domingo, abril 5

Carta aos Efésios - Saudação aos Destinatários Lição 1 – CPAD 2º Trimestre 2020 - Em Edição Poderá Será Editada e Atualizada


Carta aos Efésios - Saudação aos Destinatários
Lição 1 – CPAD 2º Trimestre 2020
Subsídio Pastor Prof. Univ. Osvarela
Em Edição
Poderá Será Editada e Atualizada
1º Trimestre de 2020
Fique em casa e assista aulas no canal TVAdDiadema no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=pNHg9aC3kvU
Título: A Igreja Eleita - Comentarista: Douglas Baptista
Texto Áureo
"A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo." (Efésios 1.2)
Verdade Prática
A Epístola aos Efésios revela o propósito eterno de Deus para a Igreja de Cristo.
Leitura Bíblica: Efésios 1.1,2; Atos 19.1-7
Efésios 1
1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus:
2 - A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Atos 19
1 - E sucedeu que, enquanto Apoio estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 - disse-lhes: Recebestes vós já o Espirito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 - Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.
4 - Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 – E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
7 - Estes eram, ao todo, uns doze varões.
Destaque literário:
O negócio primário, pois, da igreja não é a evangelização, nem as missões, nem a benevolência; é a adoração. A adoração a Deus em Cristo deveria estar no coração de tudo o que a igreja fizesse. Ela é a mola mestra de toda a atividade da igreja”. W. T. Conner
Isto está de acordo com a revelação bíblica, que nos diz muito enfaticamente que a igreja existe “para o louvor da Sua glória (Efésios 1:6).
Objetivo Geral
Mostrar o propósito divino na Epístola aos Efésios.
Objetivos Específicos
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I - Apresentar a autoria e a data da Epístola;
II - Identificar para quem foi dirigida a Epístola aos Efésios;
III- Explicar o propósito da escrita e a mensagem contida na Epístola.
Apesar de ser chamada da Carta Alegre, ou da alegria, A Epístola (Carta) aos Efésios, foi uma das Epístolas, chamadas Cartas da Prisão, ou prisões.
A Epístola Aos Efésios é uma carta muito pessoal de Paulo. Nela tomamos conhecimento dele, da sua dedicação, do seu sofrimento por Cristo e pelos gentios. Ele manifesta profunda alegria em todos os seus sofrimentos. Um ensino que devemos aprender, com Paulo, nesta Carta. Passamos hoje, no mundo todo, pela peste do Corona vírus, ou COVID-19, no qual a Igreja instituição está numa “prisão”, chamada quarentena, mas livre para adorar a Deus, em seus lares. Paulo ensina isto, nesta Epístola.
Epístolas da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.
Efésios é um hino da operação dos Dons pelo Espírito Santo:
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; -- Versão Almeida Revista e Corrigida
A questão da eleição em Efésios é determinada, nos capítulos iniciais da Epístola.
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4
A Igreja é a união de todos aqueles que foram chamados por Deus, os quais, pela ação do Espírito Santo, creem que Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus enviado ao mundo para redimi-los de seus pecados. É por isso que a Igreja é definida como sendo o corpo de Cristo (Efésios 1:22,23).
O que significa Igreja?
A palavra “Igreja” traduz o latim ecclesia, que por sua vez vem do grego ekklesia, que basicamente significa “assembleia pública”, ou algo como “reunião dos que foram chamados”. Igreja significa “chamados para fora”. Com base, no termo grego original ser  formado por uma combinação de duas palavras que significam “chamar” e “fora”. Era a convocação dos cidadãos da cidade, para resolverem em assembleia, os assuntos relativos aquela comunidade. Igreja, portanto, não é um termo, originalmente, bíblico, mas foi usado por Jesus:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
De fato, teologicamente essa é uma verdade absoluta com relação à Igreja, no sentido de que os membros do corpo de Cristo foram chamados para viverem fora do padrão pecaminoso do mundo. Porém não é exatamente nesse sentido que a palavra “Igreja” é empregada na Bíblia.
Os escritores Neotestamentários empregaram o grego ekklesia no sentido de “reunião de pessoas”, “ajuntamento” ou “assembleia”. No Antigo Testamento, os autores bíblicos utilizaram o hebraico qahal, que significa “multidão humana reunida”, para designar a assembleia do povo de Deus (Deuteronômio 10:4; 23:2,3; 31:30; Salmos 22:23). Já na Septuaginta, esse mesmo termo geralmente é traduzido pelo grego ekklesia.
Mesmo no Novo Testamento, por duas vezes o termo ekklesia é utilizado para se referir à assembleia dos israelitas (Atos 7:38; Hebreus 2:12). Mas em todas as outras ocorrências, ekklesia designa a Igreja Cristã, tanto no sentido de sua pluralidade nas comunidades locais (Romanos 16:16; 1 Coríntios 4:17; 7:17; 14:33; Colossenses 4:15) quanto em seu aspecto universal, destacando sua unidade, ou seja, só há uma única Igreja (Atos 20:28; 1 Coríntios 12:28; 15:9; Efésios 1:22).
Um Corpo:
“Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:16-21
αρχιποιμην – archipoimen; pastor-chefe, (da origem etimológica de arcebispo); de Cristo, o cabeça da Igreja.
επισκοπεω - episkopeo; v. supervisar, inspecionar, vigiar, preocupar-se com, cuidar; do cuidado da igreja, tarefa que recaía sobre os anciões - olhar cuidadosamente, tomar cuidado.
επισκοπος episkopos; n. m. supervisor - pessoa encarregada de verificar se aqueles sob a sua supervisão estã0 fazendo; corretamente o que têm que fazer, curador, guardião ou superintendente; superintendente, líder, ou supevisor de um igreja cristã
εκκλησια - ekklesia; n. f. reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembleia - assembleia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar; assembleia dos israelitas; qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, tumultuosamente; num sentido cristão; assembleia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso - grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem - aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc. ..., constituem um grupo e estão unidos em um só corpo - totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo - assembleia dos cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu.
A cidade que a recebeu:
Éfeso – Cidade da deusa Diana, na Ásia Menor. A mesma Artémis, deusa da fertilidade.
Paulo visitou-a na segunda viagem sem resultados aparentes (Actos 1.8). Visitou-a segunda vez na sua terceira viagem e encontrou ali doze discípulos, provavelmente convertidos de Apolo (Atos 19).
Autoria: A Tradição atribui ao apóstolo Paulo esta carta aos Efésios. Além disso refere o seu companheiro Tíquico.
Tema: Privilégios e responsabilidades da Igreja como Corpo de Cristo.
Origem: Foi enviada da sua prisão domiciliária; (3.1; 4.1; 6.20).
Cesareia?
Éfeso?
Roma?
Data: (60-61 d.C.) Nesta data, a carta pode ter sido escrita em Roma.
Destinatários: Provavelmente é uma epístola que circulou na Ásia Menor, e que foi guardada nos arquivos da Igreja de Éfeso.
Dons Espirituais:
A apresentação do revestimento pelo Espírito Santo.
Éfeso, antes da chegada de Paulo, cria no batismo de arrependimento e
1 - E sucedeu que, enquanto Apoio estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 - disse-lhes: Recebestes vós já o Espirito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
6 - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
Utilidade Dos Dons (12,13)
a) Visam sempre o desenvolvimento espiritual e aperfeiçoamento dos santos.
b) Têm a finalidade de equipar os santos para o ministério no corpo de Cristo.
c) O seu alvo último é a edificação do Corpo de Cristo até à perfeição.
Benefícios Dos Dons (14 - 16)
Os dons espirituais têm três funções benéficas no corpo de Cristo.
a) Proclamar e defender a verdade para salvação dos pecadores.
b) Contribuir para o crescimento espiritual dos membros do Corpo.
c) Proteger das heresias os membros do Corpo.
