sexta-feira, julho 12

As Cartas de Pedro: vivendo em esperança e firmados na verdade Lição 1 – CPAD º Trimestre 2019 Estudo resumido


As Cartas de Pedro: vivendo em esperança e firmados na verdade
Lição 1 – CPAD º Trimestre 2019
Estudo resumido Pr e Prof Unv. Osvarela
Texto Do Dia
"Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero." 2 Pe 3.1

Texto bíblico
1 Pedro 1.1,2; 5.12; 2 Pedro 1.1; 3.1,2
1 Pedro 1
1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,
2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.
1 Pedro 5
12 Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
2 Pedro 1
1Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
2 Pedro 3
1 Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero,
2 para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos.
Exortar – Animar
Alegria e Esperança:
“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” 1 Pedro 4:12,13
Quem era Pedro. Em suas próprias palavras:
1 Pedro 1. 1 “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo”
..., sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:” 1 Pedro 5:1
Mesmo em sua apresentação sobre o que exercia na Igreja Pedro é um operador da esperança futura.
Nas palavras de Paulo:
“Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. [...] Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão [...] E conhecendo Tiago, Cefas (Pedro) e João, que eram considerados como as colunas; Gálatas 2:1;8,9
Pedro em suas epístolas universais, se atém, em seus dias, a exortar os irmãos da Igreja primitiva, apontando-lhes para a firmeza da fé e a origem dela em Cristo Jesus, Seu Senhor e Mestre, tanto como mestre espiritual, como Mestre dos Mestres.
Pedro é o escritor que, mais usa o nome de Deus por trecho de escrita no NT, considerando as Epístolas Universais. Ele também indica a existência da sua primeira carta: “Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;” 2 Pedro 3:1
Ele usa Deus 39 vezes em uma média de uma vez para cada 43 palavras.
Comparando com outros Escritos Neotestamentários:
I João – uma para cada 34 palavras
Só é vencido por Paulo aos escrever Aos Romanos – uma vez para cada 46 palavra.
O Apóstolo se preocupa na manutenção do conhecimento salvífico da Salvação pela Graça, com base na Esperança rediviva em Jesus Cristo pela sua Ressurreição.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” 1 Pedro 1:3
Nem mesmo os anjos, que anelaram fazer esta Obra e os antigos, puderam ter esta oportunidade, que só pertence a Igreja.
“Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.” 1 Pedro 1:12
A importância do conhecimento doutrinário é destacada por Pedro, e assim, ele dá canonicidade igualitária as Neoescrituras, através dos Escritos do Apóstolo Paulo, com quem tinha dificuldades, mas respeito pastoral, como guia da Igreja, a quem Paulo chama de coluna da Igreja Primitiva.
Gálatas 2 “Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão [...] E conhecendo Tiago, Cefas (Pedro) e João, que eram considerados como as colunas
Pedro, chamado de indouto pelo sinédrio, demonstra em suas epístolas um profundo conhecimento exegético e da revelação da Palavra como os escritos, em sua nova etapa, através dele mesmo, e dos demais apóstolos, discípulos e Paulo.
“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.“ 2 Pedro 3:15,16
A vida na Graça
Pedro que havia sido um dos principais membros do concílio de Cristo, vivendo a intimidade diária de Jesus, sendo usado e chamado para servir a Cristo pela longevidade da vida, lhe concedida por revelação do próprio Mestre, ainda que com uma sentença dura da morte que lhe sobreviria posteriormente, manteve a esperança e a alegria da Graça:
“Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus, ...” João 21:17-19
Obs.: Pedro deveria seguir Jesus. A partir desse diálogo subentende-se Pedro foi martirizado, mas a Bíblia não relata a morte de Pedro, mas a tradição cristã antiga relata repetidas vezes, que ele morreu em Roma durante a perseguição encabeçada por Nero, possivelmente em 65 d.C.
“Hegessipo diz que Nero procurava fatos contra Pedro para condená-lo à morte. Quando o povo percebeu isso, rogaram a Pedro, com muita insistência, para que ele fugisse da cidade. Pedro no fim foi persuadido pelos importunos pedidos e preparou-se para a fuga. Porém, ao chegar ao portão da cidade, viu o Senhor Jesus Cristo vindo ao seu encontro, a quem Pedro, adorando, disse: — Senhor, para onde vais tu? — Ao que Ele respondeu dizendo: — Estou voltando para ser crucificado. — Assim Pedro, percebendo que com essas palavras o Senhor se referia ao martírio do qual ele estava fugindo, voltou para a cidade. Jerônimo diz que ele foi crucificado, com a cabeça para baixo e os pés para o alto a pedido dele mesmo porque era — disse ele — indigno de ser crucificado do mesmo modo e jeito como o fora o Senhor.” (John Foxe, O Livro dos Mártires, p. 21, 22).”
Mesmo sendo o Apóstolo da Esperança ele tinha conhecimento de que o sacrifício de jesus era a única forma pelo qual os homens poderiam ter Esperança da vida eterna, por isto Pedro cita a palavra
πασχα – pascha; cordeiro pascal; Cristo crucificado é comparado ao cordeiro pascal imolado
2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.
ραντιζω – rhantizo, de rhaino (aspergir); v. aspergir; limpar pela aspersão, com o objetivo de purificar
A Graça foi conseguida pela aspersão do Sangue de Jesus, morte Redentiva, que todos poderiam entender, com base no conceito do cordeiro oferecido em lugar do pecador. Pela Sua morte jesus realizou a redenção definitiva para todos, que agora, podem ter esperança e alegria em um futuro melhor em Cristo!
Pedro era conhecedor da Graça, revelada a ele e aos apóstolos de maneira particular e desta Graça ele poia ensinar, transmitir, falar e descrever.
Pedro pode transmitir animo e encorajamento com a visão do futuro garantido por jesus, que lhe falara que morreria e ressuscitaria. Você teria a mesma fé de Pedro? Muitos abandonaram a fé e o próprio jesus ao ouvir certas palavras do Mestre com vistas ao futuro do próprio Jesus e de todos que com ele palmilhavam as ruas poeirentas da Galiléia e foram com ele acompanhando o Caminho da Via Dolorosa.
“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.” 1 Pedro 5:10
Graça
Eterna glória
Aperfeiçoe
Confirme
Fortifique
Estabeleça
Colunas de uma doutrina, vivida, e repassada aos crentes da Igreja Universal, pelo Apóstolo Pedro!
Bom trimestre
Fonte:
Introdução ao Novo Testamento – D.A.Carson; Douglas J. moo; Leon Morris
Apontamentos do autor
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Equipe Biblia.com.br
Bíblia on line

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger