sábado, janeiro 12

A Natureza dos Anjos - A Beleza do Mundo Espiritual Lição 2 Janeiro 2019


A Natureza dos Anjos - A Beleza do Mundo Espiritual
Subsídio Pr. Prof. Univ. Osvarela
Lição 2 - CPAD Janeiro 2019
Texto Áureo
"Bendizei ao SENHOR, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra." Sl 103.20
Leitura Bíblica
Lucas 1.26-35
26-     E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
27-     a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
28-     E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
29-     E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta.
30-     Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus,
31-     E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32-     Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai,
33-     e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim.
34-     E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão?
35-     E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
Deus para anunciar grandes eventos e mudanças, sempre se valeu de seus ministros para avisar, ou anunciar grandes eventos.
Deus sempre fala com um justo, aqui fala com Maria.
Assim, podemos entender um aviso especial diretamente de um anjo para a jovem Maria. Aqui começa, neste estudo a apresentação de um grupo de ministros de Deus, que travam batalhas nas dominações e nos ares, combatendo a favor dos homens.
Os anjos, como Gabriel, podem ser apenas mensageiros, mas travam, de qualquer modo batalhas nestes espaços para poder nos avisar das bênçãos e respostas as orações, pessoais, familiares ou nacionais.
Os bons leitores da Bíblia poderão observar que deus ao iniciar o processo de preparação da vinda de Jesus, já houvera falado, através dos anjos (400 anos sem falar de forma alguma), para nunciar o “que prepararia o caminho”.
Deus falara com Zacarias:
“E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. [...] com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” Lucas 1:11,12;13-17
Mesmo tendo falado diretamente com alguns de seus amigos no AT, na Plenitude (a vinda de Seu filho), ele usa um coral, das miríades celestiais, para avisar a toda a humanidade, através dos judeus nos campos na vigília da noite enquanto guardavam seus rebanhos.
 “Os cristãos não eram o único grupo do primeiro século que acreditava na existência de anjos. A maioria das seitas do judaísmo, berço do cristianismo, professava a crença nesses mensageiros celestes, à exceção provável dos saduceus (At 23.8). O interesse dos judeus por anjos havia crescido de forma notável durante o período intertestamentário, quando o segundo templo foi construído, após o retorno do cativeiro babilônico. É provável que esse aumento de interesse pelos anjos tenha ocorrido como resultado da ênfase nesse período à ideia de que Deus havia se distanciado do seu povo, já que não havia mais profetas. A ausência de profetas, os mensageiros oficiais de Deus ao seu povo, provocava a necessidade de outros mediadores da vontade divina. Os anjos vieram ocupar esse espaço no judaísmo do segundo templo. O aumento do interesse pelo mundo celestial e pelos seus habitantes, os anjos, nota-se nos escritos judaicos produzidos antes ou logo após o nascimento do cristianismo.”
Anjos
Hierarquia
Onde habitam e trabalham.
Gabriel
Gabriel é um dos anjos relatado com nome nas Escrituras, seja no AT ou no NT.
Gabriel aparece pela primeira vez na Bíblia quando ele foi interpretar a visão de Daniel sobre um carneiro e um bode. Gabriel apareceu a Daniel na forma de um homem e lhe explicou que a visão era sobre os tempos do fim.
“E aconteceu que, havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei o significado, e eis que se apresentou diante de mim como que uma semelhança de homem. E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão.” Daniel 8:15,16
Gabriel foi usado por Deus de forma incessante para falar com Daniel.
Poderíamos aduzir que os grandes mistérios são desvendados pro Deus, através deste mensageiro celeste. É ele que tem acesso para ouvir da boca de Deus certos mistérios (Vide a fala com Zacarias)..
Ele mesmo define sua atividade. “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.” Lucas 1:19
Sua forma e atividades:
- Fica na presença de Deus
- Recebe mensagens diretamente de Deus para dar a algumas pessoas
- Pode tomar uma forma parecida com um homem
É necessário citar que, os anjos são mensageiros definidos nas NeoEscrituras:
“Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.” Hebreus 1:7 o autor da epístola ecoa: “Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador.” Salmos 104:4
Embora, mensageiros, queriam poder divulgar as Boas Novas reservadas no mundo espiritual para a Igreja:
“Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.” 1 Pedro 1:12
E neste estudo, agora ele falava com Maria (seis meses depois de falar com Zacarias., um assunto íntimo e universalmente importante para toda a Humanidade, que Paulo chamaria em Gl 4.4 “a chegada da plenitude dos tempos!”
“Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.” Daniel 9:21,22
- "anjo" é aggelos, que é a tradução regular na Septuaginta da palavra hebraica Mala'k.
Ambas significam 'mensageiro". Aggelos é usada umas poucas vezes no Novo Testamento para mensageiros humanos, como por exemplo os emissários de João Batista a Jesus (Lc. 7.24; veja ainda Tg 2.25; Lc 9.52). Na maioria esmagadora das vezes, a palavra refere-se aos mensageiros de Deus, que povoam o mundo celeste e assistem em sua presença. Aggelos é usada tanto para anjos de Deus quanto para os anjos maus.
-  outro termo no Novo Testamento para se referir aos anjos, o qual só Paulo emprega: "principados e potestades". Em duas ocasiões é usado em referência aos demônios (Ef 6.12; Cl 2.13) e em três outras aos anjos de Deus (Ef 3.10; Cl 1.16; 1 Pe 3.22). Em todos os casos, refere-se ao poder e á hierarquia que existe entre esses espíritos.
- Anjos em batalha espiritual
Anjos são preparados para as batalhas.
Sempre espirituais, mas que atingem também o mundo físico.
No jejum de 40 dias de Jesus:
“Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mateus 4:11
Vide Sodoma e Gomorra.
“E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;” Gênesis 19:1
“Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;
E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta. nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo.” Gênesis 1910,11;13
Vide Apocalipse.
 “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;” Apocalipse 12:7 
Uma outra passagem em Apocalipse que merece destaque é a que descreve uma batalha no céu entre Miguel e seus anjos, contra o dragão e seus anjos, onde Satanás é derrotado e lançado à terra (Ap 12.7-9). A que evento histórico esta guerra celestial corresponde tem sido bastante discutido. Para alguns, refere-se á queda de Satanás no princípio, quando revoltou-se contra Deus e foi expulso dos céus.
Continua ...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger