domingo, outubro 25

Lição 4: O Drama de Jó Lição EBD - CPAD - 25 de Outubro de 2020

Lição 4: O Drama de Jó

Lição EBD - CPAD -  25 de Outubro de 2020

Estudo subsídio Pastor e Profe4ssor Universitário Osvarela

Texto Áureo

 “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR” Jó 2.21.

Verdade Prática

A despeito das grandes provações que se abatem em nossa vida, à luz do exemplo de Jó, devemos permanecer fiéis ao Senhor.

Leitura Bíblica

Jó 1.13-22; 2.6-8.

Jó l

13 — E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito,

14 — que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;

15 — e eis que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova.

16 — Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova.

17 — Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova.

18 — Estando ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19 — eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.

20 — Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou,

21 — e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.

22 — Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Jó 2

6 — E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida.

7 — Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto do cabeça.

8 — E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.

Hinos Sugeridos

153, 342 e 440 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Mostrar que Jó manteve sua fidelidade a Deus.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Revelar de que forma as tragédias que se abateram sobre Jó atingiram seus bens;

II. Explicar de que forma Jó teve sua família destroçada pelos ventos;

III. Demonstrar de que forma Jó teve sua saúde física e mental abalada.

Drama.

20 Então Jó se levantou, rasgou seu manto, rapou sua cabeça, caiu por terra, inclinou-se no chão 21 e disse: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. Iahweh o deu, Iahweh o tirou, bendito seja o nome de Iahweh."

22 Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem protestou contra Deus.

Obs.: Nas Escrituras, uma mudança dramática na vida de uma pessoa é, muitas vezes, marcada pela troca de roupas.

Entãose levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.” Jó 1:20

O livro de Jó começa com um prólogo em prosa que apresenta o herói e vítima da história, e personagem deste Drama bíblico.

Na etimologia, difícil de tradução, por ser extremamente oriental, temos algumas definições sobre este homem Jó (’iyyobh) não claras, mas ela normalmente é equiparada com a raiz que significa “odiar” ou “ser inimigo”. Mas, eu ao estudar, achei ser mais adepto do possível sentido passivo: “ser perseguido”, seja o melhor significado, para o substantivo aqui usado, o qual poderia ser adaptado ao tema do estudo: Drama.

A forma arábica do nome parece vir da raiz que significa “retornar ou arrepender-se”— o penitente!

O arrebatamento imediato e sucessivo dos bens de Jó.

Pelos inimigos físicos usados por Satanás

Pelos agentes naturais, autorizados por Deus para agirem sobre as propriedades de Jó

Vento oriental

Mente perturbada

Mas, não perdeu a noção de fidelidade

Perplexo

Em seus mais íntimos pensamentos ele pensava que algo de ruim poderia atingir a ele e seus filhos

Preparado mentalmente e espiritualmente

Mas, mesmo assim, sofreu por não saber as causas

Mas foi estóico para receber o bem e o mal de Deus

Saúde física em estado de dores e chagas

Definição:

Drama é uma expressão usada para designar uma situação comovente, que envolve sofrimento ou aflição.

Exemplo bíblico:

Há no mínimo 8(oito) dramas nas Escrituras, seja no AT ou no NT.

"O Drama de Jó”!

"O drama de Davi traído pelo seu filho Abalão”.

"O drama dos hebreus em tempos de fome, quando uma mulher assou o filho de outra”.

O Drama da Salvação: “A Terra de "teatro do universo", pois nela o Senhor demonstrou seu amor por meio do que Dorothy Sayers chamou de "maior drama de todos os tempos". Escolheu um planeta, um povo e uma terra e para lá enviou seu Filho, para que vivesse, ministrasse, morresse e fosse ressurreto dentre os mortos para que os pecadores pudessem ser salvos.” Clarence Benson

No sentido figurado, a palavra drama pode ser frequentemente usada para caracterizar um comportamento que demonstra um exagero, de alguém, nas suas queixas sob uma determinada situação, geralmente trágica ou até mesmo simples problemas sem perdas, como a dizer: "Ele está fazendo drama", não se enquadra no caso de Jó, pois ele estava vivendo um Drama real, piorado pelo desconhecimento do que se passava além do entendimento humano.

A palavra Drama vem do grego "drâma", que significa "ação", e era usada com relação à arte teatral. E é isso que caracteriza o gênero dramático - o fato de apresentar a encenação de um texto. Um drama é um texto cuja história é caracterizada por um desenrolar de acontecimentos semelhantes aos da vida real.

Dentre as várias formas de expressões dramáticas, destacam-se a tragédia, e o próprio drama.

Um drama é um texto cuja história é caracterizada por um desenrolar de acontecimentos semelhantes aos da vida real.

13 — E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito,

14 — que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;

15 — e eis que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova.

16 — Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova.

17 — Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova.

Dando expressão com base na Escritura Sagrada, temos a narrativa de um drama, no sentido de fatos que atingiram um homem, sua família, sua esposa, seus servos, seus amigos, seus bens. Jó foi um homem que conheceu a crise no seu íntimo pessoal e familiar, viveu plenamente um Drama. Sua crise, que se apresentou como drama, envolveu todos que com ele estava. Dos empregados aos seus bens.

Fica clara a ação de roubo e destruição de Satanás, operando tudo que a Bíblia descreve a respeito deste personagem maligno, deste Drama.

Agravante:

Como numa sociedade oriental ele foi avisado e teria que transmitir a sua mulher todas as perda, imagine a mãe que perdeu 10 filhos, era casada com o homem mais rico de toda região oriental e do dia para a noite, o vê pobre e canceroso.

A perda familiar de Jó ainda tinha seu agravante, como avisar a esposa dos filhos, a dor não era somente sua. Tinha que suportar a dor da perda e ainda consolar a esposa de tamanha crise. Está sem compreensão do acontecido o diz: “Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2:9-10). Jó conheceu ali o descontrole, mas jamais a blasfema.

Coloque o Drama de Jó em nossos dias:

Imagine, Jó teve uma das maiores decepções financeira, ele dorme milionário e acorda pobre, com notícias das piores que um pai de família pode receber. Seus filhos morrem em um desastre, seu gado morre em outro. Seus pés não sabiam mais onde repousar. Os servos de Jó foram mortos ao fio da espada. Para ser mais pesado ao seu coração cai fogo do céu e mata suas ovelhas e os servos que cuidava das mesmas.

Também Poderíamos narrar:

“Um chefe de família de pequenas posses e temente a Deus, perdeu seu único automóvel, sua casa pegou fogo, todos os seus filhos morreram, e até o seu auxiliar nos serviços morreu.”

Se fossemos narrar em atos, o primeiro ato está neste texto bíblico (supra), dando início a Tragédia de Jó.

Começa o relato das suas perdas de bens:

Tudo isso indica a rapidez do movimento de Satanás e seu desejo de “sobrecarregar” Jó com a repentina e grandeza de suas calamidades.

A celeridade da ação de Satanás:

A retirada de todas as posses de Jó.

Esta rapidez e sanha de destruição de Satanás, era para não dar tempo para se recuperar do choque de uma forma de julgamento antes que outra viesse sobre ele.

Veja o texto:

1.       E sucedeu um dia

2.      Estando este ainda falando

3.      Estando ainda este falando

Satanás sabia e Deus permitiu, pois, se tivesse sido dado um intervalo, ele poderia ter reunido suas forças para suportar suas provações; mas as aflições são muito mais difíceis de suportar quando ocorrem em rápida sucessão. – Não é uma ocorrência muito incomum, no entanto, que os justos sejam provados pela rapidez e acumulação, bem como pela severidade de suas aflições.

Instrumentos de Satanás:

A ação dos sabeus.

Bois

Jumentas.

Os sabeus eram uma tribo árabe que morava na região sudoeste da península arábica, que hoje corresponde, em grande parte, à área do atual Iêmen. Eles negociavam especiarias, ouro e uma variedade de pedras preciosas. Um acampamento dos sabeus perto da fronteira de Edom, região onde Jó morava, não seria algo improvável. Comentário Bíblico Jó a Cantares de Salomão – 3 – CPAD.

A Ação manifesta pela natureza do ar:

16 — Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova.

Trata-se de uma descrição dramática e inspirada de uma tempestade de raios que incendiaram a fazenda de Jó, ou mesmo um tipo de queda de (chuva de) meteoritos.

בערה - b ^e èrah; n. f. ardente, fogo

נור - nuwr (aramaico); significando brilhar; n. f/m. fogo.

ברק - baraq; v. (Qal) relampejar, desferir (relâmpagos)

ברק - baraq; n. m. relâmpago - relâmpagos, raios

Segunda fase do Drama de Jó:

segundo o príncipe das potestades do ar, ...” Efésios 2:2

A descrição do evento destruidor “Fogo do céu” deixa muita dificuldade em reconhecer ou conhecer como ele aconteceu.

Uma tormenta com chuva de raios?

Chuva de meteoritos?

Um fogo que atingiu grandes proporções pelo vento oriental, quente?

Potestades do ar, operaram este fogo, nas regiões celestiais onde habitam?

אש - ’esh: n. f. fogo; fogo, chamas; fogo sobrenatural (junto com teofania)

A Bíblia cita um fogo capaz de consumir 250 homens de uma vez.

A narrativa do livro de Jó, nos leva a crer que essas coisas estavam sob o controle de Satanás, embora com a permissão de Deus; e seu poder sobre os relâmpagos e os ventos Jó 1:19 pode servir para ilustrar a declaração de que ele é o “príncipe do poder do ar” em Efésios 2: 2 .

“..., com Coré, quando morreu aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, os quais serviram de advertência.” Números 26:10

A destruição dos bens continua.

17 — Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova.

As hostes do céu e do inferno ficaram observando a reação de Jó ao perder suas riquezas e seus filhos. Ele expressou sua tristeza do modo costumeiro da época, pois Deus espera que sejamos humanos (1 Tessalonicenses 4:13). O justo também entristece, mas sabe que há esperança.

Afinal, até mesmo Jesus chorou (João 11:35). Mas, em seguida, Jó adorou a Deus e realizou uma profunda declaração de fé (Jó 1:21).

A dificuldade de Jó em aceitar a tragédia e passar pelo Drama, tornou-se mais difícil pelo seu caráter e forma de ser, caráter, integridade, crente em Deus, cumpridor de adoração e sacrifícios, independente do que possuía. Um após o outro, quatro mensageiros assustados relataram que 500 juntas de bois, 500 jumentos e 3 mil camelos foram roubados em ataques inimigos; 7 mil ovelhas foram atingidas por raios e mortas e todos os seus 10 filhos foram mortos por um vendaval. O rei Salomão estava certo: "Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles" (Eclesiastes 9:12). Jó sabia o que havia acontecido, mas não sabia por que isso havia ocorrido; esse era o "x" da questão.

Embora, ele não soubesse que já fora dado como íntegro e justo, e temente no tribunal inquisidor que Satanás, o apontou como alguém que só adorava Deus pelos bens, recebidos.

“O termo hebraico (tam) usado na afirmação sobre sua vida, quer dizer que, este era homem sincero (perfeito, ou “íntegro”, ARA). O significado principal da raiz, do termo, é plenitude de caráter. No caso de Jó, não significa perfeição no sentido absoluto.

Obs.: já explicamos, com mais detalhe o termo “tam”, ao longo dos estudos sobre Jó.

Jó afirma que ele é tam (27.5), sacrificava e sabia que era, sobre tudo, como ele mesmo admite portador de muitas fraquezas humanas (9.1ss; 13.26).

Jó mantém a integridade básica do seu caráter, já no início do Drama que está vivendo, com expressões, como:

21 — e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR. 22 — Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Drama do perfeito/íntegro.

Aprendendo a servir a Deus independente de Tragédias e Dramas.

Aprenda com o Drama de Jó: "O propósito da vida é a construção do caráter mediante a verdade". Deus está trabalhando em nossa vida a fim de nos tornar mais semelhantes a Jesus Cristo (Romanos 8:29) e pode usar até mesmo os ataques do inimigo para nos aperfeiçoar. Quando trilhamos o caminho da obediência e nos vemos dentro de uma grande provação, devemos nos lembrar de que nada pode tocar nossa vida se não for da vontade de Deus.

            O importante da crise é saber como passar por ela. Sabendo que terá que deixá-la, e nunca usá-la como desculpa para não crescer.” (SLC)

Neste Drama, mostra um homem que não sofre no coração dificuldades em continuar a adorar a Deus.  Jó não está dividido (SI 12.2). Jó reconheceu que o Senhor havia lhe dado todos os seus recursos (Jó 1:21) e usava e usou o que tinha em bens e riqueza com generosidade para beneficiar a outros (4:1-4; 29:12-17; 31:16-32). Jó não teria problema algum em obedecer àquilo que Paulo escreveu em 1 Timóteo 6:6-19. A vontade de Jó pertence a Deus e ele sabe e não abre mão disso (2.9-10; 27.5).

Além de ser sincero (perfeito/íntegro), Jó também, era reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. Não havia falta em Jó. Ele preenchia todos os requisitos dos seus dias de um homem exemplar. Na narrativa, essas qualidades em Jó não constituem a avaliação de homens, mas sim, a avaliação do próprio Deus.

Mas, ele tinha em seu coração, alguma informação inconsciente de que poderia sofrer e passar por tragédia e viver um Drama destas proporções, não quer dizer, que Jó esperasse, mas ele sabia que todos os homens, podem sofrer estes danos e por isto ele preparara seu coração, não para o sofrimento, ou drama daquelas proporções, mas se mantivera íntegro e não se apoiava na sua posição ou bens.

Obs.: “..., o conhecimento divino ao humano no enredo para dramatizar ainda mais a oposição ao confrontar os atores humanos dentro e fora do enredo com as opacidades do mundo espiritual, que Jó não via, nem sabia o que estava ocorrendo, perpassam todo livro com enigmas do mundo extraterrestre.”

“E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.” Jó 1:2,3

As perdas na família:

18 — Estando ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19 — eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.

רוח - ruwach; n. f. vento, hálito, mente, espírito; vento - dos céus; pontos cardeais ("rosa-dos-ventos”),

Vento Leste - Vento Qadiym

קדים - qadiym ou קדם qadim; n. m. oriente, vento oriental - oriente (referindo-se a direção),  vento oriental

Esse foi o vento que assoprou sobre a casa onde os filhos de Jó estavam reunidos, destruindo totalmente (Jó 1:19).

No hebraico é denominado como vento Qadiym. Chamado também de vento oriental ou vento do oriente. É o vento que se levanta do deserto. Tem como característica trazer o castigo, secar, tirar, despojar, desarraigar, queimar, destruir, estancar, remover. É um vento selvagem.

καυσων - kauson; n. m. calor escaldante; do sol; Euro, um calor muito seco, vento leste, queimando e ressecando tudo.

Em Oséias 13:15, vemos que o Vento do Leste vai arrancar todos os recursos que não estão de acordo com os propósitos de Deus em nossa vida, que não são para o avanço do Seu Reino.

O Vento do Leste vai destruir todos os meios, os veículos. O destino profético de Jonas era a cidade de Nínive, mas ele começou a ir em direção a Társis, e por isso o Vento do Leste assoprou fortemente sobre a embarcação na qual ele se encontrava, até que ele decidiu voltar ao destino original. O Vento do Leste assopra forte.

Os gafanhotos são liberados pelo Vento do Leste (Êxodo 10:13).

Vento Do Oeste

No hebraico é denominado como Yam (em direção ao mar, oeste, na direção oeste). Também pode ser chamado como vento ocidental ou vento do ocidente. Esse vento se caracteriza por levar os gafanhotos liberados no Vento do Leste (Êxodo 10:19).

Na tradução original, este vento se traduz como a palavra que significa “o espírito que traz a água”. Totalmente contrário ao Vento do Leste, que queima e seca, esse vento anuncia a chuva fresca!

Esse foi o vento que o profeta Elias viu quando profetizou a chuva (I Reis 18:43-45). O profeta foi levado a gerar esse vento. É o vento que assopra do Mediterrâneo, que vem do mar, que move a nuvem de chuva.

O vento do Oeste traz as bênçãos após o tratamento dado por Deus no Vento do Leste.

É também o vento que traz o inverno. No natural, esse é um vento muito esperado pelos agricultores, porque prepara para a colheita.

Vento Do Norte

No hebraico se define como Aquilon ou Tsaphown.

A amada se encontrava no jardim, uma dimensão de proteção.  Ela pedia o Vento do Norte para que limpasse todo espírito que pudesse escurecer o ambiente do seu jardim.

“Da recâmara do sul sai o tufão, e do norte o frio. Pelo sopro de Deus se dá a geada, e as largas águas se congelam.” Jó 37:9,10

O Vento do Norte também é um vento frio. (Jó 37:9)

Vento Do Sul

O Vento do Sul no hebraico é chamado de Austro ou Teyman. Se caracteriza por um clima temperado, calor agradável, uma temperatura favorável. A Palavra diz que quando Jó foi tocado, suas vestes estavam mornas, uma característica de que ele já tinha passado pelas ministrações dos ventos anteriores. Seu inverno estava terminando (Jó 37:17).

“Ou de como as tuas roupas aquecem, quando do sul há calma sobre a terra?” Jó 37:17

O Vento do Sul extrai a fragrância das flores. É o vento que traz a Primavera. É o vento que te leva a terra firme para poder cumprir o propósito, tal como aconteceu com o Ap. Paulo (Atos 27:13; Atos 28:13)

“Fenice, que é um porto de Creta que olha para o lado do vento da África e do Coro, e invernar ali. E, soprando o sul (vento sul) brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta. Mas não muito depois deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão. E, sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa.” Atos 27:12-15

(Euro-Aquilão - Almeida - Dicionário da Bíblia ARA, grego: vento nordeste)

“De onde, indo costeando, viemos a Régio; e soprando, um dia depois, um vento do sul, chegamos no segundo dia a Potéoli.” Atos 28:13

A união do Vento Norte com o Vento do Sul produz um redemoinho. Texto original de Dr. Fernando Guillen, editado e compilado pelo autor deste atual estudo. Algumas expressões do texto, ou no texto, podem não expressar a opinião d0 autor desta compilação, mas foram mantidas para melhor compreensão dos leitores. Embora, a maior parte (que retirei do texto) faça parte do renomado Comentário Bíblico Comentário Bíblico Expositivo - Antigo Testamento - Volume III — Poéticos; Warren W . Wiersbe

A demonstração da fé e crença em Deus:

O “Sofrimento que Adora em meio ao Drama”:

21 — e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.

22 — Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Satanás sempre tem um jeito de dar a má notícia aos justos, esperando que ele blasfeme contra Deus.

“..., um grande vento sobreveio dalém do deserto,...” Vento Leste também chamado vento oriental - simboliza “Devastação”. Os Quatro Ventos, Bíblia online

Visão da Terra de Uz:

As posses de Jó, incluindo seus filhos [...] e filhas, são registradas para provar a retidão desse homem (2-3). O ponto principal de discussão entre Jó e seus amigos vai ser o significado da prosperidade material. Acreditava-se naquela época que a família e os rebanhos eram bênçãos de Deus para uma pessoa reta. A riqueza de Jó significava que ele desfrutava do favor de Deus de uma maneira excepcional. Os números usados (sete, três e cinco), enumerando os filhos de Jó e seus rebanhos, são expressões adicionais da sua integridade.

A parte pessoal do Drama de Jó:

O Teste Final da Integridade de Jó (2.1-10)

Jó 2: -

4 —  Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

5 —  Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!

6 —  E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.

7 — Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto do cabeça.

8 — E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.

A segunda ida de Satanás se dá em função da mantença de posição de integridade e caráter de Jó e sua fidelidade ao Seu Deus, o Único.

E à partir daí o Drama entra em outro discurso, o discurso acusatório de seus amigos.

Mas, voltando ao assunto do Drama das perdas, Satanás pede para atacar a saúde e aparência de Jó.

Neste Drama é hora de aparecer outro personagem, a própria mulher de Jó, ela "Amaldiçoa a Deus e morre!" era exatamente o que Satanás queria que Jó fizesse (fosse por desespero, ou por ver seu marido e perder todos os seus bens e agora com um câncer em todo o corpo. Não esqueça que ela continuou com Jó e lhe deu novos filhos e filhas, mais belos que os primeiros), Havia perdido dez filhos em um dia, o que seria suficiente para deixar qualquer mãe arrasada. A riqueza da família havia desaparecido, e ela não era mais a "primeira-dama" de sua terra. Seu marido, outrora o homem mais importante do Oriente (Jó 1:3), estava assentado no monturo da cidade sofrendo de uma doença terrível. O que lhe restava?

O que você faria, ou diria, não conhecendo o mundo sobrenatural, que atuava, com permissão de Deus?

Jó a corrige, mas mantém a inabalável fé em Deus.

Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” Jó 2:9,10

"E obra da fé reivindicar e se apropriar da bondade nos golpes mais severos de Deus".  The Letters of Sam Rutherford (pastor escocês).

Jó estava decidido a confiar em Deus - e até mesmo a discutir com Deus! - e a não desperdiçar seu sofrimento nem sua oportunidade de receber o que o Senhor tinha para ele.

 

Fontes:

https://www.significados.com.br/drama/

A Poética da Narrativa Bíblica; Literatura Ideológica e o Drama da Leitura; Meir Sternberg

A Crise De Jó Religião, Relatos bíblicos sobre a vida de Jó. Silvia Leticia Carrijo De Azevedo Sá; usuária do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola.

Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento, Volume III — Poéticos, Warren W . Wiersbe; Traduzido por Susana E. Klassen; Iª Edição; 5ª Impressão

Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor

Lição CPAD – 3º Trimestre 2020 utilizada como Lição do 4º Trimestre 2020 – período da Pandemia COVID-19

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger