Lição 5: O Casamento é para sempre
CPAD -1 de Maio de 2022
Subsídio Pastor e Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Assim não são mais dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” (Mateus 19.6).
Prática
A vontade de Deus para o casamento é que ele seja vitalício.
Na continuidade do Sermão do Monte, Jesus condena o adultério.
Leitura Bíblica
Mateus 5.27-32.
27 — Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás
adultério.
28 — Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa
mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.
29 — Portanto, se o teu olho direito te escandalizar,
arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus
membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
30 — E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e
atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca
do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
31 — Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, que
lhe dê carta de desquite.
32 — Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua
mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e
qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Hinos Sugeridos -
150, 195 e 201 da Harpa Cristã.
Objetivos da Lição:
I)
Apresentar a condenação do adultério;
II)
Mostrar que o que rege o coração
regerá o corpo também;
III)
Afirmar a indissolubilidade do
casamento.
Exposição:
A Instituição do casamento,
nos tempos edênicos, se dá fora do período da vigência da Lei, ditada e escrita
pelo dedo de Deus.
Efésios 5:25-30 ..., como
também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a
santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a
apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas
próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a
si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e
sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da
sua carne, e dos seus ossos.
“O casamento é a única
relação corpórea, entre humanos que é comparada e amparada pela Escrituras,
quanto a ser tipologicamente idêntica a relação de amor Jesus pela Sua Igreja.”
Osvarela
Casamento Cristão.
Mas, o utilizamos
como um dos pilares basais do casamento sob a ótica cristã.
O Casamento Bíblico
Gl.4.4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus
enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Há uma diferença que
gostaria de ressaltar, sob a ótica da Graça e do tempo da Plenitude.
É necessário, então,
observarmos a questão do Casamento Cristão e suas bases, sob esta ótica.
Ef.4.25 ...porque somos
membros uns dos outros.
A Base do casamento
cristão está na total interação do homem e mulher, numa só fundição, na qual
podemos usar a metáfora do ferro e do fogo.
“Certo ferreiro
cristão vivia dizendo: ele está em mim, e eu estou N’Ele! De tanto ouvir tal
absurdo, sob o aspecto da física, tal como a conhecemos – dois corpos não
podem ou não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo, o engenheiro o
questionou. Ele se calou até ao momento em que ao sair do forno uma peça em
chamas pela tenaz do fundidor, ele pode apontar para o engenheiro e
perguntar-lhe, como se pode definir quem está em quem? Pois era impossível definir
fogo e ferro.”
Assim, é à base do
casamento cristão – fogo e material em fundição estão em chama mística, além da
chama ígnea do amor.
De tal forma, que
ambos se aperfeiçoam e agradam a Deus, naquele momento, de relacionamento e convivência:
- Para que haja
fundamento divino no casamento.
Mas, a vida do casal
é santificada do casamento por ordem divina e purifica o casal!
Tal é a visão do
místico e sublime momento que se consuma no Casamento sob as bases Cristãs.
Podemos destacar:
Eclesiastes 4:11,12 Também, se dois
dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém
prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se
quebra tão depressa.
A questão da Aliança
da divindade com a Nação de Israel;
A questão das ofertas
e da festa em si;
Agora podemos
destacar:
-A Visão Cosmo da
Plenitude Cristológica;
É o arranjo modelo da
beleza, forma, estrutura do Casamento sob a ótica do cristianismo, mais
rudimentar que se possa entender: Jesus é o 'mitte' do Casamento!
-A Visão da Tipologia
sacrificial-redentiva;
É a forma metafórica,
ou representada da conquista, e da redenção da operação mística do casamento,
que a cada dia vence um plano contrário e negativo, que quer ser contra esta
sagrada Instituição!
O Casamento, diria, é
o arranjo redentor da Sociedade quando está sobre bases do cristianismo
Angular, da Pedra de esquina!
Nesta visão podemos
antever as mesmas promessas de redenção da família, do homem, e da mulher
quanto ser total, sem a mancha mitigada do pecado.
Isto se verá com os
trechos sagrados ao longo deste subsídio-estudo: mãe é Eva - Cria, e dá a luz
no interior da família, trazendo a cada nascimento a esperança de encontrar uma
saída para os seus, pois cada ser nascido dela, mesmo tendo chegada a Plenitude
de Gálatas 4, é simbolicamente uma afirmação do Proto-Evangelho e da queda da
máscara da serpente, a qual Deus deixou viver, para ver o que Ele pode fazer
com o homem, quando tem um casamento cristão! Um casal e seus frutos!
-A Visão da questão
definitiva e atemporal do casamento;
Esta Visão mostra-nos
a vontade da divindade, em duas etapas:
Efésios 5:25 Vós, maridos, amai
vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por
ela,
-um homem e uma
mulher;
-Uma unidade idêntica
em mistério a Cristo, morto e redivivo, e poderoso, que transmite vida e
ressurreição, em União com a Sua Noiva;
Ap.19.7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e
demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se
aprontou.
-A Visão da Sujeição,
não mais sob a Lei, que é boa, mas foi apenas um aio [um guia de formandos;
de meninos...], mas sob a Graça e a Justiça, para entendermos o grande
mistério oculto da dação do Unigênito, no Pleno da Consumação do Amor!
A questão da
Santificação dada pelo casamento, ou no ato supremo D’Ele, que em amor purifica
aos cônjuges; porque o Amor não pode, intrinsecamente, fazer mal a ninguém!
Eis o cerne da ótica
desta visão cristiana do casamento:
I Coríntios13.4-8. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é
invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com
indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não
folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha
Cristo cumpriu toda a
Lei, e ela era boa, mas também deixou a expressão maior, que o Amor supera tudo
e deve-se amando-se a si mesmo, para tornar alguém puro e santo diante daqueles
que o observam.
Pela Palavra – O
Verbo – pelo Império do Filho do Amor – Jesus Cristo;
A Liberdade do
casamento e no casamento é dada pelo Amor;
Romanos.13. 10 O amor não faz mal
ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Ora! Se a Lei a que
nos submetemos para o casamento nos orienta, e dirige para fidelidade, e
cuidados com os cônjuges, ela se torna um guia de como nos conduziremos no
casamento sob a melhor forma de viver – em liberdade!
Gl.5. 13-15
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da
liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Porque toda a Lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como
a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos
consumais também uns aos outros.
E esta liberdade, só
se manifesta completamente, quando somos convencidos desta necessidade, pelo
amor demonstrado por ambas as partes desta nova vida a dois!
Muitos corroem internamente
o casamento, e este fica como que uma casca para vislumbre, dos que estão de
fora.
A Síndrome Da Cama
Quebrada:
Porém os que estão
vivenciando diariamente, o casamento sofrem de todos os males desta frágil
aparência, ou porque se tem que ornamentá-la com posições, caras, tipos e
outros adornos, como um belo carro, ou uma bela casa, mas a cama está quebrada!
Saem brigados de
casa, ficam juntinhos nas festas ou até mesmo no culto, mas ao voltarem
continuam dormindo num leito quebrado, cindido, dividido, por posições
antagônicas, em muitos casos irreversíveis!
Efésios 5. 22-28 Vós, mulheres,
sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da
mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador
do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também
as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas
mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por
ela...ss
Ainda há tempo, mesmo
que a idade tenha avançado, em reparar o leito e o casamento, sobretudo se
restaurarmos as bases do casamento com as bases do cristão - Jesus Cristo,
Palavra, Oração e Renúncia.
Sem renúncia não se
vive um mês junto, quanto mais décadas.
Eis uma questão
mística e de fundo salvífico, no casamento.
É vital para
entendermos, a complexa relação do casamento, com a salvação, purificação e
santificação, dos que se casam e se tornam uma só carne.
Pode parecer um
desafio teológico, mas é uma das formas, pelas quais Deus nos orienta a termos
na vida conjugal, uma firmeza, ainda que sofrida, difícil ao andar junto,
várias milhas cronológicas, eras e tempos
juntos.
A bem da verdade, é
notório o casamento sofrer desgastes, [como sofreu o de Isaque e Rebeca -
o que eu falo em um estudo chamado de: As Frustrações de Um Casamento Feliz!],
mas a nossa responsabilidade é fazê-lo cada dia mais solidificado sob as bases
do ser Cristão!
Mas, que nos levam a
cada dia ter no casamento, uma tábua de busca a perfeição.
Como?
II Timóteo 2.11,13. Palavra fiel é
esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; ... Se
formos infiéis, ele permanece fiel;
Através da
fidelidade, somos chamados a viver na busca a vitória diária, que nos obriga a
vencer as tentações e nos tornar-nos aprendizes práticos, de uma das essências
do Eterno - Fidelidade:
Esta proteção se
inicia pelo próprio ato do marido purificar-se a si mesmo, para levar a esposa
à mesma purificação, pois doutra forma seus filhos seriam imundos – O mistério
do casamento, santificador, e mantenedor da relação, independe da fé de uma das
partes, pois na Graça, a fé salvífica de um, purifica o outro no ato, aquele
que não tem fé –
1Coríntios 7:14 - Porque o marido
descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo
marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
Só pode amar a sua
esposa, quem se guarda, o que assim faz purifica e santifica a união e a ambos;
Romanos 13:9 - Com efeito: Não
adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não
cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás
ao teu próximo como a ti mesmo.
O Amor ao Próximo
mais Próximo
Sob a ótica dos
valores reiterados no Reino, no Sermão da Montanha, o principal é o amor ao
próximo.
Sem este valor, nada
pode ser construído ou mantido.
"33. Assim
também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e
a mulher reverencie o marido".
Amar a quem se tem em
casa é regra áurea do casamento cristão, pois não se procedendo assim é inútil
manter as aparências, a síndrome da cama quebrada corroerá o teu casamento!
- Quem ama a sua
mulher, ama-se a si mesmo.
Ninguém pode amar a
outro, se não ama a si mesmo!
É fatal esta
revelação dada por Jesus Cristo.
Mateus 19.19 -
mostra-nos que se o noivo, ou a futura esposa pode amar a seus pais está apta
para amar verdadeiramente ao seu futuro espos[o]a.
Isto é inexorável e
inegável!
I – a Re-engenharia
do casamento nos tempos modernos:
a- Desmistificando o
casamento:
O Casamento tem sido
questionado nas últimas décadas do século XX e neste princípio do século XXI,
como uma formalidade ultrapassada, perdendo a dignidade de coisa sagrada e
pilar da sociedade, através de campanhas feministas, mas não femininas; de
campanhas de face liberal, mas libertina, levando a dúvida aos corações dos que
buscam uma relação duradoura com outra pessoa sob a benção divina, do casamento
feliz e abrigador da família.
Novas formas de
Casamento:
Casamento
descartável;
Casamento com
contrato financeiro;
Casamento misto;
Casamento entre
pessoas do mesmo sexo.
Casamento de fachada;
Casamento por
problemas diplomáticos: quando um cônjuge precisa casar, com alguém nascido em
um país, no qual está de maneira irregular, através do casamento ele consegue a
cidadania.
Qual a fórmula desta
re-engenharia de constituir uma família em tempos modernos?
A- Buscando facilitar
o relacionamento sem que este seja obrigação, mas seja visto como uma relação
aberta, onde os dois lados podem descartar o relacionamento a qualquer momento,
sem maiores formalidades ou motivos.
B- Criou-se fórmulas
da produção independente de filhos:
1ª- sem que a mulher
ou o homem tenham um relacionamento formal, mas apenas como “reprodutores”,
conhecidos ou desconhecidos, através do ato entre os interessados;
2ª – quando se busca
em bancos de óvulos ou do elemento masculino [espermatozóide], como algo que se
compra em super-mercado, sem que o que vai usar o “produto” saiba quem é o
doador [gravidez in-vitro ou inseminação artificial]. Não iremos discutir neste
ponto, a questão dos casais com problema de fertilidade, pois vemos duas
vertentes, uma física ou da área da saúde pública e programas de controle de
natalidade, e outra de cunho espiritual a ser discutida. A engenharia genética
tem conseguido notáveis avanços na área da reprodução humana.
C- As leis foram
modificadas permitindo que a situação de casais agregados após três anos seja
considerada uma união estável. Os documentos do governo já reconhecem estes
casos, vide a Receita Federal e INSS. Quantos de nós encontramos em nossas
igrejas casais que aceitam a Cristo nesta situação e nós os orientamos a
regularizar a situação da família, pelos mais variados motivos, seja por que
muitos filhos são registrados sem os nomes dos progenitores e não tem
estabilidade de um lar consolidado, seja porque em muitos casos, as mulheres,
mormente são ameaçadas, a qualquer rusga de serem largadas sem nenhum apoio,
pode-se dizer que a lei da direitos a elas, mas na maioria dos casos, as mesmas
são pessoas sem conhecimento, ou orientação jurídica para buscar seus direitos
e ficam, por vezes, com os filhos sob sua guarda e encargo de toda ordem,
estudo, alimentação e carinho.
D- Temos notado e
escrito em nossos comentários, sobre a questão da educação sexual para
adolescentes, e está comprovado que há um índice elevado de relacionamentos
entre jovens adolescentes, que resultam em filhos, mas não na formação de uma
família, o que vai pouco a pouco criando uma geração de filhos sem pais, e sem
lar desconhecendo o sagrado lado do casamento, pois são poucos os casais que
continuam com o relacionamento, transformando-o em um casamento.
O Adultério
Causa escândalo
Visão do Sermão do Monte
29 — Portanto, se o teu olho direito te escandalizar,
arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus
membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
30 — E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e
atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca
do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
Nasce do olhar?
A Luxúria
No Sermão do Monte, Jesus não está
dizendo que desejos lascivos são a mesma coisa que práticas lascivas e,
portanto, que a pessoa pode aproveitar e cometer adultério de fato, uma vez que
já o fez em pensamento, já que a concupiscência desce ao coração e depois se
consumado produz a condenação de morte. O desejo e a prática não são idênticos,
mas, em termos espirituais, são equivalentes. O "olhar" que
Jesus menciona não é apenas casual e de relance; antes, é um olhar fixo e
demorado com propósitos lascivos, quando o homem usa o olhar para representar
um quase ato sexual pelo olhar concupiscente.
É segundo a etimologia (αφοραω)
a prática de aphorao tirar os olhos de outras coisas e fixá-los em algo.
Ou blepo (gr) ver com os
olhos da mente, mas discernir mentalmente, e voltar os pensamentos ou dirigir a
mente para um coisa, considerar, contemplar, olhar para, ponderar
cuidadosamente, examinar com desejo da libido.
Na verdade há uma armadilha - “apanhar
em armadilha” no sentido literal do texto - , no adultério, de onde
virá o (skandalon) “escândalo”, que á o primeiro olhar para isca de uma
armadilha ou laço, que se tornará o próprio laço ou armadilha. É o que te faz
pecar ou tropeçar. Jesus está dizendo, então: Se olhar é uma armadilha ou laço
para você, evite olhar de todas as maneiras. É isto que te faz pecar.
Controle e cirurgia espiritual:
Colossenses 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a
terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e
a avareza, que é idolatria;
Deus não estabeleceu regras para o
sexo porque deseja nos controlar, mas sim porque deseja nos abençoar. Deus
sempre diz "não" para poder dizer "sim".
“Jesus propõe uma solução, uma “opticocotomia”, ou seja
uma Enucleação que é a remoção do globo
ocular inteiro;
Jesus propõe, uma mutilação, com a solução por uma amputação
de membros.”
Mas, contudo tratava-se de uma
orientação em forma de figura de linguagem, para didaticamente ser compreendida,
pelos ouvintes do Sermão. Jesus não estava defendendo a mutilação física do
corpo. Embora, em alguns tempos alguns religiosos cristãos ou mesmo não
cristãos possam ter entendido desta forma.
Mateus 5:27,28 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás
adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a
cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Jesus dizia metaforicamente:
“Se um amigo íntimo ou se você se sentir envolvido numa
associação desfavorável e aparentemente agradável (incluindo a cobiça por uma
mulher, que não seja a sua) de qualquer tipo e isto estiver se tornando um laço
para você, corte-o! É melhor ser desprovido de qualquer coisa nessa vida do que
estar perdido para sempre.”
Pois, quem assim procede vai dar ou
promover, como cristão, sob os valores que prega ou vive (σκανδαλιζω – skandalizo)
vir a escandalizar os valores cristãos e trazer, ou colocar uma pedra de
tropeço ou obstáculo no caminho, sobre o qual outros podem tropeçar, pois foi,
ainda sob a etimologia: seduzido ao pecado.
μοιχαω - moichao; v. ter relação ilícita com a mulher do outro,
cometer adutério com
μολυνω - moluno; v. poluir,
manchar, contaminar, sujar - usado no NT para aqueles que não se mantiveram
puros da corrupção do pecado, mas se contaminaram pela fornicação e adultério
זנון
- zanuwn ou (plural) זונים;
n. m. pl. adultério, fornicação, prostituição
zimmah ou זמה zammah; v. planejar, inventar, maldade, plano
maldoso, propósito malicioso - plano, propósito - plano maldoso, maldade - não
casto, incesto, licenciosidade, adultério, idolatria, prostituição
זנה - zanah; v. praticar fornicação, ser uma meretriz,
agir como meretriz
- (Qal) ser uma meretriz, agir como meretriz, cometer fornicação;
cometer adultério; ser um prostituto ou prostituta cultual - ser infiel (a
Deus) (fig.); (Pual) agir como meretriz; (Hifil) - levar a cometer adultério, forçar
à prostituição, cometer fornicação
נאף -na’aph; v. cometer adultério
κοιτη - koite; n. f. lugar para se deitar, descansar, dormir - cama,
leito; leito matrimonial - de adultério; coabitação, seja lícito ou ilícito
μοιχαλις - moichalis; n. f. mulher infiel; como a aliança íntima de Deus
com o povo de Israel era comparada a um casamento, aquele que caia em idolatria
era como se cometesse adultério ou prostituição
μοιχεα - moicheia; n. f. adultério
μοιχευω - moicheuo; v. cometer adultério; ser um adúltero - cometer
adultério com, ter relação ilícita com a mulher de outro; da mulher: permitir
adultério, ser devassa; Uma expressão idiomática hebraica, a palavra é usada
daqueles que, pela solicitação de uma mulher, são levados à idolatria, i.e., a
comer de coisas sacrificadas a ídolos
μοιχος - moichos; n. m. adúltero; metáf. alguém que é infiel a Deus,
descrente
Jesus citou o sétimo mandamento (Ex 20.14; Dt 5.18), e então passou a
lhe dar uma interpretação mais elevada, a qual estamos estudando sob os valores
cristãos, eticamente e moralmente.
Ele indicou que aos olhos de Deus a intenção errada é tão pecaminosa quanto
a ação errada. E Deus está igualmente ciente de ambos.
Divórcio:
Casuísmo? Manobra para atender a dureza de corações!
31 — Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, que lhe dê carta de
desquite.
O que é
desquite?
O termo
desquite era o nome dado à separação entre casais até dezembro de 1977. Ele foi
substituído por Separação Judicial pela Lei 6.515/1977 (Lei do Divórcio). Antes,
basicamente, o casal se separava legalmente sem dissolução do vínculo
matrimonial, o que impedia novos casamentos. O desquite ocorreu na época em que
o casamento era perpétuo e indissolúvel.
Observação: legalmente deve-se entender, hoje no Brasil, existe
dois elementos de separação – separação de corpos e divórcio. Antes havia o
desquite, mas por documento legal proposto pelo senador pelo Rio de Janeiro
Nelson Carneiro criou-se a legalidade do Divórcio. E a figura do casamento pode
ser substituída pela figura legal, tal qual a decisão de Moisés, pela União
Estável.
E cito também que antes o adultério era considerado, no Brasil, um
crime.
“Entretanto,
desde a separação de corpos, todos os deveres matrimoniais eram suspensos.
Assim, vocês não precisariam mais viver sob o mesmo teto. Além disso, os bens
adquiridos daí em diante não entrariam na partilha de bens. No fim, a diferença
entre os três institutos é que, com o divórcio, é possível que você se case com
outras pessoas. No desquite, por sua vez, não havia essa possibilidade. Além
disso, hoje, durante o período da separação, você pode viver em união
estável. Hoje, não é mais necessário a separação de corpos para se
divorciar. No entanto, se você decidir por esse caminho, a separação será
judicial. Por isso, ela é diferente do abandono do lar, ou seja, quando uma das
partes da relação apenas sai de casa sem comunicar o outro sobre a sua decisão
de se separar.” Desquite, Divórcio e Separação: entenda os termos para 2022;
vlvadvogados / 30 setembro, 2019
Ainda se confunde
os termos “separação” e “divórcio”, pois eles são bem semelhantes. Porém, o
primeiro, pode ser considerado como uma etapa antes do divórcio. Para entender
melhor, confira as principais características dos dois:
Características
da separação:
·
o vínculo matrimonial é mantido;
·
fim da sociedade conjugal;
·
possível reconciliação;
·
não pode se casar, mas pode
constituir a União Estável.
Características
do Divórcio:
·
extinção do vínculo matrimonial;
·
total fim do casamento e da
sociedade conjugal;
·
não é possível que as partes se
reconciliem sem celebrar um novo casamento;
·
pode casar novamente ou
constituir a União Estável.
Uma questão nacional
em Israel.
32 — Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por
causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a
repudiada comete adultério.
Um
assunto, na boca do povo, diríamos nós, um assunto viralizado e especial nos
dias e época do ministério de Jesus, porque vinha destacado na casa real de Herodes
Antipas havia recentemente se divorciado de sua esposa.
Marcos 10.2 E
lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Baseada
na exegese dos pensamentos exegéticos de dois ramos de teólogos ou escribas daqueles
dias, controvérsia existente no primeiro século a.C. entre as escolas de Hillel
e Shammai.
Este conflito se originou
a partir da interpretação de Deuteronômio 24.1
- “Quando um homem tomar
uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus
olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará
na sua mão, e a despedirá da sua casa”. Shammai afirmava que “coisa feia”
significa fornicação: “Um homem não se divorciaria de sua mulher, a não ser que
tivesse encontrado nela um motivo de vergonha”.5
Já o Mestre Hillel (cerca
de 60 a.C. - 20 d.C.), que era muito mais liberal, enfatizava a primeira frase:
“Ela não encontrou favor em seus olhos”.
Ele permitiria a um homem divorciar-se da esposa se ela fizesse alguma coisa
que o desagradasse, até mesmo se queimasse o alimento ao cozinhá-lo.
Exemplo: Era como se em
nossos dias, um homem se casasse com uma mulher e após alguns anos de convivência,
pedisse divórcio porque ela cozinhe mal, e isto faz ele passar “vergonha”
com seus amigos, ou mesmo parentes, ou porque não gostou dela após aparecer uma
marca no abdômen após um parto.
E a posição do Mestre
Jesus:
Na
sua exposição positiva da Lei, a uma platéia, Jesus vai expor o contrate entre
a Justiça da Graça e a justiça da Lei, aqueles que conheciam, desde da infância
a letra da Lei, Cristo se colocou claramente a favor da estrita interpretação
de Deuteronômio 24.1. Ele só permitia uma razão para o divórcio – exceto por
causa de prostituição7 (9). Essa cláusula acrescentada ocorre apenas em Mateus
(aqui e em 5.32). Embora alguns estudiosos tenham assumido a posição de que
essas palavras não teriam sido pronunciadas por Jesus, a opinião deles rejeita
a inspiração de Mateus. O adultério representa a negação do voto do casamento
e, nesse caso, a posição de Jesus é bastante sólida. Comentário Beacon Mateus
em fls 187 e 188
O divórcio,
sob a visão dos valores cristãos do Sermão a Lei permitia o divórcio (Dt 24.13),
Jesus afirmou que isso freqüentemente significava nada menos, na visão divina, o
divórcio era como que o adultério legalizado (vs. 32).
Quebra de mandamento
versus a Justiça da Lei
Mateus 5:19,20 Qualquer,
pois, que violar um destes mandamentos,
por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino
dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino
dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça
não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos
céus.
A Legalização Do
Divórcio
Marcos 10:4-9 - E eles
disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e
repudiar. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos
deixou ele escrito esse mandamento; Porém,
desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o
homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só
carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus
ajuntou não o separe o homem.
Foi
também uma forma de Moisés determinar a escrita de um documento – A Carta de Divórcio –
para que a mulher não fosse discriminada por eventual interpretação de que adulterara,
ou tivesse algum problema dos quais a lei a considerava “impura”. A exigência
de que o marido fornecesse uma carta de divórcio tinha o objetivo de funcionar
como um controle e não como um encorajamento. Em como, o homem não difamasse a sua
ex-esposa e mantivesse algumas obrigações, como manutenção da sua família. Foi uma
forma diferente dos habitantes do Oriente onde viviam, que apenas a palavra do
homem, podia despedir sua mulher.
Ao
Jesus dizer que “deixou ele escrito esse mandamento”, observe,
Cristo corrigiu a palavra mandou (7) usada pelos fariseus . Moisés teria
tornado esse assunto mais difícil, ao exigir que o homem usasse os serviços de
um escriba para preparar um documento escrito.
Conclusão:
Mesmo
que uma legalização religiosa possa permitir o divórcio e não atingir “direitos”
ou posições eclesiásticas, todos aprendemos nesta lição que as Escrituras não
permitem estes devaneios doutrinários.
Não
vivamos um falso puritanismo.
Nossa
Justiça tem que superar a justiça legalista, do mundo atual ou dos idos quando
Jesus proclamou os Valores do reino no Sermão!
“Jesus
identifica o coração como parte ofendida do ser humano, pois o coração é a sede
da vontade, da imaginação e da intenção da pessoa”.
Fonte:
Comentário
Beacon Mateus
Apontamentos
do autor
Estudos
no Sermão do Monte, D. Martin Lloyd-Jones
Dicionário
Strong
https://e-diariooficial.com/diferencas-divorcio-separacao-desquite/
https://www.clinicabelfort.com.br/cirurgias/enucleacao-e-evisceracao/
http://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=casamentohttp://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=casamento
Citações
no corpo do texto
Estudantes
da Bíblia
Lição
CPAD – 2º trimestre 2022
Bíblia
online - ACF
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