segunda-feira, março 2

O Primeiro Projeto de Globalismo Lição 9 – CPAD - Estudo em edição sem revisão


O Primeiro Projeto de Globalismo
Lição 9 – CPAD
MARÇO 2020
ESTUDO Pr. e Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.” Gênesis 11.9
Leitura Bíblica
Gênesis 11.1-9
1- E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2- E aconteceu que, partindo, eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3- E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal.
4- E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5- Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6- e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam afazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7- Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8- Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9- Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
Objetivo Geral
Evidenciar que o globalismo afronta os propósitos de Deus no mundo.
Objetivos Específicos
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I – Apresentar a segunda civilização humana a partir de Noé;
II – Explicar o globalismo de Babel;
III – Expor a intervenção de Deus em Babel.
Discurso.
O que é Globalismo:
Globalismo é um termo polissêmico, isto é, possui vários significados a depender do contexto em que é utilizado. Nas Ciências Sociais, o termo é empregado para referir-se a uma conjuntura social, geopolítica e histórica sobre a qual atuam diferentes segmentos da sociedade, desde indivíduos a grupos coletivos, envolvendo nações, nacionalismos e nacionalidades e suas diversas formas de comportamento e atuação.
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original.
As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Globalização!
É a palavra do século XX e XXI. Contudo, a globalização não se pode afirmar, que seja um processo, tão somente, destes séculos. Haja vista, que as expedições marítimas da Idade média já buscavam globalizar os povos existentes em vários continentes do Mundo.
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Desta forma, nasce a ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está interligado.
Estudar o livro de Gênesis é entender como se deu a expansão dos homens na face da Terra.
E isto se dá pelas gerações, desde Adão, o Pai humano, aos Patriarcas, dentre eles, Abrão. Contudo, o projeto divino era ocupar toda a terra, com os descendentes diretos do justo Noé. Mas, com a centralidade em Deus, O Criador de todos os homens, em uma geração descendente de Noé. Então, a era pós-diluviana se iniciou com a geração dos filhos de Noé, ocupando os continentes. Sob este novo homem, de quem descendemos, Deus imputou as mesmas bençãos e Mandatos dominadores e culturais e de sociabilização.
“E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.” Gênesis 9: 1- 3
“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” Hebreus 11:7
“Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.” Gênesis 6:8-10
Desde a Era patriarcal, até nossos dias, temos estudos teológicos como de Bracon que nos informam, com base bíblica, como desde a introdução do livro (1.1—2.3) e as seguidas  dez divisões, denominadas pela palavra hebraica “toledot” (“gerações,origens”), que os estudiosos admitem ter o significado de “história, conto ou relato” em vez de simplesmente genealogia.
Divisões:
2.4;
5.1;
6.9;
10.1;
11.10;
11.27;
25.12;
25.19;
36.1;
37.2.0
As duas seções principais: a primeira de 1.1 a 11.26 e a segunda de 11.27 até o fim. lida basicamente com as origens  da Criação – o eterno princípio, incluindo a entrada no Mundo da figura da Raça Humana - , e a segunda, com o estabelecimento da relação de concerto de Deus com os antepassados do povo hebraico, os quais são os detentores do direito de serem os primeiros a receberem os Oráculos divino – Romanos 3.1,2
As divisões podem ser vistas em três partes. G. C. Morgan:
Primeira divisão: de 1.1 a 2.25, sobre a geração;
Segunda divisão: de 3.1 a 11.32, a degeneração;
Terceira divisão: de 12.1 a 50.26, se centraliza na regeneração.
Após estas divisões Genesis tem como visão a expansão e globalização, dos patriarcas, destaque para Adão (Caim), Noé (seus três filhos) Abrão, Isaque e Jacó, se concentrando na vida e deslocamentos destes personagens e seus descendentes.
1-    E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
Estudar a globalização sem entender o dilúvio, e a composição da família de Noé, pode criar um vazio no entendimento sobre a expansão, agora dita, globalização do homem, na terra, após a geração noiaca, através dos filhos do justo Noé.
Propagação dos descendentes de Noé (10.1-32).
“Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.” Gênesis 10:1
Sem - σημ Sem; hebraico שם ; n pr m;  “nome”;
Cam e
Jafé
É este o panorama daqueles tempos pré-Babel.
A geração noiaca, os descendentes Noé repovoaram a terra, conforme Deus determinara.
Assim, eles são pais de diversas Nações.
As genealogias bíblicas mostram a dissipação dos filhos de Noé e a globalização com a habitação das terras, para onde se dirigiram com suas esposas.
A pesquisa mostra e estuda, apenas, o fato de distinção dos povos e sua dispersão em função da linguística. Mas, nós o fazemos sob a ótica da desobediência do Mandato de globalismo lançado por Deus, para ocupação da terra.
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento,...” Gênesis 1:27-30
As linhagens de Jafé e Cam são contadas brevemente e depois postas de lado. O versículo 5 afirma claramente que esta lista está baseada não só em divisões familiares, mas em distinções nacionalistas e linguísticas.
“Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, ...” Gênesis 10:5
Claro e evidente que a distinção de línguas se deu durante o evento, principal deste estudo: a construção da Torre de Babel, a Torre da confusão das línguas.
Até então, todos os homens tinham uma só língua, pelo simples fato de serem todos descendentes de Noé e de sus filhos.
Embora os nomes remontem a indivíduos, as genealogias se relacionam primariamente com as nações que descendem de Jafé.
Eles ocupavam as regiões do norte, estendendo-se pela Turquia, as ilhas do mar Mediterrâneo e no sul da Europa. As línguas destes povos eram principalmente indo-européias.
O construtor de cidades
5- Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6- e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam afazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7- Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8- Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9- Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
O idealizador de Babel - Ninrode, O poderoso
Um pequeno reino mundial!
“Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá, E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).” Gênesis 10:9-12
O pecado de Cam e a maldição de Canaã:
“A posição exegética de que o pecado de Cam e Canaã tenha sido contemplar de modo desrespeitoso a nudez do pai, encontra sua confirmação no versículo 25 que atesta que Sem e Jafé, para não recair no mesmo erro: “tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem”. O contexto de Deuteronômio 27.16 reforça simetricamente o conceito expendido: “Maldito quem desonrar o seu pai ou a sua mãe”.” Ms. Esdras Bentho – FAECAD
מבול  - mabbuwl; n. m. inundação, dilúvio - o dilúvio de Noé que submergiu todo o planeta terra sob a água por aproximadamente um ano Alguns acreditam que o dilúvio de Noé tenha sido somente local. Entretanto, conforme a descrição de Gênesis 6 a 8, isso seria evidentemente absurdo. Se fosse local, Noé teria 120 anos para sair daquela terra e ir para um lugar seguro! Por que desperdiçar tanto esforço para construir uma arca? Ele só teria que andar aprox. 500 metros por dia para alcançar o ponto mais distante no globo!
Origem da Globalização
Várias nações europeias lançaram-se ao mar em busca de novas terras e riquezas. Posteriormente, no século XVIII caracterizou-se por um aumento ainda maior no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, especialmente nas novas colônias europeias na África e na Ásia.
Expansão de domínios parlamentar, de moeda, de trânsito entre Nações, acabando com barreiras, tais como, a língua, cultura e religiosidade.
A Globalização afeta o Mundo:
3- E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal.
4- E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
O quadro, abaixo, mostra como a globalização atua neste mundo.
Economia
Cultura
Informação
Blocos econômicos
Aculturação / Hibridismo cultural
Internet
Transnacionais / Multinacionais (capitalismo)
Ampliação da diversidade cultural vs. Xenofobia
Comunicação instantânea
Internacionalização dos fluxos de capitais.
"Mutação das culturas"
Idioma globalizado

Para nós o maior efeito da, como cristãos tem sido ao aspecto Religioso. Embora, o aspecto econômico também ameasse a Igreja, pela força atuante de grandes grupos financeiros e Nações que tem força, mas não poder de ameaçar a pregação do Evangelho, até mesmo impedindo e perseguindo a Igreja.
A aculturação, ou seja, quando vários elementos culturais são misturados, criaram uma espécie de "mutação das culturas". Desta forma, valores e símbolos culturais que pertenciam originalmente a uma região ou nação, passam a estar presentes em todos os cantos do mundo e vice-versa. Tais efeitos têm sido uma forma de suceder o primeiro globalismo, determinado por Deus.
A Globalização se dá por alguns fatores, segundo
Tipos de Globalização
Globalização econômica
Globalização cultural
Globalização da informação
Assim, como a transculturação, como o humanismo exacerbado. Da mesma forma, a tecnologia, jamais evoluiu tanto quanto neste período da Globalização. Boa por um lado, mas difícil de desconectar o conhecimento do ser humano, ao seu Criador, dado sob a palavra: “dominai
Estudo em edição sem revisão

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger