sábado, abril 11

A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo Lição 02 CPAD – 2º Trimestre 2020


A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo
Lição 02 CPAD – 2º Trimestre 2020
Estudo Pastor e Prof. Osvarela
Texto Áureo
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” Efésios 1.3
Leitura Bíblica
Efésios 1.3,4, 9-14
3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,
4 – Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,
9 – Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 – de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.
11 – Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
12 – Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;
13 – Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
14 – O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
Penhor – garantia
Herança – bens adquiridos pelo trabalho dos pais. Hebreus 11 deixa claro, todo aquele que já foi salvo, foi salvo pela fé, quer olhando para promessas futuras, ainda não vistas, quer olhando para trás, para a ressurreição de Jesus.
Bendito -hebraico: abençoado - que foi alvo de bênçãos; abençoado, louvado. Que expressa generosidade ou busca sempre fazer o bem; generoso. Repleto de felicidade, de alegria e contentamento; feliz, oportuno: bendito dia em que te conheci! substantivo masculino Na Religião - Oração que principia por esta palavra.
Objetivo Geral
Esclarecer as bênçãos espirituais concedidas por Cristo Jesus.
Objetivos Específicos
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I – Refletir a respeito da nossa nova posição em Cristo;
II – Evidenciar a realidade de uma vida cristocêntrica neste mundo;
III – Explicitar que o Espírito Santo desempenha importante papel no plano da salvação.
Tudo quanto se pode dizer a respeito de Deus Pai, também pode ser dito a respeito de Jesus Cristo.
          "Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade." Colossenses 2.9
          "Cristo... é sobre todos, Deus bendito eternamente." Romanos 9.5
Hebreus 6.11,12: "Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas". Continuar na fé e na prática confirma nossa esperança e herança.
E realmente possível fazer uma exegese de Hebreus 10.26-31, mesmo a despeito do v. 39, de modo a concluir que seria meramente a uma possibilidade lógica, e não real?
Títulos do Espírito Santo podem ser encontrados nas Epístolas: "o Espírito de santificação" (Rm 1.4); "o Espírito de vida" (Rm 8.2); "o Espírito de adoção de filhos" (Rm 8.15); o "Espírito Santo da promessa" (Efésios 1.13); "o Espírito eterno" (Hb 9.14); "o Espírito da graça" (Hb 10.29); e "o Espírito da glória" (1 Pe 4.14).
A Bíblia, no entanto, ensina que Deus, em seu amor, misericórdia e fidelidade às suas promessas, forneceu os meios pelos quais a sua ira seria aplacada. No caso do ensino Neotestamentário, Deus não somente forneceu os meios como também veio a sê-los. 1 João 4.10 diz:
"Nisto está a caridade: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em quem ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação [gr. hilasmos] pelos nossos pecados".
A Eleição Universal é fruto das Promessas de Deus.
εκλογη - ekloge; n. f. o ato de selecionar, escolhar - do ato de livre arbítrio de Deus pela qual, antes da fundação do mundo, decretou suas bênçãos sobre certas pessoas;  decreto feito através da escolha pelo qual decidiu abençoar certas pessoas em Cristo apenas pela graça.
επιθεσις - epithesis; n. f. imposição (de mãos); A imposição de mãos era um rito sagrado, transmitido aos cristãos pelos judeus, e usado quando se orava por outra pessoa, ou quando se conferiam a ela bênçãos divinas (especialmente saúde física) ou o Espírito Santo (na administração do batismo ou quando mestres e ministros da igreja tomavam posse do seu ofício).
ευαγγελιζω – euaggelizo - trazer boas notícias, anunciar boas novas; usado no AT para qualquer tipo de boas notícias - de jubilosas notícias da bondade de Deus, em particular, das bênçãos messiânicas.
ζωη - zoe; n. f. vida; vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, devota a Deus, abençoada, em parte já aqui neste mundo para aqueles que colocam sua confiança em Cristo, e depois da ressurreição a ser consumada por novas bênçãos (entre elas, um corpo mais perfeito) que permanecerão para sempre.
μεγας – megas; grandes coisas - das bênçãos preeminentes de Deus
συμβασιλευω - sumbasileuo; v. reinar com; metáf. possuir suprema honra, liberdade, bem-aventurança, com alguém no reino de Deus.
אשר - ’ashar ou אשר - ’asher; v. ir direto, andar, ir em frente, avançar, progredir -  seguir diretamente, progredir - ir direto para, avançar; declarar feliz, chamar bem-aventurado - ser dirigido, ser guiado - ser feito feliz, ser bem-aventurado.
μακαριζω - makarizo; v. pronunciar bem-aventurado ou feliz.
μακαριος – makarios - forma prolongada do poético makar (significando o mesmo); adj. bem-aventurado, feliz
μακαρισμος - makarismos; n. m. declaração de bem-aventurança; proferir uma declaração de bem-aventurança sobre alguém; anunciar alguém abençoado.
πορευομαι - poreuomai; v. conduzir, transportar, transferir; persistir na jornada iniciada, continuar a própria jornada - partir desta vida - seguir alguém, isto é, tornar-se seu adepto - achar o caminho ou ordenar a própria vida.
παρακλητος - parakletos; n. m. chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém - alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado; pessoa que pleiteia a causa de outro com alguém, intercessor; de Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados; no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro - do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino.
A Sublimidade nas palavras de Paulo:
"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1 Co 2.1-5; cf. 12.7-11
"O Espírito Santo tempera de tal maneira o seu estilo que a sublimidade das verdades que Ele ensina não pode ficar oculta". Calvino
Sublimidade; qualidade do que se aproxima do divino, do celestial; qualidade do que é perfeito, excelente; grandiosidade, excelência, perfeição.
Sublimidade está intimamente ligada a santidade. A santidade e as bençãos são da área espiritual da Igreja, como Corpo de Cristo.
Significado de Sublimidade; n.f. Característica do que ou de quem é sublime;  Designação de altura ou elevação; Esmero, primor ou apuro; Superioridade, excelência ou magnificência.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” Efésios 1.3
Mas, o que buscamos entender, é a questão bíblica do uso desta palavra.
Sublimidade - Estado do que está acima do humano; qualidade do que é divino: a sublimidade e a grandeza da fé.
αγιος – hagios, de hagos (uma coisa grande, sublime); adj. algo muito santo; um santo.
προφητευω – propheteuo; profetizar, ser um profeta, proclamar por inspirações divinas; irromper sob impulso repentino em discurso ou louvor sublime dos conselhos divinos.
São valores, que advém dos Dons da Igreja, como Dons de profecia, ou dos profetas veterotestamentários.
“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;” Colossenses 1:13
É a partir, deste transporte de uma vida natural, par a área sublime do Reino do Filho de Seu Amor, que o Pai, nos concede todas Bençãos Espiritais em Cristo.
Eis, a mensagem do Evangelho, ela  não é constituída por sublimidade de palavras, filosofias complicadas, mas pela palavra simples da "Boa Nova" de que Deus, por Cristo, quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. O que nos faz, aptos a recebermos as Bençãos Espirituais, não somente nós, mas todos quanto crerem no Nome de Jesus (João 1.12,ss)
Desta forma, as bençãos espirituais em Cristo estão além da cisão humana para defini-las ou mesmo entendê-las.
O Apóstolo Paulo conhecia a questão desta visão além do natural, como sendo algo que só se obtém, no Reino do Filho do Seu Amor, para onde somos transportados, quando nos tornamos Igreja, podemos entender a sublimidade da Plenitude que N’Ele habita.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” Colossenses 1:16
Todas as demais coisas são como nada, diante das coisas do reino de Deus.
“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar Cristo.” Filipenses 3: 7,8
A Benção E A Causa da Troca Dos Reinos.
Conhecendo A Cristo.
Sublimidade do conhecimento de Cristo, meu Senhor.” Lit.: ultrapassar, colocar em elevado nível, exceder, dando a ideia daquilo que é excelente, superior, dotado de extraordinário valor.
A sublimidade do conhecimento de Cristo mostra que Conhecer a Cristo, fascinou Paulo. Sabemos, que “Sublime” quer dizer elevado, magnificente. Isto demonstra, que Paulo dizia “alcancei um patamar mais elevado, que meus estudos aos pés de Gamaliel, na Escola de Hilel”, que foi: Conhecer a Cristo.
Conhece e ter a Benção Espirituais, no sentido mais profundo da palavra, é muito mais que conhecimentos teológicos, ou um aprofundamento na hermenêutica ou exegética  Bíblica.
Assim, o conhecimento de Cristo como Senhor passa a ser, para os da Igreja, a suprema excelência (sublimidade), o “Conhecimento”, da forma como Paulo usa, é mais do que a realização intelectual, ou da vida natural do homem, antes da conversão com Cristo.
O conhecimento de Cristo é reputado como extremamente mais valioso, muito maior do que todas as cousas nas quais Paulo costumara vangloriar-se, quando ainda na incredulidade. Ora, eram nessas mesmas coisas que os legalistas continuavam se  jactando, visto que ainda não tinham tido a clara visão do valor e do significado de Jesus Cristo.” R C. A Sublimidade De Cristo; Pr. Francisco Nascimento
Neste trecho inicial da Epístola aos Efésios, Paulo vai discorrer, sobre a sublimidade que os cristãos alcançam através das Bençãos espirituais, em Cristo. A temática está clara no início da epístola, no versículo. A carta aos efésios é auto-explicativa, principalmente quanto aos elementos apresentados na introdução, incluindo a questão das bençãos espirituais.
Efésios 1:3 apresenta o tema desta epístola: as riquezas do cristão em Cristo.
Qual é a Fonte das Bençãos?
A fonte de nossas bênçãos. "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo."
Por isto, introduzi, a temática do transporte no mundo espiritual, para que alcancemos as Bençãos espirituais, em um tempo que muitos buscam Bençãos materiais, que Deus realmente pode nos dar, mas se esquecem da sublimidade das Bençãos Espirituais, pois, não estamos mais assentados na terra, mas nas “regiões celestiais, com Cristo”. O cristão tem sua atuação, após sua conversão, em duas esferas: na humana e na divina, na visível e na invisível.
“O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” 2 Coríntios 1:22
Fisicamente (natural), o cristão, encontra-se na Terra, em corpo humano, mas espiritualmente, encontra-se assentado com Cristo na esfera celestial - esfera que oferece o poder e a direção para a vida aqui na Terra. O cristão, assentado nas regiões celestiais com Jesus Cristo, tem nessa relação, a sua a base de sua vida e poder, e por esta relação, marcada e gravada pelo penhor do Espirito Santo, o termo, traduzido por penhor também significa uma "aliança de noivado", ou uma garantia dada pelo compromisso nupcial. Selo também pode ser usado como marca de autenticidade. Assim como a assinatura numa carta atesta a genuinidade do documento, a presença do Espírito prova que o cristão é autêntico.
"E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Romanos 8:9). O que garante a autenticidade de nossa fé não é tão somente, a confissão de nossos lábios, nossa religiosidade, ou mesmo, boas obras, mas o que nos assegura receber Bençãos espirituais, é que o nosso espírito testifica com o Espírito Santo, com o testemunho do Espírito.
“Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.” 1 João 5:6
Como noiva de Cristo, temos, esta garantia (Cristo é o noivo e a Igreja é a noiva. Sabemos que ele voltará para tomar sua noiva para si, pois ele nos fez essa promessa e nos deu o Espírito como "aliança de noivado".)
“..., o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:7-11
Penhor - No tempo de Paulo, significava "uma entrada paga para garantir a compra final de um bem ou propriedade".  Penhor é um direito real sobre algo, ou coisa valiosa, ou transação, ou contrato, vinculado a uma dívida, surgindo como garantia do pagamento de tal dívida.
Podemos distinguir, algumas destas bençãos e novas maneiras de sermos especiais, pela sublimidade do Evangelho, que aceitamos:
·         Por meio de Cristo, temos parte nas riquezas da graça de Deus (Efésios 1:7; 2:7),
·         Na glória de Deus (Efésios 1:18; 3:16),
·         Na misericórdia de Deus (Efésios 2:4) e
·         Nas "insondáveis riquezas de Cristo" (Efésios 3:8).
O cristão sabe que a Bençãos sublimes, são as verdadeiras riquezas vindas de Deus. Sabemos, e somos consolado, por saber que o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão operando em nosso favor, a fim de nos enriquecer. Deus não apenas nos abençoa "ricamente para nosso aprazimento" (1 Timóteo 6:17), mas também nos concede riquezas eternas sem as quais todos os outros bens não teriam valor algum. Comentário Bíblico Expositivo, Warren W. Wiersbe (texto compilado e editado)
A esfera das nossas bênçãos.
Nossas bênçãos encontram-se "nas regiões celestiais em Cristo", uma oração que talvez possa ser traduzida mais claramente por "nas coisas do céu em Cristo". Comentário Bíblico Expositivo, Warren W. Wiersbe
É esta, a base de nosso pensamento, neste estudo.
13 – Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
14 – O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
A comunicação das bençãos espirituais se dá pela atuação do Espírito Santo.
Todos nós, os que cremos no Nome Salvador de Jesus, são feitos aptos, a receberem estas Bençãos, por ser Ele, o garantidor, das bençãos aos quais podem ser distribuídas, na qualidade do estudo: “A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo.”
Podemos fazer um contraste entre a antiga situação dos gentios e sua nova situação ao observarmos o modo maravilhoso, como Cristo operou em favor deles na cruz.
Antiga situação
Nova situação
"Sem Cristo"
"em Cristo Jesus"
Separados
(Efésios 2:13)
"Estranhos"
"nação santa" (1 Pe 2:9)
"Forasteiros"
"já não sois estrangeiros"(Efésios 2:19)
"Sem esperança"
"chamados numa só esperança"(Efésios 4:4)

"Sem Deus"
"Bendito o Deus e Pai de (Efésios 2:12) nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 1:3)
Interessante, afirmar, como estamos fundamentando este estudo, que o que o crente em Cristo, tem novidade de entendimento e de herança, através de Jesus.
Assim, as "regiões celestiais" referem-se ao lugar onde Jesus Cristo encontra-se neste exato momento (Efésios 1:2) e onde o cristão está assentado com ele (Efésios 2:6).
Recebemos “Bençãos Espirituais”, através da novidade de visão, não mais no mundo natural, é por isto que há batalhas, (para recebermos, as mesmas bençãos), e estas batalhas, não são contra carne e sangue na Terra, mas sim contra as potestades satânicas "nas regiões celestes" (Efésios 6:12). A exemplo, de Daniel (Daniel 10.12,13).
Redenção - A mais sublime das Bençãos Espirituais.
13 – Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
14 – O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
A maior nova Crística da salvação vicária, em Cristo, se dá pela regeneração, com a redenção do pecador. Nela atua o Espírito Santo na vida do que crê.
O Espírito Santo é a "primeira prestação" e garantia de Deus a seus filhos de que ele terminará sua obra e, no devido tempo, os conduzirá à glória. O "resgate da sua propriedade" refere-se à redenção do corpo na volta de Cristo (Rm 8:18-23; 1 jo 3:1-3). Esse "resgate" dá-se em três estágios:
• Fomos remidos pela fé em Jesus Cristo (Efésios 1:7).
• Estamos sendo remidos à medida que o Espírito Santo opera em nossa vida e nos torna mais semelhantes a Cristo (Romanos 8:1-4).
• Seremos remidos quando Cristo voltar e nos tornarmos como ele.
As bênçãos de Deus são pertinente ao novo homem. O novo homem surge na Regeneração, onde é criado, segundo Deus, em verdadeira justiça e santidade. Estes são por natureza filhos de Deus e co-herdeiros com Cristo “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo” ( Gálatas 3:26 -27).
Ao escrever Efésios, em especial o capítulo 1, Paulo não se ocupa em descrever as questões pertinentes a graça de Deus que se destina ao velho homem. Mas, se ocupa de questões pertinentes ao novo homem, e por isso, Paulo se ocupa em agradecer e falar das bênçãos de Deus, Bençãos Espirituais Sublimes e divinas.
Paulo não se mantém isolado dos destinatários ao falar das bênçãos recebidas. Ele se inclui entre aqueles que foram abençoados, o que demonstra duas (2) coisas:
a) Paulo fala de questões pertinentes ao novo homem, e;
b) Fala da nova condição daqueles que estão em Cristo.
Paulo está falando do que é pertinente ao novo homem, como o homem deve bendizer a Deus por bênçãos já recebidas.
A operação da Salvação, é uma operação que leva o crente a ser depositário das Bençãos Espirituais, em Cristo, através da Trindade.
9 – Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
Saibamos que:
O beneplácito era um mistério, da vontade divina, que Deus por Seu beneplácito, propôs por Si mesmo, abençoar, com todas as Bençãos Espirituais, através de Seu Filho Jesus Cristo. Paulo escreveu sobre o que é pertinente ao novo homem, para aqueles que já estão em Cristo (N’Ele = em + Cristo).
Quando o apóstolo Paulo diz que Deus nos elegeu, ele utiliza o verbo no pretérito perfeito, o que indica algo concluído, ou que os cristãos estão de posse da bênção. Isto demonstra que os cristão estão de posse da nova condição: eleitos, ou seja, os cristãos já usufruem da condição para qual foram eleitos: santos e irrepreensíveis.
 Essas riquezas são apenas o começo! Há sempre mais riquezas espirituais das quais podemos nos apropriar no Senhor em nossa jornada com ele. A Bíblia é nosso guia; o Espírito Santo é nosso Mestre. Ao sondar a Palavra de Deus, descobrimos riquezas cada vez maiores que possuímos em Cristo, planejadas pelo Pai, compradas pelo Filho e oferecidas pelo Espírito. Não temos necessidade alguma de viver em pobreza quando toda a riqueza de Deus está a nosso dispor!”
Fonte:
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor
Dicionário Strong
Teologia Sistemática – Uma perspectiva pentecostal – Editada por Stanley Horton
Efésios 1 – Todas bênçãos espirituais; Claudio Crispim cursou o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Policia Militar do Barro Branco e, atualmente exerce a função de Capitão da Policia Militar do Estado de São Paulo.
Lição Adultos – 2º Trimestre 2020 – CPAD
Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger