sábado, outubro 26

ANANIAS E SAFIRA E A MENTIRA AO ESPÍRITO SANTO. LIÇÃO 4 – JOVENS – CPAD 4º TRIMESTRE 2019



ANANIAS E SAFIRA E A MENTIRA AO ESPÍRITO SANTO.
LIÇÃO 4 – JOVENS – CPAD 4º TRIMESTRE 2019
Estudo Pastor e Professor Univ. Osvarela
Texto Do Dia
“Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?”  (At 5.3)
Texto bíblico
Resultado de imagem para lição 4 Ananias e Safira CPAD 4 trimestre 2019
Atos 5.1-13
1 Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade
2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3 Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?
4 Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
6 E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
9 Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido.
11 E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas.
12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.
13 Quanto aos outros, ninguém ousava ajuntar-se com eles; mas o povo tinha-os em grande estima.
EXÓRDIO
Mentira
Texto Auxiliar:
“E quando venderdes alguma coisa ao vosso próximo, ou a comprardes da mão do vosso próximo, ninguém engane a seu irmão;” Levítico 25:14
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso1 João 4:20
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:8
Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo. João 6:70
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Salmos 32:2
Etimologia:
ψευδης - pseudes; adj. mentiroso, enganador, falso.
ψευδομαι - pseudomai; v. mentir, falar falsidades deliberadas; enganar pela mentira, enganar a
ψευδομαρτυρ - pseudomartur; n. m. testemunha falsa
ψευδομαρτυρεω - pseudomartureo; v. expressar falsidades ao dar testemunho, testificar falsamente, dar falso testemunho
Ananias, o equivalente do Novo Testamento ao Hananias do Antigo Testamento, significa “aquele a quem Jeová foi gracioso”. Mas Ananias não era muito gracioso para Deus. Ele guardou para si parte do que fingiu estar dando à igreja. Safira significa “bonita”.
“Klausner registra o fato de que, em junho de 1923, foi desenterrado em Jerusalém um bonito ossuário que trazia o seu nome inscrito em hebraico e em grego. Ele opina que é provável que a referência seja à Safira do capítulo 5 do livro de Atos.” Comentário Beacon – Atos pag.238
Discurso:
O texto abaixo, temos o paradigma que norteou a ideia de mentira do casal Safira e Ananias.
A Igreja cheia do Espírito Santo – neste texto é a primeira vez que a palavra ekklesia aparece, para demostrar a unidade de cristãos, como Corpo místico de Cristo. E vem revestida de poder e autoridade dadas pelo Cristo, Jesus O Senhor. Com a ação do Espírito Santo.
A Igreja do Caminho era um novo modelo social-religioso no meio judaico. Como no início, entendida, como mais uma seita (no sentido de segmento do judaísmo, a exemplo de fariseus, e saduceus), no qual seus membros iniciaram uma forma de vida eclesial comunal, plena “E tinham tudo em comum, na comunhão e no partir do pão” era a doutrina dos Apóstolos.
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, ...” Atos 2:42,43
Nesta forma de vida comunal, tudo era de todos e dividido igualmente segundo o coração de cada um, que com sinceridade traziam, aos líderes tudo que recebiam, seja em bens ou em alimentos.
“Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
O Exemplo correto:
Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.” Atos 4:34-37
Barnabé vendera um terreno na ilha de Chipre e colocara todo o dinheiro aos pés dos apóstolos (Atos 4.36-37).
Verdades:
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32
A liderança era confiável.
Os crentes amavam a si mesmos e tinham prazer em estar juntos.
Os apóstolos sabiam administrar os bens que lhes traziam.
Todos tinham tudo em comum, sem reservas.
A Bíblia, no Antigo Testamento relata a existência de um espírito de engano, que Deus permitiu sair para enganar .
João ao escrever a sua 1ª Epístola, diz: “..., mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.” 1 João 2:19
Desta forma, o engodo de Ananias e Safira, se mostrou necessário, para disciplinar e mostra a Igreja que:
- nada fica encoberto e reafirmar a autoridade apostólica, dos chamados colunas da Igreja.
- O Espírito Santo revela coisas particulares, se forem contra a Igreja do Senhor.
- O Espírito Santo é o Espírito de Verdade, que não aceita a mentira. João 16:13
3 Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?
Notamos que, mesmo no início da Igreja, já havia casos de hipocrisia, e este caso serviu como um exemplo para os demais crentes, para que soubessem como agir, e que havia uma nova forma de espiritual, que agia como os profetas antigos, revelando o que estava escondido e os pensamentos do coração.
As Escrituras nos dizem que, Jesus conhecia ou via o coração dos que o seguiam com interesse, ou como os fariseus que queriam interrogá-lo de modo a colocá-lo em apuros, mas Jesus revelava o que estava em seus corações (Mateus 9:4).
Então, o fato em si, mostra que o Espírito de Jesus, estava atuando na vida dos apóstolos, e que era uma maravilha pós-pentecostes.
A vaidade de Ananias e Safira foi usada pelo Diabo para enganar a eles e pensavam eles, aos apóstolos, mas os levou a Morte. Deus conhece o profundo e o escondido e com Ele mora a Luz, ou seja, nada fica oculto diante do Espírito Santo.
Ananias e Safira imaginavam que poderiam “impressionar” a Igreja, pois a soma que depositaram aos pés dos apóstolos deveria ser um montante razoável, que pensavam eles, retendo algo que, a partir, do momento que se separa algo, como ofertas ou votos, devem ser considerado como separado e não pode ser defraudado, ou se reter o preço.
Beacon: “..., eles retiveram parte do preço. O verbo pode ser traduzido como “defraudar, desviar”. Lake e Cadbury escrevem: “A expressão ocorre com certa freqüência na prosa helenística... e sempre implica: (a) que o roubo é secreto; que parte de uma quantia maior é usurpada... Deve-se observar, adicionalmente, que o verbo é mais comumente usado referindo-se à usurpação daquilo que é entregue em confiança... do que ao roubo de um indivíduo, por outrem”. Aqui é usado adequadamente neste contexto da mordomia cristã. A palavra é usada em Josué 7.1 (LXX - Septuaginta), sobre Acã, que “tomou do anátema”. E encontrada novamente no versículo 3, e no Novo Testamento somente em Tito 2.10, onde é traduzida como “defraudar”.”
2, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
9 Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
Ananias estavam acordados entre si de em enganar a Igreja, mas o Espírito Santo, conhece e revela.
Exegese: “sabendo-o também sua mulher” literalmente ela sabia e fora cúmplice no ardil de seu marido, que no contexto judaico era o chefe da família.
Pecado deliberado contra a Igreja se tornou muito mais grave.
Cuidado, com ardis do coração.
Dom discernimento- foi o dom manifestado na vida do Apóstolo Pedro.
“Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, ...
Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
Neste evento podemos identificar, como cada membro da Trindade tem sua personalidade própria e como o Espírito Santo é Deus.
Ousia - οὐσία - termo usado em teologia Cristã. Uma designação primária para conceitos de essência ou substância.
“...dar razão a que seja a Trindade um, só e verdadeiro Deus, e que retamente o Pai, o Filho e o Espírito Santo diga-se, creia-se e ... de uma só substância ou essência (unius substantiae vel essentiae)” De Trinitate; Agostinho Bispo de Hipona
Nos termos acima, encontramos a importante afirmativa, para a Igreja primitiva, sobre a santa pessoa do Espírito Santo, que é Deus e parte da Trindade. Ele é o “Outro” prometido por Jesus, com a mesma ‘ousia’:
“mentisses ao Espírito Santo; [...] mas a Deus.”
Por que o fato foi importante?
4 Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder?
Ele demonstra cabalmente que a entrega aos “pés dos Apóstolos” era totalmente voluntaria e não condicionada a ser membro da Igreja.
O termo “teu poder (“exousia”), demonstra, que não havia uma comunidade universal de bens na Igreja primitiva, mas sim uma comunhão na qual todos tinham tudo em comum, quando se reunia, sem acepção de pessoas e sem exigência de dar tudo para a Igreja, na figura dos Apóstolos, o que movia o coração dos cristãos primitivos era a empatia com os necessitados de forma que quem tivesse muito não sobrasse e o que pouco tinham não tivessem falta.
A Morte de Ananias:
4 Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou.
Ao ouvir estas palavras e a revelação dos intentos maldosos, (em ludibriar a Igreja e os Apóstolos) de seu coração, Ananias caiu e expirou.
No grego esta palavra é única, para descrever este fúnebre acontecimento, - exepsyxen — literalmente, “expirou” que é a melhor tradução da palavra.
Aparece no NT, neste episódio, no versículo 10 (sobre Safira) e em 12.23 (sobre a morte de Herodes Agripa I).
Hobart -compilado-: “A palavra ekpsychein é muito rara e parece estar quase sempre restrita ou confinada aos autores médicos, ...”
O Mortal Preço da Hipocrisia
Sequência do pecado – o pecado sendo concebido gera a Morte.
“Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:15
1. O engano (1-2);
2. A descoberta (3-4);
3. A morte (5-6).
6 E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
9 Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido.
Os jovens, eram os obreiros mais capacitados para aquele trabalho conforme a versão NEB – os homens mais jovens –
6 cobriram o morto e, transportando-o para fora
Cobrir o morto e o transportaram para fora, porque era o costume oriental e judaico e os mortos eram sepultados no mesmo dia e fora dos muros das cidades, onde se localizavam os cemitérios. Vide
A Morte de Safira - A Configuração de uma Conspiração
7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
9 Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido.
Ananias morreu e sua esposa Safira, três horas depois, sem saber que ele morrera, vai até Pedro, no principal local de reuniões da igreja — talvez o cenáculo (1.13) e quando inquirida sobre a venda da propriedade reafirma o mesmo que seu esposo afirmara, o que configurou que havia sido um crime premeditado, mais do que crime um pecado e uma conjuração de engano.
Pedro dirigiu-se a ela — e disse (8) — na Septuaginta e no Novo Testamento, em geral ou usualmente, este termo, significa algo como “perguntou-lhe” (RSV).
Na tradução de Phillips: “Diga-me, você vendeu a sua terra por tanto?” A resposta dela foi: Sim, por tanto. Obviamente, a quantia mencionada nos dois casos foi a que Ananias tinha apresentado aos apóstolos.
Então Pedro constatou que havia uma conspiração para fraude e informa a Safira “Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés e expirou.”  
Os que acabaram de vir de encaminhar o sepultamento de Ananias estava chegando, fizeram com ela, de igual modo.
Conclusão:
Não há como mentir diante da presença do Espírito Santo e da Igreja.
A culpa mata e a culpa é proveniente do pecado, mas o espírito Santo age para trazer temos e temor no seio da Igreja, “comentaristas conservadores mais velhos assume a opinião de que as duas mortes foram julgamentos divinos diretos, atos imediatos de Deus.”
O Pecado leva a morte, física e espiritual alguns comentaristas relatam e tem o entendimento que a morte de Ananias e a posterior morte de Safira, foi um ato de julgamento divino, ainda que no caso de Safira se possa incluir um choque pela descoberta da morte do esposo, então pouco espaço de tempo, contudo a forma de sua morte foi idêntica a de Ananias, seu esposo.
A - um ato sobrenatural: “Portanto, ele não pode ser encarado como um relato de um acontecimento ao acaso, ou o efeito de um choque súbito causado pela descoberta da culpa nas palavras de Pedro” Knowling
F. F. Bruce, reconhecido como o estudioso do Novo Testamento, apresenta em seus cometários de Atos, e chega no último a verdadeira conclusão do agir de Deus, em um ato sobrenatural da ação divina com a morte do casal:
 - “sugere que Safira: a- "... além da surpresa de ter sido descoberta e da condenação da culpa, sofreu o choque pela morte repentina do seu marido”.
Em seu 2º comentário:
b- “o choque produzido pelo repentino senso da enormidade de tal crime foi o que causou a morte dela”.
No seu terceiro comentário, ele escreve:
c- “Foi um evidente ato de julgamento”.
Cuidado com tuas ações diante do Corpo místico de Cristo a Igreja.
Não Foi Maldição.
Atenção: Pedro não emitiu nenhum tipo de maldição ao casal, Mas, ele predisse a morte de Safira como um anúncio do julgamento divino.
Sobre a gravidade do pecado cometido, Lumby tem a dizer o seguinte: “O pecado de Ananias e Safira mostrou desprezo por Deus, a vaidade e a ambição dos pecadores e uma total desconsideração da corrupção que eles estavam trazendo à sociedade”.
Cuidado: “Eles pensaram mais na exibição que estavam fazendo aos pés dos apóstolos do que no pecado perante os olhos de Deus”
Fonte:
Dicionário Strong
Comentário Beacon João-Atos
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor em sua página – estudandopalavra.blogspot.com
Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger