O
Início da Civilização Humana
Lição
8 - CPAD – Fevereiro 2020
Estudo pastor e prof. universitário Osvarela
Texto
Áureo
"E
conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma
cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque." Gênesis
4.17
Texto
Bíblico
Gênesis
4.1-16
1
- E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse:
Alcancei do SENHOR um varão.
2
- E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi
lavrador da terra.
3
- E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao
SENHOR.
4
- E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e
atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5
- Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e
descaiu-lhe o seu semblante.
6
- E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu
semblante?
7
- Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado
jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8
- E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se
levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9
- E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou
eu guardador do meu irmão?
10
- E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a
terra.
11
- E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua
mão o sangue do teu irmão.
12
- Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante
serás na terra.
13
- Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser
perdoada.
14
- Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei
fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
15
- O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes
será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse
qualquer que o achasse.
16
- E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda
do oriente do Éden.
Discurso:
A
formação da sociedade e civilização do mundo aos idos pós-Éden, nos mostra como
Deus preparou a humanidade desde a formação do Adão, para viver uma vida:
Social - povoamento
Laboriosa- formas de trabalho produtivo para subsistência humana
De conquistas – alcançar espaços de difícil acesso
De invenções – ferramentas, utensílios doméstico e de guerra e
defesa, instrumentos musicais
De Fé, mesmo sendo o homem afastado de Deus – Romanos 1. 19 ss.
O próprio homem reconhecer um Deus Criador e adorá-lo.
Segundo Van
Groningen o homem deveria exercitar suas prerrogativas reais fazendo o
seguinte:
· Governando
·
Desenvolvendo
· Mantendo.
Tudo isto
infere Van Groningen que o governo do homem sobre o cosmos envolve trabalho.
Assim,
nós temos que trabalhar, como Imago Dei em Cristo, Pai e o Espírito Santo. João
5.17. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Lembrando
que a experiencia adâmica, com Deus e no Éden, ainda era clara e conhecida de
todos os seus descendentes.
1 - E conheceu Adão a Eva,
sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um
varão.
Este versículo
inicial do texto bíblico, traz uma importante afirmação de Eva, e é o primeiro cântico.
Eva mostra que entendeu a necessidade proposta por Deus do nascimento de um
gerado pela mulher para devolvê-los ao estágio edênico e louvou a Deus quando
lhe nasceu Caim, e exultou cantando, o hino acima.
ברח -
barach; v.
atravessar, fugir, escapar, perseguir, afugentar, pôr em fuga, alcançar,
disparar (estender), apressar.
Vou usar o termo acima, para demonstrar
primariamente, que Eva está cantando, no primeiro cântico bíblico, que havia alcançado
o que Deus evangelizara em Genesis 3.15, e com a chegada deste filho ela,
desterrada do Éden, poderia almejar ter alcançado a volta a situação edênica e foi
uma espécie de cântico de vitória sobre Satanás, pelo cumprimento da promessa
divina. Para ela, foi uma forma de cantar, pela redenção (próxima, em sua esperança) do erro cometido, que elevou a raça
humana sofrer os danos da queda. Agora Eva canta na esperança do cumprimento do proto-Evangelho proclamado pelo próprio Criador conforme escrito em Gênesis 3.15
Analisando o tema deste estudo, entendi que será
necessário, aos professores e alunos entenderem o que Deus ordenara/incumbira
ao Homem, independente da Queda, Deus ordenara algumas funções e atributos, e
tarefas, que chamaremos de Mandatos.
Mandato -
do latim mandatum, "encargo, cargo, Comissão".
Mandato é aquilo de que se está
encarregado; incumbência, Missão, Concessão De Poderes para desempenho
de uma representação; delegação.
Quanto
à maneira pela qual é outorgado, o mandato pode ser expresso ou tácito, verbal
ou escrito.
O art. 653, do
nosso Código Civil é muito claro ao indicar o significado de Mandato, por isso,
resolvi copiar esse artigo de lei, para esclarecer essa dúvida.
Art. 653, do Código Civil:
"Opera-se o mandato
quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome praticar atos ou
administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato."
Comissão
- Significado: 1. Missão Ou Encargo
A
Criação e Sua Posição Pós-queda contra o Criador:
Compreendendo
que a Aliança de Deus com os homens se dá por Graça, ou favor, e ela é
unilateral no sentido rudimentar.
Considerando-se
que o homem é Criação e Deus é o Agente Criador, com todo o Poder Divino
inerente a Sua Santa e Eterna Pessoa. O ser humano é Gerente da Criação.
Embora
Deus continue sendo plenamente Soberano sobre sua Criação, ele comissionou o
ser humano para que dela cuidasse.
Estas
ordenanças de comando ou relacionais são chamadas de Mandatos.
Ele
dotou o homem de sabedoria, conhecimento autoridade e ordenou sobre o ‘Adam’,
os Mandatos a serem Cumpridos, no sentido de que são inerentes aos homens, sob
uma forma aliançável.
2 Tm.2. 11-13. Fiel é esta palavra: Se,
pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; se perseveramos, com ele
também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se somos
infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.
Quando
o Adam quebra de sua parte esta aliança edênica e rompe unilateralmente o relacionamento
Deus-Homem, Deus continua Fiel e mantém todos os Mandatos cedidos ao gerente
adâmico terrestre, fruto de Sua Criação como Soberano do Universo.
O. Palmer Robertson a define, em seu livro O
Cristo dos Pactos: “Aliança é um pacto de sangue. Envolve compromissos
com consequências de vida e morte”.
Berith - "Laço / vínculo/
ligar, atar, aliançar".
Gerard Van Groningen: “... Deus iniciou,
determinou os elementos, e confirmou a Sua aliança com a humanidade. Esta
aliança é unilateral.”
Mauro F. Meister define pacto assim: “Portanto,
quando se trata do pacto divino-humano pode-se dizer que o pacto é um
vínculo/elo de amor, iniciado e administrado pelo Deus Triúno com a sua
criação, representada pelos nossos pais’.
Civilização
– Queda – Domínio territorial:
O
que significa "sujeitar" ou "dominar" a terra?
Adão
e Eva - marido e esposa.- Quebraram a Aliança com Deus, O Criador.
Ao
estudarmos a Criação do Mundo temos a visão do que Deus preparou para o homem,
através do ‘anthropos’ adâmico.
Ao
formar o mundo Deus outorga à Coroa da Sua Criação a Gerência deste sistema
físico terreno.
Deus
fez uma aliança com a criatura e estabeleceu pelo menos três diferentes
mandatos para a humanidade:
Assim,
nós temos.
O
Mandato Espiritual
(seu relacionamento com o Criador). - Efésios 5.16-20: ...usando bem
cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos,
mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no
qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos,
hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso
coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor
Jesus Cristo.
16 - E saiu Caim de diante da face do
SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.
O
Mandato Social (seu relacionamento em família)
O
Mandato Cultural (seu relacionamento com a sociedade).
Os
Mandatos –
A-
Espiritual -
3 - E aconteceu, ao cabo
de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 - E Abel também trouxe
dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para
Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a
sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu
semblante.
Este
trecho do texto nos mostra que Adão ensinou aos seus filhos a adorarem a Deus,
e oferecerem ofertas ao Senhor.
Para
ressaltar a atitude de Caim ou até mesmo de forma literal Caim é o primeiro a
ser apresentado, entre os 2 (dois) irmãos como o primeiro a ofertar algo, ao
Senhor.
Ao
cabo de dias:
“..., ao cabo de dias, que Caim trouxe do
fruto da terra uma oferta ao SENHOR.”
Demonstra
que houve trabalho, suor, desse lançar a semente na terra, aguardar a semente
frutificar, crescer e dar frutos, para que Caim pudesse trazer a sua oferta.
Abel
da mesma forma esperou nascer um primogênito de suas ovelhas (tipo de Cristo),
ou seja, aguardou a ovelha gerar e dar um primogênito de seu rebanho e trazê-lo
ao Senhor.
“Portanto, se trouxeres
a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa
contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te
primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus
5:23,24
Este
foi o erro de Caim, ainda que alertado por Deus.
4 ..., e atentou o SENHOR
para Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a
sua oferta não atentou.
Coração
magoado e com malícia impediram Deus receber a oferta de Caim, pois Deus não fala
em Suas palavras nada contra o tipo de oferta de Caim, mas do que estava no seu
coração.
Tanto
que, Caim manteve sua atitude previamente arquitetada e aguardou Abel e lhe provocou
para lhe tirar a vida.
8 - E falou Caim com o
seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim
contra o seu irmão Abel e o matou.
Falar
neste trecho quer dizer incitou ou se levantou contra seu irmão o ameaçou e
cumpriu sua ameaça estando ambos no campo (local de trabalho)
B- Mandato Social.
É
atual escrever algumas linhas sobre este Mandato.
A
atual sociedade na qual vivemos, e por quem a Igreja deve interceder como
Abraão o fez pelos justos de Sodoma e Gomorra, necessita de intervenção da
Igreja, para que sejam visitados por Deus, homens que alcancem o padrão de
justos no meio de todo este drama antropológico-social.
A
atual sociedade vive momento, de contrariedade à Revelação da vontade de Deus,
conforme Paulo escreveu aos irmãos romanos, em sua Epístola no capítulo 1 e
versículo 19 e ss. ...e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da
imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por
isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para
serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela
mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito
eternamente. Amém. Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as
suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
E
nós como Igreja, somos os atuais mensageiros enviados em meio a um estado moral
‘sodominado’ (neologia utilizada por este autor), necessitando de
arrancar na força do poder do Espírito Santo e levar ao cume do monte da
salvação, os que podem e devem se salvar.
O
mandato social pôde ser dado, porque Deus criou a humanidade não só à sua imagem
e semelhança como também macho e fêmea.
Van
Groningen diz que “... este mandato provê a base divinamente
ordenada para o casamento, para a família restrita e a família extensiva -
os clãs, as nações e a comunidade da humanidade de todo o mundo”.
C - Cultural - Gênesis
1.26-30
A
Base bíblica para este mandato está no texto:
Gênesis
1.26-30;
E disse Deus: Façamos o
homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes
do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a
terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o
homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então
Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e
sujeitai-a; [...]E assim foi.
A
desídia, o orgulho, a experimentação tentadora, a desconfiança do que Deus
dissera, levaram os Gerentes de Deus ao pecado.
Alguns
teólogos utilizam no lugar de gerente, o termo vice gerente, mas vou utilizá-lo,
buscando o sentido, como algo próximo do termo mordomia, ou despenseiro autorizado
de alguém, O Senhor – O Kurios, das Epístolas paulinas.
Apesar
da queda, o Mandato Cultural não foi anulado.
Eles
eram os proclamadores, o continuaram a sê-lo, mas já agora sem autoridade do
que Deus Criara e realizara a favor dos homens.
Eles
foram os únicos seres humanos – à priori - a ouvirem a proclamação
Considerações
sobre a Relação Terra e Céus.
A-
Terreno e Divino.
A
Imago Dei une a Divindade à Terra, no sentido de proporcionar aos homens
conhecerem por parâmetros inteligentes e revelacionais, a Divindade Criadora –
Deus. Rm.1
No
interior do Homem, podemos entender a Trindade na base do sistema bíblico
comparativo, o chamado tipo e antítipo. 1 Ts.5.23. ...o vosso espírito, e
alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de
nosso Senhor Jesus Cristo.
Enquanto
o tipo é terreno e natural, o antítipo é perfeito e divino.
José
e Jesus
Davi
e Jesus
Moisés
e Jesus.
ESTUDANDO
O TERCEIRO MANDATO:
O
Mandato Cultural
é sem sombra de dúvidas o Mandato mais importante, inclusive para a Igreja,
pois fala do relacionamento com a sociedade, com a ‘polis’, com os homens que
nos cercam, é um Mandato ou Comissão Relacional.
Esta
relação cultural, logo ao início do relato bíblico é deturpada.
Lendo
a fase relacional pós edênica, podemos verificar que há um desencadear de forma
dramática do erro, na relação humana.
Tudo
o que de pior podia subir ao coração do homem, esquecendo-se de Deus é
realizado, vivido, aglutinado, como valor moral negativo, mas não admitido como
tal.
Para
entendermos o sentido de uma missão necessitamos estudar também o Mandato
social.
Podemos
ver desde a quebra do Mandato Social – a degradação familiar – Caim e Abel.
A
Quebra do Mandato Social:
ELO
SOCIAL QUEBRADO
Foi
na quebra do Mandato Social que as evidências do pecado se mostraram de forma
expansora entre os homens, quebrando a aliança unilateralmente, com o Criador.
Pelo
assassinato, através da Queda a descendência de Adão, em Caim (esperança de
Eva), trouxe à Terra uma quebra do Mandato Social, ao assassinar seu irmão.
Quebrou
os seus elos familiares, com mentiras, acusações e esquivando-se de suas
responsabilidades.
6 - E o SENHOR disse a
Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 - Se bem fizeres, não
haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para
ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 - E falou Caim com o seu
irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu
irmão Abel e o matou.
9 - E disse o SENHOR a
Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu
irmão?
10 - E disse Deus: Que
fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11 - E agora maldito és tu
desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu
irmão.
Caim e Abel – Gn.4.1-8. Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela
concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. Tornou
a dar à luz a um filho-a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi
lavrador da terra. [...] ...atentou o Senhor para Abel ..., mas para Caim ...
não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.[...]
se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas
sobre ele tu deves dominar. Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no
campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.
A
Civilização Humana E A Recusa do Favor de Deus.
Caim teve em suas mãos o direito de escolha, mas
preferiu ser dominado e abandonar o Mandato de dominador, para ser dominado
pelo fogo do pecado.
Embora criativo e laborioso (era excelente
lavrador), ele preferiu continuar seu intento maligno que atingiria toda a
Civilização Humana.
O pecado estava bem do lado de fora da porta,
pronto para levar Caim à ruína.Precisamos examinar duas palavras no versículo
7. A palavra traduzida por pecado (.hatfat) pode significar pecado ou oferta
pelo pecado. A última opção está fora de questão, porque a presença fora da
porta não parece ser útil; é sinistra. A palavra jaz (robesh) é umsubstantivo
verbal. O problema para o tradutor é: Esta palavra serve de verbo, jaz, ou de
substantivo, dando o sentido: “O pecado está de tocaia”?
E.
A. Speiser
destaca que o acádio, uma das origens do hebraico bíblico, tem basicamente a
mesma palavra, rabishum (note que as primeiras três consoantes são as
mesmas), que significa “demônio”. Esta história bíblica vem do mesmo local
geográfico; assim, se considerarmos que robesh é um empréstimo do acádio, a
solução está à mão.21 O texto descreve o pecado como um demônio malévolo,
pronto para se lançar sobre Caim se este sair da presença de Deus sem se arrepender.
Deus graciosamente ofereceu a Caim o poder de vencer o pecado: Sobre ele
dominarás. Comentário Bíblico Beacon
Caim
e Abel –irmãos.
Poligamia,
assassinato, brutalidade, etc.
Gn.4.19-24. Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma
era Ada, e o nome da outra Zila.[...]; e a irmã de Tubal-Caim foi Naamá. Disse
Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; [...] pois matei um
homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. Se Caim há de ser vingado sete
vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.
Quebrando
valores.
Mandato
social contra a vontade de Deus.
Os
homens não queriam se separar e “encher” a Terra.
Deus
intervém neste momento para que a sua ordem se concretizasse, independente da
vontade dos homens, comandado pelo líder.
A Torre
de Babel:
“Eia, façamos tijolos e
queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E
disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre” Gênesis 11:3,4
A
Torre de Babel, demonstra, apesar de todo conteúdo de ação contra o Criador,
que o mandato
de domínio e criatividade (Adão dando nomes a seres e elementos da Criação), que
o homem exerce, e exercia com inteligência o domínio sobre os elementos da
terra, podendo erguer, construir, edificar e manter estável, elementos de
construção. E reunidos em sociedade.
בבל -
Babel
(aramaico); n. pr. loc. Babel ou Babilônia = “confusão (por mistura)”; Babel
ou Babilônia, o antigo lugar e/ou capital da Babilônia (atual Hillah)
situado junto ao Eufrates.
GÊNESIS 11.1-9. Ora, toda
a terra tinha uma só língua e um só idioma. E deslocando-se os homens
para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; [...] Disseram
mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu,
e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a
terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos
homens edificavam; e disse: [...] confundamos ali a sua linguagem, ... Assim o
Senhor os espalhou dali ... e cessaram de edificar a cidade. Por isso se
chamou o seu nome Babel...
Este
é um reinicio da civilização da terra, que necessitou da intervenção soberana
de Deus, para os espalhar, do Oriente para outras regiões da terra.
Descendência
levando ao mal.
Mas,
Descendência levando e criando bens!
“E saiu Caim de diante da
face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. E
conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele
edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e
Metusael gerou a Lameque. E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma
era Ada, e o nome da outra, Zilá.” Gênesis 4:16-19
A
civilização inferiu em construção de cidades, como também no aumento da violência,
entre os homens. Definiu a forma de dar nomes as localidades. “ela concebeu,
e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade
conforme o nome de seu filho Enoque”.
חנוך –
Chanowk,
no grego Ενωχ; Enoque = “dedicado” n. pr. m. Caim chamou a cidade por
ele construída de acordo com o nome de seu filho, sem dúvida amado por ele. Dicionário
Strong
Ptolomeu
situava essa cidade em Hanuchta, na Susiana.
A
única coisa que sabemos sobre esse homem é o que ficou registrado aqui. Não
podemos dizer que ele cresceu na iniqüidade de seu pai, conforme alguns têm
dito.
Esse
nome significa “instruído”, “dedicado” ou “iniciado”. Que
isso tenha significado que ele fora “iniciado no caminho do Senhor”. Mas
talvez significasse somente “iniciado nos conhecimentos e nas habilidades de
seu pai”. Champlin V1
“É
interessante observar um ponto de comparação entre a linhagem de Caim e a
linhagem de Sete. O sétimo depois de Caim foi Lameque, que era o epítome da
hostilidade furiosa, embora seus três filhos fossem gênios criativos. O sétimo
na linhagem de Sete foi o piedoso Enoque, que Deus para si... tomou. Noé (29),
o décimo na linhagem de Sete, e seus três filhos começaram uma nova população depois
do dilúvio.” Comentário Beacon
“Lameque é um personagem bíblico do Antigo
Testamento mencionado no livro de Gênesis como filho de Metusael e um dos
descendentes de Caim da quinta geração deste, que teria cometido o segundo
homicídio, que seria duplo (um varão por te-lo ferido e um mancebo por tê-lo
pisado...). Na história da humanidade ele foi o primeiro homem a praticar a
poligamia.
Caim, depois de ter matado a seu irmão
Abel, tornou-se pai de Enoque e criou uma cidade em homenagem a seu filho onde
supõe que teria passado a morar.
A Bíblia diz que Lameque teve duas esposas.
O nome da primeira era Ada que teria sido mãe de Jabal e de Jubal. Já a segunda
esposa chamava-se Zilá que foi mãe de Tubalcaim e de Naamá.
Segundo Gênesis 4:23-24, pode-se
dizer que Lameque teria assassinado o próprio Caim (interpretação de quem
escreveu este texto compilado, mas não escrita no texto bíblico) e mais uma
outra pessoa, o que estaria implícito no texto bíblico quando fala a respeito
de seu castigo que seria setenta vezes maior do que o de seu ancestral. Isto
porque o verso 24 diz que será vingado setenta vezes sete:
Porque sete vezes Caim será vingado; mas
Lameque, setenta vezes sete.
“Tal suposição baseia-se também no fato do
texto bíblico não dar outra informação a respeito da morte de Caim” (suposições
sem base bíblica).” complemento com outra informação: Caim perdeu seu lar
ordeiro e confortável, e seu trabalho relativamente ameno. Ele ampliou o exílio
de seu pai, Adão, a regiões desconhecidas, distantes do Éden. O homem pagão
agora espalhava a sua civilização. Homicídio, guerra, violência, miséria e fome
acompanharam Caim ao deserto. Ele tinha começado a pagar sua sentença
perpétua. Deus não permitiria que ele fosse morto, ...” Champlin AT V1
pag.46
Civilização
e Tempo de vida Humana
Adão
e seu período de vida e filhos.
“Homem
e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram
criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua
semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. E
foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos,
e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias que Adão viveu,
novecentos e trinta anos, e morreu.” Gênesis 5:2-5
Mas,
também, a Civilização Humana é apresentada nas Escrituras, como o homem
desenvolveu, instrumentos de toda a ordem e como o homem criou, tirando da
terra, outros materiais e os utilizou para o bem.
“E Ada deu à luz a Jabal;
este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão
era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. E Zilá
também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e
a irmã de Tubalcaim foi Noema.” Gênesis 4:20-22
Em
plena época de vida de Adão, que viveu 930 anos (1000 anos são um dia para o
Senhor), a Humanidade se civiliza em construção, socialmente, em ações entre
si, e também em Adoração à Deus.
É
para nós nos atentarmos, para isto, Adorar nunca deixou de ser função da
Comissão e Mandato do Homem. Reiniciar sempre o culto ao Senhor é que
aprendemos, mesmo com a Civilização Humana!
“Shalshalet
Hakabala enfatiza como Adão ensinou a seu filho, Sete: a sabedoria foi
transmitida; a espiritualidade foi enfatizada. Os homens se tinham tornado
como feras; mas o Senhor reverteu, em Sete, aquela medonha maldição,...” Champlin
V1
“E tornou Adão a
conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete;
porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto
Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome
Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.” Gênesis 4:25,26
Lameque
– quebra dos contratos de uma só marido e uma só mulher.
“A procura de Caim e seus filhos por segurança
estava simbolizada pela construção de muros pesados, a pro-criação de muitos
filhos com esposas múltiplas e o poder da perícia profissional, do armamento e
do ódio. O primeiro poema da Bíblia (23,24) serve de ilustração da amargura
feroz que envenenou o espírito destes homens. O significado do versículo 23 é:
“Matei um homem [meramente] por me ferir e um jovem [só] por me golpear e me
ferir” (BA). Alcançaram o pico da habilidade e realização, mas também se chafurdaram
nas profundezas do mal.” Comentário Beacon
Multiplicação
da violência na Civilização Humana!
למך –
Lemek, no
grego λαμεχ; n. pr. m. Lameque = “poderoso”; o 5o. descendente na
linhagem de Caim, marido de Ada e Zilá, pai dos filhos Jabal, Jubal, e
Tubalcaim e da filha Naamá; pai de Noé.
“E viveu Lameque cento e
oitenta e dois anos, e gerou um filho, A quem chamou Noé, dizendo: Este nos
consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da
terra que o Senhor amaldiçoou. E viveu Lameque, depois que gerou a Noé,
quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os
dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu. E era Noé da idade
de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.” Gênesis 5:28-32
A
Civilização conheceu outro contrato social – macho e fêmea – através do
violento Lameque.
“E disse Lameque a suas
mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque,
escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um
jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque
setenta vezes sete.” Gênesis 4:23,24 - “A vingança estaria visível
sobre ele de alguma maneira, e isso em alto grau" (John Gill, in loc.).
Os Targuns de Onkelos e de Jonathan supõem que a expressão significa “até
a sétima geração". E se esse é o sentido, então o castigo haveria
de prolongar-se por um mui longo período de tempo. Ver os comentários sobre Gên.
4.24, um trecho que pode ser reputado como confirmação dessa ideia.”
Encontramos
neste ‘canto de violência’ de Lameque [que eu chamo do primeiro rap [estilo
musical, que em sua maioria faz apologia à violência) do Mundo], o ápice da
violência e brutalidade, no início dos homens.
Neste
texto, ao ensinar em nossa Igreja, disse aos jovens, que aqui está o primeiro
rap de apologia a violência, que a Bíblia registrou, para que aprendamos, que o
mal, só busca o mal.
A
Intervenção Divina:
Eu
creio num Deus Único e que intervém no Mundo, pois é o Soberano Criado, Ele
intervém na vida pessoal (Caim), na vida da família (Adão e Eva), Ele intervém
na vida de uma Federação (A Humanidade), a seu modo e momento.
Podemos
ver ainda a Intervenção divina na construção da Torre de Babel, quando o
mandato desvirtuado, inclina todos os homens contra a ação de Deus e sua
soberania sobre o Mundo e a Sua Criação.
Os
homens não entenderam o que eles sofreram foi fruto de seus próprios pecados e
que contra Deus, a Federação Humana não tem capacidade de agir, ou fugir de
seus erros e punição advinda dos mesmos.
A
Intervenção atinge de modo federativo a todos os homens do Mundo, no passado,
presente e futuro. Na vida dos que viveram, nos que nascem e nos que vão
nascer.
Schaeffer: “O homem está
separado, como pessoa, da [Criação] Natureza porque ele é feito à
imagem de Deus. Quer dizer, ele tem personalidade, e como tal ele é único na
Criação; mas ele está unido a todas as outras criaturas como ser criado”.
A
Quebra dos Mandatos Implica em Cerceamento da Vida em Abundância:
Deus
houvera criado o homem para viver uma vida abundante e plena com a sua
presença.
A
Queda no Éden cerceia esta virtude da raça humana.
Mas,
o avanço da quebra dos mandatos leva Deus a limitar a extensão da vida do homem
na face da Terra.
A
Falha de Nossos Pais:
Os
Gerentes da Criação falharam em executar esta Comissão Cultural:
Qual
era o propósito desta Comissão Cultural?
Aparentemente
a Comissão ou Mandato social era apenas para encher a terra. Mas, também era
para abençoar toda a terra coma presença do homem, como gerente desenvolvedor das
terras a serem ocupadas. E terminou com a redução da perenidade do homem, em
sua imortalidade.
Hoje
o Mandato social infere em Evangelização e alcance de Povos, que não “conhecem”
a Palavra de Deus.
PACTO
DE LAUSANNE e nosso Comentário:
10.
Evangelização e Cultura
“O
desenvolvimento de estratégias para a evangelização mundial requer metodologia
nova e criativa. Com a bênção de Deus, o resultado será o surgimento de igrejas
profundamente enraizadas em Cristo e estreitamente relacionadas com a cultura
local. A cultura deve sempre ser julgada e provada pelas Escrituras. Porque o
homem é criatura de Deus, parte de sua cultura é rica em beleza e em bondade;
porque ele experimentou a queda, toda a sua cultura está manchada pelo pecado,
e parte dela é demoníaca. O evangelho não pressupõe a superioridade de uma
cultura sobre a outra, mas avalia todas elas segundo o seu próprio critério de
verdade e justiça, e insiste na aceitação de valores morais absolutos, em todas
as culturas”.
ESTE
ENTROITO é apenas uma demonstração do que se pensou em Lausanne sobre
cultura.
Mas,
o Mandato em si é algo um pouco diferenciado, em termos de definição, como
veremos a seguir”
O
Mandato Cultural chama toda a humanidade na
ordenança e na administração da criação, isto é, na obra da civilização e da
cultura.
Era gerenciar a questão terrena com o próprio homem
através do contato relacional e inspirador do Criador, e assim todos os homens
fruto do mandato social manterem-se dentro de um padrão isento do pecado, sem
percepção da malícia, do erro, ou do mal, mas baseado nos aspectos compatíveis
de Deus aos homens, do Amor, da Comunhão, da Misericórdia, da benignidade, da
mansidão.
Esta forma de vida levaria todos os homens nascidos
de mulher ao pleno conhecimento de Deus.
Mas,
não foi isto que aconteceu, pelas qualidades da personalidade, com as quais
Deus criou o Homem – Adam – pois Deus não é manipulador da
vontade humana, nem de seus anjos celestiais, mas os criou para serem livre me
decisões e em amá-lo.
GÊNESIS 6.1-3. Sucedeu que, quando os homens começaram a
multiplicar-se sobre a terra, [...]; e tomaram para si mulheres de todas as que
escolheram. Então disse o Senhor: O meu Espírito não (contenderá)
permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os
seus dias serão cento e vinte anos.
1ª Parte
Continua
Fonte:
Citações no corpo do Texto
Estudo do autor na pagina
Biblia on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário