O
Primeiro Projeto de Globalismo
Lição
9 – CPAD
MARÇO
2020
ESTUDO Pr. e Prof. Univ. Osvarela
Texto
Áureo
“Por
isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de
toda a terra e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.” Gênesis
11.9
Leitura
Bíblica
Gênesis
11.1-9
1-
E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2-
E aconteceu que, partindo, eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar;
e habitaram ali.
3-
E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes
o tijolo por pedra, e o betume, por cal.
4-
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos
céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda
a terra.
5-
Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens
edificavam;
6-
e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o
que começam afazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles
intentarem fazer.
7-
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua
do outro.
8-
Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de
edificar a cidade.
9-
Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua
de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
Objetivo
Geral
Evidenciar
que o globalismo afronta os propósitos de Deus no mundo.
Objetivos
Específicos
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I
– Apresentar a segunda civilização humana a partir de Noé;
II
– Explicar o globalismo de Babel;
III
– Expor a intervenção de Deus em Babel.
Discurso.
O
que é Globalismo:
Globalismo é um termo
polissêmico, isto é, possui vários significados a depender do contexto em que é
utilizado. Nas Ciências Sociais, o termo é empregado para referir-se a uma
conjuntura social, geopolítica e histórica sobre a qual atuam diferentes
segmentos da sociedade, desde indivíduos a grupos coletivos, envolvendo nações,
nacionalismos e nacionalidades e suas diversas formas de comportamento e
atuação.
Chamamos de polissemia
a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de
seu sentido original.
As palavras
polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das
palavras homônimas.
Globalização!
É
a palavra do século XX e XXI. Contudo, a globalização não se pode afirmar,
que seja um processo, tão somente, destes séculos. Haja vista, que as
expedições marítimas da Idade média já buscavam globalizar os povos existentes
em vários continentes do Mundo.
Globalização é o processo de
aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo,
seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Desta forma, nasce a
ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está
interligado.
Estudar
o livro de Gênesis é entender como se deu a expansão dos homens na face da
Terra.
E
isto se dá pelas gerações, desde Adão, o Pai humano, aos Patriarcas, dentre
eles, Abrão. Contudo, o projeto divino era ocupar toda a terra, com os
descendentes diretos do justo Noé. Mas, com a centralidade em Deus, O Criador
de todos os homens, em uma geração descendente de Noé. Então, a era pós-diluviana
se iniciou com a geração dos filhos de Noé, ocupando os continentes. Sob este
novo homem, de quem descendemos, Deus imputou as mesmas bençãos e Mandatos dominadores
e culturais e de sociabilização.
“E abençoou Deus a Noé
e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
E o temor de vós
e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos
céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas
mãos são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso
mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.” Gênesis 9: 1- 3
“Pela fé Noé,
divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da
sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro
da justiça que é segundo a fé.” Hebreus 11:7
“Noé, porém, achou
graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e
perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem,
Cão e Jafé.” Gênesis 6:8-10
Desde
a Era patriarcal, até nossos dias, temos estudos teológicos como de
Bracon que nos informam, com base bíblica, como desde a introdução do livro (1.1—2.3)
e as seguidas dez divisões, denominadas
pela palavra hebraica “toledot” (“gerações,origens”), que os
estudiosos admitem ter o significado de “história, conto ou relato” em vez de
simplesmente genealogia.
Divisões:
2.4;
5.1;
6.9;
10.1;
11.10;
11.27;
25.12;
25.19;
36.1;
37.2.0
As
duas seções principais: a primeira de 1.1 a 11.26 e a segunda de 11.27
até o fim. lida basicamente com as origens da Criação – o eterno princípio, incluindo a
entrada no Mundo da figura da Raça Humana - , e a segunda, com o estabelecimento
da relação de concerto de Deus com os antepassados do povo hebraico, os quais
são os detentores do direito de serem os primeiros a receberem os Oráculos
divino – Romanos 3.1,2
As
divisões podem ser vistas em três partes. G. C. Morgan:
Primeira
divisão:
de 1.1 a 2.25, sobre a geração;
Segunda
divisão:
de 3.1 a 11.32, a degeneração;
Terceira
divisão:
de 12.1 a 50.26, se centraliza na regeneração.
Após
estas divisões Genesis tem como visão a expansão e globalização, dos
patriarcas, destaque para Adão (Caim), Noé (seus três filhos) Abrão, Isaque e
Jacó, se concentrando na vida e deslocamentos destes personagens e seus
descendentes.
1-
E era toda a terra de uma mesma língua e
de uma mesma fala.
Estudar
a globalização sem entender o dilúvio, e a composição da família de Noé, pode
criar um vazio no entendimento sobre a expansão, agora dita, globalização do
homem, na terra, após a geração noiaca, através dos filhos do justo Noé.
Propagação
dos descendentes de Noé (10.1-32).
“Estas, pois, são as
gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois
do dilúvio.” Gênesis 10:1
Sem - σημ Sem; hebraico
שם ; n pr m; “nome”;
Cam e
Jafé
É
este o panorama daqueles tempos pré-Babel.
A
geração noiaca, os descendentes Noé repovoaram a terra, conforme Deus
determinara.
Assim,
eles são pais de diversas Nações.
As
genealogias bíblicas mostram a dissipação dos filhos de Noé e a globalização
com a habitação das terras, para onde se dirigiram com suas esposas.
A
pesquisa mostra e estuda, apenas, o fato de distinção dos povos e sua dispersão
em função da linguística. Mas, nós o fazemos sob a ótica da desobediência do
Mandato de globalismo lançado por Deus, para ocupação da terra.
“E criou Deus o homem à
sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os
abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra,
e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus,
e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos
tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e
toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a
todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em
que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento,...” Gênesis
1:27-30
As
linhagens de Jafé e Cam são contadas brevemente e depois postas de lado. O
versículo 5 afirma claramente que esta lista está baseada não só em divisões
familiares, mas em distinções nacionalistas e linguísticas.
“Por estes foram repartidas
as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua
língua, ...” Gênesis 10:5
Claro
e evidente que a distinção de línguas se deu durante o evento, principal deste
estudo: a construção da Torre de Babel, a Torre da confusão das línguas.
Até
então, todos os homens tinham uma só língua, pelo simples fato de serem todos
descendentes de Noé e de sus filhos.
Embora
os nomes remontem a indivíduos, as genealogias se relacionam primariamente com
as nações que descendem de Jafé.
Eles
ocupavam as regiões do norte, estendendo-se pela Turquia, as ilhas do mar
Mediterrâneo e no sul da Europa. As línguas destes povos eram principalmente
indo-européias.
O
construtor de cidades
5- Então, desceu o
SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6- e o SENHOR disse:
Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam
afazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7- Eia, desçamos e
confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8- Assim, o SENHOR os
espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9- Por isso, se chamou
o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e
dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
O
idealizador de Babel - Ninrode, O poderoso
Um
pequeno reino mundial!
“Ninrode, poderoso
caçador diante do Senhor. E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque,
Acade e Calné, na terra de Sinar. Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a
Nínive, Reobote-Ir, Calá, E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande
cidade).” Gênesis 10:9-12
O
pecado de Cam e a maldição de Canaã:
“A posição exegética de
que o pecado de Cam e Canaã tenha sido contemplar de modo desrespeitoso a nudez
do pai, encontra sua confirmação no versículo 25 que atesta que Sem e Jafé,
para não recair no mesmo erro: “tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios
ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai,
sem que a vissem”. O contexto de Deuteronômio 27.16 reforça
simetricamente o conceito expendido: “Maldito quem desonrar o seu pai ou a sua
mãe”.” Ms.
Esdras Bentho – FAECAD
מבול - mabbuwl; n. m. inundação, dilúvio - o
dilúvio de Noé que submergiu todo o planeta terra sob a água por
aproximadamente um ano Alguns acreditam que o dilúvio de Noé tenha sido somente
local. Entretanto, conforme a descrição de Gênesis 6 a 8, isso seria
evidentemente absurdo. Se fosse local, Noé teria 120 anos para sair daquela
terra e ir para um lugar seguro! Por que desperdiçar tanto esforço para
construir uma arca? Ele só teria que andar aprox. 500 metros por dia para alcançar
o ponto mais distante no globo!
Origem
da Globalização
Várias
nações europeias lançaram-se ao mar em busca de novas terras e riquezas.
Posteriormente, no século XVIII caracterizou-se por um aumento ainda maior no
fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, especialmente nas
novas colônias europeias na África e na Ásia.
Expansão
de domínios parlamentar, de moeda, de trânsito entre Nações, acabando com
barreiras, tais como, a língua, cultura e religiosidade.
A
Globalização afeta o Mundo:
3- E disseram uns aos
outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra,
e o betume, por cal.
4- E disseram: Eia,
edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um
nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
O
quadro, abaixo, mostra como a globalização atua neste mundo.
Economia
|
Cultura
|
Informação
|
Blocos
econômicos
|
Aculturação
/ Hibridismo cultural
|
Internet
|
Transnacionais
/ Multinacionais (capitalismo)
|
Ampliação da
diversidade cultural vs. Xenofobia
|
Comunicação
instantânea
|
Internacionalização
dos fluxos de capitais.
|
"Mutação
das culturas"
|
Idioma
globalizado
|
Para
nós o maior efeito da, como cristãos tem sido ao aspecto Religioso. Embora, o
aspecto econômico também ameasse a Igreja, pela força atuante de grandes grupos
financeiros e Nações que tem força, mas não poder de ameaçar a pregação do
Evangelho, até mesmo impedindo e perseguindo a Igreja.
A
aculturação, ou seja, quando vários elementos culturais são misturados, criaram
uma espécie de "mutação das culturas". Desta forma,
valores e símbolos culturais que pertenciam originalmente a uma região ou
nação, passam a estar presentes em todos os cantos do mundo e vice-versa. Tais
efeitos têm sido uma forma de suceder o primeiro globalismo, determinado por
Deus.
A
Globalização se dá por alguns fatores, segundo
Tipos de Globalização
Globalização econômica
Globalização cultural
Globalização da informação
Assim,
como a transculturação, como o humanismo exacerbado. Da mesma forma, a
tecnologia, jamais evoluiu tanto quanto neste período da Globalização. Boa por
um lado, mas difícil de desconectar o conhecimento do ser humano, ao seu
Criador, dado sob a palavra: “dominai”
Estudo em edição sem revisão
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