Lição
4: A construção do Templo enfrentou oposição
Data:
26 de Julho de 2020
Subsídio Pastor professor Universitário Osvarela
Texto
Áureo
“Assim,
edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do
povo se inclinava a trabalhar” (Ne 4.6).
Leitura Bíblica
Esdras
4.7,9,11-13,15,16,21-24.
7
— E, nos dias de Artaxerxes, escreveu Bislão, Mitredate, Tabeel e os outros da
sua companhia a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta estava escrita em
caracteres aramaicos e na língua siríaca.
9
— Então, escreveu Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, e os outros da sua
companhia: dinaítas e afarsaquitas, tarpelitas, afarsitas, arquevitas,
babilônios, susanquitas, deavitas, elamitas
11
— Este, pois, é o teor da carta que ao rei Artaxerxes lhe mandaram: Teus
servos, os homens daquém do rio e em tal tempo.
12
— Saiba o rei que os judeus que subiram de ti vieram a nós a Jerusalém, e
edificam aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros, e
reparando os seus fundamentos.
13
— Agora, saiba o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se
restaurarem, eles não pagarão os direitos, os tributos e as rendas; e assim se
danificará a fazenda dos reis.
15
— para que se busque no livro das crônicas de teus pais, e, então, acharás no
livro das crônicas e saberás que aquela foi uma cidade rebelde e danosa aos
reis e províncias e que nela houve rebelião em tempos antigos; pelo que foi
aquela cidade destruída.
16
— Nós, pois, fazemos notório ao rei que, se aquela cidade se reedificar e os
seus muros se restaurarem, desta maneira não terás porção alguma desta banda do
rio.
21
— Agora, pois, dai ordem para que aqueles homens parem, a fim de que não se
edifique aquela cidade, até que se dê uma ordem por mim.
22
— E guardai-vos de cometerdes erro nisso; por que cresceria o dano para
prejuízo dos reis?
23
— Então, depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes se leu perante Reum, e
Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém,
aos judeus, e os impediram à força de braço e com violência.
24
— Então, cessou a obra da Casa de Deus, que estava em Jerusalém, e cessou até
ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia.
Etimologia:
ארתחששתא -’Artachshashta’ ou ארתחששתא - ’Artachshasht’ ou por permutação ארתחשסתא - ’Artachshact’- de origem estrangeira; n.
pr. m. Artaxerxes = “Eu ferverei os aniqüilados: Eu me alvoroçarei
(no) inverno”; filho e sucessor de Xerxes como imperador da Pérsia, 465-424
a.C.
טבאל -
Tab^e’el;
n. pr. m. Tabeal = “Deus é bom”; um homem cujo filho estava ou no exército de
Peca ou no exército de Rezim a quem Peca e Rezim propuseram torná-lo rei de
Israel Tabeel = “Deus é bom”; um oficial do governo persa em Samaria no
reinado de Artaxerxes
מתרדת –
Mithr^edath
de
origem persa; n. pr. m. Mitredate = “dado por Mitra”; tesoureiro do rei
Ciro, da Pérsia; um oficial persa posicionado em Samaria na época de Artaxerxes
עזרא – ’Ezra’; n. pr. m. Esdras = “ajuda”; o sacerdote e
escriba que liderou as reformas dos exilados que retornaram para Jerusalém;
co-trabalhador com Neemias; um sacerdote com Zorobabel
רחום -R^echuwm; n. pr. m.Reum =
“compaixão”; um homem que retornou de exílio com Zorobabel; também “Neum”; um
comandante que escreveu uma carta ao rei Artaxerxes na qual se opôs à
reconstrução de Jerusalém
בשלם - Bishlam; n. pr. m.Bislão = “em paz”; um oficial persa na Palestina na
época de Esdras
שמשי -
Shimshay (aramaico);
n. pr. m. Sinsai = “ensolarado”; o escrivão de Reum, o sátrapa do governo persa
na Judéia
Hinos
Sugeridos
107,
215 e 375 da Harpa Cristã.
Objetivo
Geral
Mostrar
que a nossa confiança em Deus nos faz vencer as resistências do Maligno.
Objetivos
Específicos
Abaixo
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos
subtópicos.
I.
Mostrar como se deu o lançamento dos alicerces do Templo;
II.
Saber que os samaritanos se opuseram à construção do Templo;
III.
Explicar a falta de resistência dos judeus;
IV.
Discorrer a respeito da reação dos samaritanos quando os judeus cessaram a
obra.
Textos
Apoio:
No
primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela
boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual
fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
Assim
diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da
terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
Quem
há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém,
que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que
está em Jerusalém. Esdras 1:1-3
Etimologia:
אחמתא - ’Achm^etha’ (aramaico)de derivação persa; n. pr. loc. Acmetá
= “Ecbatana”; capital da Média, conquistada por Ciro em 550 a.C. e
que veio a ser residência de verão dos reis persas
Então
o rei Dario deu ordem,
e buscaram nos arquivos, onde se guardavam os tesouros em babilônia.
E
em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo,
e nele estava escrito um memorial que dizia assim:
No
primeiro ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A casa de Deus, em
Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus
fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados, e a sua largura de
sessenta côvados;
Com
três carreiras de grandes pedras, e uma carreira de madeira nova; e a despesa
se fará da casa do rei.
Além
disso, os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor
transportou do templo que estava em Jerusalém, e levou para babilônia, serão
restituídos, para que voltem ao seu lugar, ao templo que está em Jerusalém, e
serão postos na casa de Deus.
Agora,
pois, Tatenai, governador dalém do rio, Setar-Bozenai, e os seus
companheiros, os afarsaquitas, que habitais dalém do rio, apartai-vos
dali.
Deixai
que se faça a obra desta casa de Deus; que o governador dos judeus e os seus
anciãos reedifiquem esta casa de Deus no seu lugar. Esdras 6:1-7
Σκηνοπηγια- skenopegia; n. f. construção de um tabernáculo ou
tabernáculos; festa dos tabernáculos; esta festa era observada pelos judeus
anualmente por sete dias, começando com o décimo quinto dia do mês Tisri
(aprox. nosso Outubro), de certa forma para perpetuar a memória do tempo quando
seus antepassados, depois de deixarem o Egito, habitaram em tendas durante suas
caminhadas pelo deserto da Arábia, e em parte como uma estação de festividade e
alegria pelo término da colheita e da vindima (festa da colheita). Para
celebrar a festa, os judeus tinham o costume de construir tendas dos galhos
folhados das árvores, — seja nas coberturas ou nos pátios de suas habitações,
ou nas ruas e praças, e adorná-las com flores e frutas de todos os tipos — sob
as quais, durante o período da festa, eles banqueteavam e se entregavam ao regozijo.
A
oposição dos inimigos fez com que os judeus abandonassem a reconstrução do
Templo.
SUBSÍDIO
BÍBLICO—TEOLÓGICO
“Os
samaritanos”
No
período do Antigo Testamento, este era um termo que se referia aos residentes
da cidade ou da província de Samaria (2Rs 17.29). Algumas desavenças
entre os residentes da Palestina média e do sul eram evidentes no período dos
juízes, mas os sentimentos foram intensificados com a formação do reino do
norte de Israel sob Jeroboão I.
De
uma forma geral, os residentes de Israel e os cananeus praticavam uma mistura
racial, social e religiosa.
Os
descendentes dessa população mista desejaram ajudar Zorobabel na construção do
Templo, afirmando que adoravam ao mesmo Deus.
Mas,
quando tiveram seu pedido negado, eles se opuseram a construção. Depois que
Neemias começou a reconstruir os muros de Jerusalém, este servo do Senhor
sofreu forte oposição por Sambalate, Gesém e Tobias.
Sambalate
era governador de Samaria” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 7ª Edição. RJ: CPAD,
2010, p.1748).
Oposição:
A
oposição não quer que haja avivamento.
Avivamento
mostra quem é oposição.
Avivamento
faz realizar reforma e reconstruir o que está fumegando.
Povos
que combateram contra os judeus, na reconstrução: e afarsaquitas, tarpelitas,
afarsitas, arquevitas, babilônios, susanquitas, deavitas, elamitas Dinaítas
יני ד- Diynay
(aramaico) gentílico procedente de uma forma primitiva incerta; n pr m Dinaítas
= “julgamento” 1) o nome
de alguns dos
colonizadores cuteanos que
foram transferidos para
as cidades de Samaria depois do cativeiro das dez tribos
ילפט
Tarp ̂elay (aramaico) procedente de um nome de derivação
estrangeira; n patr. M. Tarpelitas = “aqueles da montanha caída (ou
assombrosa)”; o grupo de
colonizadores assírios que foram colocados nas cidades
de Samaria depois
do cativeiro do reino do norte (Israel); identidade incerta
איכסרפא ’Aphar ̂ecay (aramaico) de origem
estrangeira (somente no plural); n pr m pl; persa Afarsitas =
“causadores de divisão (? )”; (CLBL) um cargo desconhecido;(BDB) secretários;
talvez um título de um oficial
יוכרא; Apharc ̂ekay (aramaico)
ou ’Apharc athkay (aramaico) de origem estrangeira; n. pr. m. pl; persa Afarsaquitas
= “como causadores de divisão (? )” Afarsaquitas = “Eu dividirei
os enganadores (?)”
1)
(CLBL) um cargo desconhecido 2) (BDB)
talvez um cargo ou um oficial
2)
(DITAT)
3a) um povo 3b) talvez o título
de um oficial
יוכרא ’Ark ̂evay (aramaico) gentílico
procedente de 751; n pr gent Arquevitas = “estenso” 1) um nativo da cidade de
Ereque
יכרא;’Arkiy gentílico
procedente de outro
l ugar (na Palestina)
de nom e semelhante a;
adj gentílico Arquita ou Arquitas = “estenso” 1) referente a cidade
natal de Husai
שושנכי - Shuwshankiy (aramaico) de
origem estrangeira; n. pr. gentílico pl. susanquitas = ver Susã “lírio” - os
moradores da cidade de Susã
דהוא - Dahava (aramaico) de derivação incerta; n pr. Deavitas = “o doentio”;
o nome de um povo ou - isto é, isto quer dizer (partículas simples).
עלמי - ‘Almiy (aramaico) gentílico de um nome correspondente a 5867
contraído; n. pr. Elamitas = veja Elão “seus montes”
עבת 05687 ‘aboth ou עבות ‘ abowth; adj. que tem folhagem entrelaçada, frondoso, denso com
folhagem
Sh^e’altiy’el
ou שלתיאל
Shaltiy’el;
grego 4528 σαλαθιηλ; n. pr. m.Sealtiel ou Salatiel = “Solicitei de
Deus” - pai de Zorobabel - filho do rei Joaquim ou Jeconias ou Conias, de
Judá, e tio de Zorobabel
Ζοροβαβελ
– Zorobabel
- de origem hebraica; זרבבל ; n. pr. m. Zorobabel = “nascido em Babel, i.e. Babilônico”; o
líder da tribo de Judá no tempo do retorno do cativeiro babilônico no primeiro
ano de Ciro
Destaques:
Todo
intento por reviver a verdadeira religião despertará a oposição de Satanás e
daqueles nos que este opera. Os adversários foram os samaritanos que tinham
sido plantados na terra de Israel - 2 Reis 17. Era evidente que não
queriam unir-se na adoração do Senhor conforme a Sua palavra. Os que estorvam
uma boa obra e debilitam os que estão comprometidos nela, vejam a que amo
servem.
A
Implantação dos Samaritanos.
Chamamento
ao Avivamento
Foi
desprezado
Antes
se deram a feitiçaria, aos deuses estranhos, aos ídolos-postes.
E o Senhor advertiu a
Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes,
dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus
mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais
e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. Porém não
deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que
não creram no Senhor seu Deus.
E rejeitaram os seus
estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que
protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também
seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha
ordenado que não as imitassem. E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus,
e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e
adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
Também fizeram passar pelo
fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se
para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira. Portanto
o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face;
nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá. Até Judá não guardou os
mandamentos do Senhor seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles
fizeram. Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os
oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua
presença. Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a
Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao Senhor, e
os fez cometer um grande pecado. Assim andaram os filhos de Israel em todos os
pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles; Até que o Senhor
tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos
os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria
até ao dia de hoje.
E o rei da Assíria trouxe
gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas
cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em
herança, e habitaram nas suas cidades.
E sucedeu que, no
princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e o Senhor mandou entre
eles, leões, que mataram a alguns deles. Por isso falaram ao rei da Assíria,
dizendo: A gente que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria,
não sabe o costume do Deus da terra; assim mandou leões entre ela, e eis que a
matam, porquanto não sabe o culto do Deus da terra. Então o rei da Assíria
mandou dizer: Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá; e vá e
habite lá, e ele lhes ensine o costume do Deus da terra. Veio, pois, um dos
sacerdotes que transportaram de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinou
como deviam temer ao Senhor. Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram
nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas cidades, em que
habitava. E os de babilônia fizeram Sucote-Benote; e os de Cuta
fizeram Nergal; e os de Hamate fizeram Asima. E os Aveus fizeram Nibaz e
Tartaque; e os Sefarvitas queimavam seus filhos no fogo a Adrameleque, e a
Anameleque, deuses de Sefarvaim. Também temiam ao Senhor; e dos mais
baixos do povo fizeram sacerdotes dos lugares altos, os quais lhes faziam o
ministério nas casas dos lugares altos. Assim temiam ao Senhor, mas também
serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido
transportados. 2 Reis 17:13-33
Calúnia:
A
calúnia é a forma de dividir o povo e trazer meios de dividi-lo.
Calúnia
antiga é que a prosperidade da igreja prejudica a reis e príncipes. Nada pode ser mais falso,
porque a verdadeira piedade nos ensina a honrar e a obedecer a nosso soberano.
Mas
onde a ordem de Deus exige uma coisa e outra a lei da terra, devemos assumir pacientemente
as consequências. Todos os que amam o evangelho devem evitar toda aparência de
mal, para que não estimulem os adversários da igreja. O mundo sempre está prestes
a acreditar em qualquer acusação contra o povo de Deus, e recusa escutá-los.
O
rei se deixou levar por fraudes e falsidades. Os príncipes vêem e ouvem pelos
olhos e ouvidos de outros homens e julgam as coisas segundo lhes são
representadas, o que costuma ser feito com falsidade. Porém o juízo de Deus é justo;
Ele vê as coisas como são.
A
importância desta volta:
A história deste livro é o cumprimento da profecia de Jeremias, enquanto, ao regresso
dos judeus desde a Babilônia. de seu conteúdo aprendemos especialmente que toda
boa obra terá oposição de parte dos inimigos, e será prejudicada pela má
conduta dos amigos; porém Deus fará que sua causa prevaleça apesar de todos os
obstáculos e adversários. A restauração dos judeus foi um sucesso da mais
elevada conseqüência, que resultou na conservação da religião no mundo, e
ajudou a preparar o caminho para a manifestação do Grande Libertador, o Senhor Jesus
Cristo.
Nem
todos voltaram
Criaram
raízes
Pode
parecer estranho que nem todos os judeus tenham escolhido voltar para casa, mas
haviam passado várias décadas na Babilônia e retomado uma vida tão normal
quanto era possível longe de seu lar e do templo. Na verdade, o profeta
Jeremias havia instruído os judeus no exílio a ser cidadãos exemplares - Jeremias
29:1-7.
Na
falta de um templo e de um sacerdócio, durante o cativeiro, os judeus
desenvolveram os cultos em sinagogas, e, com as sinagogas, surgiram os mestres
que conhecemos hoje como escribas e fariseus. A vida no cativeiro não era
perigosa nem insuportável e, para muitos judeus, a longa viagem de volta a Judá
era um desafio impossível.
O
Livro de Ester e o Livro de Daniel mostram que Deus tinha missões a serem
cumpridas por alguns judeus na Babilônia.
A
Mistura retarda a Obra
Quando
os assírios conquistaram o reino do Norte, misturaram intencionalmente as
nações que haviam derrotado, o que levou a uma confusão racial e religiosa (2
Rs 17:24-41).
Os
samaritanos não adoravam o verdadeiro Deus vivo, pois "temiam o Senhor
e, ao mesmo tempo, serviam aos seus próprios deuses" (2 Reis 1
7:33; ver Jo 4:22). Os líderes judeus já haviam rejeitado alguns que se
diziam judeus no exílio na Babilônia (Ed 2:59-63), de modo que não
estavam dispostos a aceitar pessoas da terra que, obviamente, não pertenciam à
nação da aliança e que não poderiam provar sua linhagem judaica.
EM EDIÇÃO (Sem Revisão):
Bibiografia:
Dicionário
Bíblico Wycliffe. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2010, p.1748
Dicionário
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