domingo, agosto 25

A Mordomia Do Tempo Lição 8 – CPAD -3º Trimestre 2019


A Mordomia Do Tempo
Lição 8 – CPAD -3º Trimestre 2019
Estudo Prof.Pr. Osvarela
Malaquias 3.1-8
1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:
2 - há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
3 - tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;
4 - tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar;
5 - tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
6 - tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;
7 - tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;
8 - tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.
Texto Áureo
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus." (Ef 5.15,16)
Se há algo que não podemos recuperar são os anos ou dias ou minutos que se passaram.
“Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” Salmos 118:24
Assim, a sábia mensagem bíblica sempre foi viver cada dia, com suas dificuldades e bençãos e desafios.
O profeta Jeremias indica que este motivo da mordomia do tempo é fundamental, quanto a nossa vida espiritual, ao dizer:
“Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.” Jeremias 8:20
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.” Eclesiastes 3:15
O tempo pode ser definido por duas palavras gregas: kairós e chronos, dois aspectos de “tempo” no plano de Deus.
Chronos e Kairós. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico ou sequencial (o tempo que se mede, de natureza quantitativa), Kairós possui natureza qualitativa, o momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece: a experiência do momento oportuno.
Cronológico e o tempo determinado por Deus.
Chronos - significa um espaço de tempo ou intervalo, e às vezes é usada para dar a idéia de “demora”.
Kairós - significa uma ocasião especial, um tempo determinado, ou uma oportunidade. Kairós (em grego: καιρός, "o momento oportuno", "certo" ou "supremo")
Chronos em textos como:
Chronos com duração alongada - Lucas 20.9 (o dono da vinha ausentou-se do país por muito tempo)
Chronos indeterminado - João 5.6 (o paralítico que estivera doente havia muito tempo)
Atos 8.11 (Simão, o mágico, desde muito tempo iludira os samaritanos com suas artes); Chronos quantitativo - Atos 13.18 (Deus suportou os costumes do povo de Israel no deserto por espaço de quarenta anos).
Em Atos 17.26-30, podemos ver o contraste dos dois termos. No versículo 26, diz que Deus fez todas as nações para habitarem sobre a terra, determinando-lhes os tempos (kairós) já dantes ordenados. No meio de todo o espaço de tempo que vai passando, existem na história da humanidade, como um todo, momentos específicos que Deus já predeterminou como épocas especiais, épocas de mudanças, épocas que abrem novas etapas no desenvolvimento do seu plano na terra. Este é o significado de kairós: é um momento decisivo, uma ocasião especial, em que grandes coisas podem acontecer. Gálatas 4.4
Aeom - Aeon, também conhecido por éon, eão ou eon, é um termo utilizado para designar “o que é para sempre”, um período longo de tempo ou a eternidade.
Esta palavra se originou a partir do grego αἰών (aión), que pode ser traduzido como “tempo de vida”, “força vital”, “geração” ou “eterno”.
É um termo bastante utilizado na geologia, cosmologia e astronomia, para representar períodos alongados e quase impossíveis de pensarmos, como: um bilhão de anos, correspondendo a escala de tempo geológica que compõe a história do planeta Terra. Ou um bilhão de anos-luz. Medida da astronomia, usada para determinar a distância pela qual se consegue aproximar a idade das estrelas, e quanto tepo demorou para sua luz chegar até a Terra, viajando pelo espaço cósmico.
Última Palavra: O Tempo de Deus – Kairós e Chronos; Data de publicação: 29/11/2011; Christopher Walker
Pensamentos Sobre Tempo:
1.    Aristóteles (384-322 a.C.) defendia a opinião de que o tempo “khronos” faz parte do Universo e não pode ser separado dele.
2.    Agostinho, sabiamente afirma que “na eternidade, […] nada passa, tudo é presente”, sendo um “sempre presente”, um “eterno hoje”, ao passo que no tempo “khronos” as coisas passam.
W. E. Best em sua obra Eternity and Time (Eternidade e tempo) diferencia a eternidade e o tempo usando duas expressões: temporalidade extensa e eternidade intensa.
Antes de acender aos céus os discípulos questionaram a Jesus a respeito das coisas futuras: “Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempo ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (At 1. 6, 7).
O que é Tempo:
Imagem:Prof. Eder Tomé - Bereanos na EBD
Tempo: subst. masc.; duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem; "só o tempo o fará esquecer o grande amor"; determinado período considerado em relação aos acontecimentos nele ocorridos; época.
Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada.
A expressão "a tempo", significa que o fato está acontecendo no momento oportuno, na ocasião certa.
A etimologia usada para nossa marcação de período vem de ανω o ano, como em Gl 4.26 “a Jerusalém de cima - nos céus, ou tempo - a Jerusalém eterna que precedeu a Jerusalém terrenal”, mas há também o tempo ínfimo o atômico, ou átimo de tempo, - ατομος – átomos – de 1 negativo – indivisível; “de um momento de tempo”
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1 Coríntios 15:52
Pode-se entender que o chamado "kairós" é um momento oportuno único, que pode estar presente dentro do espaço de um tempo físico, determinado por Cronos, segundo a mitologia grega. Em outras palavras, kairós seria o período ideal para a realização de uma coisa específica, que pode ser um objeto, processo ou contexto.
Tempo como Tempo meteorológico:
Atualmente, no grego moderno, a palavra kairós possui o significado de "tempo climático", similar ao significado da palavra weather em inglês.
No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que é divergente do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos e etc.
O chamado "kairós de Deus" não pode ser medido, pois, de acordo com uma das passagens da Bíblia Cristã: "(...) um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" (2 Pedro 3:8).
Kairós e Cronos
​Para a filosofia grega, kairós simbolizava a ideia de tempo momentâneo, uma oportunidade ou um período específico para a realização de determinada atividade, por exemplo. Kairós não era entendido como um tempo cronológico, mas sim como um momento no presente ideal para algo.
Já o conceito de cronos está relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc.
Para a igreja cristã, os termos kairós e cronos são antagônicos no sentido de um significar o "tempo de Deus" (kairós) e o outro o "tempo dos humanos" (cronos).
O Tempo e a liturgia do culto
Hinologia e Pregação
Nos últimos anos a liturgia dos cultos em nossas igrejas, é afetada, de maneira radical com a piora do uso do tempo de culto e adoração a Deus, desculpando-me por ressaltar a mesma coisa em duas palavras.
Os nossos cultos se transformaram em shows de cantoria, e não de louvor, porque quando o louvor, que também é culto é real e genuíno é agradável e bem-vinda.
Mas, temos reuniões em que o número de cânticos chega a passar de 5 hinos. Toca banda, toca orquestra, canta coral, cantam as irmãs do Círculo de oração, canta a mocidade, cantam adolescentes, cantam as crianças, e ainda temos oportunidades para louvores avulsos, no mesmo culto.
E a pregação?
Onde fica?
Fica nos 5 a 15 ou quando muito 20 minutos restantes, para o pregador dar um jeito com o tempo que tiver.
A incoerência de alguns obreiros e crentes, que não sabem dispor de maneira correta o tempo quando lhes é dada a oportunidade. Pede para cantar um hino, mas lê a Bíblia, dá um testemunho, antes de começar a cantar.
É dada a oportunidade para orar ou para dar uma saudação e lá vai o obreiro, e gasta minutos do tempo da pregação, antes de fazer o que, o pastor determinou.
Temos porém o reverso, o pregador recebe um tempo bom de 30 a 40 minutos para pregar e enrola quase 10 minutos bajulando o pastor, faz propaganda dos livros, conta que Deus fez por onde esteve pregando, até pedir ao povo para abrir a Bíblia no texto que vai pregar.
Enfim, a mordomia do tempo não tem sido desrespeitada na maioria das nossas igrejas.
“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” Tito 2:1
Isto sem falar em igrejas que não se respeita o horário dos cultos, cultos que não são do nosso feitio, se arrastam por mais de 3 horas e meia, nas noites de domingos, ou mesmo nos chamados cultos de doutrina, que também de há muito perderam o sentido, só tem sido ofertado ao povo, pregações avivalistas e deixado o bom costume de pregar a doutrina.
“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” 1 Coríntios 14:40
A Mordomia do Tempo Pessoal.
2 - há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
3 - tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;
Quando lemos este tempo, necessitamos compreender, que enquanto há forças e tempo para aprender e empreender, somos obrigados a edificar colunas em nossas vidas, que possamos nos sustentar, após e durante a velhice, quando digo após a velhice, são meios que deixaremos para nossos sucessores familiares filhos, viúva(o)s
“..., tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;”
É o tempo de obedecer a ordem edênica – lavrar a terra para ela produzir a nosso favor, contando com a benção de Deus.
“Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.” João 21:18
A velhice é um tempo difícil e há determinação da longevidade dos homens por Deus. Chegará o dia em que o homem se irá, mas antes haverá tempos de dificuldades físicas para todo ser humano.
“No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores (dentes), por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas (olhos); e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.” Eclesiastes 12:3;5-8
Tempo de renovação:
Tempo de arrancar significa que o homem, tendo plantado terá um momento de renovação, primeiro para renovação da terra e para plantar semente nova.
Tempo da duração da vida:
1 - Tudo tem o seu tempo determinado
2 - há tempo de nascer e tempo de morrer
No livro da vida de cada criatura, Deus determina o momento certo dele nascer, épocas, anos e eras, pois para cada homem, independente de religiosidade ou crença, Deus tem um propósito construtivo para a geração daquele que vai nascer.
Assim Deus determinou um momento para o homem Thomas Edson descobrir a lâmpada elétrica, como determinou um momento para um homem

4 - tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar;
5 - tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;
“Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” Salmos 118:24
O uso do tempo em nossas vidas é algo que se não soubermos organizar e dispor deles com sabedoria estaremos fadados ao arrependimento, pelo mau uso dos dias passados, que o Senhor nos concedeu.
A nossa vida é como o vapor, ou a erva falível e passageira do campo.
Os meus dias são como a sombra que declina, e como a erva me vou secando.” Salmos 102:11
A Bíblia nos ensina que por isto mesmo não temos que contar com o tempo ou ajuda alheia, mas só podemos contar com Deus, pois mais forte que seja o homem, ele é um vapor sem expressão diante do Eterno e da eternidade. não temos como clamar, mas, a misericórdia de Deus nos ajuda pelo Espírito Santo pois somos esta erva sem voz, que não sabemos como pedir ou até mesmo orar, em certas circunstancias.
“..., e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.” Isaías 40:6
“E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?” Lucas 12:28
Apenas a palavra de Deus permanece, e Ele criou o Mundo pelo poder da Sua Palavra – o Logos
“Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre” 1 Pedro 1:24,25
Malaquias 3.2 - há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
O tempo é incrivelmente cheio de eternidade, mas nós somos inseridos nele, por Deus, e para que este tempo não nos fosse capaz de aniquilar, Deus por Jesus Cristo, nos fez para sermos vivos para sempre, ao que creem em Seu Filho Jesus Cristo.
“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:23
A mordomia do Tempo e a relação humana
Malaquias 3.5 -; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
Há alguns aspectos escritos pelo profeta no texto bíblico de Malaquias que nos ensinam como devemos nos portar, com vista, a vida e uso do tempo nas nossas relações humanas.
Assim, como a sábia instrução das Escrituras temos que saber nos relacionar, no primeiro vértice das relações que o homem deve ter, a relação com outras pessoas, seja com os membros do Corpo de Cristo, a Igreja, seja com a sociedade hodierna.
“Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.” Provérbios 25:17
Há uma necessidade de relacionamento próprio imposto desde a Criação de Adão.
Mas, saber usar a mordomia do tempo, neste relacionamento é coisa que todos devem ter conhecimento, pois mesmo em família cada um sabe o tempo e hora para entrar e quando sair da casa do próximo, para que este não veja tua estada entre eles, como uma condição que impeça o desenvolver da família em seu dia a dia.
Então, abraçar e tempo de se afastar de ser abraçado é uma forma do escritor, observador e conhecedor de relações, ensina a cada um como devemos nos portar.
A Mordomia do Tempo E a relação do homem, com Deus
Outra relação que vem desde os tempos edênicos, é a relação do homem, com Deus, para esta não devemos colocar tempo, hora ou momento, esta deve ser sempre mantida, pois Ele mesmo é que nos sustenta a vida, sem Ele nada do que foi feito se fez, e nada do que intentamos fazer será realizado.
No lugar disto Se o Senhor nos permitir Tiago 4:13;14,15. “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.”
A importância do tempo sob a permissão de Deus nos faz conquistar e realizar eventos pessoais no tempo de Deus, pois o desconhecimento, do que ocorre em um tempo, ou parte dele, só o Senhor pode conhecer, mas cabe a cada um cuidar de forma que haja mordomia de seu tempo, para benefício próprio e da causa divina, e de tudo que nós necessitamos.
A partir desta decisão de consultar, em qual tempo faremos algum negócio, também estaremos nos submetendo a soberania divina, pela Onisciência divina, que sabe o que nos ocorrerá, pois está embutido no texto, a ideia de quão passageiro é o homem, quanto ao que vai fazer, pois pode ser que nem haja tempo para suas pretensões serem alcançadas.
Quanto a este relacionamento com Deus, é necessário que tenhamos o cuidado de manter a todo tempo.
A Soberania de Deus e a Mordomia do Tempo
Malaquias 3.1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:
Quando o escritor obteve esta revelação, ele destaca que tempo e oportunidades mais acontecimento factual, estão determinados por Deus para acontecer no momento exato.
Em exemplo é sobre quando uma benção ou promessa vão nos encontrar no momento certo para desfrutarmos dela ou até mesmo para a ocorrência de um fato na vida de uma Nação ou pessoa.
O salmista fala sobre este tempo determinado: “O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As linhas caem-me em lugares deliciosos, ...” Salmos 16:5,6, as linhas significam as promessas que caem na vida do crente no momento certo estando ele andando no Kairós.
Na hora certa Deus dá a providência e executa sua soberania controlando o tempo, ao seu tempo.
“Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.” Isaías 38:1;4,5
Havia um proposito salvífico e de abençoar sua geração e descendência, antes dele ter um herdeiro.
Encontramos isto, na promessa de Abraão ser pai de nação, este passava pelo Plano da Salvação, mas estava embutido a estada por 400 anos da sua geração:
“Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.” Gênesis 15:13,14
Mordomia do Tempo e a Família:
Família demanda tempo. Mas, não é um tempo comum, é um tempo especial.
Demanda amor, demanda autoridade, demanda convivência com carinho com qualidade de tempo.
É parte da ordenação adâmica dada a Adão, socialização interna nuclear.
Família tem por cima o nome de Deus, desde Abraão.
“Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória. Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,” Efésios 3:13-15
Família demanda ensinar a palavra de Deus, com tempo e a todo tempo, pois ela é a base moral e religiosa da família e guarda os portais de nossas casas.
“E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Deuteronômio 6:7-9
Me agrada deste texto, em especial sobre o uso do tempo na família e com a família. Ele tem um encadeamento temporal, excelente, quanto a mordomia do tempo, em vários momentos:
Convívio interno – dentro do lar no dia-a-dia; falarás assentado em tua casa;
Convívio externo – passeio, levando o filho para escola - andando pelo caminho
Convívio e ensino para cada momento - deitando-te e levantando-te
1ª PARTE

Fonte:
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong
Apontamentos do autor
Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger