sábado, março 7

Só O Evangelho Muda A Cultura Humana Lição 10 – CPAD Março 2020 - 1ª Parte

Só o Evangelho Muda a Cultura Humana
Lição 10 – CPAD Março 2020 - 1ª Parte
Estudo Pastor Prof. Osvarela
Texto Áureo
"Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro." 1 Tessalonicenses 1.9
Texto Bíblico
1 Tessalonicenses 1.1-10
1 - Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
2 - Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,
3 - lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
4 - sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
5 - porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espirito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
6 - E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo,
7 - de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;

9 - porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro.
10 - e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
Objetivo Geral
Demonstrar que a Cultura pode ser transformada pelo Evangelho.
Objetivo Específico
I - Definir a cultura;
II - Descrever uma cultura dominada pela iniquidade;
III - Mostrar que o Evangelho transforma a cultura.
Introdução:
Antropologia e Raça Humana
Só o homem possui cultura.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Orson Camargo; Colaborador Brasil Escola
Definição de cultura humana – Sociologia.
Cultura para a sociologia é o conjunto de crenças, valores, costumes, artefatos, leis e normas de uma sociedade. Esse conceito compreende todos os aspectos decorrentes do contato social entre os indivíduos e reflete seu modo de vida.
Todos os elementos que compõe uma cultura são resultado da criação humana e são pertencentes à uma sociedade ou a um grupo social. A cultura reflete a forma como as pessoas agem, pensam, se expressam e como reproduzem suas vidas.
O termo cultura tem origem na palavra latina "colere", que significa cultivar. A ideia de cultivo, nesse caso, está associada ao que foi produzido pelos seres humanos ao longo do tempo e que formou a cultura de uma determinada sociedade.
Cultura é um conceito mais amplo e compreende ideias, comportamentos, manifestações culturais, artísticas, gastronômicas, literárias e etc. Ou seja, tudo o que resulta do convívio entre indivíduos em uma sociedade.
Isso significa que, para que exista uma cultura, é preciso existir uma sociedade. Da mesma forma, não é possível que exista uma sociedade sem uma cultura própria.
A cultura também compreende as normas e a moral de uma sociedade. Para algumas culturas, existem comportamentos que são desejáveis e comportamentos reprováveis.
Mas, biblicamente todas as culturas devem ter um padrão segundo Deus.
Romanos 1. 19, ss
A cultura não é estática.
Ela está o tempo todo se transformando, seja por processos internos de uma sociedade, seja pela influência de diferentes sociedades que entram em contato e passam a absorver elementos umas das outras.
As mudanças culturais ficaram ainda mais rápidas e intensas com o advento da globalização. As facilidades na comunicação e nos transportes, permitidas pelos avanços tecnológicos, propiciaram uma proximidade no contato entre as diferentes culturas como nunca antes na história da humanidade.
Desta forma, costumes e desvios da moralidade tem se dispersado com rapidez em todas as nações invadindo seus costumes, com inovações, dantes reprováveis.
Aspectos tangíveis e intangíveis da cultura
A cultura é formada por elementos tangíveis e intangíveis.
- Os elementos intangíveis são aqueles que tratam dos símbolos, das crenças, das ideias e comportamentos. Isto é, aqueles elementos que não são materiais.
- Os aspectos tangíveis, por sua vez, referem-se aos elementos de natureza material, como os objetos, as construções, as ferramentas e as tecnologias que são usadas pelas sociedade para a satisfação de suas necessidades. Coisas que se pode tocar, acessar até e apenas pelo tato.
A Cultura é, portanto, o conjunto de todos os elementos materiais e imateriais que compõe uma sociedade, que são resultado de um processo histórico e coletivo e que está sujeito à mudanças a todo tempo.
Pode-se dizer que algo é tangível quando se pode tocar ou comprovar, ainda mais quando esse algo é evidente. Em outras palavras, tangível é tudo aquilo que podemos perceber através de nossos sentidos.
Quando falamos de elementos materiais e imateriais, estamos apontando para as coisas físicas e visíveis de uma cultura. Falamos de coisas reais que se pode descrever e alcançar.
As intangíveis são aquelas que incluem crença, religiosidade, aspectos
Tangíveis E Intangíveis
Pode-se dizer que algo é tangível quando se pode tocar ou comprovar, ainda mais quando esse algo é evidente. Em outras palavras, tangível é tudo aquilo que podemos perceber através de nossos sentidos. O que é concreto. A garantia disso é dada pelos sentidos que nos proporcionam provas incontestáveis de que algo concreto é tangível. Esta ideia está baseada no sentido comum e na experiência cotidiana.
A ideia de tangível se contrasta com a de intangível, ou seja, é tudo aquilo que podemos perceber com clareza já que se trata de algo irreal, por exemplo, uma ilusão ou fantasia.
Intangível é como inefável, indescritível. É como uma miragem de um caminhante exausto num deserto, sob sol causticante, persegue a imagem que nunca se tornará realidade, ou um sonho, que ao despertar se vê que não existe, o que sonhamos.
Com origem no termo latim ‘tangibĭlis’, a palavra tangível permite fazer referência a tudo aquilo que se pode tocar. Num sentido mais amplo, também faz alusão ao que pode ser percebido de maneira precisa
Exemplo de intangível:
A beleza da Os Cânions (USA), Baía da Guanabara, ou da Praia do Arraial do Cabo (RJ), ou de Olinda – PE. Que embora seja real são consideradas como Patrimônio imaterial da Humanidade. É um conceito novo cultural e mundial. Nos últimos anos se popularizou, o patrimônio intangível da humanidade, também conhecido como patrimônio imaterial.
Ou quando imaginamos, uma cifra que desejamos, é tangível se tivermos, mas intangível se apenas pensamos e desejamos, mas não a temos.
Paulo viu e sabe que existe, mas não pode desfrutar aqui na terra o que viu. “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” 2 Coríntios 12:2-4
A ideia de tangível se contrasta com a de intangível, ou seja, é tudo aquilo que podemos perceber com clareza já que se trata de algo irreal, por exemplo, uma ilusão ou fantasia. Tangível - Conceito, o que é, Significado; compilação e adaptação, de parte de texto, com inserção deste autor. https://conceitos.com/tangivel/ em 07/03/2020
Paulo usa uma figura interessante de linguagem, que demonstra a mudança, de adorar, e continuar a adorando. Ter um Deus e deixar radicalmente de servir a deuses. Sofreram uma metanóia cultural, pois os deuses impregnavam suas vidas, em toda a sorte de facetas. Os que viviam no paganismo, agora abandonaram toda herança do paganismo,  vivendo em meio aos Templos pagãos, ali próximo do Monte Olimpo, e entenderam e consideraram vã esse sistema que havia impregnado todo o seu estilo de vida. Conversão envolvia virar-se para Deus, quer dizer, enfrentar a luz da prestação de contas pessoal e moral ao único Deus, Criador, Redentor e Juiz. O Evangelho, de fato, tinha entrado “em poder (de Deus), e no Espírito Santo.”
A fim de voltar-se para Deus, eles têm de dar as costas para os ídolos. O significado é mudança radical exterior e interior; mudança de conduta, mas também de pensamento, atitude e vontade. A ideia envolvida diz respeito ao destino.” Beacon – De Gálatas a Filemon
É a forma como o Evangelho atua e produz mudanças, sem retirar a religiosidade, a substituiu pela Palavra de Deus, através das letras do Evangelho.
“Não tenhamos ilusão sobre o que significava ser pagão [...] para o homem e a mulher comuns, desnorteados por uma multiplicidade de templos e santuários a deuses e deusas inumeráveis, tendo também a astrologia e a demonologia por plano de fundo normal para a vida. Erotismo era sinônimo de adoração. A conveniência ditava o comportamento. A vida era um empreendimento arriscado com o destino e acabava em extinção”. Neil
Mudança, apresentada nos tessalonicenses, os valores cristãos interiores e eternos têm de aparecer na vida diária (costumes e cultura) destes convertidos: as atividades transformadas, a labuta amorosa, a resistência sob pressão. A eficácia surpreendente do testemunho:
6 - E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo,
7 - de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;
Uma situação, que podemos entender a ação do poder do Evangelho, o que pode ser explicado pela efusão de qualidades divinamente implantadas. A verdadeira fé se mostra por obras correspondentes; mas meras “boas obras u atitudes” que não emanem da fé carecerão de frutificação espiritual; o amor divinamente implantado fará surgir ações vigorosas de grande custo, tais como, mudanças radicais pessoais e culturais. São Sinais de Conversão Genuína (1.4-10) incluindo a vida anterior nacional, mas agora se tornou Universal, pela Igreja, em Cristo, todos os homens tomam parte do privilégio universal e por este poder mudam suas vidas, em todo plano, pessoal, cultural e religioso.
3 - lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
4 - sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
5 - porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder
Cultura e Evangelho
Eu sempre tive a honra de acompanhar meu pai Pastor José Bezerra Varella, 1º pastor-presidente da Igreja AD Bonsucesso (RJ), em suas muitas viagens e caminhadas, seja, na cidade do RJ (morros, hoje conhecidos pela violência – uma porção da cultura intangível [tangível, quando se transforma em mortos ou perdas pessoais], mas que afeta a sociedade local) ou em viagens aos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, onde abriu um sem número de igrejas.
O Poder Do Evangelho
9 - porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro.
Assistia e entendia, quando iniciava um trabalho em um lugarejo distante de todo o tipo de comunicação, com um punhado de pessoas simples, e até mesmo em alguns lugares simples com um grande fazendeiro, como o Evangelho transformava, em poucos anos a vida e cultura daquela sociedade, tornando-a produtiva, mudando hábitos e costumes e até a vida financeira do lugarejo e a chegada de melhorias, como luz, (por exemplo), pois muitas destas pequenas vilas, ao chegarmos usávamos lamparinas, quando muito um lampião.
“Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” Colossenses 3:4,5
Assim, como um sol resplandece, o Evangelho tem poder de mudar a cultura humana, quando se trata de abrir a mente do povo, e destravar a mente cauterizada e a cegueira espiritual, na qual estavam imersos, via claramente como o Evangelho lhes abria, a vida para:
Ler – pela necessidade de ler a Bíblia;
Negociar – havia mudança de hábitos de vestir, que lhes favorecia a visão da universalidade das bençãos e direito ao conhecimento;
Horários – pelo afastamento diário de serem reclusos, após algum horário a casa, agora tinham sociabilização com os demais crentes.
“Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” Colossenses 3:7,8
Idolatria – se afastavam da idolatria e se apegavam a crença em Jesus Cristo, tendo suas mentes iluminadas. Daí, a família se unia, pois, deixavam prática de adultério – citação do versículo, acima -  (não, porque, antes eram pobres e a faziam), deixavam de gastar com cachaça, fumo e outras coisas.
A Cultura pode ser modificada pelo Evangelho?
“Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” 1 Coríntios 1:22-24
Como missionários, não podemos destruir a cultura dos povos, mas como mensageiros de Deus e do Evangelho acabaremos a influenciar costumes e a moralidade de um povo, sem lhes tirar os aspecto cultural. Isto é visível na Bíblia, o povo de Israel um povo oriundo de Abraão, manteve seus costumes e métodos de sociabilização orientais, pertinentes à Cultura da Mesopotâmia, mas o ato da entrega dos Oráculos divinos mudou uma série de costumes, incluindo, alguns adquiridos pelos longos anos de exílio egípcio, que mesmo o longo exílio não lhes tirou a cultura monoteísta, ou práticas de compra e troca e familiar.
“E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.” Colossenses 3:10,11
Mas, também a cultura egípcia demonstrou que a religiosidade dos israelitas, em algum momento aflorou negativamente:
“E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito. Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.” Êxodo 32:23,24
É inegável que a religiosidade do Evangelho, muda e transforma as pessoas, pois,:
8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;
9 - porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro.
Os gregos viviam e até hoje é falado em função cultural-religiosa diante do seu Panteão de Deuses.
A Cultura grega era profundamente arraigada, na sua moralidade (contrária aos ditames do Evangelho), costumes, atividade cúltica sacerdotal com prostitutas cultuais (a fornicação foi uma das orientações seja mencionada e proibida na diretiva do Concilio de Jerusalém (At 15.29). Era aceita moralmente na cultura grega. Filósofos que tinha, culturalmente seus rapazes. O Evangelho está acima de qualquer cosmovisão e é, segundo Paulo algo que o mundo e qualquer visão cultural, não pode deter.
O fato é que uma das barreiras mais difíceis que o convertido pagão tinha de transpor era a atitude cristã concernente ao sexo. Ele fora criado num mundo em que se aceitava habitualmente poligamia, concubinato, homossexualidade e promiscuidade. [...] Muitos dos cultos religiosos eram de caráter francamente sexuais, com ritos fálicos e fornicação sacramental como parte da adoração”. W.Neil
Com a entrada do Evangelho, eles mudaram de vida, e até hoje o Evangelho é entendido, em Cristo, mesmo na vida cotidiana. Até mesmo na mesa.
A entrada de Paulo em Tessalônica fora tão importante para o Evangelho que Paulo, crendo na força do Evangelho, pois, Paulo esteve somente três semanas em Tessalônica. Era possível causar em três semanas tanta impressão num lugar, que demonstrava: o cristianismo chegasse a implantar-se em forma tal que não pudesse ser jamais desarraigado. Se for assim, não era um sonho vazio pensar que o império romano (em termos gerais atingir todo o mundo e culturas) podia ser ganho para Cristo. Era necessário instalar-se e trabalhar, meses e até anos; Ninguém  poderia prever quando o cristianismo chegaria, a penetrar em todo mundo. Tessalônica constituía um caso de prova, e Paulo estava esmagado pela ansiedade de saber o que aconteceria. 1 Tessalonicenses (William Barclay).
A Presença do Evangelho, nos dias atuais (culturalmente).
“Também conhecido como pão de Cristo, o christopsomo marca presença durante os Natais gregos já a um bom tempo.
O pão é oferecido como uma forma de gratidão a Deus pelo último ano e como um pedido para que o próximo seja também abençoado.”
A Religião na Grécia
Berço da cultura Ocidental
Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, assim como a maioria dos povos da Antiguidade. Mas, ao contrário dos outros povos, tinham uma grande intimidade com seus deuses, pois acreditavam que eles estavam a serviço das pessoas. as manifestações religiosas do povo grego tinham forte caráter cívico. Em cada cidade-Estado havia a ocorrência de grandes festas e rituais onde toda a população buscava estreitar a relação com seus deuses.
“E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria, ... , Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;” Atos 17: 16; 22-24
Em algumas ocasiões, o exercício da crença em determinados deuses promovia a união de vários cidadãos de diferentes cidades-Estado. Sem conceber definições rígidas, os gregos não impuseram regras fixas na relação de cada indivíduo com suas crenças e deuses.
Mas, ao conhecerem o Kurios  - O Senhor - apresentado pelo Evangelho, que Paulo pregava, as mulheres se converteram, as famílias mudaram hábitos, condenáveis, seu modo de falar e conviver. Deixando os ídolos que eram em milhares. O poder do Evangelho vai depurar, mesmo entre aqueles que estão na Igreja, os velhos hábitos, que antes, costumeiramente era “aceitável”.
“Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai.” 1 Coríntios 5:1
Epimênides (filósofo monoteísta grego): “Em Atenas, há mais deuses que homens”
“Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.” 1 Coríntios 5:10,11
O panteão grego demonstrava a extrema forma de dar sentido a vida pelo próprio corpo, sendo este considerado impuro e inatingível, pelas coisas espirituais.
Afrodite, Apolo, Ártemis, Eros, Perséfone eram deuses que povoavam a vida dos gregos na antiguidade e estavam presentes no cotidiano. Eram formas de dar sentido à vida e explicar o inexplicável até então.” Religião na Grécia Antiga, Pedro Eurico Rodrigues
Devemos entender, as palavras de Paulo, como sendo para nós, que culturalmente, ainda temos e estamos criando ídolos (cantores e pregadores), em nossas comunidades cristãs. Aceitando alguns costumes antes condenados e ainda hoje, o são pelas Escrituras.
Há a possibilidade, da Igreja rejeitar a cultura do mundo – ‘suschematizogr. – mas, devemos lutar para influenciar a Cultura moderna, mas também,– Romanos 12. 1,2,
Paulo ensina a Igreja para não nos enquadrarmos no sistema do mundo, mas buscar a renovação de nosso entendimento, nós que “..., como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro.
O Evangelho tem esta capacidade transformadora, de dentro para fora, pessoalmente e neste caminho atingir uma população inteira, transformando qualquer cultura, sem desprezar hábitos próprios, como comidas, roupas e famílias, iluminando-as sob a Luz do Evangelho.
Não podemos criar Areópagos, usando nossos Templos como casa de idolatria:
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.” 1 Coríntios 5:7-10
1ª Parte

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger