sábado, maio 30

O Mistério Da Unidade Revelado Lição 9 – CPAD - Maio de 2020

O Mistério Da Unidade Revelado

Lição 9 – CPAD - Data: 31 de Maio de 2020

Subsídio Pastor e Professor Univ. Osvarela

TEXTO ÁUREO

“O qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas” Efésios 3.5.

Verdade Prática

Deus revelou o mistério que esteve oculto, desde todos os séculos, aos profetas e aos apóstolos do Novo Testamento.

Leitura Bíblica

Efésios 3.1-13.

1 — Por esta causa, eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios,

2 — Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;

3 — Como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima, em pouco, vos escrevi,

4 — Pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,

5 — O qual noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,

6 — A saber, que os gentios são coerdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;

7 — Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.

8 — A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo

9 — E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou;

10 — Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

11 — Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor,

12 — No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

13 — Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória.

Objetivo Geral

Estudar o mistério de Deus que esteve oculto e a revelação concedida aos profetas e aos apóstolos.

Objetivos Específicos

I. Explicar o mistério oculto de que judeus e gentios seriam um só povo integrante de um mesmo corpo;

II. Expor como e quando Deus revelou o mistério aos apóstolos e aos profetas;

III. Mostrar que desde a eternidade o mistério esteve encoberto para ser revelado em tempo oportuno.

Discurso:

A palavra unidade originária do termo latim “unitas”, designa a qualidade do que é único ou indivisível. Tem como significado aquilo que é considerado de forma individual e não plural.

União é diferente de unidade. Hoje, infelizmente, a igreja brasileira caminha em união, ancorado no interesse e isso é um risco para o corpo de Cristo.(28 de nov. de 2017),

A ideia do que é ser Igreja de Jesus; parte do princípio de que ela é formada por pessoas que entenderam a diferença:

UNIÃO X UNIDADE.

Unidade: 

O que é Unidade:

1-      O número um.

2-     Ação coletiva orientada para um mesmo fim; coesão, união.

Exemplo de uso da palavra Unidade:

-A igreja destinada a unidade

União

União: 

O que é União:

União significa ligação, associação, acordo, pacto entre dois ou mais elementos, visando uma convivência estável entre eles.

Exemplo de uso da palavra União:

O país precisa de união para acabar com a corrupção e seguir em frente!

(At.2:44) “Os que criam, mantinham-se unidos e tinham tudo em comum…”

Na Igreja de Atos havia UNIÃO ……. mas também havia UNIDADE.

Obs:  Nós até podemos ser bons em UNIÃO, mas se não tivermos UNIDADE estaremos apenas no meio do caminho e perderemos força assim como efetividade bem como estaremos mais vulneráveis. Diferença entre UNIÃO X UNIDADE - IGBVG

Unidade também designa a união de componentes com uma determinada homogeneidade ou identidade. Quando esse termo é utilizado na área da Matemática, a unidade é representada pelo numeral 1.

Sob esta definição, podemos entender, que a Unidade é a homogeneidade, de povos, que inseparável em Cristo,, não se vê um grupo de homens, e foi  iniciada, com a Paz na Cruz de Cristo, rompendo a barreira de separação, para que todos fossem Um! É sob a noção de uma União indissolúvel espiritual pela ação do Sangue de Jesus, que redimi, igualmente, a todos, sob a noção de União, que significa a associação ou combinação de vários elementos, semelhantes ou diferentes, com o intuito de formar um conjunto. É o ato ou efeito de se unir duas ou mais partes distintas.

Vivemos em União com Cristo, para formar uma Unidade, A Igreja Que tem a Revelação desta Unidade!

ενοτης - henotes; n. f. unidade

A Revelação do Mistério. 3:1-13.

O apóstolo Paulo foi escolhido por Deus para esclarecer e explicar pelo menos duas grandes revelações. A primeira delas é o próprio Evangelho - as boas novas da salvação através da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. A segunda era a verdade da Igreja como o corpo  Efésios (Comentário Bíblico Moody) de Cristo. Nas grandes epístolas evangélicas – Romanos, I e II Coríntios e Gálatas – Paulo desenvolve extensamente a primeira revelação, como sempre ressalto: Pedro tem a revelação, mas coube a Paulo discernir e transcrever, aos dois povos, ainda que trabalhando junto aos gentios, escrever como profeta Neotestamentário, esta Doutrina da Unidade, que estava sob um véu.

7 — Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.

8 — A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo

Paulo um Servo

Um ministro, da etimologia de “minus”, o menor.

Diz Moody: “Paulo transformou-se em servo pelo dom de Deus. Esta é a palavra traduzida para diácono – alguém que serve às mesas. Paulo jamais considerou o seu ofício como algo elevado que o afastasse dos outros homens. Ele sempre falou de si mesmo humildemente. O menor de todos os santos. Em diversos outros lugares Paulo, lembrando-se do que fora antes de ser salvo e do que fizera à igreja, fala de si mesmo com auto-renúncia (cons. I Co. 15:9, I Tm. 1:15). A expressão traduzida para o menor de todos não é uma forma usual – comparativo do superlativo. Me foi dada esta graça. A graça de Deus foi dada a Paulo não principalmente para seu prazer, mas para que a passasse aos outros.

Alguns manuscritos encontramos a palavra mordomia em vez de dispensação. Desde os séculos oculto em Deus. Outra confirmação da definição do "mistério" antes citado. Que criou todas as coisas. Tudo o que existe, não simplesmente a criação física ou apenas a criação espiritual.

Efésios (Comentário Bíblico Moody) Nos lugares celestiais. A quarta ocorrência da frase na epístola. Outra indicação de que os seres celestiais estão observando a Igreja e vendo na Igreja o desdobrar da sabedoria de Deus. Ambos, anjos bons e maus, estão evidentemente admirados com a operação de Deus quando:

- Ele pelo sangue de Jesus Cristo, na Cruz, redime homens e mulheres. Pelo qual. Isto é, em Cristo. Acesso com confiança. Fora de Cristo não podemos nos aproximar. Isso já foi demonstrado no cap. 2. A fé nele. :  Cristo é o objeto de nossa fé.

Paulo inicia o capitulo 3, em consonância, de um mesmo discurso, que fala a Igreja de Éfeso, qual o Mistério, estava revelado, só esperava a conjunção em um mesmo corpo de judeus e gentios. E esta obra só podia ser realizada na Plenitude os Tempos (Gl.4.4), em Cristo.

Na assembleia realizada em Jerusalém para determinar a posição dos cristãos gentios, Paulo defendeu bravamente a graça de Deus e a unidade da Igreja (At 15; Gl 2:1-10).

Paulo foi um legítimo estadista da cristandade, ao se pronunciar, [embora, eu insista, nisto: Pedro tenha sido o primeiro a ser revelado, sobre a Unidade], Paulo, fazendo jus ao título de Apóstolo, (foi enviado) tratou como mensageiro da Antioquia e Igrejas fora de Jerusalém, por duas vezes, em Jerusalém, sobre a Unidade da Igreja, promovida pela Crucificação, daquele que fez a Paz entre os povos – Jesus Cristo!

Deus fez de Paulo um despenseiro do "mistério" e lhe deu a responsabilidade de compartilhar esse mistério com os gentios. Não bastava ganhá-los para Cristo e formar congregações locais. O apóstolo também deveria ensinar-lhes sobre sua posição maravilhosa em Cristo como membros do corpo, participando da graça de Deus em pé de igualdade com os judeus. Essa verdade não havia sido revelada nas Escrituras do Antigo Testamento. Sua revelação se deu por meio dos apóstolos e profetas do Novo Testamento (ver Ef 4:11) por intermédio do Espírito Santo. Deus revelou-a pessoalmente a Paulo e o incumbiu de compartilhá-la com os cristãos gentios.” Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento 2, Warren W. Wiersbe

Destaco neste trecho, acima, compilado, que devemos entender, que nesta Epístola, Paulo , ao citar os profetas, juntamente com os Apóstolos, se refere, aos da Igreja, ou seja, do de seu Tempo secular, que realizavam suas reuniões, seus milagres, profetizaram, sobre os Ensinamentos por eles adotados, o que se torno o Evangelho, de Paulo, de Pedro, sob a ótica do que aprenderam, com Jesus Cristo, incluindo, nisto, as orientações do capítulo 15 de Atos, que Tiago lança fundamentos, da Unidade Cristológica da Igreja, como um mistério revelado, naquela geração formada, por um novo tipo de crentes, judeus e gentios, crentes em Jesus Cristo.

“Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.” Atos 15:14;7-9

Prova é, que, no inicio da Epístola, ele já revela este propósito:

Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;” Efésios 1:9,10

Como estava doutrinando a Igreja, o Apóstolo prossegue sob a temática de revelação de coisas, que só a Igreja Redimida, orientada, pelo Espírito Santo pode receber:

Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” Efésios 5:32

Como neste versículo, quase no final desta Carta apostólica, embora aparentemente ensine sobre casamento, contudo a relação principal o “mitte” deste trecho é Cristo e a Igreja!

Beneplácito (Consentimento); expressão de consentimento; abonação, concordância, aquiescência; aprovação régia, de autoridade, de instância superior etc., mediante despacho. Demonstração de consentimento ou aprovação;

αινιγμα – ainigma; n. n. uma declaração obscura, enigma, mistério; uma coisa obscura.

μυστηριον - musterion; n. n. algo escondido, secreto, mistério; geralmente mistérios, segredos religiosos, confiado somente ao instruído e não a meros mortais; algo escondido ou secreto, não óbvio ao entendimento - propósito ou conselho oculto - vontade secreta:  dos homens;  de Deus: os conselhos secretos com os quais Deus lida com os justos, ocultos aos des σοφια - sophia; n. f. sabedoria, inteligência ampla e completa; usado do conhecimento sobre diversos assuntos crentes e perversos, mas manifestos aos crentes. sabedoria de Deus que se evidencia no planejamento e execução dos seus planos na formação e governo do mundo e nas Escrituras.

O Mistério.

8 — A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo

9 — E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou;

10 — Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

O termo mistério não tem relação alguma com coisas sinistras. Antes, refere-se a "um 'segredo sagrado' outrora oculto, mas agora revelado ao povo de Deus". Nós, cristãos, fazemos parte do "círculo mais íntimo" de Deus.

5 — O qual noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,

6 — A saber, que os gentios são coerdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;

Os efésios eram gentios, e o evangelho foi dado para a salvação "primeiro do judeu" Romanos 1:16. Mas Paulo, um judeu, levou o evangelho aos gentios ao compartilhar com eles a Palavra de Deus. O mistério, está em consonância com a Unidade de um Ente espiritual, chamado Igreja, resultado da Unificação em uma Unidade divina, chamada Igreja. Para que ele, o mistério, fosse revelado, foi necessário a vinda do Cisto de Deus, “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, ...”, Vós, agora é vocativo da Unidade divina Igreja, sem restrição de raças, tribos, línguas, servos, citas e livre, ou escravos.

συγκληρονομος – sugkleronomos; n. m. co-herdeiro; alguém que, juntamente com outros, obtém uma parte do todo, co-participante.

O mistério do Evangelho só pode ser anunciado a todos, em função da determinação de Jesus Cristo, imputando o crédito da proclamação deste Evangelho à Igreja, ao determinar-lhe o IDE!

10 — Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

Até mesmo nas miríades angelicais houve certa expectação em poder atuar nesta tarefa, aqui na Terra, proclamando a salvação, através do Evangelho. Paulo diz que os "principados e potestades" também fazem parte desse grande segredo. Deus está "instruindo" os anjos por meio da Igreja!

É o novo: “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.” Colossenses 3:10,11

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo. E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.” Colossenses 1:26-28,29

Nós, Igreja Redimida, tomamos conhecimento do segredo um dia, Deus unirá todas as coisas em Cristo. O pecado continua a causar separação por toda parte, mas em Cristo Deus reunirá todas as coisas no apogeu das eras. Aqui vai além da união judeus e gentios, mas coisas transcendentais celestes e universais.

4 — Pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,

9 — E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou;

10 — Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

No Novo Testamento – a palavra mistério (literalmente, segredo) indica algo que não foi claramente revelado antes, mas agora esclarecido. Segundo o seu beneplácito, que propusera em Cristo.

Vemos novamente que Deus é completamente autodeterminante e autossuficiente. Na dispensação da plenitude dos tempos. A palavra dispensação significa "mordomia". Ela é usada no Novo Testamento, para se referir às diferentes administradores das bênçãos de Deus. Evidentemente a dispensação da plenitude dos tempos é a mordomia final confiada aos homens, a qual levará os propósitos de Deus a serem desfrutados pela história humana. O propósito mencionado resume-se na expressão, de fazer convergir n’Ele ... todas as coisas. Esta é uma observação literária (Robertson) – "que colocaria todas as coisas debaixo de Cristo" (cons. Cl. 1:8). Todas as coisas inclui toda a criação. Uma vez que Cristo é preeminente no propósito de Deus dentro do universo e na Igreja, o indivíduo que não tem Cristo preeminente em sua vida está inteiramente em desarmonia com propósito do Pai.

Na Dispensação da Plenitude dos Tempos (Gl.4.4).

A palavra dispensação significa "mordomia". Ela é usada no N.T, para se referir às diferentes administradores das bênçãos de Deus. Evidentemente a dispensação da plenitude dos tempos é a mordomia final confiada à Igreja Redimida, e por ela a todos os homens.

Sinonímia: aprovação, consentimento, confirmação, ratificação, corroboração, concordância, abonação, aquiescência, anuência, autorização, licença, permissão, assentimento, aprazimento, consenso, sanção, deferimento, vênia, aceitação, atendimento, agrado.

A ação da Igreja, como Unidade da Revelação.

Deus teve por aprazível revelar o mistério oculto, a Igreja.

Transcrevo, parte de meu estudo publicado em Julho de 2016:

https://estudandopalavra.blogspot.com/2016/07/igreja-agencia-evangelizadora-licao-3.html

Os profetas trataram do Evangelho, sob um véu, e falaram da graça, mas não lhes foi revelado, tanto quanto a Israel o mistério. “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada...Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.” 1 Pedro 1: 10;12

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” 1 Timóteo 3:16

Somente na Plenitude dos Tempos a Igreja seria manifestada e autorizada a ligar todos os homens pela proclamação do Evangelho salvífico de Jesus Cristo. Gálatas 4.4

A definição da Igreja como uma Nova Agência Divina, em substituição de Israel, mas fundida, à partir, de dois povos, é importante para podermos entender a função de uma Agência.

Destaco, que:

                       A Agência trata de negócios. O próprio Jesus disse que tratava dos negócios do Pai. E normalmente com a ótica de prestar serviços ou tratar dos negócios como representante autorizado.

“E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Lucas 2:49

Além disto, esta palavra “negócio” ou “negociar” é biblicamente usada, para informar que devemos atuar nesta agência:

“E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.” Lucas 19:13

A Agência, chamada Igreja, por definição representa a sede em local diverso. É o Local onde o agente se estabelece. Com capacidade de atuação, de exercer tarefa; atividade determinada pela Sede. É a Sucursal do Reino na Terra, até ser recebida, como Unidade dos Salvos, nos Céus.

Somente na Plenitude dos Tempos a Igreja seria manifestada e autorizada a ligar todos os homens pela proclamação do Evangelho salvífico de Jesus Cristo. Gálatas 4.4

Para total revelação do mistério da Unidade Revelado, é necessário que saibamos quais, são as atribuições e característica e propósitos, determinados por Deus, para alcançar a Unidade.

Os Cinco Propósitos da Igreja

Em meio a Pandemia sanitária, está acontecendo um fenômeno, que está identificando que a Unidade Revelada, não necessita de um espaço único (embora sejamos orientados, a congregar, e é fundamental, para mantença de valores cristãos), contudo:

A Igreja de Deus não deve estar presa à cultura, às classes sociais ou a qualquer outra distinção física. É uma entidade espiritual que deve sujeitar-se à autoridade de Jesus Cristo no poder do Espírito.

Deus tem um "segredo", mas deseja revelá-lo! Se compreendermos qual é nossa posição extraordinária em Cristo, viveremos de acordo com ela e compartilharemos a bênção com outros. Esse segredo, tão importante para Paulo, para os gentios e para os anjos, também deve ser importante para nós hoje.” Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento 2, Warren W. Wiersbe.

9 — E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou;

10 — Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

11 — Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor,

“Deus ocultou esse plano maravilhoso "desde os séculos", mas agora deseja que esse "mistério" seja conhecido por sua Igreja. Foi por isso que ordenou Paulo como "despenseiro" dessa grande verdade. Uma tradução mais apropriada para Efésios 3:9 pode ser: "e fazer todos os homens compreenderem o que vem a ser a dispensação do mistério". Encontramos aqui uma declaração extraordinária: agora, todos os cristãos devem ser despenseiros fiéis dessa grande verdade! Esse "segredo santo", tão importante para Paulo, para os gentios e para os anjos, agora se encontra em nossas mãos!”

Os propósitos basais da igreja são cinco:

1-      Adoração

2-     Comunhão (Koinonía)

3-     Edificação

4-     Proclamação (Kérygma)

5-     Serviço (Diakonía).

Com estas características ela pode atender seus propósitos essenciais de sua existência e constituição:

- seu relacionamento com Deus;

- seus relacionamentos internos;

- e seu relacionamento com o Mundo.

EM EDIÇÃO:

Fontes:

Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor

Lição CPAD 2º Trimestre 2020

Dicionário Strong

Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento 2, Warren W. Wiersbe

Efésios 1 – Comentários Selecionados by Jeferson Quimelli


Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger