sábado, abril 18

ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO LIÇÃO Nº 3 – CPAD Abril 2020


ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO
LIÇÃO Nº 3 – CPAD Abril 2020
Pastor e Prof. Unv. Osvarela
Texto Áureo
 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” (Efésios 1.4,5)
Verdade Prática
Segundo a sua presciência, Deus elegeu e predestinou para a salvação os que creriam e perseverariam na fé em Cristo Jesus.
Texto: Efésios 4.1-12
4 – como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,
5 – e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 – para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
7 – Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8 – que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9 – descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 – de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11 – nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
12 – com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo.
Insiro um texto, de minha lavra de 2010:
O Deus Soberano ao criar suas criaturas deu-lhes o direito de ter consciência daquilo que lhes seria melhor, ao apresentar-se a si mesmo como Parâmetro de Santidade. Assim, todos os seres criados pelo Deus Soberano puderam conscientemente reconhecer Deus como Soberano, Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins e até o Homem, criado um pouco menor do que os anjos, possui esta faculdade maravilhosa e determinadora de seu futuro: O Livre Arbítrio.” Osvarela
Etimologia:
εκλεκτος - eklektos; adj. selecionado, escolhido,  escolhido por Deus, para obter salvação em Cristo - cristãos são chamados de “escolhidos ou eleitos” de Deus, o Messias é chamado “eleito”, designado por Deus para o mais exaltado ofício concebível; escolha, seleção, i.e. o melhor do seu tipo ou classe, excelência preeminente: aplicado a certos indivíduos cristãos.
Εκλογη - ekloge; n. f. o ato de selecionar, escolher; do ato de livre arbítrio de Deus pela qual, antes da fundação do mundo, decretou suas bênçãos sobre certas pessoas; decreto feito através da escolha pelo qual decidiu abênçoar certas pessoas em Cristo apenas pela graça; coisa ou pessoa escolhida, de pessoas: eleito de Deus.
προγινοσ κω proginosko; v. ter conhecimento de antemão; prever, daqueles que Deus elegeu para a salvação; predestinar.
προγνωσις - prognosis; n. f. preconhecimento; presciência, prognóstico
Introdução:
Doutrinas:
Da Eleição e da Predestinação têm sido defendidas secularmente por correntes evangélicas, ou cristãs.
São duas Doutrinas que usam as Escrituras para formular seus pensamentos. Mas, podem esbarrar, segundo o lado que estiver o pensador teológico, em textos que, dão aparente base, para ambas Doutrinas. E o uso de mesmos textos bíblicos, são utilizados, por ambas correntes, seja para defesa ou arguição das teses teológicas, de cada um dos Pensamentos.
4 – como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,
5 – e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Não vou fazer nenhuma comparação entre estas correntes. Mas, me deterei sobre o Tema apontando, sob a minha ótica teológica e de formação assembleiana.
Mas, o texto da Leitura mostra como as Escrituras apresentam a temática, e uso da terminologia:
Eleição
Predestinação.
Sobre estas duas palavras, ou termos surgem então as Doutrinas da Eleição (ou livre arbítrio)
E a Doutrina da Predestinação.
E ambas vão, como dito acima, trabalhar os textos bíblicos para defesa dos Pensamentos.
Há uma posição assembleiana que define a questão da Predestinação e Eleição.
Introduzo a noção do Problema do Mal, tendo em vista que estas Doutrinas, vão ensinar sobre a ação da Graça, cada uma sob seu ponto de vista.
Mas, entendo que o problema que afastou os homens, da Eleição Universal, se dá com a Queda Edênica de Adão e Eva. Assim, daquele ponto em diante o conflito sobre a Eleição e Predestinação pessoal (destaco a leitura do salmo 139).
Este é uma visão quanto a Eleição e Predestinação:
O Mal e sua origem.
Sobre o Mal e sua origem veja o que diz o Prof. Pr. M. Meister – PIB.
Parece estranho começar falando da Soberania de Deus e Livre-Arbítrio, com um enunciado sobre o Mal, mas é pertinente se nós olharmos as demais doutrinas em conjunto com a Soberania de Deus sobre o Universo como UNO, sob sua Direção soberana, nada acontece sem a permissão ou ação de Deus, Ele é o Regente de tudo.
Diz o Pastor e PROF. MAURO MEISTER:
"Estudiosos representando várias escolas de pensamento e interpretação têm mostrado um grau de concordância sobre a idéia de que o termo "caos" em Gênesis 1.2 introduz o pensamento de que o mal estava presente de algum modo ou forma no estágio mais remoto da existência do cosmos. "
DIZ AINDA M. MEISTER:
O texto bíblico também não oferece informações explícitas a respeito da origem do mal.
AINDA USANDO MEISTER:
"Satanás tinha a potencialidade e a liberdade como criatura de Deus para se rebelar contra Deus, para se opor a ele em seu reinado, e para buscar para si o controle do reino cósmico de Deus."; "Isto pode ser dito com certeza: Satanás apresentou a Adão e Eva o pecado e o mal e, assim o introduziu no mundo bem feito e ordenado da humanidade."
Aí está, em uma das discussões principais do livre-arbítrio, a questão do querer e fazer, dos seres criados por Deus, com liberdade de escolha.
DEUS:
Aqui uma boa pitada calvinista, sobre a Soberania de Deus agindo como quer, mas sob a Luz da sua divina justiça e Graça.
A característica mais ampla e perfeita de Deus é:
SOBERANIA.
“Tudo o que o SENHOR quis, ele o fez, nos céus e na terra” (Salmos 135:6).
A Soberania de Deus é absoluta e irresistível: Daniel 4:35: “Todos os habitantes da terra são por ele reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”
A Soberania de Deus é verdadeira não só hipoteticamente, mas de fato.
Isto quer dizer, Deus exercita Sua soberania, e a exercita tanto na esfera natural quando na espiritual.
Posição Assembleiana:
Assembleia de Deus
Declaração de Fé.
CAPÍTULO X. SOBRE A SALVAÇÃO
..., porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)” Romanos 9.11.
1.       Salvação para todas as pessoas. Um dia, todos os seres humanos comparecerão diante do Senhor e Criador de todas as coisas. Deus, contudo, não deseja a perdição de ninguém: “que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). Por isso, o Pai enviou o seu amado Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, providenciando-nos uma salvação eterna, completa e eficaz. O Evangelho contempla a todos e a ninguém exclui: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11). Por conseguinte, a salvação está disponível a todos os que creem.9 Sim, todos nós, sem exceção, podemos ser salvos através dos méritos de Jesus Cristo, pois todos nós fomos criados à imagem de Deus. O Soberano Deus não predestinou incondicionalmente pessoa alguma à condenação eterna, mas, sim, almeja que todos, arrependendo-se, convertam-se de seus maus caminhos: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (At 17.30). A predestinação genuinamente bíblica diz respeito apenas à salvação, sendo condicionada à fé em Cristo Jesus, estando relacionada à presciência de Deus. Portanto, a predestinação dos salvos é precedida pelo conhecimento prévio de Deus daqueles que, diante do chamamento do Evangelho, recebem a Cristo como o seu Salvador pessoal e perseveram até o fim. A predestinação do crente leva-o a ser conforme a imagem de Cristo; assim sendo, todos somos exortados a perseverar até o fim: “aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mt 24.13). A graça de Deus é manifestada salvadoramente maravilhosa, perfeita; entretanto, não é irresistível, pois não são poucos os que, ignorando o Evangelho de Cristo, resistem ao Espírito da graça. A graça divina tanto salva quanto nos preserva a alma neste mundo corrupto e corruptor. A fé antecede a regeneração: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8); “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16); “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Rm 10.9).A nossa eleição vem de Deus: “sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus” (1 Ts 1.4). Na Igreja de Cristo, judeus e gentios são coerdeiros da salvação em um único corpo.
É por meio da graça que Deus capacita o ser humano para que ele responda com fé ao chamado do evangelho: “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça” (Rm 11.6). Todavia, os seres humanos, influenciados pela graça que habilita a livre escolha, são livres para escolher: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (Jo 7.17). Deus proveu a salvação para todas as pessoas, mas essa salvação aplica-se somente àquelas que creem: “isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem” (Rm 3.22). Nesse sentido, não há conflito entre a soberania de Deus e a liberdade humana.
Não podemos apontar que ou predestinar algumas pessoas à perdição ou salvação, não no sentido absoluto. Isso limitaria a expiação de Cristo, e sabemos que ele morreu por todos. Também faria nulo o arbítrio do homem e constituiria fatalismo, o qual é erro puro. A salvação é para quem quiser. (Jo 3:16 e Jo 1.12.ss). Ver também: I Tm 4:10 e Ap 22:17
Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 1 Timóteo 4:10
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Apocalipse 22:17
Este escritor, tem por claro usar o termo: Predestinação universal.
10 – de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11 – nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
Entendo, que teologicamente, a eleição, antes da Fundação do Mundo é uma predestinação Universal, que Paulo declara a vontade divina, que “TODOS” os homens se tornassem santos, ou justificados, no “religare” através da adoção (contextual com João 1) pelo Filho do Seu Amor – Jesus Cristo. Assim, Deus ao criar o Homem, o predestinou a uma vida com Deus, aqui na Terra e nos céus.
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” (Efésios 1.4,5)
Predestinação universal. Ou seja, todos os homens, coroa da Criação, que em Adão tiveram contato direto com Deus, foram criados para viver sempre com Deus. A queda levou a uma separação. Desta forma, não há, por que se destacar entre os homens, a escolha antecipada de uns salvos e outros não alcançáveis pela Salvação.
5 – e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 – para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
7 – Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8 – que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9 – descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 – de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
A predestinação é uma convocação soberana de Deus à todos os homens, mas pelo Livre-arbítrio, porém, alguns deram crédito à ‘nossa pregação’ e aceitam e aceitaram esta escolha decretada por Deus, enquanto outros endureceram o coração, pela concupiscência.
Ap.3. 20: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
A Graça é ponto determinante (e sua ação é, também, ponto de discordância doutrinária) em ambas Doutrinas. Mas, como sempre digo, Deus dispõem a Sua Graça a todos os homens, e lhes imputa justiça, aos que aceitam a Sua Graça. Quanto aos que acreditam na Graça Irresistível, é importante reconhecer que a Graça se manifestou no Ato Cruz (consumatório do Plano da Salvação) e para os que aceitam o Ato salvifíco, são atingidos por Ela.
Livre-Arbítrio E a Ação da Graça.
Podemos ver a questão da Graça irresistível de Deus no primeiro livro da Bíblia, quando Deus fala com Caim sobre a decisão que está em seu coração, em matar o seu irmão:
Gn.4. 6.ss: Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.
Caim teve oportunidade, mas usou o seu livre-arbítrio para pecar (escolha, ou volição).
Deus não faz acepção de pessoas, e porque o faria, entre sua Criação?
A igualitariedade universal da Graça atinge, como o sol ou a chuva a todos os homens. Estaria Deus fazendo acepção, ao escolher, desde o ventre, eu iria mais longe, desde o Eterno passado (ele sabe o número dos homens e suas escolhas mentais, morais e de crença, podem ser alteradas pelo livre-arbítrio), quais homens teriam direitos maiores de conviver com Ele, se Ele criou o home, para esta convivência?
5 – e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Deus escolhe e separa alguns homens por sua Misericórdia, segundo Seu Eterno propósito, que desemboca na completude a Obra salvífica. Assim, quando Deus escolhe Jacó em aparente desprezo a Esaú, apenas está dando continuidade a Seu plano, pois as habilidades que Ele determinou na gestação e formação de Jacó, o fez saber que Jacó já era parte de Seu Eterno propósito.
4 – como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,
Isto se chama Soberania.
Deus escolhe a quem quer e não consulta ninguém, a não ser seu Eterno Conselho. Deus não jura por ninguém, como determinador de uma ação para com o homem (caso de Abrão), pois não há por quem Ele possa jurar, a não ser por Si mesmo!
Transcrevo aqui, texto que sob a ótica da Teogonia, Deus é o Suserano.
“Suserano:
Ele é o Suserano do Universo [Soberano de reis e dos que se acham soberanos].
Controla todas as coisas e as coloca onde quer como quer e a hora que quer, ninguém pode impedi-lo em realizar a sua vontade.
O Deus-Trino, pela Sua Soberania e amor criou todo os Exércitos dos Céus, o mundo cósmico, incluindo a terra e o homem. Quando dizemos pela Sua Soberania queremos dizer que Deus não necessitava de nada disto na sua essência de Deus, Ele bastava a si próprio, mas quis repartir sua existência com os homens e todo reino cósmico.
O Deus que as Escrituras, nos apresenta é o Deus Todo-Poderoso, Soberano, o Deus que falou é todas as coisas foram criadas só pela sua palavra, o Deus, que questiona JÓ :38.4 “Onde estavas tu quando Eu fundava a terra?”.
O Deus que o mundo precisa conhecer e que estamos estudando é:
Infinito em sabedoria
Em santidade
Vontade imutável e irresistível
Soberano absoluto - Suserano
Com diversidade de atributos únicos:
Incomunicáveis como a sua auto-existência- na qual não tem comparação no homem
Comunicáveis:
Amor;
Justiça.
Sua Glória - Única, Transcendente e Pessoal
Perfeição:
Infinitude;
Auto-existente;
Imutabilidade.
A Sua Soberania:
Através de:
Sua Onipotência;
Onipresença;
Eternidade;
Onisciência.
A Santidade (bondade) de Deus:
Invejada por Lúcifer, mas que, não poderá jamais alcançada por ele, pois Deus é Separado de tal forma que em si mesmo é um padrão de perfeição, pureza, verdade, justiça, retidão, bondade, e toda perfeição moral.
Mas dentro desta Santidade não é permitido o pecado, advindo então características de:
Retidão;
Justiça;
Ira.
O Amor de Deus:
O Ágape de Deus é a sua ação pelos indignos, para os quais se moveu, pela ação do Espírito Santo na Obra redentora de Jesus Cristo na Cruz do Gólgota.
Demonstrados pela bondade, misericórdia e enunciado através de Aliança com o Homem.
Por tudo isto esta lição nos ensina:
Devemos servir à Deus;
Devemos adorá-lo;
Devemos proclamá-lo.
Escrevendo estas reflexões espero que elas fiquem gravadas nos nossos corações para podermos entender, conhecer, termos a revelação divina da regeneração, a fim de servimos e adorarmos e amarmos melhor à Deus.
Soli Deo Gloria!”
O Homem:
Dependente, criatura, mortal, carente da misericórdia de Deus e da ação deste Deus, não apenas sobre a sua própria existência, como da ação de Deus sobre todo o Cosmo, das quais ele, homem, passa ser dependente, porém como ser criado é coroa da criação de Deus. Pelo amor e misericórdias divinas o homem é objeto do cuidado especial de Deus, com todo o Cosmo.
No Plano Divino há espaço especial para este minúsculo planeta e seus habitantes.
Como diz o profeta Isaías: 63.15: “Atenta lá dos céus e vê, lá da tua santa e gloriosa habitação; onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura do teu coração e as tuas misericórdias para comigo estancaram.”
Reconhecendo que se as misericórdias de Deus se estancam, o homem morre. Lm 3.21,ss
A questão crucial na escolha divina, é a independência humana, a volição humana, que chamamos de livre-arbítrio.
O LIVRE-ARBÍTRIO E A QUESTÃO SALVÍFICA COM PREDESTINAÇÃO:
Os que se utilizam da Doutrina da Predestinação, tomam como base o seguinte texto bíblico:
"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho... E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou." (Rm 8:29-30)
A Bíblia nos diz que Deus é dotado (Amor) de um desejo salvifíco que atinge a todos os homens, como dissemos acima, porque Deus criaria o homem, para manda-lo para O Inferno, distante D’Ele?
Então surge a pergunta: onde será que este desejo encontra resistência e não se cumpre em todos os homens?
I Tm.2. 4: o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Quando Jesus foi crucificado os que foram ver o espetáculo da crucificação, muitos zombavam dizendo palavras duras, à respeito da veracidade de Jesus como, O Cristo. Poderiam todos ter tido a ótica do ladrão da direita, mas ficaram ao lado do erro.
Mc.15.32: desça agora da cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos, Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.
A Eleição universal, dá liberdade a cada home, para ser também eleito para salvação.
A Bíblia nos ensina sobre a escolha humana:
Dizer que Deus não sabe quem o escolherá é difícil, pois Ele está no futuro, passado e presente, como atributo intrínseco de sua divina pessoa. Sobre nossos dias Leia Salmos 139.
Ora, se ao homem é dado o livre-arbítrio para exercer suas escolhas, também nesta área referente a sua salvação e vida eterna, com Deus ou em sofrimento lhe foi dado o direito de escolha.
Hb.11. 6: Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe,
Mt.22. 14: Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Mt.24. 24: porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Mas, para a questão pessoal da salvação parece que nós, de fato, desconhecemos o nosso próprio coração, é natural que o homem, posa estabelecer por sua vontade a questão da sua salvação.
Jr.17.9: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Sl. 64. 6: Planejam iniqüidades; ocultam planos bem traçados; pois o íntimo e o coração do homem são inescrutáveis.
Job 31. 27 e o meu coração se deixou enganar em oculto...
Sl.119. 70 Torna-se-lhes insensível o coração como a gordura;
Pv.28.14: Feliz é o homem que teme ao Senhor continuamente; mas o que endurece o seu [coração ] virá a cair no mal. 26 O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre.
Deus elegeu o homem, dentre todas as suas criações conscientes, para que o homem fosse alvo de seu integral amor, fosse seu companheiro nesta Terra [vide Gn.], para que o homem fosse alvo das benesses divinas ao seu dispor por Deus.
Tt.1.1: Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade,
Lc.18. 7: E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles?
A eleição é para todos, PORÉM só a alcança e toma posse os que têm fé em Jesus Cristo, sem restrição, sendo feitura sua [imagem e semelhança], fomos convocados por um decreto divino:
Efésios 2.1.ss: Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados [só a soberana vontade de Deus poderia nos resgatar deste charco de pecado, aos que crêem em seu nome: João 1. 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus...], nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.
Quem nos chamou para sua Graça e salvação, e escolheu não fomos nós mas, Deus pela sua Soberania:
II Pe.1.3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;
ANEXO:
Conto ligeiro:
Predestinação e Livre Arbítrio
Certa vez Predestinação disse a Livre Arbítrio: -Vai pregar em Nínive. Mas Livre Arbítrio resolveu que era melhor ir para Társis e não arriscar sua vida com gente que era muita má e acabaria sendo perdoada por Predestinação. Predestinação então mandou uma tempestade sobre o Navio em que estava Livre Arbítrio, que foi atirado ao mar. Predestinação providenciou um grande peixe para apanhar Livre Arbítrio e deixá-lo pensar melhor sobre a ordem de Predestinação. Depois de três dias pensando Livre Arbítrio decidiu que seria melhor obedecer a Predestinação e então foi vomitado pelo grande peixe em uma praia donde saiu para pregar aos habitantes de Nínive. Predestinação ouviu o clamor de Nínive e resolveu não destruí-los, mas Livre Arbítrio ficou muito chateado com isso, então Predestinação mostrou-lhe que todo aquele que se arrepende e se chega a ELE recebe perdão e misericórdia e também que Predestinação dá muito valor ao ser humano e a uma qualidade que todos deveriam ter: OBEDIÊNCIA.
Conta-se que depois de muito tempo Predestinação ficou zangado com uma cidade cheia de Livre Arbítrios que antes se converteram a Predestinação, inclusive seu rei, mas agora estavam vivendo na idolatria e na violência, então Predestinação os destruiu a todos e varreu sua cidade da face do mapa.
BIBLIOGRAFIA:
Lição CPAD – 2º Trimestre
Citações no corpo do texto
Estudo do autor publicado no link:
https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=predestina%C3%A7%C3%A3o
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Martin Niemöller, 1933

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