domingo, dezembro 1

O Reinado de Davi Lição 9 – CPAD – 4º Trimestre 219

O Reinado de Davi
Lição 9 – CPAD – 4º Trimestre 2019
Subsídio Pastor e Prof Unv Osvarela
Texto Áureo
“E entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.” 2 Samuel 5.12
Leitura Bíblica
2 Samuel 5:1-12
1 - Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos.
2 - E também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel.
3 - Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram Davi rei sobre Israel.
4 - Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou.
5 - Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.
6- E partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, a menos que lances fora os cegos e os coxos; querendo dizer: Não entrará Davi aqui.
7 - Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi.
8 - Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir os jebuseus e chegar ao canal, e aos coxos, e aos cegos, que a alma de Davi aborrece, será cabeça e capitão. Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.
9 - Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo até dentro.
10 - E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.
11 - E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros, que edificaram a Davi uma casa.
12- E entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.
Discurso:
Davi um unificador, poderia ser a designação do Rei Davi.
1 - Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos.
2 - E também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel.
3 - Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram Davi rei sobre Israel.
Davi, demonstrara em seu exílio como poderia unir gente de caráter diferente de personalidades iníquos e os tornar em um grupo coeso e fiel.
“eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse”
Davi mostrara que, poderia vencer inúmeras batalhas, desde que se consultasse ao Senhor.
Davi mostrara ser um líder respeitoso, com os pobres, os endividados e com o sacerdócio.
Davi era um conquistador.
Foi com estas qualidades que ele foi tomado como alguém que poderia ser rei não só de uma parte do povo israelita, mas de todos os de cada tribo e os tornar em um só povo, sob uma só liderança, não só de Judá.
“E entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.” 2 Samuel 5.12
Embora Davi tenha visto o povo vir a ele, só aceitou a missão de unificar Israel, porque “entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei”.
Ao ungirem a Davi como rei, o povo de Judá aderiu aos princípios deuteronomistas (Dt 17.14,15) de forma que a monarquia de Davi foi legitimada com base nas instruções de Deus. Esta é a primeira vez que Davi é chamado de Rei (melek) ,e no contexto da ascensão de Davi, isto foi a forma canônica deuteronomista, para Davi reconhecer, que haveria maiores conquistas pessoal e política.
Aprendendo com Davi: não assuma nada se Deus não confirmar o lugar, para o qual alguém te chama, principalmente um povo!
Além de tudo, ele aprendera a esperar. Em nossos dias muitos tem pressa e ansiedade em assumir, sem nenhuma experiencia posições que tem chamada, mas falta-lhes a experiência devida.
Apoios:
“..., que, enquanto estas duas famílias reais se confrontavam, a casa de Davi progressivamente ganhava força contra a casa de Saul, especialmente contra o filho de Saul, Is-Bosete. Além do mais, a maré de hostilidades entre ambos os acampamentos pendeu em favor de Davi quando o antigo general Abner se dispôs a transferir as tribos israelitas para o lado de Davi...” Beacon
Este apoio foi um dos que Deus permitiu para fortalecer a posição de Davi, principalmente para que o reino se fortalecesse militarmente, o que depois seria fundamental, para o real, estabelecimento da Nação, que até então era, basicamente, uma federação de tribos, mas que agora se tornava um agrupamento monolítico sob as mãos do Rei Davi, não mais um capitão [1Sm 9:16 Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim (Saul), o qual ungirás por capitão ], como entenderam os que o procuraram, mas um Rei:
“E o nome da mulher de Saul, Ainoã, filha de Aimaás; e o nome do capitão do exército, Abner, filho de Ner, tio de Saul.” 1Samuel 14:50,51
“... disse o SENHOR a Samuel: ... Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. 1Samuel 16:1
Um rei e suas escolhas
Para Davi estabelecer, sua casa real, foi consultar ao Senhor, para que nada saísse errado. Davi pediu (Šãal) assim como Ana pediu um filho e o povo pediu um rei.
Há uma espécie de uma relação significativa de Davi, como rei e mesmo no exílio: comunicar-se com Deus, para que possa realizar suas atividades, como líder e agora como Rei, um “melech ou melek”.
Exemplo para todos nós que queremos ser líder e não consultamos ao Senhor!
Diz Beacon: “..., Na interrogação de Davi há uma referência quádrupla do verbo “subir” ou “ascender” (‘ãlah).
Versículo 1: “Devo subir a alguma das cidades de Judá?”
Versículo 1: Yahweh disse-lhe: “Sobe”. Insiro: podia subir, mas para onde deveria subir, mesmo que Hebrom fosse o objetivo, deveria obter uma confirmação do Senhor, para se estabelecer.
Versículo 2a: “Para onde subirei?”
Versículo 2: E “subiu” Davi para lá, (Hamilton, 2004, p. 305 [citando Polzin]). A estrutura da comunicação entre Davi e Yahweh é significativa por este tipo de diversificação de motivos.”
“..., Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o SENHOR: Sobe. E falou Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom. E subiu Davi para lá, e também as suas duas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. Fez também Davi subir os homens que estavam com ele, cada um com a sua família; e habitaram nas cidades de Hebrom. Então vieram os homens de Judá, e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá.” 2Samuel 2:1-4
Há uma espécie de arranjo santo e orientado por Deus para Davi se estabelecer e desta forma, ser reconhecido de maneira espontânea pelo povo de Judá, o reconhecendo e o estabelecendo como Rei de toda Judá.
Davi era da tribo de Judá esta tribo, como Israel, [porém já destacada como uma liderança, “Judá irá primeiro”], tinha o bom hábito de consultar ao Senhor, mas vemos que a consulta e a resposta, buscavam um detalhamento da parte do que pedia, e do Senhor, isto daria segurança em alcançar seus objetivos.
“A tribo de Judá (a tribo de Davi):
Os israelitas: Quem de nós será o primeiro a atacar os cananeus ? (Jz 1.1)
Deus: Judá será o primeiro (Jz 1.2)
Os israelitas: Quem de nós irá lutar primeiro contra os benjamitas? (Jz
20.18b)
Deus: Judá irá primeiro (Jz 20.18c)
Porque Hebrom?
Abraão
Calebe
Estes importantes líderes, e exemplos de fidelidade e fé se haviam estabelecido e residido, em Hebrom. Davi se estabelecendo em Hebrom significava muito para os que o viam como rei, ele seguia as pegadas do Pai da Nação e do que conquistara a terra, que buscou a seu companheiro Josué, aos 80 anos de idade, mesmo com todas as dificuldades da terra. Mostra a ligação canônica com a história de Israel e Davi, mostrando cumprimento de promessa e perseverança em conquistar coisas aparentemente impossíveis!
A sombra de Saul:
Mesmo Saul morto, Is-Bosete foi declarado rei, mas Davi agindo com diplomacia, o que mostra uma forma de formação de uma Nação, Davi mostra uma forma de aproximação e reconhecimento Saul, pois, os homens de Jabes-Gileade haviam sido aliados íntimos de Saul, e Davi queria recompensá-los, lhes fazer bem e um agrado diplomático, até porque, o próprio Davi nunca se sentira inimigo de Davi, mesmo perseguido por aquele.
Is-Bosete significando “homem de baal/Baal”, ou “homem da vergonha, mas em Crônicas se mantém o nome Esbaal na genealogia de Saul (1 Cr 8.33; 9.39).
Legitimando um reinado – O Reino de Judá. Não mais a “Casa de Judá” – Agora um Reino!
Assim, Davi insinua, que eles deveriam agir valorosamente para com ele, o legítimo rei de Judá.
Davi, basicamente, estava usando a morte de Saul para adquirir um novo aliado político.
2Samuel 2:5-10
“Então enviou Davi mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, para dizer-lhes: Benditos sejais vós do SENHOR, que fizestes tal beneficência a vosso senhor, a Saul, e o sepultastes!  Agora, pois, o SENHOR use convosco de beneficência e fidelidade; e também eu vos farei este bem, porquanto fizestes isto. Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, mas também os da casa de Judá já me ungiram a mim por seu rei. Porém Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Is-Bosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim, E o constituiu rei sobre Gileade, e sobre os assuritas, e sobre Jizreel, e sobre Efraim, e sobre Benjamim, e sobre todo o Israel. Da idade de quarenta anos era Is-Bosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; mas os da casa de Judá seguiam a Davi.”
Uma Dinastia duradoura:
Entendemos que havia passo e passos a serem cumpridos, morte, por assassinato, de Is-Bosete, foi a última fase canônica, da ascensão política de Davi, era a barreira final para que o trono de Saul (a casa de Saul) fosse removida.
Embora, em Mefibosete, Davi cumpriu o que jurara a Saul, quando por este era perseguido.
“Agora, pois, eis que bem sei que certamente hás de reinar, e que o reino de Israel há de ser firme na tua mão. Portanto agora jura-me pelo Senhor que não desarraigarás a minha descendência depois de mim, nem desfarás o meu nome da casa de meu pai.” 1 Samuel 24:20,21
Precisamos entender que Davi é o Rei mais comemorado em Israel, até aos nossos dias e ao longo da História. Tipologicamente, é o reinado crístico, nos tempos do Antigo Testamento, incluindo, em sua dinastia o soerguimento do grande Templo de Salomão.
Após este fato, as tribos do norte endossaram a Davi seu reino (5.2-5). Davi reinou sobre Israel por 33 anos e meio e conseguiu estabelecer uma dinastia que continuou existindo por mais de 400 anos.
A História canônica de Israel mostra a completude das promessas divinas, desde Abraão, por períodos de 400 anos.
“Então todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne. E também outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás príncipe sobre Israel. Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou.” 2 Samuel 5:1-4
Reinado tem capital:

“E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.” 2 Samuel 5:6,7
Após a união das tribos sob o reinado Davídico, Israel necessitava de uma capital.
Canonicamente Shalom – Salém - já era citada nas Escrituras, desde os idos de Melquisedeque.

Como novo rei de Israel, Davi capturara a cidade dos jebuseus (Jerusalém), a tornando conhecida, até hoje, como “a cidade de Davi” (v. 7).
9 - Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo até dentro.
10 - E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.
11 - E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros, que edificaram a Davi uma casa.
12- E entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.
Davi passou a reinar de Jerusalém a partir do Anno Mundi 2893, descontados 33 anos desde a data de sua morte.
998 aC – (Anno Mundi 2898) – a Arca é transferida para Jerusalém
Conforme vimos, a Arca foi tomada pelos filisteus no Anno Mundi 2878 e veio a permanecer em Quiriate-Jearim apor 20 anos, até que Davi a transportasse para Jerusalém, o que veio a acontecer no Anno Mundi 2898 (2878 + 20), no 13º ano de reinado de Davi, em seu 6º ano reinando em Jerusalém.
Como Rei: recuperou a arca do concerto [símbolo religioso para o povo do norte] e levou para sua recém-estabelecida capital da monarquia unificada (cap. 6).
Pela sua origem e naturalidade geográfica Davi realiza uma habilidosa mudança, sendo, ele, proveniente do território de Judá, e não das tribos do Norte, onde seu inimigo Saul governou.
Davi soube entender e se reforçar e crescer na região, militarmente, com o sucesso militar contra as nações ao seu redor, o que deu a Israel, a estatura geopolítica de Nação, estendendo a influência de Israel para muito além das fronteiras (assentamentos) das tribos nação; O Rei Davi conseguiu construir um império respeitável (8.1-14).
 “Feriu também Davi a Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, quando ele ia recuperar o seu domínio sobre o rio Eufrates. E tomou-lhe Davi mil carros e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de pé; e Davi jarretou a todos os cavalos dos carros, e reservou deles cem carros. E vieram os sírios de Damasco a socorrer a Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi feriu dos sírios vinte e dois mil homens. E Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos; e o SENHOR guardou a Davi por onde quer que ia.” 2Sm 8:3- 6
A Administração – Corvéia:
Davi, no tocante a administração estatal:
- não possuía nem mordomo
- não tinha um serviço de justiça organizado.
Davi, além de governar o povo, exercia a função de juiz (II Sm 8,15).
Corpo administrativo de Israel no tempo de Davi, de acordo com
uma primeira lista (II Sm 8, 16-18):
Joab, comandante do exército popular (`alhaccäbä´); o chanceler real, mazkir, “aquele que faz lembrar”, uma espécie de arauto do rei, Josafá;
- seus sacerdotes eram Sadoc que “era natural de Jerusalém e já tinha sido sumo sacerdote da cidade antes de Davi tomar posse dela” [44] e Ahimelek, filho de Abiatar;
- Saraiá era o seu secretário, sofer, um chefe da administração civil; Benaiá era o comandante dos cretenses (cereteus ou creteus) e filisteus (feleteus ou preteus), uma espécie de guarda pessoal do rei;
-e os filhos de Davi eram sacerdotes, kohªnim, (II Sm 8,15-18).
Em uma segunda lista fornecida por II Samuel apresenta Joab como comandante de todo o exército de Israel; Benaiá como comandante dos creteus e dos pleteus;
-Adonirâm como responsável da corvéia,‘al-hammas, que era estendida para todo Israel;
-Josafá, como chanceler; Sheva que provavelmente é o mesmo Seraiá, como secretário; como sacerdotes aparecem os nomes de Sadoc e Abiatar;
-Davi ainda tinha como sacerdote, de acordo com esta lista, Irá, o jairita (II Sm 20, 23-26).
Donner lembra que fora das listas administrativas há ainda duas funções:
-a de conselheiro de Davi “yô`ëc Däwìd”, função ocupada por Aquitofel “re èh melech” (II Sm 15,12; I Cr 27,32-33); e a função de amigo do rei..
Expansão do Reino:
998 AC a 993 aC – (Anno Mundi 2898 a 2903 A.M.) – as guerras de Davi
Davi empreendeu um longo período de guerras contra os filisteus, moabitas, e os reis ao norte e sul de Israel, estendendo desta forma as fronteiras de Israel até além do Rio Eufrares (2 Sm 8:1-3).
Davi apossou-se da, hoje, chamada Faixa de Gaza e sujeitou os filisteus.
Consolidou as fronteiras da Tribo de Rubem com o território de Moabe, ficando tanto estes quanto os filisteus tributários de Israel.
Realizou campanhas de domínio e com sucesso em direção ao norte de Israel, contra o reino de Zobá, estendendo as fronteiras até o Rio Eufrates, dominando a Síria, quando esta saiu em defesa de Hadadezer, rei de Zobá.
Também a Síria passou a pagar tributos a Israel (2 Sm 8:5-6). Davi sujeitou também os amonitas e amalequitas (2 Sm 8:12) consolidando as fronteiras da transjordânia e junto com os irmãos Joabe e Absai conquistou os edomitas ao sul (1 Cr 18:12-13).
1ª Parte
Fonte:
Beacon 1 e 2 Samuel
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
Lição CPAD – 4º Trimestre 2019
Davi e Salomão: A utopia da grandeza e da unidade em Israel
Aluno: Michel Alves dos Santos
Orientadora: Maria de Lourdes Corrêa Lima – PUC-RJ
O reinado de Davi – Cronologia da Bíblia
Anexo:
Esposas e Política de alianças:
 “E Abigail se apressou, e se levantou, e montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas; e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher. Também tomou Davi a Ainoã de Jizreel; e ambas foram suas mulheres. Porque Saul tinha dado sua filha Mical, mulher de Davi, a Palti, filho de Laís, o qual era de Galim.” 1 Samuel 25:42-44
Alguns teólogos, ou estudiosos dizem, que Davi tomou a esposa de Saul, Ainoã, para si em sua jornada rumo ao trono (Levenson e Halpern, 1980, p. 507-518).
Davi se casou com Abigail, a viúva de Nabal (25.42), um homem rico com grande influência entre os clãs e as famílias da parte sul de Judá.
Por meio de seu casamento com Abigail, Davi adquiriu a riqueza de Nabal e solidificou sua posição entre as tribos que iriam, mais tarde, coroá-lo rei de Judá. Davi também teve uma esposa chamada Maaca, que era filha do rei Talmai, de Gesur (2 Samuel 3.3).
O território de Gesur ficava fora da terra de Israel, na fronteira nordeste. Por intermédio de Maaca, Davi conseguiu solidificar um aliado político que estava localizado bem à margem do reino de Saul. Dessa forma, parece que Davi beneficiou-se consideravelmente com as mulheres com quem se casou.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger