma de ação está latente, até nossos dias.
Um bebê inocente, quando faz alguma coisa errado diz “não fui eu (em sua forma de falar), ou nega com a cabecinha (um ‘inocente’ pecador).
Exemplos bíblicos de imputar erro a Deus ou a outrem e até mesmo ao povo:
A razão (tomar consciência do bem e do mal) levou Adão e Eva a tentarem eximir-se da culpa, assim, como alguns levaram a colocar a culpa no povo.
“E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal; E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito. Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro. E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos, ...” Êxodo 32:21-25
Exemplo de Saul:
Saul fez o mesmo –
“Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.” 1 Samuel 15:20,21
Pilatos lavou as mãos, (um ato simbólico que virou dito popular), mas deu ordem para crucificar Jesus e depois atribuiu o crime aos judeus - Mateus 27:24.
Avisado:
“E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.” Mateus 27:19
Tomou a decisão de jogar a culpa no povo judeu:
“Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado. Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.” Mateus 27:23,24
A Terra 
A Criação (criatura) gemeu, após sentir-se conturbada pela queda do Ser Humano.
O Efeito foi Universal e cósmico.
"maldita é a terra por causa de ti"
Em todos os níveis da Criação.
O gerente federativo e dominador, passou a ser passível de domínio pela ferocidade, frutos venenosos, turbulências das águas.
Tudo isto, aconteceu naquele momento.

 “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:19-22 
Fonte:
As Consequências do Pecado, Rev. Gildásio Reis
Bíblia on line
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger