sábado, novembro 2

A Instituição da Monarquia em Israel Lição 5 – CPAD – NOVEMBRO 2019



A Instituição da Monarquia em Israel
Lição 5 – CPAD – Subsídio Pastor Prof. Univ. Osvarela
Texto Áureo
"Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações." (1 Sm 8.4,5)
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1 Samuel 8:4-7
4- Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
5- e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
6- Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.
7- E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.
1 Samuel 10:1-7
1- Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade?
2- Partindo-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?
3- E, quando dali passares mais adiante e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel: um levando três cabritos, o outro, três bolos de pão, e o outro, um odre de vinho.
4- E te perguntarão como estás e te darão dois pães, que tomarás da sua mão.
5- Então, virás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um rancho de profetas que descem do alto e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e profetizará
6- E o Espírito do SENHOR se apode-rará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem.
7- E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.
DISCURSO.
Samuel, filho de Elcana e Ana, o menino chamado pela sua mãe de “por este menino orava eu”, “pedido a Deus  - foi profeta/sacerdote, sendo divinamente o elemento nascido e trazido ao interior do sacerdócio, nos idos do sacerdote Eli, com uma proposta divina de realizar a transição do reino teocrático par ao reino humano, como o profeta Moisés já profetizara e dera orientações ao escrever o Livro de Deuteronômio, no capítulo 17.
Assim mesmo após a unção do primeiro rei humano sobre Israel e depois de ungir ao Rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, este grande personagem vai aos poucos desaparecendo no cenário da Nação de Israel.
Samuel é apresentado como o fiel sacerdote/profeta/juiz que substitui Eli e sua casa corrupta no santuário de Silo. Samuel era o fruto de um voto nazireu que conduziu a comunidade da fé na adoração apropriada a Yahweh (YHWH), alguém que o povo reconheceu como um profeta “fidedigno”. Samuel também foi instrumental durante esse período de transição na sociedade de Israel, tornandose o indivíduo responsável por ungir Saul, e, depois, Davi como reis de Israel. Sua função foi essencial para solidificar o pedido do povo por um rei (1 Rs 8; 12). Embora Samuel tivesse uma participação crucial na transição do período entre os juízes e a monarquia, sua importância na porção restante da história de Israel é limitada.
"Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações." 1 Samuel 8.4,5
A instituição de rei sobre Israel foi algo que passou, pela casa de Samuel. Apesar, de ter aprendido a ouvir a voz de Deus e a causa da queda do seu tutor o sacerdote Eli, a história implicitamente mostra que o grande sacerdote/profeta incorreu no mesmo erro de seu antecessor, mesmo sabendo das consequências funestas acontecidas com os filhos de Eli.
“Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.” 1 Samuel 3:10-13
A Bíblia não explica como isto aconteceu, mas que aconteceu, ela narra com detalhes.
O pedido de um rei, que deixou Samuel desconfortável, por ser considerado velho para continuar julgando a Israel, e não verem entre seus filhos, alguém, que pudesse sucedê-lo, e não encontraram entre eles, mesmos, alguém que pudessem ser indicado a esta liderança teocrática/humana, e até mesmo magoado, a ponto de Deus o confortar, foi quase uma consequência direta dos atos dos filhos de Samuel.
4- Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
Deus dá liberdade de escolha, ao povo:
6- Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.
7- E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.
Embora, Samuel tenha sido assediado pelos anciãos sobre sua substituição por um rei usando os argumentos:
- todos os anciãos de Israel se congregaram
- Eis que já estás velho
- teus filhos não andam pelos teus caminhos
- como o têm todas as nações
Conjuração - Associação de pessoas que, secreta ou clandestinamente, conspiram contra um governo. Associação de pessoas que firmam um acordo, geralmente através de um juramento, buscando um objetivo comum.
Mostra que houve uma espécie de conjuração entre os líderes das tribos, sem ouvirem, ou dar a Samuel, uma espécie de defesa, ou ouvir do mesmo uma solução pacífica ou ouvir a voz profética, consultando a Deus se este era o momento, ou se havia algum homem a ser buscado. Desta forma, Deus se mostra desagradado, embora conhecendo o coração dos homens, Ele conforta Samuel, lhe dizendo:
Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.”
Esta resposta, foi após a demonstração que Samuel, continuava ouvindo a Deus para tomar qualquer decisão sobre as decisões sobre a vida de Israel e que continuava, a despeito dos argumentos dos anciãos, sendo e tendo a autorização para ouvir Deus falar o que deveria fazer.
6- E Samuel orou ao SENHOR.
7- E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo”
Resultado de imagem para Samuel unge SaulEmbora, se fizermos uma analogia com Eli, o antecessor, veremos que Deus não falou com ele sobre sua substituição, mas mandou um profeta desconhecido informar o que aconteceria com sua casa.
“E veio um homem de Deus (inserção do autor: anônimo) a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor [...] Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.[...] a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel” 1 Samuel 2: 27,31,34,35
Quanto a Samuel, apesar das alegações dos anciãos sobre seus filhos, não há na narrativa nenhum tipo de aviso prévio de Deus, o que pode solucionar o problema teológico, colocando a posição dos anciãos como uma conjuração, embora povo soubesse da reputação de Joel e Abias.
Há ainda uma outra condicionante, a considerar, sem desprezar a profética voz de Moisés:
“Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim; Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti, ...” Deuteronômio 17:14,15
Samuel, talvez pelo envelhecimento ou por solução prática havia constituído juízes sobre Israel!
“E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba. Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.” 1 Samuel 8:1-3:
Mas, a decisão de tonar um rei e atender ao povo passou pelo desagrado de Deus:
7- “..., pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.
Livre arbítrio, decide a vida de um homem, ou de uma Nação, Deus continuava fiel a Aliança sinaítica – Êxodo 19
“Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:3-6
A decisão de tirar o sacerdote do comando, mostra que eles quebraram a Aliança e se punham dispostos de estar sob o mando de um rei humano.
1 Samuel 10:1-7
1- Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade?
2- Partindo-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?
Contudo, a posição de Samuel em relação a constituição de um rei humano, mostra que sua função foi essencial para solidificar o pedido do povo por um rei. (1 Rs 8; 12).
Saul é escolhido como rei 9.1 10.27
Quem era Saul?
Encontramos a introdução e identificação, de Saul, em 1 Samuel 9.1.2
“E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso. Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.” 1 Samuel 9:1,2
A escolha e indicação por Deus e uma escolha do povo:

Saul é escolhido e ungido 9.3-10.16


Há que se entender que há dois discursos narrativos, correndo em paralelo.
Deus aceita a escolha do povo, e indica Saul, por Samuel, mas Saul também é escolhido pelo povo.
Saul foi mostrado e indicado a Samuel de forma revelacional divina. A ação de Deus provendo a escolha de um homem, para reinar, naquele momento, mesmo sendo rejeitado, mostra que Deus nunca é pego de surpresa, como alguns podem se perguntar, mas como, se Saul foi escolhido, pelo povo?
Primeiro ungido:
1- Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade?
2- Partindo-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?
3- E, quando dali passares mais adiante e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel: um levando três cabritos, o outro, três bolos de pão, e o outro, um odre de vinho.
Complemento com o texto:
“E o moço tornou a responder a Saul, e disse: Eis que ainda se acha na minha mão um quarto de um siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus, para que nos mostre o caminho (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente). Então disse Saul ao moço: Bem dizes; vem, pois, vamos. E foram-se à cidade onde estava o homem de Deus.” 1 Samuel 9:8-10
Segundo: escolhido e levado nos braços do povo:
O povo escolhe Saul 10.17.27?
Um processo estranho se deu na escolha Beacon o compara com um sortilégio de escolha:
A linguagem usada para descrever a pessoa sendo escolhida por sorte é vayilãkêd!

O termo bagagem remete a um instante antigo do povo pecando contra Deus (episódio de Acã), levando a nossa consideração, acima, sobre quebra da aliança sinaítica.:
“Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.” Josué 7:11
Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares. Tendo, pois, Samuel feito chegar todas as tribos, tomou-se a tribo de Benjamim. E, fazendo chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, tomou-se a família de Matri; e dela se tomou Saul, filho de Quis; e o buscaram, porém não se achou. Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem. E correram, e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo; e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima. Então disse  povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!” 1 Samuel 10:19-24
Saul um grandão, tímido, e sem noção de suas qualidades, que teve que ser animado pelo seu ‘pajem’, o seu moço, seu servo.
Saul: Um patrão que não tinha ideia de ir ao homem de Deus, nem uma oferta para dar ao vidente:
“Vindo eles então à terra de Zufe, Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem, e voltemos; para que porventura meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós. Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir. E o moço tornou a responder a Saul, e disse: Eis que ainda se acha na minha mão um quarto de um siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus, para que nos mostre o caminho” 1 Samuel 9:5,6,8
1ª PARTE
CONTINUA

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