domingo, dezembro 1

O Exílio de Davi Lição 8 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2019


O Exílio de Davi
Lição 8 – CPAD – 4º TRIMESTRE 2019
Pastor Prof Osvarela
Texto Áureo
“Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.” 1 Samuel 22.1,2
EMBORA POSTADA APÓS A DATA DE SUA LEITURA. ESTE SUBSÍDIO CONTÉM INFORMAÇÕES QUE, ENTENDEMOS, SERÃO ÚTEIS AO ESTUDIOSO DO ASSUNTO!
Leitura Bíblica
1 Samuel 22:1-5
2 - E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
3 - E foi-se Davi dali a Mispa dos moabitas e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim.
4 - E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele todos os dias que Davi esteve no lugar forte.
5 - Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi foi e veio para o bosque de Herete.
“A força da liderança de Davi foi a sua obediência a Deus! Beacon compilado
Após ser ungido rei, Davi não pode se apresentar como tal. Esta incrível e inusitada situação o fez sofrer desgaste entre os seus familiares, que também não poderiam falar nada a respeito.
Porém o texto bíblico mostra como se deu a aproximação de Davi com o centro do palácio real de Saul.
Saul sofria de ataques do diabo que lhe causavam demonstrações de terror e medo, esta foi a forma inicial para Davi se aproximar do rei.
Sendo Davi um músico nato e fabricador de instrumentos e um notável tocador, alentado pela unção de Deus, mostrando-nos como o louvor, a música ungida afasta o diabo do quem ele está atormentando.
“Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. Samuel, porém, retomou o caminho de Ramá. O Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e um espírito mau veio sobre ele, enviado pelo Senhor. Os homens de Saul disseram-lhe: Eis que um mau espírito de Deus veio sobre ti.” 1 Samuel 16:13-15
Saul estar atormentado por este espírito, permitido por Deus, não era um espírito de Deus, como pode parecer na leitura, mas permitido por Deus.
Eis um caminho dado por Deus, o texto mostra em sequência que ao ser ungido por Samuel, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, como acontecia naqueles dias.
E o Espírito do Senhor retirou-se de Saul. E sobre este veio um mau espírito com permissão divina, a agravar os dias de Saul, que perdera o discernimento, de tal forma, que teve que ser alertado pelos seus servos palacianos, sobre o que fazer e o que acontecia com ele.
“Que nosso senhor ordene, e teus servos aqui presentes procurarão um homem que saiba tocar harpa e, quando o mau espírito de Deus estiver sobre ti, ele tocará o instrumento para acalmar-te. Está bem, respondeu Saul, procurai-me um bom músico e trazei-mo. Um dos servos declarou: Conheço um filho de Isaí de Belém que sabe tocar muito bem: é valente e forte, fala bem, tem um belo rosto, e o Senhor está com ele. Saul mandou mensageiros a Isaí, para dizer-lhe: Manda-me o teu filho Davi, o pastor. Mandou então dizer a Isaí: Peço-te que deixes Davi a meu serviço, porque ele me é simpático. E sempre que o espírito mau de Deus acometia o rei, Davi tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava.” 1 Samuel 16:16-19;22,23 – versão católica
Introduzo, esta questão para demonstrar ao longo deste estudo que Saul se mostrará um contundente adversário de Davi, sabedor ou não da unção deste, mas um perseguidor implacável, mesmo tendo Davi tocado para aplacar a opressão demoníaca que lhe acometera.
O início da caminhada de Davi, que iria conduzi-lo ao exílio foi pelas suas conquistas e pelo amor que o povo, e a própria família de Saul, demonstrou para com o jovem ungido.
As qualidades de Davi nos mostram que devemos manter as nossas características, sem medo de oposição, quando o faremos sem qualquer viés de glória ou honra pessoal. Se somos corajosos, nos mantemos corajosos, pois fazemos o que sempre fizemos.
Davi lutara com ursos, leão e outros animais sem nenhum tipo de plateia, portanto, ele não queria mostrar nada, ao enfrentar o gigante (caminho de Davi ao trono, ele demonstrou ser um indivíduo com muita fé e muita coragem.) Em nenhum lugar isso é mais exemplificado do que na narrativa da luta com Golias (1 Samuel 17). Davi saiu ao encontro do guerreiro com uma funda, algumas pedras, e “em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel” (v. 45).
A vitória de Davi sobre Golias demonstrou sua grande confiança em Yahweh, que o havia livrado "das garras do leão e das garras do urso” (v.37). Use a tua confiança em Deus sem pensar, que haverá oposição.
Ele estava apenas cumprindo o forte desejo interior de enfrentar dificuldades e mostrando sua confiança em Deus para livrar seu povo do inimigo, embora pensasse ou perguntasse sobre o que receberia quem derrubasse Golias, ele pensou na casa de se Pai Jessé. Tanto que fora em seu segundo envio ao campo de batalha, para levar mantimentos, aos seus irmãos, que já sabedores de sua determinação e unção, o receberam com certo pejo, como fizeram os irmãos de José.
Segundo motivo para o exílio de Davi:
Sua Popularidade: ele se tornou um herói nacional.
Em seu percurso ao trono, Deus deu graça a Davi diante dos olhos do povo de Israel. Davi tornou-se tão popular entre os israelitas que, quando chegou o momento de assumir o trono, o povo já havia antecipado que isso aconteceria. 2 Samuel 5.2.
Inveja:
Um dos grandes motivos de perseguição, quando alguém se destaca.
Mas, sempre tem um Jonatas, e uma Mical para nos acolher e nos avisar.
“1Sm 17:58 E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.
“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul. Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.” 1Sm 18:1;9
Começa a perseguição:
Davi foi enganado por Saul, que era um homem sem a direção e a presença de Deus.
“E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes. E temia Saul a Davi, porque o SENHOR era com ele e se tinha retirado de Saul. Por isso Saul o desviou de si, e o pôs por capitão de mil; e saía e entrava diante do povo. E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele.” 1Samuel 18:11-14
ברח - barach; v. atravessar, fugir, escapar, perseguir, afugentar, pôr em fuga, alcançar, disparar (estender), apressar;
דבק - dabaq; seguir de perto, juntar-se a, alcançar, pegar; perseguir de perto
דלק - dalaq; v. queimar, perseguir furiosamente; perseguir furiosamente;
טרד - tarad; v. perseguir, afugentar,
צוד – tsuwd; v. caçar, perseguir obstinadamente
רדף - radaph; v. estar atrás, seguir, perseguir, correr atrás de; ser perseguido; aquele que é perseguido
Interessante que, a perseguição de Davi, e sua fuga se deu com a ajuda da casa de Saul.
Outro ponto interessante:
Ramá um local de profeta.
Davi em sua fuga de diante de Saul foi para Ramá, onde habitava o profeta Samuel, e Saul atentou para isto.
O perseguido deve estar no lugar onde há revelação de homens de Deus.
1Sm 19:19;24 E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que Davi está em Naiote, em Ramá. Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram. E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizara. Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá. Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá. E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?
1Sm 20:1 Então fugiu Davi de Naiote, em Ramá; e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida?
Saul foi tomado pelo Espírito de Deus e esteve entre os profetas, antes de sair em perseguição a Davi e procurou inquirir onde estava Davi e Samuel. Isto deteve Saul e seus três grupos que estavam a caça de Davi. No caso de Saul, Deus envia a ação profética sobre aqueles grupos e do próprio Saul, que ficou retido neste tempo, entre a ida dos três grupos que foram buscar Davi em Naiote.
Deus usou desta forma, para dar tempo a Davi para fugir e se ir para o exílio.
1 - Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele.
2 - E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
A fuga de Davi se deu em rumo sul.
Primeira parada:
“Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo?” 1Sm 21:1
Preparou-se com armas.
A espada parece ter tido pouco uso prático para os sacerdotes, já que estava envolta em panos e colocada atrás do éfode. Isto indicaria que a espada estava apenas sendo guardada ali, e não venerada, como um importante troféu de guerra. Embora de pouco uso pelos sacerdotes, Davi viu valor na espada e a tomou antes de sair de Nobe.
Depois disto, não se tem notícias do destino desta espada. A espada era de um filisteu, a sua guarda mostra que ela não foi tomada como um objeto de triunfo, ou de domínio, antes, foi guardada pelos sacerdotes. Demonstrando: o valor de quem a usou – Davi – e do poder do Senhor sobre quem venceu – Davi.  
“Estava, porém, ali naquele dia um dos criados de Saul, detido perante o SENHOR, e era seu nome Doegue, edomeu, o mais poderoso dos pastores de Saul. E disse Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão lança ou espada alguma? Porque não trouxe à mão nem a minha espada nem as minhas armas, porque o negócio do rei era apressado. E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale do carvalho, eis que está aqui envolta num pano detrás do éfode. Se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui, senão aquela. E disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma. E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.” 1Sm 21:7,10
Proveu-se de pão:
“Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar. E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os moços se abstiveram das mulheres.” 1Sm 21:3,4
Não foi um pão comum, mas o pão da proposição.
A segunda parada:
Davi aprendeu a ser rápido em seu pensamento, para não morrer. Foi um aprendizado, que lhe salvou a vida.
“E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares? E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate. Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba.” 1Sm 21:10,13
A perseguição implacável de Saul a Davi empurrou (em sua ida para Adulão, seu quartel general no exílio para a companhia do inimigo mais ameaçador de Israel.), Davi usou de ardil para que o receoso rei de Date o mantivesse entre seus guerreiros mercenário, um costume dos reis, para qualificar seu exército.
Mostrando que, o futuro e já ungido rei de Israel, Davi utilizou sua posição como vassalo filisteu para ampliar sua atuação e ligações políticas, que anos depois o tornariam o formador da Nação de Israel, como um ente reconhecido e temido entre seus vizinhos, por 40 anos.
Refúgio entre os inimigos
Davi ficou numa posição onde tinha de pensar extemporaneamente, era um homem muito ardiloso, ele sabia pensar rapidamente e era muito engenhoso. Mas, era a demonstração de Deus sabia e conhecia do seu coração. Sem uma alternativa ou caminho para sair daquela situação, Davi simulou sua própria insanidade a fim de acalmar os filisteus e garanti-los de que ele lhes era inofensivo. Qualidades lhe serviram, enquanto solidificava sua emergente posição política até se tornar rei de Israel.
Melhor passar por louco, e preservar a vida, do que ser sadio mentalmente, e morrer nas mãos do inimigo! Tinha uma tarefa a ser cumprida e fora ungido para ela
“Disse, porém, Davi no seu coração: Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul; não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão. Então Davi se levantou, e passou, com os seiscentos homens que com ele estavam, a Aquis, filho de Maoque, rei de Gate. E Davi ficou com Aquis em Gate, ele e os seus homens, cada um com a sua casa; Davi com ambas as suas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. E, sendo Saul avisado que Davi tinha fugido para Gate, não cuidou mais de buscá-lo. E disse Davi a Aquis: Se eu tenho achado graça em teus olhos, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; pois por que razão habitaria o teu servo contigo na cidade real? Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje). E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos filisteus, um ano e quatro meses.” 1Sm 27:1-7
Na história da ascensão de Davi, a perseguição de Saul não só levou Davi à presença dos filisteus, mas o ajudou em saber como se portar com variadas estratégias. (veja os capítulos 27—30).
1 - Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele.
2 - E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
A estada em Adulão:
Adulão estava nas montanhas ocidentais de Judá (Js 12.15; 15.35; Mq 1.15), cerca de 18 Km a nordeste de Gate e aproximadamente 23 Km ao sudoeste de Jerusalém
Lugar preparado, por Deus para encontro de família:
1 - Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele.
Distante de sua casa, em Belém e perseguido por Saul e em terra filistéia, Adulão serviu como ponto de encontro para Davi e sua família. Se você for perseguido é importante que tua família esteja ao teu lado, mostra que há reconhecimento que Deus está contigo, como estava com Davi no desterro.
Mais uma vez:
3 E foi Davi dali a Mizpá dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim. 4 E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele todos os dias que Davi esteve no lugar forte.
O importante é que a família de Davi se juntou a ele na caverna de Adulão para lhe dar suporte moral naquele período estressante de sua vida, ou se estava sendo ameaçada pelos avanços de Saul e, foram ali em busca da própria segurança também. O importante não é saber, por que, foram ter com Davi, mas que estavam ao lado dele no momento crucial de sua vida, com um apoio moral e espiritual.
Formando um exército no exílio:
2 - E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
Davi era um líder natural e carismático, de tal forma que muitos homens que estavam endividados ou necessitados, o texto não explica a causa, mas estavam reféns do reino de alguma maneira, seja social e política que estes homens “os endividados”, rudes ou  tipos “grosseiros” e indesejáveis. Se uniram a Davi na caverna (v. 2). Mas, eles viram em Davi e reconheceram que havia uma injusta perseguição ao futuro rei. Interessante que eles não foram em busca de um posto no futuro reino, coisa que desconheciam, mas foram em busca de um líder, que lhes ensinaria ética e comportamento, mesmo entre as escaramuças e investidas para saque e tomada de terras.
Um exemplo:
Itma = “órfão”; um moabita, um dos soldados das tropas de elite de Davi; יתמה - Yithmah
A forma como o texto se expressa indica que isto pode
ter sido também um movimento político contra a autoridade de Saul. Quando o texto usa a forma reflexiva do verbo (qãbat)y indica que para eles Davi era olhado, ou visto, como um líder (Çsã). O termo líder (sãr) é usado em contextos políticos para se referir a um indivíduo detentor de considerável poder ou controle. Geralmente, um (sãr) é tido como o segundo em comando do comandante geral ou do rei. Demonstra que realmente eles se juntaram a Davi porque o consideravam um líder que exercia autoridade sobre eles.
Formando um exército no exílio:
Em relação as guerras e reis daquela época 400 homens e depois 600 homens não era um pequeno bando de indivíduos, considerando as potencias dos exércitos da região, à época. Aqueles homens foram o cerne inicial do núcleo duro do exército de Davi e se tornariam seus guarda-costas de Davi com quem permaneceram fiéis a ele durante seu período no deserto e posteriormente, quando ele se tornou rei. (23.13).
Deus não permitiu que Davi fosse entregue nas mãos de seu perseguidor:
Locais de exílio, entre os quais:
- Nobe
- Gate
- Ziclague
- Queila
- Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes;
- em um monte no deserto de nos lugares fortes;
- um monte no deserto de Zife.
- Deserto de Parã
“Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! SENHOR Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá. Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o SENHOR: Entregarão. Então Davi se levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila, e foram-se aonde puderam; e sendo anunciado a Saul, que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele. E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão. Vendo, pois, Davi, que Saul saíra à busca da sua vida, permaneceu no deserto de Zife, num bosque.” 1Sm 23:11, 15
Davi foi preparado para ser um rei vencedor de pelejas, no Exílio:
“E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila, e saqueiam as eiras. E consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu, e ferirei a estes filisteus? E disse o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás aos filisteus, e livrarás a Queila. Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus.” 1Samuel 23:1-3
No exílio Davi já demonstrava como seria seu comportamento para ir a peleja. Ele consultava ao Senhor, com Urim e Tumim. Ele sabia o que Moisés havia determinado, lá no livro de Deuteronômio.
1Sm 30:8 Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.
Para o bem ou o mal que há de vir, o Senhor avisa os Seus servos.
1Sm 23:4-12 Então Davi tornou a consultar ao SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu, e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão. Então Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila. E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão. E foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila, [...] Deus o entregou nas minhas mãos ... cidade de portas e ferrolhos. ... Sabendo, pois, Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode. E disse Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila.... Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? ... E disse o SENHOR: Descerá. Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o SENHOR: Entregarão.
Davi no exílio e um exército:
Davi iniciou seu exílio sozinho, mas logo se juntaram a ele, 400 (quatrocentos) homens.
Davi no exílio foi um formador de um exército, moldando a personalidade, usando o caráter de cada guerreiro, que a ele se juntara.
-Deu aula de ética –
-Estabeleceu o Direito e um código de honra e ética
“Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão. O que assim foi desde aquele dia em diante, porquanto o pôs por estatuto e direito em Israel até ao dia de hoje.”
-Deu aula de encorajamento – “Fica comigo, não temas, porque quem procurar a minha morte também procurará a tua, pois estarás salvo comigo.” 1Samuel 22:23; “Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus.” 1Samuel 23:1-3;
-Ensinou a conhecer ao Senhor
-Deu aula de fidelidade
“Então todos os maus e perversos, dentre os homens que tinham ido com Davi, responderam, e disseram: Visto que não foram conosco, não lhes daremos do despojo que libertamos; mas que leve cada um sua mulher e seus filhos, e se vá. Porém Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o SENHOR, que nos guardou, e entregou a tropa que contra nós vinha, nas nossas mãos. E quem vos daria ouvidos nisso? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão. O que assim foi desde aquele dia em diante, porquanto o pôs por estatuto e direito em Israel até ao dia de hoje. E, chegando Davi a Ziclague, enviou do despojo aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis aí para vós uma bênção do despojo dos inimigos do SENHOR;” 1Sm 30:22-26
-Deu aula de companheirismo
-Ensinou a agregar, com suas qualidades, ele aumentou seu grupo em 50% de homens.
“... e eram com ele uns quatrocentos homens.” “Então Davi se levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila” 1 Samuel 22.1,2; 1Samuel 23:13
É notável como um homem perseguido consegui que se fizesse notório sua luta e suas qualidades, de tal forma que outros homens se juntassem a ele. É também, uma advertência a lideranças, que perdem a direção de Deus, perseguindo homens que o podem ajudar no Reino.
No Exílio, mas sem perder o respeito ao ungido de Deus:
Saul o perseguia, mas Davi nunca ousou atentar contra o rei, que fora ungido, ainda que Davi também fosse ungido, ele soube esperar a sua hora, a Hora de Deus!
Precisamos aprender com Davi, ainda que Elias diga: “fique aqui”, Eliseu dizia, “vive o Senhor, que eu irei contigo.”
O que quero dizer:
Se você tem um chamado espere teu tempo, mas não se acomode, não perca o foco, mas também não passe a frente do Ungido, até Deus te colocar na posição.
“Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no. Então apanhou Davi as suas vestes, e as rasgou; assim fizeram todos os homens que estavam com ele.  E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do SENHOR? Então chamou Davi a um dos moços, e disse: Chega, e lança-te sobre ele. E ele o feriu, e morreu. 2 Samuel 1:6,11,14,15
Fonte:
Comentário Beacon
Apontamentos do autor
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Lição CPAD 4º Trimestre 2019

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger