sábado, fevereiro 8

A Sexualidade Humana Lição 6 – CPAD – Janeiro 2020 - 2ª Parte


A Sexualidade Humana
Lição 6 – CPAD – Janeiro 2020 - 2ª Parte
Estudo Pastor Prof. Osvarela
Texto Áureo
“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no principio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?" Mateus 19.4,5
Mateus 19.1-12
1 - E aconteceu que, concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galileia e dirigiu-se aos confins da Judeia, além do Jordão.
2 - E seguiram-no muitas gentes e curou-as ali.
3 - Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
4 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea
5 - e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?
6 - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.
7 - Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?
8 - Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim.
9 - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
10 - Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11 - Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
12 - Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem pode receber isso, que o receba.
Continuação:
Declaração de Fé das Assembleias de Deus - CGADB
Cremos, também, que o casamento foi instituído por Deus e ratificado por nosso Senhor Jesus Cristo como união entre um homem e uma mulher, nascidos macho e fêmea, respectivamente, em conformidade com o definido pelo sexo de criação geneticamente determinado (Gn 2.18; Jo 2.1,2; Gn 2.24; 1.27). “ Declaração de Fé – CREMOS 16
Ao nascer, poderíamos perfeitamente substituir a palavra Sexualidade por Vida. pois, foi através da sexualidade (pela relação sexual), de nossos pais que fomos gerados.
A sexualidade foi concedida ao homem, para procriação e prazer, entre os prazeres da vida, comer, beber, amar a mulher ou homem que seja nosso cônjuge, contudo há parâmetros bíblicos para tal. Diferente do pensamento grego a Bíblia coloca regras a toda a atividade humana, seja a espiritual, tanto quanto a vida física, incluindo, corpo, alma e espírito, portanto, a sexualidade é uma característica natural dos seres humanos.
“Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?" Mateus 19.4,5
A sexualidade foi a força física (corpo) e da alma, que os impulsionou para este ato. Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. Há um momento certo (determinado moralmente ou por idade) propício para que a sexualidade se manifeste de forma física (corpo dá sinais no momento certo) e seja compartilhada com outro indivíduo através do sexo, através, como pregamos e cremos pelo casamento.
11 - Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Sexualidade é uma característica geral experimentada por todo o ser humano e não necessita de relação exacerbada com o sexo (Romanos 1.19ss).
O termo “sexo” também pode referir-se ou aos órgãos genitais ou ao ato sexual e neste estudo refere-se ao sexo da Raça Humana – Macho e fêmea.
9 - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
10 - Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
Por muito tempo, a Igreja, de um modo geral, manteve uma visão negativa da sexualidade. Desta forma, todas as expressões e comportamentos – principalmente o sexual – em muitos anos foram regidos por esta forma de pensar.
Gênero
O conceito de gênero está relacionado com o de sexualidade posto que faz referência aos gêneros masculino e feminino. A Bíblia não fala sobre a identidade de gênero, ou a orientação sexual.
Quando Paulo cita em Romanos 1, o apóstolo está revelando a direção tomada pelos homens, quanto ao controle dos desejos da carne.
“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, ...” Romanos 1:25-29
A sociedade recebe a informação pertinente ao exercício da sexualidade está a serviço do controle da natalidade e/ou da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
A sexualidade, dificilmente fora vista (e em muitos casos, ainda o não é) como instrumento para a busca da felicidade pessoal, ou apenas como uma possibilidade de prazer é colocada de lado, colocando a sexualidade como algo ligado ao pecado, às questões imorais e sujas.
Teoricamente, a sexualidade assim como a conhecemos, inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência, o que deve ocorrer por volta dos 12 anos de idade (Art. 2º - Estatuto da Criança e do Adolescente). Entretanto, em prática, sabemos que não se configura exatamente desta forma.
10 ..., Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11 - Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
12 - Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem pode receber isso, que o receba.
“A sexualidade, é um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual). Sexualidade é muito mais que isso, é a intuição de macho e fêmea ordenada por Deus, que motiva (macho e fêmea) a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto, a saúde física (corpo) e mental(alma). Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico, contudo dentro das regras bíblicas, ou conforme Jesus diz sobre ser ou não eunuco, ou se abster do sexo, mesmo assim, a pessoa mantém este atributo humano na sua sexualidade ou de macho ou de fêmea.”
Fonte:
O que é Sexualidade ? IPGO – Medicina da Reprodução
O que é Sexualidade? InfoEscola
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger