sábado, setembro 28

Seja um Mordomo Fiel Lição 13 – CPAD 3º trimestre 2019


Seja um Mordomo Fiel
Lição 13 – CPAD 3º trimestre 2019
Final de mais um trimestre, Dus abençoe a cada estudante deste trimestre!
Breve comentário
Pastor e Prof. Osvarela
Texto Áureo:
“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25.21
                 "A mordomia é uma escada a ser subida de degrau em degrau. Quanto mais subimos mais seremos cobrados!"Osvarela
       “Com a medida com que medis vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.” Marcos 4:24,25
Leitura Bíblica
Lucas 12.36-38, 42-46                                                                      
36 - E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.
37 - Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá.
38 - E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
42 - E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
43 - Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim.
44 - Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
45 - Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor, tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 - virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
Exórdio:
O texto aplicado neste estudo é o principal e fundamental texto sobre o que é ser mordomo e suas implicações, quanto à fidelidade desta atividade no Reino de Deus, em especial na vida espiritual.
“Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito.” Lucas 16.10
Observe que Jesus não Se refere apenas à honestidade, mas também à fidelidade. Isto significa que o bom mordomo não é só o que não rouba ou lesa o seu senhor, mas também o que se mantém no propósito que lhe foi confiado. É mais do que lealdade e confiança! É dedicação ao que foi combinado! Deus espera mais de nós do que simplesmente boa vontade e sinceridade! Ele espera que sigamos as instruções que Ele nos deu e o propósito revelado em Sua Palavra! Compreendendo A Mordomia , Subirá, Luciano – Pastor na Comunidade Alcance
Mesmo, que concebamos e definamos que o exercício da Mordomia na vida do crente deve ser total, ou seja, em todas as esferas de sua vida, no pouco ou no muito:
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19
Física;
Moral;
Espiritual;
Emocional;
Relacional – horizontalmente nos relacionamentos sociais, e vertical em relação ao Altíssimo.
Na Saúde, nos cuidados de nossos corpos – templos do Espírito.
Bens.
42 - E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
αμην – amen; firme; metáf. Fiel; verdadeiramente, amém
γνησιως - gnesios; adv. genuinamente, fielmente, sinceramente;
πιστος – pistos; verdadeiro, fiel; que crê, que confia; digno de confiança
εμμενω – emmeno; manter-se firme, ser fiel a
“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” 2 Timóteo 2:11-13
A fidelidade é um atributo divino incomparável, mas pode ser compartilhado com o homem, mas com a devida distância do eterno com o mortal. As Escrituras nos ensinam que para ser um bom obreiro tem que ser fiel.
É necessário, que não sejamos fiéis sob nossa visão, mas pela visão de todos os que nos cercam, mas que sejamos, e por fim, na prestação das contas com o Dono da Obra: achados fiéis! E Ele está vendo como exercemos nossa mordomia.
Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel.” 1 Coríntios 4.2
“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” Hebreus 4.13
“..., confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” 2 Timóteo 2:2
Mesmo os anjos em este atributo compartilhado, mas da mesma forma a rebelião luciferiana, ocorrido no eterno passado mostra-nos que somente Deus pode ser realmente chamado de fiel!
“Fiel é o que vos chama, ...” 1 Tessalonicenses 5:24
A fidelidade determina o futuro do crente:
“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:21
πιστικος – pistikos; fiel, leal, aquilo em que se pode confiar
A infidelidade humana foi determinante para queda do homem, pois ser fiel é ater-se aquilo que Deus determina para nós, manter-se, como diz no Novo Testamento, alguém que confia nas promessas de Deus de tal forma que, nada nos atraia para longe daquilo que Ele determinou!
Mas, Deus nos dá a oportunidade de sermos “πιστοω – pistoo”, ou seja, tornar-nos fiel, digno de confiança.
“Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 24:13
Por isto, ao aceitarmos a Jesus nos tornamos - προσκαρτερεω – proskartereo: ou seja, ser dedicado ou fiel a alguém, perseverar e não desfalecer, estar em constante prontidão para alguém, servir constantemente, e este alguém é Jesus Cristo.
Ser fiel é fiel dar mostras de lealdade, que não contraria a confiança depositada; leal, devotado. É o que podemos depreender nesta mordomia do Fiel.
A justiça chama ou usa um termo, para alguém a quem é entregue, para estar sob sua guarda, bens, móveis, imóveis ou valores em discussão na justiça.
O fiel depositário.
Este não pode usar o que lhe é entregue, a não ser por ordem da justiça.
Fiel Depositário:
Fiel depositário é um termo jurídico usado para designar um indivíduo a quem a Justiça confia um bem durante um processo. É responsabilidade do fiel depositário zelar pela conservação do bem, sob pena de prisão, caso não o faça.
Fiel depositário é aquela pessoa que está de posse de um bem, durante o desenrolar de um processo de execução. É permitido ao devedor permanece com o carro durante o processo, e este passa a ser o fiel depositário da justiça, devendo após a assinatura de anuência, guardar e conservar o bem apreendido, até que o juiz mande entregá-lo a quem de direito. Ao descumprir o mandato, será penalizado com a prisão civil.
O depositário infiel, que é aquele que ficou responsável pela guarda de um bem que não lhe pertence e deixou que este bem desaparecesse ou fosse roubado. A possibilidade de prisão por depositário infiel está prevista no Código Civil. Enquanto os bens não forem devolvidos, o fiel depositário passa a ser infiel e apesar de ter a prisão prevista por lei.
42 - E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
43 - Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim.
44 - Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
45 - Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor, tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 - virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
Este é o exemplo que podemos dar como devemos nos ver em cuidar das coisas de Deus, tudo é do Senhor e tudo quanto nós temos, possuímos e a nossa salvação nos dada é para serem guardadas com cuidados, para não sermos considerados infiéis, como o mordomo infiel.
Israel foi o mordomo inicial das Escrituras ou dos oráculos divinos – Romanos 3.1,2
Jesus, O Fiel do Fiel.
1-    Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo
2-    Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim
“Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.” Hebreus 3:1-6
É o que Deus espera de todos nós!
Afinal, a mordomia do Mordomo Fiel é derivação, frutífera da vida regenerada, como diz o Apóstolo Paulo, dentre a ação do espírito em nós, o que cremos em Jesus e somos regenerados:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas. 5:22-23
“Somos santificados não apenas como membros do corpo de Cristo, mas como cidadãos do Reino de Deus. O reino de Deus é o seu reinado sobre todo o universo criado, dinamicamente ativo da história humana através de Jesus Cristo. Estar sujeito a esse reino significa obediência a Deus em cada área da vida.” Anthony Hoekema (1913-1988), teólogo reformado.
Mantermo-nos mordomos fiéis até a Sua Vinda!
“Tu, porém, vai até ao fim, ...” Daniel 12:13
Fonte:
As Boas Obras, Reverendo Sérgio Ribeiro Santos
Dicionário bíblico Strong
Citações no corpo do texto
Bíblia online 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger