Resguardando-Se De Sentimentos Ruins
Lição 4 CPAD — 24/04/2022
Subsidio Pastor Professor Osvarela
Texto Áureo
“Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar
contra seu irmão será réu de juízo […]” Mateus 5.22.
Prática
A cólera e a ira não podem dominar o coração do crente. Elas devem
ser evitadas e vencidas com o ensino do Evangelho.
Sentimentos Ruins é algo internalizado pelo Adam.
São muitos estes sentimentos:
Malícia
Iniqüidade,
Fornicação,
Avareza,
Maldade;
Inveja,
Homicídio,
Contenda,
Engano,
Malignidade
Romanos 1:29 Estando cheios de toda a iniqüidade,
fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda,
engano, malignidade;
Outro grupo de sentimentos ruins
Efésios 4:31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e
gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Amargura,
Ira,
Cólera,
Gritaria,
Blasfêmia
Etimologia:
קצף
q^etsaph (aramaico); n. m. ira (de Deus), cólera
θυμοω - thumoo; v. deixar alguém furioso, provocar a ira; estar
enfurecido
οργη - orge; n. f. raiva, disposição natural, mau humor,
caráter; movimento ou agitação da alma, impulso, desejo, qualquer emoção
violenta, mas esp. Raiva; raiva, ira, indignação; raiva exibida em punição, por
isso usado também para punição.
οργιζω – orgizo; v. provocar, incitar a ira; ser provocado a
ira, estar zangado, estar enfurecido
οργιλος - orgilos; adj. inclinado à ira, irascível
No Antigo Testamento:
Salmos 10:7 A sua boca está cheia de imprecações, de
enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
LEITURA BÍBLICA
Mateus 5.21-26.
21 — Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer
que matar será réu de juízo.
22 — Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se
encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu
irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco
será réu do fogo do inferno.
23 — Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares
de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 — deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te
primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
25 — Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no
caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e
o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 — Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali,
enquanto não pagares o último ceitil.
Hinos Sugeridos - 35, 42 e
46 da Harpa Cristã.
Raca - adjetivo [Religião] Palavra usada no Evangelho como termo
injurioso, equivalente a vil ou desprezível. substantivo masculino Homem
sandeu, sem juízo; tolo, idiota, insignificante. Etimologia (origem da palavra raca).
O problema não é chamar racá ou louco. Algumas pessoas são,
ou agem como loucas. O problema é a intenção. Jesus estava falando sobre ficar
irado e usar as palavras para machucar. Essa atitude vingativa e cruel é pecado
(Romanos 12:17-19). Quem comete pecado corre o risco de ir para o inferno.
“Irai-vos,
e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4:26
“...,
segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia
da ira e da manifestação do juízo de Deus;” Romanos 2:5
A moralidade do Reino tem valores que são contrários a sentimentos ruins,
como ira ou a malícia, homicídio. Antes, são pela paz, misericórdia ao próximo,
valorizando a Vida do próximo.
21 —
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar
será réu de juízo.
22 —
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu
irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de “raca”
será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do
inferno.
“Eu,
porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será
réu de juízo […]” Mateus 5.22.
Nesse contexto, Jesus explicou que não é apenas pecado cometer
homicídio. Ficar dominado pela ira e gritar insultos, como “raça”, para
machucar alguém também é pecado. É a atitude irada e a vontade de machucar que
leva ao pecado de homicídio. Por isso é importante se reconciliar e não deixar
a amargura crescer
Nem mesmo tratar um próximo como alguém desprezível – “raca”
– é aceito no tratamento entre os que pertencem ao Reino de Deus.
Usarei um texto de apoio:
Tiago 1:14,15 “Mas cada um é tentado, quando atraído e
engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência
concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado,
gera a morte.”
Tiago ensina em sua epístola que há um início pela nossa própria concupiscência.
Sim. Eu aprendi que estes sentimentos ruins estão lá no nosso interior, mas se
manifestam quando deixamos A Concupiscência despertá-los.
Tiago 4:9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai
Destaco que a ação da concupiscência é ação do interior do coração.
Mas, ao deixarmos ela agir, em nossos sentimentos, todos os sentimentos ruins vão
aflorar, inclusive o desejo de praticar homicídio e ela aflorando o diabo se
aproveitará para induzir a execução do mal maior.
Tiago 3:14-16 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento
faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e
diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda
a obra perversa.
Assim, sempre a malícia, a condução ao erro, a Ira, ou raiva
exagerada, partem da concupiscência.
Desde o inicio da governo dos homens, em Adão e seus filhos, destacado
na relação fraticida entre Caim e Abel, os primeiros irmãos.
Não foi outra coisa que causou a morte de Abel: foi a concupiscência
de Caim. Aflorada em seus sentimentos ruins, que deu causa ao inexorável final,
quando a concupiscência cumpre todos os caminhos – vide Tiago 1.15 – que
tem seu final mais pesado com a Morte. Não só a própria morte, mas a morte de
um semelhante.
A posição primo genital de Caim foi uma das causas da sua concupiscência
afetar seu mental.
Gênesis 4:1,2 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela
concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz
mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da
terra.
Quando nasce Caim, ele assume a posição de seu pai, ou a profissão
de seu pai, lavrador, posição nobre, vez que fora dada a Adão por Deus. Sua mãe
Eva disse: "Gerei um varão do Senhor". Ela imaginou ,
após ouvir o protoevangelho de Gn 3.15, que Caim era a semente prometida.
De ser assim, teve uma amarga desilusão. Abel significa vaidade: Evla entende,
ou pensou que tinha a semente prometida em Caim, cujo nome significa possessão,
ele se absorveu tanto com ele, que seu outro filho, Caim, era como vaidade para
ela.
“...,
cada filho tinha um chamamento. A vontade de Deus para todos é que cada um tenha
algo que fazer neste mundo. Os pais devem criar a seus filhos para que
trabalhem. "Lhes dê uma Bíblia e um chamamento". Dod
Observe, que a cisão já estava enunciada pelo agir distinto com
cada filho.
Ele havia sido recebido por Eva como um Zafenate Panei, um
resgatador, ou o filho dado para devolver aos adâmicos o paraíso. Supondo,
isto, Caim desenvolveu um lado pessoal que teria privilégios em tudo, até em
suas ofertas a Deus, como lhes ensinara seus pais.
Abel, sob esta minha ótica deste texto, se amolda ao publicano que
ora no templo, enquanto o fariseu (Caim?) se arvora como o “escolhido”.
Muito embora, Em todas as épocas tem havido duas classes de
adoradores, os que adoram à maneira de Caim e Abel;
Caim - a saber, os orgulhosos e endurecidos que desprezam o método da
salvação do evangelho, que tentam agradar a Deus com métodos desenhados por
eles mesmos;
Abel - e os crentes humildes que se aproximam d’Ele pelo caminho que Ele
lhes revelou.
Uma vez não ocorrendo isto ele deixa sua concupiscência e todos os
sentimentos ruins o, mesmo sendo avisado por Deus.
Caim albergou, em seu coração, os sentimentos mais escusos, um espírito
maligno de descontentamento e rebelião contra Deus. Deus prescruta e percebe
todas as nossas paixões e desagrados pecaminosos. Todo olhar de raiva, inveja
ou de aborrecimento não foge a seus olhos.
Deus ainda avisou a Caim, mas este estava dominado pelos seus sentimentos
maus: “se tomar o caminho certo, seria aceito”. Deus anuncia a Sua Misericórdia.
"Se não fizer isto bem, o pecado, isto é, a oferta pelo pecado, está a
porta e você pode se beneficiar dela" (ou: um diabo está atrás da
porta, esperando você cometer este ato e você se apossará de você). A mesma
palavra significa pecado e sacrifício pelo pecado. "Embora não o tenhas
feito bem, não desesperes ainda; o remédio está perto".
Jamais deixe de ouvir a Voz de Deus em momentos de maus
sentimentos, ela suplanta e vem forte ao nosso coração, em qualquer momento, se
deixarmos de ouvi-la estaremos fatalmente dando lugar aos maus sentimentos.
Se não quisermos perecer em nossos pecados, somos como os que não
vão à porta a pedir o benefício desta oferta pelo pecado. Descarregar nossos maus
sentimentos, não muda a “A aceitação da oferta de Abel por parte de Deus, não
muda o direito de primogenitura”, que Deus concede a alguém, Tem benção
garantida, os que ouvem a Voz!
Os arrebatamentos maliciosos e inquietudes pecaminosas se esvaecem
quando se procura em forma estrita e justa a causa. Gn. 4. Versículos
8-15
Efeitos dos maus sentimentos:
Lucas
5. 26 — Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali,
enquanto não pagares o último ceitil.
“O assassinato é um pecado que clama. O sangue pede sangue, o
sangue do assassino pelo sangue do assassinado.”
A maldade do coração termina no assassinato realizado com as mãos.
Caim matou Abel, seu próprio irmão, o filho de sua própria mãe, a quem deveria
ter amado; a seu irmão menor, a quem deveria ter protegido; um irmão bom, que
nunca tinha feito nada de errado. Que efeitos fatais do pecado de nossos
primeiros pais foram estes, e como devem ter-se enchido de angústia seus
corações! Observe o orgulho, a incredulidade e a soberba de Caim.
A ação do sentimento mau, se manifesta na negação do erro. Caim Nega
o crime, como se pudesse ocultá-lo de Deus. Trata de encobrir o homicídio
deliberado com uma mentira deliberada.
Justiça do Reino
Romanos 6:14-18 Porque o pecado não terá domínio
sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que?
Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo
nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe
obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou
da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do
pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E,
libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
A Justiça do Reino e seus Valores Morais:
É uma justiça interior, moral e espiritual, em vez da justiça
exterior, cerimonial e legalista.
Lendo Martin Lloyd-Jones, entendemos que, não devemos ser como os
fariseus, naqueles dias: “o problema era que eles estavam interessados nos
detalhes em vez de nos princípios, que eles estavam interessados nas ações em
vez de nos motivos, e que eles estavam interessados em fazer em vez de ser”.
É correto para o cristão agradecer a Deus por não estar debaixo da Lei,
mas debaixo da graça. Mas se ele pensa que as exigências sobre ele são menores
por causa disso, não leu o Sermão do Monte de forma a compreendê-lo. Jesus
declarou enfaticamente que Ele exige uma justiça mais elevada do que a dos
escribas e fariseus.
A Cólera
A cólera é um sentimento que produz sentimentos antinomista. Ela leva
a execução dos desejos da Ira e é capaz de produzir até a morte.
Lei – Nomia
Antinomia – contra a Lei, ou que não executa as determinações da
Lei.
Há uma guerra interna alojada nos corações:
Obedecer a Lei ou desobedecer a Lei.
Romanos 7:15-18 Porque o que faço não o aprovo; pois o que
quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero,
consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço
isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na
minha carne, não habita bem algum
A cólera que matou Abel fala, ainda, ele estando morto. Fala da
odiosa culpa do crime e nos avisa que devemos reprimir os primeiros acessos de
ira, antes que a cólera não nos domine.
A Ira (5.21-26). Não matarás é o sexto mandamento do Decálogo (Êx 20.13;
Dt 5.17). Jesus não o anulou. Antes, Ele lhe deu uma interpretação mais
elevada: Se você está irado com seu irmão, você tem o homicídio em seu coração.
Romanos 7:21-23 Acho então esta lei em mim, que, quando quero
fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer
na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei
do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus
membros.
22 —
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu
irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será
réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do
inferno.
23 —
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão
tem alguma coisa contra ti,
24 —
deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu
irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
25 —
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele,
para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te
entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
A cólera
atinge e embota os sentimentos e os valores cristãos, ela oportuniza um
sentimento maligno, que impede até as nossas ofertas.
24 —
deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu
irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
25 —
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele,
para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te
entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 —
Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o
último ceitil.
O pensamento encolerizado traz o mesmo juízo, que se dará ao
homicida.
Qualquer que matar alguém será réu de juízo (21). A referência é evidentemente
ao tribunal local, ligado à sinagoga. Mas Jesus declarou que qualquer que se
encolerizar contra seu irmão será réu - um termo legal, “sujeito a”
- de juízo (22). Isto é, ele estaria sujeito à ação do tribunal. Qualquer que
dissesse a seu irmão, Raca - “uma palavra de contenda, considerada ser de
uma raiz significando ‘cuspir’ ” - estaria sujeito à ação do Sinédrio (synedrion),
o Grande Sinédrio em Jerusalém. Amdt e Gingrich definem Raca como “um termo
de violência, loucura, leviandade”. Qualquer que dissesse, louco (grego,
moron), estaria sujeito ao fogo do inferno (literalmente, “Geena de fogo”).
περιτρεπω – peritrepo; tornar alguém louco, fora de si
χολαω – cholao; v. ser atrabilioso; ser louco; estar
zangado, enfurecido
μαινομαι – mainomai – “mao” (desejar ardentemente, da idéia de
desejo ardente e insensato);v. estar louco, delirar - de alguém que fala
de tal forma que parece não estar mentalmente são.
23 —
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão
tem alguma coisa contra ti,
24 —
deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu
irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
A aplicação da advertência acima é feita em duas esferas - a de adoração
(23-24) e a de processo legal (25-26). Se um judeu trouxesse uma oferta para o
Templo para ser apresentada no altar - o altar das ofertas queimadas diante do
santuário - e se lembrasse que seu irmão (23) tinha algo contra ele, ele
deveria ir e se reconciliar com seu irmão antes de apresentar a sua oferta.
No grego reconciliar-se (24; diallasso) no Novo Testamento, a
palavra só é encontrada nesta passagem. Paulo usa katalasso, e o
composto duplo apokatallasso, para a reconciliação unilateral que o
homem deve ter com Deus. Isto é, o homem deve cessar a sua inimizade contra
Deus, e reconciliar-se através de Cristo. Mas diallasso denota “concessão
mútua depois de hostilidade mútua”.
Quando alguém se reconcilia com Deus, tem que atender as condições
divinas, porque o erro está todo de um único lado. Mas quando alguém se
reconcilia com seu irmão, ambos têm que fazer concessões, porque em toda
discussão humana há dois lados. O que Jesus quer dizer, porém, é que a adoração
de uma pessoa na casa de Deus não é aceita enquanto houver qualquer sentimento
ruim entre o que seria o adorador e um “irmão”.
Jamais, o nosso relacionamento com Deus poderá estar correto,
enquanto o relacionamento com um companheiro estiver errado.
O relacionamento interpessoal e a vida pessoal.
Não devemos usar de um sentimento ruim para levar irmãos a Juízo.
Injustiça - Sentimento
1 Coríntios 6:5-9 Para vos envergonhar o digo. Não há,
pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? Mas o
irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. Na verdade é já
realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros.
Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas
vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. Não sabeis
que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
O Evangelho mostra o valor mínimo a ser cobrado, como uma forma de
demonstrar a execução na Justiça pela falta de comprometimento com
compromissos.
A pessoa não sairá da prisão até que tenha pago o último ceitil
(26) - “o último centavo” (Goodspeed). O quadrante (kodrantes) era a menor
moeda de cobre romana, valendo cerca de um quarto de um centavo. A questão é
que os cristãos deveríam resolver as suas diferenças o mais rapidamente e o
mais silenciosamente possível, e resolvê-las entre si mesmos. Os cristãos
normalmente não precisam de um juiz ou um tribunal para decidir o que é certo e
justo entre si (cf. 1 Co 6.1-8).
Conclusão:
O Sentimento no Reino de Deus, sob a ótica dos valores cristãos nos
mostra que a obediência a Lei, será cobrada no campo espiritual ou pessoal.
Dicionário Strong
Comentário Beacon – Mateus e outros
Comentário Bíblico Do Antigo Testamento - Vol 1 - Gênesis a Neemias
- Matthew Henry
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