Esdras e Neemias combatem o casamento misto
Lição 12: Data: 20 de Setembro de 2020
Texto Áureo
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que
sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as
trevas?” 2Coríntios 6.14.
Verdade Prática
O lar foi instituído por Deus para ser uma bênção, desde que seja
observada a orientação divina na sua formação.
Leitura Bíblica
Esdras 9.1-4; Neemias 13.23-26; 9.38; 10.1,29,30.
Esdras 9
1 — Acabadas, pois, essas coisas, chegaram-se a mim os príncipes,
dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se têm separado
dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos
ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos
amorreus,
2 — porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e
assim se misturou a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos
príncipes e magistrados foi a primeira nesta transgressão.
3 — E, ouvindo eu tal coisa, rasguei a minha veste e o meu manto, e
arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me assentei atônito.
4 — Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do
Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu me fiquei
assentado atônito até ao sacrifício da tarde.
Neemias 13
23 — Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com
mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
24 — E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico,
senão segundo a língua de cada povo.
25 — E contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns
deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não
dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem
para vossos filhos nem para vós mesmos.
26 — Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não
havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e
pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o
fizeram pecar.
Neemias 9
38 — E, com tudo isso, fizemos um firme concerto e o escrevemos; e
selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.
Neemias 10
1 — E os que selaram foram Neemias, o tirsata, filho de Hacalias, e
Zedequias,
29 — firmemente aderiram a seus irmãos, os mais nobres de entre
eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na Lei de Deus,
que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e
cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Senhor, e os seus juízos e os
seus estatutos;
30 — e que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem
tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos;
Objetivo Geral
Salientar o perigo das uniões ilícitas.
Objetivos Específicos
Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com
seus respectivos subtópicos.
I. Apresentar o combate de Esdras e Neemias com o casamento misto;
II. Explicar o porquê de um judeu não poder se casar com uma pagã;
III. Destacar a sobrevivência do povo judeu;
IV. Aconselhar a respeito do casamento de crentes;
V. Incentive a espera em Deus.
A Mistura:
Um dos graves problemas que a Igreja enfrenta e o povo de Deus
também enfrentou é a mistura.
Na saída do Egito, na caminhada para Canaã, o povo começou a
murmurar, envolvido pela mistura, do chamado “vulgo”. Gente que não crê
igualmente a nós e que também, não acredita nas promessas, porque elas são
específicas ao povo de Deus.
26 —
Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas
nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei
sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.
Salomão foi o último rei de destaque sobre todo o Israel, mas ao se
misturar com as esposas que tomou e sendo elas adoradoras de outros deuses, serviu
a outros deuses, com altos(altares aos deuses) erigidos e nos quais também ofereceu
culto.
Sob a ótica de Deus o problema de Salomão não foi, casar-se com estrangeira.
Mas sim deixar-se levar a cultuar outros deuses e renunciar à sua fé em quem
lhe dera o trono. E o manteve no trono, mesmo com erro, mas determinou juízo
sobre sua casa, com a perda da mantença sob sua casa o Reino.
“...,
certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos
teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o
rasgarei; Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por
amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido. Levantou,
pois, o Senhor contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu,...” 1 Reis
11:11-14
Tudo por conta de casamento misto.
“Porque
sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o
coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para
com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão
seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim
fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em
seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. Então edificou Salomão um alto a
Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém,
e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as
suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus
deuses. Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, ...” 1 Reis 11:4-9
Deus sempre orientou a seu povo e a sua Igreja (seu povo) a não se envolver
em jugo desigual.
“Não
vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a
justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” 2 Coríntios
6:14
Assim também a Lei determinava a separação entre os de Israel e os não
israelitas.
“Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel"
(Deuteronômio 7:9). Moisés disse essas palavras à nova geração de israelitas, antes
de entrarem em Canaã – uma verdade à qual precisariam se apegar.”
Antes da Lei a ordem, e orientação Abraãmica era clara:
Tomar por mulher, para casamento alguém da mesma linhagem.
“E
meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das
filhas dos cananeus, em cuja terra habito; Irás, porém, à casa de meu pai,
e à minha família, e tomarás mulher para meu filho.” Gênesis 24:37,38
A queda de um dos heróis da fé, Sansão, foi por causa do
envolvimento com uma mulher que, não era de Israel e o levou a morte.
Este é um dos temas abordados neste estudo, que submete o casamento
de pessoas que servem a Deus, com as que não o têm como Senhor de suas vidas.
“Mas
aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela
consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido
descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido
descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo
marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são
santos.” 1 Coríntios 7:12-14
Embora, a Bíblia Sagrada oriente em casos excepcionais, pois Deus
não faz acepção de pessoas, como alguém pode aludir, ao ler e estudar este
assunto.
“Porém
seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de
teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos
filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta,
porque ela agrada aos meus olhos.” Juízes 14:3
A Denúncia:
1 — Acabadas, pois, essas coisas, chegaram-se a mim os príncipes,
dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se têm separado
dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos
ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos
amorreus,
2 — porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e
assim se misturou a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos
príncipes e magistrados foi a primeira nesta transgressão.
Um grupo de leigos informou a Esdras que alguns dos líderes das
tribos, bem como alguns sacerdotes e levitas, haviam se casado com mulheres
gentias - e dado em casamento a seus filhos - e que, alguns desses homens,
haviam chegado a se divorciar de suas esposas judias a fim de se casarem com mulheres
pagãs (Ml 2:10-16).
“E
dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua
mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a
mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o
espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus.
Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher
da sua mocidade. Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio,
...” Malaquias 2:14-16
Como conhecedor da Lei, Esdras se comoveu em seu coração, pois
sabia que estas relações entre o povo, se tornariam, em impedimento e em pecado
contra Deus.
Já estamos na leva de hebreus que reedificariam as coisas litúrgicas,
assim este momento é fundamental para manutenção do Culto Ao Senhor.
E os próprios levitas se envolveram com mulheres dos povos
idolatras, para quais ligações matrimoniais Deus fizera restrições, antes do
povo adentrar na Terra Prometida.
“Naquele
dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que
os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,... Sucedeu,
pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel todo o elemento misto.” Neemias
13:1;3
Deus dissera que nenhum amonita poderia entrar nos lugares santos.
“Nenhum
amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima
geração entrará na congregação do Senhor eternamente. Porquanto não saíram
com pão e água, a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto
alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, de mesopotâmia, para te
amaldiçoar.” Deuteronômio 23:3,4
Esdras se preocupava com a pureza do Ofício ao Senhor. Era tempo de
reforma.
E reforma espiritual além da reforma material e reconstrutiva.
até
a família do sumo sacerdote
Eliasibe havia desobedecido à lei de Moisés. Eliasibe estava
ligado, por casamento, a Tobias, o amonita.
Logo Esdras é notificado do que estava ocorrendo quatro meses
depois de sua chegada (7:9; 10:9), descobriu que nem tudo estava bem em
Jerusalém, pois mais de cem líderes civis e espirituais do povo eram culpados de
desobedecer deliberadamente à lei que Esdras tinha ido ensinar. Esdras ficou
"atônito" (9:3). O termo hebraico significa "chocado,
horrorizado, abismado, desconsolado".
“Para
que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituírem
após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles,
comas também dos seus sacrifícios, E tomes mulheres das suas filhas para os
teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que
também teus filhos se prostituam com os seus deuses.” Êxodo 34:15,16
A Benção de Abraão
A benção de Abraão seria levada à todas as Nações, pela semente de
Israel. Ao realizarem casamentos com mulheres de outra fé, os que deveriam dar
exemplo aos leigos, ao povo. Estes se mostraram contrariados, pois eram
ensinados por Esdras. Deus deu a Israel a lei acerca do casamento para proteger
a nação da contaminação. Por causa desses casamentos mistos, a "linhagem
santa" estava sendo contaminada pelas mulheres estrangeiras de várias Nações
que Deus havia ordenado que Israel destruísse (Deuteronômio 7:1-6). Israel não
era chamado de "nação santa" (Êxodo 19:5, 6) por ser melhor do que os
outros, mas porque Deus os havia escolhido por seu amor e para fazer sua
vontade.
Esqueceram o juramento.
30 —
e que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as
filhas deles para os nossos filhos;
Casamento é luar de pensamento idêntico, na área espiritual?
“Não
vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade
tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” 2Coríntios
6.14.
A orientação sobre casa/mento é uma constante nas Escrituras, seja
na Veterotestamentária, e na Neotestamentária.
A comparação da relação homem e mulher no casamento, relação
chamada de conjugal.
Os cônjuges devem manter-se fiéis aos mandamentos do casamento.
No sentido do casamento misto há uma tendência de que aquele que é
crente, ao se unir a um não crente, ou da mesma fé, (crente, aqui é o
cristão convertido e que confessa o nome de Jesus como Salvador, esclareço porque
há alguns que não gostam do termo, mas a própria Bíblia assim chama os que
adoram a Deus), achar que depois do casamento constituído, levará seu cônjuge
para a sua fé. Um erro crasso. Claro que Deus pela Misericórdia atende a
orações, mas assisti a muitos casos que por longos anos o cônjuge sofreu duros
reveses até chegar a hora do cônjuge descrente se voltar para Deus.
Diferente dos casos que um dos cônjuges se converte e o outro, ou
demora a se converter a Cristo ou até mesmo nunca se converte e mantém a
família. Nisto Paulo, sabiamente escreveu sobre isto, leia 1 Coríntios 7:12-14.
Dificuldade de entendimento:
23 —
Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas,
amonitas e moabitas.
24 —
E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a
língua de cada povo.
Apesar da grande reforma feita por Esdras, a respeito de alianças
matrimoniais com nações estrangeiras, e, apesar do pacto que havia sido
recentemente ratificado no qual o povo havia prometido abster-se desse costume,
Neemias descobriu ao voltar de Susã que muitos judeus da comunidade haviam
novamente voltado à prática de se casar com mulheres (pagãs) estranhas (27).
Mulheres estranhas (26) seriam “esposas estrangeiras”(Smith-Goodspeed).
A comunicação é a base do casamento, e quando não há entendimento o
casamento se torna um ponto de confusão.
O texto, acima, Ne 13.23,24 sendo usado de forma alegórica mostra
que como no caso dos hebreus, a confusão se estabeleceu dentro dos lares e
atingiu os filhos, pois não entendiam a língua, aonde, agora moravam e criaram
uma mistura de idioma.
Assim, como em casamentos mistos, nos nossos dias, um cônjuge canta
um hino, lê a Bíblia e o outro ouve músicas mundana, assisti programas mundanos,
tem gostos mais ligados as coisas do mundo. Os filhos não entendem como devem
se comportar: ir a igreja ou ir a um lugar onde se professa outra fé ou lugares
de costumes do mundo?
Esta é uma dificuldade dos casamentos mistos!
Tomada de decisão: Existe, sem dúvida, uma diferença entre as
atitudes que o Senhor aprova na dispensação do Antigo Testamento, e na do Novo
Testamento.
O que diz a Escritura Neotestamentária sobre os líderes e o casamento:
“Esta
é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém,
pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher,
vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho,
não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso,
não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em
sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua
própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );” 1 Timóteo 3:1-5
Muitos líderes têm se deixado levar por aceitar obreiros no púlpito
sem a observância de mantença de um casamento misto ou mesmo em casos que o tal
obreiro (com as exceções que a Bíblia, cita, no NT). O que leva ao descrédito,
a palavra destes obreiros, ou até mesmo de todo Ministério.
2 —
porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou
a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos príncipes e
magistrados foi a primeira nesta transgressão.
3 —
E, ouvindo eu tal coisa, rasguei a minha veste e o meu manto, e arranquei os
cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me assentei atônito.
4 —
Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel,
por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu me fiquei assentado
atônito até ao sacrifício da tarde.
Esdras tomou uma difícil decisão, separar famílias é algo que é drástico
e triste. Hoje quase impensável, mas no caso de Esdras se tornou imperioso.
Transcrevo Comentário Bíblico Beacon – Neemias:
O livro de Neemias se encerra com um breve resumo das reformas que
haviam sido realizadas, e com uma característica oração exclamativa proferida
por Neemias. Beacon - Neemias
“A última reforma que foi registrada no livro de Neemias diz
respeito ao casamento com mulheres estrangeiras. A providência tomada por
ele para esses casos está descrita com termos bastante dramáticos e nos parece,
quando examinada sob uma perspectiva cristã, demasiadamente drástica. Ela nos
recorda, naturalmente, a atitude tomada em relação ao mesmo assunto, como está
registrado em Esdras 10. Assim como o seu antecessor, Neemias agora “agia
com grande sinceridade e sem dúvida sob a direta inspiração do Espírito de Deus”.
Existe, sem dúvida, uma diferença entre as atitudes que o Senhor aprova na
dispensação do Antigo Testamento, e na do Novo Testamento.
“Goza
a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais
Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua
porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.” Eclesiastes
9:9
Isso se deve não a alguma diferença na atitude de Deus em relação
ao pecado ou como se desejasse salvar uns e condenar outros, mas a uma
diferença no entendimento e no contexto em que as pessoas vivem sob as duas
dispensações. Na época de Neemias, era necessário que o pecado fosse claramente
identificado e que o povo de Deus fosse mantido rigorosamente separado da
influência das nações pagãs daquela época. Só assim o plano redentor de Deus
poderia ser executado em seu devido tempo, e todos os povos do mundo teriam a
oportunidade de receber os benefícios da salvação. Certamente, “a gravidade do
pecado foi novamente ressaltada e a certeza do castigo divino pelo pecado foi
enfatizada”.
זור
- zuwr; v. ser estranho, ser um forasteiro;(Qal) tornar-se alienado; estranho,
outro, forasteiro, estrangeiro, inimigo (particípio); repugnante (referindo-se
ao hálito) (particípio); mulher estranha.
ετερογλωσσος – heteroglossos; adj. alguém que fala em uma língua
estrangeira ou estranha
Casamento com estranhos deteriora o altar:
“E
dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando
contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras? Também um dos filhos de
Joiada, filho de Eliasibe, o sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o
horonita, por isso o afugentei de mim. Lembra-te deles, Deus meu, pois
contaminaram o sacerdócio, como também a aliança do sacerdócio e dos levitas. Assim
os limpei de todo o estrangeiro, e designei os cargos dos sacerdotes e dos
levitas, cada um na sua obra.” Neemias 13:27-30
Esta deve ser uma lição a ser retirada deste estudo.
Deveríamos realizar como Esdras fez:
Conselho e conselheiros e também remoção e limpeza do altar:
“Uma comissão começou a investigar a situação. Concluíram os
trabalhos três meses depois, no dia 27 de março de 457 a.C. Realizou e sempre será, uma difícil tarefa, mas, com a
ajuda do Senhor, os membros da comissão perseveraram até o fim. Descobriram
mais de cem transgressores,6 inclusive 27 sacerdotes, levitas, cantores do
templo e porteiros – indivíduos dos quais se esperava uma obediência exemplar. Quando
os líderes espirituais começam a pecar, logo o povo está seguindo pelo mesmo
caminho. Apesar de não desejarmos minimizar a enormidade do pecado, devemos
observar que os transgressores constituíam um grupo pequeno em proporção à
população total. Oitenta anos antes, 50 mil judeus haviam regressado com
Zorobabel e Josué e, sem dúvida, esse número havia crescido ao longo dos anos
seguintes.
Uma pequena porção leveda toda a Massa:
O total de transgressores representava menos de 1% do povo. Porém,
é sempre melhor tratar dessas questões quando ainda não são abrangentes, pois,
quanto mais tempo se espera, mais o pecado se espalha. Até mesmo um só
transgressor já é demais (Eclesiastes 9:18). Os sacerdotes culpados prometerem
separar- se de suas esposas pagãs e ofereceram sacrifícios a fim de buscar o
perdão de Deus (Esdras 10:18, 19).
Aguardar e Receber o Melhor:
Embora, possa parecer arcaico o costume de busca de uma noiva,
quero usar o exemplo de Isaque que aguardou a esposa no tempo certo.
“.., casem-se. Todavia o que está firme em seu
coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se
resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.
De
sorte que, o que a dá em casamento faz bem;” 1 Coríntios 7:36-38
O casamento realizado na direção de Deus, parece ser, em nossos
dias, uma fantasia.
Mas, contudo o crente deve ter a sua vida pautada pelos ditames
Bíblicos, Paulo disserta sobre a forma de um jovem ou de alguém que quer ou não
casar-se deve fazer isto sob a direção do Senhor.
Primeiro:
Para não caírem em tentação:
“Quero,
pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem
ocasião ao adversário de maldizer;” 1 Timóteo 5:14
“Ora,
quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer,
como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel. Tenho, pois, por
bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. Estás
ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques
mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca, ...
De
sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz
melhor. A mulher casada [...] livre para casar com quem quiser, contanto que
seja no Senhor.” 1 Coríntios 7:25-28;38,39
Deus gosta de casamento e criou macho e femea para uni-los.
Assim, o que aguarda um casamento, seja por estar solteiro ou
viuvez, deve esperar no Senhor a oportunidade dada e o Senhor a dará!
A Bíblia diz, que devemos aguardar no Senhor para receber o desejo
de nossos corações.
A dificuldade de hoje, para todos nós e esperarmos, quando vivemos
uma sociedade imediatista.
“Deleita-te
também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o
teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua
justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e
espera nele” Salmos 37:4-7
Planeje e aguarde no Senhor:
“Conceda-te
conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.” Salmos 20:4
“Com quem devo me casar?” É a pergunta de todo jovem, que vai casar-se
ou não.
Mas na teologia bíblica do que é o casamento, muitos acham dificuldade de entender como isto
se dará “no Senhor”.
Mas, há textos bíblicos que dão claridade a tentativa ou ao casamento misto, e que há impedimentos e
dificuldades para um cristão se casar com um não-cristão.
A tentação de casar-se com um não-crente se torna um atrativo
enganoso na vida de muitos jovens, o que é, no mínimo, uma tentativa deliberada
de tentação namorar um não-cristão. Se você não pode se casar com um
não-cristão sem uma conversão sobrenatural operada pelo Espírito Santo no
coração dele, sobre o que você não tem controle, então, inicialmente, se torna
extremamente insensato e muito desagradável considerar esse casamento.
Como disse, acima:
As diferenças são diversas, como:
Você canta: “Desejo que essa música seja sobre Jesus”, enquanto seu
cônjuge canta: “É só você e eu”. Não pode haver harmonia verdadeira.
Quando um crente é casado com um não-cristão — seja por
desobediência passada, por sua própria conversão ou pela apostasia de seu
cônjuge após o casamento — essa é a música dolorosa, discordante, porém
finalmente glorificadora de Deus que deve ser cantada. Porém, não é a canção
para a qual o casamento foi concebido, e nenhum cristão deveria deliberadamente
buscar compô-la.
Qual é o propósito da vida de um crente? Jesus nos diz em João 17:
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a
Jesus Cristo, a quem enviaste”.
O crente vive para conhecer — e ao conhecer, amar, honrar, adorar e
seguir Deus por meio de seu Filho Jesus Cristo.
A Bíblia afirma claramente que é pecaminoso para um crente se casar
com um não-crente. Compilação e edição de texto do Pastor Mike Gilbart-Smith,
pastor da Twynholm Baptist Church (Fulham, Londres) desde 2008.Voltemos ao
Evangelho
1) Gênesis 1: O casamento existe para exibir a imagem de
Deus por meio da obediência aos mandamentos de Deus relativos à fecundidade e
ao domínio.
Em Gênesis 1.26-28, Deus designa o casamento para ser uma parceria
no governo da criação sob o seu domínio. Se não reconhecermos que estamos
governando sob o governo de Deus, então estamos governando sob o governo de um
ídolo, ou uma combinação de uma série de ídolos.
Impacto da decisão de casar-se com um não-crente:
Faça o Teste.
Falando de forma prática, isso impacta cada decisão que você
precisa tomar como casal. Por exemplo, como você decide o que deve fazer em
qualquer aspecto da sua vida? Você deveria:
1) Fazer o que agrada ao Senhor?
2) Fazer o que agrada a si mesmo?
3) Fazer o que agrada aos outros?
Para o cristão, o número 1 supera os números 2 e 3.
Para os não-cristãos, há apenas 2 e 3.
2) Gênesis 2: O casamento é uma parceria para servir a
Deus.
Se você quer servir a Deus a vida toda na liberdade do Espírito
Santo e na mente não se deixe iludir ou enganar-se com este tipo de casamento.
um
casamento cristão, o casamento é uma parceria no evangelho.
Por outro lado, casar-se com um não-cristão faz com que o
casamento seja uma parceria em outra coisa.
Por que um cristão escolheria entrar em tal parceria?
Em Edição
Parte 1
Bibliografia
Bíblia online
Dicionário Strong
Comentário Bíblico Beacon Neemias
Comentário Bíblico Beacon Esdras
Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento, Volume II —
Histórico, Warren W . Wiersbe
Citações no corpo do texto
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