O Reinado de Ezequias
Lição 11CPAD - 12 de Setembro de 2021
Estudo do Pastor e Professor Universitário Osvarela
Texto Áureo
“No SENHOR, Deus de Israel, confiou, de maneira que, depois dele, não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele” (2Rs 18.5).
Prática
Deus sempre ouve e guarda os sinceros de coração, que o obedecem e
procuram agradá-Lo. Deus sempre ouve e guarda os sinceros de coração, que o
obedecem e procuram agradá-Lo.
2
Reis 18.1-3,13,28,29; 19.1,5-7,15,16,20,21.
2 Reis 18
1 — E sucedeu que, no terceiro ano de Oseias, filho de Elá, rei de
Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2 — Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e
vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de
Zacarias.
3 — E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que
fizera Davi, seu pai.
13 — Porém, no ano décimo quarto do rei Ezequias subiu Senaqueribe,
rei da Assíria, contra todas as cidades fortes de Judá e as tomou.
28 — Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico,
e falou, e disse: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria.
29 — Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos
poderá livrar da sua mão;
2 Reis 19
1 — E aconteceu que Ezequias, tendo-o ouvido, rasgou as suas
vestes, e se cobriu de pano de saco, e entrou na Casa do SENHOR.
5 — E os servos do rei Ezequias vieram a Isaías.
6 — E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o
SENHOR: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da
Assíria me blasfemaram.
7 — Eis que meterei nele um espírito e ele ouvirá um ruído e
voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra.
15 — E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: Ó SENHOR, Deus de
Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os
reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
16 — Inclina, SENHOR, o teu ouvido e ouve; abre, SENHOR, os teus
olhos e olha: e ouve as palavras de Senaqueribe, que ele enviou para afrontar o
Deus vivo.
20 — Então, Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim
diz o SENHOR, Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da
Assíria, eu o ouvi.
21 — Esta é a palavra que o SENHOR falou dele: A virgem, afilha de
Sião, te despreza, de ti zomba; afilha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás
de ti.
Hinos Sugeridos - 526, 467 e 178 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Asseverar que o Senhor ouve a oração dos que o temem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
I. Apresentar o íntegro reinado de Ezequias;
II. Sinalizar as afrontas de Senaqueribe;
III. Registrar o fim de Senaqueribe
Introdução:
Apresentação
do Rei Ezequias:
Ezequias cujo significado é "Jeová Fortalece". Descrito na Bíblia
como um monarca ousado –"... de modo que não houve ninguém semelhante a
ele, entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele" (2 Reis,
18:5)– e que se dedicou a eliminar a idolatria em seu reino.
Poderíamos chamar Ezequias conforme o texto (partes) citado nas
fontes e adaptado e compilado neste estudo: Ezequias – O Homem Que Confiava
em Deus por Wolfgang Bühne
Em melhor tradução e pela etimologia do hebraico:
יחזקיה
– Y^echizqiyah ou יחזקיהו - Y^echizqiyahuw ; n.
pr. m. Ezequias = “Javé tornou forte”; filho do rei Acaz com Abia, ou
Abias, e o décimo segundo rei de Judá; seu reinado foi caracterizado por sua
conduta devota; reinou por 29 anos
Foi um dos sucessores do reinado de Davi e assumiu o trono
aos vinte e cinco anos de idade.
A História Bíblica inicia as informações de Ezequias com a
genealogia do Rei Davi, (a quem a Bíblia relata-o chamando de “pai”) em
1 Crônicas 3, destaco versículo 13.
“De
quem foi filho Acaz; de quem foi filho Ezequias; de quem foi filho Manassés;” 1
Crônicas 3:13
Ainda podemos encontrar na genealogia da Casa de Judá:
“E
chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do vale, a buscar pasto para
os seus rebanhos. E acharam pasto fértil e terra espaçosa, e quieta, e
descansada; porque os de Cão haviam habitado ali antes. 39,40
Estes, pois, que estão descritos por seus
nomes, vieram nos dias de Ezequias, rei de Judá, e derrubaram as tendas e
habitações dos que se acharam ali, e as destruíram totalmente até o dia
de hoje, e habitaram em seu lugar; porque ali havia pasto para os seus
rebanhos.” 1 Crônicas 4: 39,40;41
Ezequias viveu em torno de 715 AC e seus pais se chamavam Abi ou
Abia “filha de Zacarias” 2 Reis 18:2 e filho de Acaz, rei de
Judá. 2 Reis 18:1
Ezequias governou numa época em que o juízo de Deus já havia sido
comunicado ao povo através dos profetas Oséias e Isaías e que se cumpriu
através dos babilônios poucas décadas depois da morte de Ezequias.
Gráfico da autoria do autor em:
http://estudandopalavra.blogspot.com/2012/11/miqueias-importancia-da-obediencia.html
Miquéias também profetizou, de acordo com sua própria declaração
(1.1), durante os reinados dos reis do Sul, Jotão (740-731 aC), Acaz (731-716
aC), e Ezequias (716-686 aC). Visto que ele morreu durante a administração de
Ezequias e antes da era que coincide em parte com Manassés (696-642 aC), uma
data entre 704 e 696 aC parece ser provável.
- Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.
No entanto, pouco antes do ocaso, Judá teve esse reavivamento
espiritual, uma reforma radical e abrangente. É isso que nos relatam os livros
de Reis (2Rs 18-20) e de Crônicas (2Cr 29-32), além do profeta Isaías (Is
36-39).
“E
dormiu Acaz com seus pais, e foi sepultado junto a seus pais, na cidade de
Davi; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.” 2 Reis 16:20
Contemporâneo do Rei Oseas de Israel:
“E
sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a
reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.” 2 Reis 18:1
Esposa: חפצי בה - Chephtsiy bahh; n.
pr. f. Hefzi-bá = “minha delícia está nela”; a rainha do rei Ezequias e
mãe de Manassés
Seu cronista: aquele que escrevia seus feitos e atos na corte:
יואח - Yow’ach;
n. pr. m. Joá = “Javé é irmão”; filho de Asafe e cronista de Ezequias
“Então
o rei Ezequias e os príncipes disseram aos levitas que louvassem ao Senhor com
as palavras de Davi, e de Asafe, o vidente. E o louvaram com alegria e se
inclinaram e adoraram.” 2 Crônicas 29:30
יחיאל – Y^echiy’el ou
(2Cr 29.14) - יחואל - Y^echav’el; n.
pr. m. Jeiel = “Deus vive”
Informações históricas:
Para início deste estudo trago a informação arqueológica que aponta
a existência do Rei Ezequias e isto foi demonstrado pela Arqueologia, ao encontrar
um selo deste grande rei de Judá.
A inscrição circular em uma peça de argila de menos de um
centímetro de comprimento pode muito bem ter sido feita pelo próprio rei, disse
Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a escavação
onde a peça foi encontrada.
Ezequias reinou aproximadamente no ano 700 a.C. e foi
descrito na Bíblia como um monarca ousado –"... de modo que não houve
ninguém semelhante a ele, entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois
dele" (2 Reis, 18:5)– e que se dedicou a eliminar a idolatria
em seu reino.
Uma bula preciosa:
Foi a primeira vez que a impressão de um selo de um rei israelita
ou da Judéia veio à luz em uma escavação arqueológica científica, declarou o
arqueólogo Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a
escavação onde a peça foi encontrada.
Arqueólogos israelenses descobriram uma marca do selo do rei
bíblico Ezequias, que ajudou a transformar Jerusalém em uma metrópole na
antiguidade.
Bula é uma peça de barro, usada como selo para identificação de
escritos de profetas e reis.
A impressão na argila, conhecida como bula, foi descoberta junto ao
pé da parte sul de um muro que cerca a Cidade Velha de Jerusalém, uma região
rica em relíquias do período do primeiro dos dois templos judeus antigos.
O artefato “bullae” continha a imagem de um besouro, o que parecia
ser o símbolo do rei Ezequias.
O artefato estava enterrado em uma área de descarte de dejetos que
remonta aos tempos de Ezequias, e provavelmente foi atirado de um edifício real
adjacente, segundo Mazar, contendo escritos em hebreu antigo e o símbolo de um
sol com duas asas.
A bula foi catalogada inicialmente e armazenada, juntamente com 33
outras, após uma primeira inspeção que não conseguiu detectar sua verdadeira
identidade.
Bullae - artefato
de documentos oficiais e estampada - bullae.
Só cinco anos mais tarde, quando um membro da equipe a examinou sob
uma lupa e discerniu pontos entre algumas letras, é que seu significado ficou
claro.
Os pontos ajudam a separar as palavras "Pertencente a
Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá".
Mazar afirmou que a parte de trás da impressão na argila tem sinais
de barbantes finos que eram usados para amarrar papiros.
"Sempre surge a pergunta 'quais são os fatos reais por
trás das histórias bíblicas?'", disse. "Aqui temos a
chance de chegar tão perto quanto possível da própria pessoa, do próprio rei".
Portanto, aos estudarmos os fatos da vida do Rei Ezequias
estudamos primeiramente porque a Bíblia é totalmente inspirada e verdadeira,
mas para todos que lerem este estudo, crentes ou duvidosos, sobre os fatos
bíblicos reconhecerem que estamos estudando sobre alguém que comprovadamente existiu
e deixou suas impressões na História mundial. Citação de “..., marca de
selo de rei bíblico foi achada em Jerusalém” com G1/Reuters em 02/12/2015 12h40
- Atualizado em 02/12/2015 12h41
Qualidades do Rei Ezequias:
Fez o que era reto:
“E
fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu
pai.”
Acabou
com a idolatria;
נחשתן
– N^echushtan; n. pr. Neustã = “uma coisa de latão”;
nome pelo qual a serpente de bronze feita por Moisés no deserto que era
adorada na época do rei Ezequias, de Judá, antes que ele a destruísse.
Extinguiu
culto a Neustã – a serpente forjada por Moisés no deserto.
“Ele
tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços
a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de
Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.” 2 Reis 18:3,4
Ezequias e Josias são reis que deram notável aplicação
ao combate a idolatria e incentivo a adoração ao Senhor e a leitura da Lei e ao
Templo em Jerusalém.
nos livros de Reis e de Crônicas, a vida de Ezequias é relatada sob
perspectivas diferentes:
Interessante apontar que
o rei Ezequias cresceu em um ambiente ímpio. Seu pai Acaz foi um rei extremamente
cruel e ímpio. É inimaginável que o seu filho tenha sido preparado com uma
formação especial “bíblica” para suas futuras atribuições. Somente a menção
expressa do nome da mãe Abi (abreviatura do nome Abijah [“Deus é meu
pai]) e do pai desta, Zacarias (“o Senhor lembra”) parecem indicar que,
por parte da mãe, pode ter havido uma influência positiva.
Isso seria um grande consolo e um incentivo para as mães que, ao
lado de pais não crentes ou não espirituais, educam os filhos para o Senhor e
os preparam para que se tornem discípulos de Jesus.
Ainda assim, por razões que nós desconhecemos, o filho do ateu Acaz
recebeu o nome “Ezequias” (“Deus é minha força”) quando nasceu e, de
fato, Ezequias posteriormente viveu de modo que honrou o nome de Deus – ele
confiava em Deus!
“Confiou
no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu
semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele” (2Rs
18.5).
Esse rei, cuja confiança em Deus não foi superada por nenhum outro
rei entre o povo de Deus, de fato, deveria incentivar-nos ao estudo e à
imitação!
Peculiaridades:
Outra peculiaridade na vida de Ezequias é que, quando clamou ao
Senhor, sua vida foi acrescida de exatos 15 anos. Como confirmação para isso,
Deus fez a sombra do relógio solar retroceder 10 graus.
Registo na Bíblia:
O livro de 2Reis ressalta as reformas políticas e morais
implementadas por Ezequias, enquanto 2Crônicas relata detalhadamente
sobre a purificação do Templo e o restabelecimento dos cultos, incluindo a
festa da Páscoa, aspectos estes que são totalmente omitidos em 2Reis.
O rei Ezequias é destacado neste nosso estudo, não só pela
suas qualidades espirituais, mas também como a legitimação de um governante que
adicionou um legado a Judá com edificações, aqueduto, e outros bens de uso a
toda população, além do seu notável serviço a Deus, com a quebra de anos de
idolatria, ainda que logo após seria ameaçado pelo rei d Assíria e seu
comandante ao atingir o décimo quarto (14º) ano de seu reinado, na idade de trinte
e nove (39) anos.
13 —
Porém, no ano décimo quarto do rei Ezequias subiu Senaqueribe, rei da Assíria,
contra todas as cidades fortes de Judá e as tomou.
28 —
Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e falou,
e disse: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria.
29 —
Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua
mão;
Rabsaqué não era um patronímico, ou um nome próprio era uma
qualificação ou título de uma espécie de comandante do rei da Assíria.
רבשקה
- Rabshaqeh; n. m. copeiro mor, chefe dos oficiais?
(talvez orieundo do prefixo Rab -
no sentido de ser nobre ou importante – anotação deste escritor - ); Rabsaqué
Confiou no Senhor.
“No
Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não
houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que
foram antes dele.
Porque
se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor
tinha dado a Moisés. Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se
conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu.” 2
Reis 18:5-7
Ezequias exerceu a regência do reino de Judá no final do século 8
a.e.c. até o início do século 7 a.e.c.
Para tanto, foram abordados os seguintes temas: a definição da sua
época, a explanação das fontes descobertas até a data de elaboração desta
dissertação e, ainda, os trechos relevantes da Bíblia.
Humilhou-se
“Ezequias,
porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de
Jerusalém; e a grande ira do Senhor não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.”
2 Crônicas 32:26
Sabia orar a Deus
15 —
E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, que habitas
entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu
fizeste os céus e a terra.
Realizou grandes construções e obras – que lhe fez rico, como a
nação.
“E
teve Ezequias riquezas e glória em grande abundância; proveu-se de tesouraria
para prata, ouro, pedras preciosas, especiarias, escudos, e toda a espécie
de objetos desejáveis.
Também
de armazéns para a colheita do trigo, e do vinho, e do azeite; e de
estrebarias para toda a espécie de animais e de currais para os
rebanhos.
Edificou
também cidades, e possuiu ovelhas e vacas em abundância; porque Deus lhe
tinha dado muitíssimas possessões.
Também
o mesmo Ezequias tapou o manancial superior das águas de Giom, e as fez
correr por baixo para o ocidente da cidade de Davi; porque Ezequias
prosperou em todas as suas obras.” 2 Crônicas 32:26-30
O rei
Ezequias, assim como Salomão, fortificou Milo, uma parte do monte Sião (1 Rs
9:1 5, 24; 11:2 7; 2 Cr 32:5).
“E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e
levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e
fez armas e escudos em abundância.” 2 Crônicas 32:5
Cenário Político-Militar Da Região
A Hora de confiar em Deus.
“Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no
Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e
prosperareis;” 2 Crônicas 20:20
O temor pode tomar conta de teu coração ao ser ameaçado pelos
inimigos da obra e do povo de Deus, você pode até rasgar as tuas vestes, mas
confie e ore que Deus te mandará livramento.
28 —
Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e falou, e
disse: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria.
29 —
Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua
mão;
Os ataques de Salmaneser, ou da Assíria) (antecessor de
Senaqueribe) contra a região da palestina, onde viviam as tribos são descritos
e datados, cronologicamente nas Escrituras:
“E sucedeu, no quarto ano do rei Ezequias (que era o sétimo
ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel), que Salmaneser, rei da Assíria,
subiu contra Samaria, e a cercou. E a tomaram ao fim de três anos, no ano
sexto de Ezequias, que era o ano nono de Oséias, rei de Israel, quando
tomaram Samaria. 2 Reis 18:9,10
Ezequias havia se fortalecido nos primeiros anos de seu reinado, (uma das
teses teológicas) e só ter sido atacado no seu reinado, pelo rei da Assíria. Mas,
outras fontes mostram que ele já houvera apoiado reis vassalos contra a
Assíria.
Mas, neste período enriquecera pelo seu movimento em direção a
Deus, que lhe deu territórios e riquezas e muitas obras na terra, se tornando
um reino próspero e importante na região comercial (corredor comercial da
Palestina desde Eilat até a Damasco) no Oriente próximo, região que demarcava a
divisa entre o forte Egito e o Império Assírio, que já conquistara Israel.
Isto contudo não deixou de ser fonte de ameaça ao rei da Asíria que
exigiu vassalagem a Ezequias (vide texto, abaixo, neste estudo).
Rabsaqué era porta-voz de Senaqueribe e da ameaça, e com força e
constrangendo os lideres se pôs a falar em hebraico para o povo que trabalhava
se sentir ameaçado e temeroso e não confiar no seus rei.
“Não entregue o seu tesouro que Deus te deu para aplacar a fúria ou
levante do inimigo, somente confie em Deus. Aquele que te deu estes tesouros
tem poder de combater e destruir teus inimigos” Osvarela
“Então
o rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentos talentos de prata
e trinta talentos de ouro. Assim deu Ezequias toda a prata que se achou
na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei. Naquele tempo cortou
Ezequias o ouro das portas do templo do Senhor, e das ombreiras, de que ele,
rei de Judá, as cobrira, e o deu ao rei da Assíria. Contudo enviou o rei
da Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris, e a Rabsaqué, de Laquis, com grande
exército ao rei Ezequias, a Jerusalém; subiram, e vieram a Jerusalém. E,
subindo e vindo eles, pararam ao pé do aqueduto da piscina superior, que está
junto ao caminho do campo do lavandeiro. E chamaram o rei, ...” 2 Reis
18:14-18
תרתן
- Tartan; n. m. Tartã - marechal de campo, general ou comandante - um
título usado no exército assírio.
רב סריס
- Rab-Cariyc; uma palavra estrangeira para eunuco; n. pr.
m. eunuco chefe; Rabe-Saris, eunuco chefe, um oficial babilônio de alta posição.
A máquina de guerra que Ezequias enfrentou e um anjo matou 185.000,
numa noite:
O primeiro grande império da história foi o Assírio.
Originários do norte da Mesopotâmia (região que hoje corresponde ao
Iraque), os assírios começaram a expandir seus domínios a partir do primeiro
milênio antes de Cristo. Ecom poder bélico controlaram uma vastidão territorial
que ia até o Egito.
Era um exército profissional, foi o primeiro de que se tem notícia.
Entre os séculos 9 a.C. e 6 a.C., praticamente todos os povos
vizinhos conheceram – em maior ou menor grau – a força dessa máquina de guerra.
“Os assírios inventaram o exército hierarquizado e com divisões especializadas,
composto por homens dedicados exclusivamente a lutar por seu povo”, diz Karen
Radner, professora de História Antiga da University College London, na
Inglaterra.
Os soldados assírios, segundo Karen, eram especialmente bons em
pelo menos 3 quesitos: organização, disciplina e brutalidade. Tinham armas
poderosas, como carros de guerra puxados por até 4 cavalos e capazes de levar 3
combatentes além do condutor.
Atravessar Rios?
Alta tecnologia.
Não era problema para as carruagens do Exército assírio.
Quando as carruagens encontravam um rio pela frente, não havia
problema: as tropas inflavam balsas feitas com couro de ovelha e faziam a
travessia. Nenhum outro povo dispunha de tecnologia parecida. A quantidade de
homens também impressionava: no auge, o exército assírio chegou a ser formado
por 150 mil guerreiros. Nas maiores batalhas, até 50 mil podiam ser
mobilizados.
2 Reis 19:35-36
Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos
assírios e feriu 185 mil homens. No dia seguinte pela manhã só havia cadáveres.
Senaquerib, rei da Assíria, retirou-se, tomou o caminho de sua terra e
deteve-se em Nínive.
Retaguarda
Chamados zuk shepe, os guardas de infantaria formavam as tropas de
retaguarda do exército assírio no início do século 8 a.C. Eles não usavam
armaduras. Além do escudo, feito de couro com acabamentos de bronze, a única
proteção era o capacete de ferro – em forma de cone, para aliviar o impacto de
golpes desferidos de cima para baixo contra a cabeça.
os soldados mais bem protegidos: usavam armaduras com lâminas de
bronze costuradas sobre um colete de couro – novidade introduzida no reinado de
Tiglath-Pileser 3º (745 a.C. a 727 a.C.). Os guerreiros da linha de frente
geralmente eram integrantes do chamado kisir sharutti: o exército permanente,
formado por tropas que jamais eram desmobilizadas.
Infantaria
Um pouco mais tarde, por volta de 700 a.C., os soldados de
infantaria passaram a proteger os pés usando calçados de couro que lembram
sapatilhas de boxe.
O princípio do colete a prova de armas:
Outra inovação foi o “irtu”:
um disco de bronze que protegia o centro do peito e era preso sobre
a armadura. Além de resistir a golpes de espada e lança, ele dava ao combate
uma inigualável sensação de segurança. Assírios
Os inventores do exército profissional, com divisões especializadas e tropas que jamais se desmobilizavam; Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h16 - Publicado em 11 fev 2013, 22h00; Tiago Cordeiro https://super.abril.com.br/historia/assirios/, 14/09/2021 as 22:12;
5 —
E os servos do rei Ezequias vieram a Isaías.
6 —
E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas
as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me
blasfemaram.
7 —
Eis que meterei nele um espírito e ele ouvirá um ruído e voltará para a sua
terra; à espada o farei cair na sua terra.
15 —
E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, que habitas
entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu
fizeste os céus e a terra.
16 —
Inclina, SENHOR, o teu ouvido e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos e olha: e
ouve as palavras de Senaqueribe, que ele enviou para afrontar o Deus vivo.
20 —
Então, Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o SENHOR, Deus
de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, eu o ouvi.
21 —
Esta é a palavra que o SENHOR falou dele: A virgem, afilha de Sião, te
despreza, de ti zomba; afilha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti.
Ezequias havia se aliado a vários reis vizinhos que lutaram a favor e
contra o Rei da Assíria, inclusive no domínio de Ekron.
O império Assírio era um império duro e apresentado sob as palavras
do profeta Isaías como veloz (no sentido de dominar com agilidade e marcha
determinada em ganhar espaço e conquistar)
O Império Assírio dominava a região do Oriente Próximo Antigo
durante os séculos 9 a 7 a.e.c. Os reis assírios mantiveram o império com um
aparato militar gigantesco e conhecimento tecnológico baseado numa estrutura
administrativa bem desenvolvida.
O profeta Isaias descreve essa força;
"Ele
deu sinal de um povo distante, assobiou-lhe desde os confins da terra; ei-lo
que vem chegando apressado e ligeiro. No meio dele não há cansados nem
claudicantes, não há nenhum sonolento, ninguém que dormite, ninguém que desate
o cinto dos seus lombos, ninguém que rompa a correia de suas sandálias. Suas
flechas estão aguçadas e todos os seus arcos retesados, os cascos dos seus
cavalos pare sílex, as rodas dos seus carros lembram furacão. Seu rugido é como
leoa, ruge como o leão novo; ruge enquanto agarra sua presa arrebata-a e não há
quem consiga tomar-lha” Bíblia de Jerusalém
Ou na tradução ACF:
“E ele arvorará o estandarte para as nações de longe, e lhes
assobiará para que venham desde a extremidade da terra; e eis que virão
apressurada e ligeiramente. Não haverá entre eles cansado, nem quem tropece;
ninguém tosquenejará nem dormirá; não se lhe desatará o cinto dos seus lombos,
nem se lhe quebrará a correia dos seus sapatos. As suas flechas serão agudas, e
todos os seus arcos retesados; os cascos dos seus cavalos são reputados como
pederneiras, e as rodas dos seus carros como redemoinho. O seu rugido será como
o do leão; rugirão como filhos de leão; sim, rugirão e arrebatarão a presa, e a
levarão, e não haverá quem a livre.” Isaías 5:26-29
Ezequias e teve êxito em todos os seus empreendimentos.
“Então
Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de
Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, ouvi. Esta é a
palavra que o Senhor falou dele: [...] E contra quem alçaste a voz e ergueste
os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel? Por meio de teus mensageiros
afrontaste o Senhor, [...] Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua
revolta subiu aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu
freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.[...] Portanto,
assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade,[...]
Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará,
diz o Senhor.Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim
e por amor do meu servo Davi” Reis 19:20-34
A revolta de Ezequias contra Senaqueribe tinha algumas metas:
1. Libertação do jugo da Assíria e renovação da independência de
Judá,
2. Unificação territorial e política do extinto Reino de Israel com
o Reino de Judá.
3.
Alcance da hegemonia de Israel, atacando províncias assírias.
Com a ascensão de Senaqueribe ao poder, em 705 a.e.c., foram
criadas condições que incentivaram Ezequias a rebelar-se contra a Assíria.
Uma crônica da Assíria descrita por um escriba demonstra:
Que: A quinta parte do texto é dedicada ao castigo de Ezequias.
Um relato de acontecimentos composto pelos quatro elementos de uma
incursão militar assíria.
Há ali uma descrição detalhada dos cercos e conquistas das quarenta
e seis cidades do Reino de Judá, mas não de Jerusalém - da qual só se fala do
bloqueio de acesso à cidade pelo exército assírio, mas não de um cerco.
O escriba assírio enfrentou um desafio. Havia um esquema para
descrever a rendição de um rei inimigo.
Mas, nese relato há somente um rebelde fugitivo não foi
corretamente castigado.
No caso de Ezequias, o rei rebelde não fugiu, não foi deposto, sua
capital não foi conquistada e o reinado não se tornou província assíria.
Conclusão:
O juízo de Deus já está determinado como nos idos do rei Ezequias,
mas ainda há profetas anunciando o juízo e Rabsaqué tentando nos intimidar, mas
a Igreja sendo porta-voz a verdade não pode entregar suas riquezas –
espirituais – ao inimigo, mas ser a Igreja que ora, se humilha e adora no
templo e dentro do templo antropológico.
No Século XVI, Martinho Lutero escreveu um ensaio (“Von der
babylonischen Gefangenschaft der Kirche” - “Sobre o Cativeiro Babilônico
da Igreja”), alertando sobre a apostasia no Cristianismo da sua época. Imagine,
então, em nossos dias!
Hoje a Igreja deve estar preparada para alertar contra as
influências liberais (liam 0 gospel), esotéricas e de fanatismo que ocorrem em
igrejas que se denominam “evangélicas”!
Mas, nestes tempos de crise e ataques do rei da Assíria vemos
lideranças mais preocupadas com apolítica partidária e política ministerial, há
poucas as personalidades conhecidas que falam em um reavivamento mundial, de
uma futura “segunda reforma”, da “transformação” de povos e nações inteiras ao
Cristianismo.
Usemos a Prática: “Deus sempre ouve e guarda os sinceros de
coração, que o obedecem e procuram agradá-Lo. Deus sempre ouve e guarda os
sinceros de coração, que o obedecem e procuram agradá-Lo.”
O final destes anos da Igreja deve ser marcada ( a de nossos dias)
pela aprovação de Deus.
Somos honrados pelo Senhor sempre que permanecemos fiéis e tementes
a Ele.
Deus sempre ouve os sinceros de coração, que confiam nEle mesmo
diante do medo e insegurança.
Fonte:
Ezequias – o Homem Que Confiava em Deus; Wolfgang Bühne
Ezequias - Por Alaine Silva – infoEscola - Arquivado em: Bíblia
Quem Foi o Rei Ezequias? Daniel Conegero
Dicionário Strong
Bíblia online – ACF
Estudantes da Bíblia
Citações no corpo do texto
Beacon Comentário de Josué a Ester
O Reino de Judá na época de Ezequias a luz das descobertas
epigráficas, Carmia Kotler, Dissertação apresentada ao programa de
pós-graduação em Lingua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, do
Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas da Universidade de São Paulo. Orientadora: Profa. Dra. Ruth Leftel, São
Paulo 2008
Apontamentos do autor: http://estudandopalavra.blogspot.com/2012/11/miqueias-importancia-da-obediencia.html
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