sábado, setembro 19

Esdras e Neemias combatem o casamento misto Lição 12 CPAD 20/09/2020

 Esdras e Neemias combatem o casamento misto

Lição 12: Data: 20 de Setembro de 2020

Texto Áureo

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” 2Coríntios 6.14.

Verdade Prática

O lar foi instituído por Deus para ser uma bênção, desde que seja observada a orientação divina na sua formação.

Leitura Bíblica

Esdras 9.1-4; Neemias 13.23-26; 9.38; 10.1,29,30.

Esdras 9

1 — Acabadas, pois, essas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus,

2 — porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos príncipes e magistrados foi a primeira nesta transgressão.

3 — E, ouvindo eu tal coisa, rasguei a minha veste e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me assentei atônito.

4 — Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu me fiquei assentado atônito até ao sacrifício da tarde.

Neemias 13

23 — Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.

24 — E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.

25 — E contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.

26 — Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.

Neemias 9

38 — E, com tudo isso, fizemos um firme concerto e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.

Neemias 10

1 — E os que selaram foram Neemias, o tirsata, filho de Hacalias, e Zedequias,

29 — firmemente aderiram a seus irmãos, os mais nobres de entre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos;

30 — e que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos;

Objetivo Geral

Salientar o perigo das uniões ilícitas.

Objetivos Específicos

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

I. Apresentar o combate de Esdras e Neemias com o casamento misto;

II. Explicar o porquê de um judeu não poder se casar com uma pagã;

III. Destacar a sobrevivência do povo judeu;

IV. Aconselhar a respeito do casamento de crentes;

V. Incentive a espera em Deus.

A Mistura:

Um dos graves problemas que a Igreja enfrenta e o povo de Deus também enfrentou é a mistura.

Na saída do Egito, na caminhada para Canaã, o povo começou a murmurar, envolvido pela mistura, do chamado “vulgo”. Gente que não crê igualmente a nós e que também, não acredita nas promessas, porque elas são específicas ao povo de Deus.

26 — Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.

Salomão foi o último rei de destaque sobre todo o Israel, mas ao se misturar com as esposas que tomou e sendo elas adoradoras de outros deuses, serviu a outros deuses, com altos(altares aos deuses) erigidos e nos quais também ofereceu culto.

Sob a ótica de Deus o problema de Salomão não foi, casar-se com estrangeira. Mas sim deixar-se levar a cultuar outros deuses e renunciar à sua fé em quem lhe dera o trono. E o manteve no trono, mesmo com erro, mas determinou juízo sobre sua casa, com a perda da mantença sob sua casa o Reino.

“..., certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido. Levantou, pois, o Senhor contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu,...” 1 Reis 11:11-14

Tudo por conta de casamento misto.

“Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, ...” 1 Reis 11:4-9

Deus sempre orientou a seu povo e a sua Igreja (seu povo) a não se envolver em jugo desigual.

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” 2 Coríntios 6:14

Assim também a Lei determinava a separação entre os de Israel e os não israelitas.

“Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel" (Deuteronômio 7:9). Moisés disse essas palavras à nova geração de israelitas, antes de entrarem em Canaã – uma verdade à qual precisariam se apegar.”

Antes da Lei a ordem, e orientação Abraãmica era clara:

Tomar por mulher, para casamento alguém da mesma linhagem.

“E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito; Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho.” Gênesis 24:37,38

A queda de um dos heróis da fé, Sansão, foi por causa do envolvimento com uma mulher que, não era de Israel e o levou a morte.

Este é um dos temas abordados neste estudo, que submete o casamento de pessoas que servem a Deus, com as que não o têm como Senhor de suas vidas.

“Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.” 1 Coríntios 7:12-14

Embora, a Bíblia Sagrada oriente em casos excepcionais, pois Deus não faz acepção de pessoas, como alguém pode aludir, ao ler e estudar este assunto.

“Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.” Juízes 14:3

A Denúncia:

1 — Acabadas, pois, essas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus,

2 — porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos príncipes e magistrados foi a primeira nesta transgressão.

Um grupo de leigos informou a Esdras que alguns dos líderes das tribos, bem como alguns sacerdotes e levitas, haviam se casado com mulheres gentias - e dado em casamento a seus filhos - e que, alguns desses homens, haviam chegado a se divorciar de suas esposas judias a fim de se casarem com mulheres pagãs (Ml 2:10-16).

“E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, ...” Malaquias 2:14-16

Como conhecedor da Lei, Esdras se comoveu em seu coração, pois sabia que estas relações entre o povo, se tornariam, em impedimento e em pecado contra Deus.

Já estamos na leva de hebreus que reedificariam as coisas litúrgicas, assim este momento é fundamental para manutenção do Culto Ao Senhor.

E os próprios levitas se envolveram com mulheres dos povos idolatras, para quais ligações matrimoniais Deus fizera restrições, antes do povo adentrar na Terra Prometida.

“Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,... Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel todo o elemento misto.” Neemias 13:1;3

Deus dissera que nenhum amonita poderia entrar nos lugares santos.

“Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente. Porquanto não saíram com pão e água, a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, de mesopotâmia, para te amaldiçoar.” Deuteronômio 23:3,4

Esdras se preocupava com a pureza do Ofício ao Senhor. Era tempo de reforma.

E reforma espiritual além da reforma material e reconstrutiva. até a família do sumo sacerdote

Eliasibe havia desobedecido à lei de Moisés. Eliasibe estava ligado, por casamento, a Tobias, o amonita.

Logo Esdras é notificado do que estava ocorrendo quatro meses depois de sua chegada (7:9; 10:9), descobriu que nem tudo estava bem em Jerusalém, pois mais de cem líderes civis e espirituais do povo eram culpados de desobedecer deliberadamente à lei que Esdras tinha ido ensinar. Esdras ficou "atônito" (9:3). O termo hebraico significa "chocado, horrorizado, abismado, desconsolado".

“Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituírem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios, E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam com os seus deuses.” Êxodo 34:15,16

A Benção de Abraão

A benção de Abraão seria levada à todas as Nações, pela semente de Israel. Ao realizarem casamentos com mulheres de outra fé, os que deveriam dar exemplo aos leigos, ao povo. Estes se mostraram contrariados, pois eram ensinados por Esdras. Deus deu a Israel a lei acerca do casamento para proteger a nação da contaminação. Por causa desses casamentos mistos, a "linhagem santa" estava sendo contaminada pelas mulheres estrangeiras de várias Nações que Deus havia ordenado que Israel destruísse (Deuteronômio 7:1-6). Israel não era chamado de "nação santa" (Êxodo 19:5, 6) por ser melhor do que os outros, mas porque Deus os havia escolhido por seu amor e para fazer sua vontade.

Esqueceram o juramento.

30 — e que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos;

Casamento é luar de pensamento idêntico, na área espiritual?

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” 2Coríntios 6.14.

A orientação sobre casa/mento é uma constante nas Escrituras, seja na Veterotestamentária, e na Neotestamentária.

A comparação da relação homem e mulher no casamento, relação chamada de conjugal.

Os cônjuges devem manter-se fiéis aos mandamentos do casamento.

No sentido do casamento misto há uma tendência de que aquele que é crente, ao se unir a um não crente, ou da mesma fé, (crente, aqui é o cristão convertido e que confessa o nome de Jesus como Salvador, esclareço porque há alguns que não gostam do termo, mas a própria Bíblia assim chama os que adoram a Deus), achar que depois do casamento constituído, levará seu cônjuge para a sua fé. Um erro crasso. Claro que Deus pela Misericórdia atende a orações, mas assisti a muitos casos que por longos anos o cônjuge sofreu duros reveses até chegar a hora do cônjuge descrente se voltar para Deus.

Diferente dos casos que um dos cônjuges se converte e o outro, ou demora a se converter a Cristo ou até mesmo nunca se converte e mantém a família. Nisto Paulo, sabiamente escreveu sobre isto, leia 1 Coríntios 7:12-14.

Dificuldade de entendimento:

23 — Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.

24 — E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.

Apesar da grande reforma feita por Esdras, a respeito de alianças matrimoniais com nações estrangeiras, e, apesar do pacto que havia sido recentemente ratificado no qual o povo havia prometido abster-se desse costume, Neemias descobriu ao voltar de Susã que muitos judeus da comunidade haviam novamente voltado à prática de se casar com mulheres (pagãs) estranhas (27). Mulheres estranhas (26) seriam “esposas estrangeiras”(Smith-Goodspeed).

A comunicação é a base do casamento, e quando não há entendimento o casamento se torna um ponto de confusão.

O texto, acima, Ne 13.23,24 sendo usado de forma alegórica mostra que como no caso dos hebreus, a confusão se estabeleceu dentro dos lares e atingiu os filhos, pois não entendiam a língua, aonde, agora moravam e criaram uma mistura de idioma.

Assim, como em casamentos mistos, nos nossos dias, um cônjuge canta um hino, lê a Bíblia e o outro ouve músicas mundana, assisti programas mundanos, tem gostos mais ligados as coisas do mundo. Os filhos não entendem como devem se comportar: ir a igreja ou ir a um lugar onde se professa outra fé ou lugares de costumes do mundo?

Esta é uma dificuldade dos casamentos mistos!

Tomada de decisão: Existe, sem dúvida, uma diferença entre as atitudes que o Senhor aprova na dispensação do Antigo Testamento, e na do Novo Testamento.

O que diz a Escritura Neotestamentária sobre os líderes e o casamento:

“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );” 1 Timóteo 3:1-5

Muitos líderes têm se deixado levar por aceitar obreiros no púlpito sem a observância de mantença de um casamento misto ou mesmo em casos que o tal obreiro (com as exceções que a Bíblia, cita, no NT). O que leva ao descrédito, a palavra destes obreiros, ou até mesmo de todo Ministério.

2 — porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos príncipes e magistrados foi a primeira nesta transgressão.

3 — E, ouvindo eu tal coisa, rasguei a minha veste e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me assentei atônito.

4 — Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu me fiquei assentado atônito até ao sacrifício da tarde.

Esdras tomou uma difícil decisão, separar famílias é algo que é drástico e triste. Hoje quase impensável, mas no caso de Esdras se tornou imperioso.

Transcrevo Comentário Bíblico Beacon – Neemias:

O livro de Neemias se encerra com um breve resumo das reformas que haviam sido realizadas, e com uma característica oração exclamativa proferida por Neemias. Beacon - Neemias

“A última reforma que foi registrada no livro de Neemias diz respeito ao casamento com mulheres estrangeiras. A providência tomada por ele para esses casos está descrita com termos bastante dramáticos e nos parece, quando examinada sob uma perspectiva cristã, demasiadamente drástica. Ela nos recorda, naturalmente, a atitude tomada em relação ao mesmo assunto, como está registrado em Esdras 10. Assim como o seu antecessor, Neemias agora “agia com grande sinceridade e sem dúvida sob a direta inspiração do Espírito de Deus”. Existe, sem dúvida, uma diferença entre as atitudes que o Senhor aprova na dispensação do Antigo Testamento, e na do Novo Testamento.

“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.” Eclesiastes 9:9

Isso se deve não a alguma diferença na atitude de Deus em relação ao pecado ou como se desejasse salvar uns e condenar outros, mas a uma diferença no entendimento e no contexto em que as pessoas vivem sob as duas dispensações. Na época de Neemias, era necessário que o pecado fosse claramente identificado e que o povo de Deus fosse mantido rigorosamente separado da influência das nações pagãs daquela época. Só assim o plano redentor de Deus poderia ser executado em seu devido tempo, e todos os povos do mundo teriam a oportunidade de receber os benefícios da salvação. Certamente, “a gravidade do pecado foi novamente ressaltada e a certeza do castigo divino pelo pecado foi enfatizada”.

זור - zuwr; v. ser estranho, ser um forasteiro;(Qal) tornar-se alienado; estranho, outro, forasteiro, estrangeiro, inimigo (particípio); repugnante (referindo-se ao hálito) (particípio); mulher estranha.

ετερογλωσσος – heteroglossos; adj. alguém que fala em uma língua estrangeira ou estranha

Casamento com estranhos deteriora o altar:

“E dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras? Também um dos filhos de Joiada, filho de Eliasibe, o sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o horonita, por isso o afugentei de mim. Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também a aliança do sacerdócio e dos levitas. Assim os limpei de todo o estrangeiro, e designei os cargos dos sacerdotes e dos levitas, cada um na sua obra.” Neemias 13:27-30

Esta deve ser uma lição a ser retirada deste estudo.

Deveríamos realizar como Esdras fez:

Conselho e conselheiros e também remoção e limpeza do altar:

“Uma comissão começou a investigar a situação. Concluíram os trabalhos três meses depois, no dia 27 de março de 457 a.C. Realizou  e sempre será, uma difícil tarefa, mas, com a ajuda do Senhor, os membros da comissão perseveraram até o fim. Descobriram mais de cem transgressores,6 inclusive 27 sacerdotes, levitas, cantores do templo e porteiros – indivíduos dos quais se esperava uma obediência exemplar. Quando os líderes espirituais começam a pecar, logo o povo está seguindo pelo mesmo caminho. Apesar de não desejarmos minimizar a enormidade do pecado, devemos observar que os transgressores constituíam um grupo pequeno em proporção à população total. Oitenta anos antes, 50 mil judeus haviam regressado com Zorobabel e Josué e, sem dúvida, esse número havia crescido ao longo dos anos seguintes.

Uma pequena porção leveda toda a Massa:

O total de transgressores representava menos de 1% do povo. Porém, é sempre melhor tratar dessas questões quando ainda não são abrangentes, pois, quanto mais tempo se espera, mais o pecado se espalha. Até mesmo um só transgressor já é demais (Eclesiastes 9:18). Os sacerdotes culpados prometerem separar- se de suas esposas pagãs e ofereceram sacrifícios a fim de buscar o perdão de Deus (Esdras 10:18, 19).

Aguardar e Receber o Melhor:

Embora, possa parecer arcaico o costume de busca de uma noiva, quero usar o exemplo de Isaque que aguardou a esposa no tempo certo.

“..,  casem-se. Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.

De sorte que, o que a dá em casamento faz bem;” 1 Coríntios 7:36-38

O casamento realizado na direção de Deus, parece ser, em nossos dias, uma fantasia.

Mas, contudo o crente deve ter a sua vida pautada pelos ditames Bíblicos, Paulo disserta sobre a forma de um jovem ou de alguém que quer ou não casar-se deve fazer isto sob a direção do Senhor.

Primeiro:

Para não caírem em tentação:

“Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer;” 1 Timóteo 5:14

“Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel. Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca, ... De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor. A mulher casada [...] livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.” 1 Coríntios 7:25-28;38,39

Deus gosta de casamento e criou macho e femea para uni-los.

Assim, o que aguarda um casamento, seja por estar solteiro ou viuvez, deve esperar no Senhor a oportunidade dada e o Senhor a dará!

A Bíblia diz, que devemos aguardar no Senhor para receber o desejo de nossos corações.

A dificuldade de hoje, para todos nós e esperarmos, quando vivemos uma sociedade imediatista.

“Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele” Salmos 37:4-7

Planeje e aguarde no Senhor:

“Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.” Salmos 20:4

“Com quem devo me casar?” É a pergunta de todo jovem, que vai casar-se ou não.

Mas na teologia bíblica do que é o casamento,  muitos acham dificuldade de entender como isto se dará “no Senhor”.

Mas, há textos bíblicos que dão claridade a tentativa ou  ao casamento misto, e que há impedimentos e dificuldades para um cristão se casar com um não-cristão.

A tentação de casar-se com um não-crente se torna um atrativo enganoso na vida de muitos jovens, o que é, no mínimo, uma tentativa deliberada de tentação namorar um não-cristão. Se você não pode se casar com um não-cristão sem uma conversão sobrenatural operada pelo Espírito Santo no coração dele, sobre o que você não tem controle, então, inicialmente, se torna extremamente insensato e muito desagradável considerar esse casamento.

Como disse, acima:

As diferenças são diversas, como:

Você canta: “Desejo que essa música seja sobre Jesus”, enquanto seu cônjuge canta: “É só você e eu”. Não pode haver harmonia verdadeira.

Quando um crente é casado com um não-cristão — seja por desobediência passada, por sua própria conversão ou pela apostasia de seu cônjuge após o casamento — essa é a música dolorosa, discordante, porém finalmente glorificadora de Deus que deve ser cantada. Porém, não é a canção para a qual o casamento foi concebido, e nenhum cristão deveria deliberadamente buscar compô-la.

Qual é o propósito da vida de um crente? Jesus nos diz em João 17: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

O crente vive para conhecer — e ao conhecer, amar, honrar, adorar e seguir Deus por meio de seu Filho Jesus Cristo.

A Bíblia afirma claramente que é pecaminoso para um crente se casar com um não-crente. Compilação e edição de texto do Pastor Mike Gilbart-Smith, pastor da Twynholm Baptist Church (Fulham, Londres) desde 2008.Voltemos ao Evangelho

1) Gênesis 1: O casamento existe para exibir a imagem de Deus por meio da obediência aos mandamentos de Deus relativos à fecundidade e ao domínio.

Em Gênesis 1.26-28, Deus designa o casamento para ser uma parceria no governo da criação sob o seu domínio. Se não reconhecermos que estamos governando sob o governo de Deus, então estamos governando sob o governo de um ídolo, ou uma combinação de uma série de ídolos.

Impacto da decisão de casar-se com um não-crente:

Faça o Teste.

Falando de forma prática, isso impacta cada decisão que você precisa tomar como casal. Por exemplo, como você decide o que deve fazer em qualquer aspecto da sua vida? Você deveria:

1) Fazer o que agrada ao Senhor?

2) Fazer o que agrada a si mesmo?

3) Fazer o que agrada aos outros?

Para o cristão, o número 1 supera os números 2 e 3.

Para os não-cristãos, há apenas 2 e 3.

2) Gênesis 2: O casamento é uma parceria para servir a Deus.

Se você quer servir a Deus a vida toda na liberdade do Espírito Santo e na mente não se deixe iludir ou enganar-se com este tipo de casamento. um casamento cristão, o casamento é uma parceria no evangelho.

Por outro lado, casar-se com um não-cristão faz com que o casamento seja uma parceria em outra coisa.

Por que um cristão escolheria entrar em tal parceria?

Em Edição

Parte 1

Bibliografia

Bíblia online

Dicionário Strong

Comentário Bíblico Beacon Neemias

Comentário Bíblico Beacon Esdras

Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento, Volume II — Histórico, Warren W . Wiersbe

Apontamentos do Autor
Citações no corpo do texto

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger