Carta
aos Efésios - Saudação aos Destinatários
Lição
1 – CPAD 2º Trimestre 2020
Subsídio
Pastor Prof. Univ. Osvarela
Em Edição
Poderá Será Editada e Atualizada
1º
Trimestre de 2020
Fique
em casa e assista aulas no canal TVAdDiadema no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=pNHg9aC3kvU
Título: A
Igreja Eleita - Comentarista: Douglas Baptista
Texto
Áureo
"A
vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus
Cristo." (Efésios 1.2)
Verdade
Prática
A
Epístola aos Efésios revela o propósito eterno de Deus para a Igreja de Cristo.
Leitura
Bíblica: Efésios
1.1,2; Atos 19.1-7
Efésios
1
1
- Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão
em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus:
2
- A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Atos
19
1
- E sucedeu que, enquanto Apoio estava em Corinto, Paulo, tendo passado por
todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2
- disse-lhes: Recebestes vós já o Espirito Santo quando crestes? E eles
disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3
- Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No
batismo de João.
4
- Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento,
dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus
Cristo.
5
– E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6
- E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam
línguas e profetizavam.
7
- Estes eram, ao todo, uns doze varões.
Destaque
literário:
“O negócio primário,
pois, da igreja não é a evangelização, nem as missões, nem a benevolência; é a
adoração. A adoração a Deus em Cristo deveria estar no coração de tudo o que a
igreja fizesse. Ela é a mola mestra de toda a atividade da igreja”. W. T.
Conner
Isto
está de acordo com a revelação bíblica, que nos diz muito enfaticamente que a
igreja existe “para o louvor da Sua glória” (Efésios 1:6).
Objetivo Geral
Mostrar
o propósito divino na Epístola aos Efésios.
Objetivos Específicos
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I
- Apresentar a autoria e a data da Epístola;
II
- Identificar para quem foi dirigida a Epístola aos Efésios;
III-
Explicar o propósito da escrita e a mensagem contida na Epístola.
Apesar
de ser chamada da Carta Alegre, ou da alegria, A Epístola (Carta) aos Efésios,
foi uma das Epístolas, chamadas Cartas da Prisão, ou prisões.
A
Epístola Aos Efésios é uma carta muito pessoal de Paulo. Nela tomamos conhecimento
dele, da sua dedicação, do seu sofrimento por Cristo e pelos gentios. Ele
manifesta profunda alegria em todos os seus sofrimentos. Um ensino que devemos
aprender, com Paulo, nesta Carta. Passamos hoje, no mundo todo, pela peste do
Corona vírus, ou COVID-19, no qual a Igreja instituição está numa “prisão”,
chamada quarentena, mas livre para adorar a Deus, em seus lares. Paulo ensina
isto, nesta Epístola.
Epístolas
da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.
Mas
vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,
para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz; -- Versão Almeida Revista e Corrigida
A
questão da eleição em Efésios é determinada, nos capítulos iniciais da Epístola.
Como
também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4
A Igreja é a
união de todos aqueles que foram chamados por Deus, os quais, pela ação do
Espírito Santo, creem que Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus enviado ao
mundo para redimi-los de seus pecados. É por isso que a Igreja é definida como
sendo o corpo de Cristo (Efésios 1:22,23).
O
que significa Igreja?
A
palavra “Igreja” traduz o latim ecclesia, que por sua vez vem do grego
ekklesia, que basicamente significa “assembleia pública”, ou algo como “reunião
dos que foram chamados”. Igreja significa “chamados para fora”. Com base, no
termo grego original ser formado por uma
combinação de duas palavras que significam “chamar” e “fora”. Era a convocação
dos cidadãos da cidade, para resolverem em assembleia, os assuntos relativos aquela
comunidade. Igreja, portanto, não é um termo, originalmente, bíblico, mas foi
usado por Jesus:
“Pois também eu te digo
que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
De
fato, teologicamente essa é uma verdade absoluta com relação à Igreja, no
sentido de que os membros do corpo de Cristo foram chamados para viverem fora
do padrão pecaminoso do mundo. Porém não é exatamente nesse sentido que a
palavra “Igreja” é empregada na Bíblia.
Os
escritores Neotestamentários empregaram o grego ekklesia no sentido de “reunião
de pessoas”, “ajuntamento” ou “assembleia”. No Antigo Testamento, os autores
bíblicos utilizaram o hebraico qahal, que significa “multidão humana reunida”,
para designar a assembleia do povo de Deus (Deuteronômio 10:4; 23:2,3; 31:30;
Salmos 22:23). Já na Septuaginta, esse mesmo termo geralmente é traduzido pelo
grego ekklesia.
Mesmo
no Novo Testamento, por duas vezes o termo ekklesia é utilizado para se referir
à assembleia dos israelitas (Atos 7:38; Hebreus 2:12). Mas em todas as outras
ocorrências, ekklesia designa a Igreja Cristã, tanto no sentido de sua
pluralidade nas comunidades locais (Romanos 16:16; 1 Coríntios 4:17; 7:17;
14:33; Colossenses 4:15) quanto em seu aspecto universal, destacando sua unidade,
ou seja, só há uma única Igreja (Atos 20:28; 1 Coríntios 12:28; 15:9; Efésios
1:22).
Um
Corpo:
“Não
são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua
palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao
mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam
santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles
que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó
Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo
creia que tu me enviaste.” João 17:16-21
αρχιποιμην
– archipoimen;
pastor-chefe, (da origem etimológica de arcebispo); de Cristo, o cabeça da
Igreja.
επισκοπεω
- episkopeo;
v. supervisar, inspecionar, vigiar, preocupar-se com, cuidar; do cuidado da
igreja, tarefa que recaía sobre os anciões - olhar cuidadosamente, tomar
cuidado.
επισκοπος
episkopos;
n. m. supervisor - pessoa encarregada de verificar se aqueles sob a sua
supervisão estã0 fazendo; corretamente o que têm que fazer, curador, guardião
ou superintendente; superintendente, líder, ou supevisor de um igreja cristã
εκκλησια
- ekklesia;
n. f. reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar
público, assembleia - assembleia do povo reunida em lugar público com o fim de
deliberar; assembleia dos israelitas; qualquer ajuntamento ou multidão de
homens reunidos por acaso, tumultuosamente; num sentido cristão; assembleia de
Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso - grupo de cristãos, ou
daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus
próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram
seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo
por amor à ordem - aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc. ...,
constituem um grupo e estão unidos em um só corpo - totalidade dos cristãos
dispersos por todo o mundo - assembleia dos cristãos fieis já falecidos e
recebidos no céu.
A
cidade que a recebeu:
Éfeso – Cidade da deusa Diana,
na Ásia Menor. A mesma Artémis, deusa da fertilidade.
Paulo
visitou-a na segunda viagem sem resultados aparentes (Actos 1.8). Visitou-a
segunda vez na sua terceira viagem e encontrou ali doze discípulos,
provavelmente convertidos de Apolo (Atos 19).
Autoria: A Tradição atribui ao
apóstolo Paulo esta carta aos Efésios. Além disso refere o seu companheiro
Tíquico.
Tema:
Privilégios e responsabilidades da Igreja como Corpo de Cristo.
Origem: Foi
enviada da sua prisão domiciliária; (3.1; 4.1; 6.20).
Cesareia?
Éfeso?
Roma?
Data: (60-61
d.C.) Nesta data, a carta pode ter sido escrita em Roma.
Destinatários:
Provavelmente é uma epístola que circulou na Ásia Menor, e que foi guardada nos
arquivos da Igreja de Éfeso.
Dons Espirituais:
A apresentação
do revestimento pelo Espírito Santo.
Éfeso, antes
da chegada de Paulo, cria no batismo de arrependimento e
1
- E sucedeu que, enquanto Apoio estava em Corinto, Paulo, tendo passado por
todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns
discípulos,
2
- disse-lhes: Recebestes vós já o Espirito Santo quando crestes? E eles
disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
6
- E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam
línguas e profetizavam.
Utilidade
Dos Dons (12,13)
a) Visam
sempre o desenvolvimento espiritual e aperfeiçoamento dos santos.
b) Têm a
finalidade de equipar os santos para o ministério no corpo de Cristo.
c) O seu
alvo último é a edificação do Corpo de Cristo até à perfeição.
Benefícios
Dos Dons (14 - 16)
Os dons
espirituais têm três funções benéficas no corpo de Cristo.
a) Proclamar
e defender a verdade para salvação dos pecadores.
b)
Contribuir para o crescimento espiritual dos membros do Corpo.
c)
Proteger das heresias os membros do Corpo.
Estrutura:
A Carta tem
duas secções:
A
Eleição:
Feita
por Deus, O Pai.
Um
mistério revelado na Plenitude.
O
propósito é proclamar a todos o plano de Deus de ajuntar judeus e gentios numa
só comunidade. E o instrumento é a Igreja eleita, como demonstra o texto,
abaixo:
“E demonstrar a todos qual
seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto
em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela
igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e
potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso
Senhor,” Efésios 3:9-11
Fundação
na Terra:
Jesus
Cristo fundou a Igreja do Novo Testamento, na cidade de Jerusalém na festa
bíblica de Pentecostes, cinquenta dias após a Sua ressurreição dentre os
mortos.
Entre
o momento da Sua ressurreição e a fundação de Sua Igreja, Cristo apareceu aos
Seus apóstolos ao longo dos primeiros quarenta dias, ainda esclarecendo-lhes
das coisas concernentes à vinda do Reino de Deus (Atos 1:3).
Encontramos:
Alguns
privilégios, são encontrados nesta epístola aos Efésios.
1.
Chama aos cristãos de Santos.
1.1.
Fiéis
2.
Recebimento do Espírito Santo
Efésios
1:1
Efésios
1:13
Efésios
3:8
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de
Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:”
“..., depois
que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele
também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;”
Aqueles
que, voluntariamente, aceitam e estimam ao chamado de Deus são selados como Seu
povo santo ao receber o Seu Espírito.
A
Bíblia frequentemente se refere a eles como os santos (o povo santo) ou
os justos.
“A mim, o
mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os
gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,”
A Graça Alcança a Todos:
"A vós graça e paz,
da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo." (Efésios 1.2)
Todos podem desfrutar da Graça, contrariamente
à Lei (Nomia) que alcança a qahal (congregação de Israel). Agora a comunhão é
universal, pela “oikonomia” que é administração da graça de Deus, à todos, por
esta Epístola, onde Paulo mostra que a mesma, foi entregue ao Apóstolo Paulo
para que proclamasse o imerecido favor de Deus aos gentios, o plano de Deus de
ajuntar judeus e gentios numa só comunidade.
b)
Os beneficiários desta administração são todos, judeus, gentios e pagãos
que creiam na cruz do Senhor. João 1.12,sss
c)
Os benefícios são a herança de Abraão, a participação no mesmo corpo, e a
participação das promessas. Através do Evangelho todos se tornam, pela Graça
Filhos de Abraão. Romanos 4.12.ss
“..., do evangelho de
Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê;
primeiro do judeu, e também do grego.” Romanos 1:16
Aqui
se encontra a identidade de “especial”:
Literalmente
a Bíblia tem várias passagens para identificar o novo povo, A Igreja. E o termo
especial é um dos mais importantes.
Os
cristãos são especiais para Deus, no sentido de que são estimados por sua fé e
obediência. Efésios 5:24, 29
Aos
homens é apresentada a ação do Espírito Santo:
“Algumas
ideias gnósticas distinguiam entre o homem Jesus e o Cristo cósmico. Afirmavam que
o Cristo veio sobre Jesus no momento do seu baptismo e o abandonou quando
estava na cruz. Este ensino corrompia as mentes que depois viviam na corrupção.
Isto
é feito pela fé.
Quando
somos bem informados e conhecemos Cristo a nossa vida muda das trevas para a
luz. É preciso despir a velha natureza e deixar que o Espírito Santo renove a
mente de forma a revelar a nova natureza, que é Cristo em nós.” Epístolas da
Prisão
A
Chegada de Paulo a Éfeso:
Atos
19. 35.ss.
“Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que
homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da
grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter?”
Éfeso
era uma cidade idólatra.
Os
comerciantes (beneficiários e exploradores da fé), em outras regiões helênicas,
também cultuavam deuses, como Hermes, numa tentativa de deixá-lo satisfeito, e
assim conseguir bons resultados em suas vendas ou como no texto acima – Atos
19.35.
Além
de serem habituados aos sacrifícios de animais e às orações, os gregos antigos
adotavam um deus particular ou um grupo deles para sua cidade, e os cidadãos
construíam templos e o(s) venerava(m).
Essas
cidades não possuíam qualquer organização religiosa oficial, mas
honravam os deuses em lugares determinados, como Apolo exclusivamente em Delfos
e Diana em Éfeso (At. 19.35).
O
Mito era o coração da sociedade grega antiga;
Os
gregos, assim como, os de Éfeso – os efésios - acreditavam nas histórias e nas
narrativas dos poetas, estabeleceram rituais, processos, sistemas, cultos e
práticas cada vez mais fundamentadas nessas lendas heróicas, para eles, divinas
e humanas.
A
história mitológica do mundo pode ser dividida em 3 ou 4 grandes períodos:
1.
Mito da origem ou da era dos deuses: é a teogonia, o nascimento dos deuses, o
mito sobre a origem do planeta, dos deuses e da raça humana.
2.
Era em que os homens e os deuses se mesclam livremente: histórias das primeiras
interações entre deuses, semi-deuses e mortais juntos.
3.
Era dos heróis (era heróica), onde a atividade divina ficou mais limitada. As
últimas e maiores lendas heróicas são da Guerra de Tróia e suas consequências
(consideradas por alguns investigadores como um quarto período separado).
Em
Antiquitates Rerum Divinarum o escritor Varrão (mas, tem inferência na obra De
Civitate Dei, de Agostinho, conserva seu foco), argumenta que, o homem
supersticioso teme os deuses.
Em
sua obra, ele admitia três tipos de deuses:
Os
deuses da natureza:
personificações de fenômenos como a chuva e o fogo;
Os
deuses dos poetas:
inventados pelos bardos sem escrúpulos para incitar as paixões;
Os
deuses da cidade:
inventados pelos sábios legisladores para iluminar e acalmar a população. Desta
informação, entendemos a declaração do escrivão da cidade:
“Mas quando conheceram que
era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase
duas horas: Grande é a Diana dos efésios. Então o escrivão da cidade, ...ss” Atos
19:34,35
Através
dos mitos, e de outros aspectos de sua cultura, aos gregos antigos são
creditadas muitas contribuições ao mundo Ocidental de hoje, dentre as quais:
•
o desenvolvimento harmonioso do corpo e da mente humana; “mens sana in
corpore sano”
•
a cidade autônoma [a Urbis];
•
a concepção da arte [o belo];
•
a especulação filosófica [a atividade científica, iniciada no pensamento
filosófico].
Teologia: Nos termos modernos, os
antigos gregos não tinham nada que se pudesse chamar de teologia sistematizada.
A arte, a literatura e até a arquitetura desse tempo abundava de imagens e
descrições de deuses e heróis gregos.
“Ora, não podendo isto ser
contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente; Porque
estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa
deusa. Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa
contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros; E,
se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia. Na
verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não
havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso. E, tendo dito
isto, despediu a assembleia.” Atos 19:36-41
A
Adoração em Éfeso:
Agora
a Igreja insere o culto na cidadania dos efésios!
Efésios
5:19:
“salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao
Senhor”. Paulo demonstra de que forma devemos louvar: de coração.
Note
que ele começa com Salmos, pois ainda mantém a visão aprendida no Templo, ou
seja, esta era a visão de Louvor a Deus, que a Igreja Primitiva recebeu como
herança, de onde, saiu, ou seja, dos judeus.
O
Cântico, ou Louvor como parte da Adoração e como forma de oração, tal como
aparece em I Coríntios 14:15, 26 e Efésios 5:19 e Colossenses 3:16, era
e ainda é a prática litúrgica mais comum na adoração judaica.
Tanto
em Eféso,
quanto em Colossenses o verso “cantar” está relacionado a outros termos
que pertencem especialmente ao contexto da adoração judaica, mas não desmerece,
nem contraria a questão da forma de adorarmos a Deus, pois nós somos hoje, o
Israel de Deus.
Berakhot
(“ação de graças”)
é uma das práticas mais comuns na adoração judaica. Em Colossenses, este mesma
conexão aparece (3:16-17), mas aqui Paulo acrescenta outro conceito fundamental
judaico (verso 5), o de “Paz” (Shalom). Em I Coríntios 14:15-16, a “ação de
graças” (em hebraico, levarekh) está relacionada ao termo fundamental da
adoração judaica “Amém”.
Em Edição
Será Atualizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário