sábado, setembro 26

A Vigilância Conserva Pura A Igreja - Lição 13 CPAD - 27 de Setembro de 2020

 A Vigilância Conserva Pura A Igreja

Título: Os princípios divinos em tempos de crise — A reconstrução de Jerusalém e o avivamento espiritual como exemplos para os nossos dias

Comentarista: Eurico Bergstén

Lição 13 CPAD - 27 de Setembro de 2020

Texto Áureo

“E as coisas que vos digo digo-os a todos: Vigiai.” Marcos 13.37.

Verdade Prática

Através da vigilância, a Igreja se manterá pura e não se afastará do modelo traçado por Cristo, rejeitando assim as inovações e o mundanismo dos nossos dias.

Leitura Bíblica

Mateus 25.1-13.

1 — Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

2 — E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.

3 — As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

4 — Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

5 — E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.

6 — Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!

7 — Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.

8 — E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

9 — Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

10 — E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

11 — E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

12 — E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

13 — Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.

Hinos Sugeridos

17, 88 e 140 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Sinalizar a necessidade de o aluno cultivar uma vida de oração e de vigilância.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Apontar o sentido da expressão “à meia-noite”;

II. Revelar que “à meia-noite” é o início de um novo dia;

III. Expor que “à meia-noite” é a hora das trevas;

IV. Destacar que “à meia-noite” marca a vinda do noivo;

V. Ressaltar o clamor da “meia-noite” como um brado de alerta.

Etimologia:

Φυλακη-  phulake; n f; guarda, vigília - ato de vigiar, ato de manter vigília - manter vigília; pessoas que mantêm vigília, guarda, sentinelas; do tempo (da noite) durante o qual uma guarda era mantida, uma vigília, i.e., um período de tempo durante o qual parte da guarda estava em ação, e no fim do qual outros tomavam o seu lugar. Como os gregos antigos geralmente dividiam a noite em três partes, assim, antes do exílio, os israelitas também tinham três vigílias durante a noite; subseqüentemente, no entanto, depois de se tornarem sujeitos aos romanos, adotaram o costume romano de dividir a noite em quatro vigílias.

φυλασσω – phulasso - pela idéia de isolamento; v. guardar - vigiar, manter vigília; guardar ou vigiar, manter o olhar sobre: para que não escape; guardar uma pessoa (ou coisa) para que permaneça segura; guardar de ser raptado, preservar seguro e sem distúrbio; guardar de ser perdido ou de perecer - guardar a si mesmo de algo - guardar, i.e., importar-se com, tomar cuidado para não violar; observar; guardar para si (i.e., por segurança) de modo a não violar, i.e., guardar, observar (os preceitos da lei mosaica).

παρατηρεω - paratereo; v. parar-se ao lado de e observar, assistir diligentemente, observar cuidadosamente - assistir, observar com os olhos; de pressentimentos, ver o que se vai fazer; num sentido negativo, observar insidiosamente; vigiar-se - observar, manter-se escrupulosamente; não negligenciar nenhum requisito da observância religiosa d.e

φρουρεω - phroureo; v. guardar, proteger através de uma guarda militar, seja para evitar invasão inimiga, ou para impedir a fuga dos habitantes de uma cidade sitiada; Metáfora: sob o controle da lei mosaica, para que ele não possa escapar de seu poder; proteger através da ação de guardar, manter; pelo ato de vigiar e guardar, impedir que alguém alcance algo.

αγρυπνεω – agrupneo, (como partícula negativa); v. estar acordado, permanecer acordado, vigiar.

επισκοπεω - episkopeo; v. supervisar, inspecionar, vigiar, preocupar-se com, cuidar - do cuidado da igreja, tarefa que recaía sobre os anciões; olhar cuidadosamente, tomar cuidado.

εποπτευω - epopteuo; v. ser um supervisor; observar, ver atentamente; vigiar.

חסך - chasak; v. reter, restringir, refrear, manter sob controle, abster; (Qal) reter, refrear, conservar para, guardar-se de, controlar, impedir, poupar, reservar; conter, controlar; (Nifal) abrandar, ser poupado.

αγιον - hagion; adj. reverendo, digno de veneração; de coisas que por causa de alguma conecção com Deus possuem uma certa distinção e exigem reverência, como lugares consagrados a Deus que não devem ser profanados; de pessoas de quem Deus usa seus serviços, por exemplo, apóstolos; separado para Deus; ser como era, exclusivamente seu; serviços e ofertas; preparado para Deus como rito solene, puro e santo.

εσπερα – hespera; de um adjetivo, hesperos (noite); n. f. noite, anoitecer

Discurso:

“..., Vigiai.” Marcos 13.37.

Vigiar

É inclusive um termo ligado a separação dos períodos da noite, usado pelos judeus, gregos e romanos, como vimos na definição etimológica, acima.

Transcrevo, parte: Como os gregos antigos geralmente dividiam a noite em três partes, assim, antes do exílio, os israelitas também tinham três vigílias durante a noite; subseqüentemente, no entanto, depois de se tornarem sujeitos aos romanos, adotaram o costume romano de dividir a noite em quatro vigílias.

Φυλακη-  phulake; n f; guarda, vigília - ato de vigiar, ato de manter vigília.

αλεκροφωνια – alektorophonia; n. f. o canto do galo, fig. Madrugada; usado para a terceira hora ou vigília da noite, entre meia-noite e três da manhã.

παραθηκη - paratheke; n. f. depósito; algo valioso confiado ao cuidado de alguém; usado do conhecimento correto e da pura doutrina do evangelho, manter firme e fielmente, e transmitir conscienciosamente para outros.

Pura

Significado:

πυρα - pura; n. f. fogo. Lembra da chama do Espírito Santo que ainda está acesa na vida da Igreja.

φως – phos; de “phao” (brilhar ou tornar manifesto, especialmente por emitir raios); n. n. luz; Deus é luz porque a luz tem a qualidade de ser extremamente delicada, sutil, pura, brilhante.

Αγιωσυνη-  hagiosune; n. f. majestade, santidade; pureza moral.

Qual a etimologia, é o estado exigido para as damas e para a noiva, no dia do arre4batamento. Sim! Estamos falando do arrebatamento.

αγνεια - hagneia; n. f. castidade, inocência, pureza de vida.

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente,...” Apocalipse 19:7,8

Vigilância vem de vigiar.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:2,3

A vigilância do crente está firmada na promessa de Jesus, que um dia voltará e corroborada na voz do anjos, que acompanharam o momento da sua ascensão.

Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 1:11

“Vigiar” significa:  permanecer alerta, em sua melhor postura, desperto.

Por que devemos permanecer alertas?

Os quase 270 capítulos do Novo Testamento mencionam aproximadamente 300 vezes a volta do Senhor Jesus. Um comentário bíblico diz o seguinte:

Porque ninguém sabe quando Jesus Cristo voltará. Aguardar e esperar com vigilância.

“E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.” Atos 1:7

Guardar, principalmente à noite, como Isaías escreveu:

“Gritam-me de Seir: Guarda, que houve de noite? Guarda, que houve de noite? E disse o guarda: Vem a manhã, e também a noite; se quereis perguntar, perguntai; voltai, vinde.” Isaías 21:11,12

Só alcançaremos o nível espiritual e a vida santificada que o Novo Testamento ensina, quando a espera pelo Senhor receber tanto espaço em nossos corações como o tinha nas igrejas dos tempos apostólicos.

"O maravilhoso poder da Igreja primitiva residia única e exclusivamente em sua esperança viva pela volta visível e pessoal de Cristo". Dr. Kaftan

Uma afirmação de Pedro, que se ajusta muito bem à parábola das dez virgens, mostra quanto o tempo dos apóstolos ainda era impregnado pela expectativa da volta de Jesus:  

“Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração” 2 Pedro 1.19.

 De que modo as dez virgens foram ao encontro do Senhor? Com suas candeias acesas. Isso simboliza a palavra profética, que deve ser colocada no velador. A exortação do Senhor Jesus é:

“Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias. Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram” Lucas 12.35-37.

       De fato, a era da igreja primitiva era fortemente caracterizada pela espera pelo Senhor, como Jesus disse na parábola: "Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram e encontrar-se com o noivo".

Meia-noite – subs. Fem.: Hora que indica o meio da noite e o início da madrugada. Instante que marca 24 horas ou zero hora.

É dos vigias que se espera uma resposta, sobre o turno em que vigiaram durante a noite.

É na noite que espera o avanço do inimigo, os assaltos.

É a meia-noite, que Jesus coloca a sua comparação com o evento nupcial:

6 — Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!

Algo pregado, e que impactou muita gente e nestes últimos dias poco ouvimos ou pregamos (incluo-me).

A expectativa de Jesus Cristo, a sua volta é que a Igreja esteja atenta e vigilante nestas horas da escuridão. A Igreja sabe, há dois mil anos, que Jesus voltará, mesmo assim, muitos cristãos continuam letárgicos e sonolentos. Não estão mais empolgados com a vinda iminente do Senhor. Como resultado, dão pouco testemunho eficaz de que o Senhor está voltando.

“Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” Filipenses 2:16

A Palavra pregada é o óleo que essencialmente nos coloca abastecidos para tão sublime momento. Mas, as pregações de hoje, deixaram de ser cristocêntrica, ou escatológicas, para em sua grande maioria ser pregações antropocêntricas, seja até mesmo uma palavra sobre milagres ou bençãos, bíblicas, no bolo, mas voltadas ao conteúdo que aquece alma, mas não desperta o espírito para estes tempos do arrebatamento. dependemos da Palavra imutável de Deus, a "palavra profética" confirmada (1 Pedro 1:19-21).

“Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” 1 Pedro 1:25

Sem nenhuma confrontação, mas pelo maior esclarecimento bíblico (concordância), do texto que nos relata que todos os salvos serão arrebatados, independente de estarem acordados ou dormindo, este é um alerta sobre a forma de condução ou condição de vida, para que ao toque do Noivo, estejamos preparados, independentes de ser a hora do cochilo (vide as prudente e as néscias que, igualmente, dormitaram). O verbo grego é “kosmeo”, do qual deriva “cosmética”, e significa “arrumar, arranjar, preparar” ou “enfeitar, adornar”. Elas provavelmente cortaram a parte queimada dos pavios. Não havia nada para limpar.

A situação nos ensina que, a graça recebida da salvação e do convite para as bodas é pessoal e intransferível.

Fechou-se a porta:

Sugere a advertência de que algum dia terminará o período das provações para cada indivíduo. Então a porta do seu destino eterno se fechará para sempre.

Não haverá uma segunda oportunidade na próxima vida.

A importância do ensino de Jesus era falar algo que, todos entendessem, segundo a sua própria cultura, coisas do seu cotidiano.

Leia o entendimento, que se tinha sobre, As Núpcias:

Havia uma celebração que contava com a participação de dez virgens (número exigido para a Cerimônia)  que tomaram as suas lâmpadas (em grego, lampas) e saíram ao encontro do esposo. Cinco delas eram prudentes - isto é, “sábias” ou “cuidadosas com os seus interesses” - mas as outras cinco eram loucas (em grego: morai). As prudentes levaram azeite em suas vasilhas, mas as loucas não levaram azeite consigo.

Localização escatológica:

Estamos situados, na época do final, o tempo da graça, ou também, chamado, este atual período,  e é o chamado “tempo do fim”. No século 19 (segundo o autor do texto original) descobriu-se novamente a diferença entre o “arrebatamento” e o “Dia do Senhor”. Paralelamente surgiram muitas igrejas independentes, pois havia homens e mulheres corajosos que romperam com os sistemas eclesiásticos vigentes na época, passando a pregar a mensagem clara da iminente volta do Senhor.. Norbert Lieth, na revista Chamada da Meia-Noite, novembro de 2000 (compilado e citado neste parágrafo e em outros deste Estudo.

Na parábola das dez virgens esse período é descrito da seguinte maneira:

“Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam suas lâmpadas” Mateus 25.6-7.

Informações e a Questão interpretativa da gramática do texto (sob as condições do costume cotidiano da Palestina):

Verbos do texto.

Enquanto o esposo tardava - literalmente “enquanto o tempo passava” - todas as virgens tosquenejaram e adormeceram. O primeiro verbo é aoristo e significa “inclinar a cabeça para frente”. Assim, ele sugere “começar a inclinar a cabeça e cochilar”.

O segundo verbo está na forma imperfeita (contínua) e indica que elas continuavam dormindo. A imagem aqui é a de um típico casamento judaico na Palestina. O noivo, acompanhado pelos seus amigos, vai até à casa da noiva, e a leva em uma procissão alegre até à sua própria casa.

“Toda a aldeia saía para acompanhar o casal a seu novo lar e usavam o caminho mais longo possível para receber os bons desejos da maior quantidade de gente que pudessem. "Todos", segundo o dito judeu, "dos seis até os sessenta anos seguirão o tambor nupcial." Os rabinos reconheciam que qualquer homem podia abandonar inclusive o estudo da Lei para participar da alegria de uma festa de bodas.” William Barclay, Comentário de Mateus, pag.143

A surpresa, era um dos fatores que acompanhava a beleza das Núpcias, esta surpresa tornava mais surpreendente. Assim as Núpcias podiam se iniciar, em três, sete ou quinze dias, de forma se criava um suspense de quando se anunciaria a chegada do noivo, o futuro esposo. Uma das melhores coisas que se podiam fazer se fosse possível, em um casamento de classe média na Palestina, era surpreender o cortejo nupcial dormindo.

O noivo chega em forma imprevista, às vezes em meio da noite. É certo que a opinião pública exige que envie a um homem pela rua que exclame: ‘Olhem! Está chegando o noivo!’, mas isso pode acontecer em qualquer momento; de maneira que o cortejo deve estar preparado para sair à rua a encontrá-lo, quando quer que decida vir...

Outra das coisas importantes:

Há coisas que aprendemos que não se pode obter no último instante:

Na Palestina, por ocasião das Núpcias, não se permite sair à rua a ninguém depois do anoitecer sem uma lâmpada acesa e, além disso, uma vez que chegou o noivo e se fechou a porta, não se deixa entrar os que chegam tarde para a cerimônia.

Esta passagem, nos ensinam que não podemos estar despreparados na vida cristã, nos ensinam, que, assim como na via, nada se deve fazer sem estar preparado.

Assim, o estudante não passa na prova, sem estudar. O motorista prepara o veículo antes de tomar a estrada. Não se consegue uma vaga se não estiver preparado.

Algo próprio deve estar preparado pelo que porta, assim como as lamparinas de cada uma, citadas na parábola, mostraram no momento do aviso da chegada do Noivo, quem ou quais estavam preparadas para o momento, ou que a metade a metade eram parecidas com a sua outra metade, apenas no porte, no vestido, no uso das lamparinas, mas faltava o essencial, preparar as lamparinas, para durar a noite toda. Quando o noivo e a noiva apareceram, metade das damas de honra não pôde acender suas lâmpadas, porque não tinha óleo. "Nossas lâmpadas estão se apagando!" disseram. Mas as damas de honra que tinham óleo conseguiram acender suas lâmpadas e mantê-las acesas, par o momento mais importantes da festa. Lembramos, que se todas eram damas, todas foram avisadas e conheciam as necessidades e a forma usual do cortejo principalmente quanto a chegada do Noivo.

Crentes por fora, com aparência de crentes, mas sem preparo par o Dia das núpcias com Jesus Cristo.

Quando se fala sobre a volta de Jesus, todos (em geral, e ensinos foram dados) pensamos sempre na volta visível do Senhor sobre o monte das Oliveiras. Mas essa é a esperança de Israel e não da Igreja de Jesus.

O arrebatamento da Igreja de Jesus é o próximo acontecimento para a Igreja, o próximo evento pelo qual ela deve esperar. E essa volta não está condicionada a sinais prévios (leia, por gentileza, antes de rebater, esta afirmação, os textos bíblico sobre a Hora da Volta, a Iminência).

A Vigilância serve para manter a Igreja Alerta:

O Aviso está dado:

Sê vigilante,... Lembra-te, pois, do que tens ... e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. [...] Como guardaste a palavra da minha paciência, ... Eis que venho sem demora,..” Apocalipse 3: 2,3;10,11

A Meia-Noite na realidade é o término de um novo dia.

Etimologia da Palavra:

Meia – esta palavra é proveniente do termo hebraico “hatsâ” que significa “dividir, viver metade” (da vida). Em sua raiz temos mais alguns termos, mas aquele que mais nos chamou a atenção foi “Hetsi” que significa “flecha”. Os demais termos acompanham o significado já dado. A raiz comum destes termos indica que a “flecha” também é usada com a finalidade de “dividir” e neste caso ela faz uma divisão entre a vida e a morte, pois somente é usada contra um inimigo!

Noite – esta palavra é proveniente do termo hebraico “laila” significando “noite”. Porém com esta palavra ocorre algo interessante, pois nas suas raízes temos leta´â que significa “um tipo de lagarto” e “também temos o termo lilit – Lilite, que é um conhecido demônio noturno que habita em lugares devastados; na literatura rabínica ela é descrita como uma criatura com asas e cabelos longos e esvoaçantes. (vide observação no texto deste parágrafo) Sem dúvida ela personifica a noite e pôr-do-sol (parte deste texto tem conotação não bíblica, mais assemelhada com a cabala)”. Não somos adepto desta conotação, mas você pode ler sem conhecer a origem.

A chegada do Noivo fez todas despertarem, e as que estavam realmente preparadas, iniciaram o novo dia com o noivo.

Um novo dia vai raiar para a Igreja.

Há meia noite, não há luz lá fora, nas ruas e principalmente onde não há iluminação, que mesmo assim há receios e escuridão e vazios, só há escuridão fora das casas, mas já dizemos “bom dia”, afinal, depois da meia noite, já se inicia um novo dia. E mesmo estando tudo escuro, sabemos que as horas irão passar, e a luz do dia, novamente, aparecerá.

É a transição de trevas para luz, por mais que pareça escuro devemos nos comportar entendendo que o sol vai sair uma hora, do mesmo modo que falamos “bom dia” depois da meia noite mesmo estando escuro, precisamos entender que em Jesus, existe sempre um novo tempo, ao invés de acharmos que a noite dura para sempre. Editado e compilado em pequenos trechos de: Afinal Por Que Meia Noite ? O processo; 23 de julho de 2016 by Giselle Prado

A Bíblia narra fatos que aconteceram à Meia-Noite:

Deus passou pela Terra do Egito, à Meia-Noite [os primogênitos morreram, menos os de Israel porque foram avisados e colocaram o sangue nos umbrais de suas casas (Sangue de Cristo)]:

“Disse mais Moisés: Assim o Senhor tem dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito; E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.” Êxodo 11:4;12:29

Hora de cristão preso louvar pelo livramento:

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.” Atos 16:25

Paulo se delongou em pegar até a Meia-noite

Êutico caiu do 3º andar

“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” Atos 20:7

A Meia-noite, uma mulher pegou o filho da outra para substituir o seu filho morto:

“E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.” 1 Reis 3:20

Meia-noite pode ser a hora da Vitória dos Escolhidos e provados:

“Chegou, pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia-noite, havendo sido de pouco trocadas as guardas; então tocaram as buzinas, e quebraram os cântaros, que tinham nas mãos.” Juízes 7:19

Meia-noite é hora de entregar as coisas de um dia ao outro.

“Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.” Salmos 19:2

Lembre-se de que, ter lamparina e vestes nupciais, não garantem estar alerta para o momento do soar da trombeta.

À Meia-noite Rute recebeu uma promessa de redenção:

“E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés” (Rt 3:8).

Aquela mulher deita-se aos pés de Boaz – que é a figura exata do Remidor – aguardando o momento de sua redenção; ela está literalmente “aos seus pés”, ou seja, sujeitando-se inteiramente à autoridade daquele homem que irá redimi-la!

Hora de Pedro:

Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo”. Marcos 13.35-36.

Há um aviso para cada um, a h0ra da meia-noite de Cristo.

Havia quatro "vigílias":

1.       da noite - 18 às 21 horas;

2.      da meia-noite - 21 horas à meia-noite;

3.     do cantar do galo  - da meia-noite às 3 horas;

4.      e da manhã (3 às 6 horas) - Marcos 13:35.

O canto do galo lembrou Pedro das palavras de Jesus, e o apóstolo saiu de lá chorando amargamente.

Eliú, o amigo de Jó, diz que à meia noite os povos e os poderosos são perturbados.

“ ..., e até à meia-noite os povos são perturbados, e passam, e os poderosos serão tomados não por mão humana.” Jó 34:20

Bibliologia:

Dicionário Strong

Comentário Beacon, Mateus, Marcos

Comentário Bíblico Expositivo Novo Testamento, Volume I, Warren W. Wiersbe

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

Estudo Bíblico A Hora da Meia-Noite, Norbert Lieth

À meia-noite; Rav. Mário Moreno

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