A
Sexualidade Humana
Lição
6 – CPAD – Janeiro 2020 - 1ª Parte
Estudo Pastor Prof. Osvarela
Texto
Áureo
“Ele,
porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no principio, o Criador os
fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua
mulher, e serão dois numa só carne?" (Mt 19.4,5)
Mateus
19.1-12
1
- E aconteceu que, concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galileia e
dirigiu-se aos confins da Judeia, além do Jordão.
2
- E seguiram-no muitas gentes e curou-as ali.
3
- Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao
homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
4
- Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o
Criador os fez macho e fêmea
5
- e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão
dois numa só carne?
6
- Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não
separe o homem.
7
- Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e
repudiá-la?
8
- Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu
repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim.
9
- Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa
de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a
repudiada também comete adultério.
10
- Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à
mulher, não convém casar.
11
- Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles
a quem foi concedido.
12
- Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram
castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do
Reino dos céus. Quem pode receber isso, que o receba.
Declaração
de Fé das Assembleias de Deus – CGADB
“Cremos,
também, que o casamento foi instituído por Deus e ratificado por nosso Senhor
Jesus Cristo como união entre um homem e uma mulher, nascidos macho e
fêmea, respectivamente, em conformidade com o definido pelo sexo
de criação geneticamente determinado (Gn 2.18; Jo 2.1,2; Gn 2.24; 1.27).”
Leia
o anexo no final desta 1ª parte: Igreja Anglicana diz que sexo só é
permitido para casais heterossexuais.
Sexo
- substantivo
masculino; Reunião das características distintivas que, presentes nos animais,
nas plantas e nos seres humanos, diferenciam o sistema reprodutor; sexo
feminino e sexo masculino. Aquilo que marca a diferenciação (órgãos genitais)
entre o homem e a mulher, delimitando seus papéis na reprodução. Uso Popular.
Ação ou prática sexual; Os órgãos sexuais; genitália.
Exórdio
A
Bíblia não condena o sexo, cuja santidade é inquestionável dentro do padrão
divino: o casamento entre um só homem e uma só mulher.
Precisamos
compreender, em primeiro lugar, que foi Deus quem criou a sexualidade (definida
pelas partes “sexuais” no homem e na mulher), criando-os com um sistema
nervoso que os possibilita, desfrutar de prazeres delicados e saudáveis da
sexualidade (decantada na Bíblia). Em segundo lugar, a sexualidade faz parte do
indivíduo, mas ela não é o maior alvo de vida para o homem, e sim a Salvação em
Cristo. Em terceiro lugar, o prazer sexual foi projetado por Deus para ser
desfrutado somente no casamento. A Bíblia não tem qualquer dificuldade em
mostrar a relação sexual, a sexualidade, no casamento, de tal forma, que tem um
livro que destaca esta sexualidade.
“Os teus dois seios são
como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios. Até
que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro
do incenso. Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha. Favos de mel manam
dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o
cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. Jardim fechado
és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.” Cânticos 4: 5-7;11,12
Vigésimo
segundo livro da Bíblia, o livro de Cânticos é composto por poesias que trazem
como tema a relação entre um rei e sua esposa e a vida de ambos em adoração a
Deus. as histórias do rei e de sua esposa, passando pelo namoro, casamento e o
amadurecimento da relação.
Durante
o namoro, é mostrada a vontade do rei e da sulamita de estarem juntos e o
desenvolvimento do amor que sentem um pelo outro. Nesse período, a sulamita tem
um sonho em que busca o rei por toda cidade e ao ser ajudada pelos guardas,
consegue encontrá-lo. Durante o casamento, concretizam o amor que sentem e
recebem as bênçãos de Deus. Biblia 0n-line
Sexualidade
e reprodução da Raça Humana.
A
reprodução e réplica do homem Adam era um dos destaques do Senhor Deus, ao
criar o homem – macho e fêmea. Deus criou os seres humanos como seres sexuados,
ou seja, macho e fêmea e sob a benção do Deus Criador.
“E criou Deus o homem à
sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os
abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei
a terra” Gênesis 1:27,28
Esta
possibilidade de procriar e re-procriar, se dá pela sexualidade, é através do
sexo, que o homem, nosso objeto de estudo é a Raça Humana, foi dotado de
sexualidade e de um sexo.
Sendo
sexo – o termo usado, para definir a genitália do homem o da mulher, ou na Raça
Humana, macho e fêmea. Ambos têm características físicas da genitália diferentes,
assim, como certas características física (força, pelos, órgãos internos
(útero, e ovários nas fêmeas e próstata, no macho, etc...) outras partes do
corpo, diferentes, macho com pênis, fêmea, com vagina
Sendo
sexo definido (Raça Humana) como a relação que se dá ente dois seres humanos e
segundo as Santas Escrituras e seu conceito criador, entre macho e fêmea.
“As
ciências sociais têm feito nos últimos anos uma distinção entre os conceitos de
sexo e gênero. Pode-se dizer que sexo está relacionado às distinções anatômicas
e biológicas entre homens e mulheres. O sexo é referente a alguns elementos do
corpo como genitálias, aparelhos reprodutivos, seios, etc. Assim, temos pessoas
do sexo feminino, pessoas do sexo masculino.” Compilado e adaptado, ao tema, de
InfoEscola - Sexo, gênero e sexualidade; Luiz Antonio Guerra - Mestre em
Sociologia (UnB, 2014), Graduado em Ciência Política (UnB, 2010)
Neste
tema Raça Humana, estudamos sobre a alma humana e neste aspecto a alma tem desejos.
Quanto a alma, esse termo abrangente significa meramente "vida", "próprio-eu",
"pessoa" (Js 2.13; 1 Rs 19.3; Jr 52.28). Nesse sentido amplo, nephesh
implica em descrever o que somos: almas, pessoas. Às vezes nephesh podia
significar a "vontade" - ou "desejo" - de uma pessoa (Gn
23.8; Dt 21.14). O termo psuchê, é o elemento conceitual dos seres humanos, pode
significar "discernimento, vontade, disposição, sensações, poderes morais". Porém,
destaca aquele elemento nos seres humanos que possui vários apetites:
-
a fome física (Dt 12.20),
“Jumenta montês,
acostumada ao deserto, que, conforme o desejo da sua alma, sorve o
vento, quem a deteria no seu cio,” Jeremias 2:24
-
o impulso sexual (Jr 2.24) e
-
o desejo moral (Is 26.8,9), no Antigo Testamento.
זכר –
zakar; n.
m. macho (referindo-se a seres humanos e animais) adj. homem, macho
(referindo-se a seres humanos);
נקבה –
n^eqebah;
n. f. fêmea; mulher, menina
θηλυς
- thelus;
adj. do sexo feminino; mulher, fêmea
4 - Ele, porém,
respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez
macho e fêmea
“A
diferenciação dos sexos visa à complementaridade mútua na união conjugal:
“Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher, sem o varão, no Senhor” (1
Co 11.11); essa complementaridade mútua é necessária à formação do casal e à
procriação.” A diferenciação dos sexos é um princípio bíblico, natural e
determinante para as figuras do homem e da mulher – macho e fêmea. DECL. FÉ
AD’S
Vivemos
um período, no qual, até as autoridades e leis criadas, tentam definir gênero como
possibilidade de interpretação pessoal, seja socialmente ou até mesmo como base
para união de pessoas do mesmo sexo. Deus deu volição a todos para escolha, mas
como entendimento bíblico a posição da Igreja (aqui as cristãs, em geral, inclusive
a ICAR), mantém a definição da Raça Humana, como aquela formada por macho e
fêmea. O desvirtuamento sexual, não é porém, deste século, vide Sodoma e
Gomorra, ou leia Romanos 1.19, ss.
No
versículo 27 a palavra “homem” aparece pela primeira vez, o termo
hebraico é: “´adam”, que significa: humanidade (designação da espécie humana –
homem e mulher).
Para
em seguida, na segunda vez a palavra “homem”, o termo no hebraico muda para
“zakar”, que significa: macho. A palavra hebraica para “mulher” é: “n^eqebah”,
que significa fêmea. Deus criou os seres humanos macho e fêmea tendo como
propósito a união sexual (Gênesis 2.18-25).
Teologia
Sistemática – Stanley Horton em A Terminologia Bíblica Para A Humanidade: “uso genérico de
termos como 'adam, 'enosh, e anthrõpos, os crentes devem acautelar-se ao
elaborar doutrinas que fazem distinção entre os papéis masculinos e os
femininos.
Muitas
vezes, as versões bíblicas omitem a distinção entre os termos genéricos e os
que especificam o sexo masculino. Mesmo quando usados os termos específicos
para o sexo masculino (tais como 'ish ou gever, no Antigo Testamento, e anêr,
no Novo Testamento), o ensino não deve ser limitado a apenas um dos sexos, pois
não raro as palavras vão além do sentido restrito. A palavra "irmãos"
(adelphoi), por exemplo, normalmente um termo específico do sexo masculino, muitas
vezes inclui implicitamente as "irmãs".
Deus
criara os exércitos dos céus, com anjos e arcanjos sem a capacidade de reproduzirem
seres idênticos, mas concedeu ao homem, na Imago Dei o atributo criador:
“E conheceu Adão a Eva,
sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um
homem. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia
em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho
à sua semelhança, conforme a sua imagem” Gênesis 4:1;5:2,3
Ao
anjos não tem a necessidade de casar-se, ou dar-se em casamento (quando a
Bíblia, o diz, está apontando para a questão da reprodução, via concepção entre
dois seres criados. Assim não há condição de concepção por relacionamento entre
os anjos:
“Mas os que forem havidos
por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem
hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois
são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da
ressurreição.” Lucas 20:35,36
“Porque na ressurreição
nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.”
Mateus 22:30
Numa informação rápida, podemos notar, que após o ciclo salvífico da igreja na
Terra, pós-arrebatamento, já não haverá necessidades de reprodução entre os que
forem arrebatados, pois a grosso modo, haveria uma reprodução de uma raça de homens
glorificados, o que é impensável, pelo Plano da Salvação, que os levou ao
arrebatamento, através do processo da Cruz, de Nosso Senhor Jesus Cristo. Da
mesma forma como Deus criou os Exércitos celestiais com miríades de anjos sem
necessidade de multiplicação pelos próprios anjos.
“A sexualidade humana é
uma bênção concedida pelo Criador para ser desfrutada pela criatura em temor e
obediência, para sua alegria e realização pessoal.” (Artigo sobre
sexualidade de Carlos Osvaldo C. Pinto, palestras na capela do SBPV).
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus,
o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” Gênesis 2:24,25
Uma
intimidade natural. É o que descreve este texto emblemático, pois demonstra que
havia uma naturalidade no relacionamento de Adão e Eva, de forma natural, e
mostra com base no texto bíblico e sua maneira de revelar alguns aspectos antropológicos,
no caso podemos interpretar como “que havia relacionamento sexual” entre ambos
sem qualquer tipo de pecado, pois podiam se ver naturalmente nus. E conheciam e
entenderam a ordem divina para procriação.
ανερ
- aner; n.
m. com referência ao sexo; homem – marido - noivo ou futuro marido; com
referência a idade, para distinguir um homem de um garoto
A
atração era natural, com um sentido inicial, ou mesmo que não inicial,
objetivo: procriar e ter prazer. Deus deu ao homem desejos e direitos de
aproveitar a vida com uma mulher.
O apegar-se
é o momento de intimidade do casal, ao deixar o lar, um de cada lar. vínculo
incluía o prazer da intimidade sexual, bem como um profundo apego
emocional. A Bíblia descreve o prazer que o marido encontra no casamento
da seguinte forma: “Alegra-te com a esposa da tua mocidade . . . Inebriem-te os
seus próprios seios todo o tempo. Que te extasies constantemente com o seu
amor.” (Provérbios 5:18, 19).
Deus também
quer que a esposa tenha prazer no sexo. restrições ao prazer sexual?
Deus
restringe as relações sexuais apenas aos casados, Hebreus 13:4 declara: “O
matrimônio seja honroso entre todos e o leito conjugal imaculado, porque Deus
julgará os fornicadores e os adúlteros.”
Os
casais precisam ser fiéis e estar comprometidos um com o outro. Eles encontram
o maior de todos os prazeres, não por procurar satisfação egoísta. A Bíblia
diz: “O marido e a esposa devem satisfazer as necessidades sexuais um do
outro.” — 1 Coríntios 7:3, God’s Word Bible.
“Você percebeu que o erotismo não contaminado
pela vergonha existia antes da queda? A queda não criou ‘eros’ (erotismo)
apenas o perverteu. Na história da Criação, vemos o homem e a mulher atraídos
um para o outro, nus e não envergonhados. Sabem que masculinidade e sua
feminilidade são obra das mãos de Deus, assim como o afeto apaixonado de um
pelo outro. Também suas diferenças os unem; são homem e mulher, mas são também
uma só carne. Os dois num relacionamento, em amor – por que deveria estar
presente a vergonha? Sua sexualidade é criação de Deus” Richard Foster -
DSP, p.101-102.
A
questão da monogamia e hetero, era parte do plano divino a passagem de Gênesis
2.24 “enfatiza a completa identificação das duas personalidades no
casamento. A passagem nos diz que Deus instituiu o casamento e que este deve
ser monogâmico e heterossexual, a união completa entre duas pessoas (homem e
mulher)” Charles C. Ryrie, A Bíblia Anotada e Expandida, Editora Mundo
Cristão, p.10.
Como
a Bíblia não deixa em confusão os que a leem, Paulo, O Apóstolo, ensina sobre a
deturpação dos seres humanos, pela ação do pecado.
“..., mudaram a verdade de
Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é
bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões
infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário
à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da
mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com
homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que
convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de
Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem
coisas que não convêm;” Romanos 1:25-28
A
sexualidade ou a pratica de sexo, entre os cristãos, foram, por muito tempo, e
mesmo nos dias atuais, impedimento para orações, para serviços, ou ofícios do
culto ao Senhor, principalmente em épocas, consideradas “sagradas” (destaque do
escritor, pois todo serviço e adoração é santo, até o sexo entre casados é
santificado, até o sexo entre um cristão e um cônjuge não crente é santificado).
“Porque o marido
descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada
pelo marido; ” 1 Coríntios 7:14
Muitos
acham que na semana da Ceia não podem praticar sexo, com sua esposa ou esposo. Na
questão da sexualidade, conheci gente que tomava banho de roupa para que o anjo
não visse suas partes íntimas.
“A mulher não tem poder
sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma
maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a
mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum
tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra
vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” 1 Coríntios
7:4,5
Maridos
que se acham no direito de determinar dia e hora do sexo do casal.
“Igualmente vós, maridos,
coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais
fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não
sejam impedidas as vossas orações.” 1 Pedro 3:7
Maridos
e mulheres que não praticam sexo com luz acesa.
Sexo
não deve ser impedimento num casamento, mas visto como uma benção divina.
“E, cumprindo-se os
dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém,
para o apresentarem ao Senhor” Lucas 2:22
Lógico,
que há momentos, como doenças, trabalho, local de moradia, e outros
impedimentos naturais, como o período menstrual (deve ser visto como um período
natural feminino), e mesmo pós parto, quando o útero feminino necessita de
no mínimo 40 dias para recuperação de seu tamanho natural.
Questão
do Eunuco.
12 - Porque há eunucos que
assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens;
e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem
pode receber isso, que o receba.
ευνουχιζω
- eunouchizo;
v. castrar, neutralizar um homem; metáf. tornar-se um eunuco, i.e., pela abstinência
(como um eunuco do casamento)
ευνουχος
– eunouchos
- eune (cama); n. m. superintendente do dormitório, camareiro, mordomo; no
palácio de monarcas orientais que sustentam numerosas esposas, o
superintendente das dependências das mulheres ou do harém; ofício ocupado pelos
eunucos; homem emasculado, eunuco - os eunucos nas cortes orientais ocupavam-se
também de outros ofícios maiores, como o eunuco etíope mencionado em At
8.27-39.
“Este criara a Hadassa (que é Ester, filha do
seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era moça bela de aparência e formosa
à vista; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha...
Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a
tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que
disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça
aos olhos de todos quantos a viam” Ester 2.7,15
- alguém naturalmente incapacitado
- para o casamento
- para gerar filhos
- alguém que voluntariamente abstém-se do casamento
ANEXO:
A Igreja da
Inglaterra, também denominada Igreja Anglicana, afirmou que o sexo deve ser
permitido apenas para casais heterossexuais casados e que, cristão "em
parcerias civis gays ou heterossexuais", devem se abster.
Os bispos da
instituição emitiram essa orientação após a recente introdução de parcerias
civis entre homens e mulheres.
"Para
os cristãos, o casamento - isto é, a união vitalícia entre um homem e uma
mulher, contrata a realização de votos - continua sendo o contexto apropriado
para a atividade sexual", disse em comunicado.
"Os
relacionamentos sexuais fora do casamento heterossexual são considerados
insuficientes para o propósito de Deus para os seres humanos".
A Lei da
Parceria Civil foi introduzida em 2005 e permitiu que casais do mesmo sexo
tivessem status e direitos legais em relação à herança de propriedade e
direitos tributários. A igualdade no casamento foi legalizada na Inglaterra em
2013.
Apesar de a
Igreja Anglicana permitir que o clero participe de parcerias civis entre
pessoas do mesmo sexo, eles devem permanecer sexualmente abstinentes. A Igreja
não permite ou reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O
Reverendo Dr. Malcolm Brown disse ao The Guardian: "Parceria civil não é o
mesmo que casamento, que se baseia na tomada de votos públicos solenes e é
reconhecido no ensino da igreja como o único contexto adequado para as relações
sexuais". Universia – Notícias Cristãs
Fonte:
Dicionário
Strong
Stanley
Horton – Teologia Sistemática
Bíblia
on-line
Declaração
de Fé das AD’s – CGADB
Dicionário
on-line
Apontamentos
do autor
A
sexualidade à luz da Bíblia; Cláudio Lysias Costa Vieira. Presbítero em
disponibilidade na Igreja Presbiteriana do Piracicamirim, em Piracicaba, SP.
Regente do coro e do conjunto masculino da igreja.
Sexualidade
e espiritualidade; Pr. Dionatan Cardoso - Estudo publicado originalmente pela
Editora Cristã Evangélica, na revista “Dinheiro, Sexo e Poder”, da série
Atualidades.
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