Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra
Lição 11 CPAD - 13 de Setembro de 2020
Texto
Áureo
“E provaram
a boa palavra de Deus” Hebreus 6.5a.
Esdras
8.1-12.
1 — Estes,
pois, são os chefes de seus pais, com as suas genealogias, os que subiram
comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes:
2 — dos
filhos de Fineias, Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel; dos filhos de Davi,
Hatus;
3 — dos
filhos de Secanias e dos filhos de Parós, Zacarias, e com ele por genealogias
se contaram até cento e cinquenta homens;
4 — dos
filhos de Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zeraías, e, com ele, duzentos homens;
5 — Dos
filhos de Secanias, o filho de Jaaziel, e com ele trezentos homens;
6 — e dos
filhos de Adim, Ebede, filho de Jônatas, e, com ele, cinquenta homens;
7 — e dos
filhos de Elão, Jesaías, filho de Atalias, e, com ele, setenta homens;
8 — e dos
filhos de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e, com ele, oitenta homens;
9 — dos
filhos de Joabe, Obadias, filho de Jeiel, e, com ele, duzentos e dezoito
homens;
10 — e dos
filhos de Selomite, o filho de Josifias, e, com ele, cento e sessenta homens;
11 — e dos
filhos de Bebai, Zacarias, o filho de Bebai, e, com ele, vinte e oito homens;
12 — e dos
filhos de Azgade, Joanã, o filho de Hacatã, e, com ele, cento e dez homens;
Filho de Hacatã, e com ele cento e dez homens;
Hinos
Sugeridos
409, 509 e
545 da Harpa Cristã.
Objetivo
Geral
Mostrar a
eficácia da Palavra de Deus.
Objetivos
Específicos
Abaixo os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos
subtópicos.
I. Discorrer
sobre o envio de Esdras por Artaxerxes a Jerusalém;
II.
Ressaltar que Esdras ensinou a Palavra ao povo;
III.
Asseverar que a Palavra de Deus deve ser ensinada ao povo;
IV. Elencar
os resultados do ensino da Palavra de Deus.
Pensando:
“A obra
feita para o Senhor que não tem como alicerce a Palavra de Deus não prospera. Se
desejamos experimentar o poder de Deus, precisamos conhecer a Palavra de Deus (Mateus
22:29).”
Introdução:
Um dos mais
importantes textos sobre a Palavra de Deus ser ensinada e um homem que, se
dedica a estudar a Palavra – Escrituras – para ensinar aos seus conterrâneos, sempre
me inspirou e todas as vezes que, posso falar sobre ensino, junto este texto a
Romanos 12.7, mostrando a necessidade de dedicação à ensinar a Palavra e como
um homem, pode formar um verdadeiro colégio de ensinadores, como vemos no texto
de Esdras. A Lei que era o centro de sua vida e ministério.
É um exemplo
perfeito para nós, Ministros do Evangelho, para servirmos ao Povo de Deus e os orientarmos
com a Palavra Verdadeira.
Linhagem: Importante no pós-exílio:
Esdras podia provar sua linhagem até Arão, o primeiro sumo sacerdote. Essa
genealogia cita alguns líderes bastante conhecidos, homens como Hilquias,
Zadoque e Finéias
“Porque Esdras tinha
preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para
ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” “Este
Esdras subiu de babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o
SENHOR Deus de Israel tinha dado; ... Esdras 7:6;10
Consultando-se
a Tradição (História), foi Esdras, quem reuniu todos os livros do Antigo
Testamento em uma só obra com 39 livros, e estabeleceu a liturgia do
culto na sinagoga. fundou a sinagoga de Jerusalém, onde o Cânon do
Antigo Testamento foi fixado. Tudo isto, nos mostra de forma clara, por seu
procedimento, o quanto ele amava profundamente às Sagradas Escrituras.
A Genealogia
descrita neste texto mostra as famílias que seguiram a Esdras e com ele foram
as suas cidades para restaurar e continuar a obra de restauração pátria e o
final se dá com uma grande reunião em praça pública, onde o povo ouviu a
Palavra de Deus e chorou pelo ensino do Colégio de ensinadores encabeçado por
Esdras.
Leiamos:
“Esdras não
apenas estudou a Palavra de Deus e obedeceu a ela, como também a ensinou a outros.
Os sacerdotes e levitas foram ordenados pelo Senhor a ser mestres em Israel (Lv
10:8-11; Dt 33:10; Ml 2:7), pois era a única forma de o povo aprender a verdade
de Deus. As pessoas em geral não tinham meios para adquirir um rolo da lei, de modo
que cabia aos sacerdotes e levitas ler e explicar as Escrituras para o povo.
"Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira
que entendessem o que se lia" (Ne 8:8).
Exórdio:
“ ..., Isaías diz: Senhor,
quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela
palavra de Deus.” Romanos 10:16,17
O estudo
minucioso da Palavra de Deus havia promovido o crescimento de sua fé (Rm
10:17) e ajudado Esdras a compreender os planos de Deus para o remanescente
judeu, e ele desejava fazer parte desses pianos.
Por certo,
ao estudar as Escrituras do Antigo Testamento, Esdras orou pedindo a Deus que
ajudasse seu povo, e Deus respondeu a essa oração chamando-o para ir a Jerusalém.
Deu a Esdras a ousadia de abordar o rei e deu ao rei o desejo de cooperar com o
pedido de Esdras.
O primeiro
grupo de judeus partiu para Jerusalém em 537 a.C. porque o Senhor tocou o
coração de Ciro (Ed 1:1 -4),
De 530
a.C. a 520 a.C., os judeus concentraram-se na construção de suas casas e
deixaram de lado as obras na Casa do Senhor. Deus disciplinou seu povo a fim de
encorajá-los a obedecer a suas ordens (Ag 1:6), mas eles se recusaram a dar
ouvidos. Que meios Deus usou para levá-los a retomar as obras?
Deus usou
pregadores da Palavra! Os Profetas – Zacarias, Ageu e outros e
ensinadores da Palavra como Esdras.
Edificando sob
o ensino da Palavra.
“No segundo ano do rei Dario,
no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio
do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué,
filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, ... [...] Porventura é para vós tempo de
habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? - ... - Assim diz o Senhor dos Exércitos:
Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a
casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.” Ageu 1: 1;4-8
Cronologia
Histórica:
Autoria: O nome de Esdras,
significa: auxilio, ajuda ou socorro, o que de fato ele foi para o
seu povo. Embora não seja citado em nenhum livro da Bíblia, como autor, a
maioria dos eruditos do passado e do presente acreditam firmemente que ele
escreveu toda esta coleção pós-exílio.
Retorno Após longos 70
anos no cativeiro:
A ida dos judeus ao
cativeiro ocorreu em três levas:
1. Em 605 a.C: os
jovens nobres de Judá, incluindo Daniel e seus amigos;
2. Em 597 a.C: mais
de 11.000 pessoas, entre eles o profeta Ezequiel;
3. Em 586 a.C: todo
o restante de Judá, menos Jeremias e os mais pobres.
De maneira bastante
semelhante, ocorreu a restauração deles à sua terra natal. Também foram em três
levas:
1. Em 538
a.C: 50.000 exilados retornaram sob a liderança de Zorobabel e Jesua;
- “No segundo ano do rei Dario, no sexto
mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do
profeta Ageu,...”
2. Em 457
a.C: cerca de mais de 17.000 exilados retornaram sob a liderança de Esdras;
“Este
Esdras subiu de babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR
Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava
sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.
Também
subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas,
dos cantores, dos porteiros e dos servidores do templo, no sétimo ano do rei
Artaxerxes.
E
no quinto mês chegou a Jerusalém, no sétimo ano deste rei.
Pois
no primeiro dia do primeiro mês foi o princípio da partida de babilônia; e no
primeiro dia do quinto mês chegou a Jerusalém, segundo a boa mão do seu Deus
sobre ele.
Porque
Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para
cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.
Esta
é, pois, a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, ...” Esdras
7:6-11
3. Em 444
a.C: sob a liderança de Neemias e seus auxiliares, o restante do povo foi
conduzido de volta.
Aproximadamente dois anos
após a derrota de Nabucodonosor para o império persa em 539 a.C, o
retorno dos cativos judeus, começou. O livro de Esdras nos apresenta o registro
da primeira e da segunda levas, destes exilados.
Neste período 3 (três)
reis persas estiveram sob o governo do império: Ciro, Dario e Artaxerxes.
Destaque de Homens de
Deus, usados por Deus:
Cinco homens de Deus se
destacam na reforma espiritual e estrutural:
1. Zorobabel, responsável
pela condução dos primeiros exilados;
2. Jesua, sumo sacerdote
dedicado que auxiliou Zorobabel;
3. O profeta Ageu;
4. E o profeta Zacarias,
ambos encorajavam o povo a concluir a reconstrução do Templo;
5. Esdras, que conduziu o
segundo grupo de exilados em seu retorno a Jerusalém, e a quem o Senhor Deus o levantou para restaurar o povo, tanto moral
como espiritualmente.
Em 537
a.C., o primeiro grupo de exilados judeus, cerca de 50 mil pessoas,
regressou a Jerusalém sob a liderança de Zorobabel a fim de reconstruir o
templo.
Mais tarde, em
458 a.C., Esdras recebeu a autorização de liderar o segundo grupo
- 1.500 homens, além de mulheres e crianças - para ajudar a restaurar os muros
e portas da cidade e conduzir o povo a um reavivamento espiritual.
Em 444
a.C., Neemias chegaria para concluir a reconstrução dos muros e a colocação
das portas.
Profética:
“..., servirão ao rei
de babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem
os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, ...” Jeremias 25:11,12
Ageu começou
seu ministério da Palavra em 29 de agosto de 520 a.C. (Ag 1:1), e cinco de suas
mensagens encontram-se registradas no livro com o seu nome. Um ou dois meses
depois, juntou-se a ele um rapaz cujo nome era Zacarias, um sacerdote chamado por
Deus para ser profeta (Z c 1:1).
“No oitavo mês do segundo
ano de Dario veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, ..., Voltei-me para
Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o Senhor dos
Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém: Clama outra vez, dizendo:
Assim diz o Senhor dos Exércitos: As minhas cidades ainda aumentarão e
prosperarão; porque o Senhor ainda consolará a Sião e ainda escolherá a
Jerusalém.” Zacarias 1: 1;16,17
Esses dois
homens transmitiram a Palavra de Deus aos líderes e ao remanescente que "iam
edificando e prosperando em virtude do que profetizaram os profetas Ageu e Zacarias"
(Ed 6:14).
A Ordem
segundo os Escritos e a Palavra de Deus – “obra conforme ao mandado do Deus
de Israel” - :
“Eu, Dario, baixei o
decreto; com diligência se faça. Então Tatenai, o governador dalém do rio,
Setar-Bozenai e os seus companheiros, assim fizeram diligentemente, conforme ao
que decretara o rei Dario. E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando
pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e
terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao
decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. E acabou-se esta casa
no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario.” Esdras
6:12-15
Quando a profecia de
Daniel 5 foi cumprida, e Nabucodonosor rei da Babilônia foi derrotado por
Dario, o medo e Ciro, o persa; os judeus puderam sonhar com a volta para casa.
O que de fato aconteceu.
“MENE, MENE,
TEQUEL, UFARSIM.
Esta é a
interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL:
Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES:
Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.
[...] Naquela
noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus. Daniel 5:25-30
Em Isaías 45, há uma
profecia com relação a Ciro. Ali o Senhor o chama de ungido, a quem ele
escolheu. Ela data de 150 anos antes de seu nascimento.
É possível que pessoas
próximas o tenham apresentado o texto de
Isaías e ele, com certeza deve ter ficado atônito. Neste capítulo, de Esdras 1,
vemos o cumprimento desta profecia.
Ciro decreta a libertação
dos judeus cativos e os deixa livres para voltar para casa e reconstruir a
nação e o Templo do Senhor Deus.
Conseguimos
perceber nas palavras de Ciro, que a profecia de Isaías 45, provavelmente
influenciou e muito sua decisão. Ele próprio se vê como servo de Deus, assim
como diz o profeta:
“O Senhor, o Deus dos
céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo
para ele em Jerusalém de Judá”.
A verdade é
que, de agora em diante o sol nasce para Israel e Judá. O tempo de reconstrução
chegou. Durante 70 anos eles puderam refletir sobre sua atitude.
Retomando
a Obra.
A Palavra
influencia:
Neste Estudo
estamos no pós-período descrito em Esdras 5, o escritor nos mostra que sob a
influência das profecias de Ageu e Zacarias, os sacerdotes Zorobabel e Jesua
deram reinício a obra de reconstrução do Templo de Deus. O rei Xerxes, que
determinou a interrupção da obra, não estava mais no governo. Em sua carta
oficial, Artaxerxes deu aos judeus o privilégio de deixar a Babilônia, de ir
para Jerusalém com Esdras e de reunir-se ao remanescente na reconstrução dos
muros da cidade Ed. 4:12. Agora tratava-se, não se tratava da reconstrução do
templo, mas sim da cidade, bem como da restauração espiritual do povo
Reis do
Império Babilônico, Persa e Medo-Persa:
Rei Dário - De acordo com a Bíblia,
foi ele que tomou o Império Neobabilônico, após assassinar Belsazar. Ele é
chamado de filho de Assuero.
Daniel
prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa.
Ele
organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três
presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.
“Então o
rei Dario deu ordem, e buscaram nos arquivos, onde se guardavam os tesouros
em babilônia.
E em Acmeta,
no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava
escrito um memorial que dizia assim:
No primeiro
ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A casa de Deus, em
Jerusalém, se reedificará,...” Esdras 6:1-3
“..., conforme
ao que decretara o rei Dario. E os anciãos dos judeus iam edificando e
prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E
edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme
ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. E acabou-se
esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei
Dario.” Esdras 6:13-15
Pós-Reforma:
Tirando as
dúvidas, sobre os Reis deste período e Seus Nomes.
“E por
mim mesmo, o rei Artaxerxes, se decreta a todos os tesoureiros que estão
dalém do rio que tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da lei do
Deus dos céus, prontamente se faça. [...]
[Foi chamado de "Artaxerxes Longimanus",
que, em latim, significa "Artaxerxes das mãos longas" (o equivalente
grego é "Macrochier"). É possível que essa denominação se referisse
ao longo alcance de sua autoridade ou a sua generosidade para com seus súditos.
Porém, foi a mão de Deus que moveu a mão do rei a fim de que assinasse o édito
permitindo a Esdras levar um remanescente judeu a sua terra, a fim de servir ao
Senhor].
E tu,
Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possues, nomeia magistrados e
juízes, que julguem a todo o povo que está dalém do rio, a todos os que sabem
as leis do teu Deus; e ao que não as sabe, lhe ensinarás.
Bendito seja
o Senhor Deus de nossos pais, que tal inspirou ao coração do rei, para ornar a
casa do Senhor, que está em Jerusalém.” Esdras 7:21-27
O rei
Ciro, o Grande, rei da Pérsia (que conquistou Babilônia em 538 a.C.) e Dario
I (que foi governador da Babilônia em 522—486 a.C.) são pessoas diferentes.
Já Xerxes (marido de Ester) é o mesmo Assuero (486—
465 a.C).
Alguns
estudiosos consideram que “Assuero” poderia ter sido um tipo de
título real que os monarcas persas recebiam, mas não há consenso sobre isso.
אחשורוש - ’Achashverowsh ou (forma contrata)אחשרש - ’Achashrosh (Et 10.1) origem persa; n.
pr. m. Assuero = “Eu serei silencioso e pobre”
Título do
rei da Pérsia, provavelmente Xerxes
O léxico
Strong diz sobre Assuero: “título do rei da Pérsia, provavelmente Xerxes”
(Strong, H0325). O rei Assuero foi filho de Dario I, neto de Ciro e o pai de
Artaxerxes I, o mesmo Artaxerxes que aparece no contexto de Esdras e Neemias
(Ed 7:1; Ne 2:1). Artaxerxes I foi rei da Pérsia e a governou de 465—423 a.C.
Em Esdras
6:14, lemos: “Dessa maneira, os líderes dos judeus continuaram a construir e a
prosperar, encorajados pela pregação dos profetas Ageu e Zacarias, descendente
de Ido. Eles terminaram a reconstrução do templo conforme a ordem do Deus de
Israel e os decretos de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia” (NVI).
A Bíblia
fala no plural: “reis”. Isso denota que Ciro, Dario e Artaxerxes não são todos
a mesma pessoa.
ארתחששתא - ’Artachshashta’ ou ארתחששתא - ’Artachshasht’ ou por permutação ארתחשסתא - ’Artachshact’ de origem estrangeira; n.
pr. m. Artaxerxes = “Eu ferverei os aniqüilados: Eu me alvoroçarei (no)
inverno”.
Filho e
sucessor de Xerxes como imperador da Pérsia, 465-424 a.C.
Sobre esse
versículo (Esdras 6:14), o Comentário Bíblico NVI – Antigo e Novo Testamentos,
de F. F. Bruce, diz: “A inclusão do nome Artaxerxes aqui pode ter ocorrido
porque mais tarde, como registrado em 7.21-23, Artaxerxes fez uma contribuição
para o embelezamento do templo”.
O Comentário
Bíblico Moody diz: “14. Segundo o decreto de Ciro, de Dario, e de
Artaxerxes, reis da Pérsia. Esdras tomou o cuidado de acrescentar o nome de seu
próprio rei, Artaxerxes, porque este ajudou na manutenção do Templo (7:15, 16,
21)”.
As notas
bíblicas Reina-Valera dizem: “Artaxerxes I reinou na Pérsia nos anos 465-423
a.C., quer dizer, meio século depois da inauguração do templo. Provavelmente se
menciona junto a Ciro e Dario porque, mais tarde, em tempos do Neemias,
contribuíram para a reconstrução da cidade de Jerusalém”.
Em Neemias
12:22, Neemias fala de outro Dario.
Qual Dario?
“Dario, o Persa”, provavelmente o Dario II, também conhecido como Oco ou Noto,
que foi rei da Pérsia de 424 a.C. a 404 a.C. Ele era filho de Artaxerxes I e
pai de Artaxerxes II. O Léxico Strong diz: “Dario II, Noto (Oco), era rei da
Pérsia durante o período de Neemias (424/3-405/4 a.C.). Dario II é o mais
provável porque ele é mencionado por Neemias e governou durante a época de
Neemias”.
Em Daniel
9:1, aparece outro Assuero. Porém, não se trata do mesmo Assuero de Ester.
Nesse caso, o profeta se refere ao pai de Dario, o Medo (que nasceu em
aproximadamente 601 ou 600 a.C., visto sua idade de 62 anos na ocasião da queda
da Babilônia em 539 a.C., quando assumiu o trono – cf. Daniel 5:31). Essa é uma
das referências que apontam para a possibilidade de Assuero ter sido um título
e não um nome pessoal. O Comentário da Bíblia Diario Vivir diz: “O Assuero
mencionado aqui não é o marido de Ester. Os fatos descritos no livro do Ester
ocorreram aproximadamente 50 anos mais tarde”. Então, é importante que fique
claro que não se trata do rei Assuero da Pérsia, marido de Ester, que,
inclusive, era filho de outro Dario (a saber, o Dario I – filho de Histaspes – que foi proclamado rei
do vasto império da Pérsia no ano de 522 a.C. Ele foi um dos maiores generais
da antiguidade).
Possivelmente
a obra permaneceu parada por cerca de 9 a 15 anos.
“..., os
olhos do seu Deus estavam sobre os líderes dos judeus, e eles não foram
impedidos de trabalhar até que um relatório fosse enviado a Dario e dele se
recebesse uma ordem oficial a respeito do assunto”.
O governador
daquela região, Tatenai, enviou uma carta ao rei, informando sobre a
reconstrução e o propósito dela. Contudo, sua carta foi mais coerente e
isonômica.
Ele teve o
cuidado fazer perguntas ao povo que foram fundamentais para a decisão da
questão. Além disso, ele pediu que fosse verificado se as palavras deles eram
coerentes com os registros dos reis anteriores.
Para a Manutenção
do Ensino da Palavra é Necessário Formar ensinadores:
“O que da
minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a
homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" 2 Timóteo 2
:2.
Quanto ao
texto da Leitura Bíblica:
Observemos que,
“O arrolamento (vv. 1-20). Esdras mostrou-se sábio ao reunir dezoito chefes de
família do povo, sabendo que esses homens poderiam influenciar seus parentes.
Como resultado, juntou 1.515 homens, além de mulheres e crianças (v. 2 1 ),-que
se dispuseram a partir com Esdras. Uma comparação dos nomes dessa lista com a de
Esdras 2:3-15 mostra que vários acompanhantes de Esdras eram parentes dos primeiros
exilados a deixar a Babilônia. Ao que parece, o espírito pioneiro passa de pai para
filho. O grupo saiu da Babilônia no primeiro dia do quinto mês (7:9) e, depois
de cerca de uma semana de viagem, parou junto ao rio Aava (que provavelmente
era um canal), onde ficou três dias antes de prosseguir (8:15, S l'). Nesse
meio tempo, Esdras fez um levantamento dos presentes e descobriu que não havia
levita algum no meio deles, de modo que enviou uma comissão especial de onze
homens para recrutar alguns levitas para a jornada. A comissão voltou com
apenas 38 levitas, mas acompanhada de 220 servos do templo. Infelizmente, havia
menos levitas do que servos do templo no grupo. Como hoje e Jesus disse: “Já
naquele tempo”, os trabalhadores da ceifa eram poucos.”
Bibliologia:
Defendendo a
Fé Cristã; Reis Ciro, Dario, Xerxes, Artaxerxes e Assuero eram a mesma pessoa? Defendendo
a Fé Cristã / 24 de junho de 2018
Dicionário Strong
Comentário Bíblico
Expositivo, Antigo Testamento, Volume II — Histórico; Warren W. Wiersbe
Traduzido por
Susana E . Klassen; Iª Edição, 5a Impressão. Geográfica, Santo André, SP –
Brasil 2010
Bíblia De Estudo Online, Diego
Nascimento, Estudo Completo do Livro de Esdras
Nenhum comentário:
Postar um comentário