sexta-feira, fevereiro 14

A Queda do Ser Humano Lição 7 – CPAD – Fevereiro 2020 - 1ª Parte

A Queda do Ser Humano
Lição 7 – CPAD – Fevereiro 2020
Estudo Pastor Professor Univ Osvarela
Texto Áureo
"Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." Romanos 5.12
Leitura Bíblica
Gênesis 3.1-7
1 - Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 - mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 - Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 - Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 - E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 - Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Etimologia:
דחי – d^echiy; n. m. um tropeço, queda
כשלון - kishshalown; n. m. um tropeço, uma queda, uma calamidade
מכשול - mikshowl ou מכשל mikshol; n. m. um tropeço, meio ou ocasião para tropeço, pedra de tropeço; tropeço, queda; meio ou ocasião para tropeço, pedra de tropeço
מפלת - mappeleth; n. f. cadáver, ruína, queda; cadáver; ruína, queda
תבוסה - t ^ebuwcah; n. f. o calcar aos pés, opressão, ruína, queda, destruição
αποκαταστασις – apokatastasis; n. f. restauração; de uma teocracia verdadeira; do estado perfeito antes da queda
πτωμα - ptoma; n. n. queda, caída; metáf. falha, defeito, calamidade; erro, apostasia; aquilo que caiu; corpo caído de
πτωσις - ptosis; n. f. queda, caída
Pecado αμαρτημα significa apenas o pecado em si mesmo, não o ato, em suas manifestações particulares como atos isolados de desobediência a lei divina. “pode ser definido como a perda de um alvo ou objetivo: é, então, αμαρτια ou αμαρτημα; o avanço sobre ou a transgressão de uma linha: é então παραβασις; a desobediência a uma voz: neste caso é παρακοη; a queda onde alguém deveria ter permanecido em pé: isto é παραπτωμα ignorância daquilo que deveria ser conhecido: isto é αγνοημα; a redução daquilo que deveria ter sido feito em plena medida, que é ηττημα; a não observância de uma lei, que é ανομια ou παρανομια.”
αμαρτια significou originalmente o que erra o alvo. Quando aplicado a algo moral, a ideia é similar: desvio do verdadeiro fim da vida, por isso, usado como um termo geral para pecado. Significa tanto o ato de pecar como o resultado, o pecado em si mesmo.
αμαρτημα significa apenas o pecado em si mesmo, não o ato, em suas manifestações particulares como atos isolados de desobediência a lei divina.
“Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;” Hebreus 9:7
αγνοημα ocorre apenas uma vez, Hebreus 9.7. Indica erro, pecado que de certa maneira é resultado da ignorância.
ασεβεια é incredulidade, irreligião positiva e ativa, condição de oposição direta a Deus.
παρακοη é estritamente falha no ouvir, ou ouvir sem cuidado ou atenção. O pecado consiste em não ouvir quando Deus fala, bem como da desobediência ativa que geralmente segue.

ανομια é ilegalidade; desprezo da lei; condição ou ação não simplesmente ilegal, como a etimologia indica, mas contrária à lei. A lei é geralmente por implicação a lei mosaica.
“Mas teve a repreensão da sua transgressão, ...” 2 Pedro 2:16
παρανομια ocorre apenas uma vez, 2Pe 2.16, e é praticamente equivalente a ανομια.
παραβασις é transgressão, ato de ir além de algum limite determinado. É a transgressão de um mandamento identificável. Consequentemente significa mais que αμαρτια.
Exórdio:
Ao iniciarmos este estudo usarei a etimologia, que achei mais próxima do que a narrativa bíblica, apresenta. A Queda do Homem ocorreu por desprezar o que ouviu de Deus. Ao não prestar atenção e guardar no coração, a Raça Humana (Eva/Adão) deram espaço para Satanás distorcer a fala divina e os conduzir a dúvida e ao desejo de conhecer o que lhes fora, claramente, ordenado por Deus:
παρακοη é estritamente falha no ouvir, ou ouvir sem cuidado ou atenção. O pecado consiste em não ouvir quando Deus fala, bem como da desobediência ativa que geralmente segue.
Como diz o Dicionário Strong em sua página 1797, a conversa vazia de Eva com a serpente, a conduziu ao erro. Nem a aponto, que houve uma sedução, mas permaneço no que disse, acima, e completo com o texto transcrito do Dicionário:
μωρολογια, usado apenas uma vez no N.T. Significa conversa tola, mas isto no sentido bíblico da palavra tolo, que implica em pecaminosidade. Trata-se de conversação que é primeiro insípida, então corrupta. É conversa vazia, que naturalmente revela a vaidade e o pecado do coração.
αισχρολογια, também usado uma vez, significa qualquer tipo de linguagem perniciosa, especialmente que abusa de outros. No grego clássico, algumas vezes significa distintamente linguagem que conduz a grosseria.
ευτραπελια, que ocorre uma vez, originalmente significou versatilidade em conversação. Adquire, no entanto, um sentido desfavorável, já que conversação polida, refinada, tem a tendência de tornar-se maléfica em muitos sentidos. A palavra denota, então, uma forma sutil de mau discurso, conversa pecaminosa, sem a crudeza que frequentemente a acompanha, mas não sem sua malícia.”
Esta é a síntese da Queda da Raça Humana.
A Bíblia nos descreve como corrompidos da imagem que Deus nos criou. Como isto aconteceu? Isto está registrado na Bíblia no livro de Gênesis. Logo após sermos criados à ‘imagem de Deus’  os primeiros humanos (Adão e Eva) foram testados com uma escolha. A Bíblia descreve a conversa do casal com uma ‘serpente’.  Sempre se entendeu que a serpente é Satanás – um espirito inimigo de Deus. Na Bíblia, Satanás comumente fala através de alguém. Neste caso ele falou através de uma serpente.
TRÊS DÚVIDAS QUE MARCARAM A QUEDA DA RAÇA HUMAN:   
    a.      Dúvida sobre a bondade de Deus
    b.      Dúvida sobre a retidão de Deus

    c .      Dúvida sobre a Santidade de Deus
Recorro ao texto, e contexto próximo para dar entendimento ao leitor sobre o que Deus ordenara ao Homem.
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2:15-18
A serpente utilizou-se da ευτραπελια para levar Eva ao pecado, por que ela deixou de gravar em seu coração as palavras de Deus, pela παρακοη falha ao ouvir Deus falar.
Lembramos que a Bíblia diz:
1 - Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Não dar atenção, ao que Deus falara de maneira exata, e o mau uso da liberdade, promoveram a Queda, quando o SENHOR Deus ordenou ao homem (16), Ele foi claro sua relação soberana com o homem e a relação subordinada do homem com Ele. Deus tinha este direito, porque Ele é o Criador e o homem é a criatura. A ordenação deixa claro a posição do Criador e da criatura. (vide parágrafos, abaixo).
A Proibição e sua importância e severidade.
Deus sempre foi claro e o homem entendeu todas as coisas que lhe foram apresentadas e Eva entendeu, como mostra Gênesis 3.15 (posterior a queda). É preciso entender, isto. “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” a proibição, aqui é empregada de maneira. o mais forte possível em hebraico, Deus deixou claro que a árvore estava fora da alçada do homem, tomar ou cuidar da árvore do bem e do mal (havia eternidade em seus frutos) para colocar a árvore da ciência do bem e do mal. A ordem foi dada em formato de um discurso direto e inerentemente pessoal, a ordem: “Não comerás”, é pessoal e a forma etimológica do negativo hebraico a coloca em negação permanente. Além da forma negativa e imperativa da ordem, há um acréscimo: a desobediência gerava a morte, o que aumentou a severidade do castigo. Na sintaxe hebraica, é extremamente forte, de tal forma, que a força é sentida, mesmo quando mantida na tradução com a palavra “certamente”.
“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16,17
O Éden era um Jardim criado de forma especial e perfeito para o casal – Adão e Eva. Entre suas espécies vegetais, havia uma árvore da vida e uma árvore do conhecimento. O primeiro casal, como estamos revelando neste texto, ouviu mau e não compreendeu ou achou que haveria algo além da vontade de Deus em impedi-los de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Comentário: Ao comer do fruto da arvore que fora impedida, o homem, perdeu alguns aspectos da sua forma original. Quem criou e deu vida, pode tirar do homem (que recebeu e foi criado) o que lhes fora dado e que ao desviarem-se do alvo dado por Deus os tornou desobedientes e pecadores.
“..., eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.” Isaías 45:7
“O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.” Provérbios 16:4
“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:5
A árvore da ciência do bem e do mal (saber o bem e o mal é conhecer, como Criador [eu crio o bem eo mal] o que acontece antecipadamente, com tudo que implica e só Deus tem este poder), os dois opostos, o bem e o mal, representam os extremos da ciência ou conhecimento e, assim, servem de expressão idiomática para referir-se à perfeição a atributos que Deus reserva, apenas, para si   — neste caso, onisciência e poder. Gênesis 3.5 sugere que este poder é atributo divino, e Provérbios 15.3 faz a afirmação clara de que é equivalente de onisciência (ver 2 Samuel 14.17; 1 Reis 3.9).
“Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.” Gênesis 3:22,23
Um texto mosaico mostra que Deus dá quando quer, mas ao seu tempo, não quero dizer, que o homem alcançaria a Onisciência, um atributo incomunicável de Deus, mas aquela árvore era o ponto vital da união do Onisciente como homem com atributos restritos. Ambas, as árvores, davam ao homem, condições similares a Deus, eternidade e conhecimento, mas não o conhecimento do bem e do mal, o homem, então, perdeu a sua condição de falar diretamente com Deus, a qualquer momento, em seu corpo, incorrompido.
“..., e vossos filhos, que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles a darei, e eles a possuirão.” Deuteronômio 1:39
- Enganar: induzir em erro (ex. as aparências o enganaram); iludir; burlar; lograr; embaçar; embair (ex. os malandros enganaram a polícia); disfarçar, esconder (ex. tentava enganar seus sentimentos); seduzir, desonrar (mulher)crer no que não existe; iludir-se.
- Enganado: que está em engano ou erro; iludido; atraiçoado pela esposa (enganado).
- iludir: produzir ilusão em; enganar; lograr; burlar.
A Mulher, a quem a Serpente Iludiu (3.1-5), foi atingida pela astúcia da serpente, no, até então, tranquilo jardim. A desobediência de Eva, mostra o efeito da desobediência, ela comete em sua dúvida e erro, a essência de não consultar, seu companheiro Adão, e simplesmente delibera agir, sob a astúcia da serpente, ela era a co-regente do Éden e se deixou dominar por uma alimária, sobre a qual Deus lhe dera autoridade e domínio.
Por todo o antigo discurso semítico, os répteis estavam relacionados com influências demoníacas, mas biblicamente este versículo descreve que a serpente era a criatura mais astuta de todas as alimárias do campo. A medida que a história progride, a serpente é apresentada em todos os lugares como instrumento de certo poder espiritual oculto. No Novo Testamento, Jesus relaciona a serpente ao diabo (João 8.44), como também o faz Paulo (Romanos 16.20; cf. 2 Co 11.3; 1Timóteo 2.14) e João (Apocalipse 12.9; 20.2). Em todos estes exemplos, a fonte da tentação é objetivamente distinta de Deus ou do ser humano. Em nenhum caso, a serpente é considerada apenas a “personificação da tentação”15 ou a “representante do poder da tentação”.
A serpente começou a conversa com uma expressão de surpresa: “Não comereis de toda árvore do jardim?”, e passou a citar erroneamente a ordem original de Deus, tornando-a absurda.
A proibição original estava relacionada só com uma árvore, mas a serpente disse de toda árvore, frase que em Gênesis 2.16 é encontrada na ordem permissiva e não na ordem negativa (Gênesis 2.17). A serpente pôs em dúvida a bondade de Deus: Ele foi muito restritivo, retendo desnecessariamente benefícios de grande valor. Esta primeira pergunta era aparentemente inocente, mas enganou a mulher (2), fazendo com que ela também citasse erroneamente a ordem.
A Posição Do Homem Adam – foi mais cruel e pecaminosa, pois como gerente da Federação dos homens, tinha autoridade para recusar, tinha volição e mente pura para recusar a oferta de Eva. E mesmo de tê-la avisado sobre seu erro, antes dela tomar uma posição sozinha.
Gênesis 3:6, diz:
" E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."
Destaque 1: Adão não foi enganado, ou seja, não ocorreu nenhum ato da parte de Eva no sentido de induzi-lo a comer. Eva não usou de nenhum disfarce, astúcia sedutora com aquele fruto para que Adão comesse também. Simplesmente apresentou o fruto que ela já havia comido.
Mesmo, que consideremos que Eva tenha comido do fruto no ato da sedução da serpente, aparentemente nada mudara nela, de tal forma, que Adão, também nada notou e comeu do fruto, mesmo, sabendo da ordem, ele não questionou Eva ou se recusou a comer sabendo qual era o fruto (lógico que ele conhecia o fruto, pela forma). A desobediência cega os olhos de quem peca.
O Aviso do ato de Eva continua falando:
Adão declara em Gênesis 2:23 “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.”
Adão e Eva – uma só carne, um só corpo.
Jesus e a Igreja – um só Espírito, um só Corpo.
“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” 2 Coríntios 11:3
Eva, mesmo sabendo da sua condição de adjutora de Adão, mulher dele, carne da sua carne, que lhe devia submissão, estava debaixo da autoridade, sobretudo, diante de Deus, não temeu e comeu do fruto e, observando que, mesmo comendo não havia morrido, a palavra da serpente ganhou força no sentido de que Deus estava realmente mentindo sobre aquilo.
Destaque 2: Primeiro ato autônomo, individual, decisão própria, sem consultar o marido e muito menos Deus que já havia dado sua Palavra se ocorresse a desobediência.
6 - E, vendo ..., a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 - Então, foram abertos os olhos de ambos; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Adão, figura de Cristo, é o salvador do corpo – a mulher e, Cristo é o Salvador do Corpo – a Igreja e, por amor, entregaram-se por elas.
“..., a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.” Romanos 5:14-17
צדק – tsedeq; justiça, correção, justiça (vindicada), justificação (em controvérsia)
δικαιωσις - dikaiosis; n. f. ato de Deus que declara as pessoas livres de culpa e aceitáveis para Ele; que abjura ser reto, justificação
·         Adão pecou conscientemente
·         Eva pecou na astúcia da serpente
·         Adão pecou voluntariamente
·         Adão não duvidou da Palavra de Deus

·         A Natureza do pecado foi federativa, em nossos pais – Adão e Eva
Adão e Jesus, dois homens que aqui na Terra tiveram influência em toda a Raça Humana. judicialmente ambos são responsáveis pela Raça Humana. Adão pela condenação. Jesus pela redenção.
“Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Romanos 5:7-12
Adão na Queda da Raça.
Jesus na redenção da Raça Humana.
Destaque 3: Adão sabia qual fruto era aquele. Deus já havia dado conhecimento e ordem para Adão sobre aquele fruto específico.
Adão estava sob responsabilidade.
Sob um Dever
εντολη – entole; ordem, comando, dever, preceito, injunção; aquilo que é prescrito para alguém em razão de seu ofício; mandamento - regra prescrita de acordo com o que um coisa é feita
Responsabilidade é: “sujeito a prestar contas” Webster
O pecado é oportunista:
“Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento (obs.: uma ordenação divina), me enganou, e por ele me matou.” Romanos 7:11
A Escritura bíblica mostra que Eva e Adão tomaram conhecimento: juntos, comeram do fruto juntos, (...,e ele comeu com ela, ...) e sofreram o castigo por comerem juntos do fruto proibido, pelo erro cometido.
Destaque 4: O homem tentou cobrir seu pecado, pois perdera sua inocência e pureza, e ambos se constrangeram ao se verem nus.
A Justiça de Deus:
Deus se move pela Sua Palavra:
“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” Gênesis 3:8-10
A consequência do pecado e a queda foi o medo, o assombro, do homem, Adão que estava acostumado a ouvir a voz de Deus, se escondeu (de Deus ninguém se esconde), assolado e apavorado com as consequências, que sabia, adviriam de seu ato de desobediência.
1ª Parte
Fonte:
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Comentário Beacon – Genesis
Apontamentos do autor
Gênesis; Adão não foi enganado quando pecou. Adão sabia o que estava fazendo. Sergio Luiz Brandão
Corrompidos (parte 2)… e errando o alvo; A Vida; site a boa notícia do evangelho
O Caso de Adão, Arthur W. Pink

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger