A Mordomia do Corpo –
Finalização em 2ª Parte
LIÇÃO 02 – CPAD 3
TRIMESTRE 2019
Estudo do Pastor e Prof.
Unv. Osvarela
Texto
Áureo
"Rogo-vos,
pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em
sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Romanos
12.1
1
Coríntios 6.13-20
13
- Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém,
aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição,
senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14
- Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu
poder.
15
- Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os
membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16
- Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela?
Porque serão, disse, dois numa só carne.
17
- Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18
- Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o
que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19
- Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em
vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20
- Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso
corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Continuação
do discurso
“...,
nós os crentes em Cristo, deveríamos pensar:
“Para cuidar, do seu
ser, corpo, alma e espírito, Consulte sempre o Doutor Jesus Cristo”. Conserve o
seu corpo como Templo, pois é biblicamente correto, mas sem exageros que venham
fazer o corpo suplantar o espírito.” Osvarela em https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=CUIDANDO+DO+CORPO+COM+MODERA%C3%87%C3%83O
Corpo
E Pecado
13 - Os manjares são
para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um
como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o
Senhor para o corpo.
Paulo
sempre esteve preocupado em doutrinar no sentido de ensinar – sobre o uso do
corpo, pois estava em evidência, o pensamento grego sobre o corpo – assim, ele
escreve:
Cl.2.5: Mortificai, pois, os
vossos membros, que estão sobre a terra. A mortificação pode ser usada como
deixar certas práticas relativas ao corpo ser tratado de maneira normal e não cultual
como tem sido nestes últimos dias, até mesmo por crentes.
No
texto Paulo vai destacar:
Gula
– não é apenas uma questão de gula, mas questão de ofensa ao corpo santificado a
Deus.
1
Tessalonicenses 5.23: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso
espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na
vinda de nossos Senhor Jesus Cristo.”
Falta
de entendimento de que o que o corpo faz pode, sim, prejudicar o homem interior,
quase em forma de um pensamento estóico (estóica é a ideia de uma presença
ou inabitação de deus em cada homem individualmente; em Sêneca48, em Epíteto e
em Marco Aurélio. Obviamente a diferença está na concepção deste hóspede
interno, que para os estóicos é o logos racional ao passo que para Paulo
é o Espírito Santo (cf. também 2Cor 1,22; Gl 4,6). Pode-se concluir, portanto,
que uma presença divina no individuo é de fato análoga.) Destaco, Paulo,
neste trecho coloca carne em oposição ao espírito, o que pode confundir ou
induzir o estudioso desta passagem a entender que é a mesma colocação do corpo
ao Espírito Santo. Aqui é “sarx” em oposição a “espírito” evidenciando
a nossa posição do homem total.
Pensamento:
“Quando os coríntios ficavam com fome, eles comiam. Seguindo a mesma lógica,
toda vez que desejavam ter relações sexuais, eles se entregavam ao desejo.”
Paulo
não está usando uma metáfora, como chegaremoss entender, mas ele está sim,
preocupado com o uso do corpo – templo – para coisas físicas, como pecado pelo
corpo, fornicação, pois a partir do pensamento inicial do versículo “Os
manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares” se reduzido a uma
falsa doutrina filosófica de vida, o corpo poderia ser usado em pecado, pois
não afetaria o homem, como um todo. Assim eu ressalto que a tricotomia avança
neste texto para unidade tricotômica atingida, por apenas uma parte do Homem.
Paulo
ensina então:
“..., irmãos: que a
carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a
incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos,
mas todos seremos transformados;” 1 Coríntios 15:50,51
O
estômago e o processo digestivo, de certo modo, não passam de coisas terrenas e
de nada servem na eternidade. Mas o corpo, por meio do poder de ressurreição de
Cristo, é eterno. Ele foi santificado por Deus para render-lhe glória (v. 20).
Entenda: “A
materialidade humana nunca deve ser considerada (como infelizmente alguns o
fazem) a parte mais baixa da natureza humana, e a parte espiritual (imaterial)
a mais elevada. Ambas as criações, material e espiritual, São igualmente boas e
igualmente importantes, porque ambas vieram de Deus e vão para Deus (1Co
6.14-15).” Heber Carlos de Campos
Paulo continua após o versículo 19 e no
versículo 20, demonstra porque nós e os de Corinto devemos reconhecer que somos
mordomos do corpo, dado por Deus para o arrebatamento e eternidade com ele.
20
- Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso
corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
A
mordomia do corpo nos remete ao coro eterno e a necessidade de manter-nos individualmente
(..., a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4) santos para
entregar a nossa mordomia deste corpo, no momento do nosso encontro com Deus,
por via do novo nascimento, pelo qual nos tornamos nova criatura, criatura
pneumática.
Porque
a má mordomia já tem um julgamento de morte: “Porque o salário do pecado é a
morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo
Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23
“Sabendo isto, que o
nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado
seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que
está morto está justificado do pecado.” Romanos 6:6,7
Donde
o próprio Apóstolo Paulo orienta porque a mordomia do corpo passa ser vital em
Cristo, como corpo – “soma” – da Igreja Eterna.
“Assim também vós considerai-vos
certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus
nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal,
para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis
os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos
a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como
instrumentos de justiça. Romanos 6:11,12,13
Corpos
do CORPO:
Templos
no Templo.
A
mordomia do corpo é explicita por Paulo, e traz compromisso e total
dedicação a cada membro do Corpo, como templos do divino e sob a ótica do item
interior sob a visão do versículo 19, demonstra a necessidade de cuidados com o
corpo físico, para que o mesmo possa ser cuidado.
“Não sabeis vós que sois
o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir
o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós,
é santo.” 1 Coríntios 3:16,17
“Porque assim como em um
corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim
nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos
membros uns dos outros.” Romanos 12:4,5
“..., cumpro o resto
das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;” Colossenses
1:24
A
mordomia do corpo é fundamental na unificação de todos os membros do Corpo
de Cristo – A Igreja.
A
reunião congregacional pelo batismo e a crença em Nome de Jesus faz a ligação
entre todos os crentes no Mundo. Esta entidade mística e Crística é a figura
usada para definir o Povo de Deus na instituição pelo próprio Cristo, da Igreja.
Paulo
diz da comunidade cristã como soma, “corpo” (Romanos 12,4-5: “um só
corpo em Cristo”; 1Cor 12,27: “vós sois o corpo de Cristo”. Paulo define
uma visão nova e eclesiástica que os judeus não poderiam entender, assim como
não entenderam as palavras de Jesus em Mateus 16.18, aliás, muitos não judeus,
não entendem até hoje a afirmação petrina.
“Pois também eu te digo
que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
Esta
definição de Corpo não pertence, com toda certeza, não pertence à tradição
judaica, porque na ótica de Israel não se podia e não se pode absolutamente
falar de um “corpo de Cristo, isto é, do Messias” e muito menos de um “corpo de
Adonai, isto é, de JHWH”.
“Pois todos nós fomos
batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo
não é um só membro, mas muitos.” 1 Coríntios 12:13,14
Paulo
reflete várias vezes sobre a relação entre Israel e a igreja. Ele vê ambos
correlacionados diretamente. Por isso ele pode designar a geração do deserto em
1Coríntios 10.1 como "nossos pais", e em Romanos 9.25, também
a única passagem em que Paulo designa - pelo menos implicitamente - a igreja
como "povo de Deus". Ele vê a igreja dos gentios como ramo
enxertado por Deus na oliveira de Israel (Romanos 11.13-24).
“Chamarei meu povo
ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. E sucederá que
no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos
do Deus vivo. Também Isaías clama acerca de Israel” Romanos 9:25-27
A
visão mais próxima era a “qahal” ou a Congregação de Israel.
Nós
estamos entendendo, então, por que a mordomia cristã se torna algo a ser
mantido dentre todos da Igreja, de forma individual e na forma coletiva. Paulo
inculca que ser comunidade precisa ter consequências para o comportamento.
“Não sabeis que o
vosso corpo é templo do Espírito Santo, que reside em vós e que o recebestes
de Deus” 1Coríntios 6,19).
É
bem verdade que a imagem do templo aplicada à comunidade inteira (cf. 1Coríntios
3,16,17b)
No
batismo, os cristãos são todos acolhidos pelo Espírito num único corpo, que é o
"corpo de Cristo" (1Coríntios 12.13, 27).
A
unidade desse corpo torna-se visível na comunhão e no mútuo serviço dos
membros. Seu ponto culminante é o fato de as diferenças sociais não
representarem mais nenhum papel (1Coríntios 12.13; cf. Gálatas 3.28).
Anexo:
Palavras hebraicas e gregas usadas para os termos:
Os
corpos dos cristãos são membros de Cristo e templo do Espírito Santo.
a) Corpo no VT — rfpf( |
('apar) =
pó
|
rf&fB
|
(basar) =
carne
|
hfl"b:n
|
(nebhlah)
= corpo (cadáver)
|
Corpo no
NT — sw=ma
|
|
b) Alma no
VT - #pn
|
(nephesh)
|
Alma no NT
— yuxh\n
|
|
c)
Espírito no VT — axUr
|
(ruah)
|
Alma no NT
— pneu=ma
|
|
d) Coração
VT — bfb"l
|
(lebhabh)
|
b"l
|
(lebh)
|
Coração no
NT — kardi/a
|
Fonte:
Nesta
extensão do estudo desta lição.
Tratado
acadêmico: Paulo de Tarso e os componentes gregos do seu pensamento, Romanos 10.17771/PUCRio.ATeo.18333Penna;
Panorama
do Novo Testamento - História, Contexto e Teologia; Klaus-Michael Bull
Nenhum comentário:
Postar um comentário