sábado, maio 4

Lição 05 - Os Inimigos do Cristão CPAD 2024

Lição 05 - Os Inimigos do Cristão CPAD 2024

A carreira que nos está Proposta – O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar no Céu – Escola Bíblica Dominical – 

Subsídio Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” (Gl 5.25,26)

Prática

Na jornada da fé há inimigos que tentam nos atrapalhar: o Diabo, a Carne e o Mundo; mas em Cristo somos mais que vencedores.

Leitura Bíblica

Romanos 6.11-14; 1 João 2.15-17

Romanos 6

11- Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

12- Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;

13- Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

14- Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

1 João 2

15-Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16-Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

17-E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Objetivos da Lição:

I)     Identificar o primeiro inimigo do Cristão: o Diabo;

II)  Explicar o conceito bíblico da palavra “carne”;

III)Apresentar o termo “mundo”, enfatizando os três níveis de vícios infames de acordo com a lição.

Introdução:

Na caminhada cristã, muitas vezes encontramos inimigos para nossa caminhada, onde menos esperamos.

Até mesmo Na Igreja, ou até dentro de nossa própria Em casa, ou em nós mesmos.

Como entender isto?

Romanos 6. 11- Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Para compreensão das dificuldades que certos inimigos do cristão se fazem presente na vida de todos é necessário conhecer alguns destes inimigos.

Desde o Éden após a Criação, Satanás a antiga serpente, iniciou a sua atuação sobre Criação terrena, incluindo o Homem.

Desta forma, ao atingir o homem ele conspurcou a Criação, e a inocência do homem Adam.

Genesis 3.1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: 'Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim'?" 7. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobri­r-se. 10. E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". 23. Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. 24. Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movi­a, guar­dando o caminho para a árvore da vida.

A queda adâmica levou a quebra de certa imunidade espiritual que dava oportunidade relacional diária e presencial do homem com Deus.

A queda trouxe através das palavras insidiosas de Satanás, a macula na mente, no coração e na alma do homem e matou-lhe o espírito!

Os atores presentes (visíveis) na queda do homem:

Satanás - Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra. Apocalipse 12:9

Eva

Adão

A partir do engano perpetrado por este trio aguçados pelas falsas palavras de Satanás, o enganador se deu início a mais cruel batalha do homem contra o próprio homem, para poder lutar contra este enganador. Somente na Plenitude dos tempos – Gálatas 4.4 – este dilema se tornou possível de ser totalmente combatido.

No sentido primário, pois ao longo dos tempos, desde Enoque, da descendência de Adão, o ser humano tem a necessidade de servir e buscar a Deus.

Deus nunca deixou o homem sem uma saída contra o seu Inimigo – O Pecado.

A queda atingiu o espírito do homem, mas há regeneração para o homem:

“Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.” Romanos 7:5

“Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” Romanos 5:21

“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” 1 Pedro 2:24

Assim, o nosso maior inimigo causador da queda tem agido sobre a humanidade, desde a criancinha nos seus tenros dias, até ao mais idoso.

O príncipe deste mundo já não tem poder sobre os que em Cristo foram gerados de novo!

Porém, há esperança e solução para todos.

Efésios 2. 1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

O modelo da nossa luta, não é uma luta apenas física, mas se dá nas regiões das potestades, que ainda buscam enganar ao cristão, usando os artifícios do principais inimigos do homem:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12

Este principado tem um líder, já julgado, mas ainda atuante:

            “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”. João 16:11

Mas, o que temos que saber é que: “Satanás não é um ser autoexistente, mas criado; e que sua ação não se sobrepõe a soberania de Deus.” Assim, o poder de Cristo nos ajuda em nossa caminhada terrena.

Abaixo, destacamos alguns itens a respeito desta figura do Mal:

Satanás é um ser real criado por Deus, com eternidade.

Tem sua personalidade marcada pelo:

Tem cognição (pensamento)

Move-se na velocidade sobrenatural dos anjos.

Incita os homens ao pecado e ao erro. Atos 5.3

Apresentou-se pessoalmente ao Senhor Jesus durante o jejum do Mestre no deserto. Mateus 4; Marcos 1.13

Engano e subsiste na mentira.

Procura parasitar no homem, com seu modo astuto e sagaz.

Pode se transformar em anjo de luz (foi criado como Lúcifer, o paradigma da beleza, como querubim ungido). 2 Coríntios 11.14; Ezequiel 28.14

Por isto, é que somos orientados neste estudo a conhecer a nossa própria origem pecaminosa, após queda e quem a causou.

Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14

Também chamado de antiga serpente, lançado na terra com seus anjos - Apocalipse 12.9; Apocalipse 12.9;2.2

O pai da mentira, homicida. João 8.44

Satanás pode incorporar em pessoas e seres.

Pode ser repreendido. Zacarias 3.2

Impede a Obra de Deus, a ser realizada pelos obreiros do Senhor. 1 Tessalonicenses 2.18

Satanás aparece como o inimigo do Senhor que traz severas provações para Jó.

Seu fim já está determinado. Ele será preso uma primeira vez, por mil anos (Milênio). Apocalipse 20.2

Tenta e engana, como com Judas Iscariotes. Lucas 22.3

Pediu para cirandar com Pedro. Lucas 22.31

A formação de Satanás é de uma criação rebelde para com Deus, que o criou e por volição se rebelou contra o Criador.

É de uma origem angelical, que podemos definir:

Satanás (o satanás) não era alguém estranho entre os outros seres celestiais, embora o termo também seja usado nas suas duas aparições. Ele é destacado como alguém que tem uma função diferente, mas aqui aparece na corte celestial, supostamente para relatar acerca das suas atividades junto com os outros.

“E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles” Jó 1.6.

Podemos definir anjos da seguinte maneira:

Anjos são seres espirituais criados com juízo moral e alta inteligência, mas sem corpos físicos. Assim, entendamos:

A ação e mobilidade no mundo metafísico por parte dos anjos caído se entre eles o seu chefe – Satanás - e desvirtuador do bem, devemos buscar entender que os anjos foram criados com poderes e eternidade [não são eternos, pois foram criados, mas todos eles (bons e maus) tem vida eterna. O poder dos demônios é limitado. Após rebelarem-se contra Deus, eles não têm o poder que tinham quando eram anjos, porque o pecado é influência enfraquecedora e destrutiva.]

Nomes para os anjos.

A Escritura às vezes usa outros termos para os anjos, como:

-  “filhos de Deus” ( Jó 1.6; 2.1);- “santos” (Sl 89.5,7);- “espíritos” (Hb 1.14),- “sentinelas” (Dn 4.13,17,23),- “tronos”,- “soberanias”,- “poderes”,- “autoridades” (Cl 1.16)-  “governos”(Ef 1.21).

Então este tipo de ser angelical tem maior ordem de poderio que os homens, nos quais a sarx atua, impelindo ao pecado e ou influencias da concupiscência.

Vejamos:

A atuação da Sarx:

13- Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

14- Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

σαρξ - sarx; n. f. carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais; corpo de uma pessoa; natureza sensual do homem, “a natureza animal”; natureza animal com desejo ardente que incita a pecar - natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento; criatura viva (por possuir um corpo de carne)do ser humano; a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus.

Nós somos pecadores justificados, mas ainda em carne (sarx - a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus), as concupiscências continuam dentro de nós, e precisam ser reduzidas a ponto de nós as vencermos.

Desta maneira, esta é um dos mais fortes indícios da luta contra os inimigos do cristão.

Mortificar nossos membros se dá em constante atuação do Espírito Santo em nós, porém esta ação será mais ou menos atuante, se nos dedicarmos ou não as orações, a busca a santificação, a uma vida de lealdade à Deus.

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” Gálatas 5.25

O homem natural necessita se tornar pneumático para que possa vencer as tentações naturais objeto da atenção da sarx.

Apontamos algumas definições, que podem ser usadas para este nosso estudo, sob a origem etimológica da palavra:

πνευμα - pneuma - o espírito, i.e., o princípio vital pelo qual o corpo é animado -  espírito racional, o poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide – alma; a disposição ou influência que preenche e governa a alma de alguém; um espírito, i.e., simples essência, destituída de tudo ou de pelo menos todo elemento material, e possuído do poder de conhecimento, desejo, decisão e ação.

πνευματικος – pneumáticos  -   relacionado ao espírito humano, ou alma racional, como a parte do homem que é semelhante a Deus e serve como seu instrumento ou órgão - alguém que está cheio e é governado pelo Espírito de Deus.

1 João 2. 15-Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.16-Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.17-E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Nós vivemos, no e sob o Mundo.

Mundo aqui, se refere a uma posição que as Escrituras define como local da atuação do mal.

Mundo - Lugar passageiro - o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens.

Mundo – lugar de dificuldades - o mundo jaz no maligno e está perdido, mas o que o mundo não sabe é que Jesus veio buscar e salvar o perdido. Estas são as boas notícias: o Evangelho da Graça do nosso Deus.

Mundo onde o pecado habita - 1 João 2. 15-Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.

Mundo odeia o cristão – fará tudo para derrotá-lo - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. (João 15:18).

Porém, temos um que nos livra da concupiscência e da ação de satanás: Jesus Cristo.

I João 4 porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos;

Satanás apresentou aos olhos de Jesus O Filho do Homem, o  Mundo físico, mas sob a visão da concupiscência humana:

Na tentação de Jesus, o Diabo mostrou os reinos do mundo e a glória deles e ofereceu tudo a Jesus se este o adorasse (Mateus 4:8,9).

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16:26).”

Mundo simboliza as coisas passageiras e corrompidas.

A Bíblia nos orienta não nos conformarmos com este mundo:

Ou seja, não tomarmos a forma do mundo, segundo a erudição da palavra, em sua origem.

Romanos 12.2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Continuando: apontamentos deste autor em seu site

Dividindo conceitos:

Mundo – como população, alimária, sistema legais, produções, agrícolas, atividades como vento, tempestades, terremotos, sol, lua, dias, noites e atmosfera...

Mundo - como sistema de vida decaído pelo pecado adâmico, sistema cosmogônico alterado pelo homem, domínio de um ser caído e decaído, alteração da moralidade, adulteração da verdade, busca da fama, busca do poder, busca do dinheiro, ricos e pobres, miseráveis, domínios e potestades atuantes, dominadores, senhores, servos, escravos, expropriação, usura, desvario sexual, falso ambientalismo, nova era, manifestações do sobrenatural maligno, domínio de mentes e corações, cegueira dos homens e mulheres.

Nota: quando falarmos ao longo desta lição sobre mundo devemos entender que mundo é um sistema do mal.

Mundo na expressão Divino Celestial é:

Transitório:

Esta é uma das questões fundamentais, que diminuem a autoridade e valor do mundo, na visão de Deus.

Você pode alegar que Deus criou o Mundo, aí é que encontramos a diferença entre o Mundo criado que também espera a redenção e o mundo, sistema condenado por Deus.

I João 2.17. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

É cheio de concupiscência:

I João 2.17. E o mundo passa, e a sua concupiscência;

A concupiscência é um dos atributos deste mundo citado pelo Apóstolo São João.

É um sistema que inclui todos os cinco sentidos do homem, se não regenerado poderá ser dominado por ela, se regenerado é tentado por ela, nas suas fraquezas individuais, só mesmo o Senhor Jesus, pela ação contínua do Espírito Santo pode nos convencer desta operação e fazer-nos sentir tristeza n’alma quando somos tentados e sucumbimos mesmo que mentalmente nesta atuação do mundo.

II Pe.1.4. Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

I Co. 7.31. E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

O Principado deste Mundo:

O mundo é dominado por um principado maligno e aproveitador da situação de pecado do homem.

Sistema do Mundo – O Mundo - Definições:

Estas definições, não são obrigatoriamente ligadas à Teologia cristã.

Sistema: é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.

O que é o sistema? Podemos responder essa indagação de várias maneiras. Poderíamos dizer que o sistema “é tudo que está á sua volta, tudo que foi criado ou que existe e que te mantenha inserido dentro dele”. O sistema é, em suma, o mundo em que você vive (ou pelo menos o mundo em que você acha que vive ou tenta viver).

O sistema se manifesta sob diversas formas. Ele é o mundo regido pelas leis e regras (sejam físicas ou morais), é também produto direto das instituições governamentais.

Mas ele não se resume a algo concreto, de fácil definição ou limitado.

Ele pode ser o conjunto de conceitos éticos que seus pais lhe ensinaram durante sua vida e pode ser também a guerra.

É o prazer, o amor, o pecado, a dúvida, a retidão, o ódio, a indiferença. É o passado, o presente e o futuro. Tudo isto é o sistema. Ouso dizer – sob todas as implicações que isso traz – que ele é imortal.

....elas são transmutadas, manipuladas, centralizadas e controladas na maior parte das vezes sob interesses maléficos.

Ou então, é a inversão desses valores tratados de forma natural, maquiados para que pareçam aprazíveis, confortáveis e sedutores ao gênero humano. E logo se tome consciência disso, torna-se natural concentrar os esforços para que ele seja exposto e destruído.

... o sistema, por trás de toda sua pseudo-imponência e de suas barreiras impenetráveis, é fraco, é pobre, quebra-se com facilidade, não resiste ao mero despertar de um único individuo. Pesa contra ele sua própria natureza, seu próprio instinto assassino. Quem sai, nunca mais quer voltarMaurício Gomes Angelo - Publicado em 31.01.2005

Conclusão:

Nós os cristãos estamos em luta diária, mas já vencida na Cruz, com O Mundo, nossa concupiscência expressa na nossa carne – Sarx!

Não Abuse das Coisas do Mundo, Elas Vão Lhe Matar:

Mt. 18.7. Ai do mundo, por causa dos escândalos;

Adotando regras do mundo, seremos esmagados por ele, pois, o Sistema de viver do mundo é um Sistema De Destruição.

Satanás, seu príncipe só veio para: João 10.10. ....não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;

Rom 2:6 - O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:

Rom 13:12 - A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

Fonte:

Bíblia online

Lição CPAD 2º trimestre 2024

Apontamentos do autor –

https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=O+Mundo

Dicionário Strong

https://bibliotecadopregador.com.br/qual-o-significado-de-mundo-e-o-que-representa-na-biblia/

https://academiadafe.com.br/visao-do-mundo-visao-de-deus/

https://escolabiblicadominical.org/licao-05-os-inimigos-do-cristao/

Citações no corpo do texto

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger