quinta-feira, julho 11

A Mordomia do Corpo – Finalização em 2ª Parte LIÇÃO 02 – CPAD 3 TRIMESTRE 2019



A Mordomia do Corpo – Finalização em 2ª Parte
LIÇÃO 02 – CPAD 3 TRIMESTRE 2019
Estudo do Pastor e Prof. Unv. Osvarela
Texto Áureo
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Romanos 12.1
Resultado de imagem para lição 2 cpad 3 trimestre 2019
1 Coríntios 6.13-20                                                                      
13 - Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 - Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 - Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 - Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 - Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Continuação do discurso
“..., nós os crentes em Cristo, deveríamos pensar:
“Para cuidar, do seu ser, corpo, alma e espírito, Consulte sempre o Doutor Jesus Cristo”. Conserve o seu corpo como Templo, pois é biblicamente correto, mas sem exageros que venham fazer o corpo suplantar o espírito.” Osvarela em https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=CUIDANDO+DO+CORPO+COM+MODERA%C3%87%C3%83O
Corpo E Pecado
13 - Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Paulo sempre esteve preocupado em doutrinar no sentido de ensinar – sobre o uso do corpo, pois estava em evidência, o pensamento grego sobre o corpo – assim, ele escreve:
Cl.2.5: Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra. A mortificação pode ser usada como deixar certas práticas relativas ao corpo ser tratado de maneira normal e não cultual como tem sido nestes últimos dias, até mesmo por crentes.
No texto Paulo vai destacar:
Gula – não é apenas uma questão de gula, mas questão de ofensa ao corpo santificado a Deus.
1 Tessalonicenses 5.23: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nossos Senhor Jesus Cristo.”
Falta de entendimento de que o que o corpo faz pode, sim, prejudicar o homem interior, quase em forma de um pensamento estóico (estóica é a ideia de uma presença ou inabitação de deus em cada homem individualmente; em Sêneca48, em Epíteto e em Marco Aurélio. Obviamente a diferença está na concepção deste hóspede interno, que para os estóicos é o logos racional ao passo que para Paulo é o Espírito Santo (cf. também 2Cor 1,22; Gl 4,6). Pode-se concluir, portanto, que uma presença divina no individuo é de fato análoga.) Destaco, Paulo, neste trecho coloca carne em oposição ao espírito, o que pode confundir ou induzir o estudioso desta passagem a entender que é a mesma colocação do corpo ao Espírito Santo. Aqui é “sarx” em oposição a “espírito” evidenciando a nossa posição do homem total.
Pensamento: “Quando os coríntios ficavam com fome, eles comiam. Seguindo a mesma lógica, toda vez que desejavam ter relações sexuais, eles se entregavam ao desejo.”
Paulo não está usando uma metáfora, como chegaremoss entender, mas ele está sim, preocupado com o uso do corpo – templo – para coisas físicas, como pecado pelo corpo, fornicação, pois a partir do pensamento inicial do versículo “Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares” se reduzido a uma falsa doutrina filosófica de vida, o corpo poderia ser usado em pecado, pois não afetaria o homem, como um todo. Assim eu ressalto que a tricotomia avança neste texto para unidade tricotômica atingida, por apenas uma parte do Homem.
Paulo ensina então:
“..., irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;” 1 Coríntios 15:50,51
O estômago e o processo digestivo, de certo modo, não passam de coisas terrenas e de nada servem na eternidade. Mas o corpo, por meio do poder de ressurreição de Cristo, é eterno. Ele foi santificado por Deus para render-lhe glória (v. 20).
Entenda: “A materialidade humana nunca deve ser considerada (como infelizmente alguns o fazem) a parte mais baixa da natureza humana, e a parte espiritual (imaterial) a mais elevada. Ambas as criações, material e espiritual, São igualmente boas e igualmente importantes, porque ambas vieram de Deus e vão para Deus (1Co 6.14-15).” Heber Carlos de Campos
 Paulo continua após o versículo 19 e no versículo 20, demonstra porque nós e os de Corinto devemos reconhecer que somos mordomos do corpo, dado por Deus para o arrebatamento e eternidade com ele.
20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
A mordomia do corpo nos remete ao coro eterno e a necessidade de manter-nos individualmente (..., a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4) santos para entregar a nossa mordomia deste corpo, no momento do nosso encontro com Deus, por via do novo nascimento, pelo qual nos tornamos nova criatura, criatura pneumática.
Porque a má mordomia já tem um julgamento de morte: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23
“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.” Romanos 6:6,7
Donde o próprio Apóstolo Paulo orienta porque a mordomia do corpo passa ser vital em Cristo, como corpo – “soma” – da Igreja Eterna.
“Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:11,12,13
Corpos do CORPO:
Templos no Templo.
A mordomia do corpo é explicita por Paulo, e traz compromisso e total dedicação a cada membro do Corpo, como templos do divino e sob a ótica do item interior sob a visão do versículo 19, demonstra a necessidade de cuidados com o corpo físico, para que o mesmo possa ser cuidado.
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” 1 Coríntios 3:16,17
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” Romanos 12:4,5
“..., cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;” Colossenses 1:24
A mordomia do corpo é fundamental na unificação de todos os membros do Corpo de Cristo – A Igreja.
A reunião congregacional pelo batismo e a crença em Nome de Jesus faz a ligação entre todos os crentes no Mundo. Esta entidade mística e Crística é a figura usada para definir o Povo de Deus na instituição pelo próprio Cristo, da Igreja.
Paulo diz da comunidade cristã como soma, “corpo” (Romanos 12,4-5: “um só corpo em Cristo”; 1Cor 12,27: “vós sois o corpo de Cristo”. Paulo define uma visão nova e eclesiástica que os judeus não poderiam entender, assim como não entenderam as palavras de Jesus em Mateus 16.18, aliás, muitos não judeus, não entendem até hoje a afirmação petrina.
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
Esta definição de Corpo não pertence, com toda certeza, não pertence à tradição judaica, porque na ótica de Israel não se podia e não se pode absolutamente falar de um “corpo de Cristo, isto é, do Messias” e muito menos de um “corpo de Adonai, isto é, de JHWH”.
“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” 1 Coríntios 12:13,14
Paulo reflete várias vezes sobre a relação entre Israel e a igreja. Ele vê ambos correlacionados diretamente. Por isso ele pode designar a geração do deserto em 1Coríntios 10.1 como "nossos pais", e em Romanos 9.25, também a única passagem em que Paulo designa - pelo menos implicitamente - a igreja como "povo de Deus". Ele vê a igreja dos gentios como ramo enxertado por Deus na oliveira de Israel (Romanos 11.13-24).
“Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo. Também Isaías clama acerca de IsraelRomanos 9:25-27
A visão mais próxima era a “qahal” ou a Congregação de Israel.
Nós estamos entendendo, então, por que a mordomia cristã se torna algo a ser mantido dentre todos da Igreja, de forma individual e na forma coletiva. Paulo inculca que ser comunidade precisa ter consequências para o comportamento.
Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que reside em vós e que o recebestes de Deus” 1Coríntios 6,19).
É bem verdade que a imagem do templo aplicada à comunidade inteira (cf. 1Coríntios 3,16,17b)
No batismo, os cristãos são todos acolhidos pelo Espírito num único corpo, que é o "corpo de Cristo" (1Coríntios 12.13, 27).
A unidade desse corpo torna-se visível na comunhão e no mútuo serviço dos membros. Seu ponto culminante é o fato de as diferenças sociais não representarem mais nenhum papel (1Coríntios 12.13; cf. Gálatas 3.28).
Anexo: Palavras hebraicas e gregas usadas para os termos:
Os corpos dos cristãos são membros de Cristo e templo do Espírito Santo.

a) Corpo no VT — rfpf(
('apar) = pó
rf&fB
(basar) = carne
hfl"b:n
(nebhlah) = corpo (cadáver)
Corpo no NT — sw=ma
b) Alma no VT - #pn
(nephesh)
Alma no NT — yuxh\n
c) Espírito no VT — axUr
(ruah)
Alma no NT — pneu=ma
d) Coração VT — bfb"l
(lebhabh)
b"l
(lebh)
Coração no NT — kardi/a

Fonte:
Nesta extensão do estudo desta lição.
Tratado acadêmico: Paulo de Tarso e os componentes gregos do seu pensamento, Romanos 10.17771/PUCRio.ATeo.18333Penna;
Panorama do Novo Testamento - História, Contexto e Teologia; Klaus-Michael Bull

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger