sábado, agosto 31

A Mordomia do Trabalho Lição 9 – CPAD – Setembro 2019


A Mordomia do Trabalho
Lição 9 – CPAD – Setembro 2019
Estudo Prof Pr Osvarela
Texto Áureo
''Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também." (2 Ts 3.10)
Leitura Bíblica
2 Tessalonicenses 3.6-13
6 - Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
7 – Porque, vós, mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8 - nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós;
9 - não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 - Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11  - Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.
12 – a esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 - E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
Texto auxiliar:
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.” Gênesis 2:15;29,30
εργον – ergon; negócio, serviço, aquilo com o que alguém está ocupado;  aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa; qualquer produto, qualquer coisa afetuada pela mão, arte, indústria, ou mente; ato, ação, algo feito: a idéia de trabalhar é enfatizada em oposição àquilo que é menos que trabalho
εργασια - ergasia; n. f. atividade, desempenho; trabalho, negócio; ganho optido pelo trabalho, rendimento; esforço, trabalho
μωλωψ – molops - de molos “trabalho árduo”,
μοχθος – mochthos; n. m. trabalho árduo e difícil, labuta, labor, fadiga
μισθιος - misthios; adj. empregado por salário, assalariado
μισθος - misthos; n. m. valor pago pelo trabalho - salário, pagamento; recompensa: usado do fruto natural do trabalho árduo e esforçado
λυδια – Ludia; Lídia = “trabalho árduo”
λειτουργεω – leitourgeo; fazer um serviço, realizar um trabalho
κοπιαω – kopiao; ficar cansado, fatigado, exausto (com labuta ou carga ou aflição); trabalhar com empenho exaustivo, labutar - de trabalho corporal
καταπονεω - kataponeo; v. fatigar com trabalho pesado, exaurir com labor
καρπος – karpos; trabalho, ação, obra
Exórdio:
Desde a criação do homem, Deus o incumbiu de trabalho.
Dada todas as condições para habitação, foi dado um mandato, ou mordomia de trabalho, ao homem – Adão – incumbindo-lhe as atividades de lavrar e guardar.
A mordomia do trabalho é, pois, uma mordomia divinamente concedida ao homem, como raça humana.
“..., se alguém não quiser trabalhar, não coma também." (2 Ts   3.10)
A exegese e inserção deste versículo, neste estudo, desvinculado do contexto inicial da epístola paulina, quanto a seu sentido exortativo, relacionado aos eventos escatológicos, pode ser perfeitamente utilizada, no contexto da mordomia do trabalho, vide o que escrevemos acima e o texto auxiliar:
- vos tenho dado toda a erva que dê semente
- toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento
O Apóstolo Paulo sabia do que estava dizendo, pois todo os alunos de Gamaliel, um fariseu de orientação moderada quanto à interpretação da Lei.
Estas escolas de ensino da Lei, além de aprender todas as regras, costumes, exegese das Veteroescrituras, era necessário aprender uma atividade de trabalho, para sua própria manutenção. Na Palestina do tempo de Jesus assim se pensava. Era essa a concepção do judaísmo e o ensinamento de Jesus o missionário deveria receber a paga e o sustento de seu trabalho.
O ideal do bom rabino era ter uma profissão e viver do próprio trabalho. Neste caso, a profissão e o trabalho teriam um papel apenas secundário na vida de Paulo. O importante seria o fato de ele ser rabino ou doutor, vemos que, a profissão e o trabalho tinham um papel não secundário, mas central na vida de Paulo, em tudo que fazia.
Havia também o costume judeu de transmissão de profissão de pai, para o filho, isto indica que Paulo também, em Tarso aprendera com seu pai a arte manual, aquela de fabricante de tendas com peles e cabras (conf. Atos 18,3) e junto com a profissão assimilou o conhecimento da Lei Judaica.
Obs.: O aprendizado na oficina do pai começava aos 13 anos de idade (porém nesta idade o menino já deveria ter conhecimento da Lei e realizado seu barmistvah) e durava dois ou três anos. O menino tinha que trabalhar de sol a sol, obedecendo a uma disciplina muito rígida. Ele aprendia a profissão do pai ou para ter um meio de vida ou para se capacitar na condução dos negócios como sucessor do pai. Isto dependia do tamanho da fortuna e do negócio do pai.
Além disto ele estudara:
- Estudo da Lei, a Tora, através de leituras frequentes, até conhecê-la de cor.
- Estudo da Halaká, isto é, da Tradição dos Antigos.
- A Halaká procurava regulamentar a vida do povo de acordo com a Lei. Era a assim chamada Tradição Oral que tinha tanto valor e autoridade quanto o texto escrito da Lei. Paulo estudou a Halaká dos fariseus e não a dos saduceus (cf. Fm 3,5; At 23,6-8).
- Estudo da Hagadá, isto é, das histórias do passado, descritas na Bíblia. A maneira que se usava para lembrar e contar as histórias do passado capacitava o aluno a ler os fatos do seu tempo à luz da fé.
- As regras do Midrash, isto é, da interpretação da Bíblia. Midrash significa busca, do verbo darash - buscar. Indica a busca do sentido que a Sagrada Escritura tem para a vida do povo e das pessoas.
Sendo Paulo um fabricante de tendas, profissão muito comum da época, pois havia interesse em compra por parte do exército romano, das caravanas e dos que transportavam as mercadorias. Ele tinha como prover seu sustento e a ajuda a seus familiares (ele tinha uma irmã casada que morava em Jerusalém - At 23,16).
Aparecem muitas citações nas cartas paulinas e escritos do Novo Testamento que falam do trabalho e profissão do apóstolo Paulo.
Os evangelhos que falam da realidade do tempo de Jesus mostra que os apóstolos, comiam e bebiam daquilo que seus ouvintes doavam. Jesus mesmo falava “comei e bebei daquilo que vos derem”.
“E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.” Atos 18:2,3
Trabalho é esforço.
Paulo sempre se mostrou esforçado em tudo que se propôs realizar.
Seja na perseguição aos do Caminho, seja na pregação do Evangelho e implantação de Igrejas, em tudo podemos usar uma palavra moderna, para definir Paulo, quanto a sua relação com o Trabalho.
Paulo era um “workaholic”, ou seja, alguém para quem o trabalho era uma necessidade e imperioso na sua vida, para não ser como ele mesmo define “pesado a ninguém”, mas nos dias de hoje, mesmo levando-se em consideração a falta de vagas no mercado de trabalho, há muitos que se acomodam em suas dificuldades e acham qualquer trabalho cansativo e muitos que se apegam a seus familiares para não trabalhar, ou até mesmo gente, que nunca trabalhou!
“Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2:4
Do texto podemos extrair:
O esforço e o trabalho mostram que a presença de Deus se alegra com quem trabalha.
Ao longo dos textos bíblicos, encontraremos Deus chamando homens e mulheres e sempre alguém ocupado com o trabalho.
“Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2:4
Para o cristão ser fiel e buscar a presença de Deus, é necessário:
Esforço
Trabalho
E isto, é referente a “todo o povo
Ficar assentado aguardando uma solução vinda dos céus é a alegação usada por muitos, mas leia:
Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age.” Esdras 10:4
Ninguém pode querer vencer, na vida secular e principalmente na vida espiritual ser um vencedor e conquistar almas e algo para si, se não:
- trabalhar
- esforçar-se
- agir
O trabalhador trabalha para si mesmo, porque a sua boca o incita.” Provérbios 16:26
Paulo exercita seu texto com o mesmo pensamento da sabedoria de Provérbios,
Esforçar na etimologia é da mesma origem e prefixo que: erg – trabalho.
εργασια - ergasia; n. f. atividade, desempenho; trabalho, negócio; ganho obtido pelo trabalho, rendimento; esforço, trabalho
Mordomia do Trabalho E Salvação:
“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;” Filipenses 2:12
εργατης – ergates; trabalhador, obreiro; geralmente aquele que trabalha por salário, esp. um trabalhador rural; alguém que faz, operário
ενεργημα – energema; resultado de uma operação
Muitos querem conquistar os céus sem nenhum esforço. Pensam que Deus não vê seus corações maus e seu abandono do que Deus propôs para nós executarmos a nossa salvação, após sermos salvos em Cristo, é necessário um esforço próprio a cada crente para executar diariamente com ajuda do Espírito Santo até chegar ao grande dia do Senhor, para os salvos.
Dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa. Porquanto não atentam às obras do Senhor, nem à obra das suas mãos” Salmos 28:4,5
Porém Deus nos mostra por seu exemplo que há necessidade de trabalho sem tempo ou com tempo, mesmo Ele estando em Eternidade, não se contenta em trabalhar.
“Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” João 5:17
E o trabalho de Deus é exemplar, pois Ele trabalha a favor do homem:
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” Isaías 64:4
Se nós estamos em Deus e confiamos N’Ele saiba que Ele está trabalhando a nosso favor!
Enquanto nós trabalhamos pelas nossas necessidades.
“O trabalhador trabalha para si mesmo, porque a sua boca o incita.” Provérbios 16:26
A cada Plano executado e completo Ele descansa porque o fez e passa a outro plano eterno e divino. Ele nunca parou de trabalhar!
Mordomia do Trabalho e a dedicação de um tempo para Deus.
Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;” Deuteronômio 5:13,14
Embora, já tenhamos estudado sobre a mordomia do tempo, é necessário que reconhecendo que Deus nos deu o mandato, da mordomia do trabalho, temos que exercitar este mandato a favor de sua obra, ou seja no Trabalho do dono da seara.
Este dia de descanso é uma forma de agradecimento pela força que Deus nos deu e um exercício para que não sejamos consumidos pelo trabalho e não desfrutemos nada que ele pode nos dar.
Para que o pulgão e o gafanhoto venham devorar (Salmos 78:46) as nossas produções através do trabalho.
“Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, ...” 1 Tessalonicenses 1:3
Paulo pôde falar sobre trabalhar, para sua própria manutenção e na Obra de Deus, exemplo que devemos seguir, independente do que alguém a quem prestemos o anuncio da salvação nos ame, menos ou mais, porque não aguardamos herança nesta terra, mas de Deus:
“Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. Mas seja assim; eu não vos fui pesado mas, sendo astuto, vos tomei com dolo. Porventura aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos enviei?” 2 Coríntios 12:15-17
A herança vem de Deus.
“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.” Hebreus 6:10
A Mordomia do trabalho e a preguiça:
11- Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.
12 - a esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
Mãos vazias são improdutivas
O que nossas mãos têm produzido!
καθευδω – katheudo; cair no sono; dormir - eufemisticamente, estar morto; metáf. cair em preguiça e pecado, ser indiferente à própria salvação.
A comparação e uso de dormir é usada nas Escrituras como um eufemismo para o sonolento e o que vive em estado de preguiça.
A formiga é um exemplo bíblico de que nós não devemos viver na preguiça, ou exercitar o sono da indolência ao trabalho:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.” Provérbios 6:6
A mordomia do trabalho e a herança:
“Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou;” Eclesiastes 2:21
Nós pais temos que amealhar para deixar o fruto de nosso trabalho para nossos herdeiros, mulheres, filhos normalmente. Discursando sobre o mesmo tema, a mordomia do trabalho e a necessidade de não ser pesado a ninguém, Paulo ensina e nos dá um exemplo de como nosso Pai ensina sobre e  cuida de nós, num exemplo claro da necessidade de trabalho, para outrem:
“Pois, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejas, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este agravo. Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.” 2 Coríntios 12:13,14
É sobretudo, bíblico:
Deus não aceita trabalho e mordomia do trabalho não pode ser com confusão:
“Porque a confusão devorou o trabalho de nossos pais desde a nossa mocidade; as suas ovelhas e o seu gado, os seus filhos e as suas filhas. Deitemo-nos em nossa vergonha; e cubra-nos a nossa confusão, porque pecamos contra o Senhor nosso Deus, nós e nossos pais, desde a nossa mocidade até o dia de hoje; e não demos ouvidos à voz do Senhor nosso Deus. ...:” Jeremias 3:24,25
O profeta ao se referir a confusão de conhecimento em servir a Deus, mostra que servir a Deus fielmente não pode ser feita em meio a confusão deixar de ser fiel a Deus e não ouvir seus conselhos é a forma de bom resultado do trabalho do crente fiel.
Mordomia do Trabalho
A conclusão está relacionada, em fazer o bem, e trabalhar com o objetivo de sermos uteis a toda obra de Deus nesta vida!
12 – a esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 - E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
Só consegue fazer o bem, o que trabalha e produz, para comer seu próprio pão e se torna produtivo a todos em redro. A confiança da igreja de Paulo é que todos poderiam contar com o trabalho alheio para que nada faltasse a todos em especial os que militavam na Obra de Deus.
Trabalhar é antes de tudo uma determinação imperiosa, ao homem, pelo próprio Deus e através da Sua Escritura!
Obs.: o texto primeiro é escatológico e foi uma orientação de Paulo aos tessalonicenses que, após a sua primeira epístola sobre o arrebatamento e o Maranata - Jeus Vem - haviam deixado seus afazeres e apenas se serviam dos irmãso na comeunhão inicial da Igreja, para atendimento de suas necessidades e se tornavam, nos dizeres do apóstolo se "tornavam pesados" para a comunidade dos cristão!
Assim ele ensinou:"..., que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também." (2 Ts 3.10)
Fonte:
Dicionário Bíblico Strong
Apontamento do autor
Bíblia online
Revista CPAD – 3º trimestre 2019
Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos – William L. Coleman

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger