sexta-feira, fevereiro 21

O Início da Civilização Humana Lição 8 - CPAD – Fevereiro 2020

O Início da Civilização Humana
Lição 8 -  CPAD – Fevereiro 2020
Estudo pastor e prof. universitário Osvarela
Texto Áureo
"E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque." Gênesis 4.17
Texto Bíblico
Gênesis 4.1-16
1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.
2 - E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 - E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 - E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 - Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9 - E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11 - E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12 - Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra.
13 - Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14 - Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
15 - O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse.
16 - E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.
Discurso:
A formação da sociedade e civilização do mundo aos idos pós-Éden, nos mostra como Deus preparou a humanidade desde a formação do Adão, para viver uma vida:
Social - povoamento
Laboriosa- formas de trabalho produtivo para subsistência humana
De conquistas – alcançar espaços de difícil acesso
De invenções – ferramentas, utensílios doméstico e de guerra e defesa, instrumentos musicais
De Fé, mesmo sendo o homem afastado de Deus – Romanos 1. 19 ss. O próprio homem reconhecer um Deus Criador e adorá-lo.
Segundo Van Groningen o homem deveria exercitar suas prerrogativas reais fazendo o seguinte:
· Governando
· Desenvolvendo
· Mantendo.
Tudo isto infere Van Groningen que o governo do homem sobre o cosmos envolve trabalho.
Assim, nós temos que trabalhar, como Imago Dei em Cristo, Pai e o Espírito Santo. João 5.17. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Lembrando que a experiencia adâmica, com Deus e no Éden, ainda era clara e conhecida de todos os seus descendentes.
1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.
Este versículo inicial do texto bíblico, traz uma importante afirmação de Eva, e é o primeiro cântico. Eva mostra que entendeu a necessidade proposta por Deus do nascimento de um gerado pela mulher para devolvê-los ao estágio edênico e louvou a Deus quando lhe nasceu Caim, e exultou cantando, o hino acima.
ברח - barach; v. atravessar, fugir, escapar, perseguir, afugentar, pôr em fuga, alcançar, disparar (estender), apressar.
Vou usar o termo acima, para demonstrar primariamente, que Eva está cantando, no primeiro cântico bíblico, que havia alcançado o que Deus evangelizara em Genesis 3.15, e com a chegada deste filho ela, desterrada do Éden, poderia almejar ter alcançado a volta a situação edênica e foi uma espécie de cântico de vitória sobre Satanás, pelo cumprimento da promessa divina. Para ela, foi uma forma de cantar, pela redenção (próxima, em sua esperança) do erro cometido, que elevou a raça humana sofrer os danos da queda. Agora Eva canta na esperança do cumprimento do proto-Evangelho proclamado pelo próprio Criador conforme escrito em Gênesis 3.15
Analisando o tema deste estudo, entendi que será necessário, aos professores e alunos entenderem o que Deus ordenara/incumbira ao Homem, independente da Queda, Deus ordenara algumas funções e atributos, e tarefas, que chamaremos de Mandatos.
Mandato - do latim mandatum, "encargo, cargo, Comissão".
Mandato é aquilo de que se está encarregado; incumbência, Missão, Concessão De Poderes para desempenho de uma representação; delegação.
Quanto à maneira pela qual é outorgado, o mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito.
O art. 653, do nosso Código Civil é muito claro ao indicar o significado de Mandato, por isso, resolvi copiar esse artigo de lei, para esclarecer essa dúvida.
Art. 653, do Código Civil:
"Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato."
Comissão - Significado: 1. Missão Ou Encargo
A Criação e Sua Posição Pós-queda contra o Criador:
Compreendendo que a Aliança de Deus com os homens se dá por Graça, ou favor, e ela é unilateral no sentido rudimentar.
Considerando-se que o homem é Criação e Deus é o Agente Criador, com todo o Poder Divino inerente a Sua Santa e Eterna Pessoa. O ser humano é Gerente da Criação.
Embora Deus continue sendo plenamente Soberano sobre sua Criação, ele comissionou o ser humano para que dela cuidasse.
Estas ordenanças de comando ou relacionais são chamadas de Mandatos.
Ele dotou o homem de sabedoria, conhecimento autoridade e ordenou sobre o ‘Adam’, os Mandatos a serem Cumpridos, no sentido de que são inerentes aos homens, sob uma forma aliançável.
2 Tm.2. 11-13. Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.
Quando o Adam quebra de sua parte esta aliança edênica e rompe unilateralmente o relacionamento Deus-Homem, Deus continua Fiel e mantém todos os Mandatos cedidos ao gerente adâmico terrestre, fruto de Sua Criação como Soberano do Universo.
O. Palmer Robertson a define, em seu livro O Cristo dos Pactos: “Aliança é um pacto de sangue. Envolve compromissos com consequências de vida e morte”.
Berith - "Laço / vínculo/ ligar, atar, aliançar".
Gerard Van Groningen: “... Deus iniciou, determinou os elementos, e confirmou a Sua aliança com a humanidade. Esta aliança é unilateral.”
Mauro F. Meister define pacto assim: “Portanto, quando se trata do pacto divino-humano pode-se dizer que o pacto é um vínculo/elo de amor, iniciado e administrado pelo Deus Triúno com a sua criação, representada pelos nossos pais’.
Civilização – Queda – Domínio territorial:
O que significa "sujeitar" ou "dominar" a terra?
Adão e Eva - marido e esposa.- Quebraram a Aliança com Deus, O Criador.
Ao estudarmos a Criação do Mundo temos a visão do que Deus preparou para o homem, através do ‘anthropos’ adâmico.
Ao formar o mundo Deus outorga à Coroa da Sua Criação a Gerência deste sistema físico terreno.
Deus fez uma aliança com a criatura e estabeleceu pelo menos três diferentes mandatos para a humanidade:
Assim, nós temos.
O Mandato Espiritual (seu relacionamento com o Criador). - Efésios 5.16-20: ...usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
16 - E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.
O Mandato Social (seu relacionamento em família)
O Mandato Cultural (seu relacionamento com a sociedade).
Os Mandatos –
A- Espiritual -
3 - E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 - E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
Este trecho do texto nos mostra que Adão ensinou aos seus filhos a adorarem a Deus, e oferecerem ofertas ao Senhor.
Para ressaltar a atitude de Caim ou até mesmo de forma literal Caim é o primeiro a ser apresentado, entre os 2 (dois) irmãos como o primeiro a ofertar algo, ao Senhor.
Ao cabo de dias:
 “..., ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.”
Demonstra que houve trabalho, suor, desse lançar a semente na terra, aguardar a semente frutificar, crescer e dar frutos, para que Caim pudesse trazer a sua oferta.
Abel da mesma forma esperou nascer um primogênito de suas ovelhas (tipo de Cristo), ou seja, aguardou a ovelha gerar e dar um primogênito de seu rebanho e trazê-lo ao Senhor.
“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5:23,24
Este foi o erro de Caim, ainda que alertado por Deus.
4 ..., e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.
Coração magoado e com malícia impediram Deus receber a oferta de Caim, pois Deus não fala em Suas palavras nada contra o tipo de oferta de Caim, mas do que estava no seu coração.
Tanto que, Caim manteve sua atitude previamente arquitetada e aguardou Abel e lhe provocou para lhe tirar a vida.
8 - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.

Falar neste trecho quer dizer incitou ou se levantou contra seu irmão o ameaçou e cumpriu sua ameaça estando ambos no campo (local de trabalho)
                        B- Mandato Social.
É atual escrever algumas linhas sobre este Mandato.
A atual sociedade na qual vivemos, e por quem a Igreja deve interceder como Abraão o fez pelos justos de Sodoma e Gomorra, necessita de intervenção da Igreja, para que sejam visitados por Deus, homens que alcancem o padrão de justos no meio de todo este drama antropológico-social.
A atual sociedade vive momento, de contrariedade à Revelação da vontade de Deus, conforme Paulo escreveu aos irmãos romanos, em sua Epístola no capítulo 1 e versículo 19 e ss. ...e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
E nós como Igreja, somos os atuais mensageiros enviados em meio a um estado moral ‘sodominado’ (neologia utilizada por este autor), necessitando de arrancar na força do poder do Espírito Santo e levar ao cume do monte da salvação, os que podem e devem se salvar.
O mandato social pôde ser dado, porque Deus criou a humanidade não só à sua imagem e semelhança como também macho e fêmea.
Van Groningen diz que “... este mandato provê a base divinamente ordenada para o casamento, para a família restrita e a família extensiva - os clãs, as nações e a comunidade da humanidade de todo o mundo”.
                      C - Cultural - Gênesis 1.26-30
A Base bíblica para este mandato está no texto:
Gênesis 1.26-30;
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; [...]E assim foi.
A desídia, o orgulho, a experimentação tentadora, a desconfiança do que Deus dissera, levaram os Gerentes de Deus ao pecado.
Alguns teólogos utilizam no lugar de gerente, o termo vice gerente, mas vou utilizá-lo, buscando o sentido, como algo próximo do termo mordomia, ou despenseiro autorizado de alguém, O Senhor – O Kurios, das Epístolas paulinas.
Apesar da queda, o Mandato Cultural não foi anulado.
Eles eram os proclamadores, o continuaram a sê-lo, mas já agora sem autoridade do que Deus Criara e realizara a favor dos homens.
Eles foram os únicos seres humanos – à priori - a ouvirem a proclamação
Considerações sobre a Relação Terra e Céus.
A- Terreno e Divino.
A Imago Dei une a Divindade à Terra, no sentido de proporcionar aos homens conhecerem por parâmetros inteligentes e revelacionais, a Divindade Criadora – Deus. Rm.1
No interior do Homem, podemos entender a Trindade na base do sistema bíblico comparativo, o chamado tipo e antítipo. 1 Ts.5.23. ...o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Enquanto o tipo é terreno e natural, o antítipo é perfeito e divino.
José e Jesus
Davi e Jesus
Moisés e Jesus.
ESTUDANDO O TERCEIRO MANDATO:
O Mandato Cultural é sem sombra de dúvidas o Mandato mais importante, inclusive para a Igreja, pois fala do relacionamento com a sociedade, com a ‘polis’, com os homens que nos cercam, é um Mandato ou Comissão Relacional.
Esta relação cultural, logo ao início do relato bíblico é deturpada.
Lendo a fase relacional pós edênica, podemos verificar que há um desencadear de forma dramática do erro, na relação humana.
Tudo o que de pior podia subir ao coração do homem, esquecendo-se de Deus é realizado, vivido, aglutinado, como valor moral negativo, mas não admitido como tal.
Para entendermos o sentido de uma missão necessitamos estudar também o Mandato social.
Podemos ver desde a quebra do Mandato Social – a degradação familiar – Caim e Abel.
A Quebra do Mandato Social:
ELO SOCIAL QUEBRADO
Foi na quebra do Mandato Social que as evidências do pecado se mostraram de forma expansora entre os homens, quebrando a aliança unilateralmente, com o Criador.
Pelo assassinato, através da Queda a descendência de Adão, em Caim (esperança de Eva), trouxe à Terra uma quebra do Mandato Social, ao assassinar seu irmão.
Quebrou os seus elos familiares, com mentiras, acusações e esquivando-se de suas responsabilidades.
6 - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 - Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9 - E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11 - E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Caim e Abel – Gn.4.1-8. Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. Tornou a dar à luz a um filho-a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. [...] ...atentou o Senhor para Abel ..., mas para Caim ... não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.[...] se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.
A Civilização Humana E A Recusa do Favor de Deus.
Caim teve em suas mãos o direito de escolha, mas preferiu ser dominado e abandonar o Mandato de dominador, para ser dominado pelo fogo do pecado.
Embora criativo e laborioso (era excelente lavrador), ele preferiu continuar seu intento maligno que atingiria toda a Civilização Humana.
O pecado estava bem do lado de fora da porta, pronto para levar Caim à ruína.Precisamos examinar duas palavras no versículo 7. A palavra traduzida por pecado (.hatfat) pode significar pecado ou oferta pelo pecado. A última opção está fora de questão, porque a presença fora da porta não parece ser útil; é sinistra. A palavra jaz (robesh) é umsubstantivo verbal. O problema para o tradutor é: Esta palavra serve de verbo, jaz, ou de substantivo, dando o sentido: “O pecado está de tocaia”?
E. A. Speiser destaca que o acádio, uma das origens do hebraico bíblico, tem basicamente a mesma palavra, rabishum (note que as primeiras três consoantes são as mesmas), que significa “demônio”. Esta história bíblica vem do mesmo local geográfico; assim, se considerarmos que robesh é um empréstimo do acádio, a solução está à mão.21 O texto descreve o pecado como um demônio malévolo, pronto para se lançar sobre Caim se este sair da presença de Deus sem se arrepender. Deus graciosamente ofereceu a Caim o poder de vencer o pecado: Sobre ele dominarás. Comentário Bíblico Beacon
Caim e Abel –irmãos.
Poligamia, assassinato, brutalidade, etc.
Gn.4.19-24. Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.[...]; e a irmã de Tubal-Caim foi Naamá. Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; [...] pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.
Quebrando valores.
Mandato social contra a vontade de Deus.
Os homens não queriam se separar e “encher” a Terra.
Deus intervém neste momento para que a sua ordem se concretizasse, independente da vontade dos homens, comandado pelo líder.
A Torre de Babel:
Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre” Gênesis 11:3,4
A Torre de Babel, demonstra, apesar de todo conteúdo de ação contra o Criador, que o mandato de domínio e criatividade (Adão dando nomes a seres e elementos da Criação), que o homem exerce, e exercia com inteligência o domínio sobre os elementos da terra, podendo erguer, construir, edificar e manter estável, elementos de construção. E reunidos em sociedade.
בבל - Babel (aramaico); n. pr. loc. Babel ou Babilônia = “confusão (por mistura)”; Babel ou Babilônia, o antigo lugar e/ou capital da Babilônia (atual Hillah) situado junto ao Eufrates.
GÊNESIS 11.1-9. Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma. E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; [...] Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e disse: [...] confundamos ali a sua linguagem, ... Assim o Senhor os espalhou dali ... e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel...
Este é um reinicio da civilização da terra, que necessitou da intervenção soberana de Deus, para os espalhar, do Oriente para outras regiões da terra.
Descendência levando ao mal.
Mas, Descendência levando e criando bens!
“E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque. E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.” Gênesis 4:16-19
A civilização inferiu em construção de cidades, como também no aumento da violência, entre os homens. Definiu a forma de dar nomes as localidades. “ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque”.
חנוך – Chanowk, no grego Ενωχ; Enoque = “dedicado” n. pr. m. Caim chamou a cidade por ele construída de acordo com o nome de seu filho, sem dúvida amado por ele. Dicionário Strong
Ptolomeu situava essa cidade em Hanuchta, na Susiana.
A única coisa que sabemos sobre esse homem é o que ficou registrado aqui. Não podemos dizer que ele cresceu na iniqüidade de seu pai, conforme alguns têm dito.
Esse nome significa “instruído”, “dedicado” ou “iniciado”. Que isso tenha significado que ele fora “iniciado no caminho do Senhor”. Mas talvez significasse somente “iniciado nos conhecimentos e nas habilidades de seu pai”. Champlin V1
É interessante observar um ponto de comparação entre a linhagem de Caim e a linhagem de Sete. O sétimo depois de Caim foi Lameque, que era o epítome da hostilidade furiosa, embora seus três filhos fossem gênios criativos. O sétimo na linhagem de Sete foi o piedoso Enoque, que Deus para si... tomou. Noé (29), o décimo na linhagem de Sete, e seus três filhos começaram uma nova população depois do dilúvio.” Comentário Beacon
“Lameque é um personagem bíblico do Antigo Testamento mencionado no livro de Gênesis como filho de Metusael e um dos descendentes de Caim da quinta geração deste, que teria cometido o segundo homicídio, que seria duplo (um varão por te-lo ferido e um mancebo por tê-lo pisado...). Na história da humanidade ele foi o primeiro homem a praticar a poligamia.
Caim, depois de ter matado a seu irmão Abel, tornou-se pai de Enoque e criou uma cidade em homenagem a seu filho onde supõe que teria passado a morar.
A Bíblia diz que Lameque teve duas esposas. O nome da primeira era Ada que teria sido mãe de Jabal e de Jubal. Já a segunda esposa chamava-se Zilá que foi mãe de Tubalcaim e de Naamá.
Segundo Gênesis 4:23-24, pode-se dizer que Lameque teria assassinado o próprio Caim (interpretação de quem escreveu este texto compilado, mas não escrita no texto bíblico) e mais uma outra pessoa, o que estaria implícito no texto bíblico quando fala a respeito de seu castigo que seria setenta vezes maior do que o de seu ancestral. Isto porque o verso 24 diz que será vingado setenta vezes sete:
Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete.
“Tal suposição baseia-se também no fato do texto bíblico não dar outra informação a respeito da morte de Caim” (suposições sem base bíblica).” complemento com outra informação: Caim perdeu seu lar ordeiro e confortável, e seu trabalho relativamente ameno. Ele ampliou o exílio de seu pai, Adão, a regiões desconhecidas, distantes do Éden. O homem pagão agora espalhava a sua civilização. Homicídio, guerra, violência, miséria e fome acompanharam Caim ao deserto. Ele tinha começado a pagar sua sentença perpétua. Deus não permitiria que ele fosse morto, ...” Champlin AT V1 pag.46
Civilização e Tempo de vida Humana
Adão e seu período de vida e filhos.
“Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.” Gênesis 5:2-5
Mas, também, a Civilização Humana é apresentada nas Escrituras, como o homem desenvolveu, instrumentos de toda a ordem e como o homem criou, tirando da terra, outros materiais e os utilizou para o bem.
“E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.” Gênesis 4:20-22
Em plena época de vida de Adão, que viveu 930 anos (1000 anos são um dia para o Senhor), a Humanidade se civiliza em construção, socialmente, em ações entre si, e também em Adoração à Deus.
É para nós nos atentarmos, para isto, Adorar nunca deixou de ser função da Comissão e Mandato do Homem. Reiniciar sempre o culto ao Senhor é que aprendemos, mesmo com a Civilização Humana!
“Shalshalet Hakabala enfatiza como Adão ensinou a seu filho, Sete: a sabedoria foi transmitida; a espiritualidade foi enfatizada. Os homens se tinham tornado como feras; mas o Senhor reverteu, em Sete, aquela medonha maldição,...” Champlin V1
“E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.” Gênesis 4:25,26
Lameque – quebra dos contratos de uma só marido e uma só mulher.
“A procura de Caim e seus filhos por segurança estava simbolizada pela construção de muros pesados, a pro-criação de muitos filhos com esposas múltiplas e o poder da perícia profissional, do armamento e do ódio. O primeiro poema da Bíblia (23,24) serve de ilustração da amargura feroz que envenenou o espírito destes homens. O significado do versículo 23 é: “Matei um homem [meramente] por me ferir e um jovem [só] por me golpear e me ferir” (BA). Alcançaram o pico da habilidade e realização, mas também se chafurdaram nas profundezas do mal.” Comentário Beacon
Multiplicação da violência na Civilização Humana!
למך – Lemek, no grego λαμεχ; n. pr. m. Lameque = “poderoso”; o 5o. descendente na linhagem de Caim, marido de Ada e Zilá, pai dos filhos Jabal, Jubal, e Tubalcaim e da filha Naamá;  pai de Noé.
“E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu. E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.” Gênesis 5:28-32
A Civilização conheceu outro contrato social – macho e fêmea – através do violento Lameque.
“E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.” Gênesis 4:23,24 - “A vingança estaria visível sobre ele de alguma maneira, e isso em alto grau" (John Gill, in loc.). Os Targuns de Onkelos e de Jonathan supõem que a expressão significa “até a sétima geração". E se esse é o sentido, então o castigo haveria de prolongar-se por um mui longo período de tempo. Ver os comentários sobre Gên. 4.24, um trecho que pode ser reputado como confirmação dessa ideia.”
Encontramos neste ‘canto de violência’ de Lameque [que eu chamo do primeiro rap [estilo musical, que em sua maioria faz apologia à violência) do Mundo], o ápice da violência e brutalidade, no início dos homens.
Neste texto, ao ensinar em nossa Igreja, disse aos jovens, que aqui está o primeiro rap de apologia a violência, que a Bíblia registrou, para que aprendamos, que o mal, só busca o mal.
A Intervenção Divina:
Eu creio num Deus Único e que intervém no Mundo, pois é o Soberano Criado, Ele intervém na vida pessoal (Caim), na vida da família (Adão e Eva), Ele intervém na vida de uma Federação (A Humanidade), a seu modo e momento.
Podemos ver ainda a Intervenção divina na construção da Torre de Babel, quando o mandato desvirtuado, inclina todos os homens contra a ação de Deus e sua soberania sobre o Mundo e a Sua Criação.
Os homens não entenderam o que eles sofreram foi fruto de seus próprios pecados e que contra Deus, a Federação Humana não tem capacidade de agir, ou fugir de seus erros e punição advinda dos mesmos.
A Intervenção atinge de modo federativo a todos os homens do Mundo, no passado, presente e futuro. Na vida dos que viveram, nos que nascem e nos que vão nascer.
Schaeffer:O homem está separado, como pessoa, da [Criação] Natureza porque ele é feito à imagem de Deus. Quer dizer, ele tem personalidade, e como tal ele é único na Criação; mas ele está unido a todas as outras criaturas como ser criado”.
A Quebra dos Mandatos Implica em Cerceamento da Vida em Abundância:
Deus houvera criado o homem para viver uma vida abundante e plena com a sua presença.
A Queda no Éden cerceia esta virtude da raça humana.
Mas, o avanço da quebra dos mandatos leva Deus a limitar a extensão da vida do homem na face da Terra.
A Falha de Nossos Pais:
Os Gerentes da Criação falharam em executar esta Comissão Cultural:
Qual era o propósito desta Comissão Cultural?
Aparentemente a Comissão ou Mandato social era apenas para encher a terra. Mas, também era para abençoar toda a terra coma presença do homem, como gerente desenvolvedor das terras a serem ocupadas. E terminou com a redução da perenidade do homem, em sua imortalidade.
Hoje o Mandato social infere em Evangelização e alcance de Povos, que não “conhecem” a Palavra de Deus.
PACTO DE LAUSANNE e nosso Comentário:
10. Evangelização e Cultura
“O desenvolvimento de estratégias para a evangelização mundial requer metodologia nova e criativa. Com a bênção de Deus, o resultado será o surgimento de igrejas profundamente enraizadas em Cristo e estreitamente relacionadas com a cultura local. A cultura deve sempre ser julgada e provada pelas Escrituras. Porque o homem é criatura de Deus, parte de sua cultura é rica em beleza e em bondade; porque ele experimentou a queda, toda a sua cultura está manchada pelo pecado, e parte dela é demoníaca. O evangelho não pressupõe a superioridade de uma cultura sobre a outra, mas avalia todas elas segundo o seu próprio critério de verdade e justiça, e insiste na aceitação de valores morais absolutos, em todas as culturas”.
ESTE ENTROITO é apenas uma demonstração do que se pensou em Lausanne sobre cultura.
Mas, o Mandato em si é algo um pouco diferenciado, em termos de definição, como veremos a seguir”
O Mandato Cultural chama toda a humanidade na ordenança e na administração da criação, isto é, na obra da civilização e da cultura.
Era gerenciar a questão terrena com o próprio homem através do contato relacional e inspirador do Criador, e assim todos os homens fruto do mandato social manterem-se dentro de um padrão isento do pecado, sem percepção da malícia, do erro, ou do mal, mas baseado nos aspectos compatíveis de Deus aos homens, do Amor, da Comunhão, da Misericórdia, da benignidade, da mansidão.
Esta forma de vida levaria todos os homens nascidos de mulher ao pleno conhecimento de Deus.
Mas, não foi isto que aconteceu, pelas qualidades da personalidade, com as quais Deus criou o Homem – Adam – pois Deus não é manipulador da vontade humana, nem de seus anjos celestiais, mas os criou para serem livre me decisões e em amá-lo.
GÊNESIS 6.1-3. Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, [...]; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: O meu Espírito não (contenderá) permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.
1ª Parte
Continua
Fonte:
Citações no corpo do Texto
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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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