quarta-feira, julho 10

A Mordomia do Corpo – EM EDIÇÃO – SEM REVISÃO LIÇÃO 02 – CPAD 3 TRIMESTRE 2019


A Mordomia do Corpo – EM EDIÇÃO – SEM REVISÃO
LIÇÃO 02 – CPAD 3 TRIMESTRE 2019
Estudo do prof. Pastor Osvarela
Texto Áureo
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Romanos 12.1
1 Coríntios 6.13-20                                                                     
13 - Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 - Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 - Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 - Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 - Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Discurso:
1 Tessalonicenses 5.23:
“O mesmo Deus da paz voz santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nossos Senhor Jesus Cristo.”
σωμα – soma; o corpo tanto de seres humanos como de animais; corpo sem vida ou cadáver; corpo vivo; de animais;
- “o corpo vivo”,
- “o corpo da ressurreição”, e
- “a comunidade cristã ou igreja”;
“Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” Romanos 14:10
“..., a pessoa total como uma entidade diante de Deus”, “o locus (“lugar”, “posição” ou “local”) do espiritual no homem”, “o homem total como destinado para a membresia no reino de Deus”, “o veículo para a ressurreição”, e “o lugar do teste espiritual em termos do qual o julgamento acontecerá” Clarence B. Bass
σαρξ - sarx; carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais;
Sarx no Novo Testamento, então possui dois significados principais:
(1) o aspecto externo, físico da existência do homem — neste sentido ele pode ser usado do homem como um todo; e
(2) carne como a tendência dentro do homem caído para desobedecer a Deus em todas as áreas da vida
A visão cristã do homem é a de que devemos vê-lo em sua unidade, como uma pessoa total. Ele tem um lado físico e um lado mental ou espiritual. E o corpo é a célula única que em conformidade com a sua criação divina, é uma unidade constituída de:
Corpo, alma e espírito! Seguiremos, ao longo deste estudo definindo estes termos!
“Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.” 1 Coríntios 15:44-46
Necessitamos saber que a Bíblia não descreve o homem cientificamente, mas o descreve como foi criado e como é espiritualmente.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” Gênesis 1:26
Eu sou partidário do pensamento teológico, da tricotomia do homem, ou seja, em unidade – como a Trindade – ele pode ser subdividido em três partes sem perder a unidade.
A palavra tricotomia é formada de duas palavras gregas, tricha, “tríplice” e temnein, “cortar”.
Hebreus 4.12 diz o seguinte:
Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
A palavra corpo será definida ao longo deste estudo.
Nephesh - “alma” – em muitos casos é ‘pessoa’
“- o ser mais interior do homem”,
“- o ser vivo” (usado a respeito de homens e animais),
“- o homem em si mesmo” (freqüentemente usado como um pronome pessoal: eu mesmo, ele mesmo, etc.; neste sentido pode significar o homem como um todo);
“- o lugar dos apetites”,
“- o assento das emoções”. A palavra pode, algumas vezes, se referir a uma pessoa falecida, com ou sem meth (“morta”). É algumas vezes dito que a nephesh morre.
Coração”: lebh e lebhabh. Coração não somente é usado no AT para descrever o assento do pensamento, do sentimento e da vontade; é também a sede do pecado (Gn 6.5; Sl 95.8, 10; Jr 17.9), a sede da renovação espiritual (Dt 30.6; Sl 51.10; Jr 31.33; Ez 36.26), e o lugar da fé (Sl 28.7; 112.7; Pv 3.5). este era o entendimento dos salmistas, do judaísmo que tem um pensamento Dicotômico.
Assim como, “rins” também representavam a sede da vontade e desejos e pensamentos na teologia judaica.
Brown-Driver-Briggs dá dez (10) significados para estas palavras:
- “o homem mais interior ou alma”,
- “mente”,
- “resoluções da vontade”,
- “consciência”,
- “caráter moral”,
- “o homem em si mesmo”,
- “o lugar dos apetites”,
- “o assento das emoções”,
- “o assento da coragem”.
Ruach - “espírito”; a raiz desta palavra é “ar em movimento”, também como o ara que passou no hálito de Deus. Quando a referência é feita ao homem em sua relação com Deus, ruach é o termo mais provável para ser usado.
Nove significados:
- “espírito”,
- “animação”,
- “disposição”,
- “espírito de vida e ser que respira morando na carne de homens e animais” (somente um exemplo deste último: Ec 3.21),
- “assento das emoções”,
- “órgão de atos mentais”,
- “órgão da vontade”.
בשר - basar; n. m. carne - referindo-se ao corpo - de seres humanos - de animais; o próprio corpo; o aspecto externo e carnal da natureza humana”, N. P. Bratsiotis
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41
A palavra também pode ser usada para descrever o homem em sua fraqueza. Basar descreve a vida humana como débil e fraca, vejamos o uso em Jeremias 17.5 – “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço”.
Seis (6) significados para ‘basar’:
- “carne” (para o corpo),
- “parentesco de sangue”,
- “homem contra Deus como fraco e errante”,
- “raça humana”. Brown-Driver-Briggs
גויה – g^eviyah; n. f. um corpo (referindo-se a seres viventes); um cadáver, uma carcaça, um corpo morto.
גף - gaph; n. m. corpo, a própria pessoa (somente em expressões, por ex.: por si mesmo)
גשם - geshem (aramaico); n. m. corpo
הדם - haddam (aramaico); n. m. membro, membro do corpo
כרת - karath; v. cortar, cortar fora, derrubar, cortar uma parte do corpo, arrancar, eliminar, matar.
נבלה – n^ebelah; n. f. corpo morto; insensato, tolo; desgraçadamente tolo - referindo-se a imoralidade, ações profanas.
עצם -`etsem; n. f. osso, essência, substância – osso - corpo, membros (do corpo), corpo externo
קהל – qahal; congregação - como um corpo organizado
ανακυπτω - anakupto; v. levantar ou erguer-se - o próprio corpo
οικητηριον-  oiketerion; n. n. lugar de morada, habitação - do corpo como local de morada para o espírito.
ανθρωπος – anthropos; um ser humano, seja homem ou mulher; referência às duas natureza do homem, corpo e alma.
μελος - melos; n. n. um membro, extremidade: um membro do corpo humano - de corpos entregues à relação criminosa, porque são como se fossem membros que pertencem ao corpo da prostituta.
ολοκληρια - holokleria; n. f. de uma condição ideal do corpo, na qual todos seus membros estão saudáveis e prontos para o uso.
ολοκληρος - holokleros; adj. completo em todas as suas partes, em nenhuma parte deficiente ou enfermo, inteiro, íntegro - de um corpo sem mancha ou defeito.
πληρωμα – pleroma; aquilo que é (tem sido) preenchido; no NT, o corpo dos crentes, que está cheio da presença, poder, ação, riquezas de Deus e de Cristo
σαρκινος - sarkinos; adj. carnal, que consiste de carne, composta de carne; que pertence ao corpo (como material terreno e perecível).
σαρξ - sarx; carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais;
πνευμα – pneuma; terceira pessoa da trindade, o Santo Espírito, co-igual, co-eterno com o Pai e o Filho; o poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide – alma; o espírito, i.e., o princípio vital pelo qual o corpo é animado - espírito racional;
- um espírito, i.e., simples essência, destituída de tudo ou de pelo menos todo elemento material, e possuído do poder de conhecimento, desejo, decisão e ação - espírito que dá vida, alma humana que partiu do corpo.
- “kardia”, a palavra do Novo Testamento equivalente a lebh e lebhabh, usualmente traduzida como “coração”.
Arndt-Gingrich: “a sede da vida física, espiritual e mental”. Ele é também descrito como o centro e a fonte da totalidade da vida mais interior do homem, com seu pensamento, sentimento e vontade. O coração é também dito ser o lugar de morada do Espírito Santo.
Psyche; ψυχη – psuche; respiração, - fôlego da vida - força vital que anima o corpo e é reconhecida pela respiração - de animais - de pessoas – vida - aquilo no qual há vida - ser vivo, alma vivente; alma - o lugar dos sentimentos, desejos, afeições, aversões (nosso coração, alma etc.); a alma (humana) na medida em que é constituída por Deus; pelo uso correto da ajuda oferecida por Deus, pode alcançar seu o seu mais alto fim e eterna e segura bem-aventurança. A alma considerada como um ser moral designado para vida eterna; a alma como uma essência que difere do corpo e não é dissolvida pela morte (distinta de outras partes do corpo)
 “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:21
“Επομένως, απορρίπτοντας κάθε ακαθαρσία και υπερβολή της κακίας, λάβετε με την πραότητα την μοσχευμένη λέξη που μπορεί να σώσει τις ψυχές σας”
Ladd: “O espírito é freqüentemente usado a respeito de Deus; a alma nunca é usada dessa forma. Isto sugere que “pneuma” representa o homem em seu lado voltado para Deus, enquanto que “psyche” representa o homem em seu lado humano.”
Kardia: o principal órgão da vida psíquica e espiritual, o lugar no ser humano no qual Deus testemunha de si mesmo. O coração é o centro da vida mais interior de uma pessoa: de seus sentimentos, entendimento e vontade. A sede do pecado, a sede da renovação espiritual e o lugar da fé.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11
O coração significa a totalidade do ser interior do homem, a parte mais profunda dele; ele é sinônimo de ego, a pessoa. Kardia é supremamente o centro no homem para o qual Deus se volta, no qual a vida religiosa está enraizada, e que determina a conduta moral.
 “Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.” 2 Tessalonicenses 3:5
“Είθε ο Κύριος να κατευθύνει τις καρδιές σας στην αγάπη του Θεού και στην υπομονή του Χριστού.” 2 Θεσσαλονικείς 3: 5
Corpo - corpo de uma pessoa - usado da origem natural ou física, geração ou afinidade - nascido por geração natural - natureza sensual do homem, “a natureza animal” - sem nenhuma sugestão de depravação - natureza animal com desejo ardente que incita a pecar - natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento.
A carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus. Nas Escrituras, a matéria não é má porque foi criada por Deus.
A Bíblia nunca denigre o corpo humano como uma fonte necessária do mal, mas o descreve como um aspecto da boa criação de Deus, que deve ser usado no serviço de Deus, diferente da ideia grega que a carne – sarx – poderia ser usada para o mal, ou desejos, sem influenciar a alma e espírito que seguiam puros e podiam ser alcançadas pela divindade, em estado sem mácula.
Exórdio
19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
O Apóstolo Paulo conceitua o corpo como vaso, templo, casa, tabernáculo de Deus.
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? [...] glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:19,20
É o conceito de que este corpo mortal desde a constituição do corpo humano, em Adão tem sido para glória de Deus e ele foi dado para ser cuidado para que Deus possa habitá-lo desde que mesmo em pecado, todos que aceitarem a presença de Deus por aceitarem a Jesus como Salvador, voltaram a receber a presença do Pai.
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” João 14:23
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20
Há um convite para sermos, em nosso corpo, apontado como casa, no versículo de Apocalipse, para nós crentes deixarmos Jesus habitar em nós, como casa espiritual.
Então, este estudo é um alerta para cuidarmos da habitação divina, o nosso Corpo!
19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Neste versículo auxiliar e de contexto longe do tema principal, Paulo mostra que se o corpo é proveniente de Deus, então o devemos usar como mordomia desta vida, que não é nossa, mas de Deus.
Fica claro esta questão da mordomia, quando lemos que, a totalidade da unidade corpórea humana definida em três itens:
Pneuma
Sarx (Um estudo mais antigo, embora competente, a respeito do significado de sarx nos escritos de Paulo é o de Wm. P. Dickson, St. Paul’s Use of the Terms Flesh and Spirit (Glasgow: Maclehose, 1883)
Anima
Deve ser preservada – O Corpo - para Deus, em santidade.
“O mesmo Deus da paz, vos Santifique Em Tudo (conservar-vos para ele só, em tudo que você fizer), e o nosso ESPÍRITO, ALMA e CORPO, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Tessalonicenses 5:23
A Doutrina do pecado, tem em si, a questão do pecado contra o corpo, que não é nosso.
σαρξ - sarx; carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais;
Na Sarx – “Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.” 1 Coríntios 6:18
Não podemos deixar o pecado nos dominar, antes devemos resistir ao Diabo, nosso inimigo, que vive ao derredor de cada crente. E este pecado quer atingir o nosso corpo. O corpo humano é o local onde Satanás, príncipe do reino parasita do Mal, pode inculcar sua arama da concupiscência e impedir o homem, e até mesmo mantê-lo com olhos fechados e mente cauterizado. Portanto, tenhamos cuidados com nosso corpo. E em especial com a candeia do corpo – nossos olhos.
Morrer para viver – a mordomia que mata o velho homem.
 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;” Romanos 6:12
“Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;” 2 Coríntios 4:10
A mordomia do corpo, nos leva a sacrificar o velho Adão, em seus desejos e pensamentos. Assim, nos tornamos novas criaturas, - as coisas velhas se passaram – e também por ordem de Jesus – importa nascer de novo.
13 - Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
A citação: “manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares” refere-se ao conceito grego do uso do corpo e do espírito.
Continua a Edição
Fonte:
Apontamentos do autor
Bíblia on line
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong
Significados.com
A Pessoa Total, Tricotomia ou Dicotomia? Anthony Hoekema

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger