sábado, setembro 4

O cativeiro de Israel: Reino do norte Lição 10 CPAD - 05 de Setembro de 2021

O cativeiro de Israel: Reino do norte

Lição 10 CPAD - 05 de Setembro de 2021

Estudo Pastor e Prof Univ Osvarela

Texto Áureo

“Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.” (Os 6.1).

Prática: Deus sempre adverte seu povo sobre os perigos da idolatria e suas terríveis consequências.

Texto Bíblico:

2 Reis 17.1-14,17-20,29.

1 — No ano duodécimo de Acaz, rei de Judá, começou a reinar Oseias, filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove anos.

2 — E fez o que era mal aos olhos do SENHOR; contudo, não como os reis de Israel que foram antes dele.

3 — Contra ele subiu Salmaneser, rei da Assíria; e Oseias ficou sendo servo dele e dava-lhe presentes.

4 — Porém o rei da Assíria achou em Oseias conspiração, porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava presentes ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então, o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.

5 — Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.

6 — No ano nono de Oseias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e transportou a Israel para a Assíria, e fê-los habitar em Haia e em Habor, junto ao rio Gozã, e nas cidades dos medos.

7 — E sucedeu assim por os filhos de Israel pecarem contra o SENHOR, seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.

8 — E andaram nos estatutos das nações que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel e nos costumes dos reis de Israel.

9 — E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o SENHOR, seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade forte.

10 — E levantaram estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros e debaixo de todas as árvores verdes. E levantaram estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros e debaixo de todas as árvores verdes.

11 — E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações que o SENHOR transportara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o SENHOR.

12 — E serviram os ídolos, dos quais o SENHOR lhes dissera: Não fareis estas coisas.

13 — E o SENHOR protestou a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a Lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.

14 — Porém não deram ouvidos; antes, endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no SENHOR, seu Deus.

17 — Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira.

18 — Pelo que o SENHOR muito se indignou contra Israel e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão a tribo de Judá.

19 — Até Judá não guardou os mandamentos do SENHOR, seu Deus; antes, andaram nos estatutos que Israel fizera.

20 — Pelo que o SENHOR rejeitou a toda semente de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os tirou de diante da sua presença.

29 — Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas suas cidades, nas quais habitavam.

Hinos Sugeridos: 193, 545 e 370 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Compreender que nossas transgressões nos afastam de Deus.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Destacar as injustiças cometidas por Israel;

II. Ressaltar a insistência de Israel no pecado da idolatria;

III. Salientar o sincretismo em Samaria.

Introdução:

Um aviso divino, não pode ser recusado:

E ordenaram que se fizesse passar pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a Páscoa ao Senhor Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como estava escrito. Foram, pois, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo: Filhos de Israel, convertei-vos ao Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel; para que ele se volte para o restante de vós que escapou da mão dos reis da Assíria. E não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que transgrediram contra o Senhor Deus de seus pais, pelo que os entregou à desolação como vedes. Não endureçais agora a vossa cerviz, como vossos pais; dai a mão ao Senhor, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós. Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele.

E os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles. Todavia alguns de Aser, e de Manassés, e de Zebulom, se humilharam, e vieram a Jerusalém. 2 Crônicas 30:5-1


Um pouco de erro não tira o peso do juízo de Javé:

2 Reis 17.2 — E fez o que era mal aos olhos do SENHOR; contudo, não como os reis de Israel que foram antes dele.

- “contudo, não como os reis de Israel que foram antes dele (2)”. Talvez esta seja uma referência ao fato de Oséias permitir que pessoas de outras tribos fossem a Jerusalém para celebrar a festa da Páscoa (2 Cr 30.10ss). Lembrando que Jeroboão ao dividir a Nação

(vide abaixo), impedira ao povo ir cultuar em Jerusalém.

3 — Contra ele subiu Salmanaser, rei da Assíria; e Oseias ficou sendo servo dele e dava-lhe presentes.

4 — Porém o rei da Assíria achou em Oseias conspiração, porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava presentes ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então, o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.

5 — Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.

Quem foi e o que fez Oseias:

O décimo nono e último rei do reino do norte, Israel. Não confundir com o profeta Oseias, como veremos abaixo.

O reinado de Oseias foram nove anos do reinado de Oséias, que antecederam o “furacão” assírio que viria passar pelo Reino do Norte, foram anos caracterizados pela prática da iniqüidade.

A Bíblia relata que Oseias fez o que era mal aos olhos do SENHOR, contudo o juízo de Deus já estava tomado e Israel já fora advertido pelos profetas que o juízo viria pelos erros seguidos da Nação seguindo aos deuses Baal e Asera e outros Astarotes.

2 Reis 17:13 — E o SENHOR protestou a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a Lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.

14 — Porém não deram ouvidos; antes, endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no SENHOR, seu Deus.

Embora avisado pelos profetas de período do reino do Norte próximos ao seu tempo:

Este Gráfico é de autoria deste escritor e autor 

Amós, cujo nome significa “Aquele eu suporta o jugo, ou carga”, era um nativo da pequena cidade de Tecoa, situada nas colinas de Judá, a cerca de 16 km ao sul de Jerusalém.

עמוס - ‘Amowc; n. pr. m. Amós

Originário do Reino do Sul – Judéia – próspera e importante – II Sm. 141-24;II Cr. 11.5-6;

Amós é o primeiro dos assim chamados profetas escritores, ou literários, do séc. VIII a.C.

Os outros incluem Oséias a Israel e Miqueias e Isaias a Judá. Amós rejeitou treinamento como um profeta profissional, admitindo que ele era um pastor de ovelhas e cultivador de sicômoros.

Um Profeta fora dos padrões, um ‘não-profeta entre os profetas’, Amós foi chamado para entregar a mensagem de Deus ao Reino do Norte, Israel.

O País estava em segurança.

Denuncias:

Pecado – 5-7;10.17;

Injustiça;

Maldade do reino do Norte;

Mensagem:

Condenação; 5.21-27

Possibilidade de conversão; possibilidade da Reversão do juízo, pelo arrependimento, conversão [metanóia]  e nova vida;

Jonas - O destinatário da revelação do Senhor é Jonas ("pomba"), filho de Amitai ("Fiel" ou "fiel"). Esta designação identifica o profeta como o caráter histórico de 2 Reis 14:25, que proclamou que Jeroboão II (793-753 a. C.) Iria recuperar território da Síria para o norte.

Adivinhos ou pronunciadores de Agouros:

Há alguns que consideram a existência, e/OU Contraste da Mensagem de Jonas, com o período do reino de Jeroboão, comparando-as, com as palavras de Amós e Oséias, que profetizaram durante o período de declínio espiritual de Israel na última parte do mesmo século.

אדרמלך - ’Adrammelek; n. pr. m. Adrameleque = “honra do rei” ou “Adar é príncipe” ou “Adar é conselheiro, aquele que decide”; um ídolo ou deus dos sefarvitas, introduzido em Israel por Salmaneser

17 — Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira.

O erro de Israel deve servir para nós como um exemplo:

Agouro

Adivinhações

Vender-se para fazer o mal

Ευωνυμος - euonumos; adj. de bom nome, de bom presságio - No segundo sentido, usado para anunciar agouros; no entanto, os agouros eufemisticamente chamados “euonumos” eram aqueles considerados como sem sorte, i.e. que vieram da esquerda, presságios sinistros, (pelo que um bom nome era desejado).

קסם - qacam v. praticar adivinhação, adivinhar - referindo-se a adivinhos das nações, Balaão; referindo-se a falsos profetas de Israel; proibido

קסם - qecem; n. m. adivinhação, feitiçaria - referindo-se às nações, Balaão - referindo-se aos falsos profetas

“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;” Deuteronômio 18:10

“E exterminarei as feitiçarias da tua mão; e não terás adivinhadores; E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos. E arrancarei os teus bosques do meio de ti; e destruirei as tuas cidades.” Miquéias 5:12-14

“E vós não deis ouvidos aos vossos profetas, e aos vossos adivinhos, e aos vossos sonhos, e aos vossos agoureiros, e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis ao rei de babilônia.” Jeremias 27:9

Cuidado com os adivinhadores de número de documentos, de nomes entre a multidão dos crentes. É o que temos visto e vivido nestes últimos tempos.

Profecias exaradas pela boca do homem e não de Deus.

Além de culto que tem a aparência de outras formas de religiosidades não evangélicas, há mistura de gente não crente cantando com alguns cantores ditos evangélicos.

Eis uma lição para a Igreja de hoje.

שלמנאסר - Shalman’ecer; n. pr. m. Salmaneser = “adorador do fogo”; rei assírio que provavelmente reinou entre Tiglate-Pileser e Sargão; invadiu o reino do norte, de Israel, quando o último rei, Oséias, estava no trono; forçou Oséias a pagar tributo mas teve que atacá-lo novamente quando este voltou atrás; não é certo se foi Salmaneser ou Sargão que concluiu o cerco que pôs fim ao reino do norte. Devido aos nomes comuns usados, as vezes como título real ou de lideres assírios, tenho para mim que esta dúvida deriva desta questão patronímica.

Mas, existe outra explicação conforme Beacon e seu Comentário do AT de Josué a Ester: Sargão II ou Salmaneser V A tendência é acreditar que Sargão era o governante assírio que estava realmente no poder na época.

derrota de Samaria.
Afirmação da Crônica Babilônica de que Salmaneser conquistou Samaria não deve ser entendida como uma contradição às afirmações sobre Sargão, mas como um complemento a ela. A combinação das informações dessas fontes sugere que Salmaneser V deu início ao cerco, mas que ele morreu no outono do último ano de seu reinado (723/722) e que seu sucessor, Sargão II, completou a conquista de Samaria.

Os de Judá sob as lideranças de seu reis, incluindo Oseias, se voltaram a servir aos deuses das nações vizinhas, construindo altares nos lugares de culto onde outrora Deus determinara como lugar de um culto verdadeiro, e por mais que fossem ensinados, adoraram a estátuas:

“Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.” Êxodo 20:2-5;23

Desta maneira, a decisão se consolidou, neste período, já sob o domínio do rei da Assíria, sendo pois Oseias vassalo do Rei da Assíria, que o tinha colocado, como gestor da terra onde vivia Israel.

שר - sar; n. m. príncipe, governante, líder, chefe, comandante, oficial, capitão; comandante, chefe - vassalo, nobre, oficial (sob as ordens do rei).

Traidor ou tentando a autonomia de Judá?

4 — Porém o rei da Assíria achou em Oseias conspiração, porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava presentes ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então, o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.

5 — Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.

Nos detalhes registrados nos anais assírios, Sô, rei do Egito (4), foi identificado com Sib‘e (em hebraico Siwe), comandante de uma das pequenas monarquias do delta egípcio.

Salmaneser mandou prender Oséias por causa de sua rebelião. Aposição desse detalhe no relato bíblico parece indicar que, através de oficiais da terra ou por outros meios, o imperador assírio mandou prender o rei de Israel antes de iniciar o ataque contra Samaria. É possível que a firmação pode signifique, simplesmente, que ele foi capturado e preso depois da queda da cidade

Oseias na realidade, era um simples regente sob as ordens do rei da Assíria. Mesmo assim, intentou trair o rei assírio, talvez buscando apoio do rei do Egito, como muitas vezes, ocorrera anteriormente naquela região, para enfrentamento de reis poderosos, para apoio econômico ou comercial, e porque a influência geopolítica do Egito era fundamento para equilíbrio das forças regionais (reinos e/ou nações).

Oseias que pelo nome deveria ser a esperança de Israel se torna um desatinado, traído do rei Salmaneser.

“Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.” Oseias 6.1

הושע - Howshea no grego - ωσηε; n. pr. m. Oséias = “salvação”

De salvação, no nome se torna o finalizador da existência oficial do povo das dez (10) tribos do Norte.

2 Reis 17.6 — No ano nono de Oseias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e transportou a Israel para a Assíria, e fê-los habitar em Haia e em Habor, junto ao rio Gozã, e nas cidades dos medos.

A situação caótica dos israelitas do Norte sofreu um revés desde o reino de Jeroboão, após o filho de Salomão, Roboão assumir o trono da nação unida, por mais de 80 anos sob o reinado de Davi e Salomão.

Um final trágico tem sempre um começo ao sair da presença do verdadeiro Deus:

O final do Reino do Norte aproximava-se depois da morte de Jeroboão II, embora tivesse alcançado o apogeu político e material sob seu reinado. Inúmeros fatores contribuíram para essa derrocada - entre eles a falta de um rei forte e as investidas assírias no oeste. Mas nenhum deles foi tão crucial como a desobediência e sua conseqüente decadência moral.

A situação de vassalagem e a derrocada do Reino do Norte:

O reino do Norte debatia-se em dificuldades por causa de ambiciosos usurpadores, em uma época em que mais necessitava de uma excelente liderança. O exército assírio, “Os Dois Reinos 2 Reis 15.17-31 sob Salmanaser (858-824) e Hadade-Nirari (805-782 a.C.), constantemente invadia a região oeste e sul em direção ao Egito. Sua expansão a oeste durante o reinado de Tiglate-Pileser III (745-727) e de seus sucessores, havia envolvido o reino do Norte. Pul, rei da Assíria (19) é o nome hebraico para o termo babilônio Pulu, uma abreviatura de Tiglate-Pileser que cobrou um pesado tributo de Menaém. Mil talentos de prata seriam hoje US$2.000.000 (Berk). A fim de levantar o dinheiro desse tributo, o rei de Israel cobrou em moeda de hoje US$2.000 em prata de cada homem rico (20, Berk. Cinqüenta siclos de prata). Para que sua mão fosse com ele (19), isto é, “para que ele pudesse ajudar a confirmar a posse do poder real”. Comentário Beacon pág. 365 de Josué a Ester.

Jeroboão adotou um sistema de culto com bezerros nos montes Ebal e Gerizim, remontando ao erro de Arão no deserto, no capítulo 32 do Êxodo.

“E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.” Êxodo 32:4

Um culto falso leva a destruição total de um povo:

“Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro. Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi.” 1 Reis 12:28-31

Além disto, a tomada do território por reis da assíria levou a contaminação da identidade de Israel com a introdução de gentes de outras terras, não judeus e a introdução de um culto misto, tentando imitar ao culto verdadeiro ao Deus de Israel que se fazia no Templo, isto seja por Jeroboão, quanto pelas alianças com reis que dominavam a região num certo período como vemos em 2 Reis. Veja o caso que ocorrera no reinado de Acaz ao determinar a construção de um altar idêntico ao que viu em Damasco que foi construído para agradar ao rei ao rei da Assíria:

“Então o rei Acaz foi a Damasco, a encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria; e, vendo um altar que estava em Damasco, o rei Acaz enviou ao sacerdote Urias o desenho e o modelo do altar, conforme toda a sua feitura. Porém o altar de cobre, que estava perante o Senhor, ele tirou de diante da casa, de entre o seu altar e a casa do Senhor, e pô-lo ao lado do altar, do lado do norte. Também a coberta que, para o sábado, edificaram na casa, e a entrada real externa, retirou da casa do Senhor, por causa do rei da Assíria.” 2 Reis 16: 10,14;18

O que se seguiu foi a derrocada do reino do Norte e sua mutilação genealógica e cultural, para sempre. Esta tomada determinou a conclusão do sincretismo religioso naquela região, formatando um povo que passou a se chamar os Samaritanos, não no sentido, apenas de morar na região da Samaria, mas pela mistura que encontramos nos s que durou até os idos de Jesus  - Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). João 4:9.

Lição para Igreja Atual:

É importante a Igreja estar atenta enquanto Deus está dando oportunidade para não haver sincretismo cúltico m nossas liturgias.

Temos visto um sem numero de forma de rituais que nada têm a ver com o verdadeiro Evangelho e cada vez mais sendo introduzido e aceito pelos diversos ministérios evangélicos, até mesmo alguns chamados e aparentemente conservadores, já se balançam no ritmo destas novidades, sem se dar conta que estão indo como Oseias, de ponto de salvação para local de destruição, e ainda usando o Nome do Senhor!

Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao Senhor, e os fez cometer um grande pecado.[...] Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.

E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.

E sucedeu que, no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e o Senhor mandou entre eles, leões, que mataram a alguns deles.

Por isso falaram ao rei da Assíria, dizendo: A gente que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria, não sabe o costume do Deus da terra; assim mandou leões entre ela, e eis que a matam, porquanto não sabe o culto do Deus da terra.

Então o rei da Assíria mandou dizer: Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá; e vá e habite lá, e ele lhes ensine o costume do Deus da terra.

Veio, pois, um dos sacerdotes que transportaram de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor.

Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas cidades, em que habitava. 2 Reis 17:21-29

Conclusão:

A mistura não pode prevalecer, pois levará os que andam com ela a ruina e a ruína da Igreja!

Deixemos todo misticismo e voltemos a renovar a cada dia a Aliança em Jesus Cristo com Deus.

“E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.” Hebreus 12:24

Fonte:

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

Imagens obtidas na Internet

http://estudandopalavra.blogspot.com

Dicionário Strong

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger