quinta-feira, setembro 5

A Mordomia das Finanças Lição 10 – CPAD - 3º TRIMESTRE 2019 1ª Parte

A Mordomia das Finanças
Lição 10 – CPAD - 3º TRIMESTRE 2019
Autor do texto: Pr. Prof. Osvarela
Texto Áureo
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (Tm 6.10)
Leitura Bíblica
Eclesiastes 5.10,11; 1 Timóteo 6.6-10.
Eclesiastes 5
- O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.
- Onde a fazenda se multiplica, aí se multiplicam também os que a comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que a verem com os seus olhos?
1 Timóteo 6
6 - Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
7 - Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
8 - Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
9 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10 - Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Pensamento:
sábado, outubro 26
"Ganhe tudo o que puder.
Economize tudo o que puder.
Assim, você terá tudo o que puder".

"O que acumulo, perco.
O que tento guardar será deixado e disputado por outros.
O que dou continuará a voltar...sempre!" O Manual Pastor Pentecostal: teologia e Práticas Pastorais.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.149

A mordomia das finanças
Serve para nos lembrar o principal:
Não sermos escarvo do dinheiro
Não há pecado em termos dinheiro
Sermos fiéis com o dinheiro que recebemos porque é Deus o nosso provedor
Juros e ganhos não são condenados nas Escrituras:
“Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.” Mateus 25:27
νομισμα – nomisma; dinheiro, moeda (corrente), unidade monetária legal
κηνσος – kensos; a moeda com a qual o imposto é pago, dinheiro de tributo
δωρον – doron; dom, presente; do dinheiro lançado no tesouro para uso do templo e para o socorro do pobre; oferta de um presente
δοκιμος - dokimos; adj. aprovado, particularmente de moedas e dinheiro.
δαν(ε)ι στης – daneistes; n. m. emprestador de dinheiro, credor; aprovado, agradável, aceitável
No mundo antigo não havia sistema bancário como nós o conhecemos hoje, e nem dinheiro em papel. Todo dinheiro era feito de metal, aquecido até se tornar líquido, despejado em moldes e deixado para esfriar. Quando as moedas estavam frias, era necessário polir os cantos irregulares. As moedas eram comparativamente brandas e, é claro, muitas pessoas cortavam pequenas fatias do metal. Em um século, mais que oitenta leis foram promulgadas em Atenas, para parar a prática de cortar as moedas que estavam em circulação. No entanto, algumas das pessoas que cambiavam o dinheiro eram homens íntegros, que não aceitariam dinheiro falsificado. Eram pessoas honradas que colocavam em circulação apenas dinheiro genuíno e com o peso correto. Tais homens eram chamados de “dokimos” ou “aprovados”. (Donald Barnhouse)
καπηλευω – kapeleuo; ser um varejista, mascatear; ganhar dinheiro pela venda de algo -  conseguir ganho sórdido por meio de qualquer tipo de negócio, fazer algo para ganhos ilícitos; negociar com palavra de Deus - tentar conseguir ganho ilícito pelo ensino da verdade divina.
ορεγομαι - oregomai; entregar-se ao amor ao dinheiro; alcançar ou desejar algo;
αφιλ -αργυρος - aphilarguros; adj. que não ama o dinheiro, não avarento
Quando leio este texto, verifico a etimologia, no mesmo: “o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males,...” é uma verdade expressada na etimologia, ou seja, na origem da palavra e do étimo da época da escrita.
“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?” Marcos 8:36,37
No mundo da mordomia das finanças, o homem, deve ter por alvo, não o ganho do dinheiro deste mundo.
Não pensar apenas em ganhar.
Não apenas pensar nesta vida.
Há algo maior a ser ganho: a Salvação eterna.
O poder do dinheiro contudo é real e envolve todos, seja, de maneira pessoal, ou as Instituições, incluindo a Igreja.
Enriquecer não é pecado!
Tanto, que as Escrituras relatam, um sem número de patriarcas e personagens bíblicos que tinham, acumularam e receberam fortunas da parte de Deus.
Abraão
Davi
Salomão
Isaque
Jacó
“E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé; As quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na Galiléia” Marcos 15:40,41
“E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena [...]; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.” Lucas 8:2,3
Porém, a Neoescrituras relegam o acumulo de fortuna, sem desprezar o uso do dinheiro, incluindo em suas páginas citações, sobre o ministério de Jesus, o uso de ofertas e participação de ricos em seu ministério, ou até mesmo em sua morte.
“Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” Lucas 12:34
A questão do dinheiro é a forma como ele vem, a forma como será usado, a forma como será importante na relação do homem, com Deus ou com o dinheiro, simplesmente por ter dinheiro, não se lembrará de Deus, ou amará ao dinheiro?
“E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” Lucas 12:16-21
O dinheiro era e é importante na vida, como dito, acima, da Instituição Igreja, cada um deve dar sua participação e ter uma vida de produção de renda, de forma a ter uma vida tranquila e sossegada. E usar o dinheiro como uma forma de sustentar a casa do Tesouro – A Igreja.
9 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
A relação do cristão com o dinheiro não pode transformar o dinheiro, em um ídolo de adoração - como adoração a Mamom, ou ser tomado pela cobiça de apenas acrescentar o seu tesouro, sem pensar na eternidade com Cristo;
“Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” Mateus 6:20
A verdade é transcrita em ajuntar tesouros, mas onde e de qual valor?
Como o texto destacado da passagem supra: “recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.”
Ειδωλολατρεια - eidololatreia; da cobiça, como adoração a Mamom
Não pode esquecer-se da eternidade:
A transitoriedade das riquezas humanas – e a eternidade!
Deus nos alerta: “..., Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
A riqueza humana, não salva ninguém, as Escrituras dizem, mesmo as Veteroescrituras que:
“Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.” Provérbios 11:28
“Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.” Marcos 4:19
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;” 1 Timóteo 6:17
A questão colocada, no tempo da Igreja, não é a riqueza temporal, mas a riqueza eterna, a qual só pode ser conquistada por um preço impagável, por qualquer homem.
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” 1 Pedro 1:18,19
A redenção de uma alma não pode ser paga, em nenhum caso as riquezas deste mundo, os chamados tesouros, ou fazendas, não tem o poder, ou alcançam numerável possível de resgatar um ímpio da perdição.
“Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),” Salmos 49:6-8
Há uma dificuldade cristica para os ricos se aproximarem de Deus, não que seja um dogma bíblico, mas por todos os textos bíblicos citados e suportados pelo seguinte texto:
“E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” Lucas 18:24
O Valor do dinheiro e a Relação da doação e a Piedade:
6 - Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
7 - Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
8 - Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
ελεημοσυνη - eleemosune; n. f. misericórdia, piedade; esp. como exibido no dar esmola, caridade; o benefício em si mesmo, doação ao pobre, esmola
Exercer a piedade em relação a Deus é também, o atendimento a Sua Obra.
“E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.” Marcos 12:41-44
A piedade não pode ser medida pelo muito valor da oferta, mas pela singeleza e fidelidade, como a viúva deu a sua oferta no Templo.
A mesma posição pôde ser vista na Igreja da Macedônia:
“Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.” 2 Coríntios 8:1,2
Quando ofertamos segundo a visão ética da piedade cristã, ou ajudamos alguém sob esta ótica há um regozijo interior vindo do Espírito Santo.
Prontidão é maior que riqueza!
Vontade segundo o que tem e não segundo o que tem!
Igualdade gera gozo e riqueza para a Igreja!
Nossa abundância ajuda na falta dos que necessitam!
Há uma promessa de que a piedade, fará com que: “O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.”
“Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão, Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.” 2 Coríntios 8:12-15
Salvação e Riqueza são compatíveis?
Jesus deixa claro que sim, pois a impossibilidade ou dificuldade que Ele mesmo deixou claro sobre um rico entrar no Reino dos Céus, quando colocado sob a soberania divina, para[ov1]  quem nada é impossível, e porque Deus não vê como vê o homem, torna esta aparente equação sem resolução totalmente equacionada, nas próprias palavras de Jesus.
“Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se? Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.” Lucas 18:25-27
Há um que de medo ente os crentes, principalmente os pentecostais quanto a ter riqueza, talvez pela cultura teológica rasa, que impôs condições de pobreza, para salvação, e como vaidade ter bens, mas Deus seria injusto, pois Ele mesmo é dono de tudo do mundo, como não nos daria todas as coisas. E servir a Deus não nos garante nada nesta vida?
Esta foi uma preocupação petrina e bem respondida por Jesus:
Mateus é direto, como Lucas:
“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.” Mateus 19:29
“E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.” Lucas 18:28-30
Mordomia das finanças e gastos

Saber ter e saber gastar é a dificuldade de quase todos.
Imagem: Igreja Batista do Povo
1ª Parte
CONTINUA
Fonte:
Dicionário Bíblico Strong
Apontamentos do autor
Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger