A Mordomia do Corpo – EM EDIÇÃO – SEM REVISÃO
LIÇÃO 02 – CPAD 3
TRIMESTRE 2019
Estudo do prof. Pastor Osvarela
Texto
Áureo
"Rogo-vos,
pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em
sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Romanos
12.1
1
Coríntios 6.13-20
13
- Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém,
aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição,
senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14
- Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu
poder.
15
- Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os
membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16
- Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela?
Porque serão, disse, dois numa só carne.
17
- Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18
- Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o
que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19
- Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em
vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20
- Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso
corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Discurso:
1
Tessalonicenses 5.23:
“O mesmo Deus da paz
voz santifique em tudo; e o vosso espírito,
alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nossos Senhor Jesus Cristo.”
σωμα
– soma;
o corpo tanto de seres humanos como de animais; corpo sem vida ou cadáver; corpo
vivo; de animais;
-
“o corpo vivo”,
-
“o corpo da ressurreição”, e
-
“a comunidade cristã ou igreja”;
“Pois todos havemos de
comparecer ante o tribunal de Cristo.” Romanos 14:10
“...,
a pessoa total como uma entidade diante de Deus”, “o locus (“lugar”,
“posição” ou “local”) do espiritual no homem”, “o homem total como destinado
para a membresia no reino de Deus”, “o veículo para a ressurreição”, e “o lugar
do teste espiritual em termos do qual o julgamento acontecerá” Clarence B. Bass
σαρξ - sarx; carne (substância
terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres
humanos como de animais;
Sarx
no
Novo Testamento, então possui dois significados principais:
(1)
o aspecto externo, físico da existência do homem — neste sentido ele pode ser
usado do homem como um todo; e
(2)
carne como a tendência dentro do homem caído para desobedecer a Deus em todas
as áreas da vida
A
visão cristã do homem é a de que devemos vê-lo em sua unidade, como uma pessoa
total. Ele tem um lado físico e um lado mental ou espiritual. E o corpo é a
célula única que em conformidade com a sua criação divina, é uma unidade
constituída de:
Corpo,
alma e espírito! Seguiremos, ao longo deste estudo definindo estes termos!
“Semeia-se corpo
natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente;
o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o
natural; depois o espiritual.” 1 Coríntios 15:44-46
Necessitamos
saber que a Bíblia não descreve o homem cientificamente, mas o descreve como
foi criado e como é espiritualmente.
“E disse Deus: Façamos
o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” Gênesis 1:26
Eu
sou partidário do pensamento teológico, da tricotomia do homem, ou seja, em
unidade – como a Trindade – ele pode ser subdividido em três partes sem perder
a unidade.
A
palavra tricotomia é formada de duas palavras gregas, tricha, “tríplice”
e temnein, “cortar”.
Hebreus
4.12
diz o seguinte:
“Porque a Palavra de
Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e
penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para
discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
A
palavra corpo será definida ao longo deste estudo.
Nephesh - “alma” – em muitos
casos é ‘pessoa’
“-
o ser mais interior do homem”,
“-
o ser vivo” (usado a respeito de homens e animais),
“-
o homem em si mesmo” (freqüentemente usado como um pronome pessoal: eu mesmo,
ele mesmo, etc.; neste sentido pode significar o homem como um todo);
“-
o lugar dos apetites”,
“-
o assento das emoções”. A palavra pode, algumas vezes, se referir a uma pessoa
falecida, com ou sem meth (“morta”). É algumas vezes dito que a nephesh
morre.
“Coração”:
lebh e lebhabh. Coração não somente é
usado no AT para descrever o assento do pensamento, do sentimento e da vontade;
é também a sede do pecado (Gn 6.5; Sl 95.8, 10; Jr 17.9), a sede da
renovação espiritual (Dt 30.6; Sl 51.10; Jr 31.33; Ez 36.26), e o lugar da fé
(Sl 28.7; 112.7; Pv 3.5). este era o entendimento dos salmistas, do judaísmo
que tem um pensamento Dicotômico.
Assim
como, “rins” também representavam a sede da vontade e desejos e
pensamentos na teologia judaica.
Brown-Driver-Briggs
dá dez (10) significados para estas palavras:
-
“o homem mais interior ou alma”,
-
“mente”,
-
“resoluções da vontade”,
-
“consciência”,
-
“caráter moral”,
-
“o homem em si mesmo”,
-
“o lugar dos apetites”,
-
“o assento das emoções”,
-
“o assento da coragem”.
Ruach - “espírito”; a raiz
desta palavra é “ar em movimento”, também como o ara que passou no hálito de
Deus. Quando
a referência é feita ao homem em sua relação com Deus, ruach é o termo
mais provável para ser usado.
Nove
significados:
-
“espírito”,
-
“animação”,
-
“disposição”,
-
“espírito de vida e ser que respira morando na carne de homens e animais”
(somente um exemplo deste último: Ec 3.21),
-
“assento das emoções”,
-
“órgão de atos mentais”,
-
“órgão da vontade”.
בשר - basar; n. m. carne -
referindo-se ao corpo - de seres humanos - de animais; o próprio corpo; “o aspecto externo e
carnal da natureza humana”, N. P. Bratsiotis
“Vigiai e orai, para
que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne
é fraca.” Mateus 26:41
A
palavra também pode ser usada para descrever o homem em sua fraqueza. Basar
descreve a vida humana como débil e fraca, vejamos o uso em Jeremias 17.5 – “Maldito
o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço”.
Seis
(6) significados para ‘basar’:
-
“carne” (para o corpo),
-
“parentesco de sangue”,
-
“homem contra Deus como fraco e errante”,
-
“raça humana”. Brown-Driver-Briggs
גויה – g^eviyah; n. f. um corpo
(referindo-se a seres viventes); um cadáver, uma carcaça, um corpo morto.
גף - gaph; n. m. corpo, a
própria pessoa (somente em expressões, por ex.: por si mesmo)
גשם - geshem (aramaico); n. m.
corpo
הדם - haddam (aramaico); n. m.
membro, membro do corpo
כרת - karath; v. cortar, cortar
fora, derrubar, cortar uma parte do corpo, arrancar, eliminar, matar.
נבלה – n^ebelah; n. f. corpo morto;
insensato, tolo; desgraçadamente tolo - referindo-se a imoralidade, ações
profanas.
עצם -`etsem; n. f. osso, essência,
substância – osso - corpo, membros (do corpo), corpo externo
קהל – qahal; congregação - como um
corpo organizado
ανακυπτω - anakupto; v. levantar ou
erguer-se - o próprio corpo
οικητηριον- oiketerion; n. n. lugar de morada, habitação - do
corpo como local de morada para o espírito.
ανθρωπος – anthropos; um ser humano, seja
homem ou mulher; referência às duas natureza do homem, corpo e alma.
μελος - melos; n. n. um membro,
extremidade: um membro do corpo humano - de corpos entregues à relação
criminosa, porque são como se fossem membros que pertencem ao corpo da
prostituta.
ολοκληρια - holokleria; n. f. de uma condição
ideal do corpo, na qual todos seus membros estão saudáveis e prontos para o
uso.
ολοκληρος - holokleros; adj. completo em
todas as suas partes, em nenhuma parte deficiente ou enfermo, inteiro, íntegro
- de um corpo sem mancha ou defeito.
πληρωμα – pleroma; aquilo que é (tem
sido) preenchido; no NT, o corpo dos crentes, que está cheio da presença,
poder, ação, riquezas de Deus e de Cristo
σαρκινος - sarkinos; adj. carnal, que
consiste de carne, composta de carne; que pertence ao corpo (como material
terreno e perecível).
σαρξ - sarx; carne (substância
terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres
humanos como de animais;
πνευμα
– pneuma;
terceira pessoa da trindade, o Santo Espírito, co-igual, co-eterno com o Pai e
o Filho; o
poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide – alma; o espírito,
i.e., o princípio vital pelo qual o corpo é animado - espírito racional;
-
um espírito, i.e., simples essência, destituída de tudo ou de pelo menos todo
elemento material, e possuído do poder de conhecimento, desejo, decisão e ação
- espírito que dá vida, alma humana que partiu do corpo.
-
“kardia”, a palavra do Novo Testamento equivalente a lebh e lebhabh,
usualmente traduzida como “coração”.
Arndt-Gingrich:
“a sede da vida física, espiritual e mental”. Ele é também descrito como
o centro e a fonte da totalidade da vida mais interior do homem, com seu
pensamento, sentimento e vontade. O coração é também dito ser o lugar de morada
do Espírito Santo.
Psyche;
ψυχη – psuche; respiração, - fôlego da vida - força vital que anima o corpo e é
reconhecida pela respiração - de animais - de pessoas – vida - aquilo no qual
há vida - ser vivo, alma vivente; alma - o lugar dos sentimentos, desejos,
afeições, aversões (nosso coração, alma etc.); a alma (humana) na medida em
que é constituída por Deus; pelo uso correto da ajuda oferecida por Deus,
pode alcançar seu o seu mais alto fim e eterna e segura bem-aventurança. A
alma considerada como um ser moral designado para vida eterna; a alma
como uma essência que difere do corpo e não é dissolvida pela morte
(distinta de outras partes do corpo)
“Por isso, rejeitando toda a imundícia
e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a
qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:21
“Επομένως,
απορρίπτοντας κάθε ακαθαρσία και υπερβολή της κακίας, λάβετε με την
πραότητα την μοσχευμένη λέξη που μπορεί να σώσει τις ψυχές σας”
Ladd: “O espírito é
freqüentemente usado a respeito de Deus; a alma nunca é usada dessa forma. Isto
sugere que “pneuma” representa o homem em seu lado voltado para Deus,
enquanto que “psyche” representa o homem em seu lado humano.”
Kardia: o principal órgão da
vida psíquica e espiritual, o lugar no ser humano no qual Deus testemunha de si
mesmo. O coração é o centro da vida mais interior de uma pessoa: de seus
sentimentos, entendimento e vontade. A sede do pecado, a sede da renovação
espiritual e o lugar da fé.
“Escondi a tua
palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11
O
coração
significa a totalidade do ser interior do homem, a parte mais profunda dele;
ele é sinônimo de ego, a pessoa. Kardia é supremamente o centro no homem
para o qual Deus se volta, no qual a vida religiosa está enraizada, e que
determina a conduta moral.
“Ora o Senhor encaminhe os vossos corações
no amor de Deus, e na paciência de Cristo.” 2 Tessalonicenses 3:5
“Είθε
ο Κύριος να κατευθύνει τις καρδιές σας στην αγάπη του Θεού και στην
υπομονή του Χριστού.” 2 Θεσσαλονικείς 3: 5
Corpo - corpo de uma pessoa
- usado da origem natural ou física, geração ou afinidade - nascido por geração
natural - natureza sensual do homem, “a natureza animal” - sem nenhuma sugestão
de depravação - natureza animal com desejo ardente que incita a pecar - natureza
física das pessoas, sujeita ao sofrimento.
A carne, denotando
simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada
da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus. Nas
Escrituras, a matéria não é má porque foi criada por Deus.
A
Bíblia nunca denigre o corpo humano como uma fonte necessária do mal, mas o
descreve como um aspecto da boa criação de Deus, que deve ser usado no serviço
de Deus, diferente da ideia grega que a carne – sarx – poderia ser usada
para o mal, ou desejos, sem influenciar a alma e espírito que seguiam puros e
podiam ser alcançadas pela divindade, em estado sem mácula.
Exórdio
19 - Ou não sabeis que
o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de
Deus, e que não sois de vós mesmos?
O
Apóstolo Paulo conceitua o corpo como vaso, templo, casa, tabernáculo de Deus.
“Ou não sabeis que o
vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós,
proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? [...] glorificai, pois, a
Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1
Coríntios 6:19,20
É
o conceito de que este corpo mortal desde a constituição do corpo humano, em
Adão tem sido para glória de Deus e ele foi dado para ser cuidado para que Deus
possa habitá-lo desde que mesmo em pecado, todos que aceitarem a presença de
Deus por aceitarem a Jesus como Salvador, voltaram a receber a presença do Pai.
“Jesus respondeu, e
disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e
viremos para ele, e faremos nele morada.” João 14:23
“Eis que estou à porta,
e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse
3:20
Há
um convite para sermos, em nosso corpo, apontado como casa, no versículo de Apocalipse,
para nós crentes deixarmos Jesus habitar em nós, como casa espiritual.
Então,
este estudo é um alerta para cuidarmos da habitação divina, o nosso Corpo!
19 - Ou não sabeis que
o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de
Deus, e que não sois de vós mesmos?
Neste
versículo auxiliar e de contexto longe do tema principal, Paulo mostra que se o
corpo é proveniente de Deus, então o devemos usar como mordomia desta vida, que
não é nossa, mas de Deus.
Fica
claro esta questão da mordomia, quando lemos que, a totalidade da unidade
corpórea humana definida em três itens:
Pneuma
Sarx
(Um
estudo mais antigo, embora competente, a respeito do significado de sarx nos
escritos de Paulo é o de Wm. P. Dickson, St. Paul’s Use of the Terms Flesh and
Spirit (Glasgow: Maclehose, 1883)
Anima
Deve
ser preservada – O Corpo - para Deus, em santidade.
“O mesmo Deus da paz,
vos Santifique Em Tudo (conservar-vos para ele só, em tudo que você fizer), e o
nosso ESPÍRITO, ALMA e CORPO, sejam conservados íntegros e
irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Tessalonicenses
5:23
A
Doutrina do pecado, tem em si, a questão do pecado contra o corpo, que não é
nosso.
σαρξ - sarx; carne (substância terna do corpo vivo, que
cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais;
Na
Sarx –
“Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o
que fornica peca contra o seu próprio corpo.” 1 Coríntios 6:18
Não
podemos deixar o pecado nos dominar, antes devemos resistir ao Diabo, nosso
inimigo, que vive ao derredor de cada crente. E este pecado quer atingir o
nosso corpo. O corpo humano é o local onde Satanás, príncipe do reino parasita
do Mal, pode inculcar sua arama da concupiscência e impedir o homem, e até
mesmo mantê-lo com olhos fechados e mente cauterizado. Portanto, tenhamos
cuidados com nosso corpo. E em especial com a candeia do corpo – nossos
olhos.
Morrer
para viver – a mordomia que mata o velho homem.
“Não reine, portanto, o pecado em
vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;” Romanos
6:12
“Trazendo sempre por
toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a
vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;” 2 Coríntios 4:10
A
mordomia do corpo,
nos leva a sacrificar o velho Adão, em seus desejos e pensamentos. Assim, nos
tornamos novas criaturas, - as coisas velhas se passaram – e também por ordem
de Jesus – importa nascer de novo.
13 - Os manjares são
para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto
um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o
Senhor, e o Senhor para o corpo.
A
citação: “manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares”
refere-se ao conceito grego do uso do corpo e do espírito.
Continua a Edição
Fonte:
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A
Pessoa Total, Tricotomia ou Dicotomia? Anthony Hoekema
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