sábado, setembro 12

Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra Lição 11 CPAD - 13 de Setembro de 2020 (COM CONTEÚDO HISTÓRICO)

 Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra

Lição 11 CPAD - 13 de Setembro de 2020

Texto Áureo

“E provaram a boa palavra de Deus” Hebreus 6.5a.

Leitura Bíblica

Esdras 8.1-12.

1 — Estes, pois, são os chefes de seus pais, com as suas genealogias, os que subiram comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes:

2 — dos filhos de Fineias, Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel; dos filhos de Davi, Hatus;

3 — dos filhos de Secanias e dos filhos de Parós, Zacarias, e com ele por genealogias se contaram até cento e cinquenta homens;

4 — dos filhos de Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zeraías, e, com ele, duzentos homens;

5 — Dos filhos de Secanias, o filho de Jaaziel, e com ele trezentos homens;

6 — e dos filhos de Adim, Ebede, filho de Jônatas, e, com ele, cinquenta homens;

7 — e dos filhos de Elão, Jesaías, filho de Atalias, e, com ele, setenta homens;

8 — e dos filhos de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e, com ele, oitenta homens;

9 — dos filhos de Joabe, Obadias, filho de Jeiel, e, com ele, duzentos e dezoito homens;

10 — e dos filhos de Selomite, o filho de Josifias, e, com ele, cento e sessenta homens;

11 — e dos filhos de Bebai, Zacarias, o filho de Bebai, e, com ele, vinte e oito homens;

12 — e dos filhos de Azgade, Joanã, o filho de Hacatã, e, com ele, cento e dez homens; Filho de Hacatã, e com ele cento e dez homens;

Hinos Sugeridos

409, 509 e 545 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Mostrar a eficácia da Palavra de Deus.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Discorrer sobre o envio de Esdras por Artaxerxes a Jerusalém;

II. Ressaltar que Esdras ensinou a Palavra ao povo;

III. Asseverar que a Palavra de Deus deve ser ensinada ao povo;

IV. Elencar os resultados do ensino da Palavra de Deus.

Pensando:

“A obra feita para o Senhor que não tem como alicerce a Palavra de Deus não prospera. Se desejamos experimentar o poder de Deus, precisamos conhecer a Palavra de Deus (Mateus 22:29).”

Introdução:

Um dos mais importantes textos sobre a Palavra de Deus ser ensinada e um homem que, se dedica a estudar a Palavra – Escrituras – para ensinar aos seus conterrâneos, sempre me inspirou e todas as vezes que, posso falar sobre ensino, junto este texto a Romanos 12.7, mostrando a necessidade de dedicação à ensinar a Palavra e como um homem, pode formar um verdadeiro colégio de ensinadores, como vemos no texto de Esdras. A Lei que era o centro de sua vida e ministério.

É um exemplo perfeito para nós, Ministros do Evangelho, para servirmos ao Povo de Deus e os orientarmos com a Palavra Verdadeira.

Linhagem: Importante no pós-exílio: Esdras podia provar sua linhagem até Arão, o primeiro sumo sacerdote. Essa genealogia cita alguns líderes bastante conhecidos, homens como Hilquias, Zadoque e Finéias

“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” “Este Esdras subiu de babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; ... Esdras 7:6;10

Consultando-se a Tradição (História), foi Esdras, quem reuniu todos os livros do Antigo Testamento em uma só obra com 39 livros, e estabeleceu a liturgia do culto na sinagoga. fundou a sinagoga de Jerusalém, onde o Cânon do Antigo Testamento foi fixado. Tudo isto, nos mostra de forma clara, por seu procedimento, o quanto ele amava profundamente às Sagradas Escrituras.

A Genealogia descrita neste texto mostra as famílias que seguiram a Esdras e com ele foram as suas cidades para restaurar e continuar a obra de restauração pátria e o final se dá com uma grande reunião em praça pública, onde o povo ouviu a Palavra de Deus e chorou pelo ensino do Colégio de ensinadores encabeçado por Esdras.

Leiamos:

“Esdras não apenas estudou a Palavra de Deus e obedeceu a ela, como também a ensinou a outros. Os sacerdotes e levitas foram ordenados pelo Senhor a ser mestres em Israel (Lv 10:8-11; Dt 33:10; Ml 2:7), pois era a única forma de o povo aprender a verdade de Deus. As pessoas em geral não tinham meios para adquirir um rolo da lei, de modo que cabia aos sacerdotes e levitas ler e explicar as Escrituras para o povo. "Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia" (Ne 8:8).

Exórdio:

“ ..., Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:16,17

O estudo minucioso da Palavra de Deus havia promovido o crescimento de sua fé (Rm 10:17) e ajudado Esdras a compreender os planos de Deus para o remanescente judeu, e ele desejava fazer parte desses pianos.

Por certo, ao estudar as Escrituras do Antigo Testamento, Esdras orou pedindo a Deus que ajudasse seu povo, e Deus respondeu a essa oração chamando-o para ir a Jerusalém. Deu a Esdras a ousadia de abordar o rei e deu ao rei o desejo de cooperar com o pedido de Esdras.

O primeiro grupo de judeus partiu para Jerusalém em 537 a.C. porque o Senhor tocou o coração de Ciro (Ed 1:1 -4),

De 530 a.C. a 520 a.C., os judeus concentraram-se na construção de suas casas e deixaram de lado as obras na Casa do Senhor. Deus disciplinou seu povo a fim de encorajá-los a obedecer a suas ordens (Ag 1:6), mas eles se recusaram a dar ouvidos. Que meios Deus usou para levá-los a retomar as obras?

Deus usou pregadores da Palavra! Os Profetas – Zacarias, Ageu e outros e ensinadores da Palavra como Esdras.

Edificando sob o ensino da Palavra.

“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, ... [...] Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?  - ... - Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.” Ageu 1: 1;4-8

Cronologia Histórica:

Autoria: O nome de Esdras, significa: auxilio, ajuda ou socorro, o que de fato ele foi para o seu povo. Embora não seja citado em nenhum livro da Bíblia, como autor, a maioria dos eruditos do passado e do presente acreditam firmemente que ele escreveu toda esta coleção pós-exílio.

Retorno Após longos 70 anos no cativeiro:

A ida dos judeus ao cativeiro ocorreu em três levas:

1. Em 605 a.C: os jovens nobres de Judá, incluindo Daniel e seus amigos;

2. Em 597 a.C: mais de 11.000 pessoas, entre eles o profeta Ezequiel;

3. Em 586 a.C: todo o restante de Judá, menos Jeremias e os mais pobres.

De maneira bastante semelhante, ocorreu a restauração deles à sua terra natal. Também foram em três levas:

1.       Em 538 a.C: 50.000 exilados retornaram sob a liderança de Zorobabel e Jesua;

-  “No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu,...”

2.      Em 457 a.C: cerca de mais de 17.000 exilados retornaram sob a liderança de Esdras;

“Este Esdras subiu de babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.

Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos servidores do templo, no sétimo ano do rei Artaxerxes.

E no quinto mês chegou a Jerusalém, no sétimo ano deste rei.

Pois no primeiro dia do primeiro mês foi o princípio da partida de babilônia; e no primeiro dia do quinto mês chegou a Jerusalém, segundo a boa mão do seu Deus sobre ele.

Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

Esta é, pois, a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, ...” Esdras 7:6-11

3.      Em 444 a.C: sob a liderança de Neemias e seus auxiliares, o restante do povo foi conduzido de volta.

Aproximadamente dois anos após a derrota de Nabucodonosor para o império persa em 539 a.C, o retorno dos cativos judeus, começou. O livro de Esdras nos apresenta o registro da primeira e da segunda levas, destes exilados.

Neste período 3 (três) reis persas estiveram sob o governo do império: Ciro, Dario e Artaxerxes.

Destaque de Homens de Deus, usados por Deus:

Cinco homens de Deus se destacam na reforma espiritual e estrutural:

1. Zorobabel, responsável pela condução dos primeiros exilados;

2. Jesua, sumo sacerdote dedicado que auxiliou Zorobabel;

3. O profeta Ageu;

4. E o profeta Zacarias, ambos encorajavam o povo a concluir a reconstrução do Templo;

5. Esdras, que conduziu o segundo grupo de exilados em seu retorno a Jerusalém, e a quem o Senhor Deus o  levantou para restaurar o povo, tanto moral como espiritualmente.

Em 537 a.C., o primeiro grupo de exilados judeus, cerca de 50 mil pessoas, regressou a Jerusalém sob a liderança de Zorobabel a fim de reconstruir o templo.

Mais tarde, em 458 a.C., Esdras recebeu a autorização de liderar o segundo grupo - 1.500 homens, além de mulheres e crianças - para ajudar a restaurar os muros e portas da cidade e conduzir o povo a um reavivamento espiritual.

Em 444 a.C., Neemias chegaria para concluir a reconstrução dos muros e a colocação das portas.

Profética:

“..., servirão ao rei de babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, ...” Jeremias 25:11,12

Ageu começou seu ministério da Palavra em 29 de agosto de 520 a.C. (Ag 1:1), e cinco de suas mensagens encontram-se registradas no livro com o seu nome. Um ou dois meses depois, juntou-se a ele um rapaz cujo nome era Zacarias, um sacerdote chamado por Deus para ser profeta (Z c 1:1).

“No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, ..., Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém: Clama outra vez, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: As minhas cidades ainda aumentarão e prosperarão; porque o Senhor ainda consolará a Sião e ainda escolherá a Jerusalém.” Zacarias 1: 1;16,17

Esses dois homens transmitiram a Palavra de Deus aos líderes e ao remanescente que "iam edificando e prosperando em virtude do que profetizaram os profetas Ageu e Zacarias" (Ed 6:14).

A Ordem segundo os Escritos e a Palavra de Deus – “obra conforme ao mandado do Deus de Israel” - :

“Eu, Dario, baixei o decreto; com diligência se faça. Então Tatenai, o governador dalém do rio, Setar-Bozenai e os seus companheiros, assim fizeram diligentemente, conforme ao que decretara o rei Dario. E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario.” Esdras 6:12-15

Quando a profecia de Daniel 5 foi cumprida, e Nabucodonosor rei da Babilônia foi derrotado por Dario, o medo e Ciro, o persa; os judeus puderam sonhar com a volta para casa. O que de fato aconteceu.

“MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.

Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.

TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.

PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.

[...] Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus. Daniel 5:25-30

Em Isaías 45, há uma profecia com relação a Ciro. Ali o Senhor o chama de ungido, a quem ele escolheu. Ela data de 150 anos antes de seu nascimento.

É possível que pessoas próximas o  tenham apresentado o texto de Isaías e ele, com certeza deve ter ficado atônito. Neste capítulo, de Esdras 1, vemos o cumprimento desta profecia.

Ciro decreta a libertação dos judeus cativos e os deixa livres para voltar para casa e reconstruir a nação e o Templo do Senhor Deus.

Conseguimos perceber nas palavras de Ciro, que a profecia de Isaías 45, provavelmente influenciou e muito sua decisão. Ele próprio se vê como servo de Deus, assim como diz o profeta:

“O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para ele em Jerusalém de Judá”.

A verdade é que, de agora em diante o sol nasce para Israel e Judá. O tempo de reconstrução chegou. Durante 70 anos eles puderam refletir sobre sua atitude.

Retomando a Obra.

A Palavra influencia:

Neste Estudo estamos no pós-período descrito em Esdras 5, o escritor nos mostra que sob a influência das profecias de Ageu e Zacarias, os sacerdotes Zorobabel e Jesua deram reinício a obra de reconstrução do Templo de Deus. O rei Xerxes, que determinou a interrupção da obra, não estava mais no governo. Em sua carta oficial, Artaxerxes deu aos judeus o privilégio de deixar a Babilônia, de ir para Jerusalém com Esdras e de reunir-se ao remanescente na reconstrução dos muros da cidade Ed. 4:12. Agora tratava-se, não se tratava da reconstrução do templo, mas sim da cidade, bem como da restauração espiritual do povo

Reis do Império Babilônico, Persa e Medo-Persa:

Rei Dário - De acordo com a Bíblia, foi ele que tomou o Império Neobabilônico, após assassinar Belsazar. Ele é chamado de filho de Assuero.

Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa.

Ele organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.

“Então o rei Dario deu ordem, e buscaram nos arquivos, onde se guardavam os tesouros em babilônia.

E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim:

No primeiro ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará,...” Esdras 6:1-3

“..., conforme ao que decretara o rei Dario. E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario.” Esdras 6:13-15

Pós-Reforma:

Tirando as dúvidas, sobre os Reis deste período e Seus Nomes.

“E por mim mesmo, o rei Artaxerxes, se decreta a todos os tesoureiros que estão dalém do rio que tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus dos céus, prontamente se faça. [...]

[Foi chamado de "Artaxerxes Longimanus", que, em latim, significa "Artaxerxes das mãos longas" (o equivalente grego é "Macrochier"). É possível que essa denominação se referisse ao longo alcance de sua autoridade ou a sua generosidade para com seus súditos. Porém, foi a mão de Deus que moveu a mão do rei a fim de que assinasse o édito permitindo a Esdras levar um remanescente judeu a sua terra, a fim de servir ao Senhor].

E tu, Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possues, nomeia magistrados e juízes, que julguem a todo o povo que está dalém do rio, a todos os que sabem as leis do teu Deus; e ao que não as sabe, lhe ensinarás.

Bendito seja o Senhor Deus de nossos pais, que tal inspirou ao coração do rei, para ornar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.” Esdras 7:21-27

O rei Ciro, o Grande, rei da Pérsia (que conquistou Babilônia em 538 a.C.) e Dario I (que foi governador da Babilônia em 522—486 a.C.) são pessoas diferentes. Já Xerxes (marido de Ester) é o mesmo Assuero (486— 465 a.C).

Alguns estudiosos consideram que “Assuero” poderia ter sido um tipo de título real que os monarcas persas recebiam, mas não há consenso sobre isso.

אחשורוש - ’Achashverowsh ou (forma contrata)אחשרש - ’Achashrosh (Et 10.1) origem persa; n. pr. m. Assuero = “Eu serei silencioso e pobre”

Título do rei da Pérsia, provavelmente Xerxes

O léxico Strong diz sobre Assuero: “título do rei da Pérsia, provavelmente Xerxes” (Strong, H0325). O rei Assuero foi filho de Dario I, neto de Ciro e o pai de Artaxerxes I, o mesmo Artaxerxes que aparece no contexto de Esdras e Neemias (Ed 7:1; Ne 2:1). Artaxerxes I foi rei da Pérsia e a governou de 465—423 a.C.

Em Esdras 6:14, lemos: “Dessa maneira, os líderes dos judeus continuaram a construir e a prosperar, encorajados pela pregação dos profetas Ageu e Zacarias, descendente de Ido. Eles terminaram a reconstrução do templo conforme a ordem do Deus de Israel e os decretos de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia” (NVI).

A Bíblia fala no plural: “reis”. Isso denota que Ciro, Dario e Artaxerxes não são todos a mesma pessoa.

ארתחששתא - ’Artachshashta’ ou ארתחששתא - ’Artachshasht’ ou por permutação ארתחשסתא - ’Artachshact’ de origem estrangeira; n. pr. m. Artaxerxes = “Eu ferverei os aniqüilados: Eu me alvoroçarei (no) inverno”.

Filho e sucessor de Xerxes como imperador da Pérsia, 465-424 a.C.

Sobre esse versículo (Esdras 6:14), o Comentário Bíblico NVI – Antigo e Novo Testamentos, de F. F. Bruce, diz: “A inclusão do nome Artaxerxes aqui pode ter ocorrido porque mais tarde, como registrado em 7.21-23, Artaxerxes fez uma contribuição para o embelezamento do templo”.

O Comentário Bíblico Moody diz: “14. Segundo o decreto de Ciro, de Dario, e de Artaxerxes, reis da Pérsia. Esdras tomou o cuidado de acrescentar o nome de seu próprio rei, Artaxerxes, porque este ajudou na manutenção do Templo (7:15, 16, 21)”.

As notas bíblicas Reina-Valera dizem: “Artaxerxes I reinou na Pérsia nos anos 465-423 a.C., quer dizer, meio século depois da inauguração do templo. Provavelmente se menciona junto a Ciro e Dario porque, mais tarde, em tempos do Neemias, contribuíram para a reconstrução da cidade de Jerusalém”.

Em Neemias 12:22, Neemias fala de outro Dario.

Qual Dario? “Dario, o Persa”, provavelmente o Dario II, também conhecido como Oco ou Noto, que foi rei da Pérsia de 424 a.C. a 404 a.C. Ele era filho de Artaxerxes I e pai de Artaxerxes II. O Léxico Strong diz: “Dario II, Noto (Oco), era rei da Pérsia durante o período de Neemias (424/3-405/4 a.C.). Dario II é o mais provável porque ele é mencionado por Neemias e governou durante a época de Neemias”.

Em Daniel 9:1, aparece outro Assuero. Porém, não se trata do mesmo Assuero de Ester. Nesse caso, o profeta se refere ao pai de Dario, o Medo (que nasceu em aproximadamente 601 ou 600 a.C., visto sua idade de 62 anos na ocasião da queda da Babilônia em 539 a.C., quando assumiu o trono – cf. Daniel 5:31). Essa é uma das referências que apontam para a possibilidade de Assuero ter sido um título e não um nome pessoal. O Comentário da Bíblia Diario Vivir diz: “O Assuero mencionado aqui não é o marido de Ester. Os fatos descritos no livro do Ester ocorreram aproximadamente 50 anos mais tarde”. Então, é importante que fique claro que não se trata do rei Assuero da Pérsia, marido de Ester, que, inclusive, era filho de outro Dario (a saber, o Dario I –  filho de Histaspes – que foi proclamado rei do vasto império da Pérsia no ano de 522 a.C. Ele foi um dos maiores generais da antiguidade).

Possivelmente a obra permaneceu parada por cerca de 9 a 15 anos.

“..., os olhos do seu Deus estavam sobre os líderes dos judeus, e eles não foram impedidos de trabalhar até que um relatório fosse enviado a Dario e dele se recebesse uma ordem oficial a respeito do assunto”.   

O governador daquela região, Tatenai, enviou uma carta ao rei, informando sobre a reconstrução e o propósito dela. Contudo, sua carta foi mais coerente e isonômica.

Ele teve o cuidado fazer perguntas ao povo que foram fundamentais para a decisão da questão. Além disso, ele pediu que fosse verificado se as palavras deles eram coerentes com os registros dos reis anteriores.

Para a Manutenção do Ensino da Palavra é Necessário Formar ensinadores:

O que da minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" 2 Timóteo 2 :2.

Quanto ao texto da Leitura Bíblica:

Observemos que, “O arrolamento (vv. 1-20). Esdras mostrou-se sábio ao reunir dezoito chefes de família do povo, sabendo que esses homens poderiam influenciar seus parentes. Como resultado, juntou 1.515 homens, além de mulheres e crianças (v. 2 1 ),-que se dispuseram a partir com Esdras. Uma comparação dos nomes dessa lista com a de Esdras 2:3-15 mostra que vários acompanhantes de Esdras eram parentes dos primeiros exilados a deixar a Babilônia. Ao que parece, o espírito pioneiro passa de pai para filho. O grupo saiu da Babilônia no primeiro dia do quinto mês (7:9) e, depois de cerca de uma semana de viagem, parou junto ao rio Aava (que provavelmente era um canal), onde ficou três dias antes de prosseguir (8:15, S l'). Nesse meio tempo, Esdras fez um levantamento dos presentes e descobriu que não havia levita algum no meio deles, de modo que enviou uma comissão especial de onze homens para recrutar alguns levitas para a jornada. A comissão voltou com apenas 38 levitas, mas acompanhada de 220 servos do templo. Infelizmente, havia menos levitas do que servos do templo no grupo. Como hoje e Jesus disse: “Já naquele tempo”, os trabalhadores da ceifa eram poucos.”

Bibliologia:

Defendendo a Fé Cristã; Reis Ciro, Dario, Xerxes, Artaxerxes e Assuero eram a mesma pessoa? Defendendo a Fé Cristã / 24 de junho de 2018

Dicionário Strong

Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento, Volume II — Histórico; Warren W. Wiersbe

Traduzido por Susana E . Klassen; Iª Edição, 5a Impressão. Geográfica, Santo André, SP – Brasil 2010

Bíblia De Estudo Online, Diego Nascimento, Estudo Completo do Livro de Esdras

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger