sábado, janeiro 12

Batalha Espiritual - Céus

Céus
Um estudo do Prof. Pr. Osvarela
O que é, onde está, e que céus existem. Mas, e o Céu extraterrestre e invisível existente – O reino sabático do Homem e local da habitação de Deus, O Pai, O Filho e o Espírito Santo, com os seus anjos, arcanjos, querubins e serafins.
O assunto - Batalha Espiritual ao ser estudado, levará o leitor a buscar, necessariamente um tema: Céus.
Afinal, o que são os Céus, ou o Céu?
ανω – ano; Em Gl 4.26 a palavra podia referir-se a lugar ou tempo (i.e. lugar - a Jerusalém de cima
- nos céus, ou tempo - a Jerusalém eterna que precedeu a Jerusalém terrenal)
κοσμος – cosmos; ornamento, decoração, adorno, i.e., o arranjo das estrelas, ’as hostes celestiais’ como o ornamento dos céus. 1Pe 3.3
Desde o primeiro livro da Bíblia, Genesis, aparece a figura de Céu ou Céus.
“No princípio criou Deus o céu e a terra.” Gênesis 1:1 no texto original hebraico a palavra para céus é (“shamayim”). A terminação “im” indica o plural (como Elohim, ao citar Deus, no mesmo texto). Isso pretende mostrar (e mostra) que há mais do que somente um céu.
Nas Escrituras, encontramos expressões, que indicam amis de um Céu:
“E chamou Deus à expansão Céus, ... E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, ...” Gênesis 1:8;17
 As Escrituras descrevem o céu como uma realidade espacial que toca e interpenetra o espaço criado.”
Na Bíblia distingue-se pelo menos três (3) céus;
A - o céu inferior (auronos),
                                    ουρανος - ouranos; n. m. espaço arqueado do firmamento com todas as coisas nele visíveis - universo, mundo; atmosfera ou firmamento, região onde estão as nuvens e se formam as tempestades, e onde o trovão e relâmpago são produzidos; os céus siderais ou estrelados; região acima dos céus siderais, a sede da ordem das coisas eternas e consumadamente
perfeitas, onde Deus e outras criaturas celestes habitam.
B - o céu intermediário (mesoranios) e
C - o superior (eporanios).
1 O céu faz parte da gloriosa criação de Deus;
O primeiro (1º) céu é o que se pode descrever como o céu atmosférico, onde ficam as nuvens.
2 O segundo (2º) céu pode ser descrito como o céu estelar; é aquela parte das regiões superiores onde estão colocados o sol, a lua e as estrelas. Essa parte está muito mais distante de nós do que as nuvens ou o céu atmosférico, e os números astronômicos utilizados pelos cientistas lembram-nos que os céus estelares estão a uma tremenda distância de nós.
                                    μεσουρανημα – mesouranema; meio do céu; ponto mais alto dos céus, que o sol ocupa ao meio dia; onde o que é feito pode ser visto e ouvido por todos.
3 O terceiro (3º) céu, que não se trata do céu atmosférico nem do céu estelar. Trata-se da esfera em que Deus, de maneira muito especial, manifesta a Sua presença e a Sua glória. É também o lugar em que o Senhor Jesus Cristo, em Seu corpo ressurreto, habita.
                                    επουρανιος – epouranios; regiões celestiais; o céu em si mesmo, habitação de Deus e dos anjos; os céus inferiores (referência às estrelas); os céus, (referência às nuvens; o templo celeste ou santuário. De origem ou natureza celeste.
“Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. Foi arrebatado ao paraíso” 2 Coríntios 12:2;4
3.1 É o lugar em que os “principados e potestades” aos quais o apóstolo se refere no capítulo 3 têm a sua habitação; esfera em que Deus, de maneira muito especial, manifesta a Sua presença e a Sua glória.
3.2   É também o lugar em que o Senhor Jesus Cristo, em Seu corpo ressurreto, habita. Além disso, é o lugar em que os “principados e potestades” aos quais o apóstolo se refere no capítulo 3 têm a sua habitação;
3.3 Na verdade, é o lugar a respeito do qual lemos no capítulo 5 de Apocalipse, onde a glória de Deus se manifesta.
“Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles, harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;” Apocalipse 5:5-9
“Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.” Apocalipse 4:1-4
Fonte:
Bíblia de Jerusalém
Efésios 1:3: “Nos Lugares Celestiais”; Dr. David Martyn Lloyd-Jones; http://www.monergismo.com/textos/comentarios/ef1-3_lloyd.htm
A Igreja e a Batalha Espiritual: Você Está em Guerra!; (Resenha do Livro) Augustus Nicodemos Lopes

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger