A
Instituição da Monarquia em Israel
Lição 5 – CPAD – Subsídio Pastor Prof. Univ. Osvarela
Texto
Áureo
"Então,
todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e
disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus
caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos
julgue, como o têm todas as nações." (1 Sm 8.4,5)
1
Samuel 8:4-7
4-
Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
5-
e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus
caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos
julgue, como o têm todas as nações.
6-
Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um
rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.
7-
E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem
rejeitado, para eu não reinar sobre ele.
1
Samuel 10:1-7
1-
Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o
beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua
herdade?
2-
Partindo-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no
termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que
foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas e anda
aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?
3-
E, quando dali passares mais adiante e chegares ao carvalho de Tabor, ali te
encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel: um levando três
cabritos, o outro, três bolos de pão, e o outro, um odre de vinho.
4-
E te perguntarão como estás e te darão dois pães, que tomarás da sua mão.
5-
Então, virás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de
ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um rancho de profetas que descem
do alto e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e
profetizará
6-
E o Espírito do SENHOR se apode-rará de ti, e profetizarás com eles e te
mudarás em outro homem.
7-
E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão,
porque Deus é contigo.
DISCURSO.
Samuel,
filho de Elcana e Ana, o menino chamado pela sua mãe de “por este menino orava
eu”, “pedido a Deus - foi
profeta/sacerdote, sendo divinamente o elemento nascido e trazido ao interior
do sacerdócio, nos idos do sacerdote Eli, com uma proposta divina de realizar a
transição do reino teocrático par ao reino humano, como o profeta Moisés já
profetizara e dera orientações ao escrever o Livro de Deuteronômio, no capítulo
17.
Assim
mesmo após a unção do primeiro rei humano sobre Israel e depois de ungir ao Rei
Davi, o homem segundo o coração de Deus, este grande personagem vai aos poucos
desaparecendo no cenário da Nação de Israel.
Samuel
é apresentado como o fiel sacerdote/profeta/juiz que substitui Eli e sua casa corrupta
no santuário de Silo. Samuel era o fruto de um voto nazireu que conduziu a
comunidade da fé na adoração apropriada a Yahweh (YHWH), alguém que o povo
reconheceu como um profeta “fidedigno”. Samuel também foi instrumental durante
esse período de transição na sociedade de Israel, tornandose o indivíduo responsável por ungir Saul, e,
depois, Davi como reis de Israel. Sua função foi essencial para solidificar o
pedido do povo por um rei (1 Rs 8; 12). Embora Samuel tivesse uma participação
crucial na transição do período entre os juízes e a monarquia, sua importância
na porção restante da história de Israel é limitada.
"Então, todos os
anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis
que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos;
constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como
o têm todas as nações." 1 Samuel 8.4,5
A
instituição de rei sobre Israel foi algo que passou, pela casa de Samuel.
Apesar, de ter aprendido a ouvir a voz de Deus e a causa da queda do seu tutor
o sacerdote Eli, a história implicitamente mostra que o grande
sacerdote/profeta incorreu no mesmo erro de seu antecessor, mesmo sabendo das
consequências funestas acontecidas com os filhos de Eli.
“Então veio o
Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E
disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. E disse o Senhor a Samuel: Eis
que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os
ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado
contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei
a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia,
porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.”
1 Samuel 3:10-13
A
Bíblia não explica como isto aconteceu, mas que aconteceu, ela narra com
detalhes.
O
pedido de um rei, que deixou Samuel desconfortável, por ser considerado velho
para continuar julgando a Israel, e não verem entre seus filhos, alguém, que
pudesse sucedê-lo, e não encontraram entre eles, mesmos, alguém que pudessem
ser indicado a esta liderança teocrática/humana, e até mesmo magoado, a ponto
de Deus o confortar, foi quase uma consequência direta dos atos dos filhos de
Samuel.
4- Então, todos os
anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
Deus
dá liberdade de escolha, ao povo:
6- Porém essa palavra
pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos
julgue. E Samuel orou ao SENHOR.
7- E disse o SENHOR a
Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado
a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.
Embora,
Samuel tenha sido assediado pelos anciãos sobre sua substituição por um rei
usando os argumentos:
- todos os anciãos de
Israel se congregaram
- Eis que já estás
velho
- teus filhos não andam
pelos teus caminhos
- como o têm todas as
nações
Conjuração - Associação de
pessoas que, secreta ou clandestinamente, conspiram contra um governo.
Associação de pessoas que firmam um acordo, geralmente através de um juramento,
buscando um objetivo comum.
Mostra
que houve uma espécie de conjuração entre os líderes das tribos, sem ouvirem,
ou dar a Samuel, uma espécie de defesa, ou ouvir do mesmo uma solução pacífica
ou ouvir a voz profética, consultando a Deus se este era o momento, ou se havia
algum homem a ser buscado. Desta forma, Deus se mostra desagradado, embora
conhecendo o coração dos homens, Ele conforta Samuel, lhe dizendo:
“Ouve a voz do povo
em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem
rejeitado, para eu não reinar sobre ele.”
Esta
resposta, foi após a demonstração que Samuel, continuava ouvindo a Deus para
tomar qualquer decisão sobre as decisões sobre a vida de Israel e que
continuava, a despeito dos argumentos dos anciãos, sendo e tendo a autorização
para ouvir Deus falar o que deveria fazer.
6- E Samuel orou
ao SENHOR.
7- E disse o SENHOR
a Samuel: Ouve a voz do povo”
Embora,
se fizermos uma analogia com Eli, o antecessor, veremos que Deus não falou com
ele sobre sua substituição, mas mandou um profeta desconhecido informar o que
aconteceria com sua casa.
“E veio um homem de
Deus (inserção do autor: anônimo) a Eli, e disse-lhe: Assim diz o
Senhor [...] Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de
teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.[...] a teus dois
filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei
para mim um sacerdote fiel” 1 Samuel 2: 27,31,34,35
Quanto
a Samuel, apesar das alegações dos anciãos sobre seus filhos, não há na
narrativa nenhum tipo de aviso prévio de Deus, o que pode solucionar o problema
teológico, colocando a posição dos anciãos como uma conjuração, embora povo soubesse
da reputação de Joel e Abias.
Há
ainda uma outra condicionante, a considerar, sem desprezar a profética voz de
Moisés:
“Quando entrares na
terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres:
Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de
mim; Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus;
dentre teus irmãos porás rei sobre ti, ...” Deuteronômio 17:14,15
Samuel,
talvez pelo envelhecimento ou por solução prática havia constituído juízes
sobre Israel!
“E sucedeu que, tendo
Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. E o nome
do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram
juízes em Berseba. Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se
inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.” 1
Samuel 8:1-3:
Mas,
a decisão de tonar um rei e atender ao povo passou pelo desagrado de Deus:
7- “..., pois não te
tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não
reinar sobre ele.
Livre
arbítrio,
decide a vida de um homem, ou de uma Nação, Deus continuava fiel a Aliança
sinaítica – Êxodo 19 –
“Assim falarás à casa
de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos
egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois,
se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então
sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra
é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as
palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:3-6
A
decisão de tirar o sacerdote do comando, mostra que eles quebraram a Aliança e
se punham dispostos de estar sob o mando de um rei humano.
1 Samuel 10:1-7
1- Então, tomou Samuel
um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse:
Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade?
2- Partindo-te hoje de
mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em
Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já
o teu pai deixou o negócio das jumentas e anda aflito por causa de vós,
dizendo: Que farei eu por meu filho?
Contudo,
a posição de Samuel em relação a constituição de um rei humano, mostra que sua
função foi essencial para solidificar o pedido do povo por um rei. (1 Rs 8;
12).
Saul
é escolhido como rei 9.1 10.27
Quem
era Saul?
Encontramos
a introdução e identificação, de Saul, em 1 Samuel 9.1.2
“E havia um homem de Benjamim,
cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de
Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso. Este tinha um filho, cujo
nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro
homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.”
1 Samuel 9:1,2
A
escolha e indicação por Deus e uma escolha do povo:
Saul é escolhido e ungido 9.3-10.16
Há
que se entender que há dois discursos narrativos, correndo em paralelo.
Deus
aceita a escolha do povo, e indica Saul, por Samuel, mas Saul também é
escolhido pelo povo.
Saul
foi mostrado e indicado a Samuel de forma revelacional divina. A ação de Deus
provendo a escolha de um homem, para reinar, naquele momento, mesmo sendo
rejeitado, mostra que Deus nunca é pego de surpresa, como alguns podem se
perguntar, mas como, se Saul foi escolhido, pelo povo?
Primeiro
ungido:
1- Então, tomou Samuel
um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse:
Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade?
2- Partindo-te hoje de
mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em
Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já
o teu pai deixou o negócio das jumentas e anda aflito por causa de vós,
dizendo: Que farei eu por meu filho?
3- E, quando dali
passares mais adiante e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três
homens, que vão subindo a Deus a Betel: um levando três cabritos, o outro, três
bolos de pão, e o outro, um odre de vinho.
Complemento
com o texto:
“E o moço tornou a
responder a Saul, e disse: Eis que ainda se acha na minha mão um quarto de um
siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus, para que nos mostre o caminho (Antigamente
em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao
vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente). Então
disse Saul ao moço: Bem dizes; vem, pois, vamos. E foram-se à cidade onde
estava o homem de Deus.” 1 Samuel 9:8-10
Segundo:
escolhido e levado nos braços do povo:
O
povo escolhe Saul 10.17.27?
Um
processo estranho se deu na escolha Beacon o compara com um sortilégio de
escolha:
A
linguagem usada para descrever a pessoa sendo escolhida por sorte é vayilãkêd!
O
termo bagagem remete a um instante antigo do povo pecando contra Deus (episódio
de Acã), levando a nossa consideração, acima, sobre quebra da aliança
sinaítica.:
“Israel
pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e
tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o
puseram.” Josué 7:11
“Mas vós tendes
rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e
trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos
perante o Senhor, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares. Tendo,
pois, Samuel feito chegar todas as tribos, tomou-se a tribo de Benjamim.
E, fazendo chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, tomou-se a família
de Matri; e dela se tomou Saul, filho de Quis; e o buscaram, porém não se
achou. Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria
ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem. E correram,
e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo; e era mais alto do que todo o povo
desde o ombro para cima. Então disse povo não há nenhum semelhante a ele. Então
jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!” 1 Samuel 10:19-24
Saul
um grandão, tímido, e sem noção de suas qualidades, que teve que ser animado
pelo seu ‘pajem’, o seu moço, seu servo.
Saul:
Um patrão que não tinha ideia de ir ao homem de Deus, nem uma oferta para dar
ao vidente:
“Vindo eles então à
terra de Zufe, Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem, e voltemos;
para que porventura meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se
aflija por causa de nós. Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem
de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente;
vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir. E o
moço tornou a responder a Saul, e disse: Eis que ainda se acha na minha mão um
quarto de um siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus, para que nos mostre
o caminho” 1 Samuel 9:5,6,8
1ª
PARTE
CONTINUA
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