Cristo
é a Nossa Reconciliação com Deus
Lição
7 – CPAD – 2º Trimestre 2020
Estudo subsídio Pastor
Prof. Univ Osvarela
Texto
Áureo
“Porque ele é a nossa
paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que
estava no meio”. Efésios 2.14
Verdade
Prática
Ao
morrer na Cruz do Calvário, Cristo reconciliou os eleitos desfazendo a
inimizade entre Deus e os homens.
Leitura
Bíblica
Efésios 2.14-19.
14 — Porque ele é a nossa
paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que
estava no meio,
15 — na sua carne, desfez
a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para
criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
16 — e, pela cruz,
reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
17 — E, vindo, ele
evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto;
18 — porque, por ele,
ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
19 — Assim que já não sois
estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus.
Objetivo
Geral
Conscientizar
que por meio do sacrifício vicário, Cristo desfez a inimizade e, entre dois
povos, criou um — a Igreja.
Objetivos
Específicos
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Pontuar sobre a
inimizade que existia entre Deus e os homens;
II. Explicar que pela
paz, Cristo fez um “Novo Homem”;
III. Evidenciar que pela
cruz fomos reconciliados com Deus.
Discurso
e Etimologia:
15 — na sua carne, desfez
a inimizade,
αποκαταλλασσω
- apokatallasso; v. reconciliar completamente; reconciliar outra
vez; trazer de volta um estado de harmonia anterior
διαλλασσω
- diallasso; v. mudar; mudar a mente de alguém, reconciliar;
ser reconciliado, renovar a amizade com alguém
καταλλασσω
- katallasso; v. trocar; cambiar, por exemplo, moedas por
outras de valor equivalente; reconciliar (aqueles que estão em divergência) - voltar
a ter o favor de, ser reconciliado com alguém - receber alguém em favor,
reconciliar.
σωτηρια
- soteria; n. f. livramento, preservação, segurança,
salvação - livramento da moléstia de inimigos - num sentido ético, aquilo que
confere às almas segurança ou salvação - da salvação messiânica; salvação como
a posse atual de todos os cristãos verdadeiros; salvação futura, soma de
benefícios e bênçãos que os cristãos, redimidos de todos os males desta vida,
gozarão após a volta visível de Cristo do céu no reino eterno e consumado de
Deus.
פדה - padah; v. resgatar, redimir, livrar;
resgatar; ser resgatado; permitir que alguém seja resgatado; redimido
“Jesus
Cristo não apenas reconciliou judeus e gentios, mas também reconciliou ambos com
ele próprio em um só corpo, a Igreja.”
A
ideia divina de reconciliar o homem, com Deus (religare), estava em mistério, reservada
para a Plenitude. Esta volta ao contato do homem com Deus, se dá na
reconciliação em Cristo, na Cruz e, para isto, a Igreja Redimida é Corpo místico pelo qual através da salvação o
Homem se reconcilia Em Cristo, e obtém acesso a Deus, ao ser introduzido neste
corpo místico, dos redimidos, através da ação do Espírito Santo, que “convence,
o homem, da justiça, do pecado e do juízo”, e alcançados pela Graça eles são completamente
reconciliados com Deus.
Esta
ação (salvação, como a posse atual de todos os cristãos verdadeiros), confere
às almas segurança ou salvação.
Efésios
2. 16 — e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando
com ela as inimizades.
Efésios
2:16 - και αποκαταλλαξη τους αμφοτερους εν ενι
σωματι τω θεω δια του σταυρου αποκτεινας την εχθραν εν αυτω
αποκαταλλαξη
– aparece duas vezes, usado pelo Apóstolo Paulo aqui na Epístola aos Efésios e
na Epístola ao Colossenses, colocando Deus como sujeito e os homens como
objeto. está inserida a ideia de afastamento, separação, para o qual se da o
sentido que há uma última ação, um esgotamento no ato de reconciliar
completamente, até ao fim, até ao esgotamento, o que significa que houve um ato
final divino para promover a reconciliação do homem (objeto da ação
divina) com Deus (o sujeito da ação).
Esta
ação em um ato de esforço divino de reconciliar completamente (αποκαταλλαξη),
a Humanidade, buscou “matar” a inimizade, de uma vez por todas, e
reconciliar definitivamente e completamente, os dois povos (judeus e gentios),
pela obra da Cruz, derrubando de uma única vez e eternamente a parede de
separação entre, os dois povos (um sob a Nomia dada no Êxodo), com os da Graça
(Em Cristo, pela Cruz).
ASSIM:
“Os que estão “em Cristo”, estão
reconciliados completamente com Deus”. Dissertação de Pós
Graduação, Epístola de Paulo aos Efésios, Proposta de leitura linear, Moisés Olímpio
Ferreira, USP – FFLCH, São Paulo, Junho de 2006, Orientador Prof. Dr. José
Rodrigues Seabra F.
Colossenses
1:20 - και δι αυτου αποκαταλλαξαι τα παντα εις
αυτον ειρηνοποιησας δια του αιματος του σταυρου αυτου δι αυτου ειτε τα επι της
γης ειτε τα εν τοις ουρανοις
A
Reconciliação completa
Judeus
e Gentios
14
— Porque
ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação
que estava no meio,
15
— na
sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em
ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
É
necessário entender, que a reconciliação completa, não foi um ato de mudar
culturas, nem dos judeus, nem dos gentios, não era fundir, nem é fundir um povo
ao outro, mas se dá pela criação de um Corpo místico, o Corpo de Cristo, A
Igreja Redimida, esta é a Unidade não estava centrada, como alguns entendiam,
apenas nos judeus, mas ela se deu e continua eternamente centrada em Jesus
Cristo, por meio da Fé.
Deus
anunciou a Paz entre todos os povos.
“É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o
é também dos gentios? Sim, também dos gentios,” Romanos
3:29
É
importante ressaltar, que a reconciliação, não era necessária, apenas, aos Gentios,
mas também, aos judeus, ainda que estes tenham recebido, os Oráculos divinos (Rm.
3.1), e terem uma Aliança (rompida unilateralmente, pelos judeus), estes
também seriam alcançados pela Reconciliação completa, em Cristo.
“..., Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos,
vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por
meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem. Ora,
Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito
Santo a eles, como também a nós nos concedera. E não estabeleceu
distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração.
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um
jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos
salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.” Atos
15:7-11
Os
dois “homens”:
-
os Judeus; os Gentios, podem ser
reconciliados e unidos com Deus, e isto se dá pela fé, a Fé de Abraão e recebessem
o Espírito da Promessa.
“para que a bênção de Abraão chegasse aos
gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito
prometido.” Gálatas 3:14
A
pregação do Evangelho da reconciliação, foi dada a Abraão, que creu pela fé,
sem apoio da Lei. Da mesma forma, como Pedro disse, pela fé Deus concedeu o mesmo
Espírito Santo, aos gentios, em testemunho de que não havia distinção. Pedro
declara, isto, e produz um paradigma, que Paulo vai tornar em Doutrina, aqui
mesmo, na Epístola aos Efésios (Salvação pela Graça)
“Mas se, procurando ser justificados em Cristo,
fomos nós mesmos também achados pecadores, ...” Gálatas 2:17
A
afirmativa petrina e aqui em Efésios, paulina, leva em consideração algo
importante:
Em
Cristo, a questão está completamente resolvida:
Deus
não queria tornar os gentios em judeus, para se tornarem cristãos, nem os
judeus em gentios, mas levar os judeus a se reconhecerem tão pecadores quanto
aos gentios.
“Por que comeis e bebeis com os publicanos e
pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os
doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.” Lucas
5:30-32
O
próprio ministério terreno de Jesus Cristo, fora condenado inúmeras vezes, por
pregar, comer e ministrar bençãos aos pecadores, mas foi aclamado, “porque,
Tu não fazes acepção de pessoas”!
"Porque não há distinção, pois todos
pecaram e carecem da glória de Deus" Romanos 3:22, 23.
Entendamos, que a mesma Lei separava os Gentios dos judeus e
vice-versa, separava todos de Deus. Mesmo que as promessas adquiridas na lei, continuam
valendo, por parte daquele que é fiel.
“Porque, se Deus não poupou os ramos naturais,
também não te poupará... Eles também, se não permanecerem na incredulidade,
serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Pois, se foste
cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza,
enxertado em boa oliveira, ... Porque não quero, irmãos, que ignoreis este
mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento
em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.” Romanos
11:21-25
“A
mesma Lei que separava os gentios dos judeus também separava os homens de Deus,
e Cristo levou sobre si a maldição da Lei.” Warren
W. Wiersbe
Até,
porque a Lei se tornara, uma forma de distinção e discriminação entre judeus e
gentios, por parte daqueles. Além, de ser absurdamente não cumprida, ou usada
para benefícios de alguns e dividindo a própria cidadania judaica, e a “Neo
Igreja” (considerada como uma nova seita judaica).
Fazia parte de plano divino, que tal distinção fosse eliminada para sempre,
o que ocorreu por intermédio da obra de reconciliação realizada por Cristo.
Era
essa lição que a Igreja tinha tanta dificuldade em compreender. Durante
séculos, os judeus haviam sido diferentes dos gentios - na religião, na maneira
de se vestir, na alimentação e nas leis.
Até
Pedro ser enviado aos gentios (At. 10), a Igreja não teve problemas.
Mas
a partir do momento em que os gentios começaram a ser salvos dentro dos mesmos
termos que os judeus, os conflitos começaram a surgir.
“vós que estáveis
longe e aos que estavam perto;”
Os
cristãos judeus repreenderam Pedro por visitar os gentios e comer com eles (At
11), e alguns representantes da Igreja reuniram-se para uma assembleia
importante visando determinar o lugar dos gentios dentro da Igreja (At 15).
“a saber, que os gentios são coerdeiros,
membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio
do evangelho;” Efésios 3:6
Um
gentio deveria passar a ser judeu antes de se tornar cristão?
A
conclusão a que chegaram foi: "Não! Judeus e gentios são salvos da
mesma forma: pela fé em Jesus Cristo". A inimizade não existia mais!
“Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que
opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação
da fé? É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para
justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora,
tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios,
preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.”
Gálatas 3:5-8
A
Paz está feita, Universalmente!
“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e,
derribando a parede de separação que estava no meio” (Ef 2.14).
Nós
como Igreja Redimida, reconciliados pela Graça (vós que estáveis longe e aos que estavam perto;) somos
lembrado que necessitamos dar oportunidade de reconciliação aos que ainda não
conhecem a Jesus e não nos comportarmos como aqueles, que detêm, uma salvação que
nos diferencia dos demais homens, para que nos lembremos, que não devemos criar
uma “parede que não existe”, mas agora, há apenas um Caminho - Jesus
Cristo, A Nossa Paz - que todos devem conhecer e alcançar a completa
reconciliação, agora pessoal, e universalmente realizada na Cruz.
17 — E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que
estavam perto;
18 — porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
O
Espírito Santo nos convida a pensar, assim e quer falar aos corações pela Seu
Espírito Santa, pela pregação da Palavra revelada, à Igreja, como fora
concedida em primeiro lugar aos de Israel que a usavam para fazer distinção
entre os povos.
Fonte:
No
corpo do texto
Dicionário
Strong
Comentário
Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe
Bíblia
online
Dissertação
de Pós Graduação, Epístola de Paulo aos Efésios, Proposta de leitura linear,
Moisés Olímpio Ferreira, USP – FFLCH, São Paulo, Junho de 2006, Orientador
Prof. Dr. José Rodrigues Seabra F.
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