Estrutura:
A Carta tem duas secções:
A Eleição:
Feita por Deus, O Pai.
Um mistério revelado na Plenitude.
O propósito é proclamar a todos o plano de Deus de ajuntar judeus e gentios numa só comunidade. E o instrumento é a Igreja eleita, como demonstra o texto, abaixo:
E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,” Efésios 3:9-11
Fundação na Terra:
Jesus Cristo fundou a Igreja do Novo Testamento, na cidade de Jerusalém na festa bíblica de Pentecostes, cinquenta dias após a Sua ressurreição dentre os mortos.
Entre o momento da Sua ressurreição e a fundação de Sua Igreja, Cristo apareceu aos Seus apóstolos ao longo dos primeiros quarenta dias, ainda esclarecendo-lhes das coisas concernentes à vinda do Reino de Deus  (Atos 1:3).
Encontramos:
Alguns privilégios, são encontrados nesta epístola aos Efésios.
1.       Chama aos cristãos de Santos.
1.1.             Fiéis
2.      Recebimento do Espírito Santo
Efésios 1:1
Efésios 1:13
Efésios 3:8
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:”
 “..., depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;”
Aqueles que, voluntariamente, aceitam e estimam ao chamado de Deus são selados como Seu povo santo ao receber o Seu Espírito.
A Bíblia frequentemente se refere a eles como os santos (o povo santo) ou os justos.
 “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,”
A Graça Alcança a Todos:
"A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo." (Efésios 1.2)
 Todos podem desfrutar da Graça, contrariamente à Lei (Nomia) que alcança a qahal (congregação de Israel). Agora a comunhão é universal, pela “oikonomia” que é administração da graça de Deus, à todos, por esta Epístola, onde Paulo mostra que a mesma, foi entregue ao Apóstolo Paulo para que proclamasse o imerecido favor de Deus aos gentios, o plano de Deus de ajuntar judeus e gentios numa só comunidade.
b) Os beneficiários desta administração são todos, judeus, gentios e pagãos que creiam na cruz do Senhor. João 1.12,sss
c) Os benefícios são a herança de Abraão, a participação no mesmo corpo, e a participação das promessas. Através do Evangelho todos se tornam, pela Graça Filhos de Abraão. Romanos 4.12.ss
“..., do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Romanos 1:16
Aqui se encontra a identidade de “especial”:
Literalmente a Bíblia tem várias passagens para identificar o novo povo, A Igreja. E o termo especial é um dos mais importantes.
Os cristãos são especiais para Deus, no sentido de que são estimados por sua fé e obediência. Efésios 5:24, 29
Aos homens é apresentada a ação do Espírito Santo:
“Algumas ideias gnósticas distinguiam entre o homem Jesus e o Cristo cósmico. Afirmavam que o Cristo veio sobre Jesus no momento do seu baptismo e o abandonou quando estava na cruz. Este ensino corrompia as mentes que depois viviam na corrupção.
Isto é feito pela fé.
Quando somos bem informados e conhecemos Cristo a nossa vida muda das trevas para a luz. É preciso despir a velha natureza e deixar que o Espírito Santo renove a mente de forma a revelar a nova natureza, que é Cristo em nós.” Epístolas da Prisão
A Chegada de Paulo a Éfeso:
Atos 19. 35.ss. “Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter?”
Éfeso era uma cidade idólatra.
Os comerciantes (beneficiários e exploradores da fé), em outras regiões helênicas, também cultuavam deuses, como Hermes, numa tentativa de deixá-lo satisfeito, e assim conseguir bons resultados em suas vendas ou como no texto acima – Atos 19.35.
Além de serem habituados aos sacrifícios de animais e às orações, os gregos antigos adotavam um deus particular ou um grupo deles para sua cidade, e os cidadãos construíam templos e o(s) venerava(m).
Essas cidades não possuíam qualquer organização religiosa oficial, mas honravam os deuses em lugares determinados, como Apolo exclusivamente em Delfos e Diana em Éfeso (At. 19.35).
O Mito era o coração da sociedade grega antiga;
Os gregos, assim como, os de Éfeso – os efésios - acreditavam nas histórias e nas narrativas dos poetas, estabeleceram rituais, processos, sistemas, cultos e práticas cada vez mais fundamentadas nessas lendas heróicas, para eles, divinas e humanas.
A história mitológica do mundo pode ser dividida em 3 ou 4 grandes períodos:
1. Mito da origem ou da era dos deuses: é a teogonia, o nascimento dos deuses, o mito sobre a origem do planeta, dos deuses e da raça humana.
2. Era em que os homens e os deuses se mesclam livremente: histórias das primeiras interações entre deuses, semi-deuses e mortais juntos.
3. Era dos heróis (era heróica), onde a atividade divina ficou mais limitada. As últimas e maiores lendas heróicas são da Guerra de Tróia e suas consequências (consideradas por alguns investigadores como um quarto período separado).
Em Antiquitates Rerum Divinarum o escritor Varrão (mas, tem inferência na obra De Civitate Dei, de Agostinho, conserva seu foco), argumenta que, o homem supersticioso teme os deuses.
Em sua obra, ele admitia três tipos de deuses:
Os deuses da natureza: personificações de fenômenos como a chuva e o fogo;
Os deuses dos poetas: inventados pelos bardos sem escrúpulos para incitar as paixões;
Os deuses da cidade: inventados pelos sábios legisladores para iluminar e acalmar a população. Desta informação, entendemos a declaração do escrivão da cidade:
“Mas quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios. Então o escrivão da cidade, ...ss” Atos 19:34,35
Através dos mitos, e de outros aspectos de sua cultura, aos gregos antigos são creditadas muitas contribuições ao mundo Ocidental de hoje, dentre as quais:
• o desenvolvimento harmonioso do corpo e da mente humana; “mens sana in corpore sano
• a cidade autônoma [a Urbis];
• a concepção da arte [o belo];
• a especulação filosófica [a atividade científica, iniciada no pensamento filosófico].
Teologia: Nos termos modernos, os antigos gregos não tinham nada que se pudesse chamar de teologia sistematizada. A arte, a literatura e até a arquitetura desse tempo abundava de imagens e descrições de deuses e heróis gregos.
“Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente; Porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa. Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros; E, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia. Na verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso. E, tendo dito isto, despediu a assembleia.” Atos 19:36-41
A Adoração em Éfeso:
Agora a Igreja insere o culto na cidadania dos efésios!
Efésios 5:19: “salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor”. Paulo demonstra de que forma devemos louvar: de coração.
Note que ele começa com Salmos, pois ainda mantém a visão aprendida no Templo, ou seja, esta era a visão de Louvor a Deus, que a Igreja Primitiva recebeu como herança, de onde, saiu, ou seja, dos judeus.
O Cântico, ou Louvor como parte da Adoração e como forma de oração, tal como aparece em I Coríntios 14:15, 26 e Efésios 5:19 e Colossenses 3:16, era e ainda é a prática litúrgica mais comum na adoração judaica.
Tanto em Eféso, quanto em Colossenses o verso “cantar” está relacionado a outros termos que pertencem especialmente ao contexto da adoração judaica, mas não desmerece, nem contraria a questão da forma de adorarmos a Deus, pois nós somos hoje, o Israel de Deus.
Berakhot (“ação de graças”) é uma das práticas mais comuns na adoração judaica. Em Colossenses, este mesma conexão aparece (3:16-17), mas aqui Paulo acrescenta outro conceito fundamental judaico (verso 5), o de “Paz” (Shalom). Em I Coríntios 14:15-16, a “ação de graças” (em hebraico, levarekh) está relacionada ao termo fundamental da adoração judaica “Amém”.
Em Edição
Será Atualizada

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger