sexta-feira, março 28

Conselhos para uma Vida Autêntica - Março de 2025

Conselhos para uma Vida Autêntica

Lição 13 CPAD - Jovens - 30 de março de 2025

Pequeno Subsídio Pastor e professor Osvarela

Em Edição (sem revisão)

Texto Principal

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” (1Jo 1.9).

Resumo Da Lição

Na Carta de Tiago encontramos importantes conselhos para que tenhamos uma vida cristã frutífera.

Objetivos

Conscientizar da importância da oração;

Compreender o poder da confissão;

Mostrar a responsabilidade da restauração.

Texto Bíblico

Tiago 5.13-20.

13 — Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

14 — Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor.

15 — E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16 — Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

17 — Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

18 — E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

19 — Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,

20 — Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.

Sugiro ler o texto no link:

https://estudandopalavra.blogspot.com/2014/07/a-epistola-de-tiago-uma-visao-historica.html

Étimos:

Presbíteros.

πρεσβυτερος presbuteros - de presbus (de idade avançada); adj.  ancião, de idade; líder de dois povos; avançado na vida, sênior; designativo de posto ou ofício.

Ainda πρεσβυτης - presbutes; n. m. homem velho, idoso.

זקן – zaqen-; v. ser velho, envelhecer; ser velho, envelhecer; (Hifil) envelhecer, mostrar a idade; adj. Velho; velho (referindo-se aos seres humanos); ancião (referindo-se aos que têm autoridade).

Κληρος - kleros – o conjunto dos líderes religiosos. É dado a partir da idéia de usar pedacinhos de madeira, etc., para o objetivo); n. m. objeto usado para lançar sortes (um seixo, um fragmento de louça de barro, ou um pedaço de madeira) - o nome das pessoas envolvidas era escrito no objeto escolhido para lançar sorte. O nome de quem caísse chão era o escolhido.

- uma porção do ministério comum aos apóstolos;- aqueles colocados sob o cuidado e supervisão de alguém [responsabilidade atribuída], usado de igrejas cristãs, cuja administração recai sobre os presbíteros.

Veja Anexo sobre Presbíteros - Definição e Serviços:

A Unção com óleo:

14 — Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor.

Untar ou usar o óleo aplicado no corpo em caso de doenças era uma pratica até mesmo bíblica, também se ungia objetos – Isaías -

Usos do óleo na Bíblia 

Ungir reis, profetas e outros líderes

Ungir objetos para consagrá-los ao culto a Deus

Ungir doentes e feridos como medicamento

Ungir-se como um meio de refrescar ou revigorar o corpo

Ungir os corpos dos mortos

O que significa ungir?

Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. 

Os hóspedes eram ungidos quando recebidos em uma casa. Certa vez uma mulher ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.38) e Ele chamou a atenção do anfitrião por não ter lhe ungido a cabeça (Lucas 7.46).

Também era costume da época preparar os corpos das pessoas que morriam com óleos aromáticos para conservar mais tempo (Mc 14.8Lucas 23.56).

O óleo era usado sobre a pele para proteger do calor para não ressecar e espantar moscas. Esta unção natural servia para refrescar e revestir a pessoa. Daí vem o sentido Bíblico da unção como revestimento e proteção. 

No Novo Testamento, a palavra unção (do grego: chrisma) só ocorre três vezes (Ver 1 João 2.20,27).

O verbo ungir (chrío) aparece cinco vezes (Lucas 4.18; Atos. 4.27; 20.38; 2 Coríntios 1.21; Hebreus 1.9).

χριω - chrio; v. ungir - consagrando Jesus para o ofício messiânico e concedendo-lhe os poderes necessários para o seu ministério; revestindo os cristãos com os dons do Espírito Santo

משח - mashach; v. untar, ungir, espalhar um líquido – untar, ungir (como consagração), ungir, consagrar, ser ungido

Conscientizar da importância da oração;

Os crentes devem ter paciência, orar, pois Deus pode mudar as situações dramáticas por intermédio da oração. Esta fé leva os crentes a suportarem todo tipo de sofrimento, a demonstrarem a conversão pelas boas obras, e a esperarem em oração pelo retorno de Jesus ou pela manifestação libertadora de Deus. Tiago não entende que os cristãos devem demonstrar uma paciência mórbida, mas insiste que eles têm em suas mãos uma arma poderosa: a oração.

Ele diz: “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração” (Tg. 5:13).

A oração é o instrumento dos crentes em meio a tribulação.

A oração pode trazer cura (Tg. 5:15) e perdão (Tg. 5:16).

Para comprovar que a oração tem muito poder, Tiago cita Elias

Os crentes devem ter paciência, orar, pois Deus pode mudar as situações dramáticas por intermédio da oração.

Como Tiago define a forma de unir Oração com Unção:

Oração, Fé E Restauração

Tiago 5.14-15.

14 — Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor.

15 — E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

O pressuposto é que a oração é o canal pelo qual a unção efetua o pedido na oração, para que haja cura do enfermo.

Encontramos neste texto alguns pontos sobre o processo inicial, a necessidade, o objetivo, a solução e consequências durante o ato e posterior ao ato. A oração em tempos de enfermidade é dever e privilégio do crente em Cristo.

Problema – doença

Recomendação – chame os presbíteros

Processo

– oração

Forma

         - orar sobre o doente

Método

         - ungir

Aplicação do remédio

         - aplicar azeite

Autoridade

         - Em Nome do Senhor

Eficácia do modo

         - oração da fé

Efeito garantido

         - salvará o doente

Quem restaura

         - O Senhor o levantará

Efeitos colaterais

         - perdão dos pecados

O Efeito – perdão dos pecados se faz necessário como conclusão de que algum doente nem poderia expressar, devido a situação da doença, pedido de perdão imediatamente, mas o fato de ser atendido em sua fé na cura da sua doença o doente já mostra que acredita no Senhor que lhe pode curar. Há, também, a visão da presunção de que a pessoa que procura a cura também se arrependeu do seu pecado e está procurando o perdão divino.

Isto também podemos inferir que cura e perdão podem ser interligados e apresenta a mesma ótica, a inferência entre o doente um doente penitente e outra pessoa: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados”

Penitente: que ou o que se arrepende. que ou o que faz penitência ou confissão dos pecados.

A restauração do doente é física e pode ser também a espiritual como recomenda o texto.

Neste contexto a oração segundo Tiago apresenta é um ministério de restauração e é realizado com a mesma “oração fervorosa”.

Se você está em perigo Tiago recomenda: Ore!

Se você está doente, a recomendação é: receber a oração!

19 — Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,

20 — Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.

Por isto que Tiago entende que a restauração da alma é fundamento do mesmo quilate que a cura de um crente, restaurar uma alma a Deus é prioridade assistencial do presbítero. Assim, como o amor leva o cristão ao orar pelos outros o amor é o fundamento que perdoa pecados e livra da morte eterna (sob a visão da ética de Tiago - Em Provérbios, os pecados cobertos são consequências sociais): Pv.10.12 o amor cobre todos os pecados.

A Forma:

Orar sobre ele significava orar estando em pé ao lado (“sobre”) do leito do enfermo. Um significado secundário da palavra sobre (epi) poderia ser orar junto a em vez de sobre ele.

A prática de ungir com azeite em conexão com cura é mencionada somente mais uma única vez no Novo Testamento (Mc 6.13). ungir está ligado a passar óleo sobre a pele da pessoa ou derramar o óleo sobre ele, mas primariamente a forma de friccionar o óleo na pele.

Sob a ótica do exercício recomendado e da ação a ser realizada na função/cargo de um Presbítero, o ensino - “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;” Romanos 12:6-7

No que se refere à ordenação humana ela é necessária para que os Presbíteros sejam inseridos no ministério de ensino e assistencial da Igreja (Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; Tg 5:14 ) 

A atividade de ungir está dentro do exercício do presbitério como assistência aos crentes em suas necessidades, trata-se de uma forma de pastorear o rebanho, destinadas apenas aos presbíteros entre ela:

A Unção Pelos Presbíteros. (Tg 5.14).

Tiago ensina como agir, quando um crente está doente, orientando que os presbíteros sejam chamados para orarem por ele, ungindo com óleo, em nome de Jesus.

Os Presbíteros são os membros do ministério indicados pelas Escrituras, para realizar a unção com óleo, pois são citados explicitamente como credenciados para tal finalidade. Mas não é exclusividade deles.

Na ausência dos ministros e presbíteros, em situações especiais, é admissível que diáconos, auxiliares, e obreiros em geral, possam ungir os enfermos. Os discípulos não eram formalmente ordenados, mas ungiam (cf. Mc 6.13).

A Oração como antídoto a aflição:

13 — Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

Κακοπαθει τις μεταξυ σας; ας προσευχηται· ευθυμει τις; ας ψαλλη.

Aflito (kakopathei) aqui tem o mesmo significado de “aflição” (kakopatheias) no versículo 10.

Tiago apresenta alguns verbetes como tentação ou aflição num sentido mais amplo do que aplicado diretamente a palavra, o mesmo ocorre com aflito.

Poder da Oração:

17 — Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

18 — E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

Sobre a Criação

Determina ciclos que se abrem ou se encerram pelo poder da oração.

A Criação pode ser atingida pela oração do crente.

Oração e Fé, unidas podem mudar itens da Criação: Mateus 17.20 ...,se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

Rápida conclusão:

Tiago ensina que pacientemente o cristão deve buscar solução na oração e obter seus efeitos, que serão a restauração espiritual e a física quando estamos aflitos, tristes, feridos e adoentado, o Senhor ouvindo a oração e a obediência  e fé do crente, que entende que pode buscar junto aos presbíteros o socorro na oração com unção obterá regeneração, pois “O Senhor o levantará

“Tiago, o autor deixa essa promessa sem qualificação, embora tanto ele quanto seus leitores soubessem perfeitamente bem que nem todos os casos de enfermidade seriam curados; aqui, como em todos os casos, quando a eficácia da oração é ensinada, a condição ‘conforme a vontade de Deus’, deve ser entendida de forma implícita. Contudo, todos sabem que quando existe uma fé viva e profunda, como era o caso na época em que Tiago foi escrito, curas extraordinárias acontecem”. Matthew George Easton

 

Em Edição (sem revisão)

Fonte:

Dicionário Strong

Lição CPAD – março 2025

Apontamentos do autor

Site Estudantes da Bíblia

Comentário Bíblico Beacon Tiago

Citações no corpo do texto

https://estudandopalavra.blogspot.com/2014/07/a-epistola-de-tiago-uma-visao-historica.html

Anexo – Presbíteros – Definição E Atividades:

Os presbíteros eram líderes reconhecidos ou apontados na congregação local desde os anos 4050 d.C. (cf. At 11.30; 14.23).

Sua função era um tanto semelhante à do pastor dos nossos dias.

Bispo = Presbítero

• Presbítero = Ancião  refere-se à qualificação de maturidade da pessoa;

• Bispo = Supervisor  refere-se ao encargo dado pelo Espírito Santo de olhar por todo o rebanho. No texto acima, a palavra grega para “constituir” tem o sentido de “dar o encargo” e”, “comissionar para”.

Presbítero e seu Significado

• No Sentido Amplo: a palavra presbítero a tradução direta da palavra grega ‘presbuteros’, que significa ancião, pessoa mais idosa, mais madura, mais experiente. Neste sentido amplo há muitos presbíteros na igreja, aqueles irmãos que já são pais espirituais (1Jo 2.13-14) e que tem alcançado maturidade no Senhor. Porém, não é a todo irmão maduro que o Espírito Santo comissiona para a tarefa de supervisão da igreja.

• No Sentido Restrito: além da pessoa ser madura e experiente, o presbítero no sentido restrito recebe o comissionamento do Espírito Santo para a tarefa de supervisão da igreja e apascentamento do rebanho de Deus. Pedro assim se refere aos presbíteros:

“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1Pe 5.1-3).

A - entre os judeus:

- membros do grande concílio ou sinédrio (porque no tempos antigos os líderes do povo, juízes, etc., eram selecionados dentre os anciãos)

- daqueles que em diferentes cidades gerenciavam os negócios públicos e administravam a justiça.

B - entre os cristãos:

- aqueles que presidiam as assembleias (ou igrejas). O NT usa o termo bispo, ancião e presbítero de modo permutável;

C - No tempo escatológico:

- os vinte e quatro membros do Sinédrio ou corte celestial assentados em tronos ao redor do trono de Deus.

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