Como vencer as oposições à Obra de Deus
Lição 9 CPAD
– 30 de Agosto de 2020
Estudo do Pastor e Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Mas em
todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm
8.37).
Verdade
Prática
Quando
depositamos nossa confiança em Deus, descobrimos que Ele é muito maior do que
todos os obstáculos que encontramos.
Leitura
Bíblica:
Neemias
4.8-20; 1 João 4.4; 5.5.
Neemias 4
8 — E
ligaram-se entre si todos, para virem atacar Jerusalém e para os desviarem do
seu intento.
9 — Porém
nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite,
por causa deles.
10 — Então,
disse Judá: Já desfaleceram as forças dos acarretadores,
e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro.
11 —
Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que
entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.
13 — Pelo
que pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o
povo, pelas suas famílias, com as suas espadas, com as suas lanças e com os
seus arcos.
14 — E
olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do
povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos
vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.
16 — E
sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus moços trabalhava na obra, e a
outra metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os
chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá.
17 — Os que
edificavam o muro, e os que traziam as cargas, e os que carregavam, cada um com
uma mão fazia a obra e na outra tinha as armas.
18 — E os
edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.
19 — E disse
eu aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Grande e extensa é a
obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.
20 — No
lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus
pelejará por nós.
1 João 4
4 —
Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em
vós do que o que está no mundo.
1 João 5
5 — Quem é
que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Hinos
Sugeridos: 46, 305 e 577 da Harpa Cristã.
Objetivo Geral
Destacar as medidas adotadas por Neemias a fim
de vencer as oposições à realização da obra de Deus.
Objetivos
Específicos
Abaixo os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos
subtópicos.
I. Ressaltar
o que a Bíblia afirma sobre a natureza dos ataques espirituais à obra de Deus;
II.
Identificar os meios que o Inimigo utiliza para neutralizar a fé do crente;
III.
Destacar quais armas espirituais Neemias utilizou para vencer as oposições à
obra de Deus.
Apoio:
“Acarretadores
e o pó é muito, ...” – segundo a Bíblia judaica o texto, é assim
escrito:
“A força
do povo que carrega as cargas está começando a falhar e ainda há muitos
escombros; por isto não conseguiremos construir o muro.” Bíblia Judaica
Completa, editora Vida, pag. 1130
Sub- Tema:
Trabalhadores
e Guerreiros
13 — Pelo que pus guardas
nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o povo, pelas suas
famílias, com as suas espadas, com as suas lanças e com os seus arcos.
Exórdio:
9 — Porém nós oramos ao
nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite,
por causa deles.
Um dos mais
significativos elementos que encontro em Neemias, é que ele sempre realizou
suas empreitadas ou serviços, com base na oração.
Mais uma
vez, encontramos Neemias orando a Deus, num momento de impasse e de oposição
dos árabes, ‘amonim’ dos ‘ashodins’, sob a liderança de Sanvalat
e Toviah, irados se mancomunavam e criavam desanimo entre os de Y’hudah.
Esta é a
primeira grande lição contra a oposição.
Mas, ao
mesmo tempo ‘Nechemyah lança um plano para prosseguimento da grande obra.
Solução: Tendo
orado, pôs uma guarda contra o inimigo! criou um plano de defesa a fim de
resolver o problema: metade dos homens trabalharia nos muros, enquanto a outra
metade ficaria de guarda.
Ação 1:
Providenciou
para que os que carregavam materiais também estivessem armados.
Ação 2:
Providenciou
para que os trabalhadores nos muros levassem espadas consigo.
18
— E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e
edificavam
Ação 3:
Criou um sistema de alarme.
(Devemos estar atentos ao toque da trombeta, mesmo que estejamos distantes
fisicamente – no Brasil ou no Japão – ). Não
importava o que estivessem fazendo ou em que parte dos muros estivessem trabalhando,
todos se mantinham atentos ao som da trombeta.
חצצרה –
chatsots^erah; n. f. trombeta, clarim
חצר -
chatsar
ou חצצר - chatsotser ou חצרר-
chatsorer; v.
tocar uma trombeta; (Piel) tocadores de clarins (particípio); (Hifil)
soar com clarins (particípio)
"Porquanto o Senhor
mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a
trombeta de Deus, descerá dos céus" 1 Ts 4:16.
“Porque o mesmo Senhor
descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus”
1 Tessalonicenses 4:16
“Num momento, num abrir e
fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, ...” 1
Coríntios 15:52
18 — ..., e o que tocava a trombeta estava junto
comigo.
19 — “..., Grande e
extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.
20 —
No lugar onde ouvirdes o som da buzina,
ali vos ajuntareis conosco;
שם תשמעו את צליל החצוצרה - onde ouvirdes o som da buzina
Neemias
4.9 “..., pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.”
Ação 4: aumentar a jornada de
trabalho, para avançar mais rápido. Neemias também instituiu um "segundo
turno" e pediu que trabalhadores de outras cidades passassem a noite
em Jerusalém e ajudassem a guardar a cidade. Esta medida, também dava
segurança, aos que vinham de outros locais, pois não moravam em Jerusalém, e os
protegia do Inimigo, que os ameaçava.
“E ligaram-se entre si
todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu
intento. Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de
dia e de noite, por causa deles.” Neemias 4:8,9
Ação 4-a: quem trabalhava de dia, à
noite estava de guarda (esta forma
de
ação era também, uma forma de proteção para aqueles servos, que assim, não
precisavam voltar para aldeias, à noite, Hora do Inimigo atacar), assim, como hoje em
nossos dias, enquanto uns estão na frente direta, nós oramos por eles, seja em
casa ou na igreja e eles oram por nós.
“Também naquele tempo
disse ao povo: Cada um com o seu servo fique em Jerusalém, para que à noite nos
sirvam de guarda, e de dia na obra. E nem eu, nem meus irmãos, nem
meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas
vestes; cada um tinha suas armas e água.” Neemias 4:22,23
Vemos que a
obra exigia grande esforço físico e estava no momento, no qual não se podia ver
o resultado, mas estava na época de demolição e o que se via ao longe e
sentia-se no meio da Obra era o pó seco na boca dos trabalhadores, que além do
sacrificante trabalho, ouviam os opositores falando todo o tempo, que a obra
não ia se realizar, ou que a Obra seria uma obra que se desfaia, pela
qualidade, e além disto, para os aterrorizar, os ameaçam de morte. Mas, O Deus
dos Céus nos avisa do que eles falam às escondidas contra nós.
11 — Disseram, porém, os
nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles
e os matemos; assim, faremos cessar a obra.
“Mas em todas estas
coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” Romanos
8.37
E nós?
Também,
sofremos quando iniciamos a Obra de Deus, a oposição tenta nos intimidar, aí
que devemos usar o exemplo de Neemias:
- Oração ao Deus dos Céus
- Planejamento e Incentivo aos trabalhadores.
um plano de
defesa e de trabalho
12 — E sucedeu que, vindo
os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram que, de todos
os lugares, tornavam a nós.
Mesmo que,
eles voltem 10 (dez) vezes sob a opressão para dizer, que vão desanimar!
Por isto, Jesus disse vós estais no mundo, mais não sois do mundo p no mundo
tereis aflições! Moramos no meio deles, mas trabalhamos na construção dos Muros
da Obra!
“E sucedeu que, ouvindo eu
estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando
e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus,
Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles
que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus
ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que
eu hoje faço perante ti, dia e noite, ...” Neemias 1:4-6
A
importância da liderança, nestas horas é mostrar segurança, assim Neemias ouviu
muitas versões, e muitas vezes, dos judeus que não habitavam em Jerusalém e viam
para a Obra de reedificação e eram abordados no caminho e quem sabe até mesmo
pela vizinhança em suas vilas e traziam estas novas à Neemias.
Assim, não
sabemos se esses judeus estavam apenas espalhando rumores ou ajudando a
promover (inconscientemente, ou por acharem ser uma obra difícil) uma
conspiração, mas o fato é que contavam essa mesma história repetidamente (em
hebraico, a expressão "dez vezes" significa "muitas
vezes"; ver Gn 31 :41 e Nm 14:22).
Obs.: Neemias via que o
povo tinha o coração na obra: “Na afirmação ao final do versículo 6,
capítulo 4, o coração do povo se inclinava a trabalhar, Adam Clarke observa que
o texto original em hebraico pode ser traduzido melhor da seguinte forma: “O
povo tinha coração para trabalhar”, ou “o coração do povo se inclinava a
trabalhar”. “Os seus corações”, afirma, “estavam envolvidos naquilo; e
quando o coração se envolve, a obra de Deus caminha bem”
Neemias não
tomou qualquer providência imediata, e é bem provável que estivesse orando a
Deus pedindo orientação. Ele próprio não tinha medo. Líder sabe onde buscar
solução:
Se nos
espantarmos sob toda ameaça, não seriamos dignos da confiança do rei, para
realizar a Sua Obra, ou o mandato que nos foi dado.
15 — E sucedeu que,
ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos e que Deus tinha dissipado o
conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.
Este versículo
deixa evidente que os planos foram descobertos, a ameaça ao povo foi
completamente removida, uma vez que eles não ousavam atacar abertamente. O
Inimigo trabalha nas sombras e ameaça como um leão ao derredor.
“..., vigiai; porque o
diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão,
buscando a quem possa tragar;” 1 Pedro 5:8
Quaisquer
que tenham sido os planos dos inimigos, coube a Neemias tomar todas as precauções
contra eles, e observarmos o estilo da sua liderança: - uma liderança hábil e
que honra a Deus.
Resumo do
Plano de defesa elaborado por Neemias sob quatro títulos (q.v.Ef6.10.ss):
(1) oração;
(2) vigilância;
(3) encorajamento; e
(4) armas.
Primeiro:
As defesas
espirituais e morais estão em primeiro lugar.
Segundo:
As defesas
materiais não são negligenciadas.
E ele sabia
que, nem todos os judeus apoiavam corajosamente o projeto. Hoje em dia não é
diferente, muitos crentes se acovardam e só se mantém na Obra, se o líder lhes
orientar e falta, em nosso dias líderes com estratégia e liderança natural, com
visão de Neemias – Deus dos Céus e Planejamento com jejum e oração! Citando
e editando texto compilado o Dr. W. F. Adeney em Comentários de Beacon -
Neemias
Ilustração:
Construir
e garantir.
Construção – Obra – Muro sendo
reedificado.
Oposição – Pecado
Plano de
defesa –
Palavra de Deus. “..., a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em
todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda
a perseverança e súplica, ...” Efésios 6:17,18
A Estratégia:
11 — Disseram, porém, os
nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles
e os matemos; assim, faremos cessar a obra.
12 — E sucedeu que, vindo
os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram que, de todos os
lugares, tornavam a nós.
13 — Pelo que pus guardas
nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o povo, pelas suas
famílias, com as suas espadas, com as suas lanças e com os seus arcos.
Ao lermos
a descrição do Plano de defesa elaborado por Neemias, são impressionantes as
elaboradas defesas militares que Neemias planejou, veremos que ele foi
aplicado em diversos níveis, mesmo com seus poucos recursos:
Da cidade
Das estradas
Pessoal, no caso para os
trabalhadores e suas famílias. E com um contexto da geografia e acessos a
Jerusalém.
A defesa de
uma cidade naqueles dias, estava, militarmente, calcada na defesa de pontos
estratégicos, como: os acessos, as portas, os pontos de visão da vinda do
inimigo e a proteção de acesso a víveres, que vinham pelas estradas e dos que
vinham trabalhar em Jerusalém.
O inimigo
prometia ataques em cada região da cidade (11-12), Neemias colocou
guardas armados detrás do muro (13), onde não pudessem ser vistos, nas
partes baixas e mais vulneráveis, para que eles pudessem neutralizar o inimigo
rapidamente caso este tentasse escalar o muro.
Guardas
armados foram colocados sobre o muro, nos lugares altos, para que pudessem
atrapalhar o inimigo atirando pedras e dardos (um instrumento de guerra que o
Rei Ezequias tinha criado e usado).
Defesa por
Famílias:
Grupos com
afinidades.
Na Igreja os
grupos por afinidades, podemos usar para vencer a oposição, com grupos, dos
Círculos de Oração, Músicos, Lideranças da Igreja, (Anciãos, presbíteros, diáconos
de bom proceder, lideranças familiares respeitadas pelo corpo eclesial),
embora o ideal é todos estarem, como Igreja na proteção de todos.
O cuidado de
colocar juntos os grupos das famílias (13), que por sua relação mútua poderiam
se coordenar melhor e ter um maior desejo de mútua proteção26. Também
observamos a referência aos laços familiares no desafio que Neemias, como o
comandante geral, lançou às suas tropas estrategicamente posicionadas: “14 — E
olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do
povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos
vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas” (14).
Charles
Spurgeon
publicava uma revista de sua igreja em 1865, ele tomou o título emprestado de
Neemias e deu o nome ao periódico de : A Espada e a Pá.
A alusão
era: de "um relato do combate ao pecado e do trabalho para o Senhor".
Não basta construir o muro; devemos estar vigilantes para que o inimigo não o
tome de nós, ou ameace os que estão conosco na Obra (o líder necessita dar
instruções, e mostrar que tem planejamento e orientação, através do Deus dos
céus). Construir e lutar constituem duas partes normais da vida cristã.
Não ter
medo de repreender os ricos e os Influentes.
Dando O
Exemplo.
Reexaminando
este ponto.
4.19 — E disse eu aos nobres,
e aos magistrados, e ao resto do povo: lembrai-vos do Senhor, grande e
terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e
vossas casas.
E considerei comigo mesmo
no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e
disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles
uma grande assembléia.
Deixemos este ganho. Restituí-lhes
hoje, vos peço, as suas terras, as suas vinhas, os seus olivais e as suas
casas; como também a centésima parte do dinheiro, do trigo, do mosto e do
azeite, que vós exigis deles. Neemias 5: 7;10,11
Todo líder
que fizer como Neemias, será bem-sucedido e respeitado por todos:
Ele convocou
ajuntamento do povo, repreendeu os homens ricos e nobres por sua falta de
consideração com relação aos seus irmãos mais pobres, ao impor-lhes juros
contra a lei e até mesmo escravizar os seus filhos como pagamento de dívidas.
Então ele lhes recordou o exemplo que ele mesmo lhes dava, ao atuar como seu
governador sem exigir o pagamento usual por seus serviços, e, na verdade,
alimentar-se na sua própria mesa, e às suas próprias custas, como o faziam cento
e cinquenta judeus diariamente. Neemias libertara diversos judeus da escravidão
(pagou as suas dívidas com aqueles que eles tinham negociado, terras e
serviços, incluindo uso dos trabalhos de filhos e filhas, como serviçais)e
emprestara seu dinheiro sem cobrar juros.
Vitória
da Fé.
1 João 4
4 — Filhinhos, sois de
Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está
no mundo.
1 João 5
5
— Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Uma realidade,
que quebra e derrota toda a Oposição.
Interna, ou
Externa.
A oposição interna
não deve existir, mas este estudo nos lembra que, todos devem estar conscientes
que o único Inimigo da Igreja é o adversário de nossas almas.
Visão para
vencer a Oposição:
A batalha
dos cristãos não é contra carne e sangue, mas contra Satanás e suas forças demoníacas
que usam carne e sangue para opor-se à obra do Senhor. “Eu sempre digo que, se
um irmão acusa o outro ele está sendo servo do mal, pois quem a Bíblia nos
ensina e nomeia como Acusador é o Diabo, Satanás!” Osvarela
Se
desejarmos vencer a guerra e terminar o trabalho, devemos usar o equipamento
espiritual que Deus nos forneceu (Efésios 6:10-18; 2 Coríntios 10:1-6).
As pressões externas criam, com frequência.
Os problemas
internos só dificultam e torna menos fácil levar o trabalho adiante, quando se
está cercado de “inimigos”, que não deveriam ser, enfrentamos mais dificuldades
diariamente.
Se nos
concentrarmos somente no inimigo visível e nos esquecermos do inimigo
invisível, por certo começaremos a confiar nos próprios recursos, o que, então,
nos levará à derrota.
Se creres
verás a Glória de Deus!
A vitória do
cristão, como a vitória dos judeus sobre a oposição, só pode ser vivenciada, sob
a visão do antagonismo do mundo contra os que servem a Deus, e o mundo
(4; cf. 2.15) é antagônico a Deus e, consequentemente, ao povo de Deus. Por
isso precisa ser combatido e derrotado. O cristão já é vitorioso sobre o mundo
em virtude de ter crido em Cristo como o Filho de Deus. Pela mesma fé, mantida
e confirmada, o mundo é vencido. O cristão já é vitorioso sobre o mundo em
virtude de ter crido em Cristo como o Filho de Deus.
“Não ameis o mundo,
nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos
olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a
sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para
sempre.” 1 João 2:15-17
A Fé derrota
O Inimigo do Povo de Deus.
Pela
mesma fé, mantida e confirmada, o mundo é vencido. Mas devemos lembrar que
essa fé reúne na sua significância os conceitos de andar na luz, de ser
perdoado, de permanecer em Cristo, de possuir o Espírito Santo e de amar a
Deus.
Vencer o
mundo significa ser vitorioso em nossa própria vida sobre tudo que toma o mundo
o que é em sua oposição a Deus. Significa cumprir de forma bem-sucedida a
ordem: “para que não pequeis” (2.1).
κοσμικος - kosmikos; adj. de ou que pertence ao
mundo; secular, i.e., que tem o caráter desta presente era corrupta
κοσμοκρατωρ
– kosmokrator;n.
m. senhor do mundo, príncipe desta era, o diabo e seus demônios.
Κοσμος - cosmos; mundo, universo; os
habitantes da terra, homens, a família humana; a multidão incrédula; a
massa inteira de homens alienados de Deus, e por isso hostil a causa de Cristo;
afazeres mundanos, conjunto das coisas terrenas; totalidade dos bens
terrestres, dotes, riquezas, vantagens, prazeres, etc, que apesar de vazios,
frágeis e passageiros, provocam desejos, desencaminham de Deus e são obstáculos
para a causa de Cristo.
Vencer o
mundo significa ser vitorioso em nossa própria vida sobre tudo que toma o mundo
o que é em sua oposição a Deus!
Neemias entendeu
que, a união interna, (ricos e ancião com servos) aliados a Fé no Deus dos Céus
venceria toda Oposição. Hoje também, temos que ter esta visão.
Quem é que vence o mundo,
senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:5
Quem comete o pecado é do
diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se
manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não
comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é
nascido de Deus. Nisto são manifestos os
filhos de Deus, e os filhos do diabo,...”1 João 3:8-10
Cristo “se
manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1 João 3.8). O relacionamento
total do cristão com Cristo e com o mundo, que envolve a maior parte da
epístola até esse ponto, é resumido no conceito da fé.
O caminho
da Vitória pela fé, é o caminho da Vitória: o testemunho interior da filiação divina cumpre-se
quando se usa o verbo para crer. O entendimento e a Declaração verbal da verdade
não expressam tudo que envolve ser um participante da vida de Deus em Cristo. O
entendimento espiritual é que apresentamos exteriormente, devemos agir para
tornar-se interior. Com a boca o homem confessa, mas com o coração ele crê
(Quem crê e confessa á Jesus Cristo, tem vitória), a fé deve ser falada e
tornada inteligível. Temos que ter cuidado com pregações ou ensinos intelectuais,
expressas — com referência a milagres, modos de inspiração divina,
interpretação das Escrituras, observâncias de ritos e rituais, diferentes
maneiras de forma e conduta — devemos voltar a Ortodoxia cristã, Veterotestamentária,
sob a luz das Antigas Escrituras, como exemplo de Neemias, - em vez de
expressões genuínas de fé, como normativas para a fé e salvação.
João ao
exortar a Igreja descreve que a Fé, Em Jesus Cristo, procurava demover a Igreja
da doutrinas gnósticas opositoras a Fé! A Escritura Joanina, combate a estas doutrinas
que tendem, a cortar a força da verdadeira fé cristã. João coloca seu dedo no
ponto nevrálgico do coração do evangelho. Ele pede apenas por uma fé interior e
pessoal em Cristo como o Filho de Deus, testemunhado diante do mundo — o amor
de Deus no coração operando em um mundo em necessidade.
“Ao
confessar, o crente toma posição, compromete sua vida, declara ser verdade o
que crê, afirma sua lealdade completa e contesta toda afirmação falsa contra
sua vida. A confissão de fé é o selo da fé e a coragem da fé”.
Desunião é
derrotada pela Fé – comprovado por Neemias e vivido pelos heróis da Fé e pela
Igreja, como ensina João, O Apóstolo.
Bibliologia:
Apontamentos
do autor
Bíblia online
Comentário Beacon,
A Primeira Epístola de JOÃO, Harvey J. S. Blaney
Dicionário Bíblico
Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, © 2002 Sociedade Bíblica
do Brasil
Citações no
corpo do texto
Lição Bíblica
CPAD – 3º Trimestre
0 Livro de Neemias,
C. E. Demaray, CPAD
Comentário Bíblico Beacon,
OSÉIAS A Malaquias, cpad
Comentário Bíblico
Do Antigo Testamento, VOL 1, Gênesis a Neemias, Matthew Henry
Comentário Bíblico
Expositivo, Antigo Testamento, Volume II — Histórico, Warren W. Wiersbe






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