Zorobabel
recomeça a reconstrução do Templo
Lição
5 CPAD - 02
de Agosto de 2020
Estudo
subsídio Pastor Professor Universitário Osvarela
Texto
Áureo
“Ao
vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario, veio a palavra
do SENHOR pelo ministério do profeta Ageu, dizendo: […] Ponde, pois, eu
vos rogo, […] desde o dia em que se fundou o templo do SENHOR, ponde o vosso
coração nestas coisas” Ageu 2.10,18
Leitura
Bíblica
Esdras
5.1,2; Ageu 1.1,12; Zacarias 4.6-10.
Esdras
5
1
— E Ageu, profeta, e Zacarias, filho de Ido, profeta, profetizaram aos judeus
que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes
profetizaram.
2
— Então, se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de
Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, que está em Jerusalém; e
com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.
“Esdras
4:8 — 6:18 é escrito em aramaico, não em hebraico, e Esdras 7:12-26 também se encontra em aramaico.
Essas cartas e o decreto foram copiados de documentos oficiais guardados nos
arquivos do governo.
Esdras
4:12 é a
primeira passagem das Escrituras em que encontramos a palavra "judeus".
Refere-se, obviamente, ao povo de Judá.” A história de Judá após o Cativeiro
Babilônico passou a ser a mesma do próprio povo judeu, até os dias de hoje.
Mas,
todos são filhos dos 12 ramos genealógicos de Jacó, Israel.
Importante
informação, para demonstrar historicamente que Judá voltou do cativeiro, o que
configurou a nominação gentílica de judeus, (embora nem todos, pois,
alguns se mantiveram na Babilônia, com suas famílias por terem negócios e
miscigenação obvia, pelo tempo de vida naquele Reino) e também alguns de
Israel, das tribos do Norte, certamente vieram, aproveitando a situação, ou
alguns que restaram do cativeiro diferenciado, de quando foram escravizados,
nas primeiras incursões dos reinos da Pérsia e Babilônia, na Palestina.
Ageu
1
1
— No ano segundo do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês,
veio a palavra do SENHOR, pelo ministério do profeta Ageu, a Zorobabel,
filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo
sacerdote, dizendo:
12
— Então, ouviu Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo
sacerdote, e todo o resto do povo a voz do SENHOR, seu Deus, e as palavras do
profeta Ageu, como o SENHOR, seu Deus, o tinha enviado; e temeu o povo diante
do SENHOR.
Zacarias
4
6
— E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel,
dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR
dos Exércitos.
7
— Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel, serás uma campina; porque
ele trará a primeira pedra com aclamações: Graça, graça a ela.
8
— E a palavra do SENHOR veio de novo a mim, dizendo:
9
— As mãos de Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão,
para que saibais que o SENHOR dos Exércitos me enviou a vós.
10
— Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esse se alegrará, vendo
o prumo na mão de Zorobabel; são os sete olhos do SENHOR, que discorrem
por toda a terra.
Objetivo
Geral
Compreender
como se deu a reconstrução do Templo sobre a liderança de Zorobabel.
Objetivos
Específicos
Abaixo
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos
subtópicos.
I.
Mostrar como Deus levantou os profetas Ageu e Zacarias para incentivar o povo a
reconstruir o Templo;
II.
Saber que o ministério profético é uma prova da manifestação de Deus;
III.
Explicar o ministério profético à luz da Bíblia.
Nota: O compendio de Ezra
[Esdras e Neemias é um só no Canon judaico] contam a história pós-davídica até
aos anos 400 a.C. Os 11 Escritos (Ketuvim) incluem três livros poéticos
(Salmos, Job, Provérbios), os cinco pergaminhos (Ruth, Cantares [Canção de
Salomão], Eclesiastes, Lamentações, e Ester); um trabalho apocalíptico, Daniel,
(Esdras [Ezra] – Neemias) e Crônicas.
Observar:
São consolidados em um só volume os livros de Esdras e Neemias, bem como, 1 e 2
Crônicas, o que resultará nos 11 Livros.
Ne.1.1,11.AS
palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano
vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza... Ah! Senhor, estejam, pois, atentos
os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam
temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante
este homem. Então era eu copeiro do rei.
A
questão histórica retratada nestes capítulos e os concordantes internos do
livro de Esdras, mostra que haveria a possibilidade dos inimigos dos Judeus,
persas e samaritanos e membros (assim
chamados, pois a tribo de Judá teve a primazia quase absoluta, numericamente,
de seus membros na volta determinada, anteriormente por Artaxerxes),
destruírem parcialmente, por ódio e por perderem o espaço que haviam ocupado,
como nos relatos, à partir de 2Reis 17.
“
..., gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate
e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de
Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.” 2
Reis 17:24
IMPERADORES PERSAS |
RESTURAÇÃO JUDAICA |
CIRO, o Grande – 539-530 a.C |
Volta a Judá |
Cambises – 530-522ª.C |
|
Dario I – 485-465 a.C |
Reconstrução do Templo |
Xerxes – Rei Assuero – 485-465 a.c. |
|
Artaxerxes - 465-425 a.C |
Missão de Neemias – reconstrução das
muralhas de Jerusalém e reformas. |
Dario II – 425-405 a.C. |
|
Artaxerxes II – 405-439 a.C. |
?;Missão de Esdras e Reforma
;Promulgação da Lei. |
http://estudandopalavra.blogspot.com/2012/10/profetas-menores-estudo-continuado-novo.html
http://estudandopalavra.blogspot.com/2012/11/licao-04-cpad-obadias-o-principio-da.html
http://estudandopalavra.blogspot.com/2012/10/profetas-menores-estudo-continuado-novo.html
Ageu
– Hagai - Aggeus,
o décimo entre os menores profetas do Antigo Testamento, é chamado no texto
hebraico, Hággáy, e na Septuaginta Haggaios, daí o latim forma Aggeus e no
português Ageu.
O
significado do seu nome exato é incerto. Muitos estudiosos consideram-no como
um adjetivo significando "a uma festa" (nascido no banquete),
enquanto outros, consideram ser uma forma abreviada do substantivo Hággíyyah,
"Senhor é a minha festa",
A
missão de Ageu foi para exortar o povo de que era tempo para reconstruir o
templo. Após o retorno de cativeiro, Ageu foi enviado para incentivar o povo
a reconstruir o templo, e para repreender sua negligência.
Para
incentivar o seu compromisso, o povo está certo de que a glória do segundo
templo será muito superior, do que a do
primeiro.
Ali
encontramos a figura de Cristo, o Desejado de todas as nações;
"O
desejado de todas as nações" é tida como uma indicação pessoal de
Cristo, e tem uma característica milenar. Cap.2 e Versículo 9 é geralmente
considerado cumprido pela presença de Cristo no segundo templo.
Zacarias
- Zecharyá
- O livro de Zacarias, um dos mais curtos livros entre os Profetas Menores,
leva o nome de um sacerdote que regressou a Jerusalém com os exilados de Babilônia.
- Nevi'im Aharonim (Últimos Profetas) [נביאים
אחרונים]:
- Yeshayahu - (Isaías) - [ישעיהו]
- Yirmiyahu - (Jeremias) - [ירמיהו]
- Yehezq'el - (Ezequiel) - [יחזקאל]
- Trei Asar (Doze Profetas Menores) [תרי
עשר]
- Hoshea - (Oséias) - [הושע]
- Yo'el - (Joel) - [יואל]
- Amos - (Amós) - [עמוס]
- Ovadyah - (Obadias) - [עבדיה]
- Yonah - (Jonas) - [יונה]
- Mikhah - (Miquéias) - [מיכה]
- Nakhum - (Naum) - [נחום]
- Habaquq - (Habacuque) - [חבקוק]
- Tsefania - (Sofonias)[צפניה]
- Haggai Ageu) - [חגי]
- Zekharia - (Zacarias) - [זכריה]
- Malakhi - (Malaquias) - [מלאכי]
3-Neviim (do hebraico נביאים) ou Profetas é
o nome de uma das três seções do Tanakh, estando entre a Torá e Kethuvim.
Exórdio:
“Então, depois que a cópia
da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus
companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém, aos judeus, e os impediram
à força e com violência. Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em
Jerusalém; e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da
Pérsia.” Esdras 4:23,24
Enumero
alguns itens históricos para compreensão do período geopolítico do período dos
fatos:
Norte
ou Setentrional - Reino das 10 Tribos
“Ao
lançar os alicerces do templo, Zorobabel seguiu as dimensões apresentadas na
lei de Moisés, mas o édito lhe dava permissão de construir uma estrutura ainda
maior.”
“Zorobabel
não foi acompanhado de um grande número de levitas, apenas 733 dentre quase 50
mil homens, menos de 2%. Seria de se esperar que esses servos de Deus
estivessem ansiosos para regressar a sua terra e servir, mas decidiram ficar na
Babilônia.”
“Os
samaritanos” – vide Subsídio da aula 4
No
período do Antigo Testamento, este era um termo que se referia aos residentes
da cidade ou da província de Samaria (2Rs 17.29). Algumas desavenças
entre os residentes da Palestina média e do sul eram evidentes no período dos
juízes, mas os sentimentos foram intensificados com a formação do reino do
norte de Israel sob Jeroboão I.
De
uma forma geral, os residentes de Israel e os cananeus praticavam uma mistura
racial, social e religiosa.
Os
descendentes dessa população mista desejaram ajudar Zorobabel na construção do
Templo, afirmando que adoravam ao mesmo Deus.
Mas,
quando tiveram seu pedido negado, eles se opuseram a construção. Depois que
Neemias começou a reconstruir os muros de Jerusalém, este servo do Senhor
sofreu forte oposição por Sambalate, Gesém e Tobias.
Sambalate
era governador de Samaria” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 7ª Edição. RJ: CPAD,
2010, p.1748).
Etimologia dos afarsaquitas,
tarpelitas, afarsitas, arquevitas, babilônios, susanquitas, deavitas, elamitas Dinaítas
יני ד- Diynay
(aramaico) gentílico procedente de uma forma primitiva incerta; n pr m Dinaítas
= “julgamento” 1) o nome
de alguns dos
colonizadores cuteanos que
foram transferidos para
as cidades de Samaria depois do cativeiro das dez tribos
ילפט
Tarp ̂elay (aramaico) procedente de um nome de derivação
estrangeira; n patr. M. Tarpelitas = “aqueles da montanha caída (ou
assombrosa)”; o grupo de
colonizadores assírios que foram colocados nas cidades
de Samaria depois
do cativeiro do reino do norte (Israel); identidade incerta
איכסרפא -
’Aphar^ecay (aramaico)
de origem estrangeira (somente no plural); .n pr. m. pl;persa Afarsitas
= “causadores de divisão (? )”; (CLBL) um cargo desconhecido;(BDB) secretários;
talvez um título de um oficial
יוכרא - Apharc^ekay (aramaico) ou ’Apharc athkay (aramaico) de
origem estrangeira; n. pr. m. pl; persa Afarsaquitas = “como
causadores de divisão (? )” Afarsaquitas = “Eu dividirei os
enganadores (?)”
1)
(CLBL) um cargo desconhecido; 2) (BDB)
talvez um cargo ou um oficial
2)
(DITAT)
- 3a) um povo, 3b) talvez o título de um oficial
יוכרא ’Ark ̂evay (aramaico) gentílico
procedente de 751; n pr gent Arquevitas = “estenso” 1) um nativo da cidade de
Ereque
יכרא;’Arkiy gentílico
procedente de outro
l ugar (na Palestina)
de nom e semelhante a;
adj gentílico Arquita ou Arquitas = “estenso” 1) referente a cidade
natal de Husai
שושנכי -
Shuwshankiy (aramaico) de origem estrangeira; n. pr. gentílico pl. susanquitas
= ver Susã “lírio” - os moradores da cidade de Susã
דהוא - Dahava (aramaico) de derivação incerta; n pr. Deavitas = “o doentio”;
o nome de um povo ou - isto é, isto quer dizer (partículas simples).
עלמי - ‘Almiy (aramaico) gentílico de um nome correspondente a 5867
contraído; n. pr. Elamitas = veja Elão “seus montes”
עבת -
‘aboth ou עבות ‘ abowth; adj. que tem folhagem entrelaçada, frondoso, denso com
folhagem
ארתחששתא -’Artachshashta’ ou ארתחששתא - ’Artachshasht’ ou por permutação ארתחשסתא - ’Artachshact’- de origem estrangeira; n.
pr. m. Artaxerxes = “Eu ferverei os aniqüilados: Eu me alvoroçarei
(no) inverno”; filho e sucessor de Xerxes como imperador da Pérsia, 465-424
a.C.
טבאל -
Tab^e’el;
n. pr. m. Tabeal = “Deus é bom”; um homem cujo filho estava ou no exército de
Peca ou no exército de Rezim a quem Peca e Rezim propuseram torná-lo rei de
Israel Tabeel = “Deus é bom”; um oficial do governo persa em Samaria no
reinado de Artaxerxes
מתרדת –
Mithr^edath; de
origem persa; n. pr. m. Mitredate = “dado por Mitra”; tesoureiro
do rei Ciro, da Pérsia; um oficial persa posicionado em Samaria na época de
Artaxerxes
עזרא – ’Ezra’; n. pr. m. Esdras = “ajuda”; o sacerdote e
escriba que liderou as reformas dos exilados que retornaram para Jerusalém;
co-trabalhador com Neemias; um sacerdote com Zorobabel
רחום -R^echuwm; n. pr. m. Reum = “compaixão”; um homem que
retornou de exílio com Zorobabel; também “Neum”; um comandante que escreveu
uma carta ao rei Artaxerxes na qual se opôs à reconstrução de Jerusalém
בשלם - Bishlam; n. pr. m.Bislão = “em paz”; um oficial persa na Palestina na
época de Esdras
שמשי -
Shimshay (aramaico);
n. pr. m. Sinsai = “ensolarado”; o escrivão de Reum, o sátrapa do governo persa
na Judéia
Sh^e’altiy’el
ou שלתיאל
Shaltiy’el;
grego - σαλαθιηλ; n. pr. m. Sealtiel ou Salatiel = “Solicitei
de Deus” - pai de Zorobabel - filho do rei Joaquim ou Jeconias ou Conias, de
Judá, e tio de Zorobabel
Ζοροβαβελ
– Zorobabel
- de origem hebraica; זרבבל ; n. pr. m. Zorobabel = “nascido em Babel, i.e.
Babilônico”; o líder da tribo de Judá no tempo do retorno do cativeiro
babilônico no primeiro ano de Ciro
סנחריב - Cancheriyb; n. pr. m. Senaqueribe = “Sin multiplicou
irmãos” (Sin = a lua); filho de Sargon, pai de Esar-Hadom, e rei da
Assíria de 705-681 a.C.; atacou Judá durante o reinado do rei Ezequias e
Judá foi libertada quando um anjo matou 185.000 soldados assírios em resposta à
oração de Ezequias
Discurso:
Acese
o link
para ler conteúdo completo sobre:
“Havendo Deus antigamente falado muitas
vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos
nestes últimos dias pelo Filho” Hebreus 1:1
Os
profetas, ou nabi, ou navi no conteúdo bíblico é
alguém autorizado a falar em nome de outrem. No caso, falar em nome de Deus.
“E dentre vossos filhos suscitei
profetas, e dentre os vossos jovens nazireus. Não é isto assim, filhos de
Israel? diz o Senhor”. Amós 2:11
Na
historia bíblica estes homens eram no contexto veterotestamentário escolhidos
para esta atividade e serviam a comunidade israelita com o seu dom.
Naquele
contexto o ministério profético era restrito.
“Então os filhos dos profetas que
estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje
tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei;
calai-vos’. 2 Reis 2:5
“E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis
que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois,
até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um
lugar para habitar. E disse ele: Ide”. 2
Reis 6:1-2
A
Introdução e Ambiente Neotestamentário:
A
atividade do profeta, o faz ver as consequências.
É
ele que tem a visão por detrás do que está acontecendo, e parece normal para
todos os demais.
É
preciso entender a origem dos cultos e a forma de adoração da Igreja se inicia
dentro do Templo e das sinagogas judaicas.
Os
profetas exerceram neste período, as atividade dos profetas:
A
função dos profetas:
Exortar –
eram doutrinadores e mantenedores da posição do povo diante da Lei e dos
mandamentos divinos;
Proclamar os
desígnios de Deus; Anunciadores da vontade de Deus para com o povo e a Nação.
Alertar do
juízo futuro; Eram atalaias.
O
reconhecimento dos profetas era algo inerente a nação de Israel, serviam para
orientar o Rei e o Reino, até nas suas batalhas:
Disse, porém, Jeosafá: Não há
aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar? Então
disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar
ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só
o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.
Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze-me depressa a Micaías,
filho de Inlá. 1 Reis 22:7-9
Com
base nas Escrituras seguimos a dificuldade da reconstrução, após a carta de
alguns inimigos da Obra.
O
povo começou a voltar para Judá a partir de um decreto do rei Ciro (um rei
persa), em 536 a.C. (Ed. 1.1-4).
Os
judeus estavam debaixo do domínio do império persa, pois o império medo-persa
já tinha
dominado
o império babilônico.
Se
você verificar, vai entender que, ainda nos dias de hoje, há gente mandando
Cartas para o Rei, para impedir o que você havia iniciado, após a ordem, do que
estava na liderança, mudando a liderança, eles se aproveitam e te paralisam,
mas o que foi escrito pelo Rei, vai aparecer, nos escritos divinos.
Você
começou e você vai acabar, recebeu a ordem e vai cumpri-la.
Por
isto, não desista, mesmo que, te paralisem por um instante, você vai continuar.
1º
Retorno: Sob A Liderança De Zorobabel
Ênfase
era a Construção do templo
Se
deu no Período 536 – 516 a.C.
A história de Judá após o
Cativeiro Babilônico passou a ser a mesma do próprio povo judeu, até os dias de
hoje.
Texto
bíblico que, descreve estes fatos: Esdras 1 - 6
Reum havia apresentado quatro
motivos pelos quais o rei deveria ordenar que os judeus interrompessem a
construção em Jerusalém, e conseguiu, provisoriamente.
1.
Em primeiro lugar, a
história mostrava que Jerusalém era, de fato, rebelde e perversa(aos Impérios,
que, para cumprimento das profecias, a tornaram localidade dominada) algo que, infelizmente,
nem os judeus poderiam negar.
2.
Reum argumentou que, se Jerusalém
fosse restaurada, a cidade se rebelaria contra o rei e declararia sua
independência (4:1 2).
3.
Enquanto Jerusalém
estivesse em ruínas, não poderia se defender dos exércitos do rei.
4.
Se os judeus conseguissem
reconstruir a cidade e se rebelassem, sem dúvida conquistariam todo o
território daquele lado do Eufrates (v. 16), o que seria extremamente
prejudicial para o rei e seu império.
Os
oficiais do rei pesquisaram os arquivos e encontraram provas de que os judeus haviam,
de fato, sido governados por reis poderosos (Davi, Salomão, Josias, Ezequias)
e também por reis rebeldes, de modo que as acusações de Reum tinham fundamento
históricos e geopolíticos importantes, para domínio da região da Palestina,
corredor comercial e de acesso bélico, desde a Mesopotâmia.
“O fato de Dario, rei a
Pérsia, ser chamado de "rei da Assíria" em 6:22 não deve ser
motivo de controvérsia. Em Neemias 13:6, Artaxerxes, rei da Pérsia, é chamado
de "rei da Babilônia. O reino de Dario incluía a Assíria, de modo
que ele podia usar esse título.”
Através
de Ciro, que era um príncipe persa, realizou a dominação do Reino da região da
Média e, assim, deu início à formação de um bem-sucedido reinado (Medo-persa)
que durou cerca de vinte e cinco anos. Nesse período, este talentoso imperador
também conquistou o reino da Lídia, a Fenícia, a Síria, a Palestina, as regiões
gregas da Ásia Menor e a Babilônia.
Reis
e Imperadores:
Ciro
inaugurou o chamado império persa. Com o aumento da população, houve a necessidade
da expansão geográfica.
Ciro,
o Grande (560-530 a.C.), tornou-se rei dos medos e persas, após haver conquistado
Ecbátana e destronado Astíages (555 a.C.). Conquistou também a Babilônia (539
a.C.). O império ia desde o Helesponto até as fronteiras da Índia.
Ciro
não proibia as crenças nativas dos povos conquistados.
Concedia
alguma autonomia para as classes altas,
que governavam as regiões dominadas pelos persas, mas exigia, em troca, homens
para seu exército, alimentos e metais preciosos. Ciro morreu em 529 a.C.
Cambises
, filho e sucessor de Ciro, iniciou uma difícil
campanha militar contra o Egito, em 525 a.C., finalmente vencida pelos
persas na batalha de Pelusa. Nessa época o império persa abrangia o mar Cáspio,
o mar Negro, o Cáucaso, grande parte do Mediterrâneo oriental, os desertos da
África e da Arábia, o golfo Pérsico e a Índia. Cambise pretendia estender
seus domínios até Cartago, mas não
conseguiu levar esse plano adiante por causa de violenta luta interna pelo
poder.
A
luta pelo poder prosseguiu após a morte de Cambises. Dario, parente distante de
Cambises, aliou-se a fortes setores da nobreza, tomou o trono e iniciou uma
nova era na história da Pérsia.
“..., os profetas Ageu
e Zacarias exortaram veementemente seus compatriotas a reiniciarem os
trabalhos. [...] O empenho de reconstrução do Templo foi adequadamente
retomado”.
Este
novo ímpeto ocorreu após um período de uns 17 anos, durante os quais os
trabalhos ficaram parados. É neste plano de fundo da situação histórica que,
devemos ver e entender o Ministério de Ageu.
Esdras
Os
Reis Persas Nos Dias Do Esdras
Ciro
559-530 a.C. Conquistou Babilônia. Estabeleceu uma política para devolver aos
cativos a sua terra natal. Enviou ao Zorobabel a Jerusalém, financiou seu
projeto e devolveu os artigos de ouro e prata que Nabucodonosor tinha tirado do
templo. Provavelmente conheceu Daniel.
Darío
522-486 a.C. Apoiou a construção do templo de Jerusalém.
Assuero
(Jerjes ou Xerxes) 486-465 a.C. Foi o marido do Ester. Permitiu que os judeus
se protegessem contra o intento de Amam de eliminar a seu povo.
Artaxerxes
465-424 a.C. Teve Neemias como seu copeiro. Permitiu que tanto Esdras como
Neemias retornassem a Jerusalém.
1.
Imperador persa, Ciro,
decreta o retorno dos judeus para Jerusalém.
2.
Retornam sob a liderança
de Zoroboabel.
3.
Iniciam as obras de
reconstrução.
4.
Samaritanos pedem para
participar da reconstrução e lhes é negado
5.
Samaritanos pedem a
paralização da obra (Ed. 4)
6.
As obras são interrompidas
em 536 a.C. a pedido dos samaritanos ao imperador Cambisses (sucessor de Ciro).
7.
14 anos depois (520 a.C.)
no reinado de Dario, o grande (sucessor de Cambisses), a obra é retomada.
8.
Após 4 anos, em 516 a.C. o
templo é concluído.
9.
O rei ordenara que os judeus parassem a
reconstrução da cidade.
Estamos,
pois, no segundo estágio da reedificação. De 530 a.C. a 520 a.C., os
judeus concentraram-se na construção de suas casas e deixaram de lado as obras
na Casa do Senhor.
“Naquele tempo vieram
a eles Tatenai, governador dalém do rio, e Setar-Bozenai, e os seus
companheiros, e disseram-lhes assim: Quem vos deu ordem para reedificardes
esta casa, e restaurardes este muro?” Esdras 5:3
Deus
disciplinou seu povo a fim de encorajá-los a obedecer a suas ordens (Ag 1:6),
mas eles se recusaram a dar ouvidos.
Ageu
começou seu ministério da Palavra em 29 de agosto de 520 a.C. (Ag 1:1),
e cinco de suas mensagens encontram-se registradas no livro com o seu nome.
A
ação do profeta é: exortar, consolar e anunciar o juízo e a justiça divina.
“E Ageu, profeta, e
Zacarias, filho de Ido, profeta, profetizaram aos judeus que estavam em Judá
e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram. Ed.
1. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Subi ao
monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado,
diz o Senhor. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco,
quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? — diz o
Senhor dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao
passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.” Ageu 1:;7-9
Um
ou dois meses depois, juntou-se a ele um rapaz cujo nome era Zacarias,
um sacerdote chamado por Deus para ser profeta (Zc 1:1).
Esses
dois homens transmitiram a Palavra de Deus aos líderes e ao remanescente que "iam
edificando e prosperando em virtude do que profetizaram os profetas Ageu e Zacarias"
Ed 6:14
Ageu
e sua importância em incentivar os judeus.
O
livro de Ageu fornece informações muito úteis a respeito da reconstrução do
templo de Jerusalém. Depois que os judeus retornaram a Jerusalém saindo da
Babilônia, começaram a reconstruir a cidade e o templo, mas pararam quando
enfrentaram oposição (ver Esdras 1–4). O livro de Ageu registra o
mandamento dado pelo Senhor aos judeus para que renovassem seu empenho de
reconstruir o templo. Os judeus obedeceram à palavra do Senhor dada por
intermédio de Ageu e conseguiram terminar o templo (ver Ageu 1–2; Esdras 5–6).
Ageu
pode ser lido, por suas mensagens:
Pela
Ordem:
A.
Causa do Atraso, 1.2 - Os judeus esperaram o
momento certo para reconstruir o Templo; diziam que ainda não era o momento.
Erigiram o altar e fizeram um ritual simples. Sob as circunstâncias vigentes,
acharam que isso bastava. Pelo visto, deixaram de terminar a reconstrução do
Templo em virtude de uma interpretação meticulosa da menção de Jeremias aos 70
anos (Jr 25.11); julgavam que o período ainda não se completara.
Troca
por Bençãos:
Outra razão sugerida para a interrupção das obras era que o Senhor não os
abençoara com boas colheitas. Este fato, segundo eles, indicava que Deus ainda
estava irado com eles; portanto, não veio ainda o tempo. Deus, conforme este
ponto de vista, não tinha criado as condições favoráveis para a reconstrução.
O
medo que tinham dos samaritanos era, talvez, mais outra razão para a falta de interesse
em renovar o empenho em reconstruir o Templo.
B. Crítica
ao Atraso, 1.3-6 – negligenciavam o Templo pelas razões discutidas acima, os
exilados que voltaram tinham achado tempo e condição convenientes para
construir as próprias casas. Estava na hora de falar a palavra do SENHOR. Além
disso, os judeus tinham construído suas residências com luxo e extravagância.
Estucadas significa “apaineladas” (ARA; cf. “casas de fino acabamento”,
NVI). Fizeram o acabamento das paredes das casas com madeiramento caro. Esta
prática era considerada luxuosa até para um rei (Jeremias 22.14).
Contudo, diziam que não tinham recursos para restaurar a casa do Senhor.
C. Desafio
à Ação, 1.7-11,
iniciando pelo versículo 7, há uma declaração retumbante: Assim
diz o SENHOR dos Exércitos, acompanhada pelo mesmo desafio: Aplicai o vosso
coração aos vossos caminhos. O significado de versículo 8 é: “Movei-vos desta
indolência e indiferença para irdes imediatamente às montanhas ajuntar madeira
para a tarefa”. As pedras do Templo de Salomão ainda estariam espalhadas pelo
local do santuário, mas o madeiramento teria sido queimado. Se os judeus
passassem à ação, o favor de Deus para eles e o Templo se manifestaria. Esta é
a gloriosa promessa do Senhor. A frase: E eu serei glorificado!
D.
Reação ao Desafio, 1.12-15
Resto (ou remanescente), tornou-se
termo técnico para referir-se à parte da nação que voltou do cativeiro
babilónico, sempre desanima o povo. Parte do povo que sobrou da volta do
Cativeiro, se comparado com a população anterior a ida ao Cativeiro.
Os judeus “tiveram muito
medo do Senhor” (12, VBB) e imediatamente puseram-se a trabalhar na
reconstrução do Templo. Assim que os trabalhos reiniciaram, o profeta anunciou
uma promessa de Deus: Eu sou convosco (13). O embaixador (“mensageiro”, NVI;
“enviado”, ARA) do SENHOR, falou ao povo, conforme a mensagem do SENHOR. E a
obra de Deus; portanto, o Senhor fará mais que ficar por perto como espectador
interessado; tornar-se-á participante ativo na tarefa. Esta garantia tinha radicação
histórica, pois as palavras fariam o povo lembrar que Deus estivera presente com
os antepassados judeus (Gn 28.15; Êx 3.12; Js 1.5).
Os
Reis Persas Nos Dias De Esdras
•
Ciro 559-530 a.C. Conquistou Babilônia. Estabeleceu uma política para
devolver aos cativos a sua terra natal. Enviou ao Zorobabel a Jerusalém,
financiou seu projeto e devolveu os artigos de ouro e prata que Nabucodonosor
tinha tirado do templo. Provavelmente conheceu Daniel.
•
Darío 522-486 a.C. Apoiou a construção do templo de Jerusalém.
•
Asuero (Xerxes) 486-465 a.C. Foi o marido do Ester. Permitiu que os
judeus se protegessem contra o intento de Amam de eliminar a seu povo.
•
Artaxerxes 465-424 a.C. Teve Neemias como seu copeiro. Permitiu que
tanto Esdras como Neemias retornassem a Jerusalém.
Período:
Retorno Cativeiro Babilônico
Pós-Cativeiro
Babilônico
Daniel;
Ageu; Ezequiel; Zacarias; Malaquias
Pós-Salomão:
Após
sua morte, seu filho Roboão assumiu o trono, mas devido ao descontentamento em
relação aos impostos, as 10 tribos do Norte separam-se e proclamaram Jeroboão
como seu rei. Israel foi dividido entre o Reino de Israel (ao Norte com capital
em Siquém) e o Reino de Judá (ao Sul com capital em Jerusalém).
Zacarias
E Sua Profecia.
Zacarias,
o profeta do período pós-exílio, não deve ser confundido com o Zacarias
martirizado no tempo do rei Joás (2 Cr 24:20-22) e ao qual Jesus se refere (Mt
23:35). Os pais dos dois tinham o mesmo primeiro nome, o que não é incomum na
Bíblia. A carreira profética de Zacarias começou “no oitavo mês do segundo ano
de Dario”(1.1), que é em novembro de 520 a.C. A primeira fase de seu ministério
durou até o nono mês do quarto ano do reinado do rei, ou seja, até dezembro de 518
a.C. (7.1).
Uma
vez que a Bíblia hebraica termina com 2 Crônicas, Jesus estava dizendo:
"Desde o início das Escrituras [o assassinato de Abel em Gênesis] até o
final das Escrituras [o assassinato de Zacarias em 2 Crônicas], todo o
sangue inocente que foi derramado recairá sobre vós".
Zacarias
I é composto de profecias datadas segundo os anos do reinado de Dario I Histaspes,
do segundo ao quarto ano (520-518 a.C.).
Nesta
divisão, Dario ainda reinava quando o exílio terminou (1.12; 7.5). No entanto,
muitos judeus estão na Babilônia (2.6); outros se espalharam pelo mundo (8.7).
A comunidade em Jerusalém é pequena e fraca, formada principalmente por jovens
e pessoas de meia-idade que vieram da Babilônia; há poucas crianças e pessoas
idosas (8.4,5).
Zacarias 4. 7 — Quem és tu, ó monte
grande? Diante de Zorobabel, serás uma campina; porque ele trará a primeira
pedra com aclamações: Graça, graça a ela.
8 — E a palavra do SENHOR
veio de novo a mim, dizendo:
9 — As mãos de
Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão,
para que saibais que o SENHOR dos Exércitos me enviou a vós.
Os
homens escolhidos por Deus, têm sete olhos, têm visão de Deus.
O
profeta foi despertado pelo anjo intérprete para que entendesse a significação
da nova visão. Atento, viu um castiçal todo de ouro (2), um candelabro com sete
braços semelhante ao do Tabernáculo (cf. Êx 37.17-24). Mas o azeite para este candelabro
não era suprido por mãos humanas. Um vaso em cima dele o abastecia de azeite
por meio de sete canudos. E havia, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita
do vaso de azeite, e outra à sua esquerda (3). A fonte da provisão de azeite não
vinha do vaso, mas das duas árvores vivas; era, portanto, perene e inexaurível.
Mistificado
pela visão, o profeta perguntou ao anjo intérprete: Senhor meu, que é isto?
(4). O anjo ficou surpreso por Zacarias não entender, mas não hesitou em dar a resposta:
São os sete olhos do SENHOR, que discorrem por toda a terra (10b). O candelabro
representava a comunidade de Israel, mas num sentido ainda mais profundo era
símbolo da presença divina no meio da comunidade. “O Templo tão próximo da
conclusão por si só não revelará Deus: que os judeus não ponham a confiança no
Templo, mas na vida que há por trás dele”. 43 As sete lâmpadas são símbolos dos
olhos de Jeová.
Mas,
que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda?
A
liderança da reconstrução:
Josué (nome comum) e Zorobabel são os chefes eclesiásticos
e políticos da comunidade (3.1-10; 4.6-10; 6.11-15). Os alicerces do Templo estão
assentados, mas o término da construção está no futuro (4.6-10). Contudo, à medida
que o livro se desenrola, em dezembro de 518 a.C. o santuário fica
suficientemente pronto para que os sacerdotes já estejam nele (7.3).
6 — E respondeu e me
falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força,
nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
9 — As mãos de Zorobabel
têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o
SENHOR dos Exércitos me enviou a vós.
"Não
por força nem por poder, mas pelo meu Espírito" (Zacarias 4:6).
Poder
militar é limitado:
“Uns confiam em carros,
outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso
Deus.” Salmos 20:7
A
palavra "força" refere-se à força militar, àquilo que as
pessoas podem fazer em conjunto, mas o remanescente não possuía um exército. O
termo "poder" refere-se à força individual, mas sem dúvida as
forças de Zorobabel estavam chegando ao fim. "Não desanime!"
Essa
era a mensagem do profeta. "O meu Espírito habita no meio de vós; não temais"
Ageu 2:5
Podemos
tentar realizar a obra de Deus de várias maneiras:
a-
confiar em nossa própria
b-
força e
c-
sabedoria;
d-
tomar emprestados os recursos
do mundo;
e-
ou depender do poder de Deus.
“Décadas tinham
transcorrido desde que o rei Ciro, em conformidade com a política persa de
fazer voltar os deportados e restaurar os cultos locais (esperando obter, com
esse favor, a lealdade dos subjugados), autorizou por decretos, ''no primeiro
ano'' (2º Crônicas, 36,22) de seu reinado, o retorno dos israelitas a Yahud,
como conta o Livro de Esdras. O jovem príncipe Zorobabel, que provinha (como se
supunha) da antiga linhagem real davídica, fora escolhido para liderar, junto
com o sumo sacerdote Yeshua, a volta de alguns milhares de israelitas para
Jerusalém.” Historiador Simon Schama
“Moisés
escreveu aquilo que Deus lhe disse (Êx 24:4, 12; Dt 28:58; 29:21; 30:10; 31 :9,
19, 24) e também manteve um registro das jornadas de Israel (Nm 33:2). Deixou
para Josué o "Livro da Lei" (Js 1:8), ao qual Josué acrescentou seu
próprio registro (23:6). Samuel escreveu nesse livro (1 Sm 10:25), e outros
também fizeram acréscimos (1 Cr 29:29). Ao que parece, o Livro da Lei
"perdeu-se" no lugar menos provável de todos - o templo - e foi
recuperado no tempo de Josias (2 Cr 34 - 35). Os escribas judeus copiaram as
Escrituras com cuidado e precisão extremos, a fim de guardá-las da corrupção
textual. Graças à fidelidade desses homens e à providência de Deus, temos as
Escrituras nos dias de hoje.”
Bibliografia:
Finkelstein,
Israel; Silberman, Neil A. The Bible Unearthed: Archaeology's New Vision of
Ancient Israel and the Origin of Its Sacred Texts.
Friedman,
Richard Elliott. Who Wrote The Bible
Bíblia
online
Dicionário
Strong
Lição
CPAD
Comentário
Beacon – AT – Ageu
Apontamentos
do autor
Site:
http://estudandopalavra.blogspot.com/2014/05/o-ministerio-de-profeta-licao-07-cpad.html
Igreja
Fonte – Escola Bíblica
Nenhum comentário:
Postar um comentário