quarta-feira, outubro 2

A Mordomia do Cuidado com a Terra Lição 12 – CPAD – 3º Trimestre 2019

A Mordomia do Cuidado com a Terra
Lição 12 – CPAD – 3º Trimestre 2019
BREVE COMENTÁRIO (comentário, mesmo com atraso)
Prof. Pr. Osvarela
Texto Áureo
“Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.” Salmos 115.16
Leitura Bíblica
Gênesis 1.26-30
26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 - E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.
30 - E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.
A Criação revela o próprio Criador:
“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, ...” Romanos 1:19,20
Deus é um deus de cuidados com a sua Criação!
29 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.
Providenciou meios para que o homem pudesse viver com todos os meios necessários para viver m ótima condição de vida.
“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida;” Gênesis 2:9
A mordomia com a terra é a primeira ordem de Deus ao Adam.
Deus além disto, deixou ordens expressas para que o homem cuidasse de toda a alimária e da produtividade da terra.
O homem é o gerente de toda a terra e de toda a Criação.
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” [...] E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a” Gênesis 2:15 1:28
“..., no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.” Gênesis 2:4,5
ארץ - ’erets; toda terra (em oposição a uma parte) - terra (como o contrário de céu) - terra (habitantes); Sheol, terra sem retorno, mundo (subterrâneo)
אדמה - ’adamah; n. f. terra, solo (em geral, lavrada, produzindo sustento); toda terra habitada.
אדן - ’eden; fundação da terra
אחזה - ’achuzzah; n. f. possessão, propriedade; terra
ארע - ’ara (aramaico); n. m. terra, mundo
ארקא - ’araq (aramaico); n. f. terra, a terra
κεραμος – keramos; barro, terra de oleiro
κλιμα - klima; n. n. inclinação, rampa, declive; o [suposto] declive da terra do equador até os polos, uma zona; território, região
κοσμος – cosmos; mundo, universo; o círculo da terra, a terra; os habitantes da terra, homens, a família humana; uma organização ou constituição apta e harmoniosa, ordem, governo;
οικουμενη – oikoumene; a terra habitada; totalidade da terra habitada, mundo; habitantes da terra, humanidade; universo, mundo
O que é a terra?
Se formos definir a terra encontraremos a mesma no primeiro versículo das Escrituras, definindo o que a Trindade faria e fez.
“No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia, ...” Gênesis 1:1,2
בראשית ברא אלהים את השמים ואת הארץ׃
והארץ היתה תהו ובהו וחשך על פני תהום ורוח אלהים מרחפת על פני המים׃
Terra é a habitação de todos os seres criados por Deus.
A mordomia da terra no remete a definição de mordomia.
Mordomia envolve um relacionamento servo/Senhor. Neste relacionamento, aos mordomos (servos) é dada a responsabilidade de cuidar de outras pessoas e dos bens do dono (Senhor). Os mordomos são responsáveis pela sua conduta pessoal perante o seu Senhor em cada aspecto do seu relacionamento. Como usamos o nosso tempo ou dele abusamos, como usamos as nossas influências, as nossas habilidades, as nossas vantagens ou a nossa autoridade, tudo isso tem a ver com a mordomia.
Os mordomos são responsáveis pela maneira como se conduzem em relação às coisas e às pessoas. Em Lucas 12:45- 46 o mordomo que abusa da alimentação e da bebida e de sua autoridade sobre outras pessoas é punido pelo seu senhor. Semelhantemente, em Tito 1:7-9, o líder da igreja, como o “mordomo de Deus,” não deve ser soberbo, irascível, dado ao vinho, espancador, cobiçoso de torpe ganância.
“..., porque do Senhor é a terra e a sua plenitude.” 1 Coríntios 10:26
A terra é um bem que foi dado ao homem, e para o homem, como usuário dos bens terrenos, como subsistência, oxigênio, solo, água, mares e toda a alimária, criada pela palavra de Deus. Ela tem um só dono e Senhor.
“..., a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.” Salmos 115.16
A entrega da terra nas mãos do homem foi um proposito divino em entregar algo aquele que dentre a Criação, foi formado por suas mãos.
A terra foi uma dação do Criador aos homens, como um presente.
Cuidados com a terra.
Nestes dias atuais há intensa discussão, agora mesmo nestes dias envolveram a geração de adolescentes nesta discussão, um ato importante para uma ação e aparente envolvimento do homem, como cuidador da terra. Mas, toda a ação do plano divino, incluiu o homem,
“A terra dará o seu fruto, e comereis a fartar e nela habitareis seguros. Se disserdes: Que comeremos no ano sétimo, visto que não havemos de semear, nem colher a nossa messe? Então, eu vos darei a minha bênção no sexto ano, para que dê fruto por três anos. No oitavo ano, semeareis e comereis da colheita anterior até ao ano nono; até que venha a sua messe, comereis da antiga. Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha, ...”
Levítico 25:19-23
Deus, cuidadoso e sábio, já instituiu uma forma de cuidado da terra.
Ao determinar ao povo em Sua Escritura, o rodízio da plantação, para dar descanso a terra, para esta, poder continuar dando seu fruto de maneira abundante.
Como nós, igreja, podemos participar desta forma de cuidado?
As relações que Deus instituiu, para o homem, inclui a societária em ações entre humanos.
Assim, nós como instituição religiosa temos que entender que cuidar da terra é um dever divino. Devemos ensinar aos nossos membros como manter cuidados fundamentais com a terra.
κοσμος – cosmos; mundo, universo; o círculo da terra, a terra; os habitantes da terra, homens, a família humana; uma organização ou constituição apta e harmoniosa, ordem, governo;
Mesmo aqueles que não plantam ou colhem, são responsáveis pela manutenção evitando desperdício das bençãos frutíferas que nos são colocadas em nossas mesas.
Há uma interligação entre todos os seres da Criação e elementos da Criação.
“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” Mateus 6:26
Mas, todos que compõem o cosmos são sustentados por Deus.
A deformação advinda do pecado atingiu a Criação, e o gerente da criação. O mordomo Adão sofreu em si a pena do pecado, e a Criação perdeu a sua forma imaculada.
“Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e tornarei instável o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e eliminarei dela homens e animais;” Ezequiel 14:13
Imaculada pelo pecado do casal edênico e posteriormente pelo sangue de Abel, em ambos casos, houve perturbação da terra.
“A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:19-23
A terra como um todo, em alusão etimológica de uma nação ou estado, que se levanta contra Deus e não segue a sua palavra é afetada quanto a produção de seus celeiros.
Desta forma, nesta noção de mordomia divina e de dependência à Deus, nós como Igreja devemos fazer a exegese correta de certos textos bíblicos.
Podemos explicar melhor, se entendermos que Deus criou um conjunto cósmico divino, relacional entre Criador, Criação – homem e elementos da criação – a terra está em um processo de libertação.
..., de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.” 2 Pedro 3:5-7
A destruição e o uso da terra não devem ser interpretados como uma orientação divina, mas devem ser observados sob a ótica que a Palavra de Deus supõe a destruição sem nexo da terra como local de habitação do homem.
As datas escatológicas não são de conhecimento do homem, estas são de propriedade exclusiva do Onisciente Deus.
Cabe a nós sob a ordem edênica dada a Adão “Guardar” a terra, e toda a Criação, que estão entregues nas mãos do homem, porém com a marca do pecado que trouxe “abrolhos e cardos” à terra.
“..., maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” Gênesis 3:17-19
 Assim, o efeito do pecado, modificou as condições de perfeição da terra, e da alimária sob regime de mordomia do homem, que se tornou uma mordomia difícil de ser entendida e exercida.
“O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.” Gênesis 3:23,24
Somente a redenção trará a novidade e estabelecimento deste estado de perfeição da terra e sua alimária. Contudo, para isto vai se revelar o Reino Eternal, em Jesus Cristo, para que haja um povo a habitar esta terra em estado edênico.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger