ELEIÇÃO
E PREDESTINAÇÃO
LIÇÃO
Nº 3 – CPAD Abril 2020
Pastor e Prof. Unv. Osvarela
Texto
Áureo
“Como também nos elegeu nele antes da fundação
do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos
predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o
beneplácito de sua vontade.” (Efésios 1.4,5)
Verdade
Prática
Segundo
a sua presciência, Deus elegeu e predestinou para a salvação os que creriam e
perseverariam na fé em Cristo Jesus.
Texto:
Efésios 4.1-12
4
– como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor,
5
– e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo,
segundo o beneplácito de sua vontade,
6
– para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no
Amado.
7
– Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as
riquezas da sua graça,
8
– que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9
– descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que
propusera em si mesmo,
10
– de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude
dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11
– nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados
conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua
vontade,
12
– com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos
em Cristo.
Insiro
um texto, de minha lavra de 2010:
“O Deus Soberano ao
criar suas criaturas deu-lhes o direito de ter consciência daquilo que lhes
seria melhor, ao apresentar-se a si mesmo como Parâmetro de Santidade. Assim,
todos os seres criados pelo Deus Soberano puderam conscientemente reconhecer
Deus como Soberano, Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins e até o Homem, criado
um pouco menor do que os anjos, possui esta faculdade maravilhosa e
determinadora de seu futuro: O Livre Arbítrio.” Osvarela
Etimologia:
εκλεκτος
- eklektos;
adj. selecionado, escolhido, escolhido
por Deus, para obter salvação em Cristo - cristãos são chamados de “escolhidos
ou eleitos” de Deus, o Messias é chamado “eleito”, designado por Deus para
o mais exaltado ofício concebível; escolha, seleção, i.e. o melhor do seu tipo
ou classe, excelência preeminente: aplicado a certos indivíduos cristãos.
Εκλογη
- ekloge;
n. f. o ato de selecionar, escolher; do ato de livre arbítrio de Deus pela
qual, antes da fundação do mundo, decretou suas bênçãos sobre certas pessoas; decreto
feito através da escolha pelo qual decidiu abênçoar certas pessoas em Cristo apenas
pela graça; coisa ou pessoa escolhida, de pessoas: eleito de Deus.
προγινοσ
κω proginosko;
v. ter conhecimento de antemão; prever, daqueles que Deus elegeu para a
salvação; predestinar.
προγνωσις
- prognosis;
n. f. preconhecimento; presciência, prognóstico
Introdução:
Doutrinas:
Da
Eleição e da Predestinação têm sido defendidas secularmente por correntes evangélicas,
ou cristãs.
São
duas Doutrinas que usam as Escrituras para formular seus pensamentos. Mas,
podem esbarrar, segundo o lado que estiver o pensador teológico, em textos que,
dão aparente base, para ambas Doutrinas. E o uso de mesmos textos bíblicos, são
utilizados, por ambas correntes, seja para defesa ou arguição das teses
teológicas, de cada um dos Pensamentos.
4 – como também nos elegeu
nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
diante dele em amor,
5 – e nos predestinou
para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de
sua vontade,
Não
vou fazer nenhuma comparação entre estas correntes. Mas, me deterei sobre o
Tema apontando, sob a minha ótica teológica e de formação assembleiana.
Mas,
o texto da Leitura mostra como as Escrituras apresentam a temática, e uso da
terminologia:
Eleição
Predestinação.
Sobre
estas duas palavras, ou termos surgem então as Doutrinas da Eleição (ou livre arbítrio)
E
a Doutrina da Predestinação.
E
ambas vão, como dito acima, trabalhar os textos bíblicos para defesa dos
Pensamentos.
Há
uma posição assembleiana que define a questão da Predestinação e Eleição.
Introduzo
a noção do Problema do Mal, tendo em vista que estas Doutrinas, vão ensinar
sobre a ação da Graça, cada uma sob seu ponto de vista.
Mas,
entendo que o problema que afastou os homens, da Eleição Universal, se dá com a
Queda Edênica de Adão e Eva. Assim, daquele ponto em diante o conflito sobre a
Eleição e Predestinação pessoal (destaco a leitura do salmo 139).
Este
é uma visão quanto a Eleição e Predestinação:
O
Mal e sua origem.
Sobre
o Mal e sua origem veja o que diz o Prof. Pr. M. Meister – PIB.
Parece
estranho começar falando da Soberania de Deus e Livre-Arbítrio, com um
enunciado sobre o Mal, mas é pertinente se nós olharmos as demais doutrinas em
conjunto com a Soberania de Deus sobre o Universo como UNO, sob sua Direção
soberana, nada acontece sem a permissão ou ação de Deus, Ele é o Regente de
tudo.
Diz
o Pastor e PROF. MAURO MEISTER:
"Estudiosos
representando várias escolas de pensamento e interpretação têm mostrado um grau
de concordância sobre a idéia de que o termo "caos" em Gênesis 1.2
introduz o pensamento de que o mal estava presente de algum modo ou forma no
estágio mais remoto da existência do cosmos. "
DIZ
AINDA M. MEISTER:
O
texto bíblico também não oferece informações explícitas a respeito da origem do
mal.
AINDA
USANDO MEISTER:
"Satanás
tinha a potencialidade e a liberdade como criatura de Deus para se rebelar
contra Deus, para se opor a ele em seu reinado, e para buscar para si o
controle do reino cósmico de Deus."; "Isto pode ser dito com certeza:
Satanás apresentou a Adão e Eva o pecado e o mal e, assim o introduziu no mundo
bem feito e ordenado da humanidade."
Aí
está, em uma das discussões principais do livre-arbítrio, a questão do querer e
fazer, dos seres criados por Deus, com liberdade de escolha.
DEUS:
Aqui
uma boa pitada calvinista, sobre a Soberania de Deus agindo como quer, mas sob
a Luz da sua divina justiça e Graça.
A
característica mais ampla e perfeita de Deus é:
SOBERANIA.
“Tudo
o que o SENHOR quis, ele o fez, nos céus e na terra” (Salmos 135:6).
A
Soberania de Deus é absoluta e irresistível: Daniel 4:35: “Todos os habitantes
da terra são por ele reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera com o
exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem
lhe dizer: Que fazes?”
A
Soberania de Deus é verdadeira não só hipoteticamente, mas de fato.
Isto
quer dizer, Deus exercita Sua soberania, e a exercita tanto na esfera natural
quando na espiritual.
Posição Assembleiana:
Assembleia de Deus
Assembleia de Deus
Declaração de Fé.
CAPÍTULO X. SOBRE A SALVAÇÃO
“..., porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou
mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme,
não por causa das obras, mas por aquele que chama)” Romanos 9.11.
1.
Salvação para todas
as pessoas. Um dia, todos os seres humanos
comparecerão diante do Senhor e Criador de todas as coisas. Deus, contudo, não
deseja a perdição de ninguém: “que quer que todos os homens se salvem
e venham ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). Por isso, o Pai enviou o
seu amado Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, providenciando-nos uma
salvação eterna, completa e eficaz. O Evangelho contempla a todos e a ninguém
exclui: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a
todos os homens” (Tt 2.11). Por conseguinte, a salvação está disponível
a todos os que creem.9 Sim, todos nós, sem exceção, podemos ser salvos através
dos méritos de Jesus Cristo, pois todos nós fomos criados à imagem de Deus. O
Soberano Deus não predestinou incondicionalmente pessoa alguma à condenação
eterna, mas, sim, almeja que todos, arrependendo-se, convertam-se de seus maus
caminhos: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia
agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (At 17.30). A
predestinação genuinamente bíblica diz respeito apenas à salvação, sendo condicionada
à fé em Cristo Jesus, estando relacionada à presciência de Deus. Portanto, a
predestinação dos salvos é precedida pelo conhecimento prévio de Deus daqueles
que, diante do chamamento do Evangelho, recebem a Cristo como o seu Salvador
pessoal e perseveram até o fim. A predestinação do crente leva-o a ser
conforme a imagem de Cristo; assim sendo, todos somos exortados a perseverar
até o fim: “aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mt 24.13). A graça
de Deus é manifestada salvadoramente maravilhosa, perfeita; entretanto, não
é irresistível, pois não são poucos os que, ignorando o Evangelho de Cristo,
resistem ao Espírito da graça. A graça divina tanto salva quanto nos preserva a
alma neste mundo corrupto e corruptor. A fé antecede a regeneração: “Porque
pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus”
(Ef 2.8); “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado” (Mc 16.16); “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em
teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Rm 10.9).A
nossa eleição vem de Deus: “sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de
Deus” (1 Ts 1.4). Na Igreja de Cristo, judeus e gentios são coerdeiros da
salvação em um único corpo.
É
por meio da graça que Deus capacita o ser humano para que ele responda com fé
ao chamado do evangelho: “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra
maneira, a graça já não é graça” (Rm 11.6). Todavia, os seres humanos,
influenciados pela graça que habilita a livre escolha, são livres para
escolher: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina,
conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (Jo 7.17). Deus
proveu a salvação para todas as pessoas, mas essa salvação aplica-se somente
àquelas que creem: “isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo
para todos e sobre todos os que crêem” (Rm 3.22). Nesse sentido, não há
conflito entre a soberania de Deus e a liberdade humana.
Não podemos apontar
que ou predestinar algumas pessoas à perdição ou salvação, não no sentido
absoluto. Isso limitaria a expiação de Cristo, e sabemos que ele morreu por
todos. Também faria nulo o arbítrio do homem e constituiria fatalismo,
o qual é erro puro. A salvação é para quem quiser. (Jo 3:16 e Jo
1.12.ss). Ver também: I Tm 4:10 e Ap 22:17
Porque
para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o
Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 1 Timóteo 4:10
E
o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede,
venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Apocalipse 22:17
Este
escritor, tem por claro usar o termo: Predestinação universal.
10 – de tornar a congregar
em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que
estão nos céus como as que estão na terra;
11 – nele, digo, em quem
também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito
daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
Entendo,
que teologicamente, a eleição, antes da Fundação do Mundo é uma predestinação Universal,
que Paulo declara a vontade divina, que “TODOS” os homens se tornassem
santos, ou justificados, no “religare” através da adoção
(contextual com João 1) pelo Filho do Seu Amor – Jesus Cristo. Assim, Deus ao
criar o Homem, o predestinou a uma vida com Deus, aqui na Terra e nos céus.
“Como também nos elegeu
nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis
diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo,
para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” (Efésios 1.4,5)
Predestinação
universal.
Ou seja, todos os homens, coroa da Criação, que em Adão tiveram contato direto
com Deus, foram criados para viver sempre com Deus. A queda levou a uma
separação. Desta forma, não há, por que se destacar entre os homens, a escolha
antecipada de uns salvos e outros não alcançáveis pela Salvação.
5 – e nos predestinou para
filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua
vontade,
6 – para louvor e glória
da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
7 – Em quem temos a
redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua
graça,
8 – que Ele tornou
abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9 – descobrindo-nos o
mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 – de tornar a congregar
em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que
estão nos céus como as que estão na terra;
A
predestinação é uma convocação soberana de Deus à todos os homens, mas pelo
Livre-arbítrio, porém, alguns deram crédito à ‘nossa pregação’ e aceitam e
aceitaram esta escolha decretada por Deus, enquanto outros endureceram o
coração, pela concupiscência.
Ap.3. 20: Eis que estou à porta e
bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua
casa, e com ele cearei, e ele comigo.
A
Graça é ponto
determinante (e sua ação é, também, ponto de discordância doutrinária)
em ambas Doutrinas. Mas, como sempre digo, Deus dispõem a Sua Graça a todos os
homens, e lhes imputa justiça, aos que aceitam a Sua Graça. Quanto aos que
acreditam na Graça Irresistível, é importante reconhecer que a Graça se
manifestou no Ato Cruz (consumatório do Plano da Salvação) e para os que
aceitam o Ato salvifíco, são atingidos por Ela.
Livre-Arbítrio
E a Ação da Graça.
Podemos
ver a questão da Graça irresistível de Deus no primeiro livro da Bíblia, quando
Deus fala com Caim sobre a decisão que está em seu coração, em matar o seu
irmão:
Gn.4. 6.ss: Então o Senhor perguntou
a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura
se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes
bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves
dominar.
Caim
teve oportunidade, mas usou o seu livre-arbítrio para pecar (escolha, ou
volição).
Deus
não faz acepção de pessoas, e porque o faria, entre sua Criação?
A
igualitariedade universal da Graça atinge, como o sol ou a chuva a todos os
homens. Estaria Deus fazendo acepção, ao escolher, desde o ventre, eu iria mais
longe, desde o Eterno passado (ele sabe o número dos homens e suas escolhas
mentais, morais e de crença, podem ser alteradas pelo livre-arbítrio), quais
homens teriam direitos maiores de conviver com Ele, se Ele criou o home, para
esta convivência?
5 – e nos predestinou
para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de
sua vontade,
Deus
escolhe e separa alguns homens por sua Misericórdia, segundo Seu Eterno
propósito, que desemboca na completude a Obra salvífica. Assim, quando Deus
escolhe Jacó em aparente desprezo a Esaú, apenas está dando continuidade a Seu
plano, pois as habilidades que Ele determinou na gestação e formação de Jacó, o
fez saber que Jacó já era parte de Seu Eterno propósito.
4 – como também nos elegeu
nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
diante dele em amor,
Isto
se chama Soberania.
Deus
escolhe a quem quer e não consulta ninguém, a não ser seu Eterno Conselho. Deus
não jura por ninguém, como determinador de uma ação para com o homem (caso de
Abrão), pois não há por quem Ele possa jurar, a não ser por Si mesmo!
Transcrevo
aqui, texto que sob a ótica da Teogonia, Deus é o Suserano.
“Suserano:
Ele
é o Suserano do Universo [Soberano de reis e dos que se acham soberanos].
Controla
todas as coisas e as coloca onde quer como quer e a hora que quer, ninguém pode
impedi-lo em realizar a sua vontade.
O
Deus-Trino, pela Sua Soberania e amor criou todo os Exércitos dos Céus, o mundo
cósmico, incluindo a terra e o homem. Quando dizemos pela Sua Soberania
queremos dizer que Deus não necessitava de nada disto na sua essência de Deus,
Ele bastava a si próprio, mas quis repartir sua existência com os homens e todo
reino cósmico.
O
Deus que as Escrituras, nos apresenta é o Deus Todo-Poderoso, Soberano, o Deus
que falou é todas as coisas foram criadas só pela sua palavra, o Deus, que
questiona JÓ :38.4 “Onde estavas tu quando Eu fundava a terra?”.
O
Deus que o mundo precisa conhecer e que estamos estudando é:
Infinito
em sabedoria
Em
santidade
Vontade
imutável e irresistível
Soberano
absoluto - Suserano
Com
diversidade de atributos únicos:
Incomunicáveis
como a sua auto-existência- na qual não tem comparação no homem
Comunicáveis:
Amor;
Justiça.
Sua
Glória - Única, Transcendente e Pessoal
Perfeição:
Infinitude;
Auto-existente;
Imutabilidade.
A
Sua Soberania:
Através
de:
Sua
Onipotência;
Onipresença;
Eternidade;
Onisciência.
A
Santidade (bondade) de Deus:
Invejada
por Lúcifer, mas que, não poderá jamais alcançada por ele, pois Deus é Separado
de tal forma que em si mesmo é um padrão de perfeição, pureza, verdade,
justiça, retidão, bondade, e toda perfeição moral.
Mas
dentro desta Santidade não é permitido o pecado, advindo então características
de:
Retidão;
Justiça;
Ira.
O
Amor de Deus:
O
Ágape de Deus é a sua ação pelos indignos, para os quais se moveu, pela ação do
Espírito Santo na Obra redentora de Jesus Cristo na Cruz do Gólgota.
Demonstrados
pela bondade, misericórdia e enunciado através de Aliança com o Homem.
Por
tudo isto esta lição nos ensina:
Devemos
servir à Deus;
Devemos
adorá-lo;
Devemos
proclamá-lo.
Escrevendo
estas reflexões espero que elas fiquem gravadas nos nossos corações para
podermos entender, conhecer, termos a revelação divina da regeneração, a fim de
servimos e adorarmos e amarmos melhor à Deus.
Soli
Deo Gloria!”
O
Homem:
Dependente,
criatura, mortal, carente da misericórdia de Deus e da ação deste Deus, não
apenas sobre a sua própria existência, como da ação de Deus sobre todo o Cosmo,
das quais ele, homem, passa ser dependente, porém como ser criado é coroa da
criação de Deus. Pelo amor e misericórdias divinas o homem é objeto do cuidado
especial de Deus, com todo o Cosmo.
No
Plano Divino há espaço especial para este minúsculo planeta e seus
habitantes.
Como
diz o profeta Isaías: 63.15: “Atenta lá dos céus e vê, lá da tua
santa e gloriosa habitação; onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A
ternura do teu coração e as tuas misericórdias para comigo estancaram.”
Reconhecendo
que se as misericórdias de Deus se estancam, o homem morre. Lm 3.21,ss
A
questão crucial na escolha divina, é a independência humana, a volição humana,
que chamamos de livre-arbítrio.
O
LIVRE-ARBÍTRIO E A QUESTÃO SALVÍFICA COM PREDESTINAÇÃO:
Os
que se utilizam da Doutrina da Predestinação, tomam como base o seguinte
texto bíblico:
"Porquanto
aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à
imagem de seu Filho... E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que
chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também
glorificou." (Rm 8:29-30)
A
Bíblia nos diz que Deus é dotado (Amor) de um desejo salvifíco que atinge a
todos os homens, como dissemos acima, porque Deus criaria o homem, para
manda-lo para O Inferno, distante D’Ele?
Então
surge a pergunta: onde será que este desejo encontra resistência e não se
cumpre em todos os homens?
I Tm.2. 4: o qual deseja que todos
os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Quando
Jesus foi crucificado os que foram ver o espetáculo da crucificação, muitos
zombavam dizendo palavras duras, à respeito da veracidade de Jesus como, O
Cristo. Poderiam todos ter tido a ótica do ladrão da direita, mas ficaram ao
lado do erro.
Mc.15.32: desça agora da cruz o
Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos, Também os que com ele
foram crucificados o injuriavam.
A
Eleição universal, dá liberdade a cada home, para ser também eleito para
salvação.
A
Bíblia nos ensina sobre a escolha humana:
Dizer
que Deus não sabe quem o escolherá é difícil, pois Ele está no futuro, passado
e presente, como atributo intrínseco de sua divina pessoa. Sobre nossos dias
Leia Salmos 139.
Ora,
se ao homem é dado o livre-arbítrio para exercer suas escolhas, também nesta
área referente a sua salvação e vida eterna, com Deus ou em sofrimento lhe foi
dado o direito de escolha.
Hb.11. 6: Ora, sem fé é impossível
agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia
que ele existe,
Mt.22. 14: Porque muitos são
chamados, mas poucos escolhidos.
Mt.24. 24: porque hão de surgir
falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo
que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Mas,
para a questão pessoal da salvação parece que nós, de fato, desconhecemos o
nosso próprio coração, é natural que o homem, posa estabelecer por sua vontade
a questão da sua salvação.
Jr.17.9: Enganoso é o coração,
mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Sl. 64. 6: Planejam iniqüidades;
ocultam planos bem traçados; pois o íntimo e o coração do homem são
inescrutáveis.
Job 31. 27 e o meu coração se
deixou enganar em oculto...
Sl.119. 70 Torna-se-lhes insensível
o coração como a gordura;
Pv.28.14: Feliz é o homem que teme
ao Senhor continuamente; mas o que endurece o seu [coração ] virá a cair no
mal. 26 O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda
sabiamente será livre.
Deus
elegeu o homem,
dentre todas as suas criações conscientes, para que o homem fosse alvo de seu
integral amor, fosse seu companheiro nesta Terra [vide Gn.], para que o homem
fosse alvo das benesses divinas ao seu dispor por Deus.
Tt.1.1: Paulo, servo de Deus, e
apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o pleno
conhecimento da verdade que é segundo a piedade,
Lc.18. 7: E não fará Deus justiça
aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com
eles?
A
eleição é para todos, PORÉM só a alcança e toma posse os que têm fé em Jesus
Cristo, sem restrição, sendo feitura sua [imagem e semelhança], fomos
convocados por um decreto divino:
Efésios
2.1.ss:
Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados [só a
soberana vontade de Deus poderia nos resgatar deste charco de pecado, aos que
crêem em seu nome: João 1. 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem
no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus...], nos quais
outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das
potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,
entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne,
fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da
ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu
muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos
vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos
ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes
em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua
graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça
sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não
vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em
Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos
nelas.
Quem
nos chamou para sua Graça e salvação, e escolheu não fomos nós mas, Deus pela
sua Soberania:
II
Pe.1.3
visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à
piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória
e virtude;
ANEXO:
Conto
ligeiro:
Predestinação
e Livre Arbítrio
Certa
vez Predestinação disse a Livre Arbítrio: -Vai pregar em Nínive. Mas Livre
Arbítrio resolveu que era melhor ir para Társis e não arriscar sua vida com
gente que era muita má e acabaria sendo perdoada por Predestinação.
Predestinação então mandou uma tempestade sobre o Navio em que estava Livre
Arbítrio, que foi atirado ao mar. Predestinação providenciou um grande peixe
para apanhar Livre Arbítrio e deixá-lo pensar melhor sobre a ordem de
Predestinação. Depois de três dias pensando Livre Arbítrio decidiu que seria
melhor obedecer a Predestinação e então foi vomitado pelo grande peixe em uma
praia donde saiu para pregar aos habitantes de Nínive. Predestinação ouviu o
clamor de Nínive e resolveu não destruí-los, mas Livre Arbítrio ficou muito
chateado com isso, então Predestinação mostrou-lhe que todo aquele que se
arrepende e se chega a ELE recebe perdão e misericórdia e também que
Predestinação dá muito valor ao ser humano e a uma qualidade que todos deveriam
ter: OBEDIÊNCIA.
Conta-se
que depois de muito tempo Predestinação ficou zangado com uma cidade cheia de
Livre Arbítrios que antes se converteram a Predestinação, inclusive seu rei,
mas agora estavam vivendo na idolatria e na violência, então Predestinação os
destruiu a todos e varreu sua cidade da face do mapa.
BIBLIOGRAFIA:
Lição
CPAD – 2º Trimestre
Citações
no corpo do texto
Estudo
do autor publicado no link:
https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=predestina%C3%A7%C3%A3o
Dicionário
Strong
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