Lição 4: O Drama de Jó
Lição EBD - CPAD
- 25 de Outubro de 2020
Estudo
subsídio Pastor e Profe4ssor Universitário Osvarela
Texto
Áureo
“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu
tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do
SENHOR” Jó 2.21.
Verdade
Prática
A despeito
das grandes provações que se abatem em nossa vida, à luz do exemplo de Jó,
devemos permanecer fiéis ao Senhor.
Leitura
Bíblica
Jó
1.13-22; 2.6-8.
Jó l
13 — E
sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa
de seu irmão primogênito,
14 — que
veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam
junto a eles;
15 — e eis
que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da
espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova.
17 — Estando ainda este falando, veio outro e
disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram,
e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova.
18 — Estando
ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas
comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
19 — eis que
um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a
qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.
20 — Então,
Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em
terra, e adorou,
22 — Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a
Deus falta alguma.
Jó 2
6 — E disse
o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida.
7 — Então,
saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a
planta do pé até ao alto do cabeça.
8 — E Jó,
tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio
da cinza.
Hinos
Sugeridos
153, 342 e
440 da Harpa Cristã.
Objetivo
Geral
Mostrar que
Jó manteve sua fidelidade a Deus.
Objetivos
Específicos
Abaixo, os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Revelar
de que forma as tragédias que se abateram sobre Jó atingiram seus bens;
II. Explicar
de que forma Jó teve sua família destroçada pelos ventos;
III.
Demonstrar de que forma Jó teve sua saúde física e mental abalada.
Drama.
20 Então Jó se levantou,
rasgou seu manto, rapou sua cabeça, caiu por terra, inclinou-se no chão 21 e
disse: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. Iahweh
o deu, Iahweh o tirou, bendito seja o nome de Iahweh."
22 Apesar de tudo isso, Jó
não cometeu pecado nem protestou contra Deus.
Obs.: Nas Escrituras, uma
mudança dramática na vida de uma pessoa é, muitas vezes, marcada pela troca de
roupas.
“Então Jó se
levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em
terra, e adorou.” Jó 1:20
O livro de
Jó começa com um prólogo em prosa que apresenta o herói e vítima da história, e
personagem deste Drama bíblico.
Na etimologia,
difícil de tradução, por ser extremamente oriental, temos algumas definições
sobre este homem Jó (’iyyobh) não claras, mas ela normalmente é
equiparada com a raiz que significa “odiar” ou “ser inimigo”. Mas, eu ao
estudar, achei ser mais adepto do possível sentido passivo: “ser perseguido”,
seja o melhor significado, para o substantivo aqui usado, o qual poderia ser adaptado
ao tema do estudo: Drama.
A forma
arábica do nome parece vir da raiz que significa “retornar ou arrepender-se”— o
penitente!
O
arrebatamento imediato e sucessivo dos bens de Jó.
Pelos
inimigos físicos usados por Satanás
Pelos
agentes naturais, autorizados por Deus para agirem sobre as propriedades de Jó
Vento
oriental
Mente
perturbada
Mas, não
perdeu a noção de fidelidade
Perplexo
Em seus mais
íntimos pensamentos ele pensava que algo de ruim poderia atingir a ele e seus
filhos
Preparado
mentalmente e espiritualmente
Mas, mesmo
assim, sofreu por não saber as causas
Mas foi
estóico para receber o bem e o mal de Deus
Saúde física
em estado de dores e chagas
Definição:
Drama é uma expressão usada
para designar uma situação comovente, que envolve sofrimento ou aflição.
Exemplo
bíblico:
Há no mínimo
8(oito) dramas nas Escrituras, seja no AT ou no NT.
"O Drama
de Jó”!
"O
drama de Davi traído pelo seu filho Abalão”.
"O
drama dos hebreus em tempos de fome, quando uma mulher assou o filho de outra”.
O Drama da Salvação: “A Terra de
"teatro do universo", pois nela o Senhor demonstrou seu amor por meio
do que Dorothy Sayers chamou de "maior drama de todos os tempos". Escolheu
um planeta, um povo e uma terra e para lá enviou seu Filho, para que vivesse,
ministrasse, morresse e fosse ressurreto dentre os mortos para que os pecadores
pudessem ser salvos.” Clarence Benson
No sentido
figurado, a palavra drama pode ser frequentemente usada para
caracterizar um comportamento que demonstra um exagero, de alguém, nas suas
queixas sob uma determinada situação, geralmente trágica ou até mesmo simples
problemas sem perdas, como a dizer: "Ele está fazendo drama",
não se enquadra no caso de Jó, pois ele estava vivendo um Drama real, piorado
pelo desconhecimento do que se passava além do entendimento humano.
A palavra Drama
vem do grego "drâma", que significa "ação", e era usada com
relação à arte teatral. E é isso que caracteriza o gênero dramático - o fato de
apresentar a encenação de um texto. Um drama é um texto cuja história é
caracterizada por um desenrolar de acontecimentos semelhantes aos da vida real.
Dentre as
várias formas de expressões dramáticas, destacam-se a tragédia, e o próprio drama.
Um drama é
um texto cuja história é caracterizada por um desenrolar de acontecimentos
semelhantes aos da vida real.
13 — E sucedeu um dia,
em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão
primogênito,
14 — que veio um
mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam
junto a eles;
15 — e eis que deram
sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e
eu somente escapei, para te trazer a nova.
16 — Estando este ainda
falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas
e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova.
17 — Estando ainda este
falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre
os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só
eu escapei, para te trazer a nova.
Dando expressão
com base na Escritura Sagrada, temos a narrativa de um drama, no sentido de
fatos que atingiram um homem, sua família, sua esposa, seus servos, seus
amigos, seus bens. Jó foi um homem que conheceu a crise no seu íntimo
pessoal e familiar, viveu plenamente um Drama. Sua crise, que se apresentou
como drama, envolveu todos que com ele estava. Dos empregados aos seus bens.
Fica clara a
ação de roubo e destruição de Satanás, operando tudo que a Bíblia descreve a
respeito deste personagem maligno, deste Drama.
Agravante:
Como numa
sociedade oriental ele foi avisado e teria que transmitir a sua mulher todas as
perda, imagine a mãe que perdeu 10 filhos, era casada com o homem mais
rico de toda região oriental e do dia para a noite, o vê pobre e canceroso.
A perda
familiar de Jó ainda tinha seu agravante, como avisar a esposa dos filhos, a
dor não era somente sua. Tinha que suportar a dor da perda e ainda consolar
a esposa de tamanha crise. Está sem compreensão do acontecido o diz: “Então
sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e
morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos
de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus
lábios.” (Jó 2:9-10). Jó conheceu ali o descontrole, mas jamais a
blasfema.
Coloque o
Drama de Jó em nossos dias:
Imagine, Jó
teve uma das maiores decepções financeira, ele dorme milionário e acorda pobre,
com notícias das piores que um pai de família pode receber. Seus filhos morrem
em um desastre, seu gado morre em outro. Seus pés não sabiam mais onde
repousar. Os servos de Jó foram mortos ao fio da espada. Para ser mais pesado
ao seu coração cai fogo do céu e mata suas ovelhas e os servos que cuidava das
mesmas.
Também Poderíamos
narrar:
“Um chefe de
família de pequenas posses e temente a Deus, perdeu seu único automóvel, sua
casa pegou fogo, todos os seus filhos morreram, e até o seu auxiliar nos
serviços morreu.”
Se fossemos
narrar em atos, o primeiro ato está neste texto bíblico (supra), dando início a
Tragédia de Jó.
Começa o
relato das suas perdas de bens:
Tudo isso
indica a rapidez do movimento de Satanás e seu desejo de “sobrecarregar”
Jó com a repentina e grandeza de suas calamidades.
A celeridade
da ação de Satanás:
A retirada
de todas as posses de Jó.
Esta rapidez
e sanha de destruição de Satanás, era para não dar tempo para se recuperar do
choque de uma forma de julgamento antes que outra viesse sobre ele.
Veja o
texto:
1. E
sucedeu um dia
2. Estando
este ainda falando
3. Estando
ainda este falando
Satanás sabia
e Deus permitiu, pois, se tivesse sido dado um intervalo, ele poderia ter
reunido suas forças para suportar suas provações; mas as aflições são muito
mais difíceis de suportar quando ocorrem em rápida sucessão. – Não é uma
ocorrência muito incomum, no entanto, que os justos sejam provados pela rapidez
e acumulação, bem como pela severidade de suas aflições.
Instrumentos
de Satanás:
A ação
dos sabeus.
Bois
Jumentas.
Os sabeus
eram uma
tribo árabe que morava na região sudoeste da península arábica, que hoje
corresponde, em grande parte, à área do atual Iêmen. Eles negociavam
especiarias, ouro e uma variedade de pedras preciosas. Um acampamento dos
sabeus perto da fronteira de Edom, região onde Jó morava, não seria algo
improvável. Comentário
Bíblico Jó a Cantares de Salomão – 3 – CPAD.
A Ação manifesta
pela natureza do ar:
16 — Estando este ainda
falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as
ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a
nova.
Trata-se de
uma descrição dramática e inspirada de uma tempestade de raios que incendiaram
a fazenda de Jó, ou mesmo um tipo de queda de (chuva de) meteoritos.
בערה -
b ^e èrah;
n. f. ardente, fogo
נור -
nuwr
(aramaico); significando brilhar; n. f/m. fogo.
ברק -
baraq; v.
(Qal) relampejar, desferir (relâmpagos)
ברק -
baraq; n.
m. relâmpago - relâmpagos, raios
Segunda fase
do Drama de Jó:
“segundo
o príncipe das potestades do ar, ...” Efésios 2:2
A descrição
do evento destruidor “Fogo do céu” deixa muita dificuldade em reconhecer
ou conhecer como ele aconteceu.
Uma
tormenta com chuva de raios?
Chuva
de meteoritos?
Um
fogo que atingiu grandes proporções pelo vento oriental, quente?
Potestades
do ar, operaram este fogo, nas regiões celestiais onde habitam?
אש -
’esh: n.
f. fogo; fogo, chamas; fogo sobrenatural (junto com teofania)
A Bíblia
cita um fogo capaz de consumir 250 homens de uma vez.
A narrativa do
livro de Jó, nos leva a crer que essas coisas estavam sob o controle de
Satanás, embora com a permissão de Deus; e seu poder sobre os relâmpagos e os
ventos Jó 1:19 pode servir para ilustrar a declaração de que ele é o “príncipe
do poder do ar” em Efésios 2: 2 .
“..., com Coré, quando
morreu aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens,
os quais serviram de advertência.” Números 26:10
A destruição
dos bens continua.
17 — Estando ainda este
falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre
os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só
eu escapei, para te trazer a nova.
As hostes do
céu e do inferno ficaram observando a reação de Jó ao perder suas riquezas e
seus filhos. Ele expressou sua tristeza do modo costumeiro da época, pois Deus espera
que sejamos humanos (1 Tessalonicenses 4:13). O justo também entristece,
mas sabe que há esperança.
Afinal, até
mesmo Jesus chorou (João 11:35). Mas, em seguida, Jó adorou a Deus e
realizou uma profunda declaração de fé (Jó 1:21).
A dificuldade
de Jó em aceitar a tragédia e passar pelo Drama, tornou-se mais difícil pelo
seu caráter e forma de ser, caráter, integridade, crente em Deus, cumpridor de
adoração e sacrifícios, independente do que possuía. Um após o outro, quatro
mensageiros assustados relataram que 500 juntas de bois, 500 jumentos e 3
mil camelos foram roubados em ataques inimigos; 7 mil ovelhas foram atingidas
por raios e mortas e todos os seus 10 filhos foram mortos por um vendaval. O
rei Salomão estava certo: "Pois o homem não sabe a sua hora. Como os
peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se
prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da
calamidade, quando cai de repente sobre eles" (Eclesiastes 9:12). Jó
sabia o que havia acontecido, mas não sabia por que isso havia ocorrido; esse
era o "x" da questão.
Embora, ele
não soubesse que já fora dado como íntegro e justo, e temente no tribunal
inquisidor que Satanás, o apontou como alguém que só adorava Deus pelos bens,
recebidos.
“O
termo hebraico (tam) usado na afirmação sobre sua vida, quer dizer que,
este era homem sincero (perfeito, ou “íntegro”, ARA). O significado principal da
raiz, do termo, é plenitude de caráter. No caso de Jó, não significa perfeição
no sentido absoluto.
Obs.: já explicamos, com mais
detalhe o termo “tam”, ao longo dos estudos sobre Jó.
Jó afirma
que ele é tam (27.5), sacrificava e sabia que era, sobre tudo, como ele
mesmo admite portador de muitas fraquezas humanas (9.1ss; 13.26).
Jó mantém a
integridade básica do seu caráter, já no início do Drama que está vivendo, com
expressões, como:
21 — e disse: Nu saí do
ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou;
bendito seja o nome do SENHOR. 22 — Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a
Deus falta alguma.
Drama do perfeito/íntegro.
Aprendendo
a servir a Deus independente de Tragédias e Dramas.
Aprenda
com o Drama de Jó:
"O propósito da vida é a construção do caráter mediante a verdade".
Deus está trabalhando em nossa vida a fim de nos tornar mais semelhantes a
Jesus Cristo (Romanos 8:29) e pode usar até mesmo os ataques do inimigo para
nos aperfeiçoar. Quando trilhamos o caminho da obediência e nos vemos dentro de
uma grande provação, devemos nos lembrar de que nada pode tocar nossa vida se
não for da vontade de Deus.
“O importante da crise é saber
como passar por ela. Sabendo que terá que deixá-la, e nunca usá-la como
desculpa para não crescer.” (SLC)
Neste Drama,
mostra um homem que não sofre no coração dificuldades em continuar a adorar a
Deus. Jó não está dividido (SI 12.2). Jó
reconheceu que o Senhor havia lhe dado todos os seus recursos (Jó 1:21) e usava
e usou o que tinha em bens e riqueza com generosidade para beneficiar a outros
(4:1-4; 29:12-17; 31:16-32). Jó não teria problema algum em obedecer àquilo que
Paulo escreveu em 1 Timóteo 6:6-19. A vontade de Jó pertence a Deus e ele sabe
e não abre mão disso (2.9-10; 27.5).
Além de ser
sincero (perfeito/íntegro), Jó também, era reto e temente a Deus;
e desviava-se do mal. Não havia falta em Jó. Ele preenchia todos os requisitos
dos seus dias de um homem exemplar. Na narrativa, essas qualidades em Jó não
constituem a avaliação de homens, mas sim, a avaliação do próprio Deus.
Mas, ele
tinha em seu coração, alguma informação inconsciente de que poderia sofrer e
passar por tragédia e viver um Drama destas proporções, não quer dizer, que Jó esperasse,
mas ele sabia que todos os homens, podem sofrer estes danos e por isto ele preparara
seu coração, não para o sofrimento, ou drama daquelas proporções, mas se
mantivera íntegro e não se apoiava na sua posição ou bens.
Obs.: “..., o conhecimento
divino ao humano no enredo para dramatizar ainda mais a oposição ao confrontar
os atores humanos dentro e fora do enredo com as opacidades do mundo
espiritual, que Jó não via, nem sabia o que estava ocorrendo, perpassam todo
livro com enigmas do mundo extraterrestre.”
“E nasceram-lhe sete
filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil
camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram
também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era
maior do que todos os do oriente.” Jó 1:2,3
As perdas
na família:
18 — Estando ainda este
falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e
bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
19 — eis que um grande
vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual
caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.
רוח -
ruwach;
n. f. vento, hálito, mente, espírito; vento - dos céus; pontos cardeais
("rosa-dos-ventos”),
Vento
Leste - Vento
Qadiym
קדים -
qadiym ou קדם qadim;
n. m. oriente, vento oriental - oriente (referindo-se a direção), vento oriental
Esse foi
o vento que assoprou sobre a casa onde os filhos de Jó estavam reunidos,
destruindo totalmente (Jó 1:19).
No hebraico é denominado
como vento Qadiym. Chamado também de vento oriental ou vento do oriente. É o
vento que se levanta do deserto. Tem como característica trazer o castigo,
secar, tirar, despojar, desarraigar, queimar, destruir, estancar, remover. É um
vento selvagem.
καυσων - kauson; n. m. calor escaldante;
do sol; Euro, um calor muito seco, vento leste, queimando e
ressecando tudo.
Em Oséias
13:15, vemos que o Vento do Leste vai arrancar todos os recursos que não
estão de acordo com os propósitos de Deus em nossa vida, que não são para o
avanço do Seu Reino.
O Vento
do Leste
vai destruir todos os meios, os veículos. O destino profético de Jonas era a
cidade de Nínive, mas ele começou a ir em direção a Társis, e por isso o Vento
do Leste assoprou fortemente sobre a embarcação na qual ele se encontrava, até
que ele decidiu voltar ao destino original. O Vento do Leste assopra forte.
Os
gafanhotos são liberados pelo Vento do Leste (Êxodo 10:13).
Vento Do
Oeste
No hebraico
é denominado como Yam (em direção ao mar, oeste, na direção oeste).
Também pode ser chamado como vento ocidental ou vento do ocidente. Esse vento
se caracteriza por levar os gafanhotos liberados no Vento do Leste (Êxodo
10:19).
Na tradução
original, este vento se traduz como a palavra que significa “o espírito que
traz a água”. Totalmente contrário ao Vento do Leste, que queima e seca, esse
vento anuncia a chuva fresca!
Esse foi o
vento que o profeta Elias viu quando profetizou a chuva (I Reis 18:43-45). O
profeta foi levado a gerar esse vento. É o vento que assopra do Mediterrâneo,
que vem do mar, que move a nuvem de chuva.
O vento do
Oeste traz as bênçãos após o tratamento dado por Deus no Vento do Leste.
É também o
vento que traz o inverno. No natural, esse é um vento muito esperado pelos
agricultores, porque prepara para a colheita.
Vento Do
Norte
No hebraico
se define como Aquilon ou Tsaphown.
A amada se
encontrava no jardim, uma dimensão de proteção.
Ela pedia o Vento do Norte para que limpasse todo espírito que pudesse
escurecer o ambiente do seu jardim.
“Da recâmara do sul sai o
tufão, e do norte o frio. Pelo sopro de Deus se dá a geada, e as largas
águas se congelam.” Jó 37:9,10
O Vento do
Norte também é um vento frio. (Jó 37:9)
Vento Do
Sul
O Vento do
Sul no hebraico é chamado de Austro ou Teyman. Se caracteriza por um
clima temperado, calor agradável, uma temperatura favorável. A Palavra diz que
quando Jó foi tocado, suas vestes estavam mornas, uma característica de que ele
já tinha passado pelas ministrações dos ventos anteriores. Seu inverno estava
terminando (Jó 37:17).
“Ou de como as tuas roupas
aquecem, quando do sul há calma sobre a terra?” Jó 37:17
O Vento do
Sul extrai a fragrância das flores. É o vento que traz a Primavera. É o vento
que te leva a terra firme para poder cumprir o propósito, tal como aconteceu
com o Ap. Paulo (Atos 27:13; Atos 28:13)
“Fenice, que é um porto de
Creta que olha para o lado do vento da África e do Coro, e invernar ali. E,
soprando o sul (vento sul) brandamente, lhes pareceu terem já o que
desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta. Mas não
muito depois deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão. E, sendo o
navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo,
nos deixamos ir à toa.” Atos 27:12-15
(Euro-Aquilão - Almeida - Dicionário
da Bíblia ARA, grego: vento nordeste)
“De onde, indo costeando,
viemos a Régio; e soprando, um dia depois, um vento do sul,
chegamos no segundo dia a Potéoli.” Atos 28:13
A união do
Vento Norte com o Vento do Sul produz um redemoinho. Texto original de Dr.
Fernando Guillen, editado e compilado pelo autor deste atual estudo. Algumas expressões
do texto, ou no texto, podem não expressar a opinião d0 autor desta compilação,
mas foram mantidas para melhor compreensão dos leitores. Embora, a maior parte
(que retirei do texto) faça parte do renomado Comentário Bíblico Comentário
Bíblico Expositivo - Antigo Testamento - Volume III — Poéticos; Warren W . Wiersbe
A demonstração
da fé e crença em Deus:
O “Sofrimento
que Adora em meio ao Drama”:
21 — e disse: Nu saí do
ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou;
bendito seja o nome do SENHOR.
22 — Em tudo isto Jó não
pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Satanás sempre
tem um jeito de dar a má notícia aos justos, esperando que ele blasfeme contra
Deus.
“...,
um grande vento sobreveio dalém do deserto,...” Vento Leste também
chamado vento oriental - simboliza “Devastação”. Os Quatro Ventos, Bíblia
online
Visão da
Terra de Uz:
As posses de
Jó, incluindo seus filhos [...] e filhas, são registradas para provar a retidão
desse homem (2-3). O ponto principal de discussão entre Jó e seus amigos vai
ser o significado da prosperidade material. Acreditava-se naquela época que a
família e os rebanhos eram bênçãos de Deus para uma pessoa reta. A riqueza de
Jó significava que ele desfrutava do favor de Deus de uma maneira excepcional.
Os números usados (sete, três e cinco), enumerando os filhos de Jó e
seus rebanhos, são expressões adicionais da sua integridade.
A parte
pessoal do Drama de Jó:
O Teste
Final da Integridade de Jó (2.1-10)
Jó 2: -
4 — Pele
por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5 — Porém
estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema
contra ti na tua face!
6 — E disse
o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
7 — Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu
a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto do cabeça.
8 — E Jó, tomando um
pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.
A segunda
ida de Satanás se dá em função da mantença de posição de integridade e caráter
de Jó e sua fidelidade ao Seu Deus, o Único.
E à partir
daí o Drama entra em outro discurso, o discurso acusatório de seus amigos.
Mas,
voltando ao assunto do Drama das perdas, Satanás pede para atacar a saúde e aparência
de Jó.
O que você faria,
ou diria, não conhecendo o mundo sobrenatural, que atuava, com permissão de
Deus?
Jó a corrige,
mas mantém a inabalável fé em Deus.
“Então sua mulher lhe
disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele
lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus,
e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.”
Jó 2:9,10
"E obra
da fé reivindicar e se apropriar da bondade nos golpes mais severos de Deus".
The Letters of Sam Rutherford (pastor
escocês).
Jó estava
decidido a confiar em Deus - e até mesmo a discutir com Deus! - e a não
desperdiçar seu sofrimento nem sua oportunidade de receber o que o Senhor tinha
para ele.
Fontes:
https://www.significados.com.br/drama/
A Poética da
Narrativa Bíblica; Literatura Ideológica e o Drama da Leitura; Meir Sternberg
A Crise De
Jó Religião, Relatos bíblicos sobre a vida de Jó. Silvia Leticia Carrijo De
Azevedo Sá; usuária do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil
Escola.
Comentário Bíblico
Expositivo, Antigo Testamento, Volume III — Poéticos, Warren W . Wiersbe; Traduzido
por Susana E. Klassen; Iª Edição; 5ª Impressão
Citações no
corpo do texto
Apontamentos
do autor
Lição CPAD –
3º Trimestre 2020 utilizada como Lição do 4º Trimestre 2020 – período da
Pandemia COVID-19
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