Conselhos para uma Vida Autêntica
Lição 13
CPAD - Jovens - 30 de março de 2025
Pequeno Subsídio
Pastor e professor Osvarela
Em Edição (sem revisão)
Texto
Principal
“Se
confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados
e nos purificar de toda a injustiça.” (1Jo 1.9).
Resumo Da
Lição
Na Carta
de Tiago encontramos importantes conselhos para que tenhamos uma vida cristã
frutífera.
Objetivos
Conscientizar da importância da oração;
Compreender o poder da confissão;
Mostrar a responsabilidade da restauração.
Texto
Bíblico
Tiago
5.13-20.
13 — Está
alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
14 — Está
alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele,
ungindo-o com azeite em nome do Senhor.
15 — E
a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido
pecados, ser-lhe-ão perdoados.
16 — Confessai
as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a
oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
17 — Elias
era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse,
e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
18 — E
orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
19 — Irmãos,
se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
20 — Saiba
que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da
morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.
Sugiro ler
o texto no link:
https://estudandopalavra.blogspot.com/2014/07/a-epistola-de-tiago-uma-visao-historica.html
Étimos:
Presbíteros.
πρεσβυτερος
presbuteros - de presbus (de idade avançada); adj.
ancião, de idade; líder de dois povos; avançado na vida, sênior; designativo de
posto ou ofício.
Ainda πρεσβυτης
- presbutes; n. m. homem velho, idoso.
זקן – zaqen-; v. ser
velho, envelhecer; ser velho, envelhecer; (Hifil) envelhecer, mostrar a idade;
adj. Velho; velho (referindo-se aos seres humanos); ancião
(referindo-se aos que têm autoridade).
Κληρος -
kleros – o conjunto dos líderes religiosos. É dado a partir
da idéia de usar pedacinhos de madeira, etc., para o objetivo); n. m. objeto
usado para lançar sortes (um seixo, um fragmento de louça de barro, ou um
pedaço de madeira) - o nome das pessoas envolvidas era escrito no objeto
escolhido para lançar sorte. O nome de quem caísse chão era o escolhido.
- uma
porção do ministério comum aos apóstolos;- aqueles colocados sob o cuidado e
supervisão de alguém [responsabilidade atribuída], usado de igrejas cristãs,
cuja administração recai sobre os presbíteros.
Veja Anexo sobre Presbíteros - Definição e Serviços:
A Unção
com óleo:
14 — Está
alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele,
ungindo-o com azeite em nome do Senhor.
Untar ou
usar o óleo aplicado no corpo em caso de doenças era uma pratica até mesmo
bíblica, também se ungia objetos – Isaías -
Usos do
óleo na Bíblia
Ungir reis, profetas e outros líderes
Ungir objetos para consagrá-los ao culto a Deus
Ungir doentes e feridos como medicamento
Ungir-se como um meio de refrescar ou revigorar o corpo
Ungir os corpos dos mortos
O que significa ungir?
Ungir
significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa.
Os
hóspedes eram ungidos quando recebidos em uma casa. Certa vez uma mulher ungiu
os pés de Jesus (Lucas 7.38) e Ele chamou a atenção do anfitrião por não
ter lhe ungido a cabeça (Lucas 7.46).
Também
era costume da época preparar os corpos das pessoas que morriam com óleos
aromáticos para conservar mais tempo (Mc 14.8; Lucas 23.56).
O óleo
era usado sobre a pele para proteger do calor para não ressecar e espantar
moscas. Esta unção natural servia para refrescar e revestir a pessoa. Daí
vem o sentido Bíblico da unção como revestimento e proteção.
No Novo
Testamento, a palavra unção (do grego: chrisma) só ocorre três
vezes (Ver 1 João 2.20,27).
O verbo
ungir (chrío) aparece cinco vezes (Lucas 4.18; Atos. 4.27; 20.38; 2
Coríntios 1.21; Hebreus 1.9).
χριω - chrio;
v. ungir - consagrando Jesus para o ofício messiânico e concedendo-lhe os
poderes necessários para o seu ministério; revestindo os cristãos com os dons
do Espírito Santo
משח - mashach; v.
untar, ungir, espalhar um líquido – untar, ungir (como consagração), ungir,
consagrar, ser ungido
Conscientizar da importância da oração;
Os
crentes devem ter paciência, orar, pois Deus pode mudar as situações dramáticas
por intermédio da oração. Esta fé leva os crentes a suportarem todo tipo de
sofrimento, a demonstrarem a conversão pelas boas obras, e a esperarem em
oração pelo retorno de Jesus ou pela manifestação libertadora de Deus. Tiago não
entende que os cristãos devem demonstrar uma paciência mórbida, mas insiste que
eles têm em suas mãos uma arma poderosa: a oração.
Ele diz:
“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração” (Tg. 5:13).
A oração é o
instrumento dos crentes em meio a tribulação.
A oração pode
trazer cura (Tg. 5:15) e perdão (Tg. 5:16).
Para
comprovar que a oração tem muito poder, Tiago cita Elias
Os
crentes devem ter paciência, orar, pois Deus pode mudar as situações dramáticas
por intermédio da oração.
Como Tiago
define a forma de unir Oração com Unção:
Oração,
Fé E Restauração
Tiago 5.14-15.
14 — Está
alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele,
ungindo-o com azeite em nome do Senhor.
15 — E
a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido
pecados, ser-lhe-ão perdoados.
O pressuposto
é que a oração é o canal pelo qual a unção efetua o pedido na oração, para que
haja cura do enfermo.
Encontramos
neste texto alguns pontos sobre o processo inicial, a necessidade, o objetivo,
a solução e consequências durante o ato e posterior ao ato. A oração
em tempos de enfermidade é dever e privilégio do crente em Cristo.
Problema –
doença
Recomendação
– chame os presbíteros
Processo
– oração
Forma
- orar sobre o doente
Método
- ungir
Aplicação
do remédio
- aplicar azeite
Autoridade
- Em Nome do Senhor
Eficácia do
modo
- oração da fé
Efeito
garantido
- salvará o doente
Quem restaura
- O Senhor o levantará
Efeitos colaterais
- perdão dos pecados
O Efeito – perdão
dos pecados se faz necessário como conclusão de que algum doente nem poderia expressar,
devido a situação da doença, pedido de perdão imediatamente, mas o fato de ser
atendido em sua fé na cura da sua doença o doente já mostra que acredita no
Senhor que lhe pode curar. Há, também, a visão da presunção de que a pessoa que
procura a cura também se arrependeu do seu pecado e está procurando o perdão
divino.
Isto também
podemos inferir que cura e perdão podem ser interligados e apresenta a mesma
ótica, a inferência entre o doente um doente penitente e outra pessoa: “Portanto,
confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem
curados”
Penitente: que ou o que se
arrepende. que ou o que faz penitência ou confissão dos pecados.
A restauração
do doente é física e pode ser também a espiritual como recomenda o texto.
Neste
contexto a oração segundo Tiago apresenta é um ministério de restauração e é realizado
com a mesma “oração fervorosa”.
Se
você está em perigo Tiago recomenda: Ore!
Se
você está doente, a recomendação é: receber a oração!
19 — Irmãos,
se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
20 — Saiba
que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da
morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.
Por
isto que Tiago entende que a restauração da alma é fundamento do mesmo quilate
que a cura de um crente, restaurar uma alma a Deus é prioridade assistencial do
presbítero. Assim, como o amor leva o cristão ao orar pelos outros o amor é o fundamento
que perdoa pecados e livra da morte eterna (sob a visão da ética de Tiago - Em
Provérbios, os pecados cobertos são consequências sociais): Pv.10.12
o amor cobre todos os pecados.
A Forma:
Orar sobre
ele significava orar estando em pé ao lado (“sobre”) do leito do enfermo.
Um significado secundário da palavra sobre (epi) poderia ser orar
junto a em vez de sobre ele.
A prática
de ungir com azeite em conexão com cura é mencionada somente mais uma
única vez no Novo Testamento (Mc 6.13). ungir está ligado a passar óleo
sobre a pele da pessoa ou derramar o óleo sobre ele, mas primariamente a forma
de friccionar o óleo na pele.
Sob a
ótica do exercício recomendado e da ação a ser realizada na função/cargo de um
Presbítero, o ensino - “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar,
haja dedicação ao ensino;” Romanos 12:6-7
No que se
refere à ordenação humana ela é necessária para que os Presbíteros sejam
inseridos no ministério de ensino e assistencial da Igreja (Está alguém
entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o
com azeite em nome do Senhor; Tg 5:14 )
A atividade
de ungir está dentro do exercício do presbitério como assistência aos crentes em
suas necessidades, trata-se de uma forma de pastorear o rebanho, destinadas
apenas aos presbíteros entre ela:
A Unção
Pelos Presbíteros. (Tg 5.14).
Tiago
ensina como agir, quando um crente está doente, orientando que os presbíteros
sejam chamados para orarem por ele, ungindo com óleo, em nome de Jesus.
Os
Presbíteros são os membros do ministério indicados
pelas Escrituras, para realizar a unção com óleo, pois são citados
explicitamente como credenciados para tal finalidade. Mas não é exclusividade
deles.
Na
ausência dos ministros e presbíteros, em situações especiais, é admissível que
diáconos, auxiliares, e obreiros em geral, possam ungir os enfermos. Os
discípulos não eram formalmente ordenados, mas ungiam (cf. Mc 6.13).
A Oração
como antídoto a aflição:
13 — Está
alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Κακοπαθει
τις μεταξυ σας; ας προσευχηται· ευθυμει τις; ας ψαλλη.
Aflito (kakopathei)
aqui tem o mesmo significado de “aflição” (kakopatheias) no versículo
10.
Tiago apresenta
alguns verbetes como tentação ou aflição num sentido mais amplo do que aplicado
diretamente a palavra, o mesmo ocorre com aflito.
Poder da Oração:
17 — Elias
era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse,
e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
18 — E
orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
Sobre a
Criação
Determina
ciclos que se abrem ou se encerram pelo poder da oração.
A Criação
pode ser atingida pela oração do crente.
Oração e Fé,
unidas podem mudar itens da Criação: Mateus 17.20 ...,se tiverdes
fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e
há de passar; e nada vos será impossível.
Rápida conclusão:
Tiago ensina
que pacientemente o cristão deve buscar solução na oração e obter seus efeitos,
que serão a restauração espiritual e a física quando estamos aflitos, tristes,
feridos e adoentado, o Senhor ouvindo a oração e a obediência e fé do crente, que entende que pode buscar
junto aos presbíteros o socorro na oração com unção obterá regeneração, pois “O
Senhor o levantará”
“Tiago, o
autor deixa essa promessa sem qualificação, embora tanto ele quanto seus
leitores soubessem perfeitamente bem que nem todos os casos de enfermidade
seriam curados; aqui, como em todos os casos, quando a eficácia da oração é
ensinada, a condição ‘conforme a vontade de Deus’, deve ser entendida de forma implícita.
Contudo, todos sabem que quando existe uma fé viva e profunda, como era o caso
na época em que Tiago foi escrito, curas extraordinárias acontecem”. Matthew
George Easton
Em Edição (sem revisão)
Fonte:
Dicionário
Strong
Lição CPAD
– março 2025
Apontamentos
do autor
Site Estudantes
da Bíblia
Comentário
Bíblico Beacon Tiago
Citações no
corpo do texto
https://estudandopalavra.blogspot.com/2014/07/a-epistola-de-tiago-uma-visao-historica.html
Anexo – Presbíteros – Definição E Atividades:
Os presbíteros eram
líderes reconhecidos ou apontados na congregação local desde os anos 4050 d.C.
(cf. At 11.30; 14.23).
Sua função
era um tanto semelhante à do pastor dos nossos dias.
Bispo =
Presbítero
• Presbítero
= Ancião → refere-se à qualificação de
maturidade da pessoa;
• Bispo
= Supervisor → refere-se ao encargo dado
pelo Espírito Santo de olhar por todo o rebanho. No texto acima, a palavra
grega para “constituir” tem o sentido de “dar o encargo” e”, “comissionar
para”.
Presbítero
e seu Significado
• No
Sentido Amplo: a palavra presbítero a tradução direta da palavra grega ‘presbuteros’,
que significa ancião, pessoa mais idosa, mais madura, mais experiente. Neste
sentido amplo há muitos presbíteros na igreja, aqueles irmãos que já são pais
espirituais (1Jo 2.13-14) e que tem alcançado maturidade no Senhor. Porém, não
é a todo irmão maduro que o Espírito Santo comissiona para a tarefa de
supervisão da igreja.
• No
Sentido Restrito: além da pessoa ser madura e experiente, o presbítero no
sentido restrito recebe o comissionamento do Espírito Santo para a tarefa de
supervisão da igreja e apascentamento do rebanho de Deus. Pedro assim se refere
aos presbíteros:
“Rogo,
pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e
testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há
de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por
constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância,
mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes,
tornando-vos modelos do rebanho” (1Pe 5.1-3).
A -
entre os judeus:
- membros
do grande concílio ou sinédrio (porque no tempos antigos os líderes do povo,
juízes, etc., eram selecionados dentre os anciãos)
-
daqueles que em diferentes cidades gerenciavam os negócios públicos e
administravam a justiça.
B -
entre os cristãos:
- aqueles
que presidiam as assembleias (ou igrejas). O NT usa o termo bispo, ancião e
presbítero de modo permutável;
C -
No tempo escatológico:
- os
vinte e quatro membros do Sinédrio ou corte celestial assentados em tronos ao
redor do trono de Deus.
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