domingo, novembro 15

A Teologia de Bildade: Se há sofrimento, há pecado oculto? Minha Homenagem póstuma a meu irmão Mizael Varella RIP

 A Teologia de Bildade: Se há sofrimento, há pecado oculto?

Lição 7

Data: 15 de Novembro de 2020

Estudo do Pastor e Prof. Osvarela

Enquanto escrevia recebi a notícia da morte do meu irmão Misael Varella, aos 58 anos, no Rio de Janeiro, por parada cardíaca.

Peço oração peça nossa família.

Texto Áureo

“Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.” Jó 8.4.

Verdade Prática

A existência do sofrimento não quer dizer que haja pecado oculto.

Leitura Bíblica

Jó 8.1-4; 18.1-4; 25.1-6.

Jó 8

1 — Então, respondeu Bildade, o suíta, e disse:

2 — Até quando falarás tais coisas, e as razões da tua boca serão qual vento impetuoso?

3 — Porventura, perverteria Deus o direito, e perverteria o Todo-Poderoso a justiça?

4 — Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.

Jó 18

1 — Então, respondeu Bildade, o suíta, e disse:

2 — Até quando usareis artifícios em vez de palavras? Considerai bem, e, então, falaremos.

3 — Por que somos tratados como animais, e como imundos aos vossos olhos?

4 — Ó tu, que despedaças a tua alma na tua ira, será a terra deixada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu lugar?

Jó 25

1 — Então, respondeu Bildade, o suíta, e disse:

2 — Com ele estão domínio e temor; ele faz paz nas suas alturas.

3 — Porventura, têm número os seus exércitos? E para quem não se levanta a sua luz?

4 — Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce da mulher?

5 — Olha, até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos.

6 — E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um bicho!

Objetivo Geral

Mostrar que nem sempre o sofrimento é consequência de um pecado oculto, como pensava Bildade.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Destacar o argumento de Bildade que contrastava o pecado com o caráter santo e reto de Deus;

II. Explicar a concepção de Bildade que associava o pecado à quebra da moralidade religiosa;

III. Esclarecer a argumentação de Bildade que contrapunha a pequenez humana com a grandeza de Deus.


                Meu querido irmão Mizael Varella (58a), já descansa com o Senhor!

Introdução:

No estudo passado sobre a noção de justiça no contexto da Teologia Retributiva, a noção de que toda tribulação, perda ou crise é motivada pelo pecado.

Neste estudo o pensamento central do outro amigo (Bildade) de Jó, manteve o pecado como pensamento, que a justiça, (ou da ação de Deus, de agir contra o pecado, ou pecador) retributiva, seria motivada por algum pecado oculto.

O pensamento, inclusive utilizado entre os crentes, ainda que inconscientemente, é que Deus pune o homem e todas as crises, no mínimo (pensa-se) são oriunda de algum pecado oculto, ou mesmo encoberto.

Porém, precisamos entender que:

A Justiça de Deus opera segundo a sua própria Justiça, a única regra que pode reger o mundo quanto a retribuição ao homem que erra o alvo.

3 — Porventura, perverteria Deus o direito, e perverteria o Todo-Poderoso a justiça?

Segundo este pensamento da Justiça divina, Bildade se torna defensor desta justiça, que sob sua ótica de tradição é: Deus pune com danos ao injusto e pecador.

A pergunta-chave que Bildade faz a Jó, é:

“..., perverteria o Todo-Poderoso a justiça?”

Porém, esta é a base do que eu chamaria do código de justiça de Deus.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a DeusRomanos 8:28

E, à partir, dela Deus faz justiça, conforme seus atributos, como o Guarda dos homens.

Santidade

Amor

Ira tardia

Misericórdia

Presciência

Providencia

Intervenção na vida do homem.

Punição

Tratamento do caráter

Preparação do homem para seus futuros projetos, com ele.

“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Salmos 30:5

Então, “os atos de retribuição estão diretamente relacionados com os atributos da santidade e da sua ira. Eles mostram que os seres racionais não podem ficar sem punição, nem escapar de suas consequências. Deus é um ser absolutamente justo e ele sempre dá a paga que os homens merecem. O princípio bíblico vale aqui com toda a força:

“Aquilo que o homem semeia, isso também ele ceifará” (Gl 6.7).”

Contudo, não podemos nos esquecer de que os atos retributivos de Deus são atos de sua providência, pois eles estabelecem a justiça no mundo, velam pela ordem no mundo e, em última instância, concorrem para o bem de todos os filhos de Deus.

A posição de Bildade teve por base, o princípio geral da retribuição divina através dos fenômenos da natureza (Bildade e a tradição) tem sua base numa verdade bíblica do Antigo Testamento, como era usado pelos profetas, incluindo o profeta Oséias 8.7. Bildade usa  sabedoria das gerações passadas e [...] de seus pais (8) é colocada de maneira idealizada. Bildade não está se referindo meramente à geração anterior. Ele se refere à antiguidade, ou costumes e cultura senso comum. Compilado, com adição e inserção deste autor de texto do Livro A Providência e a Sua Realização na História do Dr. Heber Carlos de Campos.

E também, por meio dos seus exércitos das alimárias e outros agentes, que Ele usa a seu modo, como:

“Deus usou vermes -Os vermes são pequenos animais ativos especialmente nas coisas que estão em decomposição. Todos os seres vivos que morrem são comidos por vermes que fazem parte da própria natureza cheia de bactérias que, inclusive, infectam o nosso organismo, mesmo enquanto vivos.” DR. Heber de Campos

Partindo deste principio ele assume a posição investigativa, buscando uma confissão de Jó.

Se pequei, que te farei, ó Guarda dos homens? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? E por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniqüidade? Porque agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscarás, e não existirei mais.” Jó 7:20,21

Lendo estes versículos anteriores a fala réplica de Bildade, notamos que Jó refere-se a possíveis “Iniquidades”, que possa ter cometido.

Jó 8

1 — Então, respondeu Bildade, o suíta, e disse:

2 — Até quando falarás tais coisas, e as razões da tua boca serão qual vento impetuoso?

3 — Porventura, perverteria Deus o direito, e perverteria o Todo-Poderoso a justiça?

4 — Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.

Com base nesta fala de Jó, Bildade inicia seu discurso do pecado oculto.

Na verdade, as Escrituras de Jó, demonstram desde o início que ele sempre buscou não deixar passar nenhuma iniquidade, dele próprio ou de sua família, agora destruída.

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.” Jó 1:1

Além, da própria palavra de Deus, o imputando como justo e fiel.

“E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” Jó 1:8

8. 2 — Até quando falarás tais coisas, e as razões da tua boca serão qual vento impetuoso?

A forma de expressar de Bildade é um tanto, quanto raivosa, após ouvir Jó. Ele tradicionalista, como demonstra ser, considerou que Jó escondia alguma coisa.

Para Bildade as palavras de Jó são elas são severas em essência e vazias de verdade.

18. 2 — Até quando usareis artifícios em vez de palavras? Considerai bem, e, então, falaremos.

A ira de Bildade sobre os erros ocultos ou mesmo cometidos, a qualquer modo, é destilada em suas palavras, na sua Teologia de religiosidade tradicional, não a Ortodoxa. Quero deixar claro!

Tanto que ele inclui a maior perda para a alma de um pai, que é a perda de seus filhos e Jó perdera dez filhos em um só dia e momento.

Assim ele ainda que inconscientemente usa sua fala:

A proposição: “4 — Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.”

De uma forma cruel, considerando a perda e sofrimento de Jó, ele argumenta (de forma, hipotética, mas a intenção não é hipotética).

que a morte dos filhos de Jó foi conseqüência natural da transgressão deles.

Bildade não pode aceitar a premissa de Jó de que suas calamidades representem uma ação injusta da parte de Deus, que sob a sua ótica, ainda que sob sombras, se Deus o fez, então é justo, porque veio de Deus.

Bildade: “O homem não tem como reprovar a ação da justiça divina, pois é fruto de alguma maneira de seus próprios atos.”

Continua.

Por motivo de Luto!

Enquanto escrevia recebi a notícia da morte do meu irmão Misael Varella, aos 58 anos, no Rio de Janeiro, por parada cardíaca.

Peço oração peça nossa família.

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