A
Mordomia das Finanças
Lição
10 – CPAD - 3º TRIMESTRE 2019
Autor do texto: Pr. Prof. Osvarela
Texto
Áureo
"Porque
o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se
desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (Tm 6.10)
Eclesiastes
5.10,11; 1 Timóteo 6.6-10.
Eclesiastes
5
-
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância
nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.
-
Onde a fazenda se multiplica, aí se multiplicam também os que a comem; que mais
proveito, pois, têm os seus donos do que a verem com os seus olhos?
1
Timóteo 6
6
- Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
7
- Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar
dele.
8
- Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
9
- Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas
concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10
- Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça
alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Pensamento:
sábado, outubro 26
"Ganhe tudo o
que puder.
Economize tudo o
que puder.
Assim, você terá
tudo o que puder".
"O que
acumulo, perco.
O que tento
guardar será deixado e disputado por outros.
O que dou
continuará a voltar...sempre!" O Manual Pastor
Pentecostal: teologia e Práticas Pastorais.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999,
p.149
A
mordomia das finanças
Serve
para nos lembrar o principal:
Não
sermos escarvo do dinheiro
Não
há pecado em termos dinheiro
Sermos
fiéis com o dinheiro que recebemos porque é Deus o nosso provedor
Juros
e ganhos não são condenados nas Escrituras:
“Devias
então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse,
receberia o meu com os juros.” Mateus 25:27
νομισμα
– nomisma;
dinheiro, moeda
(corrente), unidade monetária legal
κηνσος
– kensos;
a moeda com a qual o imposto é pago, dinheiro de tributo
δωρον
– doron;
dom, presente; do dinheiro lançado no tesouro para uso do templo e para o
socorro do pobre; oferta de um presente
δοκιμος
- dokimos;
adj. aprovado, particularmente de moedas e dinheiro.
δαν(ε)ι
στης – daneistes;
n. m. emprestador de dinheiro, credor; aprovado, agradável, aceitável
No
mundo antigo não havia sistema bancário como nós o conhecemos hoje, e nem dinheiro
em papel. Todo dinheiro era feito de metal, aquecido até se tornar líquido, despejado
em moldes e deixado para esfriar. Quando as moedas estavam frias, era necessário
polir os cantos irregulares. As moedas eram comparativamente brandas e, é claro,
muitas pessoas cortavam pequenas fatias do metal. Em um século, mais que oitenta
leis foram promulgadas em Atenas, para parar a prática de cortar as moedas que estavam
em circulação. No entanto, algumas das pessoas que cambiavam o dinheiro eram
homens íntegros, que não aceitariam dinheiro falsificado. Eram pessoas honradas
que colocavam em circulação apenas dinheiro genuíno e com o peso correto. Tais
homens eram chamados de “dokimos” ou “aprovados”. (Donald Barnhouse)
καπηλευω
– kapeleuo;
ser um varejista, mascatear; ganhar dinheiro pela venda de algo - conseguir ganho sórdido por meio de qualquer
tipo de negócio, fazer algo para ganhos ilícitos; negociar com palavra de Deus
- tentar conseguir ganho ilícito pelo ensino da verdade divina.
ορεγομαι
- oregomai;
entregar-se ao amor ao dinheiro; alcançar ou desejar algo;
αφιλ
-αργυρος - aphilarguros; adj. que não ama o dinheiro, não avarento
Quando
leio este texto, verifico a etimologia, no mesmo: “o amor ao dinheiro é a
raiz de toda espécie de males,...” é uma verdade expressada na
etimologia, ou seja, na origem da palavra e do étimo da época da escrita.
“Pois, que aproveitaria
ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo
resgate da sua alma?” Marcos 8:36,37
No
mundo da mordomia das finanças, o homem, deve ter por alvo, não o ganho do
dinheiro deste mundo.
Não
pensar apenas em ganhar.
Não
apenas pensar nesta vida.
Há
algo maior a ser ganho: a Salvação eterna.
O
poder do dinheiro contudo é real e envolve todos, seja, de maneira pessoal, ou as
Instituições, incluindo a Igreja.
Enriquecer
não é pecado!
Tanto,
que as Escrituras relatam, um sem número de patriarcas e personagens bíblicos que
tinham, acumularam e receberam fortunas da parte de Deus.
Abraão
Ló
Jó
Davi
Salomão
Isaque
Jacó
“E também ali estavam
algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e
Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé; As quais também o seguiam, e
o serviam, quando estava na Galiléia” Marcos 15:40,41
“E algumas mulheres que
haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria,
chamada Madalena [...]; E Joana, mulher de Cuza, procurador de
Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.”
Lucas 8:2,3
Porém,
a Neoescrituras relegam o acumulo de fortuna, sem desprezar o uso do dinheiro,
incluindo em suas páginas citações, sobre o ministério de Jesus, o uso de
ofertas e participação de ricos em seu ministério, ou até mesmo em sua morte.
“Porque, onde
estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” Lucas
12:34
A
questão do dinheiro é a forma como ele vem, a forma como será usado, a forma
como será importante na relação do homem, com Deus ou com o dinheiro, simplesmente
por ter dinheiro, não se lembrará de Deus, ou amará ao dinheiro?
“E propôs-lhe uma
parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus
frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros
maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E
direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos;
descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe
disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para
quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico
para com Deus.” Lucas 12:16-21
O
dinheiro era e é importante na vida, como dito, acima, da Instituição Igreja,
cada um deve dar sua participação e ter uma vida de produção de renda, de forma
a ter uma vida tranquila e sossegada. E usar o dinheiro como uma forma de
sustentar a casa do Tesouro – A Igreja.
9 - Mas os que querem
ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e
nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
A
relação do cristão com o dinheiro não pode transformar o dinheiro, em um ídolo
de adoração - como adoração a Mamom, ou ser tomado pela cobiça de apenas
acrescentar o seu tesouro, sem pensar na eternidade com Cristo;
“Mas ajuntai
tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os
ladrões não minam nem roubam.” Mateus 6:20
A
verdade é transcrita em ajuntar tesouros, mas onde e de qual valor?
Como
o texto destacado da passagem supra: “recolherei todas as minhas
novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos
bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.”
Ειδωλολατρεια
- eidololatreia;
da cobiça, como adoração a Mamom
Não
pode esquecer-se da eternidade:
A
transitoriedade das riquezas humanas – e a eternidade!
Deus
nos alerta: “..., Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua
alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que
para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.”
A
riqueza humana, não salva ninguém, as Escrituras dizem, mesmo as
Veteroescrituras que:
“Aquele que confia
nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.” Provérbios
11:28
“Mas os cuidados deste
mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas,
entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.” Marcos 4:19
“Manda aos ricos
deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza
das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas
para delas gozarmos;” 1 Timóteo 6:17
A
questão colocada, no tempo da Igreja, não é a riqueza temporal, mas a riqueza
eterna, a qual só pode ser conquistada por um preço impagável, por qualquer
homem.
“Sabendo que não foi
com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa
vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o
precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” 1
Pedro 1:18,19
A
redenção de uma alma não pode ser paga, em nenhum caso as riquezas deste mundo,
os chamados tesouros, ou fazendas, não tem o poder, ou alcançam numerável
possível de resgatar um ímpio da perdição.
“Aqueles que confiam
na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, Nenhum
deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate
dele. (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para
sempre),” Salmos 49:6-8
Há
uma dificuldade cristica para os ricos se aproximarem de Deus, não que seja um
dogma bíblico, mas por todos os textos bíblicos citados e suportados pelo
seguinte texto:
“E, vendo Jesus que ele
ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus
os que têm riquezas!” Lucas 18:24
O
Valor do dinheiro e a Relação da doação e a Piedade:
6
- Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
7
- Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar
dele.
8
- Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
ελεημοσυνη
- eleemosune;
n. f. misericórdia, piedade; esp. como exibido no dar esmola, caridade; o
benefício em si mesmo, doação ao pobre, esmola
Exercer
a piedade em relação a Deus é também, o atendimento a Sua Obra.
“E, estando Jesus
assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão
lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo,
porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta
pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque
todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza,
deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.” Marcos 12:41-44
A
piedade não pode ser medida pelo muito valor da oferta, mas pela singeleza e
fidelidade, como a viúva deu a sua oferta no Templo.
A
mesma posição pôde ser vista na Igreja da Macedônia:
“Também, irmãos, vos
fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; Como
em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua
profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.” 2 Coríntios
8:1,2
Quando
ofertamos segundo a visão ética da piedade cristã, ou ajudamos alguém sob esta
ótica há um regozijo interior vindo do Espírito Santo.
Prontidão
é maior que riqueza!
Vontade
segundo o que tem e não segundo o que tem!
Igualdade
gera gozo e riqueza para a Igreja!
Nossa
abundância ajuda na falta dos que necessitam!
Há
uma promessa de que a piedade, fará com que: “O que muito colheu não teve
demais; e o que pouco, não teve de menos.”
“Porque, se há
prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo
o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós
opressão, Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a
falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja
igualdade; Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que
pouco, não teve de menos.” 2 Coríntios 8:12-15
Salvação
e Riqueza são compatíveis?
Jesus
deixa claro que sim, pois a impossibilidade ou dificuldade que Ele mesmo deixou
claro sobre um rico entrar no Reino dos Céus, quando colocado sob a soberania
divina, para[ov1] quem nada é
impossível, e porque Deus não vê como vê o homem, torna esta aparente equação
sem resolução totalmente equacionada, nas próprias palavras de Jesus.
“Porque é mais fácil
entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de
Deus. E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se? Mas
ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.”
Lucas 18:25-27
Há
um que de medo ente os crentes, principalmente os pentecostais quanto a ter
riqueza, talvez pela cultura teológica rasa, que impôs condições de pobreza,
para salvação, e como vaidade ter bens, mas Deus seria injusto, pois Ele mesmo
é dono de tudo do mundo, como não nos daria todas as coisas. E servir a Deus não
nos garante nada nesta vida?
Esta
foi uma preocupação petrina e bem respondida por Jesus:
Mateus
é direto, como Lucas:
“E todo aquele que
tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos,
ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida
eterna.” Mateus 19:29
“E disse Pedro: Eis
que nós deixamos tudo e te seguimos. E ele lhes disse: Na verdade vos digo
que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou
mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, Que não haja de receber muito
mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.” Lucas 18:28-30
Mordomia
das finanças e gastos
Saber
ter e saber gastar é a dificuldade de quase todos.
Imagem: Igreja Batista do Povo
1ª Parte
CONTINUA
Fonte:
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Bíblico Strong
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