sábado, novembro 16

Davi é ungido Rei Lição 7 CPAD 4º Trimestre 2019 1ª Parte


Davi é ungido Rei
Lição 7 CPAD 4º Trimestre 2019
Estudo Pastor Prof Unv Osvarela
Texto Áureo
“Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.”
Texto Bíblico para leitura deste estudo:
1 Samuel 16:1-13
1 - Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
2 - Porém disse Samuel: Como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então, disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.
3 - E convidarás Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
4 - Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR e veio a Belém. Então, os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
5- E disse ele: É de paz; vim sacrificar ao SENHOR. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou ao sacrifício.
6- E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.
7 - Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
8 - Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.
9 - Então, Jessé fez passar a Samá, porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.
10 - Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido estes.
11- Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
12- Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
13 - Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.
Discurso:
“Então todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne.” 2 Samuel 5:1
Monarquia
O primeiro rei, Saul (cerca de 1020 AEC), governou durante o período entre a organização tribal e o estabelecimento de uma monarquia plena com seu sucessor, Davi.
David, também grafado no Brasil como Davi, filho de Jessé, o efrateu, do clã de Perez] nasceu em Belém (ca. 1 040 a.C.), e foi o segundo rei sobre todo o Reino Unificado de Israel, após a morte de Isboset, sucessor de Saul, filho de Quis, com a capital em Jerusalém. Isso foi antes de sua cisão, após Salomão, vindo Jeroboão, a ser o primeiro rei de "Israel dividida" (dez tribos, "Reino do Norte"), e Roboão, filho de Salomão o primeiro rei de Judá (remanescente, duas tribos, "Reino do sul"). Saul foi escolhido capitão/rei a pedido do povo;
Mas, Davi, O Senhor Yahweh Deus escolheu e ungiu rei.
A Arqueologia e o Rei Davi num contexto histórico extra bíblico
As descobertas arqueológicas da Estela de Tel Dã e a Pedra Moabita e da  Cidadela de David, na cidade velha de Jerusalém.
Na Estela de Tel Dã e da Pedra Moabita, são encontradas citações ao Reino de Judá e a Casa de David, colocando, o reino de Judá e a Dinastia de David, desmitifica, a crença iluminista, que o colocava como parte da mitologia bíblica, porém, a vida do personagem, David, pode ser descrita além do relato bíblico, por inúmeras provas arqueológicas.
A Pedra Moabita datada do mesmo período, fazendo menção à Israel de Omri e seus filhos. O relevo do faraó Sisaque I, um relevo dedicado a Amom-Ra, onde o faraó faz um relato de suas conquistas no Oriente Próximo, que segundo o egiptólogo e historiador bíblico Kenneth Kitchen, consta uma citação que diz "O lugar alto de David". A partir destas descobertas, a data de existência de David pode ser determinada em ca. 1040-970 a.C., junto ao relato bíblico, tendo reinado sob Judá em ca. 1010-1003 a.C. e sobre todo o Reino Unificado de Israel ca. 1003-970 a.C.
O Museu da Torre de David da História de Jerusalém, fundado em 1988, localiza-se no complexo arquitetônico da Cidadela, importante sítio histórico e arqueológico. Contêm achados do período do Primeiro Templo (960-586 AEC), os restos de uma torre e da muralha da cidade do período dos Asmoneus (século I AEC) e as fundações de uma enorme torre construída pelo rei Herodes (37-4 AEC). O museu cobre 4.000 anos de história de Jerusalém, desde seus primórdios como cidade canaanita até os tempos modernos. Jerusalém, a capital de Israel, tem sido o foco de uma intensa atividade arqueológica e registros de 5.000 anos de história foram revelados: na Cidade de David, as paredes da cidade cananeia e restos de estruturas da capital do Reino Unido de Israel, incluindo sofisticados sistemas de água subterrânea
“E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita. E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança. E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes. E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul.” 1 Samuel 18:9-12
Os livros de Samuel (I Samuel e II Samuel) tratam de sua vida pessoal e monárquica. David, é descrito como sendo um homem de valor, chamando à atenção de Saul por sua habilidade como músico, era um harpista, o que lhe rendeu um lugar no círculo real, posteriormente, com as batalhas contra os filisteus ficou reconhecido como um grande guerreiro e Saul deu sua filha Mical, como esposa.
Quanto a descrição de David como um homem de guerra, combateu os filisteus na cidade de Keilah, mas, quando Saul o considerou um rebelde, fugiu para o deserto, um lugar à margem da sociedade, David reuniu um pequeno exército, dando início à sua vida mercenária, servindo como um mercenário para os Filisteus (rei Aquis de Gate) e defendendo a cidade de Ziclag por um ano e quatro meses, foi nessa época que David ganhou fama e tornou-se realmente um adversário para Saul (como líder) e uma força a ser temida pelos filisteus, que até o chamaram de rei da terra. Com a morte de Saul e três de seus filhos na batalha de Gilboa, Israel havia perdido parte do território a oeste do Jordão, enquanto Isboset, o sucessor de Saul, ficou a leste, em Maanaim, com apoio de Abner, o general de Saul. Em Samuel (II Sm. 4), é relatado a morte de Isboset por seus próprios homens, Davi os executou, como fez com o amalequita que havia trazido a notícia da morte de Saul (embora não sendo o amalequita responsável da morte de Saul (l Samuel 31.3-6), ele disse a Davi que o havia matado, achando que ganharia honras da parte de Davi) em consequência disso, David acabou tornando-se rei de Judá e Israel ungido em Hebrom.
David consolidou o Reino Unificado de Israel, após derrotar a tribo cananeia dos jebuseus, tornou Jerusalém como sua capital política, centro religioso e residência real, transferindo para ela o antigo santuário nacional, a Arca da Aliança, em uma procissão solene com sacrifícios, na qual ele mesmo figurou proeminentemente como um adorador e celebrante. Em memória de suas migrações no deserto, a Arca foi inicialmente colocada em uma tenda. David pensou em construir um templo magnífico para ele em Jerusalém, mas foi dissuadido pelo profeta Natã. O rei Davi (cerca de 1004 a 965 AEC) estabeleceu seu reino como uma grande potência na região através de expedições militares bem sucedidas, incluindo a derrota final dos filisteus, e através de uma rede de alianças amistosas com reinos vizinhos. Consequentemente, sua autoridade era reconhecida desde as fronteiras do Egito e do Mar Vermelho até as margens do Eufrates. Em sua terra natal, ele uniu as 12 tribos israelitas em um só reino e estabeleceu sua capital, Jerusalém, e a monarquia no centro da vida nacional do país. A tradição bíblica descreve Davi como poeta e músico, com versos atribuídos a ele incluídos no Livro dos Salmos. Citação compilada de Fatos Sobre Israel, Ministério Das Relações Exteriores De Israel
Destaques Históricos
Desenhos: Noam Nadav
AEC – Antes da Era Comum
EC – Era Comum
Séculos XVII até VI AEC – Tempos bíblicos
A bandeira do Estado de Israel é baseada no desenho do xale de oração judaico (talit), com
um escudo azul de Davi (Magen Davi)
A Trajetória Difícil Para Se Tornar Rei
“E houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi ia se fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo.” 2 Samuel 3:1
“5. 1 Então todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebron e disseram: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne!
5. 2 Além disso, outrora, quando Saul ainda reinava sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás chefe sobre Israel.
5. 3 Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebron; e o rei Davi fez aliança com eles em Hebron, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel.
5. 4 Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.
5. 5 Em Hebron reinou sete anos e seis meses sobre Judá, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.” 2 Samuel 5,1-5; Biblia Almeida
Com que idade Davi assumiu o reinado.
Diferente da data da unção, por Samuel, Davi só foi assentar-se como Rei inicialmente, apenas, sobre Judá, em Jerusalém, após vários anos desde a sua unção, já com 30 anos de idade.
Davi reina na cidade de Hebrom, Judá, por sete anos e seis meses, depois disto vai a Jerusalém unifica Judá e Israel e reina sobre Israel e Judá durante 33 anos. Somando a idade do início do Reinado em Hebron, Davi contava com 30 anos, mais os 7 anos e seis meses, quando começou reinar em Jerusalém Davi estava com 37 anos e meio. Que idade tinha Davi quando começou a reinar em Jerusalém? A Bíblia Org
Após o insensato ato de Saul e ele ter rasgado a capa de Samuel, desatinado ato que demonstrou no reino eterno, a rejeição e  o rompimento de Deus com o reinado de Sal.
Saul agarrar a vestimenta de Samuel e a rasgar ao meio foi um sinal que elevou o acontecimento a um grande simbolismo e forneceu a plataforma para a mensagem a Saul:
Deus volta a falar com Samuel:
1 Samuel 16:1 - Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
O texto mostra que Deus já houvera determinado desde o ventre, pela sua Onisciência, e soberania e determinação para cumprimento profético de promessas antes reveladas a Israel. Davi foi o elemento humano pelo qual Deus veio a intervir na História. O Plano da salvação passava pela casa do belemita Jessé.
“A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações;” Mateus 4:15
“Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.” Isaías 9:1
Samuel ouve ao Senhor e tem dúvidas como proceder, pois, há um rei ungido em Israel, por ele mesmo, mostra a ética de Samuel, e seu temor.
Mesmo ele tendo profetizado:
“Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou. Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.” 1 Samuel 15:26-28
Aqui, Davi é referido como o próximo de Saul que é melhor do que o rei (v. 28).
Este jovem que Deus já se provera, como Jireh é de atitudes e modos singulares é agora o alvo de Samuel.
2 - Porém disse Samuel: Como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então, disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.
3 - E convidarás Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
Da falta de obediência e ética negativa de Saul, poupando a vida de Agague o rei amalequita, define a vida da descendência de Saul e o encaminhamento de um novo Rei, segundo o coração de Deus. Deus não perdeu o controle da vida do povo de Israel, embora tenha permitido o povo escolher um líder ou como Ele chamou a Saul, um capitão, mas não há autoridade constituída que Deus não tenha dado permissão, assim aconteceu:
Agague, o rei amalequita que tinha sido poupado por Saul, foi trazido diante o profeta Samuel. Diferentemente de Saul, que foi exigido por Deus de aniquilar Agague. De forma indescritível, a toda ação profética até aquele instante o profeta despedaçou o rei amalequita, a espada, sem pestanejar (v. 32). Uma das atividades do profeta é cumprir determinações e a ação de Samuel ressoou, como exemplo de obediência à Deus; foi o profeta, ao invés do rei, que obedeceu ao Senhor. Com o extermínio realizado, Samuel e Saul se separaram pela última vez. Saul foi para casa, e Samuel logo iria ungir o próximo rei sobre Israel.
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria, ...” 1 Samuel 15:23
Este ato demonstra que temos que, como pastores, e líderes, realizar aquilo que outros que lidera deixam de realizar, em desobediência a visão de seu ministério. Pois, se não realizarmos a vontade de Deus poderemos ter nosso ministério rasgado e o próximo nos substituirá, ser substituído não é o pior, o pior é perder a benevolência divina.
“A medida de um grande líder é que ele ou ela tem a maturidade, determinação, e fé em Deus para tomar decisões árduas, não importa se as mesmas agradam aos outros o tempo todo. Os grandes líderes mantêm a fé e compostura mesmo durante os momentos caóticos. Não é difícil tomar uma decisão apressada ou precipitada quando a situação parece estar deteriorando.” Novo Comentário Bíblico Beacon
Saul, a caminhada de Davi até o trono começa com uma cena de unção.
1 - Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
13 - Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.
Analisando o contexto anterior no capítulo 16, veremos que após a afirmação descrita nas escrituras em 1 Samuel, sobre Saul em 15.35b: “o Senhor arrependeu-se de ter estabelecido Saul como rei de Israel”. Com esta afirmação feita, o cenário mostra que há um caminho preparado pra levar até a casa de Jessé, O Belemita, que vai levar até a subida de Davi ao trono e o controle do reino. É descrita por teólogos estudiosos da vida de Israel e em especial da vida de Davi, como: de “A história da ascensão de Davi”.
A História da ascensão de Davi
A ascensão de Davi é um trecho histórico e bíblico destacado até hoje, inclusive com as comemorações históricas dos seus 3.000 anos em Israel no ano de 1996.
Davi ascendeu de menino pastor, cuidador das ovelhas de seu pai, (por ser o menor, da família, e não ter, devido a fase de Israel ser belicosa, de tal forma, que seus irmãos eram guerreiros e não podiam cuidar do gado), a rei sobre todas as tribos de Israel.
Na história da ascensão de Davi ao trono, Davi se depara com um claro ambiente divino que lhe é favorável.
A mão de Deus está sobre Davi e lhe dá sucesso em tudo o que ele faz. Davi é um jovem diligente na corte de Saul (1 Samuel 16).
A caminhada até ao trono
A jornada de Davi ao trono, primeiro com a sua unção por Samuel, e, depois, com a sua introdução à corte de Saul.
A própria escolha foi uma decisão difícil para o profeta.
1.    Havia um rei oficial
2.    Samuel para ungir um rei, com Saul no trono
3.    A cerimônia exigia aparato especial
4.    Havia um conselho de anciãos em atividade, mesmo com um rei (modelo que nunca se apartou de Israel e é tipo dos anciãos diante do trono de Deus); “4 - Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR e veio a Belém. Então, os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?” Os anciãos acompanharam Samuel no ato: “5- E disse ele: É de paz; vim sacrificar ao SENHOR. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou ao sacrifício.”
5.    Jessé não aguardava a vinda do profeta em sua casa, sigilo de Deus na escolha necessita ser compreendido, quando escolhemos um homem, um obreiro. “3 - E convidarás Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.”
6.    Não foi tido como um possível rei pelo próprio pai
7.    A aparência de seus irmãos impressionaram o próprio Samuel
8.    Não estava em casa quando o profeta/sacerdote chegou para realizar a cerimonia
9.    Só foi lembrado após todos passarem e serem descartado como o escolhido pelo coração de Deus
1ª Parte

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger