sábado, outubro 19

Lição 3 – A Cura do Coxo e Seus Efeitos EBD JOVENS 4° Trimestre 2019


Lição 3 – A Cura do Coxo e Seus Efeitos
EBD JOVENS 4° Trimestre 2019
Subsídio Pastor Prof Osvarela
Texto Do Dia
 “E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” Atos 3.6
Texto Bíblico
Atos 3.1-16
1   Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
2  E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3  Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4  E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5  E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.
6   E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7   E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.
8    E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9   E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10  e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
11  E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.
12  E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
13  O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
14  Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.
15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
Discurso
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8
O revestimento pelo Espírito Santo, predito por Jesus é demonstrado pela primeira vez, nesta passagem em que encontramos, as chamadas colunas: Pedro e João.
Poder, cura e salvação, é a manifestação do Espírito Santo, em ação na vida dos discípulos e apóstolos.
O significado desta passagem foi fundamental para o reconhecimento pelos discípulos de como o nome de Jesus sendo usado, pelos que receberam o batismo evidente do Espírito Santo.
Era a virtude em ação.
A atuação de Pedro e João, tem um simbolismo forte, pois eles como judeus continuavam a ir ao templo, para orar. Mas, já revestidos entendem que a virtude, estava sobre eles, de tal forma que os impulsionou a usar o Nome de Jesus, em um momento que vai ser ressaltado nas Escrituras, como o primeiro sinal de maravilhas, posterior a Descida do Espírito Santo.
Uma parceria de sucesso
1   Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
Podemos ver como funcionava esta união.
João e Pedro sempre tinham informações, dentre o grupo apostolar eram os que se comunicavam com frequência, demonstrada nas Escrituras.
“Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?” João 13:23-25
 Assim, ao longo da NeoEscrituras os dois sempre  em ações do grupo apostólico, neste momento estão subindo juntos ao Templo.
Vistos juntos quando Lucas descreve sua ação profissional, a pesca, como sócios.
“E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.” Lucas 5:10
Foram incumbidos de tarefas conjuntas pelo Mestre:
“E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.” Lucas 22:8
Eram sócios no negócio de pesca - Lucas 5:10; prepararam a última Páscoa dos judeus para Jesus - Lucas 22:8;
Mesmo após a morte de Jesus e sua ressurreição, avisados pelas mulheres estiveram juntos na corrida em busca da evidência, da tumba vazia, correram para o sepulcro na manhã do primeiro domingo de Páscoa.:
“Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram. Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou. Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, ...” João 20:2-6
Após a ascensão de Jesus, Atos dos Apóstolos continua os mostrando atuantes em união, como colunas da Igreja, além do texto inicial, em tela.
Ministrando junto e Evangelizando samaritanos:
“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo, ...” Atos 8:14,15
A ação conjunta de Pedro e João, demonstra que ação do revestimento de Poder, a plenitude do Espírito Santo, deu aos apóstolos um sentido de união, sem desqualificação de outros.
Assim, faziam tudo em comum.
A subida do Templo, se reunião no caminho vários enfermos e mendigos, mas Pedro nota especificamente este mendigo.
A Porta Formosa, ou a Porta dourada
2  E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
Esta porta ainda existente, no resto do Muro (onde haviam 9 portas), foi restaurada para espera do Messias, segundo a tradição judaica. Foi por ela que Pedro e João subiam ao Templo, certamente vindos do Monte das Oliveiras, defronte, onde estiveram noites seguidas juntos com Jesus e próximo ao local de sua angústia.
A porta era feita de bronze de Corinto e parecia de ouro; sem dúvida, um excelente lugar para um homem coxo pedir esmolas.”
Dar esmolas era uma característica do povo judeu, e os mendicantes, sabendo disto em dias de ofícios no Templo, se colocavam ou eram trazidos, para serem vistos e atendidos em suas necessidades, mas este homem, não esperava que este encontro o tiraria da mendicância e lhe daria algo muito superior a qualquer esmola, que jamais recebera.
A Ação do Espírito com Poder no Nome de Jesus:
Quem disse que que enviaria o Espírito Santo, rogando ao Pai?
Jesus, este morrera, mas ressuscitara e prometeu enviar.
Para que fossem revestidos com Poder, autoridade sobre enfermidades e curar aos enfermos.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” João 14:16,17;16:7
A ação conjunta do Poder do Espírito e do Nome de Jesus realizam maravilhas e curas acontecem.
“Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, ...” João 16:23,24
“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.” Lucas 10:17
Pedro e João tinham experiencia em atender aos necessitados e enfermos, Jesus como Mestre os discipulara e lhes dera Poder do Espírito de maneira parcial aos lhes enviar para aldeias vizinhas, onde sob a ordem e autoridade deste Poder curaram os enfermos e se maravilharam, com o que fizeram:
“Chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos; [...]: E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.” Marcos 6: 7;12,13
“E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.” Lucas 9:1,2
Demonstração de que o crente necessita de saber e ter experiencia com o Poder do Espírito Santo. Experiencia própria e não de terceiros, por sito Pedro e João não hesitaram em envolver o Nome de Jesus e usar o Poder para atender a maior necessidade do coxo, da Porta Formosa, e o Espírito Santo os enviara por este caminho para atender e evidenciar aos judeus.
“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Marcos 16:17-19
Foi desta forma, que os judeus descobriram, que havia entre eles, um grupo de Jesus, que mesmo sem a Sua presença física tinham autoridade e Poder e usavam O Nome de Jesus e o Poder do Cenáculo, para maravilhas aos olhos de todos os homens.
5  E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.
6   E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7   E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.
8  E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9   E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10  e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
A Igreja, ou o Caminho, primeiro nome da Igreja, mantinham, após o recebimento do Batismo no Espírito Santo, uma vida de comunhão geral, tinham tudo em comum (At 2:44, 45), o dinheiro, os bens, as propriedades eram de todos, assim Pedro e João não tinham dinheiro em seus alforjes e certamente ia ao Templo, para um fim específico, no qual não havia necessidade de ofertas
5  E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.
6   E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
Ali eles exercitaram, e se lembraram de tudo que Jesus lhes ensinara e os autorizara fazer.
Efeitos do milagre:
O milagre manifestou-se com clareza porque o homem era conhecido de todos “Estava "fora do templo"; por mais perto da porta que fiquem, todos os pecadores encontram-se longe de Deus.” Ele ficava fora do Templo e não podia subir ao templo, após a cura ele entrou no templo saltando!”:
7   E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.
8    E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. A cura pelo Poder de Deus faz o curado saltar, andar e realizar tudo que não podia fazer.
9   E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10  e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
Quando há manifestação do Poder do Espírito Santo há comoção geral:
10  e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
11  E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.
12  E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
13  O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
14  Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.
15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
Primeiro naquele que recebe algo através deste poder.
8    E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
Segundo envolve e causa admiração aos que veem, ou sabem do milagre realizado pelo Espírito Santo em Nome de Jesus.
11  E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.
12  E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto?
Deu oportunidade de Pedro e João pregarem para uma nova multidão. Agora, de quase cinco mil almas que se agregaram a Igreja, ao Caminho!
11  E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.
12  E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
13  O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
14  Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.
15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
Se houver manifestação e milagres em nossas vidas, ficará claro que temos algo incomum, que o Mundo não pode receber, assim, o Nome de Jesus será Glorificado, para Glória de Deus Pai e muitos ouvirão a nossa pregação.
Edifica quem estava em dúvida,  pode também trazer incredulidade em corações cauterizados. E os que querem impedir a ação do Evangelho:
“E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.” Atos 4:1-4
Não espere apenas elogios, mas fale, opere milagres em Nome de Jesus, sem esperar elogios, mas espere que haverá salvação de milhares!
Mas, o que recebe a benção estará o nosso lado saltando e dando Glórias e confessando publicamente o Nome.
O homem curado, o ex-coxo, logo se identificou-se publicamente com os apóstolos, tanto quando foram ao templo (At 3:11) quanto na ocasião em que foram presos (At 4:14). Ao ser capaz de andar, não deixou dúvidas sobre de que lado estava! Beacon, compilado, pag. 534
“Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. [...]. Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” Atos 4:9-13
Você será reconhecido que anda com Jesus:
O Espírito Santo encheu Pedro de ousadia de modo que ele lembrasse os judeus da forma como haviam tratado Jesus. Eles o haviam negado e entregado para ser crucificado, mesmo chamados ou considerados de indoutos, conheciam a Palavra de Deus e suas promessas!
O Nome de Jesus:
Seu poder e autoridade, pela primeira vez Jesus é chamado de Senhor aos Judeus.
A fim de convencê-los de seus crimes, Pedro usou vários nomes e títulos diferentes para o Senhor: Filho de Deus, Jesus, o Santo, o justo, o Autor da vida.
A pregação, pós-milagre ressalta o Poder do Nome de Jesus:
Fonte:
Beacon
Dicionário Strong
Apontamentos do autor

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger