quinta-feira, fevereiro 6

A Sexualidade Humana Lição 6 – CPAD – Janeiro 2020 - 1ª Parte

A Sexualidade Humana
Lição 6 – CPAD – Janeiro 2020 - 1ª Parte
Estudo Pastor Prof. Osvarela
Texto Áureo
“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no principio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?" (Mt 19.4,5)
Mateus 19.1-12
1 - E aconteceu que, concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galileia e dirigiu-se aos confins da Judeia, além do Jordão.
2 - E seguiram-no muitas gentes e curou-as ali.
3 - Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
4 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea
5 - e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?
6 - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.
7 - Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?
8 - Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim.
9 - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
10 - Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11 - Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
12 - Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem pode receber isso, que o receba.
Declaração de Fé das Assembleias de Deus – CGADB
“Cremos, também, que o casamento foi instituído por Deus e ratificado por nosso Senhor Jesus Cristo como união entre um homem e uma mulher, nascidos macho e fêmea, respectivamente, em conformidade com o definido pelo sexo de criação geneticamente determinado (Gn 2.18; Jo 2.1,2; Gn 2.24; 1.27).”
Leia o anexo no final desta 1ª parte: Igreja Anglicana diz que sexo só é permitido para casais heterossexuais.
Sexo - substantivo masculino; Reunião das características distintivas que, presentes nos animais, nas plantas e nos seres humanos, diferenciam o sistema reprodutor; sexo feminino e sexo masculino. Aquilo que marca a diferenciação (órgãos genitais) entre o homem e a mulher, delimitando seus papéis na reprodução. Uso Popular. Ação ou prática sexual; Os órgãos sexuais; genitália.
Exórdio
A Bíblia não condena o sexo, cuja santidade é inquestionável dentro do padrão divino: o casamento entre um só homem e uma só mulher.
Precisamos compreender, em primeiro lugar, que foi Deus quem criou a sexualidade (definida pelas partes “sexuais” no homem e na mulher), criando-os com um sistema nervoso que os possibilita, desfrutar de prazeres delicados e saudáveis da sexualidade (decantada na Bíblia). Em segundo lugar, a sexualidade faz parte do indivíduo, mas ela não é o maior alvo de vida para o homem, e sim a Salvação em Cristo. Em terceiro lugar, o prazer sexual foi projetado por Deus para ser desfrutado somente no casamento. A Bíblia não tem qualquer dificuldade em mostrar a relação sexual, a sexualidade, no casamento, de tal forma, que tem um livro que destaca esta sexualidade.
“Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios. Até que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso. Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha. Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.” Cânticos 4: 5-7;11,12
Vigésimo segundo livro da Bíblia, o livro de Cânticos é composto por poesias que trazem como tema a relação entre um rei e sua esposa e a vida de ambos em adoração a Deus. as histórias do rei e de sua esposa, passando pelo namoro, casamento e o amadurecimento da relação.
Durante o namoro, é mostrada a vontade do rei e da sulamita de estarem juntos e o desenvolvimento do amor que sentem um pelo outro. Nesse período, a sulamita tem um sonho em que busca o rei por toda cidade e ao ser ajudada pelos guardas, consegue encontrá-lo. Durante o casamento, concretizam o amor que sentem e recebem as bênçãos de Deus. Biblia 0n-line
Sexualidade e reprodução da Raça Humana.
A reprodução e réplica do homem Adam era um dos destaques do Senhor Deus, ao criar o homem – macho e fêmea. Deus criou os seres humanos como seres sexuados, ou seja, macho e fêmea e sob a benção do Deus Criador.
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” Gênesis 1:27,28
Esta possibilidade de procriar e re-procriar, se dá pela sexualidade, é através do sexo, que o homem, nosso objeto de estudo é a Raça Humana, foi dotado de sexualidade e de um sexo.
Sendo sexo – o termo usado, para definir a genitália do homem o da mulher, ou na Raça Humana, macho e fêmea. Ambos têm características físicas da genitália diferentes, assim, como certas características física (força, pelos, órgãos internos (útero, e ovários nas fêmeas e próstata, no macho, etc...) outras partes do corpo, diferentes, macho com pênis, fêmea, com vagina
Sendo sexo definido (Raça Humana) como a relação que se dá ente dois seres humanos e segundo as Santas Escrituras e seu conceito criador, entre macho e fêmea.
“As ciências sociais têm feito nos últimos anos uma distinção entre os conceitos de sexo e gênero. Pode-se dizer que sexo está relacionado às distinções anatômicas e biológicas entre homens e mulheres. O sexo é referente a alguns elementos do corpo como genitálias, aparelhos reprodutivos, seios, etc. Assim, temos pessoas do sexo feminino, pessoas do sexo masculino.” Compilado e adaptado, ao tema, de InfoEscola - Sexo, gênero e sexualidade; Luiz Antonio Guerra - Mestre em Sociologia (UnB, 2014), Graduado em Ciência Política (UnB, 2010)
Neste tema Raça Humana, estudamos sobre a alma humana e neste aspecto a alma tem desejos. Quanto a alma, esse termo abrangente significa meramente "vida", "próprio-eu", "pessoa" (Js 2.13; 1 Rs 19.3; Jr 52.28). Nesse sentido amplo, nephesh implica em descrever o que somos: almas, pessoas. Às vezes nephesh podia significar a "vontade" - ou "desejo" - de uma pessoa (Gn 23.8; Dt 21.14). O termo psuchê, é o elemento conceitual dos seres humanos, pode significar "discernimento, vontade,  disposição, sensações, poderes morais". Porém, destaca aquele elemento nos seres humanos que possui vários apetites:
- a fome física (Dt 12.20),
“Jumenta montês, acostumada ao deserto, que, conforme o desejo da sua alma, sorve o vento, quem a deteria no seu cio,” Jeremias 2:24
- o impulso sexual (Jr 2.24) e
- o desejo moral (Is 26.8,9), no Antigo Testamento.
זכר – zakar; n. m. macho (referindo-se a seres humanos e animais) adj. homem, macho (referindo-se a seres humanos);
נקבה – n^eqebah; n. f. fêmea; mulher, menina
θηλυς - thelus; adj. do sexo feminino; mulher, fêmea
4 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea
“A diferenciação dos sexos visa à complementaridade mútua na união conjugal: “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher, sem o varão, no Senhor” (1 Co 11.11); essa complementaridade mútua é necessária à formação do casal e à procriação.” A diferenciação dos sexos é um princípio bíblico, natural e determinante para as figuras do homem e da mulher – macho e fêmea. DECL. FÉ AD’S
Vivemos um período, no qual, até as autoridades e leis criadas, tentam definir gênero como possibilidade de interpretação pessoal, seja socialmente ou até mesmo como base para união de pessoas do mesmo sexo. Deus deu volição a todos para escolha, mas como entendimento bíblico a posição da Igreja (aqui as cristãs, em geral, inclusive a ICAR), mantém a definição da Raça Humana, como aquela formada por macho e fêmea. O desvirtuamento sexual, não é porém, deste século, vide Sodoma e Gomorra, ou leia Romanos 1.19, ss.
No versículo 27 a palavra “homem” aparece pela primeira vez, o termo hebraico é: “´adam”, que significa: humanidade (designação da espécie humana – homem e mulher).
Para em seguida, na segunda vez a palavra “homem”, o termo no hebraico muda para “zakar”, que significa: macho. A palavra hebraica para “mulher” é: “n^eqebah”, que significa fêmea. Deus criou os seres humanos macho e fêmea tendo como propósito a união sexual (Gênesis 2.18-25).
Teologia Sistemática – Stanley Horton em A Terminologia Bíblica Para A Humanidade: “uso genérico de termos como 'adam, 'enosh, e anthrõpos, os crentes devem acautelar-se ao elaborar doutrinas que fazem distinção entre os papéis masculinos e os femininos.
Muitas vezes, as versões bíblicas omitem a distinção entre os termos genéricos e os que especificam o sexo masculino. Mesmo quando usados os termos específicos para o sexo masculino (tais como 'ish ou gever, no Antigo Testamento, e anêr, no Novo Testamento), o ensino não deve ser limitado a apenas um dos sexos, pois não raro as palavras vão além do sentido restrito. A palavra "irmãos" (adelphoi), por exemplo, normalmente um termo específico do sexo masculino, muitas vezes inclui implicitamente as "irmãs".
Deus criara os exércitos dos céus, com anjos e arcanjos sem a capacidade de reproduzirem seres idênticos, mas concedeu ao homem, na Imago Dei o atributo criador:
“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagemGênesis 4:1;5:2,3
Ao anjos não tem a necessidade de casar-se, ou dar-se em casamento (quando a Bíblia, o diz, está apontando para a questão da reprodução, via concepção entre dois seres criados. Assim não há condição de concepção por relacionamento entre os anjos:
“Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” Lucas 20:35,36
“Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.” Mateus 22:30
Numa informação rápida, podemos notar, que após o ciclo salvífico da igreja na Terra, pós-arrebatamento, já não haverá necessidades de reprodução entre os que forem arrebatados, pois a grosso modo, haveria uma reprodução de uma raça de homens glorificados, o que é impensável, pelo Plano da Salvação, que os levou ao arrebatamento, através do processo da Cruz, de Nosso Senhor Jesus Cristo. Da mesma forma como Deus criou os Exércitos celestiais com miríades de anjos sem necessidade de multiplicação pelos próprios anjos.
A sexualidade humana é uma bênção concedida pelo Criador para ser desfrutada pela criatura em temor e obediência, para sua alegria e re­alização pessoal.” (Artigo sobre sexualidade de Carlos Osvaldo C. Pinto, palestras na capela do SBPV).
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” Gênesis 2:24,25
Uma intimidade natural. É o que descreve este texto emblemático, pois demonstra que havia uma naturalidade no relacionamento de Adão e Eva, de forma natural, e mostra com base no texto bíblico e sua maneira de revelar alguns aspectos antropológicos, no caso podemos interpretar como “que havia relacionamento sexual” entre ambos sem qualquer tipo de pecado, pois podiam se ver naturalmente nus. E conheciam e entenderam a ordem divina para procriação.
ανερ - aner; n. m. com referência ao sexo; homem – marido - noivo ou futuro marido; com referência a idade, para distinguir um homem de um garoto
A atração era natural, com um sentido inicial, ou mesmo que não inicial, objetivo: procriar e ter prazer. Deus deu ao homem desejos e direitos de aproveitar a vida com uma mulher.
O apegar-se é o momento de intimidade do casal, ao deixar o lar, um de cada lar. vínculo incluía o prazer da intimidade sexual, bem como um profundo apego emocional. A Bíblia descreve o prazer que o marido encontra no casamento da seguinte forma: “Alegra-te com a esposa da tua mocidade . . . Inebriem-te os seus próprios seios todo o tempo. Que te extasies constantemente com o seu amor.” (Provérbios 5:18, 19).
Deus também quer que a esposa tenha prazer no sexo. restrições ao prazer sexual?
Deus restringe as relações sexuais apenas aos casados, Hebreus 13:4 declara: “O matrimônio seja honroso entre todos e o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros.”
Os casais precisam ser fiéis e estar comprometidos um com o outro. Eles encontram o maior de todos os prazeres, não por procurar satisfação egoísta. A Bíblia diz: “O marido e a esposa devem satisfazer as necessidades sexuais um do outro.” — 1 Coríntios 7:3, God’s Word Bible.
Você percebeu que o erotismo não contaminado pela vergonha existia antes da queda? A queda não criou ‘eros’ (erotismo) apenas o perverteu. Na história da Criação, vemos o homem e a mulher atraídos um para o outro, nus e não envergonhados. Sabem que masculinidade e sua feminilidade são obra das mãos de Deus, assim como o afeto apaixonado de um pelo outro. Também suas diferenças os unem; são homem e mulher, mas são também uma só carne. Os dois num relacionamento, em amor – por que deveria estar presente a vergonha? Sua sexualidade é criação de DeusRichard Foster - DSP, p.101-102.
A questão da monogamia e hetero, era parte do plano divino a passagem de Gênesis 2.24enfatiza a completa identificação das duas personalidades no casamento. A passagem nos diz que Deus instituiu o casamento e que este deve ser monogâmico e heterossexual, a união completa entre duas pessoas (homem e mulher)Charles C. Ryrie, A Bíblia Anotada e Expandida, Editora Mundo Cristão, p.10.
Como a Bíblia não deixa em confusão os que a leem, Paulo, O Apóstolo, ensina sobre a deturpação dos seres humanos, pela ação do pecado.
“..., mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;” Romanos 1:25-28
A sexualidade ou a pratica de sexo, entre os cristãos, foram, por muito tempo, e mesmo nos dias atuais, impedimento para orações, para serviços, ou ofícios do culto ao Senhor, principalmente em épocas, consideradas “sagradas” (destaque do escritor, pois todo serviço e adoração é santo, até o sexo entre casados é santificado, até o sexo entre um cristão e um cônjuge não crente é santificado).
“Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; ” 1 Coríntios 7:14
Muitos acham que na semana da Ceia não podem praticar sexo, com sua esposa ou esposo. Na questão da sexualidade, conheci gente que tomava banho de roupa para que o anjo não visse suas partes íntimas.
“A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” 1 Coríntios 7:4,5
Maridos que se acham no direito de determinar dia e hora do sexo do casal.
“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” 1 Pedro 3:7
Maridos e mulheres que não praticam sexo com luz acesa.
Sexo não deve ser impedimento num casamento, mas visto como uma benção divina.
“E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor” Lucas 2:22
Lógico, que há momentos, como doenças, trabalho, local de moradia, e outros impedimentos naturais, como o período menstrual (deve ser visto como um período natural feminino), e mesmo pós parto, quando o útero feminino necessita de no mínimo 40 dias para recuperação de seu tamanho natural.
Questão do Eunuco.
12 - Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem pode receber isso, que o receba.
ευνουχιζω - eunouchizo; v. castrar, neutralizar um homem; metáf. tornar-se um eunuco, i.e., pela abstinência (como um eunuco do casamento)
ευνουχος – eunouchos - eune (cama); n. m. superintendente do dormitório, camareiro, mordomo; no palácio de monarcas orientais que sustentam numerosas esposas, o superintendente das dependências das mulheres ou do harém; ofício ocupado pelos eunucos; homem emasculado, eunuco - os eunucos nas cortes orientais ocupavam-se também de outros ofícios maiores, como o eunuco etíope mencionado em At 8.27-39.
“Este criara a Hadassa (que é Ester, filha do seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era moça bela de aparência e formosa à vista; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha... Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam” Ester 2.7,15
- alguém naturalmente incapacitado
- para o casamento
- para gerar filhos
- alguém que voluntariamente abstém-se do casamento
ANEXO:
A Igreja da Inglaterra, também denominada Igreja Anglicana, afirmou que o sexo deve ser permitido apenas para casais heterossexuais casados e que, cristão "em parcerias civis gays ou heterossexuais", devem se abster.
Os bispos da instituição emitiram essa orientação após a recente introdução de parcerias civis entre homens e mulheres.
"Para os cristãos, o casamento - isto é, a união vitalícia entre um homem e uma mulher, contrata a realização de votos - continua sendo o contexto apropriado para a atividade sexual", disse em comunicado.
"Os relacionamentos sexuais fora do casamento heterossexual são considerados insuficientes para o propósito de Deus para os seres humanos".
A Lei da Parceria Civil foi introduzida em 2005 e permitiu que casais do mesmo sexo tivessem status e direitos legais em relação à herança de propriedade e direitos tributários. A igualdade no casamento foi legalizada na Inglaterra em 2013.
Apesar de a Igreja Anglicana permitir que o clero participe de parcerias civis entre pessoas do mesmo sexo, eles devem permanecer sexualmente abstinentes. A Igreja não permite ou reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O Reverendo Dr. Malcolm Brown disse ao The Guardian: "Parceria civil não é o mesmo que casamento, que se baseia na tomada de votos públicos solenes e é reconhecido no ensino da igreja como o único contexto adequado para as relações sexuais". Universia – Notícias Cristãs
Fonte:
Dicionário Strong
Stanley Horton – Teologia Sistemática
Bíblia on-line
Declaração de Fé das AD’s – CGADB
Dicionário on-line
Apontamentos do autor

A sexualidade à luz da Bíblia; Cláudio Lysias Costa Vieira. Presbítero em disponibilidade na Igreja Presbiteriana do Piracicamirim, em Piracicaba, SP. Regente do coro e do conjunto masculino da igreja.
Sexualidade e espiritualidade; Pr. Dionatan Cardoso - Estudo publicado originalmente pela Editora Cristã Evangélica, na revista “Dinheiro, Sexo e Poder”, da série Atualidades.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger