sábado, outubro 28

Lição 05: Uma Perspectiva Pentecostal de Missões CPAD - 4° Trimestre de 2023 - EBD – ADULTOS

 Lição 05: Uma Perspectiva Pentecostal de Missões

CPAD - 4° Trimestre de 2023 - EBD – ADULTOS

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8)

Prática

O Espírito Santo derramado no Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar de novo na Igreja da atualidade.

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar uma perspectiva pentecostal de Missões;

II) Explicar a obra missionária após o Pentecostes;

III) Enfatizar a dependência do Espírito Santo na obra pentecostal de Missões.

Leitura Bíblica

Atos 2.1-8, 14-18

1-Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

2 – e de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 – E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 – E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

5 – E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

6 – E correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7 – E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?

8 – Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

14-Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

15-Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.

16- Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel.

17- E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

18 – e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.

Exórdio:

Lembro que nesta Onda pentecostal iniciada no século anterior foi apontada na necessidade e desejo do professo do Seminário Betel, Charles Fox Parham enviar seus alunos com a capacitação do Falar Línguas Estranhas (no sentido de glossa) em Topeka, desde lá esta  característica notável do Movimento Pentecostal, isto impõe que, desde o seu início, na virada do século passado, tem sido a paixão por Evangelismo e Missões.

Em 1º janeiro de 1901, antes do Avivamento em Los Angeles, a jovem Agnes Ozman recebeu o batismo no Espírito Santo na Escola Bíblica Betel, em Topeka (Kansas, EUA).

Depois de estudarem a Palavra sobre o batismo no Espírito Santo e horas em oração, diversos alunos do curso de Teologia experimentaram a glossolalia (falar em outras línguas).

Agnes Ozman é considerada a primeira pessoa a receber a experiência. Depois vários outros alunos e o próprio professor do curso, Charles Fox Parham também foram selados.” MOVIMENTO PENTECOSTAL E O AVIVAMENTO MUNDIAL; 18 fevereiro 2023 por Pr. Antônio Mesquita

“Missão tem seu início no Pentecostes, a chama do Espírito Santo iluminou a humanidade e esta recebeu as Boas Novas pelo ardente desejo dos do Cenáculo anunciarem a todos o que tinham conhecido da parte de Jesus Cristo!” Osvarela

14-Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

Introdução:

Na realidade a missão se iniciou de forma universal, sendo as palavras de Jesus cumpridas no Dia de Pentecostes e a Missão se iniciou totalmente. Este subsídio nos informa como o início da igreja e a vinda do Espírito Santo foi importante passo da Igreja Apostólica para guiar os apóstolos e cristãos.

Assim, também, podemos ver os esforços dos apóstolos em chamar as pessoas para que cressem em Cristo, para que desfrutassem do Seu amor e fossem salvos eternamente por Ele. “(...)

O slogan e divisa da Missão Pentecostal é consolidado na verbalização constante e poderosa:

Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo (...)”. At 16:30-31

Quando ouvimos ou lemos estas palavras, notemos:

Crer em quem havido morrido – Jesus Cristo

Considerar e entender que o ressurreto Jesus é o Cristo de Deus, e tinha autoridade salvífica pela Sua Morte vicária

Considerar Jesus como O Senhor Salvador

Notemos que os discípulos foram alvo de prisão e perseguição para nada mais falar, sob pena de morte, sobre o Poder deste Nome - ⁹ um nome que é sobre todo o nome;

“Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11

Missão e envio

A missão sempre está atrelada ao envio. Notamos que a forma de envio se deu no início, para cumprimento do IDE, a Igreja foi enviada de forma compulsória, através das perseguições.

Desde a primeira perseguição os discípulos foram “obrigados” a saírem do suas casas e a Bíblia informa que:

“E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.” Atos 8:1

Desta leva o primeiro missionário pentecostal, Felipe, foi um anunciador de boas novas, como diz a Bíblia:

“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.” Atos 8:4,5

Missão – Pentecostal

Formas de missão:

Avivados sem medo

E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. Atos 8:1

Sob perseguição - E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, ... Atos 4:7,8

A primeira perseguição foi importante para atacar os apóstolos. Mas, estes não se retiraram de Jerusalém o Centro da Missão Ide.

Porém, muitos foram dispersos e levavam com sigo a ordem Ide.

Desta forma a Missão Ide se encaminhava para a universalização da ordem de Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo deixa claro que todos os seus esforços para levar a Palavra do Senhor a diversos lugares, mesmo tendo sido preso, foram benéficos, pois com as viagens que fazia, outras pessoas também passaram a pregar o evangelho. Mesmo com todas as dificuldades, o importante era saber que Cristo era anunciado. Este é o fundamento de Missões, não importando ao pregoeiro as dificuldades a sua missão se consolida em seu coração e vida no prazer de praticar o IDE missionário, o que sem dúvida se dá com a autoridade do Espírito Santo, como aconteceu com Pedro e Paulo, com Felipe, ou com Tiago.

Avivados pelo Pentecoste cumprem a Missão mesmo presos!

“De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;” Filipenses 1:13

Fases:

1º - Promessa cumprida para possibilitar o IDE - recebereis a virtude do Espírito Santo

2º - Revestimento para missão - cheios do Espírito Santo

3º - Capacitação do Revestimento - falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

4º -  judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

5º -  universalidade missionária – “Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, ...” Atos 2:9-11

A mensagem missionária teve um alcance universal, dentro dos parâmetros da civilização da época, de tal forma que já no Anúncio do que havia sido o Revestimento com o Batismo no Espírito Santo pôde ser testemunhado por gente de várias partes do Mundo e atingindo árabes e cretenses, povos não judeus que ali estavam como prosélitos (convertidos ao judaísmo).

O Pentecoste foi a formatura e graduação da turma apostólica e dos discípulos que andaram e viram o senhor Jesus, após este evento eles estavam preparados para atividade para qual foram chamado, para qualquer parte do Mundo, segundo o desejo do Espírito Santo em cumprir o Plano Evangelístico da Salvação

Sem a presença de Jesus, os discípulos vão entender como se daria a missão. E como estariam preparados, após dias de medo e de impacto pela morte de Jesus, período em que muitos desistiram ou se retiraram das atividades que tinham quando Jesus estavam entre eles.

A Missão dada a Igreja é universalizada.

Foi a forma evangelística de Deus comunicar a obra salvífica de Jesus na cruz do Calvário, e começou com um avivamento no Cenáculo.

Lucas 24:46-49 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

A Pregação Pentecostal formatou o IDE missionário:

Na voz de Pedro temos o conteúdo básico, o protoevangelho pentecostal tal qual o ProtoEvangelho divino nos lábios de Deus, logicamente com as reduções da divindade perante o ser humano que Pedro era.

Atos 2: 16;32;33;38 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:[...]Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas[...]Deus ressuscitou a este Jesus[...]De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.[...]Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

O testemunho de Pedro seria a forma usual e universal de propagar o Evangelho nesta Missão pós avivamento.

A esta proclamação se junta a voz “14-Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.”

Na boca de Pedro se ouviu a pregação sob a forma homilética que até hoje deve ser a forma da pregação na Missão IDE:

Pregação cristocêntrica com prova provada nas Escrituras, então conhecidas.

Após o revestimento do Espírito Santo a Igreja, seja através dos suas colunas, como Paulo os define em Gálatas. 2, seja através dos diáconos, seja pela multidão dos discípulos desenvolveu estratégias para a Missão do Ide.

Pedro proclama o futuro de Missões pelo Pentecostes:

16- Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel.

17- E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

18 – e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.

Ou seja, Deus enviara o Espírito Santo sem medidas para envolver todos quantos cressem em seu nome, num instante para missão local, posteriormente para a missão extra urbis, e finalmente a Missão transcultural.

O falar em outras línguas de maneira audível foi a forma dada pelo Espírito Santo para autenticando um chamamento universal que alcançou povos, ali no dia de Pentecostes num sentido de confirmação de um IDE pentecostal.

Missão se consolida:

O apóstolo Paulo o mestre missionário, plantador de Igreja, afinal o IDE pressupõe:

Anunciar

Doutrinar – ensino das palavras de Jesus

Consolidar – implantar um trabalho entre os alcançados para que possam ser multiplicadores realmente conversos e regenerados pela palavra do IDE.

O trabalho dos apóstolos em especial Paulo, que, em suas viagens, levavam os ensinamentos do Senhor para que as pessoas se arrependessem e cressem n’Ele. Além disso, vemos também alguns milagres realizados pelos apóstolos em Nome de Cristo. Tempos depois, por estarem chamando as pessoas para que se convertessem a uma vida voltada para Cristo.

A missão Ide envolve ensinar, e aplicar o que se viveu no avivamento do Espírito Santo.

O Revestimento E O Espírito Santo:

No hebraico a palavra Espírito Santo é transcrita como Ruach HaKodesh. O substantivo ruach significa, literalmente, “sopro” ou “vento”. Na Bíblia hebraica este substantivo aparece diversas vezes, seja para descrever a atuação do Espírito Santo, seja para enfatizar a inspiração espiritual.

Já no Novo Testamento é usada à palavra grega pneuma, que pode ser traduzida como “sopro”. Essa palavra também pode designar o “sopro de vida” e, em algumas ocasiões, é usada para designar o “espírito”.

Este sopro de Jesus nesta passagem nos ensina que a presença de Jesus + o poder do Espírito Santo = capacidade ou poder de julgar.

Nos mostra que era esta capacitação que eles estavam recebendo quando lhes foi soprado Espírito (atente para o fato de que na frase no original faltar o pronome "o", devendo ser lido "Recebei Espírito Santo". Eles recebiam ali capacitação para serem enviados.

Como se fosse uma representação visual ou um modelo prático de como seria a igreja assim que o Espírito efetivamente viesse habitar nela coletivamente e no crente individualmente. F. B. Hole

“, ... primeiro o assoprar lhes deu capacidade para testemunharem no mundo como tendo sido enviados por Ele; e, segundo, para serem dotados de poderes administrativos no sentido de perdoar ou reter pecados, não eternamente, é claro, mas governamentalmente”.

A presença do Espírito Santo em Petencostes forjou através do recebimento na conversão, homens como Apolo, fervorosos no Espírito mesmo ainda não sendo batizado no Espírito Santo. Podemos entender que O Espírito Santo envolvia e envolve todos que foram alcançados pela Revestimento, pois este fora dado a Igreja e sendo membros do Corpo sentem aquilo que o Espírito Santo faz para que o IDE de  Jesus se consolide através da Igreja.

Mas, atente para a questão seguinte:

                   A Capacitação de Apolo:

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus”. Atos 18:24-26

Apolo, supracitado pregava e era ousado, mas não tinha recebido o batismo no Espírito Santo.

Certamente Apolo convertera-se ao cristianismo, que a missão avivada levar a outros pontos fora de Jerusalém.

Prova inequívoca que o avivamento atinge a todos, pois o Espírito Santo está, agora, derramado entre e para todos para fim de missão do Ide entre todos os povos.

Apolo era avivado, mas as Escrituras lucanas deixam claro que para completar sua missão ele necessitava conhecer:

O batismo em nome de Jesus

Receber o Batismo com o Espírito Santo. Embora ele fosse fervoroso de espírito, mas necessitava do Dom.

Todo crente pode ser fervoroso no espírito, ou seja, estar aquecido pois recebe o Espírito Santo que lhe aquece o coração no desejo de fazer a Missão Ide!

Missão depende do Espírito Santo –

“, ... assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. João 20:21,22

Fonte:

Meu site – estudandopalavra.blogspot.com

Lições EBD – CPAD 4º trim 2023

Bíblia online

Citações no corpo do texto

Lição 11: O Avivamento e a Missão da Igreja 1° Trimestre de 2023 - EBD – Adultos

https://escolabiblicadominical.org/licao-05-uma-perspectiva-pentecostal-de-missoes/

 

Um comentário:

Zetbet disse...

Sua postagem foi um destaque! Sua escrita é excelente. Continue com o excelente trabalho e escreva mais!

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger