sábado, agosto 29

Como vencer as oposições à Obra de Deus Lição 9 CPAD – 30 de Agosto de 2020

 Como vencer as oposições à Obra de Deus

Lição 9 CPAD – 30 de Agosto de 2020

Estudo do Pastor e Prof. Univ. Osvarela

Texto Áureo

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8.37).

Verdade Prática

Quando depositamos nossa confiança em Deus, descobrimos que Ele é muito maior do que todos os obstáculos que encontramos.

Leitura Bíblica:

Neemias 4.8-20; 1 João 4.4; 5.5.

Neemias 4

8 — E ligaram-se entre si todos, para virem atacar Jerusalém e para os desviarem do seu intento.

9 — Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.

10 — Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos acarretadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro.

11 — Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.

12 — E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram que, de todos os lugares, tornavam a nós.

13 — Pelo que pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o povo, pelas suas famílias, com as suas espadas, com as suas lanças e com os seus arcos.

14 — E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.

15 — E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.

16 — E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus moços trabalhava na obra, e a outra metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá.

17 — Os que edificavam o muro, e os que traziam as cargas, e os que carregavam, cada um com uma mão fazia a obra e na outra tinha as armas.

18 — E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.

19 — E disse eu aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.

20 — No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.

1 João 4

4 — Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

1 João 5

5 — Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Hinos Sugeridos: 46, 305 e 577 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

 Destacar as medidas adotadas por Neemias a fim de vencer as oposições à realização da obra de Deus.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Ressaltar o que a Bíblia afirma sobre a natureza dos ataques espirituais à obra de Deus;

II. Identificar os meios que o Inimigo utiliza para neutralizar a fé do crente;

III. Destacar quais armas espirituais Neemias utilizou para vencer as oposições à obra de Deus.

Apoio:

Acarretadores e o pó é muito, ...” – segundo a Bíblia judaica o texto, é assim escrito:

A força do povo que carrega as cargas está começando a falhar e ainda há muitos escombros; por isto não conseguiremos construir o muro.” Bíblia Judaica Completa, editora Vida, pag. 1130

Sub- Tema:

Trabalhadores e Guerreiros

13 — Pelo que pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o povo, pelas suas famílias, com as suas espadas, com as suas lanças e com os seus arcos.

Exórdio:

9 — Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.

Um dos mais significativos elementos que encontro em Neemias, é que ele sempre realizou suas empreitadas ou serviços, com base na oração.

Mais uma vez, encontramos Neemias orando a Deus, num momento de impasse e de oposição dos árabes, ‘amonim’ dos ‘ashodins’, sob a liderança de Sanvalat e Toviah, irados se mancomunavam e criavam desanimo entre os de Y’hudah.

Esta é a primeira grande lição contra a oposição.

Mas, ao mesmo tempo ‘Nechemyah lança um plano para prosseguimento da grande obra.

Solução: Tendo orado, pôs uma guarda contra o inimigo! criou um plano de defesa a fim de resolver o problema: metade dos homens trabalharia nos muros, enquanto a outra metade ficaria de guarda.

Ação 1:

Providenciou para que os que carregavam materiais também estivessem armados.

Ação 2:

Providenciou para que os trabalhadores nos muros levassem espadas consigo.

18 — E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam

Ação 3: Criou um sistema de alarme. (Devemos estar atentos ao toque da trombeta, mesmo que estejamos distantes fisicamente no Brasil ou no Japão ). Não importava o que estivessem fazendo ou em que parte dos muros estivessem trabalhando, todos se mantinham atentos ao som da trombeta.

חצצרה – chatsots^erah; n. f. trombeta, clarim

חצר - chatsar ou חצצר - chatsotser ou חצרר- chatsorer; v. tocar uma trombeta; (Piel) tocadores de clarins (particípio); (Hifil) soar com clarins (particípio)

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus" 1 Ts 4:16.

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus1 Tessalonicenses 4:16

“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, ...” 1 Coríntios 15:52

18  — ..., e o que tocava a trombeta estava junto comigo.

19 — “..., Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.

20 No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco;

שם תשמעו את צליל החצוצרה - onde ouvirdes o som da buzina

Neemias 4.9 “..., pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.”

Ação 4: aumentar a jornada de trabalho, para avançar mais rápido. Neemias também instituiu um "segundo turno" e pediu que trabalhadores de outras cidades passassem a noite em Jerusalém e ajudassem a guardar a cidade. Esta medida, também dava segurança, aos que vinham de outros locais, pois não moravam em Jerusalém, e os protegia do Inimigo, que os ameaçava.

“E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento. Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.” Neemias 4:8,9

Ação 4-a: quem trabalhava de dia, à noite estava de guarda (esta forma

de ação era também, uma forma de proteção para aqueles servos, que assim, não precisavam voltar para aldeias, à noite, Hora do Inimigo atacar), assim, como hoje em nossos dias, enquanto uns estão na frente direta, nós oramos por eles, seja em casa ou na igreja e eles oram por nós.

“Também naquele tempo disse ao povo: Cada um com o seu servo fique em Jerusalém, para que à noite nos sirvam de guarda, e de dia na obra. E nem eu, nem meus irmãos, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um tinha suas armas e água.” Neemias 4:22,23

Vemos que a obra exigia grande esforço físico e estava no momento, no qual não se podia ver o resultado, mas estava na época de demolição e o que se via ao longe e sentia-se no meio da Obra era o pó seco na boca dos trabalhadores, que além do sacrificante trabalho, ouviam os opositores falando todo o tempo, que a obra não ia se realizar, ou que a Obra seria uma obra que se desfaia, pela qualidade, e além disto, para os aterrorizar, os ameaçam de morte. Mas, O Deus dos Céus nos avisa do que eles falam às escondidas contra nós.

11 — Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” Romanos 8.37

E nós?

Também, sofremos quando iniciamos a Obra de Deus, a oposição tenta nos intimidar, aí que devemos usar o exemplo de Neemias:

- Oração ao Deus dos Céus

- Planejamento e Incentivo aos trabalhadores. um plano de defesa e de trabalho

12 — E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram que, de todos os lugares, tornavam a nós.

Mesmo que, eles voltem 10 (dez) vezes sob a opressão para dizer, que vão desanimar! Por isto, Jesus disse vós estais no mundo, mais não sois do mundo p no mundo tereis aflições! Moramos no meio deles, mas trabalhamos na construção dos Muros da Obra!

“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, ...” Neemias 1:4-6

A importância da liderança, nestas horas é mostrar segurança, assim Neemias ouviu muitas versões, e muitas vezes, dos judeus que não habitavam em Jerusalém e viam para a Obra de reedificação e eram abordados no caminho e quem sabe até mesmo pela vizinhança em suas vilas e traziam estas novas à Neemias.

Assim, não sabemos se esses judeus estavam apenas espalhando rumores ou ajudando a promover (inconscientemente, ou por acharem ser uma obra difícil) uma conspiração, mas o fato é que contavam essa mesma história repetidamente (em hebraico, a expressão "dez vezes" significa "muitas vezes"; ver Gn 31 :41 e Nm 14:22).

Obs.: Neemias via que o povo tinha o coração na obra: “Na afirmação ao final do versículo 6, capítulo 4, o coração do povo se inclinava a trabalhar, Adam Clarke observa que o texto original em hebraico pode ser traduzido melhor da seguinte forma: “O povo tinha coração para trabalhar”, ou “o coração do povo se inclinava a trabalhar”. “Os seus corações”, afirma, “estavam envolvidos naquilo; e quando o coração se envolve, a obra de Deus caminha bem

Neemias não tomou qualquer providência imediata, e é bem provável que estivesse orando a Deus pedindo orientação. Ele próprio não tinha medo. Líder sabe onde buscar solução:

Se nos espantarmos sob toda ameaça, não seriamos dignos da confiança do rei, para realizar a Sua Obra, ou o mandato que nos foi dado.

15 — E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.

Este versículo deixa evidente que os planos foram descobertos, a ameaça ao povo foi completamente removida, uma vez que eles não ousavam atacar abertamente. O Inimigo trabalha nas sombras e ameaça como um leão ao derredor.

“..., vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” 1 Pedro 5:8

Quaisquer que tenham sido os planos dos inimigos, coube a Neemias tomar todas as precauções contra eles, e observarmos o estilo da sua liderança: - uma liderança hábil e que honra a Deus.

Resumo do Plano de defesa elaborado por Neemias sob quatro títulos (q.v.Ef6.10.ss):

(1) oração;

(2) vigilância;

(3) encorajamento; e

(4) armas.

Primeiro:

As defesas espirituais e morais estão em primeiro lugar.

Segundo:

As defesas materiais não são negligenciadas.

E ele sabia que, nem todos os judeus apoiavam corajosamente o projeto. Hoje em dia não é diferente, muitos crentes se acovardam e só se mantém na Obra, se o líder lhes orientar e falta, em nosso dias líderes com estratégia e liderança natural, com visão de Neemias – Deus dos Céus e Planejamento com jejum e oração! Citando e editando texto compilado o Dr. W. F. Adeney em Comentários de Beacon - Neemias

Ilustração:

Construir e garantir.

Construção – Obra – Muro sendo reedificado.

Oposição – Pecado

Plano de defesa – Palavra de Deus. “..., a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica, ...” Efésios 6:17,18

A Estratégia:

11 — Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.

12 — E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram que, de todos os lugares, tornavam a nós.

13 — Pelo que pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus o povo, pelas suas famílias, com as suas espadas, com as suas lanças e com os seus arcos.

Ao lermos a descrição do Plano de defesa elaborado por Neemias, são impressionantes as elaboradas defesas militares que Neemias planejou, veremos que ele foi aplicado em diversos níveis, mesmo com seus poucos recursos:

Da cidade

Das estradas

Pessoal, no caso para os trabalhadores e suas famílias. E com um contexto da geografia e acessos a Jerusalém.

A defesa de uma cidade naqueles dias, estava, militarmente, calcada na defesa de pontos estratégicos, como: os acessos, as portas, os pontos de visão da vinda do inimigo e a proteção de acesso a víveres, que vinham pelas estradas e dos que vinham trabalhar em Jerusalém.

O inimigo prometia ataques em cada região da cidade (11-12), Neemias colocou guardas armados detrás do muro (13), onde não pudessem ser vistos, nas partes baixas e mais vulneráveis, para que eles pudessem neutralizar o inimigo rapidamente caso este tentasse escalar o muro.

Guardas armados foram colocados sobre o muro, nos lugares altos, para que pudessem atrapalhar o inimigo atirando pedras e dardos (um instrumento de guerra que o Rei Ezequias tinha criado e usado).

Defesa por Famílias:

Grupos com afinidades.

Na Igreja os grupos por afinidades, podemos usar para vencer a oposição, com grupos, dos Círculos de Oração, Músicos, Lideranças da Igreja, (Anciãos, presbíteros, diáconos de bom proceder, lideranças familiares respeitadas pelo corpo eclesial), embora o ideal é todos estarem, como Igreja na proteção de todos.

O cuidado de colocar juntos os grupos das famílias (13), que por sua relação mútua poderiam se coordenar melhor e ter um maior desejo de mútua proteção26. Também observamos a referência aos laços familiares no desafio que Neemias, como o comandante geral, lançou às suas tropas estrategicamente posicionadas: “14 — E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas” (14).

Charles Spurgeon publicava uma revista de sua igreja em 1865, ele tomou o título emprestado de Neemias e deu o nome ao periódico de : A Espada e a Pá.

A alusão era: de "um relato do combate ao pecado e do trabalho para o Senhor". Não basta construir o muro; devemos estar vigilantes para que o inimigo não o tome de nós, ou ameace os que estão conosco na Obra (o líder necessita dar instruções, e mostrar que tem planejamento e orientação, através do Deus dos céus). Construir e lutar constituem duas partes normais da vida cristã.

Não ter medo de repreender os ricos e os Influentes.

Dando O Exemplo.

Reexaminando este ponto.

4.19 — E disse eu aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.

E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembléia.

Deixemos este ganho. Restituí-lhes hoje, vos peço, as suas terras, as suas vinhas, os seus olivais e as suas casas; como também a centésima parte do dinheiro, do trigo, do mosto e do azeite, que vós exigis deles. Neemias 5: 7;10,11

Todo líder que fizer como Neemias, será bem-sucedido e respeitado por todos:

Ele convocou ajuntamento do povo, repreendeu os homens ricos e nobres por sua falta de consideração com relação aos seus irmãos mais pobres, ao impor-lhes juros contra a lei e até mesmo escravizar os seus filhos como pagamento de dívidas. Então ele lhes recordou o exemplo que ele mesmo lhes dava, ao atuar como seu governador sem exigir o pagamento usual por seus serviços, e, na verdade, alimentar-se na sua própria mesa, e às suas próprias custas, como o faziam cento e cinquenta judeus diariamente. Neemias libertara diversos judeus da escravidão (pagou as suas dívidas com aqueles que eles tinham negociado, terras e serviços, incluindo uso dos trabalhos de filhos e filhas, como serviçais)e emprestara seu dinheiro sem cobrar juros.

Vitória da Fé.

1 João 4

4 — Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

1 João 5

5 — Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Uma realidade, que quebra e derrota toda a Oposição.

Interna, ou Externa.

A oposição interna não deve existir, mas este estudo nos lembra que, todos devem estar conscientes que o único Inimigo da Igreja é o adversário de nossas almas.

Visão para vencer a Oposição:

A batalha dos cristãos não é contra carne e sangue, mas contra Satanás e suas forças demoníacas que usam carne e sangue para opor-se à obra do Senhor. “Eu sempre digo que, se um irmão acusa o outro ele está sendo servo do mal, pois quem a Bíblia nos ensina e nomeia como Acusador é o Diabo, Satanás!” Osvarela

Se desejarmos vencer a guerra e terminar o trabalho, devemos usar o equipamento espiritual que Deus nos forneceu (Efésios 6:10-18; 2 Coríntios 10:1-6). As pressões externas criam, com frequência.

Os problemas internos só dificultam e torna menos fácil levar o trabalho adiante, quando se está cercado de “inimigos”, que não deveriam ser, enfrentamos mais dificuldades diariamente.

Se nos concentrarmos somente no inimigo visível e nos esquecermos do inimigo invisível, por certo começaremos a confiar nos próprios recursos, o que, então, nos levará à derrota.

Se creres verás a Glória de Deus!

A vitória do cristão, como a vitória dos judeus sobre a oposição, só pode ser vivenciada, sob a visão do antagonismo do mundo contra os que servem a Deus, e o mundo (4; cf. 2.15) é antagônico a Deus e, consequentemente, ao povo de Deus. Por isso precisa ser combatido e derrotado. O cristão já é vitorioso sobre o mundo em virtude de ter crido em Cristo como o Filho de Deus. Pela mesma fé, mantida e confirmada, o mundo é vencido. O cristão já é vitorioso sobre o mundo em virtude de ter crido em Cristo como o Filho de Deus.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 João 2:15-17

A Fé derrota O Inimigo do Povo de Deus.

Pela mesma fé, mantida e confirmada, o mundo é vencido. Mas devemos lembrar que essa fé reúne na sua significância os conceitos de andar na luz, de ser perdoado, de permanecer em Cristo, de possuir o Espírito Santo e de amar a Deus.

Vencer o mundo significa ser vitorioso em nossa própria vida sobre tudo que toma o mundo o que é em sua oposição a Deus. Significa cumprir de forma bem-sucedida a ordem: “para que não pequeis” (2.1).

 κοσμικος - kosmikos; adj. de ou que pertence ao mundo; secular, i.e., que tem o caráter desta presente era corrupta

κοσμοκρατωρ – kosmokrator;n. m. senhor do mundo, príncipe desta era, o diabo e seus demônios.

Κοσμος - cosmos; mundo, universo; os habitantes da terra, homens, a família humana; a multidão incrédula; a massa inteira de homens alienados de Deus, e por isso hostil a causa de Cristo; afazeres mundanos, conjunto das coisas terrenas; totalidade dos bens terrestres, dotes, riquezas, vantagens, prazeres, etc, que apesar de vazios, frágeis e passageiros, provocam desejos, desencaminham de Deus e são obstáculos para a causa de Cristo.

Vencer o mundo significa ser vitorioso em nossa própria vida sobre tudo que toma o mundo o que é em sua oposição a Deus!

Neemias entendeu que, a união interna, (ricos e ancião com servos) aliados a Fé no Deus dos Céus venceria toda Oposição. Hoje também, temos que ter esta visão.

Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:5

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.  Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo,...”1 João 3:8-10

Cristo “se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1 João 3.8). O relacionamento total do cristão com Cristo e com o mundo, que envolve a maior parte da epístola até esse ponto, é resumido no conceito da fé.

O caminho da Vitória pela fé, é o caminho da Vitória: o testemunho interior da filiação divina cumpre-se quando se usa o verbo para crer. O entendimento e a Declaração verbal da verdade não expressam tudo que envolve ser um participante da vida de Deus em Cristo. O entendimento espiritual é que apresentamos exteriormente, devemos agir para tornar-se interior. Com a boca o homem confessa, mas com o coração ele crê (Quem crê e confessa á Jesus Cristo, tem vitória), a fé deve ser falada e tornada inteligível. Temos que ter cuidado com pregações ou ensinos intelectuais, expressas — com referência a milagres, modos de inspiração divina, interpretação das Escrituras, observâncias de ritos e rituais, diferentes maneiras de forma e conduta — devemos voltar a Ortodoxia cristã, Veterotestamentária, sob a luz das Antigas Escrituras, como exemplo de Neemias, - em vez de expressões genuínas de fé, como normativas para a fé e salvação.

João ao exortar a Igreja descreve que a Fé, Em Jesus Cristo, procurava demover a Igreja da doutrinas gnósticas opositoras a Fé!  A Escritura Joanina, combate a estas doutrinas que tendem, a cortar a força da verdadeira fé cristã. João coloca seu dedo no ponto nevrálgico do coração do evangelho. Ele pede apenas por uma fé interior e pessoal em Cristo como o Filho de Deus, testemunhado diante do mundo — o amor de Deus no coração operando em um mundo em necessidade.

“Ao confessar, o crente toma posição, compromete sua vida, declara ser verdade o que crê, afirma sua lealdade completa e contesta toda afirmação falsa contra sua vida. A confissão de fé é o selo da fé e a coragem da fé”.

Desunião é derrotada pela Fé – comprovado por Neemias e vivido pelos heróis da Fé e pela Igreja, como ensina João, O Apóstolo.

Bibliologia:

Apontamentos do autor

Bíblia online

Comentário Beacon, A Primeira Epístola de JOÃO, Harvey J. S. Blaney

Dicionário Bíblico Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil

Citações no corpo do texto

Lição Bíblica CPAD – 3º Trimestre

0 Livro de Neemias, C. E. Demaray, CPAD

Comentário Bíblico Beacon, OSÉIAS A Malaquias, cpad

Comentário Bíblico Do Antigo Testamento, VOL 1, Gênesis a Neemias, Matthew Henry

Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento, Volume II — Histórico, Warren W. Wiersbe

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger