quarta-feira, agosto 5

Lição 4: A construção do Templo enfrentou oposição Data: 26 de Julho de 2020

Lição 4: A construção do Templo enfrentou oposição

Data: 26 de Julho de 2020

Subsídio Pastor professor Universitário Osvarela

Texto Áureo

“Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar” (Ne 4.6).

Leitura Bíblica

Esdras 4.7,9,11-13,15,16,21-24.

7 — E, nos dias de Artaxerxes, escreveu Bislão, Mitredate, Tabeel e os outros da sua companhia a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta estava escrita em caracteres aramaicos e na língua siríaca.

9 — Então, escreveu Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, e os outros da sua companhia: dinaítas e afarsaquitas, tarpelitas, afarsitas, arquevitas, babilônios, susanquitas, deavitas, elamitas

11 — Este, pois, é o teor da carta que ao rei Artaxerxes lhe mandaram: Teus servos, os homens daquém do rio e em tal tempo.

12 — Saiba o rei que os judeus que subiram de ti vieram a nós a Jerusalém, e edificam aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros, e reparando os seus fundamentos.

13 — Agora, saiba o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem, eles não pagarão os direitos, os tributos e as rendas; e assim se danificará a fazenda dos reis.

15 — para que se busque no livro das crônicas de teus pais, e, então, acharás no livro das crônicas e saberás que aquela foi uma cidade rebelde e danosa aos reis e províncias e que nela houve rebelião em tempos antigos; pelo que foi aquela cidade destruída.

16 — Nós, pois, fazemos notório ao rei que, se aquela cidade se reedificar e os seus muros se restaurarem, desta maneira não terás porção alguma desta banda do rio.

21 — Agora, pois, dai ordem para que aqueles homens parem, a fim de que não se edifique aquela cidade, até que se dê uma ordem por mim.

22 — E guardai-vos de cometerdes erro nisso; por que cresceria o dano para prejuízo dos reis?

23 — Então, depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes se leu perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém, aos judeus, e os impediram à força de braço e com violência.

24 — Então, cessou a obra da Casa de Deus, que estava em Jerusalém, e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia.

Etimologia:

ארתחששתא -’Artachshashta’ ou ארתחששתא - ’Artachshasht’ ou por permutação ארתחשסתא - ’Artachshact’- de origem estrangeira; n. pr. m. Artaxerxes = “Eu ferverei os aniqüilados: Eu me alvoroçarei (no) inverno”; filho e sucessor de Xerxes como imperador da Pérsia, 465-424 a.C.

טבאל - Tab^e’el; n. pr. m. Tabeal = “Deus é bom”; um homem cujo filho estava ou no exército de Peca ou no exército de Rezim a quem Peca e Rezim propuseram torná-lo rei de Israel Tabeel = “Deus é bom”; um oficial do governo persa em Samaria no reinado de Artaxerxes

מתרדת – Mithr^edath

de origem persa; n. pr. m. Mitredate = “dado por Mitra”; tesoureiro do rei Ciro, da Pérsia; um oficial persa posicionado em Samaria na época de Artaxerxes

עזרא – ’Ezra’; n. pr. m. Esdras = “ajuda”; o sacerdote e escriba que liderou as reformas dos exilados que retornaram para Jerusalém; co-trabalhador com Neemias; um sacerdote com Zorobabel

רחום -R^echuwm; n. pr. m.Reum = “compaixão”; um homem que retornou de exílio com Zorobabel; também “Neum”; um comandante que escreveu uma carta ao rei Artaxerxes na qual se opôs à reconstrução de Jerusalém

בשלם - Bishlam; n. pr. m.Bislão = “em paz”; um oficial persa na Palestina na época de Esdras

שמשי - Shimshay (aramaico); n. pr. m. Sinsai = “ensolarado”; o escrivão de Reum, o sátrapa do governo persa na Judéia

Hinos Sugeridos

107, 215 e 375 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Mostrar que a nossa confiança em Deus nos faz vencer as resistências do Maligno.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Mostrar como se deu o lançamento dos alicerces do Templo;

II. Saber que os samaritanos se opuseram à construção do Templo;

III. Explicar a falta de resistência dos judeus;

IV. Discorrer a respeito da reação dos samaritanos quando os judeus cessaram a obra.

Textos Apoio:

No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:

Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.

Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém. Esdras 1:1-3

Etimologia:

אחמתא - ’Achm^etha’ (aramaico)de derivação persa; n. pr. loc. Acmetá = “Ecbatana”; capital da Média, conquistada por Ciro em 550 a.C. e que veio a ser residência de verão dos reis persas

Então o rei Dario deu ordem, e buscaram nos arquivos, onde se guardavam os tesouros em babilônia.

E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim:

No primeiro ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados;

Com três carreiras de grandes pedras, e uma carreira de madeira nova; e a despesa se fará da casa do rei.

Além disso, os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor transportou do templo que estava em Jerusalém, e levou para babilônia, serão restituídos, para que voltem ao seu lugar, ao templo que está em Jerusalém, e serão postos na casa de Deus.

Agora, pois, Tatenai, governador dalém do rio, Setar-Bozenai, e os seus companheiros, os afarsaquitas, que habitais dalém do rio, apartai-vos dali.

Deixai que se faça a obra desta casa de Deus; que o governador dos judeus e os seus anciãos reedifiquem esta casa de Deus no seu lugar. Esdras 6:1-7

Σκηνοπηγια-  skenopegia; n. f. construção de um tabernáculo ou tabernáculos; festa dos tabernáculos; esta festa era observada pelos judeus anualmente por sete dias, começando com o décimo quinto dia do mês Tisri (aprox. nosso Outubro), de certa forma para perpetuar a memória do tempo quando seus antepassados, depois de deixarem o Egito, habitaram em tendas durante suas caminhadas pelo deserto da Arábia, e em parte como uma estação de festividade e alegria pelo término da colheita e da vindima (festa da colheita). Para celebrar a festa, os judeus tinham o costume de construir tendas dos galhos folhados das árvores, — seja nas coberturas ou nos pátios de suas habitações, ou nas ruas e praças, e adorná-las com flores e frutas de todos os tipos — sob as quais, durante o período da festa, eles banqueteavam e se entregavam ao regozijo.

A oposição dos inimigos fez com que os judeus abandonassem a reconstrução do Templo.

SUBSÍDIO BÍBLICO—TEOLÓGICO

“Os samaritanos”

No período do Antigo Testamento, este era um termo que se referia aos residentes da cidade ou da província de Samaria (2Rs 17.29). Algumas desavenças entre os residentes da Palestina média e do sul eram evidentes no período dos juízes, mas os sentimentos foram intensificados com a formação do reino do norte de Israel sob Jeroboão I.

De uma forma geral, os residentes de Israel e os cananeus praticavam uma mistura racial, social e religiosa.

Os descendentes dessa população mista desejaram ajudar Zorobabel na construção do Templo, afirmando que adoravam ao mesmo Deus.

Mas, quando tiveram seu pedido negado, eles se opuseram a construção. Depois que Neemias começou a reconstruir os muros de Jerusalém, este servo do Senhor sofreu forte oposição por Sambalate, Gesém e Tobias.

Sambalate era governador de Samaria” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2010, p.1748).

Oposição:

A oposição não quer que haja avivamento.

Avivamento mostra quem é oposição.

Avivamento faz realizar reforma e reconstruir o que está fumegando.

Povos que combateram contra os judeus, na reconstrução: e afarsaquitas, tarpelitas, afarsitas, arquevitas, babilônios, susanquitas, deavitas, elamitas Dinaítas

יני ד- Diynay (aramaico) gentílico procedente de uma forma primitiva incerta; n pr m Dinaítas = “julgamento” 1)  o  nome  de  alguns  dos  colonizadores  cuteanos  que  foram  transferidos  para  as  cidades  de Samaria depois do cativeiro das dez tribos

ילפט Tarp  ̂elay (aramaico) procedente de um nome de derivação estrangeira; n patr. M. Tarpelitas = “aqueles da montanha caída (ou assombrosa)”;  o  grupo de  colonizadores assírios   que  foram colocados  nas cidades  de  Samaria  depois  do cativeiro do reino do norte (Israel); identidade incerta

איכסרפא ’Aphar  ̂ecay (aramaico) de origem estrangeira (somente no plural); n pr m pl; persa Afarsitas = “causadores de divisão (? )”; (CLBL) um cargo desconhecido;(BDB) secretários; talvez um título de um oficial

יוכרא; Apharc  ̂ekay  (aramaico) ou ’Apharc athkay (aramaico) de origem estrangeira; n. pr. m. pl; persa Afarsaquitas = “como causadores de divisão (? )” Afarsaquitas = “Eu dividirei os enganadores (?)”

1)      (CLBL) um cargo desconhecido 2) (BDB) talvez um cargo ou um oficial

2)     (DITAT)  3a) um povo  3b) talvez o título de um oficial

יוכרא ’Ark  ̂evay (aramaico) gentílico procedente de 751; n pr gent Arquevitas = “estenso” 1) um nativo da cidade de Ereque

יכרא;’Arkiy gentílico  procedente  de   outro  l ugar  (na  Palestina)  de  nom e  semelhante a;  adj gentílico Arquita ou Arquitas = “estenso” 1) referente a cidade natal de Husai

שושנכי  - Shuwshankiy (aramaico) de origem estrangeira; n. pr. gentílico pl. susanquitas = ver Susã “lírio” - os moradores da cidade de Susã

דהוא - Dahava (aramaico) de derivação incerta; n pr. Deavitas = “o doentio”; o nome de um povo ou - isto é, isto quer dizer (partículas simples).

עלמי - ‘Almiy (aramaico) gentílico de um nome correspondente a 5867 contraído; n. pr. Elamitas = veja Elão “seus montes”

עבת 05687 ‘aboth ou עבות ‘ abowth; adj. que tem folhagem entrelaçada, frondoso, denso com folhagem

Sh^e’altiy’el ou שלתיאל Shaltiy’el; grego 4528 σαλαθιηλ; n. pr. m.Sealtiel ou Salatiel = “Solicitei de Deus” -  pai de Zorobabel -  filho do rei Joaquim ou Jeconias ou Conias, de Judá, e tio de Zorobabel

Ζοροβαβελ – Zorobabel - de origem hebraica; זרבבל ; n. pr. m. Zorobabel = “nascido em Babel, i.e. Babilônico”; o líder da tribo de Judá no tempo do retorno do cativeiro babilônico no primeiro ano de Ciro

Destaques:

Todo intento por reviver a verdadeira religião despertará a oposição de Satanás e daqueles nos que este opera. Os adversários foram os samaritanos que tinham sido plantados na terra de Israel - 2 Reis 17. Era evidente que não queriam unir-se na adoração do Senhor conforme a Sua palavra. Os que estorvam uma boa obra e debilitam os que estão comprometidos nela, vejam a que amo servem.

A Implantação dos Samaritanos.

Chamamento ao Avivamento

Foi desprezado

Antes se deram a feitiçaria, aos deuses estranhos, aos ídolos-postes.

E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.

E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem. E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.

Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira. Portanto o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá. Até Judá não guardou os mandamentos do Senhor seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram. Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença. Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao Senhor, e os fez cometer um grande pecado. Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles; Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.

E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.

E sucedeu que, no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e o Senhor mandou entre eles, leões, que mataram a alguns deles. Por isso falaram ao rei da Assíria, dizendo: A gente que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria, não sabe o costume do Deus da terra; assim mandou leões entre ela, e eis que a matam, porquanto não sabe o culto do Deus da terra. Então o rei da Assíria mandou dizer: Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá; e vá e habite lá, e ele lhes ensine o costume do Deus da terra. Veio, pois, um dos sacerdotes que transportaram de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor. Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas cidades, em que habitava. E os de babilônia fizeram Sucote-Benote; e os de Cuta fizeram Nergal; e os de Hamate fizeram Asima. E os Aveus fizeram Nibaz e Tartaque; e os Sefarvitas queimavam seus filhos no fogo a Adrameleque, e a Anameleque, deuses de Sefarvaim. Também temiam ao Senhor; e dos mais baixos do povo fizeram sacerdotes dos lugares altos, os quais lhes faziam o ministério nas casas dos lugares altos. Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados. 2 Reis 17:13-33

Calúnia:

A calúnia é a forma de dividir o povo e trazer meios de dividi-lo.

Calúnia antiga é que a prosperidade da igreja prejudica a reis e príncipes. Nada pode ser mais falso, porque a verdadeira piedade nos ensina a honrar e a obedecer a nosso soberano.

Mas onde a ordem de Deus exige uma coisa e outra a lei da terra, devemos assumir pacientemente as consequências. Todos os que amam o evangelho devem evitar toda aparência de mal, para que não estimulem os adversários da igreja. O mundo sempre está prestes a acreditar em qualquer acusação contra o povo de Deus, e recusa escutá-los.

O rei se deixou levar por fraudes e falsidades. Os príncipes vêem e ouvem pelos olhos e ouvidos de outros homens e julgam as coisas segundo lhes são representadas, o que costuma ser feito com falsidade. Porém o juízo de Deus é justo; Ele vê as coisas como são.

A importância desta volta:

A história deste livro é o cumprimento da profecia de Jeremias, enquanto, ao regresso dos judeus desde a Babilônia. de seu conteúdo aprendemos especialmente que toda boa obra terá oposição de parte dos inimigos, e será prejudicada pela má conduta dos amigos; porém Deus fará que sua causa prevaleça apesar de todos os obstáculos e adversários. A restauração dos judeus foi um sucesso da mais elevada conseqüência, que resultou na conservação da religião no mundo, e ajudou a preparar o caminho para a manifestação do Grande Libertador, o Senhor Jesus Cristo.

Nem todos voltaram

Criaram raízes

Pode parecer estranho que nem todos os judeus tenham escolhido voltar para casa, mas haviam passado várias décadas na Babilônia e retomado uma vida tão normal quanto era possível longe de seu lar e do templo. Na verdade, o profeta Jeremias havia instruído os judeus no exílio a ser cidadãos exemplares - Jeremias 29:1-7.

Na falta de um templo e de um sacerdócio, durante o cativeiro, os judeus desenvolveram os cultos em sinagogas, e, com as sinagogas, surgiram os mestres que conhecemos hoje como escribas e fariseus. A vida no cativeiro não era perigosa nem insuportável e, para muitos judeus, a longa viagem de volta a Judá era um desafio impossível.

O Livro de Ester e o Livro de Daniel mostram que Deus tinha missões a serem cumpridas por alguns judeus na Babilônia.

A Mistura retarda a Obra

Quando os assírios conquistaram o reino do Norte, misturaram intencionalmente as nações que haviam derrotado, o que levou a uma confusão racial e religiosa (2 Rs 17:24-41).

Os samaritanos não adoravam o verdadeiro Deus vivo, pois "temiam o Senhor e, ao mesmo tempo, serviam aos seus próprios deuses" (2 Reis 1 7:33; ver Jo 4:22). Os líderes judeus já haviam rejeitado alguns que se diziam judeus no exílio na Babilônia (Ed 2:59-63), de modo que não estavam dispostos a aceitar pessoas da terra que, obviamente, não pertenciam à nação da aliança e que não poderiam provar sua linhagem judaica.

 

EM EDIÇÃO (Sem Revisão):

Bibiografia:

Dicionário Bíblico Wycliffe. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2010, p.1748

Dicionário Strong

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