O PRESBÍTERO, BISPO OU
ANCIÃO
LIÇÃO
11 – CPAD EDITOR E
AUTOR DO SUBSÍDIO: Osvarela
Texto
Áureo
“Por esta causa te deixei em Creta, para que
pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade
estabelecesses presbíteros, como já te mandei”: Tito 1:5
Leitura Bíblica em
Classe
Por
esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que
ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te
mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos
fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque
convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não
soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe
ganância; Tito 1:5-7
Aos
presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com
eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há
de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado
dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo
pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo
ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa
da glória. 1 Pedro 5:1-4
זקן – zaqen-; v. ser velho, envelhecer; ser velho, envelhecer; (Hifil)
envelhecer, mostrar a idade; adj. Velho; velho (referindo-se aos seres humanos);
ancião (referindo-se aos que têm
autoridade).
κληρο ς kleros – o conjunto dos líderes
religiosos. É dado á partir da idéia de usar pedacinhos de madeira, etc., para
o objetivo); n. m. objeto usado para lançar sortes (um seixo, um fragmento de
louça de barro, ou um pedaço de madeira) - o nome das pessoas envolvidas era
escrito no objeto escolhido para lançar sorte. O nome de quem caísse chão era o
escolhido.
-
uma porção do ministério comum aos apóstolos
-
aqueles colocados sob o cuidado e supervisão de alguém [responsabilidade
atribuída], usado de igrejas cristãs, cuja administração recae sobre os
presbíteros.
Num
conjunto congregacional cristão: ποιμ
νιο ν poimnion – n. n. rebanho (esp.) de ovelha; grupo de discípulos de
Cristo; grupos de cristãos (igrejas)
presididas por presbíteros.
Sob
a visão da atividade usual na Igreja primitiva, do Presbítero- Superintendente.
O étimo nos mostra alguns parâmetros utilizados pelos doutrinadores,
principalmente o Apóstolo Paulo.
Termos
como fidelidade, responsabilidade, confiança no dever de ser um bom
despenseiro, ser honesto e outras indicações para alguém ser ordenado e
considerado um bom presbítero ou bispo, estão contidos na própria visão
etimológica.
οικ ονομ ος oikonomos – n. m. o administrador do lar ou dos afazeres do
lar; esp. um administrador, gerente, superintendente (seja nascido livre ou,
como era geralmente o caso, um liberto ou um escravo) para quem o chefe da casa
ou proprietário tinha confiado a
administração dos seus afazeres, o cuidado das receitas e despesas, e o dever de repartir a porção própria para
cada servo e até mesmo para as crianças pequenas; o administrador de um fazenda
ou propriedade territorial, um
supervisor; o superintendente das
finanças da cidade, o tesoureiro
da cidade ( ou do tesoureiro ou questor de reis); metáf. os apóstolos e outros
mestres, bispos e supervisores cristãos.
Presbíteros.
πρεσβυτε ρος presbuteros
- de presbus
(de idade avançada); adj. ancião,
de idade; líder de dois povos; avançado na vida, sênior; designativo de posto
ou ofício.
A - entre os judeus:
-
membros do grande concílio ou sinédrio (porque no tempos antigos os líderes do
povo, juízes, etc., eram selecionados dentre os anciãos)
-
daqueles que em diferentes cidades gerenciavam os negócios públicos e
administravam a justiça.
B - entre os cristãos:
-
aqueles que presidiam as assembleias (ou igrejas). O NT usa o termo bispo,
ancião e presbítero de modo permutável;
C - No tempo escatológico:
-
os vinte e quatro membros do Sinédrio ou corte celestial assentados em tronos
ao redor do trono de Deus.
Ainda
πρεσβυτης presbutes; n. m. homem
velho, idoso.
Exórdio
A
cultura judaica conhecia e tinha estabelecido entre seus sistema patriarcal a
posição do ancião. O ancião é alguém com sabedoria e idade aliadas a
experiência de vida para uso junto a comunidade em famílias. O ancião é alguém
que possui descortínio para examinar causas usando sua inteligência, amparada
pelas cãs brancas e sabedoria.
Não
como o velho sábio, mas como uma forma de designar aqueles que se reuniam e
participavam das decisões entre as famílias ajudando a julgar e a orientar ao
povo quanto a sua cultura religiosa, ponto fundamental da vida cultural, vida
material, vida diária dos judeus.
As
Escrituras eram o guia da vida do povo judeu, no mais amplo sentido:
Religioso
Legal
Guerra
Agrícola
Festas
Família
Herança
Direitos
pessoais
No
livro de Rute fica bem clara a ação do Zaqen. Havia um Conselho de ancião.
Assim
no Conselho de Anciãos - zanqen- de
Belém, Boaz realiza o Pacto do Calçado ou do sapato, entre ele e o remidor,
obtendo a autorização para remir em Rute a família de Noemi e seu falecido
esposo.
Então tomou dez homens dos anciãos da
cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se. Então disse ao remidor:
Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da
terra dos moabitas, está vendendo. E eu resolvi informar-te disso e dizer-te:
Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo; se a hás de
redimir, redime-a, e se não a houveres de redimir, declara-mo, para que o
saiba, pois outro não há senão tu que a redima, e eu depois de ti. Então disse
ele: Eu a redimirei. Rute 4:2-4
Definições usuais para
Presbíteros
Sim.
Presbítero eram os pastores das igrejas Gregas.
I
Pedro 5:1,2. Pastor, Presbítero e Bispo tem o mesmo significado. A Assembleia
de Deus, bem como as Igrejas Denominacionais, assim chamadas as mais antigas
Igrejas tem o Presbíteros em nível hierárquico inferior aos pastores, chamados
de Ministros como um entendimento do que soi acontecer na Igreja primitiva.
“Rogo, pois aos presbíteros que há entre
vós, eu ,presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de cristo, e ainda
co-participante da glória que há de ser revelada; pastoreie o rebanho de deus
que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer;
nem por sórdida ganância , mas de boa vontade;” I pedro 5:1,2.
A
palavra Presbítero é uma
transliteração do grego presbiterós que
significa mais velho (em relação ao mais novo)
Ancião - indicando também um
ofício eclesiástico.
Bispo - é a tradução da
palavra grega episkopos, passando
pelo latim (episcopus) que significa:
Supervisor, guardião, Superintendente.
O
Presbítero era certamente o “mais velho” em contraste com o jovem.
A
Idade usual de um Presbítero:
É
um tema de difícil entendimento, o quanto deveria ser a idade para ser
considerado presbítero, alguns sugerem entre 50 e 56 anos; no entanto, a
comunidade de Qumran, exigia a idade de 30 anos para exercer o ofício de
Presbítero.
Assim,
Jesus pode ser visto, sem nenhuma dúvida como o Ancião de dias.
Já
no Novo Testamento encontramos a associação dos anciãos como aqueles que
perseguiam a Jesus e aos apóstolos (Mt 16.21; 27.1; At 6.12) e chamada Tradição
dos Anciãos. (Mt 15.12; Mc 7.3,5).
Presbíteros –
No Sentido Amplo: a palavra presbítero a
tradução direta da palavra grega “presbuteros”, que significa ancião,
pessoa mais idosa, mais madura, mais experiente. Neste sentido amplo há muitos presbíteros
na igreja, aqueles irmãos que já são pais espirituais (1Jo 2.13-14) e que tem
alcançado maturidade no Senhor. Porém, não é a todo irmão maduro que o Espírito
Santo comissiona para a tarefa de supervisão da igreja.
No Sentido Restrito: além da pessoa ser
madura e experiente, o presbítero no sentido restrito recebe o comissionamento
do Espírito Santo para a tarefa de supervisão da igreja e apascentamento do rebanho
de Deus. Pedro assim se refere aos presbíteros.
QUALIFICAÇÃO PARA PRESBÍTEROS.
Quadros Osvarela
ORDENAÇÃO DE PRESBÍTEROS
QUALIFICAÇÃO PARA PRESBÍTEROS.
Quadros Osvarela
ORDENAÇÃO DE PRESBÍTEROS
a-
“Olhai, pois por vós e por todo o rebanho
sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com
o seu próprio sangue”. At 20.17
b-
“Por esta causa te deixei em Creta, para que
pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade
estabelecesses presbíteros, como já te mandei”: Tt 1:5
“Olhai, pois por vós e por todo
o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a
igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”. At 20.17
Mantendo
a minha interpretação, revelada pela Palavra, sobre a Ordenação e Dons, e
observando a temática deste assunto – Dons e Ministérios – cabe ressaltar que
embora não esteja diretamente na lista de Dons utilizada no contexto do
agrupamento de texto usualmente utilizado para estudo deste assunto, sobre
Dons, contido em dotação espiritual, o Presbítero é um Dom a ser recebido e
reconhecido pela Igreja.
Assim,
como alguns termos usados na Igreja apara interpretação de algumas de nossas
crenças, o termo embora não apareça nas listas de I Co 12 a 14, Rm 12 e Ef. 4 o
contexto no qual o cargo/função se apresenta em todas as referencias é o mesmo
dos Dons que aparecem naquelas listas de Dons.
Mesmo
que alguns possam esforçar e até esgarçar o texto e o termo pastor, (palavra
encontrada nas listas, acima), na realidade, embora alguns não queiram entender, quando
olhamos sob a questão da gestação da hierarquia no momento escriturístico da
Escritura Neotestamentária, o termo presbítero não tem a mesma conotação, que o
termo Pastor, nas listas de Dons.
Desta
forma, ainda que não esteja literalmente escrito nestas, o Presbítero é um Dom,
como os demais, quando o estudamos exegeticamente à luz da hierarquia, da ação,
da função, e, mormente da atividade obrigatória do Presbítero, o Ensino e a
Doutrina local, que é estabelecido como, onde os presbíteros devem atuar.
Atos 20:17-28 “De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso. Quando
chegaram, ele lhes disse: Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o
qual o Espírito
Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que
ele comprou com o seu próprio sangue”.
Se
Paulo fala que o próprio Espírito Santo os colocou é clara a referencia paulina
aos demais textos de dação dos Dons, pela pessoa divina do Espírito que ele
mesma aponta em I Co 12, ou em Rm 12 ou Ef 4.
Os
verbos dar, conceder, designar, ou termo
como “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se o seu
dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; Rm
12:6,7” nos inferem a dação
divina como inerente ao Presbítero como um Dom para a Obra do Ministério.
E
podemos conseguir entender de forma clara através dos textos bíblicos que
apontam as qualificações que devem ter aqueles, sobre os quais se impõem as
mãos para o exercício do Presbítero. Tito 1:5-7; 1 Pedro 5:1-4
Em
Tito 1.5, a palavra “constituir”
significa “estabelecer”, “ordenar”.
Muito
embora seja o Espírito Santo que comissiona o presbítero (At 20.28), podemos verificar, no texto a - acima, que através do
termo “bispos”, uma das versões
aceitas para a mesma atividade, entendemos que se trata de uma dotação clara do
Espírito Santo.
A
igualitária posição pastoral e episcopal dos presbíteros pode ser analisada sob
a ótica do texto paulino: “Aos
presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com
eles”, e como no complemento do texto: “Apascentai
o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele”; ou ainda como
Pedro nos ensina: “Rogo, pois aos
presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles”.
Ou
ainda sob a ótica do exercício recomendado e da ação a ser realizada na
função/cargo de um Presbítero, o ensino - “Se é ministério, seja em ministrar;
se é ensinar, haja dedicação ao ensino;” Rm
12:6-7
No
que se refere à ordenação humana ela é necessária para que os Presbíteros sejam
inseridos no ministério de ensino e assistencial da Igreja (Está alguém entre vós doente? Chame os
presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do
Senhor; Tg 5:14 ) sob a
autoridade autorizativa (Em verdade vos
digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que
desligardes na terra será desligado no céu. Mt 18:18 ) que os legitima como obreiros da santa seara, a Igreja.
É que Ele – Cristo - nos fez Sua boca, Suas mãos e Seus Pés, como Corpo.
Confirmando
esta visão vamos nos deparar com a Eleição de Presbíteros na Igreja.
Numa
visão da Igreja primitiva, como quando da eleição dos diáconos, o primeiro
corpo ministerial da Igreja, vemos e nos deparamos em At 14.21-23, com alguns detalhes do procedimento dessa ordenação:
“E,
tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram
para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos,
exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações,
nos importa entrar no reino de Deus. E,
promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os
encomendaram ao Senhor em quem haviam crido”.
O
termo Eleição insere e infere o levantar das mãos da comunidade, como num Amém.
Melhor
entendendo:
-
a palavra grega correspondente á “eleição” significa “escolher pelo ato de
erguer a mão”. Isso parece indicar o “amém” por parte da igreja, manifestado através
do levantar das mãos, para a indicação feita pelos apóstolos dos novos presbíteros.
Assim, a ordenação de presbíteros, de fato, se constituía num reconhecimento
por parte da igreja da obra que o Espírito Santo já estava operando na vida
desses irmãos.
“Se é ministério, seja em ministrar; se é
ensinar, haja dedicação ao ensino;” Rm
12:6-7
Atividades de Um
Presbítero
A
atividade dos presbíteros tem sofrido mutações ao longo do tempo, no seio da
igreja.
Mas,
nos últimos dias a atividade tem perdido o foco para qual foi inserida nos
cargos da igreja.
Muitos
até nem se imaginam presbíteros, só almejam o pastorado, como meta e o
presbitério com passagem. Muito embora, em igrejas tradicionais este seja um
cargo valorizado, a despeito de tudo. Diferentemente do que temos assistido
entre os pentecostais, incluindo a Assembleia de Deus, onde muitos forçam a
entrada e conceituação do presbítero ao nível de ministro, o que na verdade,
não o é!
Entre
as atividades que corroboram o conceito, que mencionei acima, estão as
destinadas apenas aos presbíteros entre ela:
A UNÇÃO
PELOS PRESBÍTEROS.
(Tg 5.14). Tiago ensina como agir, quando um crente está doente, orientando que
os presbíteros sejam chamados para orarem por ele, ungindo com óleo, em nome de
Jesus.
Os Presbíteros são os membros do ministério mais
indicados para realizar a unção com óleo, pois são citados explicitamente como
credenciados para tal finalidade. Mas não é exclusividade deles.
Na
ausência dos ministros e presbíteros, em situações especiais, é admissível que
diáconos, auxiliares, e obreiros em geral unjam os enfermos. Os discípulos não
eram formalmente ordenados, mas ungiam (cf. Mc 6.13).
Atividade Pastoral
“Os
presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra,
principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;” 1 Tm 5:17
Presbíteros – pastores - São aqueles
que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais.
Isto
é, eles têm autoridade do Ministro, ou do Ministério, chamado presbitério por
Paulo, para exercerem a condução local de pastoreio de uma igreja local. Estes
são os que também são chamados “presbíteros”
(At 20.17; Tt 1.5) e “bispos” ou supervisores (1 Tm 3.1; Tt 1.7).
No
conceito histórico da formação do ‘canon’
Neotestamentário as funções/cargos ainda sofriam de uma melhor determinação e
localização na pirâmide eclesiástica.
FUNÇÕES
Os
presbíteros tinham várias funções.
-
I Timóteo 5:17 fala de presbíteros
que pregavam e ensinavam; Tiago 5:14
os mostra envolvidos num ministério de cura;
I Pedro 5;2 os exorta a apascentar
o rebanho.
Assim,
os profetas e mestres que dirigiam a igreja de Antioquia (Atos 13:1-3) podem ter sido os presbíteros daquela comunidade.
Nas Epístolas Pastorais:
GESTANDO OBREIROS
As
Epístolas Paulinas 1 e 2 Tim. e Tito
serviram para Paulo orientar e ajudar aos receptores destas Cartas, seus auxiliares e filhos na fé e no Ministério, na função de encontrar
e constituir novos obreiros para a tarefa de auxiliares do Apostolado e
Ministério das Igrejas, as quais São Paulo semeou, ao longo de sua Missão
apostólica constituinte de várias Igrejas.
São
Paulo discrimina e explica que a Igreja tem uma Ordem e uma disciplina (como
tratado na Carta aos Coríntios).
Nas
Paulinas, a hierarquia eclesiástica encontra-se num período de gestação, insere-se
um vocabulário preciso para designar os ofícios dos bispos e dos presbíteros, ainda que seja clara a ordem diferente de
bispos e presbíteros, dum lado, e os diáconos, do outro.
Plano de Deus - vários presbíteros em cada igreja local (Atos 14:23; Filipenses 1:1).
Continua ....
Em Edição
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