sábado, abril 23

Resguardando-Se De Sentimentos Ruins Lição 4 CPAD — 24/04/2022

 Resguardando-Se De Sentimentos Ruins

Lição 4 CPAD — 24/04/2022

Subsidio Pastor Professor Osvarela

Texto Áureo

“Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo […]” Mateus 5.22.

Prática

A cólera e a ira não podem dominar o coração do crente. Elas devem ser evitadas e vencidas com o ensino do Evangelho.

Sentimentos Ruins é algo internalizado pelo Adam.

No Novo Testamento:

São muitos estes sentimentos:

Malícia

Iniqüidade,

Fornicação,

Avareza,

Maldade;

Inveja,

Homicídio,

Contenda,

Engano,

Malignidade

Romanos 1:29 Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

Outro grupo de sentimentos ruins

Efésios 4:31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

Amargura,

Ira,

Cólera,

Gritaria,

Blasfêmia

Etimologia:

קצף q^etsaph (aramaico); n. m. ira (de Deus), cólera

θυμοω - thumoo; v. deixar alguém furioso, provocar a ira; estar enfurecido

οργη - orge; n. f. raiva, disposição natural, mau humor, caráter; movimento ou agitação da alma, impulso, desejo, qualquer emoção violenta, mas esp. Raiva; raiva, ira, indignação; raiva exibida em punição, por isso usado também para punição.

οργιζω – orgizo; v. provocar, incitar a ira; ser provocado a ira, estar zangado, estar enfurecido

οργιλος - orgilos; adj. inclinado à ira, irascível

No Antigo Testamento:

Salmos 10:7 A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.

LEITURA BÍBLICA

Mateus 5.21-26.

21 — Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

22 — Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.

23 — Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24 — deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.

25 — Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

26 — Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.

Hinos Sugeridos  - 35, 42 e 46 da Harpa Cristã.

Raca - adjetivo [Religião] Palavra usada no Evangelho como termo injurioso, equivalente a vil ou desprezível. substantivo masculino Homem sandeu, sem juízo; tolo, idiota, insignificante. Etimologia (origem da palavra raca).Está em estreita conexão com a palavra ‘rekim’, que em Juízes (11.3) se acha traduzida por ‘homens levianos’. os rabinos ensinavam que o uso de tal expressão era quase tão grande crime como o assassinato.

O problema não é chamar racá ou louco. Algumas pessoas são, ou agem como loucas. O problema é a intenção. Jesus estava falando sobre ficar irado e usar as palavras para machucar. Essa atitude vingativa e cruel é pecado (Romanos 12:17-19). Quem comete pecado corre o risco de ir para o inferno.

“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4:26

“..., segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;” Romanos 2:5

A moralidade do Reino tem valores que são contrários a sentimentos ruins, como ira ou a malícia, homicídio. Antes, são pela paz, misericórdia ao próximo, valorizando a Vida do próximo.

21 — Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

22 — Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de “raca” será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.

“Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo […]” Mateus 5.22.

Nesse contexto, Jesus explicou que não é apenas pecado cometer homicídio. Ficar dominado pela ira e gritar insultos, como “raça”, para machucar alguém também é pecado. É a atitude irada e a vontade de machucar que leva ao pecado de homicídio. Por isso é importante se reconciliar e não deixar a amargura crescer

Nem mesmo tratar um próximo como alguém desprezível – “raca” – é aceito no tratamento entre os que pertencem ao Reino de Deus.

Usarei um texto de apoio:

Tiago 1:14,15 “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”

Tiago ensina em sua epístola que há um início pela nossa própria concupiscência. Sim. Eu aprendi que estes sentimentos ruins estão lá no nosso interior, mas se manifestam quando deixamos A Concupiscência despertá-los.

Tiago 4:9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai

Destaco que a ação da concupiscência é ação do interior do coração. Mas, ao deixarmos ela agir, em nossos sentimentos, todos os sentimentos ruins vão aflorar, inclusive o desejo de praticar homicídio e ela aflorando o diabo se aproveitará para induzir a execução do mal maior.

Tiago 3:14-16 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.

Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

Assim, sempre a malícia, a condução ao erro, a Ira, ou raiva exagerada, partem da concupiscência.

Desde o inicio da governo dos homens, em Adão e seus filhos, destacado na relação fraticida entre Caim e Abel, os primeiros irmãos.

Não foi outra coisa que causou a morte de Abel: foi a concupiscência de Caim. Aflorada em seus sentimentos ruins, que deu causa ao inexorável final, quando a concupiscência cumpre todos os caminhos – vide Tiago 1.15 – que tem seu final mais pesado com a Morte. Não só a própria morte, mas a morte de um semelhante.

A posição primo genital de Caim foi uma das causas da sua concupiscência afetar seu mental.

Gênesis 4:1,2 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

Quando nasce Caim, ele assume a posição de seu pai, ou a profissão de seu pai, lavrador, posição nobre, vez que fora dada a Adão por Deus. Sua mãe Eva disse: "Gerei um varão do Senhor". Ela imaginou , após ouvir o protoevangelho de Gn 3.15, que Caim era a semente prometida. De ser assim, teve uma amarga desilusão. Abel significa vaidade: Evla entende, ou pensou que tinha a semente prometida em Caim, cujo nome significa possessão, ele se absorveu tanto com ele, que seu outro filho, Caim, era como vaidade para ela.

..., cada filho tinha um chamamento. A vontade de Deus para todos é que cada um tenha algo que fazer neste mundo. Os pais devem criar a seus filhos para que trabalhem. "Lhes dê uma Bíblia e um chamamento". Dod

Observe, que a cisão já estava enunciada pelo agir distinto com cada filho.

Ele havia sido recebido por Eva como um Zafenate Panei, um resgatador, ou o filho dado para devolver aos adâmicos o paraíso. Supondo, isto, Caim desenvolveu um lado pessoal que teria privilégios em tudo, até em suas ofertas a Deus, como lhes ensinara seus pais.

Abel, sob esta minha ótica deste texto, se amolda ao publicano que ora no templo, enquanto o fariseu (Caim?) se arvora como o “escolhido”.

Muito embora, Em todas as épocas tem havido duas classes de adoradores, os que adoram à maneira de Caim e Abel;

Caim - a saber, os orgulhosos e endurecidos que desprezam o método da salvação do evangelho, que tentam agradar a Deus com métodos desenhados por eles mesmos;

Abel - e os crentes humildes que se aproximam d’Ele pelo caminho que Ele lhes revelou.

Uma vez não ocorrendo isto ele deixa sua concupiscência e todos os sentimentos ruins o, mesmo sendo avisado por Deus.

Caim albergou, em seu coração, os sentimentos mais escusos, um espírito maligno de descontentamento e rebelião contra Deus. Deus prescruta e percebe todas as nossas paixões e desagrados pecaminosos. Todo olhar de raiva, inveja ou de aborrecimento não foge a seus olhos.

Deus ainda avisou a Caim, mas este estava dominado pelos seus sentimentos maus: “se tomar o caminho certo, seria aceito”. Deus anuncia a Sua Misericórdia. "Se não fizer isto bem, o pecado, isto é, a oferta pelo pecado, está a porta e você pode se beneficiar dela" (ou: um diabo está atrás da porta, esperando você cometer este ato e você se apossará de você). A mesma palavra significa pecado e sacrifício pelo pecado. "Embora não o tenhas feito bem, não desesperes ainda; o remédio está perto".

Jamais deixe de ouvir a Voz de Deus em momentos de maus sentimentos, ela suplanta e vem forte ao nosso coração, em qualquer momento, se deixarmos de ouvi-la estaremos fatalmente dando lugar aos maus sentimentos.

Se não quisermos perecer em nossos pecados, somos como os que não vão à porta a pedir o benefício desta oferta pelo pecado. Descarregar nossos maus sentimentos, não muda a “A aceitação da oferta de Abel por parte de Deus, não muda o direito de primogenitura”, que Deus concede a alguém, Tem benção garantida, os que ouvem a Voz!

Os arrebatamentos maliciosos e inquietudes pecaminosas se esvaecem quando se procura em forma estrita e justa a causa. Gn. 4. Versículos 8-15

Efeitos dos maus sentimentos:

Lucas 5. 26 — Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.

“O assassinato é um pecado que clama. O sangue pede sangue, o sangue do assassino pelo sangue do assassinado.”

A maldade do coração termina no assassinato realizado com as mãos. Caim matou Abel, seu próprio irmão, o filho de sua própria mãe, a quem deveria ter amado; a seu irmão menor, a quem deveria ter protegido; um irmão bom, que nunca tinha feito nada de errado. Que efeitos fatais do pecado de nossos primeiros pais foram estes, e como devem ter-se enchido de angústia seus corações! Observe o orgulho, a incredulidade e a soberba de Caim.

A ação do sentimento mau, se manifesta na negação do erro. Caim Nega o crime, como se pudesse ocultá-lo de Deus. Trata de encobrir o homicídio deliberado com uma mentira deliberada.

Justiça do Reino

Romanos 6:14-18 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

A Justiça do Reino e seus Valores Morais:

É uma justiça interior, moral e espiritual, em vez da justiça exterior, cerimonial e legalista.

Lendo Martin Lloyd-Jones, entendemos que, não devemos ser como os fariseus, naqueles dias: “o problema era que eles estavam interessados nos detalhes em vez de nos princípios, que eles estavam interessados nas ações em vez de nos motivos, e que eles estavam interessados em fazer em vez de ser”.

É correto para o cristão agradecer a Deus por não estar debaixo da Lei, mas debaixo da graça. Mas se ele pensa que as exigências sobre ele são menores por causa disso, não leu o Sermão do Monte de forma a compreendê-lo. Jesus declarou enfaticamente que Ele exige uma justiça mais elevada do que a dos escribas e fariseus.

A Cólera

A cólera é um sentimento que produz sentimentos antinomista. Ela leva a execução dos desejos da Ira e é capaz de produzir até a morte.

Lei – Nomia

Antinomia – contra a Lei, ou que não executa as determinações da Lei.

Há uma guerra interna alojada nos corações:

Obedecer a Lei ou desobedecer a Lei.

Romanos 7:15-18 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum

A cólera que matou Abel fala, ainda, ele estando morto. Fala da odiosa culpa do crime e nos avisa que devemos reprimir os primeiros acessos de ira, antes que a cólera não nos domine.

A Ira (5.21-26). Não matarás é o sexto mandamento do Decálogo (Êx 20.13; Dt 5.17). Jesus não o anulou. Antes, Ele lhe deu uma interpretação mais elevada: Se você está irado com seu irmão, você tem o homicídio em seu coração.

Romanos 7:21-23 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

22 — Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.

23 — Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24 — deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.

25 — Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

A cólera atinge e embota os sentimentos e os valores cristãos, ela oportuniza um sentimento maligno, que impede até as nossas ofertas.

24 — deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.

25 — Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

26 — Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.

O pensamento encolerizado traz o mesmo juízo, que se dará ao homicida.

Qualquer que matar alguém será réu de juízo (21). A referência é evidentemente ao tribunal local, ligado à sinagoga. Mas Jesus declarou que qualquer que se encolerizar contra seu irmão será réu - um termo legal, “sujeito a” - de juízo (22). Isto é, ele estaria sujeito à ação do tribunal. Qualquer que dissesse a seu irmão, Raca - “uma palavra de contenda, considerada ser de uma raiz significando ‘cuspir’ ” - estaria sujeito à ação do Sinédrio (synedrion), o Grande Sinédrio em Jerusalém. Amdt e Gingrich definem Raca como “um termo de violência, loucura, leviandade”. Qualquer que dissesse, louco (grego, moron), estaria sujeito ao fogo do inferno (literalmente, “Geena de fogo”).

περιτρεπω – peritrepo; tornar alguém louco, fora de si

χολαω – cholao; v. ser atrabilioso; ser louco; estar zangado, enfurecido

μαινομαι – mainomai – “mao” (desejar ardentemente, da idéia de desejo ardente e insensato);v. estar louco, delirar - de alguém que fala de tal forma que parece não estar mentalmente são.

23 — Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24 — deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.

A aplicação da advertência acima é feita em duas esferas - a de adoração (23-24) e a de processo legal (25-26). Se um judeu trouxesse uma oferta para o Templo para ser apresentada no altar - o altar das ofertas queimadas diante do santuário - e se lembrasse que seu irmão (23) tinha algo contra ele, ele deveria ir e se reconciliar com seu irmão antes de apresentar a sua oferta.

No grego reconciliar-se (24; diallasso) no Novo Testamento, a palavra só é encontrada nesta passagem. Paulo usa katalasso, e o composto duplo apokatallasso, para a reconciliação unilateral que o homem deve ter com Deus. Isto é, o homem deve cessar a sua inimizade contra Deus, e reconciliar-se através de Cristo. Mas diallasso denota “concessão mútua depois de hostilidade mútua”.

Quando alguém se reconcilia com Deus, tem que atender as condições divinas, porque o erro está todo de um único lado. Mas quando alguém se reconcilia com seu irmão, ambos têm que fazer concessões, porque em toda discussão humana há dois lados. O que Jesus quer dizer, porém, é que a adoração de uma pessoa na casa de Deus não é aceita enquanto houver qualquer sentimento ruim entre o que seria o adorador e um “irmão”.

Jamais, o nosso relacionamento com Deus poderá estar correto, enquanto o relacionamento com um companheiro estiver errado.

O relacionamento interpessoal e a vida pessoal.

Não devemos usar de um sentimento ruim para levar irmãos a Juízo.

Injustiça - Sentimento

1 Coríntios 6:5-9 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

O Evangelho mostra o valor mínimo a ser cobrado, como uma forma de demonstrar a execução na Justiça pela falta de comprometimento com compromissos.

A pessoa não sairá da prisão até que tenha pago o último ceitil (26) - “o último centavo” (Goodspeed). O quadrante (kodrantes) era a menor moeda de cobre romana, valendo cerca de um quarto de um centavo. A questão é que os cristãos deveríam resolver as suas diferenças o mais rapidamente e o mais silenciosamente possível, e resolvê-las entre si mesmos. Os cristãos normalmente não precisam de um juiz ou um tribunal para decidir o que é certo e justo entre si (cf. 1 Co 6.1-8).

Conclusão:

O Sentimento no Reino de Deus, sob a ótica dos valores cristãos nos mostra que a obediência a Lei, será cobrada no campo espiritual ou pessoal.

Dicionário Strong

Comentário Beacon – Mateus e outros

Comentário Bíblico Do Antigo Testamento - Vol 1 - Gênesis a Neemias - Matthew Henry

Apontamentos do autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger