Lição 13: Assembleia de Jerusalém
28 de setembro de 2025
Subsídio Pastor e professor Osvarela
Texto Áureo
“Na verdade, pareceu bem ao
Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas
necessárias.” (At 15.28).
Prática
Em sua essência, a Igreja é tanto
um organismo quanto uma organização e, como tal, precisa seguir princípios e
regras para funcionar plenamente.
Leitura Bíblica
Atos 15.22-32.
22 — Então, pareceu bem
aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e
enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e
Silas, varões distintos entre os irmãos.
23 — E por intermédio
deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos
irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde.
24 — Porquanto ouvimos
que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a
vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento),
25 — pareceu-nos bem,
reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados
Barnabé e Paulo,
26 — homens que já
expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 — Enviamos, portanto,
Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo.
28 — Na verdade, pareceu
bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas
coisas necessárias:
29 — Que vos abstenhais
das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da
fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
30 — Tendo-se eles,
então, despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a
carta.
31 — E, quando a leram,
alegraram-se pela exortação.
32 — Depois, Judas e
Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas
palavras.
Objetivos da Lição:
I)Mostrar
o contexto e os motivos que levaram à controvérsia sobre a salvação dos
gentios;
II)
Relatar os argumentos apresentados pelos apóstolos, especialmente por Pedro e
Tiago, sobre a inclusão dos gentios na Igreja;
III)
Reconhecer a importância da direção do Espírito Santo na resolução dos
conflitos e na preservação da unidade da Igreja.
Etimologia:
Definição de Assembleia:
Εκκλησια - ekklesia; n. f. reunião
de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembleia,
assembleia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar, assembleia
dos israelitas; qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso,
tumultuosamente; num sentido cristão - assembleia de Cristãos reunidos
para adorar em um encontro religioso; grupo de cristãos, ou daqueles que, na
esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos
religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus
próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por
amor à ordem; aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc. ,
constituem um grupo e estão unidos em um só corpo; totalidade dos cristãos
dispersos por todo o mundo; assembleia dos cristãos fieis já falecidos e
recebidos no céu
Os apóstolos viveram e ensinaram
lá por algum tempo após o Pentecostes. Tiago, o Justo, irmão de Jesus, foi
líder da comunidade cristã primitiva em Jerusalém.
Atos 15.29
— Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e
da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes.
Atos 15 e Gálatas 2 sugerem
que a reunião foi convocada para debater a legitimidade da missão
evangelizadora de Barnabé e Paulo entre os gentios e a liberdade dos
convertidos gentios em relação à maioria da Lei Mosaica, especialmente à
circuncisão masculina.
"Na
verdade, eles [cristãos judeus] pareciam considerar o cristianismo como uma
afirmação de todos os aspectos do judaísmo contemporâneo, com a adição de uma
crença extra — que Jesus era o Messias." Nota: McGrath, Alister E., Christianity: An
Introduction. Blackwell Publishing (2006). p.174
Sugerimos que seja feita a
leitura do link, abaixo:
https://estudandopalavra.blogspot.com/2011/03/o-primeiro-concilio-da-igreja-de-cristo.html
Definição de Concílio:
Um Concílio é uma reunião de
autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões
pastorais, de doutrina, fé, e costumes.
Os Concílios ecumênicos
realizados pela Igreja, os reformados consideram os 4 primeiros como
eventualmente aceitas as suas decisões, ou os demais 3 acontecidos, por parte
das Comunidades cristãs, os outros 14 são considerados como exclusivos da ICAR
- Igreja Católica Romana, num total em número de 21, na História.
Objetivo:
– depositum fidei –
a sã doutrina da fé. Consideração de cunho católico.
O Primeiro Concílio ocorreu
em Jerusalém, conforme pode ser lido no livro dos Atos, quando os Apóstolos
reuniram-se para tratar sobre os temas que estavam dividindo os primeiros
cristãos: de um lado os judaizantes (judeus convertidos) e do outro os
gentios (os convertidos não-judeus, boa parte graças ao apóstolo Paulo).
Aquele primeiro prebuterion foi
presidido pelo Apóstolo Tiago.
πρεσβυτεριον - presbuterion;
n. n. corpo dos anciãos, presbítero, senado, concílio; dos líderes
judeus - dos líderes de um grupo (assembleia) de cristãos
presbuteros - entre os
cristãos, aqueles que presidiam as assembléias (ou igrejas). O NT usa o
termo bispo, ancião e presbítero de modo permutável.
Origem extra bíblica: συμβουλιον - sumboulion; n. n.
conselho, que é dado, tomado, aceito; consulta, deliberação; concílio - assembléia de conselheiros ou pessoas em
conselho (os governadores e procuradores de províncias tinham uma junta
de assessores e consultores com os quais eles tomavam conselho antes
fazer julgamento)
A partir
de então, os cristãos gentios não estavam mais vinculados aos regulamentos
cerimoniais levíticos dos judeus, exceto pelas disposições do chamado
decreto apostólico: abstenção "do que foi sacrificado aos ídolos, do
sangue, do que foi estrangulado e da fornicação" (Atos 15:29). O Concílio
de Jerusalém demonstrou, assim, a disposição dos líderes apostólicos em fazer
concessões a certas questões secundárias, a fim de manter a paz e a unidade na
igreja.
Fonte: Concílio
de Jerusalém; História cristã – Britannica
Apologeta
- Concílio de Jerusalém
Organizando a Instituição:
22 — Então, pareceu bem
aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e
enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e
Silas, varões distintos entre os irmãos.
23 — E por intermédio
deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos
irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde.
24 — Porquanto ouvimos
que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a
vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento),
25 — pareceu-nos bem,
reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados
Barnabé e Paulo,
26 — homens que já
expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Toda instituição religiosa é
formada por um arcabouço espiritual, mas como é formada por homens e necessita
de ordenamento, tem que ter um estatuto, uma declaração do que o grupo crê, e
ordenamento de lideranças, sobretudo quando há expansão da instituição, para
além da base inicial, no caso podemos inferir:
Base – Jerusalém
Primeira Expansão
- Antioquia
A Igreja de Jerusalém teve um
crescimento exponencial em pouco tempo.
Haja vista que em duas pregações
do apóstolo Pedro, cerca de 8000 almas se ajuntaram a igreja, sendo batizadas e
formando um agrupamento de discípulos e membros da neoigreja.
Após este crescimento local,
houve a expansão para além dos território de Israel e cercanias.
A ida de irmãos para a Antioquia
relatada por Lucas (Atos 13) e
ressaltada como uma igreja com todos as características da base (igreja mãe),
ou seja lideranças, profetas, um número interessante e crescente de crentes, na
narrativa do texto, acima, trouxe certos discursos de crentes que, embora convertidos
por pregação de irmãos advindos de Jerusalém, começaram a desenvolver ideias
sobre doutrina e costumes quanto aos novos convertidos.
Lucas relata que isto trouxe certos
radicalismos sob a égide do pensamento judaico, como:
- discriminação
aos gentios, obrigação de ritos sobre comer alguns tipos de alimentos, ou
alimentos que os sacerdotes autorizavam ou consagravam(como o rito da panela
limpa), para recebimento do batismo, passar por ritual no templo (como Paulo
cita), etc.
Atos 15:5
Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este
assunto.
A Bíblia ensina: da multidão de
conselhos sai entendimento e sabedoria.
Diante desta narrativa e situação,
com ampla discussão sobre o que fazer os líderes de Antioquia subiram a Jerusalém,
sob a liderança dos Apóstolos e sua chegada revela (vide, abaixo) que suscitado
problemas vieram a tona e se resolveu realizar um Conclave doutrinário!
Os apóstolos Barnabé e Paulo
foram a Jerusalém encontrar-se com os “colunas da Igreja” (Gálatas 2:9):
Tiago, o Justo, Pedro, e João. O Concílio de Jerusalém é geralmente datado de
48-50 d.C., aproximadamente 15 a 25 anos após a crucificação de Jesus.
O que me chama atenção que todos
puderam manifestar suas posições, através de um porta-voz previamente escolhido.
Detalhando.
Antioquia
– Motor do Concílio de Jerusalém
Atos 15:2
Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles,
resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns outros dentre eles, subissem
a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
O que me chamou a atenção é que tudo
se inicia devido, (além de tudo relatado, acima, e outras questões), a discussão
entre Barnabé (discipulador de Paulo) e o Apóstolo Paulo (neoconverso)
O texto abaixo, mostra que a
conversão dos gentios e sua integração na Igreja em Antioquia alvoroça os judaizantes,
como já informado no corpo deste texto.
Atos
15:5,6 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham
crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e
mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos
e os anciãos para considerar este assunto.
A importância deste texto é
grande para entendimento do conceito de seita nos idos e local do nascedouro da
igreja.
Destaco: “Atos 15:5 Alguns,
porém, da seita dos fariseus, que tinham crido”
Mostra claramente que a Igreja se
manteve inicialmente, para os judeus crentes e convertidos ao Cristianismo,
como uma seita (O Caminho) dentre outras defecções da religião judaica.
Assim o texto destaca – uns da
seita dos fariseus que tinham crido – ou seja, fica claro que embora dentro da
igreja a questão de suas origem religiosa, principalmente sobre doutrinas era
pessoal e cultural se manteve.
Daí, que se deve destacar a importância
do Concílio de Jerusalém para unificação das primeira doutrina do Credo Cristão
para a recém-nascida Igreja.
Do rito do Conclave:
Ordem no Conclave:
Atos 15:7 E, havendo grande
contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem
sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os
gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
Posição de liderança de Pedro
para a missão de pregar a conversão entre os gentios, foi um dos destaques na
careira de Pedro, sem que isso necessariamente resultasse, pelo dito de Pedro
que ele fosse o líder máximo da Igreja.
Palavra
Liderança de Jerusalém falaram
primeiro.
“Pilares da Igreja” – Tiago O
Justo, o primeiro líder da igreja
Apóstolo Pedro
É importante ensinar que onde você
é originário você deve respeitar a posição de sua origem. Paulo e Barnabé
entendiam isso e ensinaram e o fizeram em Antioquia, por mais de uma vez.
Debate
Atos
15:12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a
Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por
meio deles entre os gentios.
Notamos que
mesmo na Igreja sede de Jerusalém havia posições divergentes sobre a nova seita
judaica.
Podemos verificar
isso, no próprio debate do dia Pedro foi o primeiro a falar e como já sofrera
algum tipo de juízo, ainda que e já se posicionara mesmo após o debate conciliar, pois no capítulo 10 ele próprio tivera
dificuldade em obedecer a voz de Deus para batizar a primeira família de
gentios, a família de Cornélio um centurião romano (o que teve um peso enorme
para o pensamento de Pedro e aceitação da Igreja – gentio e do povo que
dominava Israel, o que mostra a intenção do Espírito Santo em destacar a
universalização da Salvação em Nome de Jesus Cristo.
Atos
10:38-45;48; 11:2-4 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré
com o Espírito Santo e com poder; [...] A este ressuscitou Deus ao terceiro
dia, e fez que se manifestasse, Não a todo o povo, mas às testemunhas que
Deus antes ordenara; ... E nos mandou pregar ao povo, e testificar
que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. [...]E,
dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que
ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos
tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se
derramasse também sobre os gentios. ...pode alguém porventura recusar a
água, para que não sejam batizados estes...? E mandou que fossem batizados em
nome do Senhor, subindo Pedro a
Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, Dizendo: Entraste em
casa de homens incircuncisos, e comeste com eles. (teve que se explicar):
4 Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem
Paulo, posteriormente,
ainda, sofreu ao ir a Jerusalém e ser obrigado a circuncidar um de seus auxiliares
e também oferecer sacrifício no Templo! Atos 21
Análise das falas pelo líder da
reunião e da igreja – Tiago O Justo
Decisão:
No Concílio:
Posições – (Pedro) seguindo o
conselho oferecido por Simão Pedro (Atos 15:7-11 e Atos 15:14),
Barnabé e Paulo relataram seu
ministério entre os gentios (Atos 15:12), e o apóstolo Tiago citou as palavras
do profeta Amós (Atos 15:16-17, citando Amós 9:11-12).
Posição - Tiago acrescentou suas
próprias palavras à citação e então apresentou uma proposta, que foi aceita
pela Igreja e ficou conhecida como o Decreto Apostólico
A questão da entrada dos gentios
já era, de maneira especial (vida case Pedro), aceita na ocasião do Concilio,
com reservas, creio eu.
O Concílio serviu para decretar
diante da multidão da Igreja e aos de longe a posição da universalidade da
Igreja, agora com a inclusão dos gentios.
A posição de Barnabé, aliás, foi
importante no sentido de ter uma certeza clareza e apoiar a mesma posição do
Apóstolo Pedro (um dos colunas).
Decisão e Envio das Novas
Doutrinária:
25 — pareceu-nos bem,
reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados
Barnabé e Paulo,
26 — homens que já
expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 — Enviamos, portanto,
Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo.
Embora consagrados como
lideranças em Antioquia, a igreja determinou que Judas e Silas acompanhassem a
Barnabé e Paulo (um Paulo ainda não consolidado como Apóstolo).
32 — Depois, Judas e
Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com
muitas palavras.
Estes enviado serviram para dar
respaldo a Paul e a Barnabé sobre o que fora decidido, pois além de tudo estes
eram profetas, a decisão fora respaldada pelo Espírito Santo e estes como profetas
seriam mais uma vez usado, como foram lá em Antioquia na recepção da Doutrina e
determinação de Jerusalém.
Da Decisão:
28 — Na verdade,
pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo
algum, senão estas coisas necessárias:
29 — Que vos
abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne
sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes.
Bem vos vá.
Outra tradução:
“Portanto, julgo que não devemos
pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. Em vez disso,
devemos escrever a eles, dizendo que se abstenham de alimentos
contaminados pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais
estrangulados e do sangue. Pois a Lei de Moisés tem sido pregada em
cada cidade desde os tempos mais antigos e é lida nas sinagogas todos os
sábados.” (Atos 15:19-21)
Obs.: mesmo
na decisão a questão judaizante foi ressaltada! Influência de Tiago?
A decisão do Concílio de
Jerusalém é primariamente e como rudimento, até hoje a base da doutrina do
Evangelho.
A questão seria posteriormente,
como outras tantas doutrinas basais decodificada principalmente pelo Apóstolo
Paulo e outras pelo Apóstolo Pedro.
Tiago também acabaria fazendo exegese
e aplicação de algumas normas doutrinarias iniciais da Igreja.
O Envio a locais determinados:
23 — E por intermédio
deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos
irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde.
O Decreto Apostólico foi
considerado válido para todas as outras congregações cristãs locais em outras
regiões.
Certamente foi uma das atividades
da vida inicial de Paulo - com toda a probabilidade, aos trabalhos de Paulo
durante o intervalo entre seu retorno a Tarso (Atos 9:30).) e sua partida em
companhia de Barnabé para Antioquia (Atos 11:25).
Mostra como a igreja estava em
expansão, para além de Jerusalém, cumprindo o Ide de Jesus!
A decisão foi escrita, o que
mostra a formalidade da decisão.
Foi escrita por um secretario ad
hoc
30 — Tendo-se eles,
então, despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a
carta.
31 — E, quando a leram,
alegraram-se pela exortação.
Maiores detalhes:
A Importância do Concílio de
Jerusalém.
Na Igreja primitiva, nascida em
solo e sangue judeus, a maioria dos seguidores de Jesus era judia por
nascimento, e até mesmo os convertidos considerariam os primeiros cristãos como
parte do judaísmo. Os cristãos judeus afirmavam todos os aspectos do judaísmo
do Segundo Templo com a adição da crença de que Jesus era o Messias judeu.
Mitte do Concílio.
Ponto fulcral.
O início do capítulo em tela se
inicia com a seguinte narrativa:
1.ENTÃO alguns que tinham
descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos
não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
A questão não era apenas de
congregar ou de participar da Igreja:
Note-se:
O Apóstolo Pedro já havia
permitido, sob a orientação do Espírito Santo, em Jope, a introdução na Graça
dos gentios, mas os judaizantes se atrevem a impor a questão. Vide lição
anterior.
A Questão Principal era:
Salvação só com circuncisão?
Assim, sob a ótica da tradição
religiosa do judaísmo, como os irmãos consideram a nova seita (A Igreja), seria
um ambiente religioso de judeus, nascidos e consanguíneos, mas a Universal
Salvação fora estendida a todos os homens, (Cl 3:11 Onde não há grego, nem
judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas
Cristo é tudo, e em todos.) sem a questão de nacionalidade. Por isso, a
entrada na seita deveria ser igualmente como na religião nacional (que era
independente das seitas) de forma que os que se juntassem à Igreja deveriam ser
apenas prosélitos (..., tanto judeus como prosélitos Atos 2:10).
Por isto, o Concilio de
Jerusalém, teve por base a introdução ou melhor a aceitação de todo e qualquer
nascido ou não judeu, à Igreja e seus comportamentos na vida diária,
pós-conversão.
1 Coríntios 10:31,32 Portanto,
quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória
de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos
gregos, nem à igreja de Deus.
Entendendo o texto, acima:
Judeus
membros da igreja
Gregos
– judeus de fala grega
Igreja
– ao conjunto formado pelos judeus, gregos e gentios.
Assim como esta introdução de não
judeus – os gentios – também levou a considerações sobre o comer ou beber, pois
a abstenção de alimentos no judaísmo é base doutrinaria para salvação e
declaração de Fé.
Ponto de inflexão.
Atos 15.24 — Porquanto ouvimos
que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e
transtornaram a vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento),
A posição dos judaizantes (alguns
vindos da própria igreja em Jerusalém, na diáspora), aliada a disputa de
Barnabé e Paulo, criou um ponto de inflexão doutrinaria, motivando uma reunião
plenária em Jerusalém.
A entrada dos gentios na Igreja,
sob o padrão judaico era por eles considerada, uma forma de diminuir o padrão
da moralidade judaica preponderante entre a nova Comunidade, como um novo ramo
do judaísmo, e assim como os prosélitos judeus eram deveriam seguir as regras
da Lei.
2.Tendo tido Paulo e
Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que
Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e
aos anciãos sobre aquela questão.
Judaizantes e Cristãos judeus;
Judeus devotos e praticantes;
Fariseus. ...
Alguns, porém, da seita dos fariseus;
Pensamento:
Se eles se submeteram e ainda se
mantinham, nas amarras da Lei procurando executá-la, porque facilitar a vida
dos novos conversos, sem as obrigações da Lei?
Conviver com não circuncidados
era um ato no mínimo impuro.
Manter o controle de Jerusalém no
novo ramo do judaísmo, era o que eles pensavam do novo movimento – O Caminho.
Poderemos assistir, ao longo faz
Epístolas e mesmo em Atos dos Apóstolos a discussão ainda prosperou, com
destaque a
Gálatas
2:11-15 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara,
porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de
Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e
se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus
também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela
sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a
verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo
judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a
viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não pecadores
dentre os gentios.
A Doutrina de Jerusalém trouxe
exortação à alegria
Ensinou como se portar
Atos 15.28 — Na
verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo
algum, senão estas coisas necessárias:
29
— Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e
da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes.
Bem vos vá.
Em tempos de crentes advindos da
idolatria, seja grega ou de bárbaros, Jerusalém trouxe uma liberdade aos irmãos
sobre como se portar e como ver e considerar coisas consagradas a ídolos (ainda
que os ídolos não são coisa alguma) como parte da santificação alcançada
após recebem Jesus como Senhor e Rei de suas vidas:
Paulo inseriu, muito nesta e
desta doutrina, em seus ensinamentos e passou a ensinar em sua epístolas, como
o texto:
Obs.: quando
digo que Paulo inseriu, temos que entender que Paulo foi uma espécie de
descodificador das Doutrinas primárias e rudimentares da Fé cristã.
-
os elementos fundamentais (como a fundação de um prédio), rudimentos,
princípios fundamentais e primários de uma arte, ciência ou disciplina ou
doutrina.
1
Coríntios 8:7-10 Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora
comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua
consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis
a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos
falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os
fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens conhecimento, sentado à mesa no
templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das
coisas sacrificadas aos ídolos?
Fonte:
Estudantes da Bíblia
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Lições CPAD 3º trimestre 2025
Site https://estudandopalavra.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário