sábado, julho 31

O Reinado de Acazias Lição 5 CPAD; Data: 01 de Agosto de 2021

O Reinado de Acazias

Lição 5 CPAD; Data: 01 de Agosto de 2021

Estudo Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente.” Salmos 7.9.

Prática

A coragem de Elias é exemplo e incentivo para os que são chamados a pregar e a exortar segundo a Palavra de Deus, independentemente de classe, raça ou credo.

Leitura Bíblica

2 Reis 1.1-8,13-17.

1 — E, depois da morte de Acabe, Moabe se revoltou contra Israel.

2 — E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.

3 — Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?

4 — E, por isso, assim diz o SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então, Elias partiu.

5 — E os mensageiros voltaram para o rei, e ele lhes disse: Que há, que voltastes?

6 — E eles lhe disseram: Um homem nos saiu ao encontro e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou e dizei-lhe: Assim diz o SENHOR: Porventura, não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.

7 — E ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras?

8 — E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita.

13 — E tornou o rei a enviar outro capitão dos terceiros cinquenta, com os seus cinquenta; então, subiu o capitão de cinquenta, e veio, e pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinquenta teus servos.

14 — Eis que fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida.

15 — Então, o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se e desceu com ele ao rei.

16 — E disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura, é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto, desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.

17 — Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar, no ano segundo de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, porquanto não tinha filho.

Hinos Sugeridos

116, 242 e 382 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Ressaltar a imprescindibilidade de se ter um relacionamento íntimo com Deus.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Descrever a idolatria e a infidelidade de Acazias;

II. Assinalar a coragem de Elias;

III. Identificar as consequências dos atos de Acazias.

A queda de Acazias demonstra a queda dos que se rebelam contra Deus.

“A rebelião do homem contra Deus costuma ser castigada através da rebelião dos que lhe devem sujeição.”

Remontando o pensamento nesta série sobre os Reis de Israel podemos dizer, que a influência perversa de Acabe afetou o reinado de Acazias, neto de Josafá (2 Cr 22:1-9), e a condescendência de Josafá ao envolver-se numa batalha ao lado de Acabe quase lhe custou a vida (1 Rs. 22:32, 33). Na terceira questão, Josafá mostrou-se insensato ao unir forças com Acazias, filho de Acabe (1 Rs 22:48, 49; 2 Cr 20:31-37), e tentar enriquecer pela importação de produtos estrangeiros.

Historiando: Depois da morte do perverso rei Acabe, a nação de Moabe se aproveitou de Acazias, filho e sucessor de Acabe, e rompeu os laços de vassalagem que os haviam mantido presos a Israel (v. 1; ver 3:4, 5). Anos antes, Davi havia derrotado Moabe (2 Sm 8:2), e Jeorão (Jorão), sucessor de Acazias, se juntaria a Josafá, rei de Judá, para lutar contra os moabitas (3:6.ss).

Belzebu é uma adaptação do hebraico “Baal-Zebul” (Ba’al Zebub), enunciado que aparece nas Escrituras como uma referência ao deus filisteu de Ecrom (2 Reis 1.2): “Ora, Acazias caiu pela grade do seu quarto alto em Samária, e adoeceu; e enviou mensageiros, dizendo-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença” (ARA, grifo meu). Wesley Knochenhauer Carvalho, A estética protestante e o espírito contemporâneo

Com base na etimologia que apontamos no estudo sobre Elias e os profetas de Baal e Aserá, definimos que:

בעל - Ba‘al; no Grego - Βααλ; Baal = “senhor”; Baalá = “senhora” n. pr. m. divindade masculina suprema dos cananeus ou fenícios.

Baal-Hamom = “senhor (possuidor) de abundância”; lugar da vinha de Salomão.

Baal-Berite = “senhor da aliança”

Baal-Gade = “senhor da fortuna”. Gade centro de idolatria a Baal

Baal-Zebube (בעל זבוב - Ba ‘al Z ^ebuwb ou no grego βεελζεβουλ) = “senhor do inseto/das moscas”; Zebul Baal (“Senhor Baal”) aparece nos textos ugaríticos (na Mesopotâmia, mostra a antiguidade deste culto a Baal) como o nome de Baal, e é possível que esse nome seja uma alteração intencional e depreciadora de Baal Zebul.

Mosca -זבוב  - z^ebuwb

As moscas abundavam na Palestina – e aquela espécie que os modernos viajantes encontram nas vizinhanças do Nilo, a que chamam de mosca da Abissínia, é tão grande como a abelha, e apoquenta de tal modo os animais que os obriga a abandonarem as suas pastagens ou aqueles lugares onde estão, procurando outros sítios de areia ou de lama, onde possam rebolar-se. E por isto podemos ajuizar dos terríveis efeitos da praga das moscas (Êx 8.24). o profeta isaías diz (7.18) que a mosca se encontrará nos próprios lugares para onde os animais se afastam, no desejo de se verem livres da sua presença. As simples moscas do Egito são muito incômodas. Elas gostam de meter-se nos cantos dos olhos, ou de colocar-se nas pálpebras. os egípcios adoravam diversas espécies de moscas e de insetos. outros povos tinham divindades, cujo emprego era defendê-los contra as moscas, como, por exemplo, Baalzebube, o deus mosca de Ecrom. Dicionário Bíblico (site)

A descrição de Bruce, para uma espécie de mosca na Abissínia e nas regiões adjacentes, dá uma ideia do caráter dessa:

Este inseto é chamado Zimb; não foi descrito por nenhum naturalista. É, em tamanho, muito pouco maior que uma abelha, de uma proporção mais espessa e com asas mais largas que as de uma abelha, colocadas separadas, como as de uma mosca: são de gaze pura, sem cor ou mancha sobre eles; a cabeça é grande, a mandíbula ou lábio superior é afiada e possui no final um cabelo forte e pontudo, com cerca de um quarto de polegada de comprimento; a mandíbula inferior tem dois desses cabelos pontudos; e esse lápis de pêlos, quando unidos, faz uma resistência ao dedo, quase igual à da cerda de um porco forte; suas pernas são serrilhadas por dentro e o todo coberto de cabelos castanhos ou para baixo. Assim que essa praga aparece e seu zumbido é ouvido, todo o gado abandona sua comida e corre loucamente pela planície, até morrer, exausto de fadiga, medo e fome. Não resta remédio senão deixar a terra negra e apressar-se nas areias de Atbara; e ali permanecem, enquanto duram as chuvas, esse inimigo cruel que nunca ousa persegui-los ainda mais. Estudo de Isaías 7:18 – Comentado e Explicado, by bibliaco | Posted on 13 de março de 2020

2 Reis 1.2 — E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.

Estamos iniciando uma nova seção dos estudos sobre os livros do Reis e este primeiro capítulo nos mostra a exata divisão do livro de Reis em duas partes se deu por ser mais conveniente para os tradutores, o que se observa no fato de a história do reinado de Acazias começar na primeira parte e continuar na segunda, sem interrupção alguma.

Este versículo 2 relata a queda de Acazias pelas grades de um quarto alto.

A Arquitetura em Israel – nos idos de Acazias:

As casas na antiga Israel tinham, normalmente, um único andar. Já os palácios e mansões tinham um segundo. Nos andares superiores, era comum encontrar-se uma varanda cercada por grades, o que permitia a circulação do ar, protegia da luz solar e dava certa privacidade ao ambiente. Porém, essas grades podiam ser facilmente quebradas.

A doença ou consequências da Queda:

“Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidadesSalmos 103:3

“Onde quer que vamos, somente há um passo entre nós e a morte. A casa do homem é seu castelo, mas não o assegura contra os juízos de Deus.”

Acazias adoeceu, e enviou mensageiros a Baal-Zebube para perguntar a este deus se ele seria curado. Enquanto o nome Zebube é conhecido como Ugarite em textos cananeus, neste versículo ele pode refletir uma corrupção intencional do original zebul (príncipe). Neste caso, escribas hebreus transformaram Baal-Zebul (Baal é o príncipe) em Baal-Zebube (senhor das moscas). Os escribas também escreveram Baal-Zebel (senhor do esterco) algumas vezes. Esta mudança proposital de nomes de indivíduos ou de deuses associados à adoração a Baal mostra o tremendo desprezo que os escribas israelitas tinham por tais conceitos.

Jezabel é um nome feminino de origem do hebraico 'Iyzebel ou Izével, que significa “Baal exalta”, “esposa de Baal”.

Posteriormente, nos idos do domínio romano na Palestina, o nome Baal- Zebube foi associado a Satanás (Mt 10.25;12.24). Significado de 2 Reis 1 – Biblioteca bíblica

Mostra a que ponto o culto a Baal continuou mesmo após Elias derrotar e matar os profetas deste deus, inserido na vida religiosa de Israel ,desde os idos de Salomão e tendo o auge nestes reinados após Acabe e Jezabel.

Acabe mandou buscar ajuda de Baal-Zebube, em Ecrom porque não queria que o povo de Samaria soubesse quão grave era seu estado de saúde, uma queda que as Escrituras não revelam o motivo, mas que teve consequências graves, fazendo-o adoecer.

Devido a instituição do culto a Baal o seu templo já era bastante famoso, em Ecrom, sendo Baal o deus principal daquela cidade, e se esperava que os reis buscassem ajuda naquele local. Observe que Acazias pediu aos sacerdotes de Baal que lhe dessem apenas um prognóstico, não que o curassem.

Ecrom (é a atual e moderna cidade de Akir) está situada cerca de 16 quilômetros a leste de Jafa.

Acazias e Israel criam que este Baal fosse um deus que impedira ou afastara a presença de enxames de insetos ou moscas na região.

“Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.” 2 Reis 1:2

Pode apontar também que as moscas, após a queda de Acazias poderiam invadir seu recinto, ou aposentos por aplicação de unguentos ou pastas aplicadas como remédios. Mas, era comum, como dito, acima, que até hoje existe este tipo de praga sazonal na região da Palestina, o que provoca danos, agricultura, e ao gado, causando até danos em rebanhos inteiros, talvez seja deste incomodo em ocorrência que, Acazias já teria adorado a Baal-zebube e como Baal tem diversidades (assim eles criam) de atuação, manda mensageiros da Samaria para se consultar sobre a sua queda, desprezando em sua idolatria o Deus de Israel, que se manifestara a Elias diante de todo o povo.

Há Deus e profeta em Israel.

2 Reis 1.3 — Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?

4 — E, por isso, assim diz o SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então, Elias partiu.

5 — E os mensageiros voltaram para o rei, e ele lhes disse: Que há, que voltastes?

6 — E eles lhe disseram: Um homem nos saiu ao encontro e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou e dizei-lhe: Assim diz o SENHOR: Porventura, não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.

7 — E ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras?

8 — E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita.

Este evento mostra um profeta Elias fortificado, com a comida, recebida, após a saída da caverna.

Assim, nós quando nos alimentamos da palavra de Deus, nos tornamos fortalecidos.

O medo abandonou o profeta e ele revestido resistiu apenas com a sua palavra, de tal modo que os soldados que vinham prendê-lo por ordem de Acazias, foram parados pelo profeta ao qual Deus revelara o propósito do rei Acazias em consultar Baal, em Ecrom. Cinquenta homens formavam uma unidade militar segundo a literatura do antigo Oriente Médio. C ada capitão de cinquenta se aproximava de Elias com um temor crescente do poder de Deus que se associava àquele profeta.

Um desprezo a Jeová e um desprezo aos profetas do Senhor. Que não perdoou sua idolatria e mandou Elias lhe dar a sentença de morte:

 . 6 — ..., voltai para o rei que vos mandou e dizei-lhe: Assim diz o SENHOR: Porventura, não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.

A impiedade de Acazias lhe custou a vida. A determinação do Senhor foi: o rei devia morrer pelos seus pecados. Acazias buscara uma mensagem divina de um deus estrangeiro, mas acabou recebendo-a do próprio Deus.

Deus pune a idolatria e a impiedade, com Sua Justiça.

“Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente.” Salmos 7.9.

A resposta de Jeová vem como fogo.

A preocupação de Elias era pela glória de Deus, aqueles por sua própria reputação. O Senhor julga os costumes humanos por seus princípios e seu juízo é segundo a verdade. Assim, o terceiro capitão se humilhou e se lançou na misericórdia de Deus e de Elias. Não há nada que ganhar contendendo com Deus; e são sábios os que aprendem a submissão pelo fim fatal da obstinação de outrem.

“Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce. [...]E tornou a enviar um terceiro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; então subiu o capitão de cinquenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos.[...] agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida. 2 Reis 1:9-14

A análise destes versículos pode nos levar a uma releitura, como Weber: “Por certo, o capitão não usou a designação "homem de Deus" como um elogio a Elias ou como uma confissão da própria fé, pois "homem de Deus" era um sinônimo comum da época para "profeta". Em outras palavras, o que Elias disse com sua resposta foi:

— Uma vez que você me chama de homem de Deus, deixe-me provar que sou, de

fato, homem de Deus. Meu Deus tratará de você de acordo com suas próprias palavras. O fogo que desceu do céu matou os cinquenta homens. Esse julgamento repetiu-se quando outro grupo de cinquenta abordou o profeta. Observe que o segundo capitão ordenou a Elias: "Desce depressa". Não deixe seu rei esperando! A lembrança do confronto no monte Carmelo deveria ter advertido o rei e seus soldados de que Elias poderia fazer fogo descer do céu (1 Reis 18). Deus nos tratará de acordo com nossas próprias palavras.

O terceiro capitão, parece ter lembrado do sacrifício no Carmelo e tomado de respeito teve sua vida poupada, mesmo tendo que obedecer ao rei sobe tratar um profeta, mostrando respeito ao homem de Deus.

Muitos morrem por não respeitar os profetas e homens de Deus, verdadeiros, quando recebem uma ordem para os intimidar.

14 — Eis que fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida.

Fogo do céu. Esta expressão pode significar julgamento divino (Gn 19.24). Elias já havia pedido fogo dos céus em sua disputa com os profetas de Baal (1 Rs 18.36-38). Esse fogo foi como um raio. Baal não era o deus da tempestade, como era conhecido?

Mas, O Deus de Israel era e é o Senhor da criação.

Um adorador do deus da fertilidade, sem filhos!

Elias recebeu ordem do Senhor, Deus de Israel para ir falar diretamente com Acazias, que o perseguia. Sem medo o profeta subiu a casa do rei.

15 — Então, o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se e desceu com ele ao rei.

16 — E disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura, é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto, desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.

Elias, chamado de profeta ígneo, conhecia que Deus se manifestava com fogo do Céu.

Elias tinha:

Intimidade com Deus; zelo em promover a adoração ao Deus de Israel e em condenar a idolatria; clareza e assertividade em suas sentenças; fidelidade e, além de tudo, a coragem (2Rs 1.9-12).

O ministério de Elias nos prova que: o Senhor é o verdadeiro Deus, que Ele tem controle sobre tudo e abomina a adoração a falsos deuses.

Elias nos ensina:

Os Acazias não prevalecerão em sua idolatria (as modernas idolatrias ou outras), sempre Deus levantará um Elias, um homem ígneo, cheio do Espírito Santo.

Profeta ao modo Elias, podem estar na “caverna”, mas ao comerem a porção da Palavra e ao dar ouvidos ao Senhor se encorajam e desafiam os esquadrões e milicias do inimigo e profetizam sem medo do que ouvirá a Voz de Deus. A palavra profética se cumpriu como fora anunciada. A afirmação não tinha filho significava que a dinastia tinha acabado. Todo infiel que governa sobre o povo de Deus e o leva a pecar terá seus últimos dias, como Acazias, sem ninguém de sua linhagem para substituí-lo.

Acazias nem ousou responder a Elias, mas também não mostrou arrependimento, até aos dias de sua morte, como lemos no texto bíblico, não há palavra alguma com outros que receberam condenação e se arrependeram. Acazias estava com coração endurecido!

17 — Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar, no ano segundo de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, porquanto não tinha filho.

“Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte)

É no monte de Deus que o fogo desce. Elias não se retirou do monte ou não deixou de buscar o Deus dos montes, estava no lugar que Deus lhe colocara.

Não desça sem a ordem de Deus!

A profecia verdadeira se cumpre!!!

Bibliografia:

Dicionário Strong

Comentário Bíblico Expositivo - Antigo Testamento, Volume II — Histórico, Warren W . Wiersbe

Citações no corpo do estudo

Estudantes da Bíblia

Lição CPAD – 3º trimestre 2021

Apontamento do autor, neste site.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger