sábado, abril 30

O Casamento é para sempre Lição 5: CPAD -1 de Maio de 2022

Lição 5: O Casamento é para sempre

CPAD -1 de Maio de 2022

Subsídio Pastor e Prof. Univ. Osvarela

Texto Áureo

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” (Mateus 19.6).

Prática

A vontade de Deus para o casamento é que ele seja vitalício. Na continuidade do Sermão do Monte, Jesus condena o adultério.

Leitura Bíblica

Mateus 5.27-32.

27 — Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

28 — Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.

29 — Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.

30 — E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.

31 — Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, que lhe dê carta de desquite.

32 — Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

Hinos Sugeridos - 150, 195 e 201 da Harpa Cristã.

Objetivos da Lição:

I)                   Apresentar a condenação do adultério;

II)                Mostrar que o que rege o coração regerá o corpo também;

III)              Afirmar a indissolubilidade do casamento.

Exposição:

A Instituição do casamento, nos tempos edênicos, se dá fora do período da vigência da Lei, ditada e escrita pelo dedo de Deus.

Efésios 5:25-30 ..., como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

 

“O casamento é a única relação corpórea, entre humanos que é comparada e amparada pela Escrituras, quanto a ser tipologicamente idêntica a relação de amor Jesus pela Sua Igreja.” Osvarela

Casamento Cristão.

Mas, o utilizamos como um dos pilares basais do casamento sob a ótica cristã.

O Casamento Bíblico

Gl.4.4  Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

Há uma diferença que gostaria de ressaltar, sob a ótica da Graça e do tempo da Plenitude.

É necessário, então, observarmos a questão do Casamento Cristão e suas bases, sob esta ótica.

Ef.4.25 ...porque somos membros uns dos outros.

A Base do casamento cristão está na total interação do homem e mulher, numa só fundição, na qual podemos usar a metáfora do ferro e do fogo.

Certo ferreiro cristão vivia dizendo: ele está em mim, e eu estou N’Ele! De tanto ouvir tal absurdo, sob o aspecto da física, tal como a conhecemos – dois corpos não podem ou não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo, o engenheiro o questionou. Ele se calou até ao momento em que ao sair do forno uma peça em chamas pela tenaz do fundidor, ele pode apontar para o engenheiro e perguntar-lhe, como se pode definir quem está em quem? Pois era impossível definir fogo e ferro.”

Assim, é à base do casamento cristão – fogo e material em fundição estão em chama mística, além da chama ígnea do amor.

De tal forma, que ambos se aperfeiçoam e agradam a Deus, naquele momento, de relacionamento e convivência:

- Para que haja fundamento divino no casamento.

Mas, a vida do casal é santificada do casamento por ordem divina e purifica o casal!

Tal é a visão do místico e sublime momento que se consuma no Casamento sob as bases Cristãs.

Podemos destacar:

Eclesiastes 4:11,12 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

A questão da Aliança da divindade com a Nação de Israel;

A questão das ofertas e da festa em si;

Agora podemos destacar:

-A Visão Cosmo da Plenitude Cristológica;

É o arranjo modelo da beleza, forma, estrutura do Casamento sob a ótica do cristianismo, mais rudimentar que se possa entender: Jesus é o 'mitte' do Casamento!

-A Visão da Tipologia sacrificial-redentiva;

É a forma metafórica, ou representada da conquista, e da redenção da operação mística do casamento, que a cada dia vence um plano contrário e negativo, que quer ser contra esta sagrada Instituição!

O Casamento, diria, é o arranjo redentor da Sociedade quando está sobre bases do cristianismo Angular, da Pedra de esquina!

Nesta visão podemos antever as mesmas promessas de redenção da família, do homem, e da mulher quanto ser total, sem a mancha mitigada do pecado.

Isto se verá com os trechos sagrados ao longo deste subsídio-estudo: mãe é Eva - Cria, e dá a luz no interior da família, trazendo a cada nascimento a esperança de encontrar uma saída para os seus, pois cada ser nascido dela, mesmo tendo chegada a Plenitude de Gálatas 4, é simbolicamente uma afirmação do Proto-Evangelho e da queda da máscara da serpente, a qual Deus deixou viver, para ver o que Ele pode fazer com o homem, quando tem um casamento cristão! Um casal e seus frutos!

-A Visão da questão definitiva e atemporal do casamento;

Esta Visão mostra-nos a vontade da divindade, em duas etapas:    

Efésios 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

-um homem e uma mulher;

-Uma unidade idêntica em mistério a Cristo, morto e redivivo, e poderoso, que transmite vida e ressurreição, em União com a Sua Noiva;

Ap.19.7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

-A Visão da Sujeição, não mais sob a Lei, que é boa, mas foi apenas um aio [um guia de formandos; de meninos...], mas sob a Graça e a Justiça, para entendermos o grande mistério oculto da dação do Unigênito, no Pleno da Consumação do Amor!

A questão da Santificação dada pelo casamento, ou no ato supremo D’Ele, que em amor purifica aos cônjuges; porque o Amor não pode, intrinsecamente, fazer mal a ninguém!

Eis o cerne da ótica desta visão cristiana do casamento:

I Coríntios13.4-8.  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha

Cristo cumpriu toda a Lei, e ela era boa, mas também deixou a expressão maior, que o Amor supera tudo e deve-se amando-se a si mesmo, para tornar alguém puro e santo diante daqueles que o observam.

Pela Palavra – O Verbo – pelo Império do Filho do Amor – Jesus Cristo;

A Liberdade do casamento e no casamento é dada pelo Amor;

Romanos.13. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Ora! Se a Lei a que nos submetemos para o casamento nos orienta, e dirige para fidelidade, e cuidados com os cônjuges, ela se torna um guia de como nos conduziremos no casamento sob a melhor forma de viver – em liberdade!

Gl.5. 13-15  Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a Lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

E esta liberdade, só se manifesta completamente, quando somos convencidos desta necessidade, pelo amor demonstrado por ambas as partes desta nova vida a dois!

Muitos corroem internamente o casamento, e este fica como que uma casca para vislumbre, dos que estão de fora.

A Síndrome Da Cama Quebrada:

Porém os que estão vivenciando diariamente, o casamento sofrem de todos os males desta frágil aparência, ou porque se tem que ornamentá-la com posições, caras, tipos e outros adornos, como um belo carro, ou uma bela casa, mas a cama está quebrada!

Saem brigados de casa, ficam juntinhos nas festas ou até mesmo no culto, mas ao voltarem continuam dormindo num leito quebrado, cindido, dividido, por posições antagônicas, em muitos casos irreversíveis!

Efésios 5. 22-28 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela...ss

Ainda há tempo, mesmo que a idade tenha avançado, em reparar o leito e o casamento, sobretudo se restaurarmos as bases do casamento com as bases do cristão - Jesus Cristo, Palavra, Oração e Renúncia.

Sem renúncia não se vive um mês junto, quanto mais décadas.

Eis uma questão mística e de fundo salvífico, no casamento.

É vital para entendermos, a complexa relação do casamento, com a salvação, purificação e santificação, dos que se casam e se tornam uma só carne.

Pode parecer um desafio teológico, mas é uma das formas, pelas quais Deus nos orienta a termos na vida conjugal, uma firmeza, ainda que sofrida, difícil ao andar junto, várias milhas cronológicas, eras e tempos  juntos.

A bem da verdade, é notório o casamento sofrer desgastes, [como sofreu o de Isaque e Rebeca - o que eu falo em um estudo chamado de: As Frustrações de Um Casamento Feliz!], mas a nossa responsabilidade é fazê-lo cada dia mais solidificado sob as bases do ser Cristão!

Mas, que nos levam a cada dia ter no casamento, uma tábua de busca a perfeição.

Como?

II Timóteo 2.11,13. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;  ...  Se formos infiéis, ele permanece fiel;

Através da fidelidade, somos chamados a viver na busca a vitória diária, que nos obriga a vencer as tentações e nos tornar-nos aprendizes práticos, de uma das essências do Eterno - Fidelidade:

Esta proteção se inicia pelo próprio ato do marido purificar-se a si mesmo, para levar a esposa à mesma purificação, pois doutra forma seus filhos seriam imundos – O mistério do casamento, santificador, e mantenedor da relação, independe da fé de uma das partes, pois na Graça, a fé salvífica de um, purifica o outro no ato, aquele que não tem fé –

1Coríntios 7:14 - Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

Só pode amar a sua esposa, quem se guarda, o que assim faz purifica e santifica a união e a ambos;

Romanos 13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

O Amor ao Próximo mais Próximo

Sob a ótica dos valores reiterados no Reino, no Sermão da Montanha, o principal é o amor ao próximo.

Sem este valor, nada pode ser construído ou mantido.

"33. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido".

Amar a quem se tem em casa é regra áurea do casamento cristão, pois não se procedendo assim é inútil manter as aparências, a síndrome da cama quebrada corroerá o teu casamento!

- Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

Ninguém pode amar a outro, se não ama a si mesmo!

É fatal esta revelação dada por Jesus Cristo.

Mateus 19.19 - mostra-nos que se o noivo, ou a futura esposa pode amar a seus pais está apta para amar verdadeiramente ao seu futuro espos[o]a.

Isto é inexorável e inegável!

I – a Re-engenharia do casamento nos tempos modernos:

a- Desmistificando o casamento:

O Casamento tem sido questionado nas últimas décadas do século XX e neste princípio do século XXI, como uma formalidade ultrapassada, perdendo a dignidade de coisa sagrada e pilar da sociedade, através de campanhas feministas, mas não femininas; de campanhas de face liberal, mas libertina, levando a dúvida aos corações dos que buscam uma relação duradoura com outra pessoa sob a benção divina, do casamento feliz e abrigador da família.

Novas formas de Casamento:

Casamento descartável;

Casamento com contrato financeiro;

Casamento misto;

Casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Casamento de fachada;

Casamento por problemas diplomáticos: quando um cônjuge precisa casar, com alguém nascido em um país, no qual está de maneira irregular, através do casamento ele consegue a cidadania.

Qual a fórmula desta re-engenharia de constituir uma família em tempos modernos?

A- Buscando facilitar o relacionamento sem que este seja obrigação, mas seja visto como uma relação aberta, onde os dois lados podem descartar o relacionamento a qualquer momento, sem maiores formalidades ou motivos.

B- Criou-se fórmulas da produção independente de filhos:

1ª- sem que a mulher ou o homem tenham um relacionamento formal, mas apenas como “reprodutores”, conhecidos ou desconhecidos, através do ato entre os interessados;

2ª – quando se busca em bancos de óvulos ou do elemento masculino [espermatozóide], como algo que se compra em super-mercado, sem que o que vai usar o “produto” saiba quem é o doador [gravidez in-vitro ou inseminação artificial]. Não iremos discutir neste ponto, a questão dos casais com problema de fertilidade, pois vemos duas vertentes, uma física ou da área da saúde pública e programas de controle de natalidade, e outra de cunho espiritual a ser discutida. A engenharia genética tem conseguido notáveis avanços na área da reprodução humana.

C- As leis foram modificadas permitindo que a situação de casais agregados após três anos seja considerada uma união estável. Os documentos do governo já reconhecem estes casos, vide a Receita Federal e INSS. Quantos de nós encontramos em nossas igrejas casais que aceitam a Cristo nesta situação e nós os orientamos a regularizar a situação da família, pelos mais variados motivos, seja por que muitos filhos são registrados sem os nomes dos progenitores e não tem estabilidade de um lar consolidado, seja porque em muitos casos, as mulheres, mormente são ameaçadas, a qualquer rusga de serem largadas sem nenhum apoio, pode-se dizer que a lei da direitos a elas, mas na maioria dos casos, as mesmas são pessoas sem conhecimento, ou orientação jurídica para buscar seus direitos e ficam, por vezes, com os filhos sob sua guarda e encargo de toda ordem, estudo, alimentação e carinho.

D- Temos notado e escrito em nossos comentários, sobre a questão da educação sexual para adolescentes, e está comprovado que há um índice elevado de relacionamentos entre jovens adolescentes, que resultam em filhos, mas não na formação de uma família, o que vai pouco a pouco criando uma geração de filhos sem pais, e sem lar desconhecendo o sagrado lado do casamento, pois são poucos os casais que continuam com o relacionamento, transformando-o em um casamento.

O Adultério

Causa escândalo

Visão do Sermão do Monte

29 — Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.

30 — E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.

Nasce do olhar?

A Luxúria

No Sermão do Monte, Jesus não está dizendo que desejos lascivos são a mesma coisa que práticas lascivas e, portanto, que a pessoa pode aproveitar e cometer adultério de fato, uma vez que já o fez em pensamento, já que a concupiscência desce ao coração e depois se consumado produz a condenação de morte. O desejo e a prática não são idênticos, mas, em termos espirituais, são equivalentes. O "olhar" que Jesus menciona não é apenas casual e de relance; antes, é um olhar fixo e demorado com propósitos lascivos, quando o homem usa o olhar para representar um quase ato sexual pelo olhar concupiscente.

É segundo a etimologia (αφοραω) a prática de aphorao tirar os olhos de outras coisas e fixá-los em algo.

Ou blepo (gr) ver com os olhos da mente, mas discernir mentalmente, e voltar os pensamentos ou dirigir a mente para um coisa, considerar, contemplar, olhar para, ponderar cuidadosamente, examinar com desejo da libido.

Na verdade há uma armadilha - “apanhar em armadilha” no sentido literal do texto - , no adultério, de onde virá o (skandalon) “escândalo”, que á o primeiro olhar para isca de uma armadilha ou laço, que se tornará o próprio laço ou armadilha. É o que te faz pecar ou tropeçar. Jesus está dizendo, então: Se olhar é uma armadilha ou laço para você, evite olhar de todas as maneiras. É isto que te faz pecar.

Controle e cirurgia espiritual:

Colossenses 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

Deus não estabeleceu regras para o sexo porque deseja nos controlar, mas sim porque deseja nos abençoar. Deus sempre diz "não" para poder dizer "sim".

“Jesus propõe uma solução, uma “opticocotomia”, ou seja uma  Enucleação que é a remoção do globo ocular inteiro;

Jesus propõe, uma mutilação, com a solução por uma amputação de membros.”

Mas, contudo tratava-se de uma orientação em forma de figura de linguagem, para didaticamente ser compreendida, pelos ouvintes do Sermão. Jesus não estava defendendo a mutilação física do corpo. Embora, em alguns tempos alguns religiosos cristãos ou mesmo não cristãos possam ter entendido desta forma.

Mateus 5:27,28 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Jesus dizia metaforicamente:

“Se um amigo íntimo ou se você se sentir envolvido numa associação desfavorável e aparentemente agradável (incluindo a cobiça por uma mulher, que não seja a sua) de qualquer tipo e isto estiver se tornando um laço para você, corte-o! É melhor ser desprovido de qualquer coisa nessa vida do que estar perdido para sempre.”

Pois, quem assim procede vai dar ou promover, como cristão, sob os valores que prega ou vive (σκανδαλιζω – skandalizo) vir a escandalizar os valores cristãos e trazer, ou colocar uma pedra de tropeço ou obstáculo no caminho, sobre o qual outros podem tropeçar, pois foi, ainda sob a etimologia: seduzido ao pecado.

μοιχαω - moichao; v.  ter relação ilícita com a mulher do outro, cometer adutério com

μολυνω - moluno; v. poluir, manchar, contaminar, sujar - usado no NT para aqueles que não se mantiveram puros da corrupção do pecado, mas se contaminaram pela fornicação e adultério

זנון - zanuwn ou (plural) זונים; n. m. pl. adultério, fornicação, prostituição

zimmah ou זמה  zammah; v. planejar, inventar, maldade, plano maldoso, propósito malicioso - plano, propósito - plano maldoso, maldade - não casto, incesto, licenciosidade, adultério, idolatria, prostituição

זנה - zanah; v. praticar fornicação, ser uma meretriz, agir como meretriz

- (Qal) ser uma meretriz, agir como meretriz, cometer fornicação; cometer adultério; ser um prostituto ou prostituta cultual - ser infiel (a Deus) (fig.); (Pual) agir como meretriz; (Hifil) - levar a cometer adultério, forçar à prostituição, cometer fornicação

נאף -na’aph; v. cometer adultério

κοιτη - koite; n. f. lugar para se deitar, descansar, dormir - cama, leito; leito matrimonial - de adultério; coabitação, seja lícito ou ilícito

μοιχαλις - moichalis; n. f. mulher infiel; como a aliança íntima de Deus com o povo de Israel era comparada a um casamento, aquele que caia em idolatria era como se cometesse adultério ou prostituição

μοιχεα - moicheia; n. f. adultério

μοιχευω - moicheuo; v. cometer adultério; ser um adúltero - cometer adultério com, ter relação ilícita com a mulher de outro; da mulher: permitir adultério, ser devassa; Uma expressão idiomática hebraica, a palavra é usada daqueles que, pela solicitação de uma mulher, são levados à idolatria, i.e., a comer de coisas sacrificadas a ídolos

μοιχος - moichos; n. m. adúltero; metáf. alguém que é infiel a Deus, descrente

Jesus citou o sétimo mandamento (Ex 20.14; Dt 5.18), e então passou a lhe dar uma interpretação mais elevada, a qual estamos estudando sob os valores cristãos, eticamente e moralmente.

Ele indicou que aos olhos de Deus a intenção errada é tão pecaminosa quanto a ação errada. E Deus está igualmente ciente de ambos.

Divórcio:

Casuísmo? Manobra para atender a dureza de corações!

31 — Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, que lhe dê carta de desquite.

O que é desquite?

O termo desquite era o nome dado à separação entre casais até dezembro de 1977. Ele foi substituído por Separação Judicial pela Lei 6.515/1977 (Lei do Divórcio). Antes, basicamente, o casal se separava legalmente sem dissolução do vínculo matrimonial, o que impedia novos casamentos. O desquite ocorreu na época em que o casamento era perpétuo e indissolúvel.

Observação: legalmente deve-se entender, hoje no Brasil, existe dois elementos de separação – separação de corpos e divórcio. Antes havia o desquite, mas por documento legal proposto pelo senador pelo Rio de Janeiro Nelson Carneiro criou-se a legalidade do Divórcio. E a figura do casamento pode ser substituída pela figura legal, tal qual a decisão de Moisés, pela União Estável.

E cito também que antes o adultério era considerado, no Brasil, um crime.

“Entretanto, desde a separação de corpos, todos os deveres matrimoniais eram suspensos. Assim, vocês não precisariam mais viver sob o mesmo teto. Além disso, os bens adquiridos daí em diante não entrariam na partilha de bens. No fim, a diferença entre os três institutos é que, com o divórcio, é possível que você se case com outras pessoas. No desquite, por sua vez, não havia essa possibilidade. Além disso, hoje, durante o período da separação, você pode viver em união estável. Hoje, não é mais necessário a separação de corpos para se divorciar. No entanto, se você decidir por esse caminho, a separação será judicial. Por isso, ela é diferente do abandono do lar, ou seja, quando uma das partes da relação apenas sai de casa sem comunicar o outro sobre a sua decisão de se separar.” Desquite, Divórcio e Separação: entenda os termos para 2022; vlvadvogados / 30 setembro, 2019

Ainda se confunde os termos “separação” e “divórcio”, pois eles são bem semelhantes. Porém, o primeiro, pode ser considerado como uma etapa antes do divórcio. Para entender melhor, confira as principais características dos dois:

Características da separação:

·        o vínculo matrimonial é mantido;

·        fim da sociedade conjugal;

·        possível reconciliação;

·        não pode se casar, mas pode constituir a União Estável.

Características do Divórcio:

·        extinção do vínculo matrimonial;

·        total fim do casamento e da sociedade conjugal;

·        não é possível que as partes se reconciliem sem celebrar um novo casamento;

·        pode casar novamente ou constituir a União Estável.

Uma questão nacional em Israel.

32 — Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

Um assunto, na boca do povo, diríamos nós, um assunto viralizado e especial nos dias e época do ministério de Jesus, porque vinha destacado na casa real de Herodes Antipas havia recentemente se divorciado de sua esposa.

Marcos 10.2 E lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

Baseada na exegese dos pensamentos exegéticos de dois ramos de teólogos ou escribas daqueles dias, controvérsia existente no primeiro século a.C. entre as escolas de Hillel e Shammai.

Este conflito se originou a partir da interpretação de Deuteronômio 24.1

- “Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa”. Shammai afirmava que “coisa feia” significa fornicação: “Um homem não se divorciaria de sua mulher, a não ser que tivesse encontrado nela um motivo de vergonha”.5

Já o Mestre Hillel (cerca de 60 a.C. - 20 d.C.), que era muito mais liberal, enfatizava a primeira frase: “Ela não encontrou favor em seus olhos”. Ele permitiria a um homem divorciar-se da esposa se ela fizesse alguma coisa que o desagradasse, até mesmo se queimasse o alimento ao cozinhá-lo.

Exemplo: Era como se em nossos dias, um homem se casasse com uma mulher e após alguns anos de convivência, pedisse divórcio porque ela cozinhe mal, e isto faz ele passar “vergonha” com seus amigos, ou mesmo parentes, ou porque não gostou dela após aparecer uma marca no abdômen após um parto.

E a posição do Mestre Jesus:

Na sua exposição positiva da Lei, a uma platéia, Jesus vai expor o contrate entre a Justiça da Graça e a justiça da Lei, aqueles que conheciam, desde da infância a letra da Lei, Cristo se colocou claramente a favor da estrita interpretação de Deuteronômio 24.1. Ele só permitia uma razão para o divórcio – exceto por causa de prostituição7 (9). Essa cláusula acrescentada ocorre apenas em Mateus (aqui e em 5.32). Embora alguns estudiosos tenham assumido a posição de que essas palavras não teriam sido pronunciadas por Jesus, a opinião deles rejeita a inspiração de Mateus. O adultério representa a negação do voto do casamento e, nesse caso, a posição de Jesus é bastante sólida. Comentário Beacon Mateus em fls 187 e 188

O divórcio, sob a visão dos valores cristãos do Sermão a Lei permitia o divórcio (Dt 24.13), Jesus afirmou que isso freqüentemente significava nada menos, na visão divina, o divórcio era como que o adultério legalizado (vs. 32).

Quebra de mandamento versus a Justiça da Lei

Mateus 5:19,20 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

A Legalização Do Divórcio

Marcos 10:4-9 - E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Foi também uma forma de Moisés determinar a escrita de um documento – A Carta de Divórcio – para que a mulher não fosse discriminada por eventual interpretação de que adulterara, ou tivesse algum problema dos quais a lei a considerava “impura”. A exigência de que o marido fornecesse uma carta de divórcio tinha o objetivo de funcionar como um controle e não como um encorajamento. Em como, o homem não difamasse a sua ex-esposa e mantivesse algumas obrigações, como manutenção da sua família. Foi uma forma diferente dos habitantes do Oriente onde viviam, que apenas a palavra do homem, podia despedir sua mulher.

Ao Jesus dizer que “deixou ele escrito esse mandamento”, observe, Cristo corrigiu a palavra mandou (7) usada pelos fariseus . Moisés teria tornado esse assunto mais difícil, ao exigir que o homem usasse os serviços de um escriba para preparar um documento escrito.

Conclusão:

Mesmo que uma legalização religiosa possa permitir o divórcio e não atingir “direitos” ou posições eclesiásticas, todos aprendemos nesta lição que as Escrituras não permitem estes devaneios doutrinários.

Não vivamos um falso puritanismo.

Nossa Justiça tem que superar a justiça legalista, do mundo atual ou dos idos quando Jesus proclamou os Valores do reino no Sermão!

“Jesus identifica o coração como parte ofendida do ser humano, pois o coração é a sede da vontade, da imaginação e da intenção da pessoa”.

Fonte:

Comentário Beacon Mateus

Apontamentos do autor

Estudos no Sermão do Monte, D. Martin Lloyd-Jones

Dicionário Strong

https://e-diariooficial.com/diferencas-divorcio-separacao-desquite/

https://www.clinicabelfort.com.br/cirurgias/enucleacao-e-evisceracao/

http://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=casamentohttp://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=casamento

Citações no corpo do texto

Estudantes da Bíblia

Lição CPAD – 2º trimestre 2022

Bíblia online - ACF

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger